Вы находитесь на странице: 1из 88

O CAMINHO DA VIDA ESPIRITUAL EM CASAL

Tema de Estudo

ndice
Apresentao.......................................................................................................1 Introduo...........................................................................................................5 Em Busca de uma Espiritualidade......................................................................9 Fundamentos da Espiritualidade Crist............................................................17 A Conjugalidade. ...............................................................................................27 Os Fundamentos da Espiritualidade Conjugal..................................................35 A Maturidade Espiritual....................................................................................42 Os Meios da Espiritualidade Conjugal.............................................................50 As Equipas de Nossa Senhora Escola de Espiritualidade Conjugal.................57 As Responsabilidades da Espiritualidade Conjugal. .........................................65 A Reunio de Balano. ......................................................................................74 Bibliografia.......................................................................................................77 Anexo I. .............................................................................................................80

Apresentao
Este tema de estudo foi pensado pela ERI e realizado pela Equipa Satlite Espiritualidade Conjugal1, como uma continuao da experincia vivida durante o XI Encontro Internacional de Braslia: Ousar o Evangelho. Ousar o Evangelho hoje significa ficar enraizados na Palavra e no Amor de Cristo que se revela a ns pelo rosto dos homens e das mulheres do nosso tempo. Ousar o Evangelho significa no ter medo de entrar sempre e cada vez mais numa dimenso profunda de comunho com o Pai pela nossa implicao com a histria da humanidade. Ousar o Evangelho significa ter a certeza de que se ns estamos prximos de Cristo, o futuro abrir-se- para ns, dia aps dia. No entanto, um tema de estudo sobre o caminho da vida espiritual em casal pode criar demasiadas expectativas e, talvez, ambiguidades de compreenso. Convm, portanto, nesta apresentao, esclarecer que este tema de estudo no pretende dar uma resposta questo: Qual a espiritualidade do matrimnio?, pela simples razo que a espiritualidade, como a f, no se define com palavras, mas uma experincia que necessrio viver cada dia na prpria vida. Podemos estudar muitos livros sobre a f e sobre a espiritualidade, podemos fazer muitas boas obras em nome da f, podemos ser muito fiis prtica religiosa, mas tudo isto no suficiente se ns no chegarmos a dar espiritualidade o significado profundo duma relao pessoal de amor com Cristo, uma relao ntima, forte e capaz de nos transformar num reflexo desse amor para todos os homens que encontramos. No dia seguinte, Joo l estava de novo, com dois discpulos. Vendo Jesus que passava, disse: Eis o Cordeiro de Deus. Ouvindo estas palavras, os dois discpulos seguiram Jesus. Jesus virou-se e, vendo que O seguiam, perguntou: Que procurais? (Jo, 1, 35-38) Portanto, a primeira palavra do Jesus histrico : que procurais?. Jesus faz esta pergunta no para se informar, mas para provocar uma resposta capaz de nos fazer tomar conscincia da nossa prpria procura. Jesus desde o princpio convida o homem a interrogar-se sobre o seu prprio caminho.

A Equipa Satlite Espiritualidade Conjugal constituda pelos casais: Constanza e Alberto Alvarado (coordenadores); Mariola e Elizeu Calsing; Teresa e Duarte da Cunha; Marie e Gabriel Peeters.
1

A histria da relao entre Deus e o homem uma histria de interrogaes e de procura e a qualidade essencial dum cristo quaerere Deum, que quer dizer, procurar Deus. Um tema sobre a vida espiritual do casal responde ento plenamente a esta provocao contnua que o Senhor nos apresenta: que procurais? Todos ns, prontos a declarar a nossa f em Cristo, desejosos de realizar a nossa vocao no matrimnio na perspectiva de uma espiritualidade conjugal, no nos podemos esquecer que o Senhor espera em cada dia da nossa vida uma resposta questo que procurais? Portanto, somos chamados, como pessoas e como casal, a procurar sempre Deus. Sempre: porque aquele que segue Cristo no aquele que sabe j tudo, que possui j tudo, que j chegou, mas antes aquele que chamado todos os dias a retomar a procura de Deus e a renovar o seu amor. Certamente seria mais fcil e mais tranquilizador possuir j a verdade e aplicar os seus dez mandamentos, em particular nestes tempos confusos e complicados e no decorrer dos numerosos dias de vida pessoal e conjugal, onde a fatiga toma o lugar da serenidade, a solido toma o lugar da partilha, a dvida toma o lugar da certeza, a escurido toma o lugar da luz. Mas o Senhor no nos deu os dez mandamentos. Ele disse-nos simplesmente: Vinde e vede! Bento XVI afirmou que Ns no deveremos jamais deixar de propor muitas vezes a ns prprios aquela pergunta de Deus, de recomear a partir de Deus 2 necessrio, portanto, partir sempre de Deus, da certeza da Sua presena ao nosso lado, uma presena que se desvenda das maneiras mais diversas, porque o nosso quotidiano o lugar onde podemos fazer a Sua experincia.

2 Bento XVI, Discurso na Assembleia plenaria do Conselho Pontifcio para os Leigos, Roma, Novembro, 2011.

Este tema sobre a vida espiritual em casal , portanto, um percurso, um caminho que necessrio empreender com o objetivo de despertar em ns a questo de Deus. Com a conscincia de que em relao ao nosso caminho pessoal (e conjugal), partir de Deus significa nunca considerar como adquirido o nosso caminho de f, no nos embalarmos na iluso de conhecer o que, pelo contrrio, perpetuamente encoberto no mistrio, e significa tambm uma santa inquietao e procura.3 Um tema de estudo que nos permite Ousar o Evangelho, porque nos renova hoje a pergunta de Cristo Que procurais? E quem responde ao convite do Padre Caffarel, vlido para todos os equipistas de todos os tempos: procuremos juntos!

Carlo e Maria Carla Volpini (Casal Responsvel ERI)

Carlo Maria Martini, Carta pastoral Repartamos de Deus, ano 1995/1996, n. 17


3

Introduo
Caros Equipistas, A espiritualidade das ENS um dom extraordinrio que Deus deu Igreja do nosso tempo e a espiritualidade conjugal o principal motor desse dom. por esta razo que a ERI entendeu ser oportuno propor a todos os equipistas uma reflexo aprofundada sobre este tema. Na metodologia das ENS o tema de estudo tem como objectivo ajudar a consciencializar melhor os fundamentos da nossa f e aprofundar a doutrina da Igreja. Os temas ajudam-nos a fortificar as razes de crer e, sobretudo, a concretizar essas razes na nossa vida de casal e de famlia. Poderemos assim preparar-nos para dar testemunho da presena e do amor de Deus no mundo actual. O presente tema muito importante porque o assunto que aborda constitui a pedra angular da nossa espiritualidade. O Padre Caffarel sempre afirmou que nas coisas simples da vida e nas tarefas familiares quotidianas iluminadas pelo Evangelho que a espiritualidade se manifesta luz do dia. por estarmos firmemente convencidos desta afirmao que pedimos que cada equipista se sinta co-autor deste tema de estudo. Esta co-autoria vai pedir-vos que desempenhem um papel activo na metodologia que proposta. Pedimos-vos que no se limitem a receber as ideias e a meditar sobre os textos. Convidamosvos a enriquecer o tema com a vossa prpria pesquisa e com os testemunhos e exemplos da vossa vida e das dos casais na vossa equipa. Este tema sobre a espiritualidade conjugal tornar-se- assim no vosso tema! Para bem compreender o sentido da metodologia proposta para o estudo do tema, convm notar que, apesar de o assunto central ser a Espiritualidade Conjugal, pareceu-nos essencial adotar um caminho lgico que comea pelo reconhecimento daquilo que foi ressaltado por Joo Paulo II: no mais profundo do corao do Homem foram semeados o desejo e a nostalgia de Deus. Por isso desenvolvemos esta ideia no primeiro captulo: Em Busca de uma Espiritualidade. No Captulo II fazemos referncia aos Fundamentos da Espiritualidade Crist, baseados na unio do cristo pessoa de Jesus Cristo; o que significa que a espiritualidade crist evolui medida que progridem a unio com Deus e o grau de intimidade com Cristo.

O Captulo III desenvolve o conceito de Conjugalidade, independentemente de qualquer crena religiosa particular: A Conjugalidade a ntima comunidade de vida e de amor vivida pelo casal. A conjugalidade do casal cristo tem, evidentemente, a sua fonte no amor de Deus: na convico de que se o homem foi criado imagem e semelhana de Deus foi para viver e amar como Ele; quando se faz presente na vida dos esposos, esse amor de Deus dar origem a uma conjugalidade crist. Somente no captulo IV retomamos o tema especfico da Espiritualidade Conjugal como um conceito completamente novo que foi valorizado e desenvolvido, sobretudo a partir da segunda metade do sculo XX sob o impulso do Padre Caffarel, no seio do Movimento das Equipas de Nossa Senhora. Foi da seguinte forma que o Padre Caffarel definiu esse conceito: a arte de viver no casamento o ideal evanglico que Cristo prope aos seus discpulos. No captulo V reflectiremos sobre A Maturidade Espiritual, propondo que, tal como nas etapas que conduzem ao estado adulto, a maturidade espiritual evolui e cresce continuamente com a idade e com as necessidades das pessoas. Esse caminho pressupe, portanto, etapas sucessivas, comeando por uma etapa de iniciao seguida de uma outra de aperfeioamento. Somente no captulo VI, e no antes, abordaremos Os Meios da Espiritualidade Conjugal, porque primeiro preciso expressar o que significa a espiritualidade conjugal e s depois analisar os meios para o seu desenvolvimento. As Equipas de Nossa Senhora, escola de Espiritualidade Conjugal o tema desenvolvido no captulo VII; de facto, foi no seio das ENS que o Padre Caffarel desenvolveu o tema da espiritualidade conjugal. Finalmente, a espiritualidade conjugal, como toda a espiritualidade, tem as suas prprias exigncias, que so tratadas no captulo VIII com o ttulo As responsabilidades da Espiritualidade Conjugal. As etapas a percorrer para seguir a metodologia proposta para este Tema de Estudo so as seguintes:

Para preparar a reunio


Interrogar-se sobre a sua vida respondendo a algumas questes Pede-se aos casais que, a seguir a uma reunio, se interroguem sobre o tema acerca do qual devero reflectir durante esse ms e que discutiro na reunio seguinte.
6

Antes de ler, estudar e reflectir sobre o contedo de cada captulo, sugere-se que, num primeiro momento, respondam individualmente e depois em casal a algumas perguntas que so propostas. Se vos parecer que outras perguntas seriam mais apropriadas, no hesitem em coloc-las. Sugere-se que anotem as perguntas que mais vos interpelaram e sobre as quais desejam intervir durante a discusso do tema em equipa (e anotem tambm aqueles assuntos sobre os quais desejam obter qualquer esclarecimento). Preparem ento as vossas reflexes e comentrios e transmitam-nos ao casal animador.

Para a Reunio de Equipa


1. Introduo Em cada captulo h uma pequena introduo em que, em algumas linhas, se explica o assunto proposto para a reunio. 2. Tomar conscincia da realidade So apresentadas pistas para ajudar a compreender alguns pontos concretos do tema de cada reunio. Pretende-se que tentem completar essas constataes gerais fazendo um esforo particular de pesquisa acerca dos sinais dos tempos que mais se relacionam convosco. Dessa forma a vossa pesquisa ter a utilidade de vos ajudar na vossa vida do dia-a-dia de casal e nas vossas tarefas apostlicas. Para vos ajudar nessa pesquisa, no hesitem em utilizar os textos da Palavra de Deus, bem como citaes de livros ou de artigos nos media. Foi deixado espao em branco para anotarem as vossas observaes. 3. Reflexes Em cada captulo so propostas reflexes apoiadas em documentos da Igreja, do Movimento e de outras fontes, destinadas a esclarecer o assunto apresentado. 4. Textos de aprofundamento Os textos apresentados tm tambm o objectivo de enriquecer e aprofundar a vossa reflexo. Claro que podem escolher outros e, se julgarem til, proponham esses textos alternativos aos outros membros da equipa. 5. Pistas de reflexo H uma questo que aparece em todas as reunies. Destina-se a que cada um possa formular aquilo que mais lhe chamou a ateno ou melhor o esclareceu aquando da leitura dos textos ou da conversa em casal sobre os mesmos. As outras questes so somente propostas. Formulem outras perguntas e sugiram outras questes que porventura achem mais apropriadas vossa situao.
7

6. A Palavra de Deus Em cada captulo so propostos vrios textos das Escrituras que se relacionam com o tema da reunio. Durante a reunio de preparao, com o Conselheiro Espiritual, escolham um desses textos ou outro que lhes parea mais apropriado s necessidades da equipa e ao estado do seu caminho espiritual e tomem esse texto para a Meditao da Palavra na reunio de equipa. 7. Sugestes para progredir em relao aos assuntos propostos em cada reunio Estas sugestes tm por objectivo estimular o crescimento dos casais na sua espiritualidade pessoal e conjugal, fortificando assim o seu sacramento do matrimnio ao aperfeioar a sua caminhada crist e ao preparar-se para a sua misso de evangelizao. 8. Orao Trata-se de uma proposta de orao para a reunio de equipa. Os casais podero escolher outra ou mesmo escrever uma que seja mais apropriada sua cultura e aspiraes. Os diferentes aspectos da espiritualidade conjugal so de tal forma ricos que no podem ser contidos num tema de estudo elaborado para oito reunies. Os que desejarem aprofundar os seus conhecimentos encontraro no final uma bibliografia preparada por cada Supra Regio onde podem encontrar documentos de referncia que lhes permitam aprofundar o assunto. No foram apresentados aqui testemunhos de outros casais porque mais importante que cada equipa se apoie sobre o testemunho dos seus prprios casais, para que possam transmitir como que cada um progride na sua espiritualidade conjugal e conseguiu suplantar as dificuldades que encontrou ao longo das etapas da sua vida. Em cada captulo encontraro pistas que podero alimentar o Dever de se Sentar e que os ajudaro a melhor adaptar as Regras de Vida pessoais s realidades actuais.

Primeira Reunio Em busca de uma Espiritualidade


Para Preparar a Reunio
- - - O que para vs a espiritualidade? Conseguem descrever a vossa espiritualidade? Como vivem essa espiritualidade?

Introduo
Este tempo em que hoje vivemos, caracterizado por um individualismo desenfreado, est desorientado por um materialismo egosta. No se inquieta nem com as questes ambientais do planeta, nem sobretudo com os outros. Instalouse, assim, um grande vazio na espiritualidade. No entanto, esta ltima ressurgiu como uma necessidade urgente, como uma aspirao profunda instalada no corao de cada pessoa (especialmente entre os jovens), de procurar fazer corresponder o seu prprio esprito com o esprito divino. Hoje em dia bastante caracterstico constatar que numerosas livrarias oferecem nos seus escaparates um vasto leque de espiritualidades diversas.. A maioria desses livros convidam o leitor a tornar-se autodidacta seguindo as orientaes e as tcnicas emocionais e psicolgicas que lhe permitam responder s aspiraes da sua natureza humana. Podemos, no entanto, constatar que esses tratados se inspiram nas religies asiticas e em certos ritos de antigas civilizaes. Frequentemente esto em oposio revelao crist.. . . . . . . . .

Porqu andares carregado com tudo isso, est tudo no Evangelho!


9

H hoje em dia um grande fascnio por essas alternativas de espiritualidade. Muitas pessoas que tm apenas um tnue conhecimento da f afirmam, errada e muito facilmente, que a religio crist no capaz de inspirar uma espiritualidade profunda e tentam, ento, descobri-la noutras paragens, atulhando-se em outras crenas quando afinal est tudo no Evangelho!

A Realidade
Nota: Tentai fazer agora um exerccio de discernimento sobre a realidade, tal como a viveis concretamente no vosso pas, na vossa regio, na vossa parquia, isto , no ambiente em que viveis. Tentai analisar com lucidez a vossa situao e tentai sobretudo equacionar tudo o que, no domnio dos fundamentos da espiritualidade crist, vos coloca problemas e/ou vos enche de esperana. Como introduo a essa reflexo, sugerimos alguns pontos: - Vivemos hoje em dia num mundo que enfrenta uma grande crise de espiritualidade e, ao mesmo tempo, vive fortemente fechado sobre si mesmo. Portanto, nunca a busca da espiritualidade foi to premente e nunca o desejo de a partilhar foi to ardente junto dos jovens. - Nos nossos dias o indivduo quer assumir-se e construir-se livremente, do que resulta uma certa rejeio de tudo o que possa pr entraves a essa necessidade fundamental. Esta rejeio multiforme, manifesta-se mais frequentemente sob a forma de crticas, de contestaes e sobretudo pela negao das diferentes formas de autoridade: autoridade do pai, autoridade do grupo de professores, autoridade civil, autoridade das instituies, tanto civis como religiosas. - As pessoas que tm apenas um tnue conhecimento da f afirmam erradamente que a religio crist, devido aos seus dogmas e s suas interdies, apresenta a vida com um aspecto que tanto demasiado idealista como muito negativo para poder ser capaz de criar uma espiritualidade positiva, libertadora e dinmica. Neste contexto, a tentao tornou-se ento muito forte para essas pessoas de fabricarem uma nova espiritualidade por outros meios e por outras vias (New-Age4, filosofias e religies orientais, esoterismo, seitas).
New-Age, no um movimento religioso no sentido estrito, nem um culto, nem uma seita. sobretudo uma rede de adeptos cuja principal caracterstica a de pensarem globalmente e de agir impregnando-se de diferentes culturas em domnios to variados como a msica, os filmes, os seminrios, os ateliers, os retiros, as terapias e outros acontecimentos e actividades. um movimento sincretista, bastante prximo das religies esotricas ou do ocultismo. Apoderou-se de elementos emprestados do cristianismo, da filosofia, da cincia fsica, da astronomia, da psicologia moderna, das religies orientais e da sua prpria filosofia. , portanto, um movimento perigoso e certamente que no inofensivo.
4

10

- Os que esto fora da igreja confundem, muito frequentemente, f e pertena a uma instituio. preciso, no entanto, reconhecer que este raciocnio igualmente frequente por parte de muito cristos. (Convidamos-vos, agora, a anotar aqui as vossas prprias observaes)

Reflexes
Na sua carta apostlica Novo Millennio Ineunte, Joo Paulo II chamou a nossa ateno para o facto de outras religies terem podido responder de uma forma muito atraente a esta forma de espiritualidade dos nossos dias. por isso que nos convida a dar um testemunho de vida que d relevo ao valor de Cristo nosso Salvador. A espiritualidade no uma teoria que possa preencher o corao de uma pessoa. No uma tcnica espiritual, j que no pode ser elaborada a partir de elementos descobertos em diferentes religies e crenas, No uma forma de absoro do eu humano no eu divino. A espiritualidade , de facto, um dom de Deus. Como consequncia da influncia do New Age sobre a cultura contempornea, os Conselhos Pontificais da Cultura e para o Dilogo Inter-religioso publicaram um estudo sobre este fenmeno. Embora este documento faa igualmente meno a outras religies, crenas e movimentos espirituais, convida os catlicos a formarem ideias claras sobre a doutrina e a espiritualidade catlicas para poderem avaliar correctamente as ideias propostas e os fundamentos do seu pensamento. Ao comparar as diferentes espiritualidades ou msticas que so propostas, o mesmo documento esclarece que, para os cristos, a vida uma relao espiritual e pessoal com Deus. Pelo dom da sua graa, esta vida torna-se progressivamente mais profunda e este caminhar faz tambm luz sobre a nossa relao com os outros e com o universo. Neste contexto, o nico fundamento da Igreja catlica Jesus Cristo, que est, portanto, no mago de cada acto e de cada mensagem cristos.

11

O que ento a espiritualidade catlica? um estilo de vida inspirada no Evangelho, que procura tomar como modelo a vida de Jesus Cristo. O Evangelho , assim, a pedra angular do agir dos cristos. quando podemos dizer, com toda a sinceridade, como o Apstolo Paulo J no sou eu que vivo, Cristo que vive em mim (Gal 2,20). Devemos estar bem cientes que a fonte da espiritualidade crist a f num Deus de Amor. A f no , portanto, apenas, a adeso a uma instituio. Ns no cremos porque a f est ligada s declaraes e s prescries dos que dirigem a Igreja e porque h dogmas e mandamentos que nos pedem para obedecermos se queremos ser salvos. Tornmo-nos crentes porque fomos abalados pelo encontro com Jesus Cristo. Porque, seduzidos pela pessoa do Cristo, sentimos a necessidade de ser esclarecidos, guiados e ajudados por Ele, pela Sua Palavra e pelo nosso prximo em quem Jesus se revela. esta relao que nos permite mudar a nossa forma de viver, de viver em plenitude a nossa vida pessoal e a nossa vida em casal. a partir deste deslumbramento (e que deslumbramento!) que a espiritualidade crist pode nascer e, sobretudo, desabrochar. A espiritualidade no , portanto, uma tcnica que seria indispensvel assimilar mediante a observao de certas regras ou que ns mesmos poderamos fabricar a partir de elementos escolhidos. Para os cristos, o fundamento da espiritualidade encontra-se claramente em Jesus Cristo e na sua mensagem. a palavra de Deus que alimenta e guia todo o agir cristo. A espiritualidade crist a resposta ao chamamento para seguir Jesus Cristo na nossa vida quotidiana. Esta vida quotidiana deve permanecer encarnada na nossa vida actual no meio das outras pessoas. O amor a identidade crist. por este amor que os outros vo reconhecer que os cristos so discpulos de Jesus. por Ele que damos a conhecer o Esprito do Senhor, que os outros so encorajados a fazer o bem e a praticar a justia. por Ele que se transcende a monotonia da vida quotidiana, que se torna possvel encontrar novos caminhos para a vida no mundo de hoje. O itinerrio da espiritualidade, a busca de uma espiritualidade autntica, a maturao da experincia crist nestes tempos de grandes mudanas constituem um caminho de crescimento que permite entrar em contacto com o eu interior, com o prximo e com Deus. Esta forma de espiritualidade d um verdadeiro sentido existncia porque a f crist v o homem como um ser inacabado, ou seja, um ser em formao. um chamamento ao progresso e santidade que dirigido a todos.
12

Falta ainda compreender o que a santidade. Como diz, muito justamente e a propsito, S. Francisco de Assis: a santidade no uma realizao pessoal, nem uma plenitude que se oferece. , antes de mais, uma vida que se aceita e que Deus vem preencher na medida em que nos abrimos sua plenitude. O nosso nada, se o aceitamos, torna-se o espao livre onde Deus ainda pode criar. Se quisermos tornar-nos hoje criativos e atraentes, devemos dar a Deus o espao ocupado pelo nosso egosmo e pela nossa sede de poder.

Textos de Aprofundamento
Segue-se um curto extracto da Encclica Fides et Ratio (F e Razo Cap. III, 24-25). Diz respeito a questes pertinentes sobre a espiritualidade do nosso tempo.

Avanar na busca da verdade


Nos Actos dos Apstolos, o evangelista Lucas narra a chegada de Paulo a Atenas, numa das suas viagens missionrias. A cidade dos filsofos estava cheia de esttuas, que representavam vrios dolos; e chamou-lhe a ateno um altar,. que Paulo prontamente aproveitou como motivo e base comum para iniciar o anncio do querigma5: Atenienses disse ele , vejo que sois, em tudo, os mais religiosos dos homens. Percorrendo a vossa cidade e examinando os vossos monumentos sagrados, at encontrei um altar com esta inscrio: Ao Deus desconhecido. Pois bem! O que venerais sem conhecer, que eu vos anuncio (Act 17, 22-23). Partindo daqui, S. Paulo fala-lhes de Deus enquanto criador, como Aquele que tudo transcende e a tudo d vida. Depois continua o seu discurso, dizendo: Fez a partir de um s homem, todo o gnero humano, para habitar em toda a face da Terra; e fixou a sequncia dos tempos e os limites para a sua habitao, a fim de que os homens procurem a Deus e se esforcem por encontr-Lo, mesmo tacteando, embora no Se encontre longe de cada um de ns (Act 17, 26-27). O Apstolo pe em destaque uma verdade que a Igreja sempre guardou no seu tesouro: no mais fundo do corao do homem, foi semeado o desejo e a nostalgia de Deus. Recorda-o a liturgia de Sexta-feira Santa, quando, convidando a rezar pelos que no crem, diz: Deus eterno e omnipotente, criastes os homens para que Vos procurem, de modo que s em Vs descansa o seu corao. Existe, portanto, um caminho que o homem, se quiser, pode percorrer; o seu ponto de partida est na capacidade de a razo superar o contingente para se estender at ao infinito.
5

Querigma: primeiro anncio.


13

De vrios modos e em tempos diversos, o homem demonstrou que conseguia dar voz a este seu desejo ntimo. A literatura, a msica, a pintura, a escultura, a arquitectura e outras realizaes da sua inteligncia criadora tornaram-se canais de que ele se serviu para exprimir esta sua ansiosa procura. Mas, foi sobretudo a filosofia que, de modo peculiar, recolheu este movimento exprimindo, com os meios e segundo as modalidades cientficas que lhe so prprias, este desejo universal do homem. Todos os homens desejam saber, e o objecto prprio deste desejo a verdade. A prpria vida quotidiana demonstra o interesse que tem cada um em descobrir, para alm do que ouve, a realidade das coisas. Em toda a criao visvel, o homem o nico ser que capaz no s de saber, mas tambm de saber que sabe, e por isso se interessa pela verdade real daquilo que v. Ningum pode sinceramente ficar indiferente quanto verdade do seu saber. Se descobre que falso, rejeita-o; se, pelo contrrio, consegue certificar-se da sua verdade, sentese satisfeito. a lio que nos d Santo Agostinho, quando escreve: Encontrei muitos com desejos de enganar outros, mas no encontrei ningum que quisesse ser enganado. Considera-se, justamente, que uma pessoa alcanou a idade adulta, quando consegue discernir, por seus prprios meios, entre aquilo que verdadeiro e o que falso, formando um juzo pessoal sobre a realidade objectiva das coisas. Est aqui o motivo de muitas pesquisas, particularmente no campo das cincias, que levaram, nos ltimos sculos, a resultados to significativos favorecendo realmente o progresso da humanidade inteira. E a pesquisa to importante no campo terico, como no mbito prtico: ao referir-me a este, desejo aludir procura da verdade a respeito do bem que se deve realizar. Com efeito, graas precisamente ao agir tico, a pessoa, se actuar segundo a sua livre e recta vontade, entra pela estrada da felicidade e encaminha-se para a perfeio. Tambm neste caso, est em questo a verdade.. Reafirmei esta convico na carta encclica Veritatis SPLENDOR: No h moral sem liberdade (...). Se existe o direito de ser respeitado no prprio. caminho em busca da verdade, h ainda antes a obrigao moral grave para cada um de procurar a verdade e de aderir a ela, uma vez conhecida. Por isso, necessrio que os valores escolhidos e procurados na vida sejam verdadeiros, porque s estes que podem aperfeioar a pessoa realizando a sua natureza. No fechando-se em si mesmo que o homem encontra esta verdade dos valores, mas abrindo-se para a receber, mesmo de dimenses que o transcendem. Esta uma condio necessria para que cada um se torne ele prprio e cresa como pessoa adulta e madura.
14

Pistas para Reflexo


Dizei o que mais vos interpelou neste captulo. Como que fazeis para que os valores do Evangelho sirvam de guia vossa espiritualidade? Depois de terdes refletido sobre este tema, descrevei agora o que entendeis por espiritualidade (ver as questes no incio deste captulo, no ponto 1).

A Palavra de Deus
Com a ajuda do vosso Conselheiro Espiritual, convidamos-vos a escolher a leitura que melhor se adapta vossa equipa para estudar este captulo. Podem, tambm, escolher um outro texto. Act 17, 22 31

Rom 1, 16 - 17 1Cor 9, 25 - 27 Gal 1, 6 - 107

Sugestes para Crescer na Espiritualidade


No o homem que se aproxima de Deus. Deus que vem ter com o homem para o transformar. Estamos neste mundo para o transformar. As decises que tomamos ajudam-nos a construir melhores condies de vida para os outros, a melhorar a nossa famlia, a criar uma sociedade melhor, a favorecer um trabalho mais so? O que precisamos de mudar? Consideramos eficaz o nosso agir cristo no mundo de hoje? Temos medo de nos afirmar como catlicos?

15

Orao Final
Cada equipa pode propor uma orao diferente ou entoar um cntico religioso ou ainda recitar uma orao pessoal preparada pelo casal que recebe ou por outro casal.

Salmo 67
Deus se compadea de ns e nos abenoe, faa brilhar sobre ns a luz do seu rosto. Sejam conhecidos na terra os teus caminhos e entre as naes, a tua salvao! Que os povos te louvem, Deus! Todos os povos te louvem! Alegrem-se e exultem as naes, porque julgas os povos com justia e governas as naes sobre a terra. Que os povos te louvem, Deus! Todos os povos te louvem! O campo d os seus frutos. Deus, o nosso Deus, nos abenoa. Que Deus nos abenoe; e o seu temor chegue aos confins da terra!

16

Segunda Reunio Fundamentos da Espiritualidade Crist


Para Preparar a Reunio
- O que , para vs, a santidade? - Tm medo de ser santos hoje? - Se sim, digam porqu?

Introduo
A Sagrada Escritura a fonte da espiritualidade crist sobre a qual se baseiam os ensinamentos da Igreja e a liturgia. O Evangelho constitui, assim, a pedra angular de toda a espiritualidade crist. O Padre Caffarel foi muito preciso ao dizer que no nos devamos enganar sobre o significado da palavra espiritualidade. Para ele, a espiritualidade a cincia que trata da vida crist e dos caminhos que levam ao seu pleno desenvolvimento. Ao analisar as reaces de alguns casais relativamente a esta definio, o Padre Caffarel tinha-se apercebido de um grande mal-entendido. Com efeito, alguns casais consideravam a espiritualidade crist como uma espcie de hobby, ou mesmo ainda como uma cincia da orao e da virtude. O nosso fundador esclareceu: uma vida crist deve ser vista na globalidade. No se resume a culto, ascetismo6 e vida interior. tambm servio de Deus nos locais que ele indicou: a famlia, a profisso e a cidade7.

Ascetismo: palavra grega que significa apenas exerccio. Praticar o ascetismo exercitar-se para adquirir msculos espirituais para poder percorrer mais facilmente o caminho do Bem. O ascetismo apenas se justifica se for praticado por amor, com vista a e em proveito de. Quando praticado exclusivamente para um proveito pessoal e no para o bem dos outros, desviase perigosamente, esvazia-se de sentido, torna-se intil, suspeito, e no de forma alguma recomendado. O ascetismo tambm pode definir-se como sendo a purificao da alma pela renncia aos bens exteriores.

CAFFAREL, Henri. Uma palavra suspeita, Carta Mensal das Equipas de Nossa Senhora, Ano III, n 8 Junho 1950.
17

A evoluo espiritual do cristo no pode, portanto, ficar passiva. Pelo contrrio, deve tornar-se essencialmente dinmica, na medida em que responde vontade de um Deus de amor que chama cada um a atingir a plenitude da vida, qualquer que seja a sua idade. Tal significa que a espiritualidade crist evolui na medida em que progridem a unio com Deus e o grau de intimidade com Cristo. Este progresso enraza-se no crescimento pessoal, no psiquismo e em tudo o que se relaciona com o ambiente educativo, em particular na famlia, na escola e na igreja. A espiritualidade crist no se limita portanto a um conhecimento fragmentado do mistrio de Deus e da pessoa de Cristo, pois esse conhecimento no pode deixar de ser progressivo, porque resulta fundamentalmente de uma adeso dinmica da pessoa a este mistrio da f.

A Realidade
Nota: Pedimos-vos aqui que faais um exerccio de discernimento sobre a realidade tal como a viveis de forma concreta no vosso pas, na vossa regio, na vossa parquia, isto , a mesmo onde viveis. Procurai analisar com lucidez a vossa situao, procurai sobretudo pr em equao o que vos coloca problemas e/ou vos enche de esperana no domnio dos fundamentos da espiritualidade. Como ponto de partida para essa reflexo, vimos propor-vos alguns pontos: - Durante muitos sculos a religio dirigiu o comportamento dos homens. Contudo, hoje em dia as coisas mudaram radicalmente. A sociedade moderna, ao inscrever-se no movimento geral da racionalizao do mundo, empenhou-se em desmitificar, e em suprimir a religio, porque nos apresenta uma proposta segundo a qual o mundo seria ordenado por Deus. A cultura dominante do nosso mundo ocidental ainda cr que seria possvel dominar tudo atravs da previso. Contudo, ao progredir, a cincia comeou a aperceber-se dos seus limites.

Deu-se conta de que para alm do real visvel acessvel aos seus instrumentos de medida, existe um real velado ao qual no tem directamente acesso. A cincia agora sabe que no pode saber tudo. Cincia e espiritualidade so duas janelas complementares que permitem ao homem apreender o real. (Trinh Xuan Thuan). -
18

Apenas uma f profunda, baseada no conhecimento da pessoa de Cristo, capaz, ao incarnar-se na vida quotidiana, de reflectir o seu amor nas

relaes com o prximo. Igualmente, apenas uma convico pessoal do papel activo do cristo na histria dos homens pode ultrapassar a crise de f vivida no mundo de hoje. H uma relao estreita entre razo e f que necessria para fazer frente ao desafio que se apresenta ao cristo de hoje em dia. - Neste contexto, qual ser o futuro da religio? Que sentido poderia ainda haver hoje em dia em falar em espiritualidade e, mais ainda, em espiritualidade conjugal?

(Anotem aqui as vossas observaes)

Reflexes
Apresenta-se a seguir um pequeno extracto da Encclica Veritatis Splendor (Cap. 1, n 6-8), que diz respeito a questes fundamentais sobre o ensinamento moral da Igreja. Neste documento notaro que o essencial da espiritualidade crist. consiste em seguir a Jesus Cristo, a juntarmo-nos a Ele na partilha do nosso projecto de vida8 e participar assim na vontade do Seu Pai. Aproximou-se dEle um jovem... (Mt 19, 16) O dilogo de Jesus com o jovem rico, narrado no captulo 19 do Evangelho de S. Mateus, pode constituir uma vlida pista para ouvir novamente, de um modo vivo e incisivo, o Seu ensinamento moral [] Aproximou-se dEle um jovem . No jovem, que o Evangelho de Mateus deixa sem nome, podemos reconhecer cada homem que, conscientemente ou no, se aproxima de Cristo, Redentor do homem, e lhe coloca a questo moral. Para o jovem, mais do que uma pergunta sobre as normas a observar, trata-se de uma questo de plenitude de significado para a vida. Esta , efectivamente, a aspirao que est no mago de cada deciso e de cada aco humana, a inquietude secreta e o impulso ntimo que movem a liberdade. Esta pergunta , em ltima anlise, um apelo ao Bem absoluto que nos atrai e chama para Si, o eco
8

Projecto de vida: Plano que pode ser escrito para que a pessoa ou o casal possam visualizar melhor os caminhos a seguir para atingir os seus objectivos e as suas metas. Graas a isso, a pessoa ou o casal podem interiorizar os valores evanglicos que iro guiar o seu comportamento e a sua tica. So estes valores que iro dirigir as suas vidas.
19

de uma vocao de Deus, origem e fim da vida do homem. Precisamente nesta perspectiva, o Conclio Vaticano II convidou a aperfeioar a teologia moral de modo que a sua exposio ilustre a sublime vocao que os fiis receberam em Cristo , nica resposta que sacia plenamente o anseio do seu corao humano. Para que os homens possam realizar este encontro com Cristo, Deus quis a sua Igreja. Ela, de facto, deseja servir esta nica finalidade: que cada homem possa encontrar Cristo, a fim de que Cristo possa percorrer juntamente com cada homem o caminho da vida... Mestre, que devo fazer de bom para alcanar a vida eterna? (Mt 19, 16) Do fundo do corao surge a pergunta que o jovem rico dirige a Jesus de Nazar, uma pergunta essencial e irresistvel na vida de cada homem: refere-se, de facto, ao bem moral a praticar e vida eterna. O interlocutor de Jesus intui que existe um nexo entre o bem moral e a plena realizao do prprio destino. Trata-se de um piedoso israelita que cresceu, por assim dizer, sombra da Lei do Senhor. Podemos imaginar que, se faz esta pergunta a Jesus, no por ignorar a resposta contida na Lei. mais provvel que o fascnio da pessoa de Jesus tenha feito surgir nele novas interrogaes acerca do bem moral. Sente a exigncia de se confrontar com Aquele que tinha comeado a sua pregao com este novo e decisivo anncio: Completou-se o tempo e o Reino de Deus est perto: convertei-vos e crede no Evangelho (Mc 1, 15). Impe-se que o homem de hoje se volte novamente para Cristo, a fim de obter dEle a resposta sobre o que bem e o que mal. Ele o Mestre, o Ressuscitado que possui em Si a vida e que sempre est presente na sua Igreja e no mundo. Ele que desvenda aos fiis o livro das Escrituras e, revelando plenamente a vontade do Pai, ensina a verdade sobre o agir moral. Cristo, fonte e vrtice da economia da salvao, Alfa e mega da histria humana (cf. Ap 1, 8; 21, 6; 22, 13), revela a condio do homem e a sua vocao integral. Por isso, o homem que quiser compreender-se a si mesmo profundamente no apenas segundo imediatos, parciais, no raro superficiais e at mesmo s aparentes critrios e medidas do prprio ser deve, com a sua inquietude, incerteza e tambm fraqueza e pecaminosidade, com a sua vida e com a sua morte, aproximar-se de Cristo. Deve, por assim dizer, entrar nEle com tudo o que em si mesmo, deve apropriar-se e assimilar toda a realidade da Encarnao e da Redeno, para se encontrar a si mesmo. Se no homem se atualizar este processo profundo, ento ele produz frutos, no somente de adorao de Deus, mas tambm de profunda maravilha perante si prprio. Qualquer actividade uma ocasio providencial para um exerccio contnuo da f, da esperana e da caridade.
20

Se quisermos ento penetrar no mago da moral evanglica e identificar o seu contedo profundo e imutvel, devemos procurar diligentemente o sentido da questo posta pelo jovem rico do Evangelho e, mais ainda, o sentido da resposta de Jesus, deixando-nos guiar por Ele. De facto, Jesus, com delicado tacto pedaggico, responde conduzindo o jovem quase pela mo, passo a passo, em direco verdade plena. A questo mais importante que o jovem coloca diz respeito via para a perfeio: Se queres ser perfeito. A Bblia refere-se frequentemente ao chamamento santidade: a vontade de Deus a vossa santificao (1Tes 4,3). O Conclio Vaticano II afirma claramente esta vocao universal perfeio: evidente que todos os cristos, de todos os estados e ordens, so chamados plenitude de uma vida crist e perfeio da caridade (LG 41). O que extraordinrio que a vocao crist santidade um convite participao na vida divina A vida crist ou a vida espiritual sempre a vida de uma determinada pessoa, com a sua histria, as suas capacidades e as suas limitaes. Os progressos desta vida dependem de factores ligados s diferentes etapas da vida dessa pessoa. O que significa, noutros termos, que a espiritualidade crist um estilo de vida cristo que se insere perfeitamente em todas as relaes com o mundo exterior. O Papa Joo Paulo II exortou os cristos a rejeitar a tentao duma espiritualidade intimista e individualista, que dificilmente se coaduna com as exigncias da caridade, ou mesmo com a lgica da Encarnao (NMI 52). A espiritualidade crist histrica na medida em que vivida no quadro de uma histria humana e, portanto, no se situa nas alturas do cu. Tal como no possvel voltar ao ventre materno, nem renunciar vida, no se pode evoluir na espiritualidade crist ficando enclausurados e escondidos do mundo. A espiritualidade crist compromete a pessoa na sua totalidade (corpo, alma e esprito). Uma espiritualidade crist autntica e durvel mergulha, portanto, as suas razes em tarefas concretas, tais como o servio e o apostolado nos mundos da famlia, do trabalho, da cincia, da poltica, da cultura e dos servios sociais. , portanto, neste contexto que evolui a vida espiritual de uma pessoa. enriquecida com experincias espirituais durante as diferentes fases da vida.
21

A cada etapa pode corresponder uma ou vrias experincias espirituais, estando a orao, os exerccios espirituais, a contemplao, o apostolado, os comportamentos ticos, os encontros, na base de cada experincia espiritual. por isso que cada pessoa vive a sua evoluo espiritual de uma forma muito pessoal, que depende, entre outras coisas: de critrios individuais, como sejam: idade, sexo, estado civil, carcter; da qualidade do ambiente que a rodeia; da sua capacidade pessoal de compreender a Palavra de Deus e os documentos da Igreja (doutrina); da sua vida moral e do seu comportamento; sua vida de orao; do seu enquadramento na igreja (ministrio); do seu estado afectivo; e, por fim, da sua compreenso quanto ao que uma vida crist vivida de forma concreta.

Textos de Aprofundamento
Este um texto notvel do Papa Joo Paulo II na Exortao Apostlica Christifideles Laici sobre a vocao e a misso dos leigos na Igreja e no mundo. No pode haver na sua existncia duas vidas paralelas: por um lado, a vida chamada espiritual, com os seus valores e exigncias e, por outro, a chamada vida secular, ou seja, a vida da famlia, do trabalho, das relaes sociais, do empenhamento politico e da cultura. A vida, incorporada na videira que Cristo, d os seus frutos em todos os ramos da actividade e da existncia. Pois, os vrios campos da vida laical entram todos no desgnio de Deus, que os quer como o lugar histrico, em que se revela e se realiza a caridade de Jesus Cristo para glria do Pai e ao servio dos irmos. Toda a actividade, toda a situao, todo o empenho concreto como, por exemplo, a competncia e a solidariedade no trabalho, o amor e a dedicao na famlia e na educao dos filhos, o servio social e poltico, a proposta da verdade na esfera da cultura so ocasies providenciais de um contnuo exerccio da f, da esperana e da caridade. (CL 59)
22

... Qualquer atividade humana uma ocasio providencial para um exerccio contnuo da f, da esperana e da caridade ... Danilo MONDONI concebe a espiritualidade como: um conjunto de princpios e de prticas que caracterizam a vida de um grupo de pessoas no que se refere ao divino, ao transcendental, vida no Esprito. O que feito por aqueles a quem foi dada a sua f, as diversas maneiras pelas quais se experimenta essa transcendncia, os meios segundo os quais a vida concebida e vivida.9 O conceito cristo sobre o ser humano assinala um aspecto importante da espiritualidade: compromete a pessoa na sua totalidade, corpo, alma e esprito.

necessrio afirmar que uma espiritualidade com referncia apenas ao esprito desemboca muito facilmente num espiritualismo no incarnado, o
que tem de ser rejeitado.

O angelismo dos que se evadem do mundo sob o pretexto do culto a. Deus de evitar10.
9

MONDONI, Danilo. Teologia da espiritualidade Crist. So Paulo: Edies Loyola, 2002, p. 18.

10

Notemos, contudo, que as formas de clausura das ordens religiosas no significam a evaso do mundo mas sim retiro e recolhimento para se consagrarem orao e intercesso.
23

As ideias que se apresentam a seguir so, portanto, baseadas na concepo integral da pessoa.11 Segundo Mondoni, a espiritualidade crist representa ento: a vida no Esprito ou vida crist em si mesma (orienta-se para o Pai atravs de Cristo, no Esprito Santo); as diferentes formas de experienciar e de criar a vida em Cristo; a realidade vital que se edifica sobre o dom da graa; uma comunho crescente com Deus, na qual a fora do Esprito Santo conduz a uma espiritualizao progressiva, tornando o cristo capaz de acolher e de conhecer os segredos de Deus; uma realidade teologal.

A espiritualidade crist mostra-nos ento a vida crist em si mesma, onde Deus o primeiro e o ltimo. A vida espiritual no cristianismo parte da f na pessoa de Jesus. Aderir Sua palavra representa a entrada de Deus na vida do ser humano, no como uma ideia mas como uma pessoa viva. No entanto, no h espiritualidade crist sem a cooperao com Cristo e com a comunidade dos crentes. Para concluir, apresentamos a seguir alguns aspectos da vida crist, apresentados por Flavio Cavalca de Castro, Conselheiro Espiritual das ENS. Para comear, ele coloca esta questo: se a espiritualidade se destina a conduzir perfeio da vida crist, em que consiste esta vida crist? O que significa crescer na vida crist?12 Apresenta-se aqui uma sntese do seu pensamento:
11

tornar-se mais participativo na vida divina (deixando Deus agir em ns mesmos); desenvolver ao mximo as nossas possibilidades, isto , os dons que o Senhor nos concedeu (parbola dos talentos); crescer na santidade, isto , deixar-se conduzir pelos apelos de Deus (arriscar ir mesmo at s guas mais profundas);

Recordemos que o homem no composto por dois elementos contraditrios, ou mesmo divergentes: o corpo e o esprito. um corpo animado por uma alma, sendo que essa alma incarnou. O homem um todo, uma unidade. de rejeitar qualquer frmula dualista que pretenda que a criatura que Deus fez sua imagem composta de duas realidades justapostas (para no dizermos mesmo que so opostas). (CAFFAREL, Henri. La chair et lesprit dans le mariage , em Lanneau dOr. Nmero 1 1945 p. 9) 12 CASTRO, Flvio Cavalca. Retiro sobre a espiritualidade conjugal. Aparecida, pp. 2-4.
24

deixar-se impregnar cada vez mais pelas ideias de Cristo, pela sua maneira de pensar e pela sua maneira de agir; ser submisso vontade de Deus que nunca uma imposio; enfrentar sempre o bem, a justia, um amor sem restries; desenvolver as boas qualidade que Deus concedeu a cada homem e a cada mulher; deixar o amor de Deus conduzir os nossos corpos e os nossos espritos; seguir as exigncias morais e as obrigaes religiosas.

Pistas para Reflexo


Dizei o que mais vos interpelou neste captulo. So Paulo diz: que, para mim, viver Cristo (Flm 1:21). Esta expresso no pode ser experienciada por aqueles que no vivem a f crist. O contedo da espiritualidade crist no pode ser apercebido seno atravs de uma experincia pessoal e de uma vida espiritual que exigem um contacto constante com a Palavra de Deus, que as ilumina e as alimenta. De que forma pretendeis tornar mais concreta (incarnar) a espiritualidade crist na vossa vida de todos os dias?

A Palavra de Deus
Com a ajuda do vosso Conselheiro Espiritual, convidamos-vos a escolher a leitura que melhor se adapta vossa equipa para estudar este captulo. Podem, tambm, escolher um outro texto. Jo 3, 1-8 Rom 7, 14-25 Jo 4, 5-30 1 Tes 2, 14-26 Col 3, 12-15
25

Sugestes para Crescer na Espiritualidade


Fazei projetos concretos para aceder de uma forma mais eficaz a uma vida espiritual pessoal. Se a espiritualidade crist destinada a conduzir perfeio na vida crist, o que podeis fazer para continuar a crescer na vida crist? Quais so os dons e os talentos que o Senhor vos concedeu e que podereis desenvolver para melhorar a vossa espiritualidade?

Orao Final
Cada equipa pode propor uma orao diferente ou entoar um cntico religioso ou ainda recitar uma orao pessoal preparada pelo casal que recebe ou por outro casal. (Salmo 1) Feliz o homem que no segue o conselho dos mpios, nem se detm no caminho dos pecadores, nem toma parte na reunio dos libertinos; antes pe o seu enlevo na lei do SENHOR e nela medita dia e noite. como a rvore plantada beira da gua corrente: d fruto na estao prpria e a sua folhagem no murcha; em tudo o que faz bem sucedido. Mas os mpios no so assim! So como a palha que o vento leva. Por isso, os mpios no resistiro no julgamento, nem os pecadores, na assembleia dos justos. O SENHOR conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos mpios conduz perdio.
26

Terceira Reunio A Conjugalidade


Para Preparar a Reunio
Para preparar este captulo, e ainda antes de o lerem, reflictam sobre tudo o que foi mudando na vossa vida e no vosso comportamento desde que se casaram.

Introduo
O que se entende por conjugalidade? A conjugalidade a ntima comunidade da vida e do amor13 vivida pelo casal que contraiu o matrimnio. Na sequncia da concepo personalista do sacramento do matrimnio, o consentimento dos esposos no matrimnio no deve ser considerado como um acto nico vivido no dia da cerimnia. a expresso do dom recproco e permanente dos esposos. O matrimnio diz, portanto, respeito a todos os aspectos da vida quotidiana do casal. A conjugalidade mergulha as suas razes no amor vivido em casal. O amor dos cnjuges (o amor conjugal) pode tomar como modelo ideal o amor de Deus pelo seu Povo e o de Cristo pela sua Igreja. Este amor pode ser visto como o sinal visvel da realidade invisvel do amor de Deus. A teologia d muita importncia estrutura simblica da realidade que sinal de uma outra realidade, ela mesma fundadora de todas as outras realidades, isto , Deus. Dando seguimento a esta ideia, o Papa Joo Paulo II mostrou que o corpo, e apenas o corpo, pode tornar visvel o que invisvel: o espiritual como o divino; o corpo foi criado para transferir para a realidade visvel do mundo o mistrio escondido da eternidade em Deus e, assim, ser o seu sinal.14

Definio da vida conjugal dada pelo Vaticano II. Ver o texto de apoio de M. Vidal e a Teologia do Corpo de Joo Paulo II (A Teologia do Corpo tambm o nome dado ao conjunto de 129 alocues catequticas proferidas pelo Papa Joo Paulo II entre Setembro de 1979 e Novembro de 1984, as quais se tornaram referncias. incontornveis da teologia moderna.)
13 14

27

A Realidade
Nota: Pedimos-vos aqui que procedais a um exerccio de discernimento sobre a realidade tal como a viveis concretamente no vosso pas, na vossa regio, na vossa parquia, quer dizer, a mesmo onde viveis. Procurai analisar com lucidez a vossa situao, procurai sobretudo equacionar tudo o que, no domnio dos fundamentos da espiritualidade crist, vos coloca problemas e/ou vos enche de esperana. Para a abordagem a essa reflexo, propomos-vos alguns pontos: - Podemos hoje constatar que h uma grande confuso de ideias nos conceitos ligados ao amor, ao matrimnio e conjugalidade. H um desenvolvimento rpido da contracepo. A publicidade difundida pelos meios de comunicao e por certos fabricantes de produtos contraceptivos d frequentemente relevo a uma vida sexual centrada no prazer, no tudo j e no egosmo. O que conta so o desabrochar pessoal e a felicidade individual da pessoa. - A fidelidade perdeu as suas perspectivas de durabilidade. Numerosos casais separam-se muito facilmente ao enfrentarem problemas e cada um recomea uma nova relao amorosa sem se preocupar muito com os filhos e com a sociedade. Nota-se tambm uma certa exaltao da homossexualidade e uma perda do sentido do social. - Por outro lado, numerosos casais levam uma vida espiritual bem encarnada no concreto de uma existncia humana. Levam, aos que os rodeiam, o testemunho de que uma vida de santidade possvel ao seu nvel e que essa vida no privilgio dos consagrados. Tem-se verificado haver uma autntica preocupao pastoral de ajuda aos noivos e aos jovens casais. Destes ltimos, muitos tm uma grande sede de absoluto e de espiritualidade. Procuram dar um novo sentido s suas vidas, sentido que os ajude a sair do materialismo ambiente e seja para eles fonte de felicidade (Anotem aqui as vossas observaes)

28

Reflexes
Quando duas pessoas se casam, a sua maneira de viver, os seus hbitos, o seu sentido dos valores tm necessariamente de, no dia-a-dia, se adaptar ao novo estado de vida.

Uma conjugalidade crist bem compreendida exige renncias a cada um dos esposos, para uma verdadeira harmonia Tomemos alguns exemplos:

A gesto do tempo
As pessoas casadas aprendem a gerir as suas vidas tendo em linha de conta as necessidades do cnjuge e dos filhos. J no podem dispor de tempo para as actividades ldicas, culturais, de beneficncia e mesmo religiosas, da mesma forma que quando eram celibatrios.

A generosidade
Passou a ser um acto que deve ser reflectido e gerido de forma diferente, consoante as responsabilidades e as necessidades da famlia, e decidida por comum acordo entre os dois esposos.

A vida espiritual
Faz parte da intimidade de cada pessoa. No entanto, as pessoas casadas podem enriquecer-se mutuamente pela troca de experincias e pela orao conjugal e familiar.
29

A integrao da vida sexual


Esta integrao faz-se de forma diferente consoante se celibatrio ou se casado. A unio sexual passa pelo dom de si mesmo em todos os aspectos da vida, e no apenas na unio dos corpos. Evidentemente, vai variando de acordo com as etapas da vida conjugal e em conformidade com o planeamento responsvel dos nascimentos.15

A prtica do perdo
Perdoar (per-doar) no passar uma esponja para apagar. Perdoar sobretudo continuar a dar, apesar da falta. Na vida quotidiana do casal, o perdo adquire plenamente o significado que dado pelo Padre Varillon: o perdo a plena gratuidade do dom. A conjugalidade implica um exerccio permanente do perdo.

O amor, valor supremo da conjugalidade


O amor o principal valor, aquele que resume, que a origem e o fim de todos os outros. a caracterstica mais importante da conjugalidade.

Mas, o que ento o amor?


Amar no apenas um sentimento: ter simpatia por algum. Se o amor fosse apenas isso, Deus no nos teria pedido para amarmos os nossos inimigos, j que no faria qualquer sentido ter um sentimento de simpatia por um inimigo. Hoje em dia, no amor sobrevalorizam-se muito as emoes e a paixo. Em contrapartida, a vontade, a aco e o dom de si mesmo so totalmente subavaliados. O que tem mais sucesso da parte dos nossos contemporneos uma viso de um amor efmero, centrado sobre si mesmo. Devido a uma ausncia de discernimento no consumo dos meios de comunicao social, hoje em dia so numerosos os casais que, nas suas relaes entre si e com os outros, tm tendncia para se projectar em personagens e situaes de fico. Este fenmeno de mimetismo com os filmes ou novelas leva muitas
15

A castidade significa a integrao bem sucedida da sexualidade na pessoa e, por essa via, a unidade interior do homem no seu ser corporal e espiritual. A sexualidade, na qual se exprime a pertena do homem ao mundo corporal e biolgico, torna-se pessoal e verdadeiramente humana quando se integra na relao entre as pessoas, no dom mtuo integral e temporalmente ilimitado do homem e da mulher. A virtude da castidade engloba, portanto, a integridade da pessoa e a integralidade do dom (Catecismo da Igreja Catlica, n. 2337).

30

vezes a iludirmo-nos connosco mesmos e conduz frequentemente a profundas desiluses. A grande novidade do cristianismo tem a sua fonte tanto na revelao de que Deus uma comunidade de vida de pessoas que se amam (Deus Trinitrio) como, por outro lado, na convico de que, se o homem foi criado imagem e semelhana deste Deus, foi para viver e amar como Ele. , portanto, desta forma que Deus nos ama. De alguma forma, Ele libertou-nos dos nossos erros graas redeno do seu Filho. A Encarnao uma prenda inaudita que Deus ofereceu ao homem. O Seu Filho Jesus amou-nos como o seu Pai nos ama, com um amor que o dom de Si mesmo. Na conjugalidade crist, os esposos tambm se doam com um amor que activo e recproco; este amor tambm comunicado aos filhos e aos outros. O sacramento do matrimnio, sinal do dom de Deus aos esposos e do dom que cada esposo faz de si mesmo ao seu cnjuge, est ligado e assemelha-se ao dom de Cristo na Eucaristia.

Textos de Aprofundamento
Deus Caritas Est (Excerto da Encclica do Papa Bento XVI) O homem torna-se realmente ele mesmo, quando corpo e alma se encontram em ntima unidade; o desafio do eros pode considerar-se verdadeiramente superado, quando se consegue esta unificao. Se o homem aspira a ser somente esprito e quer rejeitar a carne como uma herana apenas animalesca, ento esprito e corpo perdem a sua dignidade. E se ele, por outro lado, renega o esprito e consequentemente considera a matria, o corpo, como realidade exclusiva, perde igualmente a sua grandeza. . () Hoje no raro ouvir censurar o cristianismo do passado por ter sido adversrio da corporeidade; a realidade que sempre houve tendncias neste sentido. Mas o modo de exaltar o corpo, a que assistimos hoje, enganador. O eros degradado a puro sexo torna-se mercadoria, torna-se simplesmente uma coisa que se pode comprar e vender; mais, o prprio homem torna-se mercadoria. Na realidade, para o ser humano, isto no constitui propriamente uma grande afirmao do seu corpo. Pelo contrrio, agora considera o corpo e a sexualidade como a parte meramente material de si mesmo a usar e explorar com proveito. Uma parte, alis, que ele no v como um mbito da sua liberdade, mas antes como algo que, a seu modo, procura tornar simultaneamente agradvel e incuo. Na verdade, encontramo-nos diante duma degradao do corpo humano, que deixa de estar integrado no conjunto da liberdade da nossa existncia, deixa de
31

ser expresso viva da totalidade do nosso ser, acabando como que relegado para o campo puramente biolgico. () Sim, o eros quer-nos elevar em xtase para o Divino, conduzir-nos para alm de ns prprios, mas por isso mesmo, requer um caminho de ascese, renncias, purificaes e saneamentos 6. () na verso grega do Antigo Testamento, o termo agape, tornou-se o termo caracterstico para a concepo bblica do amor. Em contraposio ao amor indeterminado e ainda em fase de procura, este vocbulo exprime a experincia do amor que agora se torna verdadeiramente descoberta do outro, superando assim o carcter egosta que antes claramente prevalecia. Agora o amor torna-se cuidado do outro e pelo outro. J no se busca a si prprio, no busca a imerso no inebriamento da felicidade; procura, ao invs, o bem do amado: torna-se renncia, est disposto ao sacrifcio, procura-o at. Faz parte da evoluo do amor para nveis mais altos, para as suas ntimas purificaes, que ele procure agora o carcter definitivo, e isto num duplo sentido: no sentido da exclusividade apenas esta nica pessoa e no sentido de ser para sempre. O amor compreende a totalidade da existncia em todas as suas dimenses, inclusive a temporal. Nem poderia ser de outro modo, porque a sua promessa visa o definitivo: o amor visa a eternidade. Sim, o amor xtase; xtase, no no sentido de um instante de inebriamento, mas sim como caminho, como xodo permanente do eu fechado em si mesmo para a sua libertao no dom de si e, precisamente dessa forma, para o reencontro de si mesmo, mais ainda para a descoberta de Deus. A Relao a Trs Fios (Xavier Lacroix) 16 O texto que se segue faz referncia presena de Cristo no casal consagrado pelo sacramento do matrimnio. Est no mago deste sacramento. Como dizia S. Paulo: um grande mistrio! Nestes tempos em que a relao conjugal cada vez mais pensada e vivida como relao do casal, de acordo com uma lgica dual, talvez uma misso para os cristos recordar ou anunciar o lugar de um Terceiro na relao. Um terceiro no meramente simblico, como por vezes se diz nas cincias humanas, mas um terceiro real, bem real, mais real do que as quimeras perseguidas pelas nossas paixes.

16 LACROIX, Xavier. Le lien trois fils. Conferncia em Santiago de Compostela, durante o Encontro Internacional das ENS, Setembro 2000.

32

Numerosas figuras podem ser identificadas com este terceiro, na vida social, na vida fraternal na comunidade eclesial e, como j vimos, nos filhos. Deus o Terceiro primordial, o Terceiro absoluto, cuja vida vem dar ligao a maior solidez na medida em que acolhido. Aqui quero ser muito claro, porque esse dom, ainda precisa de ser acolhido. Tal como foi possvel ao poeta Paul Claudel escrever: a omnipotncia de Deus pra porta do corao do homem. () Mas preciso que isso no vos impea de ver, de ousar dizer, e para comear de experimentar, em que medida o acolhimento do dom da vida divina, que o que dado pela graa do sacramento, consolida a ligao, dando-lhe a capacidade de renascer e de recomear todos os dias. Isto muito concreto, tal como bem sabemos nas Equipas. Podemos experimentar em cada dia, cada semana, cada ms, em que medida a orao, quer dizer, a entrada consciente e voluntria na circulao do dom Trinitrio, ao fazer-nos entrar numa comunho maior do que a nossa, consolida a nossa ligao e nos ajuda a reflectir nos actos que a mantm viva. Esta comunho alargada ser, no exclusivamente mas muito particularmente, a comunho com os outros membros da nossa equipa.

Pistas para Reflexo


Dizei o que mais vos interpelou neste captulo. Quanto prtica dos valores da conjugalidade: conseguis acrescentar outros exemplos aos que esto no texto? (Por exemplo, a gesto dos meios financeiros da famlia, a hospitalidade, etc) Sois capazes de contar algumas experincias sobre a prtica dos valores na vossa vida conjugal?

A Palavra de Deus
Com a ajuda do vosso Conselheiro Espiritual, convidamos-vos a escolher a leitura que melhor se adapta vossa equipa para estudar este captulo. Podem, tambm, escolher um outro texto. Mt 19,3-9 Mc 10,2-12 Os 3,1-5
33

Questes para Crescer na Espiritualidade Crist


A partir das pequenas coisas da vossa vida do dia-a-dia, tomem conscincia da prtica do perdo nas vossas relaes conjugais ou nas vossas outras relaes.

Orao
Cada equipa pode propor uma orao diferente ou entoar um cntico religioso ou ainda recitar uma orao pessoal preparada pelo casal que recebe ou por outro casal.

Salmo 128
R/. Feliz o que teme ao SENHOR, que ama inteiramente a sua vontade! Felizes os que obedecem ao SENHOR e andam nos seus caminhos. Comers do fruto do teu prprio trabalho: assim sers feliz e vivers contente. R/. A tua esposa ser como videira fecunda na intimidade do teu lar; os teus filhos sero como rebentos de oliveira ao redor da tua mesa. R/. Assim vai ser abenoado o homem que obedece ao SENHOR. O SENHOR te abenoe do monte Sio! Possas contemplar a prosperidade de Jerusalm todos os dias da tua vida, e chegues a ver os filhos dos teus filhos. R/

34

Quarta Reunio Os Fundamentos da Espiritualidade Conjugal


Para Preparar a Reunio
- Consideram que no vosso casamento se vive uma verdadeira espiritualidade do casal? - Se sim, dem exemplos. - Se no, porqu?

Introduo
A espiritualidade conjugal representa um aspeto relativamente recente da espiritualidade crist que estudmos no captulo 2 e foi sobretudo valorizada e desenvolvida a partir de meados do sculo XX, mediante o impulso do Padre Henri Caffarel, no contexto do Movimento das Equipas de Nossa Senhora. De acordo com o nosso fundador, a espiritualidade conjugal a arte de viver no casamento o ideal evanglico que Cristo prope a todos. os seus discpulos.17 Para o casal que celebrou o matrimnio, isso representa uma forma de espiritualidade extremamente enriquecedora. Com efeito, ela orienta a vida dos cnjuges para a felicidade pela escolha deliberada dum caminho de perfeio que conduz muito para alm dos horizontes simplesmente temporais da busca do bem-estar e do prazer do casal. Essa caminhada permite aos cnjuges alcanar um nvel muito mais elevado de maturidade no amor divino, pois motiva-os para o dinamismo da aco. No se contentam com aprender e obedecer a certas regras. Comprometem-se, fazendo do Evangelho a Carta das suas vidas de casal e de famlia, testemunhando da presena real do amor de Deus na igreja e no mundo de hoje.

17

CAFFAREL, Henri. viens et suis-moi. Carta mensal da ENS. Ano XVI n 2 Novembro 1962.
35

A Realidade
Nota: Tentai agora fazer um exerccio de discernimento sobre a realidade tal como a viveis concretamente no vosso pas, na vossa regio, na vossa parquia, isto , no ambiente em que viveis. Tentai analisar com lucidez a vossa situao e tentai sobretudo equacionar tudo o que, no domnio dos fundamentos da espiritualidade crist, vos coloca problemas e/ou vos enche de esperana. Como introduo a essa reflexo, sugerimos alguns pontos: - H 50 anos o Evangelho fazia parte dos conhecimentos bsicos de muitas pessoas desde muito jovens. Era ensinado na famlia e na escola. Todos os domingos era proclamado e comentado nas parquias. Era reconhecido e respeitado em todos os lugares. Hoje em dia, o conhecimento do Evangelho tornou-se frequentemente deficiente ou fragmentado, sobretudo entre os mais novos. A educao religiosa, sob o pretexto de se respeitar a liberdade individual, j no estimula a assiduidade aos textos sagrados nem, portanto, ao conhecimento da pessoa de Cristo, pois a prtica religiosa cada vez mais reduzida. - Em meados do sculo passado, o casamento cristo no era ainda considerado um sacramento maior. A espiritualidade especfica do casal era nula. No entanto, a partir dos anos 50, foi sendo progressivamente elaborada. Muito rapidamente a hierarquia tomou conscincia da riqueza e da utilidade desta forma de espiritualidade. Este facto teve grande repercusso no ltimo Conclio. - Antigamente, a espiritualidade estava muito enquadrada e dirigida por sacerdotes e religiosos. Estava muito frequentemente reservada a uma elite, fosse ela uma pessoa ou um grupo de pessoas. Hoje em dia, a espiritualidade tornou-se, sobretudo, o domnio da conscincia individual, j que d resposta a um apelo interior que mergulha as suas razes na f e na razo.. . - Hoje em dia, o papel apostlico dos leigos casados na igreja unanimemente estimado e estimulado em todo o lado. (Anotem aqui as vossas observaes)

36

Reflexes
O Conclio Vaticano II tinha j mostrado muito claramente que a santidade no era uma espcie de objectivo a atingir, mas antes uma atitude de vida a adoptar apoiada, no dia-a-dia, nos valores evanglicos. Esta forma de viver d testemunho da vida divina da Trindade. Tornou-se extremamente importante no mundo de hoje poder mostrar que viver desta forma est no domnio do possvel para cada casal. No uma misso reservada a alguns privilegiados. Uma vez que no h Cristos de primeira nem de segunda classe, todos os baptizados e, consequentemente, todos os leigos e casais cristos, recebem um chamamento de Deus para se elevarem s alturas da santidade e do apostolado dando testemunho do seu amor pelos homens. A espiritualidade conjugal no consiste na soma de duas espiritualidades, a da mulher e a do marido. Uma e outra so muito diferentes, cada membro do casal tem a sua prpria histria, a sua liberdade e a sua conscincia pessoal. No se pode equacionar o querer fundi-las numa s! J vimos no captulo 3 que a espiritualidade conjugal se exprime e orienta a vida do casal a partir da conjugalidade. precisamente sobre uma ntima comunidade de amor conjugal que se estabelece a aliana entre os cnjuges, que se alicera e depois se constri pouco a pouco a espiritualidade conjugal. importante recordar que, no Cristianismo, toda a vida espiritual parte da f na pessoa de Cristo. Devemos desde j compreender que o casal tem todo o interesse em iniciar-se no conhecimento de Cristo e, sobretudo, em compreender melhor a sua mensagem. No entanto, contrariamente poca em que viveram os nossos pais, o clima actual j no de todo favorvel. A reduo significativa do nmero de sacerdotes, a degradao do ensino religioso, a perda de confiana para com a Instituio Igreja, a secularizao cada vez mais forada pela sociedade civil, no tornam nada mais fcil esse conhecimento da pessoa de Jesus. Paradoxalmente, h hoje uma necessidade muito viva de espiritualidade que procura desenvolver-se em diversos grupos de reflexo, de orao, de retiros e outros. um fenmeno extremamente encorajador. A espirtualidade conjugal est bem ancorada no humano Esther e Marcelo Azevedo, casal brasileiro das ENS, apresentaram algumas ideias sobre este tema, de que se resume a seguir o essencial. espiritualidade tudo o que diz respeito vida espiritual; A espiritualidade profundamente
37

encarnada, enraizada no quotidiano, vivenciada no contexto da vida comum de cada dia. No pode restringir-se a um conjunto de ritos e de prticas distantes da vida concreta; A espiritualidade um caminho que leva a Deus sob o impulso do Esprito, por meio do conjunto das realidades que vivenciamos; A Espiritualidade Conjugal no constituda pela soma de duas espiritualidades, do marido e da mulher; A espiritualidade conjugal no exclui, de forma nenhuma, a espiritualidade pessoal de cada um dos cnjuges; A Espiritualidade Conjugal um caminho para chegar santidade com a fora da graa, no quotidiano do casal e na sua vida guiada pelo amor; Praticar a Espiritualidade Conjugal consiste em viver a ao sacramental, ou seja, fazer agir o sacramento por gestos, palavras e atos especficos do amor natural que une o casal; A Espiritualidade Conjugal essencialmente uma existncia sacramental.

Textos de Aprofundamento
Neste tema, seguindo a tradio das ENS, vamos concentrar-nos exclusivamente na espiritualidade conjugal dos catlicos que acederam ao sacramento do matrimnio. Na origem da espiritualidade conjugal h um apelo de Cristo: para ns, esposos, a nossa vocao irmos juntos para Cristo, um e outro, um com o outro, um pelo outro18. A fonte do amor cristo, afirma tambm o Pe. Caffarel, no est no corao do homem. Est em Deus. Para os esposos que querem amar, que querem aprender a amar cada vez mais, h um nico bom conselho: procurem Deus, amem Deus, sejam unidos a Deus, deixem-Lhe todo o espao 19 Deus est na origem do amor, mas tambm o seu termo. O amor vem de Deus e vai para Deus; Deus o alfa e o mega do amor 20 A Espiritualidade Conjugal decorre da graa recebida pela consagrao do matrimnio que representa uma graa particular destinada a aperfeioar o amor dos cnjuges e a fortificar a sua unidade indissolvel. Esta graa contribui tambm para a santificao mtua ao longo de toda uma vida conjugal e, tambm, para a aceitao mtua e para a educao dos filhos. No sacramento do matrimnio h uma dupla aliana. A aliana entre os esposos que celebram o sacramento e a aliana de Cristo com os esposos. este o.
18 CAFFAREL, Henri. Para uma espiritualidade do cristo casado, LAnneau dor. N 84 Novembro/Dezembro 1958, pp. 249-250 19 CAFFAREL, Henri. Lotissements. Lanneau dor. Numero 35 Setembro/Outubro 1950, pp. 310 a 311 [1- p.4] 20 CAFFAREL, Henri. Op. Cit. 18.

38

grande mistrio de que fala S. Paulo a propsito do matrimnio e, ao mesmo tempo, o grande dom de Deus ao casal: Deus, o fiel por excelncia, compromete-se com o casal e este pode confiar-se plenamente ao seu amor-fiel graas presena e ajuda de Cristo. De acordo com a Gaudium et Spes: Por este motivo, os esposos cristos so fortalecidos e como que consagrados em ordem aos deveres do seu estado por meio de um sacramento especial; cumprindo, graas fora deste, a prpria misso conjugal e familiar, penetrados do Esprito de Cristo que impregna toda a sua vida de f, esperana e caridade, avanam sempre mais na prpria perfeio e mtua santificao e cooperam assim juntos para a glorificao de Deus (GS 48,2). Viver a Espiritualidade Conjugal permite aos esposos cumprir a vontade de Deus e tornar para eles o casamento um lugar de amor, um lugar de felicidade e um caminho de santidade. o que lhes permite levar a bom termo a sua misso e o seu ministrio no apostolado especfico do casal e da famlia, na igreja e no mundo. Esposos, dispondes de pouco tempo para estudar, para aprofundar a vossa f; alguns de vs sofrem com isso, outros facilmente aproveitam a desculpa, muito felizes por arranjarem um to bom pretexto para serem dispensados de uma rdua busca. Esquecem-se que no so apenas os livros que falam de Deus; tm em vossa casa uma Bblia ilustrada, por assim dizer; por que no a folheiam? Refiro-me a todas as realidades familiares que so as vossas: o amor conjugal, a paternidade, a maternidade, a infncia, a casa () tudo aquilo que Deus achou mais explcito para se dar a conhecer. de fazer cimes a todos os que no se casam!21

Em todas as idades do casal, o amor conjugal o que Deus encontrou de mais explcito para se dar a conhecer!
21

CAFFAREL, Henri. Votre bible en images. Lanneau dor. n 77, p.362


39

Pistas para Reflexo


O que descobristes neste captulo? Que diferenas encontrais entre a forma de conceber o vosso matrimnio e a dos que no tiveram a sorte de conhecer as ENS? Trocai em casal as vossas experincias sobre os fundamentos da vossa espiritualidade conjugal. Na reunio, confrontai as vossas reflexes com as dos outros membros da equipa.

A Palavra de Deus
Com a ajuda do vosso Conselheiro Espiritual, convidamos-vos a escolher a leitura que melhor se adapta vossa equipa para estudar este captulo. Podem, tambm, escolher um outro texto. Jo 15, 7 -17 Tob 8, 4 8 Gn 1, 26-31 Ef 5, 21-33

Sugestes para Crescer na Espiritualidade Crist


No h caminho, ele faz-se caminhando (Antonio Marchado, poeta Chileno) A espiritualidade conjugal no tem ponto de chegada, sendo tambm por isso um caminho. Sendo assim, o que decidem fazer para melhor traarem a vossa rota?

40

Orao
Cada equipa pode propor uma orao diferente ou entoar um cntico religioso ou ainda recitar uma orao pessoal preparada pelo casal que recebe ou por outro casal. Deus, No sei onde est. Disseram-me Que estava em toda a parte, Mas no o vi em parte alguma. Deus, fora de o procurar, Encontrei pessoas Que tambm o procuram. Eles no souberam dizer-me Onde Deus se tinha escondido, Mas eles tiveram por mim Uma grande ternura. Perguntei ento a mim mesmo: No se dar o caso de ser Dentro dessa ternura Que vive Deus? Depois, tal como eles, Procuro ser eu a dar Essa ternura queles que eu encontro

Benot Marchon Pomes pour prier, Centurion

41

Quinta Reunio A Maturidade Espiritual


Para Preparar a Reunio
- O que para vs a maturidade espiritual? - Sentem ter crescido no vosso conhecimento de Cristo ao aderirem s Equipas de Nossa Senhora? - Em que domnio sentem ter feito progressos?

Introduo
Quando nasce um projecto de unio entre um homem e uma mulher, ambos procuram conhecer-se melhor para estabelecerem entre os dois laos de grande cumplicidade. , ento, evidente que no seria possvel uma espiritualidade conjugal sem se procurar uma grande intimidade com a pessoa e a mensagem de Cristo. A espiritualidade conjugal, como qualquer projecto de amor, comea portanto por um perodo de iniciao mais ou menos longo. Amar a Cristo, aderir ao seu Evangelho, representa a entrada de Deus na vida de um ser humano e, por conseguinte, tambm na vida de um casal. Esta entrada no se processa como uma ideia mas como uma presena bem real de uma pessoa viva. O amor divino pode assim participar directamente no nosso amor conjugal. Quando tomamos conscincia desta relao excepcional, pode ser estabelecido um projecto comum de vida do casal com Deus. Este projecto sempre estabelecido em total liberdade, sem nenhuma restrio, como se se tratasse de uma caminhada amorosa. Este percurso no segue evidentemente uma linha direita onde as diversas etapas estivessem predeterminadas e com progressos que se manteriam a um ritmo de crescimento constante. So Joo situa muito claramente o projecto divino: Tanto amou Deus o mundo, que lhe entregou o seu Filho Unignito, a fim de que todo o que nele cr no se perca, mas tenha a vida eterna. De facto, Deus no enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por Ele (Jo 3, 16-17). Devido nossa fraqueza e aos nossos erros, as quedas so frequentes. Mas a presena constante e confiante de um Pai que nos ama e nos perdoa altera todas as perspectivas. Como dizia o Padre Varillon: s experimentamos a paternidade de
42

Deus no perdo. Esta paternidade procura constantemente que nos levantemos outra vez e leva-nos a agir segundo um novo equilbrio de confiana. Exigncia e perdo so as duas faces inseparveis do projecto de amor que Deus tem para ns. No h vnculo conjugal que resista sem o perdo. Perdoar no esmagarse. No passar uma esponja, reprimir o rancor, deixar-se destruir em silncio. O verdadeiro perdo, como sugere o livro do Levtico (19, 17) pressupe que se possa dizer ao outro todo o mal que ele nos fez. O perdo o dom (do) para (per) alm da ofensa, a renovao da confiana, o desejo de recriar a relao. Pressupe a esperana. Exige a coragem de falar e de estabelecer claridade. um dos actos humanos mais difceis, tal como o de pedir perdo. A graa do Esprito Santo no ser suprflua nesses casos.22

A Realidade
Nota: Pedimos-vos aqui que faais um exerccio de discernimento sobre a realidade tal como a viveis de forma concreta no vosso pas, na vossa regio, na vossa parquia, isto , a mesmo onde viveis. Procurai analisar com lucidez a vossa situao, procurai sobretudo equacionar o que vos coloca problemas e/ou vos enche de esperana no domnio da espiritualidade. Como ponto de partida para essa reflexo, vimos propor-vos alguns pontos: - H hoje uma grande desvalorizao e mesmo uma dessacralizao da instituio do matrimnio. Numerosos cnjuges vivem hoje num mundo em que muitos no s perderam as suas referncias tradicionais, mas sobretudo a confiana para com os que estavam tradicionalmente encarregados de os orientar. Na sequncia dos progressos cientficos e da globalizao da economia, os guias polticos do nosso mundo, tal como os das grandes religies, no sabem como responder s questes delicadas e fundamentais que nunca antes tinham sido colocadas com tanta acuidade. Estas questes dizem respeito autoridade, ao sentido do social, informao, disponibilidade para o servio, famlia, partilha do trabalho, pobreza, sexualidade, transmisso e ao respeito pela vida, dignidade da pessoa, etc. Atingir um discernimento suficiente tornou-se difcil e exige tempo.

22 LACROIX, Xavier. Le lien trois fils. Conferncia em Santiago de Compostela, durante o Encontro Internacional das ENS, Setembro 2000.
43

Fundar e construir um casal no somar, num determinado dia, duas pessoas, uma com a outra. O matrimnio um novo estado de vida onde cada pessoa se entrega outra e recebe a outra at ao fim das suas vidas. Cada um transformado pela personalidade do outro. O amor constri-se no dia-a-dia atravs de actos extremamente variados (atenes mtuas, abraos carnais, gesto do trabalho, preparao das refeies, acolhimento das visitas, educao e gesto das actividades dos filhos, gesto das crises e das reconciliaes). isto que viver na conjugalidade! No domnio da espiritualidade conjugal o tudo, j no existe. A sua realizao exige uma longa caminhada no decorrer da qual os casais se compem, se descompem e se recompem por vezes vrias vezes.

(Anotem aqui as vossas observaes)

Reflexes
A intimidade com o divino no se manifesta subitamente no casal na sequncia do efeito miraculoso das graas recebidas no dia do casamento. No somo ns que tornamos Deus presente e activo no nosso casal, na igreja e no mundo, apenas com a fora dos nossos braos e da nossa boa vontade. na medida em que dermos, em ns mesmos, espao ao Seu Filho que tudo se torna possvel. A espiritualidade conjugal requer uma fase de iniciao. Tal como necessrio muito tempo para se ser adulto, necessrio um tempo suficiente, por vezes de longos nos, para descobrir e aprender a crescer na profundidade da aliana divina. Tal como a rvore no d fruto quando pequena, necessrio dar tempo ao tempo! O amor, tal como a rvore, necessita enraizar-se profundamente para se desenvolver ao ritmo das estaes da vida e dar fruto. Compreender-se- ento que uma espiritualidade conjugal em nascimento no pode ser limitada a uma simples iniciao vida espiritual. Esta ltima certamente necessria, mas revela-se insuficiente. Seria o mesmo que contentar-se em ficar superfcie sem procurar enraizar-se em profundidade! necessrio no s trabalhar o solo que vai receber a semente, mas tambm seguir a planta
44

durante todo o seu crescimento. Esta importante busca no se faz ficando isolados, mas realiza-se dentro da equipa de casais. Porque conhecem a prpria fraqueza e porque depositam uma f indefectvel no poder do auxlio mtuo,. decidiram unir-se em equipa.23

Para nsbastou a iniciao! Com a ajuda do Conselheiro Espiritual e dos outros membros da equipa a espiritualidade conjugal cria os seus alicerces e fortifica-se pouco a pouco numa caminhada cada vez mais adulta. Se a espiritualidade tem como fonte o amor de Deus (o que h que se descobrir numa fase inicial), ela cresce e floresce progressivamente graas a uma pedagogia que iremos desenvolver mais tarde no captulo 7. Tanto o Padre Caffarel como os ltimos quatro papas estavam totalmente convencidos de que apenas uma espiritualidade conjugal bem viva e adulta podia tornar os casais capazes de regenerar e tornar atraente a f dos dias de hoje.. O tornar atraente processa-se pela seduo e no atravs de ruidosas declaraes inflamadas, nem no meio de acontecimentos extraordinrios. O Senhor disse-lhe ento: Sai e mantm-te neste monte, na presena do Senhor; eis que o Senhor vai passar. Nesse momento, passou diante do Senhor um vento impetuoso e violento, que fendia as montanhas e quebrava os rochedos diante do Senhor; mas o Senhor no se encontrava no vento. Depois do vento, tremeu a terra. Passou o tremor de terra e ateou-se um fogo; mas nem no fogo se encontrava o Senhor. Depois do fogo, ouviu-se o murmrio de uma brisa suave. Ao ouvi-lo, Elias cobriu o rosto com um manto. (1Rs 19, 11 13)

23 ENS. Carta das Equipas de Nossa Senhora.


45

O reino de Deus no est na tempestade, nem no tremor de terra, nem no fogo, mas na presena frgil, simples e concreta do testemunho de uma vida de amor, de perdo e de partilha! Este reino de Deus est no meio de ns! No precisamos de o ir procurar noutro lugar! Interrogado pelos fariseus sobre quando chegaria o Reino de Deus, Jesus respondeu-lhes: o Reino de Deus no vem de maneira ostensiva. Ningum poder afirmar: Ei-lo aqui ou Ei-lo ali, pois o Reino de Deus est entre vs. (Lc 17, 20-25) A espiritualidade conjugal est tambm em estreita relao com cada uma das etapas da vida. Em cada etapa da vida, uma voz interior leva-nos a procurar o sentido e a dar valor nossa vida quotidiana. A vida espiritual est sempre estreitamente ligada vida de um homem, de uma mulher, de um casal, com as suas esperanas, as suas possibilidades, mas tambm os seus limites, as suas pobrezas, os seus sucessos e os seus fracassos. , enfim, toda a sua histria que est em causa. Tal como as etapas que conduzem ao estado adulto, a maturidade espiritual evolui e cresce continuamente com a idade e com as necessidades das pessoas. Para nos mantermos dinmicos em cada etapa da vida, conveniente estarmos atentos aos sinais dos tempos, procurar diariamente a vontade de Deus, procurar a verdade sobre ns mesmos e experimentar o encontro e a comunho com os que nos so prximos.

Textos de Aprofundamento
O objetivo da espiritualidade conjugal: A santidade24 Somos chamados santidade, mas um santo no sobretudo, como muitos imaginam, uma espcie de campeo que realiza proezas de virtude, performances espirituais. , antes de mais, um homem seduzido por Deus. E que entrega toda a sua vida a Deus... Sois chamados santidade. E pelo casamento que deveis caminhar para ela. A santidade no apenas um objectivo mas uma atitude de vida, uma maneira de se comportar dia aps dia de acordo com os valores evanglicos, como plenitude da vida crist e experincia da caridade. responder ao apelo de Cristo: Vem e segue-me. , pois, claro a todos que os cristos, de qualquer estado ou ordem, so chamados plenitude da vida crist e perfeio da caridade.25
CAFFAREL, Henri. Sduits par Dieu . Carta mensal das Equipas de Nossa Senhora. Ano XVI n. 10 Julho 1963. 25 Lumen Gentium, n. 40.
24

46

A santidade faz referncia semelhana com Deus. Quer dizer, disponibilidade que, por graa, permite responder ao apelo santidade. A imagem de Deus, que dom gratuito aos homens, torna-se realidade quando o casal deixa o Esprito agir livremente na sua vida. O texto de Mt 5 mostra a reviravolta que Jesus opera. O Antigo Testamento fala da santidade. Jesus, tendo em considerao a santidade de Deus Pai, fala da perfeio. O convite , portanto, passar da exterioridade (santidade segundo a lei) para a interioridade (perfeio), deixando Deus agir em ns mesmos, num processo que nos torna semelhantes a Deus. O discpulo actual de Cristo salvar a sua alma ao no se evadir do mundo, mas, ao contrrio, agindo no mundo para desenvolver ao mximo as potencialidades divinas da criao. Surge ento a necessidade de um novo meio de viver a espiritualidade. Hoje em dia no basta ser santo. necessria a santidade que a nossa poca requer, uma nova santidade, tambm ela sem precedentes. A novidade que ela se tornou acessvel aos leigos que vivem os valores, as exigncias e a beleza do Evangelho, incarnando-os nas suas vidas integradas no mundo. Cidinha e Igar FEHR, ex-responsveis da Equipa Responsvel Internacional, sugerem algumas ideias importantes sobre a EC como caminho para a santidade:26 - A espiritualidade o meio pelo qual procuramos conhecer, interpretar e compreender a vontade de Deus sobre as nossas vidas e saber qual deve ser a nossa resposta no caminho da santidade. a orientao que damos nossa vida a partir dos valores revelados por Jesus Cristo. A Espiritualidade Conjugal orienta a vida a partir do facto de se viver a dois. A vida de cada um dos membros do casal, no quotidiano, na relao com o outro, e principalmente na sua relao com Deus, marcada pelo casamento. A verdadeira espiritualidade engloba todos os aspectos da vida. Ela integra na vida espiritual todos os elementos que compem a trajectria de uma vida humana: os elementos que esto espalhados numa infinidade de situaes, de actividades, de condicionamentos da vida em comum, familiar, conjugal, profissional, mesmo se por vezes os esposos esto em conflito entre si. O Padre Caffarel esteve particularmente atento a que as Equipas de Nossa Senhora no se contentassem em ser jardins de infncia para adultos. Desde a criao do Movimento, constantemente os impulsionou a comprometer-se em todos os domnios da vida e a preocupar-se com o manterem-se inventivos nas suas vidas. A espiritualidade conjugal desenvolve-se progressivamente nesta.
26 FEHR, Maria Aparecida e Igar, Falando de Espiritualidade conjugal. Petrpolis (RJ): Vozes, Coleo Nossa Famlia, N 10, 1994, pp.9-11.

47

maturidade espiritual recentemente adquirida. Cresce graas vontade de progredir em humanidade e no amor a Cristo. Por fim, tudo isto que foi sendo adquirido impulsiona os casais a responder de forma concreta ao chamamento de Deus para que se comprometam na massa da Igreja e do mundo, para serem fermento novo. Toda esta experincia acumulada ser, com efeito, capaz de regenerar o po de hoje em dia dando-lhe de novo o sabor perdido e, sobretudo, dando esperana aos que esto feridos no casal e na famlia. Bem mais do que um movimento de iniciao perfeio e santidade, os membros das Equipas de Nossa Senhora so chamados a assegurar, na Igreja e no mundo de amanh, um apostolado de renovao e de esperana.27 O sermo da montanha a expresso da maturidade espiritual!

Pistas para a Reflexo


O que mais vos interpelou no estudo deste captulo? Quando lanais para trs um olhar sobre o vosso casal, em que domnio que considerais que adquiristes uma maior espiritualidade conjugal?

A Palavra de Deus
Com a ajuda do vosso Conselheiro Espiritual, convidamos-vos a escolher a leitura que melhor se adapta vossa equipa para estudar este captulo. Podem, tambm, escolher um outro texto. Mt 5, 1 12 Mt 5, 38 48 Mt 7, 21 27 Lc 10, 38 42 Lc 18, 18 23 Gal 3, 1 5 Col 3, 12- 17 Ef 1, 3 14

27

CAFFAREL, Henri. Vocation et itinraire des quipes Notre-Dame. Em Lanneau dor. Nmero 87-88 Maio /Agosto 1959 Nmero especial Mille foyers Rome, pp. 239-256.

48

Sugestes para Crescer na Espiritualidade Crist


Por que no tirar melhor proveito dos meios que o movimento oferece? Seria bom redescobrir a dinmica dos pontos concretos de esforo.

Orao
Cada equipa pode propor uma orao diferente ou entoar um cntico religioso ou ainda recitar uma orao pessoal preparada pelo casal que recebe ou por outro casal. Ns somos dois Mas Tu ests a, Senhor, Sobre o caminho da nossa vida. Ns somos diferentes Mas, cada um ao seu ritmo, Avanamos para Ti. Aprofundando com o correr dos dias O dom total de um ao outro, Abrimo-nos ao teu Amor: Ele espera de mim uma palavra, um gesto Que lhe permita ser reconfortado e acompanhado. Espero dele um ouvido atento s minhas preocupaes, ao meu cansao. Encerrados nas prises dos nossos egosmos, Temos dificuldade em te alcanarmos, Mas sempre, a pequena chama da tua presena Liberta em ns o amor. Alimentados pela tua Palavra, Banhados pelo teu Esprito, Caminhamos para Ti. Bendito sejas TU? Deus est connosco, Emanuel Dominique (revista Aliance n 100)

49

Sexta Reunio Os Meios da Espiritualidade Conjugal


Para Preparar a Reunio
- Quais so os meios que mais vos ajudaram a progredir na vossa espiritualidade conjugal?

Introduo
importante viver a realidade conjugal do dom mtuo, no s no domnio espiritual, mas tambm no domnio material. desta forma que o casal poder estar preparado para melhor tirar proveito das condies e dos dons que tem para encontrar a felicidade. Neste quadro da espiritualidade conjugal, vivncia do dom mtuo um elemento essencial! Para progredir na vida espiritual, til no s conhecer mas tambm utilizar os meios que so indispensveis para alimentar a nossa natureza limitada no espao e no tempo. Para tanto, bom colocar-se numa atitude de orao e cuidar da formao religiosa. indispensvel pr em prtica estas duas vertentes (orao e formao) para se encontrar uma coerncia entre vida e f. Os trs pilares da pedagogia das Equipas de Nossa Senhora (orientaes de vida, pontos concretos de esforo e vida de equipa) constituem uma base slida para ajudar a crescer progressivamente na espiritualidade conjugal. Neste captulo, vamos chamar a vossa ateno para alguns meios que, entre outros, nos parecem particularmente importantes.

A Realidade dos Meios Existentes


Nota: Para vos apresentar esta reflexo, queremos propor-vos alguns pontos: - Vivemos hoje num mundo que se tornou extremamente individualista. Cada um quer conduzir a vida sua maneira. Esta tendncia diz tambm respeito vida espiritual, apesar de se poder constatar na juventude um novo impulso para a espiritualidade. - Por outro lado, vivemos agora num mundo que se deixa guiar pelos sentidos. O que se pode ver, ouvir e tocar existe, o resto no! A razo deixou de ser a via utilizada para convencer.
50

- Os jovens tencionam cada vez menos casar-se. Tm medo de se comprometer. Alguns coabitam e os casais que se querem casar fazem-no cada vez mais tarde. Como se pode ento falar de espiritualidade conjugal nestas condies? (Anotem aqui as vossas observaes)

Reflexes
Para o cristo, a espiritualidade consiste em crer na pessoa de Cristo e permitir que Ele habite e atue na sua vida. Quando falamos de espiritualidade, devemos tomar como referncia as pessoas que vivem com os dois ps na terra. Como dizia o Padre Caffarel a propsito dos casais das Equipas de Nossa Senhora: bem longe de procurar os meios para se evadirem do mundo, esforam-se por aprender como, seguindo o exemplo de Cristo, servir a Deus durante toda a sua vida na Igreja e no mundo.28 Como realizar este ideal de vida? Os mestres da vida espiritual afirmam que, para atingir esse ideal, necessrio comprometer-se em dar um passo voluntrio e seguir uma pedagogia particular, o que exige uma grande disciplina. A prtica da ascese um meio para o casal se treinar a viver cristmente a sua vida conjugal e familiar. Ela consiste em exercitar-se no amar maneira de Cristo: Os atletas impem a si mesmos toda a espcie de privaes: eles, para ganhar uma coroa corruptvel; ns, porm, para ganhar uma coroa incorruptvel. (1Cor 9, 25) Se a espiritualidade consiste em viver de acordo com o Esprito de Cristo, evidente que, sem a ajuda desse mesmo Esprito, impossvel viver assim. A nica forma de obter a cooperao do Esprito Santo atravs da orao: Pois se vs, que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do Cu dar o Esprito Santo queles que lho pedem! (Lc 11, 13). por este motivo que a orao pessoal e a orao conjugal ocupam um lugar privilegiado na pedagogia da espiritualidade conjugal.

28

CAFFAREL, HENRI. Un mot suspect . Carta mensal das Equipas de Nossa Senhora. Ano III, n 8 Junho 1950.
51

A orao ocupa um lugar privilegiado na pedagogia da espiritualidade conjugal O dilogo conjugal, a entreajuda dentro da famlia, as trocas de pontos de vista e as partilhas de experincias, a formao, so tambm meios que permitem progressos na vida do casal. Os lares cristos que desejam este progresso na sua espiritualidade integram-nos na sua vida crist.

Textos de Aprofundamento
Os trs grandes meios propostos pelo Padre Caffarel para o desenvolvimento da EC so a escuta assdua da Palavra de Deus, a Orao (individual e conjugal) e a Eucaristia.

A escuta assdua da Palavra de Deus


A Palavra de Cristo no Evangelho no somente ensinamento, mandamento, declarao de amor, mas acto. Ela opera. Esta voz que ouo ao ler o Evangelho a mesma que acalmava a tempestade furiosa, que curava a lepra, a mesma que ressuscitava os mortos, que perdoava os pecados, que gerava filhos de Deus.29 H vrias fontes e mtodos para discernir a vontade de Deus, mas todos se devem enraizar na Palavra de Deus, pois ela fonte da revelao que Deus faz de Si mesmo. A revelao pela Palavra permite ao homem caminhar para Deus, dando assim sentido vida humana. Rejeitai, pois, toda a imundcie e todo o vestgio de malcia e recebei com mansido a Palavra em vs semeada, a qual pode salvar as vossas almas. Mas tendes de a pr em prtica e no apenas ouvi-la, enganando-vos a vs mesmos. Porque,
29 CAFFAREL, Henri. Le Mystre de lEvangile. Carta mensal das Equipas de Nossa Senhora. Ano XVII n 4 Janeiro 1964.
52

quem se contenta com ouvir a palavra, sem a pr em prtica, assemelha-se a algum que contempla a sua fisionomia num espelho; mal acaba de se contemplar, sai dali e esquece-se de como era. Aquele, porm, que medita com ateno a lei perfeita, a lei da liberdade, e nela persevera - no como quem a ouve e logo se esquece, mas como quem a cumpre - esse encontrar a felicidade ao p-la em prtica. (Tg 1, 21-25)

A Orao
A orao um encontro de amor com Cristo, para o qual sou convidado. A f crist no um conjunto de crenas filosficas ou religiosas, uma adeso pessoa de Cristo que nos conduz ao Pai, no sopro do Esprito... Orar, portanto, ser ir ao encontro de Cristo. A orao um encontro frente a frente, para o qual sou convidado. 30

A Orao Conjugal
A orao conjugal um prolongamento do nosso sacramento do matrimnio. Uma das razes da orao conjugal conservar em ns a graa do matrimnio um pouco como se, todas as noites, repetssemos o sim sacramental. verdade, a orao conjugal o tempo forte do sacramento de matrimnio. Os cristos casados por vezes perguntam-se como colher as graas do seu sacramento. Sabem o que fazer para recorrer s graas prprias dos sacramentos da Penitncia e da Eucaristia, mas em relao ao matrimnio? No se deve hesitar em responder-lhes que a orao conjugal um meio privilegiado para obter do sacramento do matrimnio as graas que este reserva para os esposos. Se todas as famlias crists estivessem convencidas da importncia da orao conjugal, se, em todos estas famlias, a orao conjugal estivesse viva haveria, no mundo, um prodigioso crescimento de alegria, de amor e de graa31.

A Eucaristia
O dom do corpo de Jesus como expresso de oferenda total, comenta um autor contemporneo, torna extremamente digno o corpo humano e permite comparar a unio no matrimnio com a de Cristo com a sua Igreja. O sacramento do matrimnio, sinal da unio de Deus com os esposos, est ligado ao dom de Cristo na Eucaristia. H uma relao muito estreita entre estes dois sacramentos.
Esta citao inspirada no itinerrio proposto pela SR Frana-Sua-Luxemburgo no encontro de frias de Massabielle - 28 Julho a 3 Agosto 2002 sobre os ensinamentos do Padre Caffarel. 31 CAFFAREL, Henry. La prire conjugale. Carta mensal das ENS. Nmero especial Maro 1962.
30

53

A minha concluso ser breve, diz o Padre Caffarel, uma frase! O matrimnio a admirvel inveno de Cristo para que a Eucaristia seja vivida a dois.32 O sacramento da reconciliao, em que se manifesta a misericrdia e o perdo de Deus, uma enorme fonte de graa. tambm um instrumento interessante porque abre portas reconciliao e abnegao do casal na sua busca de equilbrio e coerncia entre f e vida.

Os outros meios de formao


Para crescer na espiritualidade, aconselha-se aos esposos que adoptem e mantenham uma atitude de disponibilidade e de procura, no apenas no que diz respeito ao aprofundamento da f, mas tambm em relao a tudo o que se refere aos diversos aspectos da vida familiar, social, pastoral e profissional. Todos os outros meios acima propostos seriam vazios de sentido se no conduzissem a uma vivncia concreta. Sobretudo no se deve ter medo de correr o risco de se comprometer a assumir responsabilidades no Movimento, na Igreja e no mundo. a partir do momento em que se assume esse risco, esse estado de pobreza, que o Esprito do vosso Pai falar por vs (Mt 10, 20) e que seremos o reflexo do Pai para todos aqueles que nos criticam e para todos aqueles que tudo ignoram da Boa Nova do Matrimnio.

Pistas para Reflexo


Estais conscientes da dificuldade de viver a espiritualidade sem a ajuda de uma comunidade de f? Sois capazes de pr em comum a vossa prpria experincia de Deus? Quais foram os meios que mais vos ajudaram na vossa caminhada para uma espiritualidade conjugal? . .

32

CAFFAREL, Henri. Mariage et eucharistie. Em LAnneau dOr le mariage, route vers dieu. Nmero especial 117-118 Maio/Agosto 1964, pp. 242-265.

54

A Palavra de Deus
Com a ajuda do vosso Conselheiro Espiritual, convidamos-vos a escolher a leitura que melhor se adapta vossa equipa para estudar este captulo. Podem, tambm, escolher um outro texto. Jo 1, 30-31; 35-42. Mt 6, 5-13. Lc 11, 1-13. Lc 11, 27-28. Jo 13, 1-15. 1 Jo 2, 3-11. 1 Jo 5, 14-17

Sugestes para Crescer na Espiritualidade


Preparem um projecto para progredir na escuta da Palavra de Deus e na frequncia dos sacramentos.

55

Orao Final
Cada equipa pode propor uma orao diferente ou entoar um cntico religioso ou ainda recitar uma orao pessoal preparada pelo casal que recebe ou por outro casal.

(Salmo 42) R./ A minha alma tem sede de Ti, Senhor meu Deus Como suspira a cora pelas guas correntes, assim a minha alma suspira por ti, Deus. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo! Quando poderei contemplar a face de Deus? Dia e noite as lgrimas so o meu alimento, porque a toda a hora me perguntam: Onde est o teu Deus? Quero dizer a Deus: Tu s o meu protector, porque te esqueces de mim? Porque hei-de andar triste sob a opresso do inimigo? Porque ests triste, minha alma, e te perturbas? Confia em Deus: ainda o hei-de louvar. Ele o meu Deus e o meu salvador.

56

Stima Reunio As Equipas de Nossa Senhora Escola de Espiritualidade Conjugal


Para Preparar a Reunio
- claro, para cada um dos membros do casal, que as ENS so uma escola de formao e de permanente crescimento da vida espiritual? - Se algum vos perguntasse o que que aprenderam nas ENS, o que lhe responderiam?

Introduo
Os casais das ENS tm a possibilidade de viver numa escola de espiritualidade conjugal que os ajuda a progredir na prtica da orao, no dilogo conjugal, na entreajuda humana e espiritual, no discernimento prticas que constituem incarnao dos valores evanglicos na vida pessoal, conjugal, familiar, profissional e nos seus compromissos pastorais. So muitas as razes que nos permitem afirmar que as ENS foram e continuam a ser um autntico carisma (dom excepcional) dado por Deus Igreja: Pela inspirao e a ajuda do Esprito Santo que foram dadas ao Padre Caffarel e aos casais das primeiras equipas, que lhes permitiram traar um caminho de descobertas extraordinrias das riquezas do matrimnio cristo. Foi um dom para aqueles que lanaram as primeiras bases mas tambm para todos os que seguiram os seus passos.

Pela pedagogia que foi elaborada e afinada pelo Padre Caffarel e pelos primeiros casais. Essa pedagogia foi sendo progressivamente desenvolvida e aprofundada por aqueles que se seguiram, adaptando-a aos novos tempos e s novas culturas, mantendo-se sempre fiel ao carisma fundador.

Pelo acolhimento e posteriormente pelo apoio da hierarquia da Igreja que encorajou a difuso do Movimento.
57

A Realidade
Nota: Tentai fazer agora um exerccio de discernimento sobre a realidade em que viveis concretamente, no vosso pas, na vossa regio, na vossa parquia; isto , no ambiente em que viveis. Tentai analisar com lucidez a vossa situao e tentai sobretudo formular aquilo que, no domnio da formao da espiritualidade , para vs, problema ou vos enche de esperana. Como introduo a essa reflexo, sugerimos alguns pontos: - Num mundo em que o conceito de amor como dom se si mesmo posto em causa, em que a instituio do matrimnio e o valor da famlia so muitas vezes negados em proveito de novas formas de unio e de vida em comum, em que a moral sexual da Igreja contestada, o que que as Equipas de Nossa Senhora vos podem, concretamente, trazer? - Muitas pessoas casadas, mesmo catlicas, vivem hoje em dia a sua espiritualidade de uma forma individual, cada um para seu lado. Nos locais onde a pastoral familiar ainda reduzida preparao para os sacramentos ( esse o vosso caso?), que ajuda nos pode trazer para a pastoral familiar a pedagogia das ENS? - necessrio tomar conscincia que, fortalecidos com as grandes riquezas recebidas, os casais cristos so chamados a um autntico ministrio na pastoral do casal e da famlia junto de todos os casais. Verifiquemos se cada um de ns tem essa conscincia e de que maneira que somos os ps e as mos, o corao e os olhos, os ouvidos e os lbios da Igreja nos stios onde vivemos? Troquem impresses sobre as vossas experincias concretas. - O mtodo e a pedagogia das ENS so exigentes, mas claro que ningum obrigado a entrar e a permanecer nas Equipas. Temos todos que jogar o jogo francamente e verificar se na equipa se cede tentao de cair numa mentalidade com tendncia a rejeitar tudo aquilo que pede um esforo na aplicao da pedagogia do Movimento. (Anotem aqui as vossas observaes)

58

Reflexes
Convm deixar claro que a iniciao pedagogia das ENS se realiza no pela obedincia a princpios religiosos mas antes pela seduo da partilha mtua. Acolher a riqueza da diversidade dos outros e oferecer o fruto das suas prprias descobertas uma experincia extraordinria de confiana e de partilha das experincias de vida. neste contexto que o progresso se vai operando, pois toda a pedagogia das ENS centrada na progressividade. Essa pedagogia foi sendo elaborada pouco a pouco para ajudar os casais a iniciarem-se numa vida crist de casal e a fazer progredir a sua espiritualidade conjugal; ela no se adquire de forma espontnea, antes se vai construindo e exige, por parte do marido e da mulher, esforos continuados. Os trs pilares da pedagogia das ENS so: Os pontos concretos de esforo (PCE), Uma vida de Equipa, As orientaes de vida.

Esses trs pilares tm como objectivo ajudar os casais a adoptar trs atitudes fundamentais: A procura assdua da vontade de Deus A procura da verdade sobre ns mesmos Ter a experincia do encontro e da comunho.

H vrias etapas na evoluo da espiritualidade do casal, as quais esto ligadas no somente idade das pessoas e ao nmero de anos de casamento, mas tambm aos ciclos de vida do casal e ao estado de desenvolvimento da espiritualidade de cada um. Como j vimos em captulos anteriores deste tema, cada tipo de espiritualidade tem uma pedagogia que lhe prpria. A espiritualidade das ENS prope uma pedagogia particular e original para casais cristos casados. Num primeiro tempo essa pedagogia articula-se sobre a descoberta progressiva, em equipa, dos extraordinrios recursos positivos que o casamento cristo possui. Num segundo tempo, graas prtica da orao, da partilha, da escuta da Palavra de Deus, graas aos esforos efectuados, em liberdade, com a vontade de encontro, de entreajuda e de comunho, podem os casais da equipa progredir concretamente para uma felicidade mais verdadeira, mais profunda e mais comunicativa.
59

O progresso que se adquire conduz ao compromisso dos casais na massa da Igreja e do Mundo, como um fermento novo capaz de regenerar o po dos nossos dias e de dar de novo esperana aos que sofreram ferimentos no amor e na famlia. As ENS so, pois, uma verdadeira escola que ajuda os casais a viver melhor o seu ideal. Nessa escola todos os casais so, por sua vez, alunos e professores pois graas partilha de experincias e entreajuda que eles progridem, quer na sua instruo quer, sobretudo, a melhor compreender aquilo para que so chamados. A participao nesta escola pede-lhes que adoptem uma atitude dinmica que os torne capazes de se dar aos outros e deles receber, com toda a humildade. Tal como a pedagogia est assente em 3 pilares fundamentais, tambm a mstica das equipas, no seu sentido profundo, se apoia em trs pilares: As reunies de equipa, sempre em nome de Cristo, porque uma equipa mais do que uma comunidade humana; A entreajuda espiritual e material entre os casais, para se apoiarem mutuamente nos seus esforos; O testemunho, para mostrar no meio em que vivem que a espiritualidade conjugal um caminho que conduz ao verdadeiro amor, felicidade e santidade. Com efeito, no somos cristos para ns mesmos mas para os outros.

Os membros das ENS esforam-se assim por aprofundar o seu sacramento do matrimnio, descobrindo o seu significado profundo e o que ele acarreta. Pedem a ajuda de um padre, que no somente um conselheiro espiritual, mas exerce a sua funo sacerdotal: Torna presente Cristo como Cabea do Corpo. O sacerdote na equipa ajuda os casais na orao, na formao sobre a espiritualidade e no discernimento, que tambm uma das funes da equipa. O padre um elo de estreita ligao entre a Igreja e a equipa com os seus membros: Cabe aos sacerdotes, devidamente informados acerca das realidades familiares, auxiliar a vocao dos esposos na sua vida conjugal e familiar por vrios meios pastorais, [...] devem ainda fortalec-los, com bondade e pacincia, nas suas dificuldades e reconfort-los com a caridade, para que assim se formem famlias verdadeiramente irradiantes. (Gaudium et Spes n. 52). O conselheiro espiritual o homem da Palavra de Deus que ajuda os equipistas a acolh-la e a deixar-se transformar por ela. tambm o homem do discernimento, aquele que traz equipa simultaneamente uma viso independente e uma experincia espiritual til para melhor descobrir o sentido dos chamamentos do Senhor.
60

Por seu lado, o conselheiro espiritual tambm se enriquece no contacto com os casais que esto inseridos na vida concreta de casal e de pais, na profisso e na vida apostlica de leigos. So muito apreciados nas equipas esses momentos privilegiados de partilha e de amizade. Como testemunham numerosos conselheiros espirituais, o padre encontra no seio da equipa afectividade e os efeitos benficos que decorrem da amizade e da descoberta mais imediata das realidades da vida conjugal e familiar. Essa colegialidade um estmulo e um apoio para a sua vida pessoal e para a sua aco pastoral. A aprendizagem do discernimento faz-se pelo dilogo conjugal e nos tempos da reunio de equipa denominados de Pr em Comum e Partilha, bem como por ocasio do Retiro Anual. E nesse discernimento, o conselheiro espiritual tem tambm um papel importante pois pode esclarecer textos do Evangelho e participar activamente na formao das conscincias. Retomando a bela expresso do papa Paulo VI: No seio da equipa Ele aquele que ajuda a pensar e querer o que justo, para agir de forma justa. A Organizao do Movimento vela pelos aspectos da ligao, da animao e da difuso. As tarefas de responsabilidade no Movimento so indispensveis para manter o dinamismo espiritual dos casais e o seu testemunho, assegurando a fidelidade ao carisma fundador e Igreja. Devem tambm os responsveis motivar para o aprofundamento da mstica e para o discernimento dos sinais dos tempos.

Textos de Aprofundamento
O texto seguinte um excerto do documento A Espiritualidade Conjugal, preparado por uma Equipa Satlite da ERI (Cap.VII N. 7). Tambm se recomenda a leitura do Guia das Equipas de Nossa Senhora (Cap IV pargrafos d), e), f) e g). A Imagem das Equipas de Nossa Senhora hoje Os casais que querem construir o projecto de viver mais concretamente o ideal cristo do seu baptismo e do seu matrimnio, sentem profundamente em si mesmos a necessidade, e tambm como que um apelo, de reagir face ao vazio actual provocado pelo individualismo e relativismo ambiente. Mas, no contexto actual, os casais das ENS experimentam em cada dia a fragilidade da sua boa vontade, pois sofrem o isolamento numa sociedade que se tornou cada vez mais pluralista e, por vezes, at mesmo hostil a qualquer forma de espiritualidade.
61

Os que se integram nas ENS, pretendem formar equipa com outros casais que partilham a sua anlise e tm o mesmo desejo de viver esse ideal. Decidem reunir-se uma vez por ms, em nome de Cristo Ressuscitado, se possvel com um padre que os ajude a reflectir, a fazer as escolhas certas e a comprometer-se a seguir esse Jesus Ressuscitado. Descobrem progressivamente que a equipa um lugar privilegiado, onde cada um pode ser reconhecido na sua singularidade e diversidade, quaisquer que sejam a idade, o sexo, a educao, o carcter, as fraquezas, os conhecimentos, o meio social e a nacionalidade de cada um. Estes casais aprendem a rezar uns com os outros e uns pelos outros. Fazem a experincia do poder e da eficcia da entreajuda fraternal quando, juntos, rezam, aprofundam os seus conhecimentos religiosos, partilham as suas alegrias, as suas preocupaes e as suas aflies, os seus projectos e a sua vontade de construir os seus progressos, humano e espiritual. Graas a esta extraordinria experincia, tendem a descobrir, gradualmente, que so amados de modo particular por Cristo e pelo Pai; a sentirem-se chamados a amar cada vez mais; a procurar fazer do Evangelho a regra da sua vida de casal, da sua vida de famlia, da sua vida social e profissional. Com a ajuda dos outros casais da equipa, comprometem-se a progredir juntos em direco a este ideal de vida. Convictos das graas que receberam, sentem o apelo a comprometerem-se pessoalmente ou em casal em apostolados concretos que lhes permitem realizar a sua misso de cristos. Procurando permanecer fiis a este ideal, os casais das ENS adoptam uma pedagogia particular. Obrigam-se, com toda liberdade a fazer um esforo especial em relao a alguns pontos concretos de esforo que lhes foram propostos: frequncia regular do Evangelho, orao quotidiana, orao conjugal e, se possvel, familiar, dilogo conjugal (dever de se sentar mensal), retiro anual (juntos ou para cada membro do casal), uma regra de vida. Os casais comprometem-se, num primeiro momento, a experimentar e depois a viver, da forma mais leal possvel, a vida de equipa e, portanto, a partilhar a prpria vida do movimento que, por sua vez, uma equipa de Equipas que vivem em comunho. Mas o que estes cristos casados recebem no para ser guardado para si prprios mas sim para o dar aos outros. por isso que eles, alm de praticarem entre si a entreajuda material e espiritual, sentem a necessidade e a motivao para procurarem tambm praticar a hospitalidade acolhedora e generosa para com todos os que sofrem e que conhecem dificuldades no seu amor e tambm aspiram a uma verdadeira vida ao ser reconhecidos como filhos de um mesmo Pai.
62

Rembrant mostrou-nos que o Pai tem os braos do Casal Segundo os estudos sobre a pintura de Rembrant, observa-se que as duas mos do Pai correspondem a uma mo masculina e a outra feminina. Onde quer que estejam e quando possam, devem assim exercer um verdadeiro ministrio na pastoral do casal e da famlia. Respondem, deste modo, aos apelos do Papa, dos seus bispos e dos seus padres.

Pistas para a Reflexo


Tentai exprimir aquilo que mais prendeu a vossa ateno e mais vos interpelou neste captulo do tema. Como podemos progredir na preocupao de transmitir, na nossa equipa e fora dela, aquilo que temos recebido no Movimento? Em que que nos podemos entreajudar mutuamente nessa transmisso? Em que podemos melhorar na nossa vida de equipa? O que devemos fazer para nos ajudarmos mais nesse progresso?

63

Palavra de Deus
Com a ajuda do vosso Conselheiro Espiritual, convidamos-vos a escolher a leitura que melhor se adapta vossa equipa para estudar este captulo. Podem, tambm, escolher um outro texto. Act. 2, 42. 44 - 47; 4, 32.34-35 1 Jo 4, 7-11 1 Cor 12, 4-11 1 Cor 12,31-32

Sugestes para Crescer na Espiritualidade Conjugal


Para cada semana escolham um dos pontos da pedagogia das ENS para estudar mais em profundidade a sua mstica e a sua utilidade, utilizando a documentao editada pelo Movimento

Orao
Cada equipa pode propor uma orao diferente ou entoar um cntico religioso ou ainda recitar uma orao pessoal preparada pelo casal que recebe ou por outro casal. Cristo no tem mos, A no ser as nossas mos Para fazer hoje o Seu trabalho; Cristo no tem ps A no ser os nossos ps Para conduzir os homens no Seu caminho; Cristo no tem boca A no ser a nossa boca Para falar Dele aos homens Cristo no tem ajuda A no ser a nossa ajuda Para trazer os homens para o Seu lado Ns somos a nica bblia Que os povos ainda lem Ns somos a ltima mensagem que Deus Escreve em actos e palavras.
64

Annimo do sculo XIV

Oitava Reunio As Responsabilidades da Espiritualidade Conjugal


Para Preparar a Reunio
- Qual o papel do casal cristo no mundo de hoje? - Estamos conscientes do nosso papel evangelizador? - O que podemos fazer nesse sentido?

Introduo
A vida crist exige uma participao activa na evangelizao. Cristo pediu aos seus apstolos: 2Ide, pois, fazei discpulos de todos os povos. (Mt 28, 19). O que est em causa saber como faz-lo no mundo de hoje, j que os meios tradicionais aparentam j no serem convincentes. Por outro lado, preciso ter em considerao que o nosso mundo individualista se afasta cada vez mais da Igreja, em que a cultura moderna recusa qualquer forma de autoridade vinda das instituies. Face a esta realidade colocam-se numerosas questes: no seria suicidrio procurar adaptar a religio a esta nova cultura? Como no perder a nossa identidade de cristos? Como, com uma nova forma de expresso, comunicar hoje a nossa f sem perder a prpria essncia do Cristianismo? E para ns, casais cristos, qual seria exactamente o nosso papel evangelizador? Neste captulo queremos chamar a ateno para alguns pontos que nos parecem importantes para que cada casal cristo se possa comprometer de uma forma eficaz na difuso do Reino de Deus. De facto temos, nas Equipas de Nossa Senhora, a oportunidade extraordinria de experimentar e de viver a espiritualidade conjugal, com a ajuda de uma comunidade de f (a equipa). um tesouro incomparvel que no podemos guardar para ns mesmos. O Padre Caffarel inicia o seu artigo sobre o casal Apstolo recordando que: O sacramento do matrimnio faz do casal uma comunidade no s cultural mas tambm apostlica. o mesmo que dizer que o casal cristo deve colaborar de uma forma adequada e insubstituvel para a edificao do Corpo Mstico.

65

A Realidade
Nota: Tentai fazer agora um exerccio de discernimento sobre a realidade tal como a viveis concretamente no vosso pas, na vossa regio, na vossa parquia, isto , no ambiente em que viveis. Tentai analisar com lucidez a vossa situao e tentai sobretudo equacionar tudo o que, no domnio das responsabilidades da espiritualidade conjugal, vos coloca problemas e/ou vos enche de esperana. Como introduo a essa reflexo, sugerimos alguns pontos: - De uma forma geral, tanto os cristos como os no cristos persistem em confundir a Igreja com a hierarquia, esquecendo que ela congrega todos os baptizados. - Hoje em dia, a f um elemento no meio de muitos outros no mercado das preferncias. Pode-se escolher alguns elementos e deixar ficar os outros: pode-se ser crente e ao mesmo tempo no praticante, ateu e casar-se na Igreja, crente e viver com um relativismo moral. Esta mentalidade um dos mais graves problemas com que se confronta o cristianismo de hoje em dia: uma f sem compromisso, uma f dissociada da vida.

No procurem o caminho da felicidade no mercado das vossas preferncias! A nica boa direco a que nos foi dada por Cristo
- As novas geraes j no so educadas e socializadas na religio.. A sociedade civil torna-se cada vez mais secularista, desclericaliza-se e obriga assim o cristo a ser testemunha da sua f de forma mais convicta. J no se cristo pelo nascimento, tornamo-nos cristos por convico.
66

- O Magistrio tomou conscincia da importncia do casal e da famlia na construo do mundo de amanh. Reconhece igualmente o aparecimento de novos carismas por parte dos leigos como uma manifestao da presena do Esprito Santo e a emergncia de possveis novos apostolados de leigos no mundo de hoje. (Anotem aqui as vossas observaes)

Reflexes
De que forma podem as Equipas de Nossa Senhora, comunidade viva de casais, dar uma resposta convincente e apelativa s questes que se colocam ao mundo de hoje? Vivemos hoje em dia uma situao que no est muito distante da que foi vivida pelas primeiras comunidades crists. Estas estavam mergulhadas num ambiente caracterizado pela predominncia de uma cultura pag. No ser, portanto, exagerado definir a nossa situao actual como neo-pag. Segundo os bispos latino-americanos reunidos em Aparecida, no Brasil, apenas se pode ser discpulo em comunidade (Cfr. 278d). Por natureza o discpulo no vive isolado. No pode viver a sua vocao de uma forma privada. Mesmo se a cultura actual tem uma grande pendncia para o subjectivismo e para o individualismo consumista, e mesmo que a fora egosta do corao humano procure viver para si mesmo, o discpulo de Cristo deve viver em comunidade, quer dizer, em Igreja, enquanto elemento do Corpo de Cristo. Ele membro do Corpo de Cristo com Cristo na cabea e os outros membros para formar o corpo (Col. 1,18).33 Os evangelistas descreveram a histria da pequena comunidade de Jesus com os seus doze apstolos. Ao ler os Actos dos Apstolos, vemos como Paulo, que foi expulso das sinagogas, foi obrigado a inserir-se num lugar diferente. Tendo comeado por ficar em casa de famlias crentes, e depois em famlias pags, que iam transformando as suas casas em lugares destinados ao anncio do Evangelho.
33 Monsenhor Hctor Cubillos P. O discpulo missionrio, de acordo com o documento da. Aparecida. Conferncia feita no decorrer do Primeiro Encontro das ENS da Colmbia em. Bogot, em Agosto 2011.
67

Notemos que o principal papel de Paulo no foi a pregao mas sim o anncio do seu testemunho pessoal como pessoa chamada por Cristo. Paulo converteu a comunidade familiar ao transformar valores pagos, naturais e humanos em valores cristos, ou dito de outra forma, transformando simples famlias pags em verdadeiras comunidades crists. A nossa estratgia no deve, portanto, ser diferente da que foi utilizada pelos primeiros cristos: inserirmo-nos nos lares e nas famlias para impregnar a sua cultura de valores evanglicos. Esta difuso do Evangelho no pode ser nem para as massas, nem discursiva, tem de ser viva. por isso que se torna necessrio inculturar o Evangelho nos diferentes domnios da vida humana, transformando a partir de dentro as conscincias, as culturas, os costumes com a fora e a luz do Evangelho. No Guia das Equipas de Nossa Senhora podemos ler: os membros das Equipas de Nossa Senhora vivem no mundo de hoje, fazem plenamente parte dele e querem ser fermento na massa. por isso que precisam de discernir continuamente os sinais dos tempos para descobrir a nova realidade e as necessidades que ela implica para os casais de hoje. Discernir os sinais dos tempos reconhecer e interpretar a evoluo das aspiraes e das necessidades das mulheres e dos homens do nosso tempo, mais precisamente descobrir junto das pessoas de cada gerao as questes que mais as angustiam, as aspiraes mais profundas e os desesperos mais frustrantes. igualmente importante lanar um olhar lcido sobre os acontecimentos que ocorrem na sociedade. No podemos ficar indiferentes face a estas realidades, uma vez que somos chamados a ser fermento na massa (Mt 13,33). O fermento na massa uma minoria, o que no quer dizer que seja marginal! Se bom, este fermento far crescer toda a massa em conjunto. Tambm o sal, que uma nfima minoria no po, lhe d todo o sabor! Membros das ENS, devemos estar plenamente conscientes da urgncia e da exigncia da nossa vocao crist para responder rapidamente ao apelo de Cristo de sermos sal da terra, luz do mundo e fermento na massa. Devemos estar plenamente conscientes de que, casais cristos, estamos totalmente inseridos no seio da sociedade. A famlia reconhecida como clula base da sociedade pela maioria dos socilogos. Somos chamados a dar testemunho da nossa f, do nosso amor e da nossa esperana num mundo que navega sem direco nas guas do individualismo. No podemos ficar de braos cruzados perante a necessidade do anncio da Boa Nova do matrimnio cristo a todos os casais, quer sejam casados, noivos, adeptos da coabitao ou casados civilmente. Temos o dever
68

de lhes proporcionar a oportunidade de descobrir o matrimnio cristo como caminho de amor, de felicidade e de santidade. este o nosso povo como diz Jean Vanier. No faamos das equipas jardins-de-infncia de adultos bem-pensantes, mas sim grupos de voluntrios ao servio da Igreja e da sociedade. Por outro lado, muito claro que o nmero de divrcios e de separaes aumenta de forma exponencial. Estes doentes do amor so os casais frequentemente abandonados beira da estrada. No podemos excluir do nosso povo esses casais em dificuldade, os divorciados e os divorciados recasados. Por vocao e como consequncia da nossa formao, somos desafiados a fazer com que, tambm eles, possam encontrar no seu caminho testemunhos da ternura e da misericrdia de Deus, usando a expresso de Joo Paulo II.34 Em sntese, devemos dar testemunho de que Cristo o nico que pode dar um sentido nossa vida, tanto como pessoas como enquanto casais. dando testemunho desta verdade que podemos contribuir eficazmente para a construo do Reino de Deus na nossa sociedade e tornarmo-nos sinais da nova civilizao do amor!

Textos de Aprofundamento
O homem e a mulher, unidos no amor, so a parbola viva da comunidade divina Para o Padre Caffarel, h quatro dimenses que caracterizam a misso dos casais cristos:35 A santificao recproca Diz-nos o Padre Caffarel que , antes de mais, junto do nosso cnjuge que Deus quer que sejamos seus colaboradores! E recorda-nos o que Pio XI escreveu em Casti Connubii: esta mtua formao interior dos cnjuges, esta aplicao assdua no aperfeioamento recproco, pode dizer-se que causa primeira e razo de ser do matrimnio, no se considerando j o matrimnio, no sentido mais restrito, como a instituio destinada procriao. A feliz iniciativa de um jovem casal em que cada um se responsabiliza espiritualmente pelo outro no
O Movimento das ENS tem uma orientao definida a este respeito. As ENS esto voltadas para os casais comprometidos pelo sacramento do matrimnio. No entanto, deve-se notar que no ao Movimento que o Papa lana este apelo, mas aos equipistas que somos. Assim, este. acompanhamento pelos equipistas pode manifestar-se de diversas formas e de acordo com. diversas iniciativas. Portanto, a ns equipistas que cabe dar uma resposta a esse apelo! 35 CAFFAREL, Henri. Le foyer aptre. LAnneau dOr Le mariage, ce grand Sacrement. Nmero especial 111-112 Maio/Agosto 1963, pp. 257-271.
34

69

, portanto, um luxo. uma misso, uma misso divina. Pelo sacramento do matrimnio vs constitus-vos responsveis pela santificao do vosso cnjuge, seguindo o exemplo de Cristo que incarnou e se assumiu como responsvel pela salvao da humanidade. Ento, sentem-se responsveis pelos progressos espirituais do vosso cnjuge? A procriao e a educao dos filhos No que se refere s vossas actividades procriadoras e de educadores, ser conveniente voltar a falar em ministrio. [] Est a um ministrio de primeiro plano. Esta misso que a vossa mesmo no plano natural foi confirmada e sobrelevada por Cristo. Ele concedeu-vos poder e graa para poderem santificar os vossos filhos. Confiou-vos o cuidado de serem junto deles testemunhas e profetas do seu amor salvfico. A forma inicial de contriburem para a santificao dos vossos filhos amando-os com grande ternura, ajudando-os a desabrochar e colaborando nesse desabrochar. Isso no obsta a que, vs progenitores, tenhais de transmitir a Palavra de Deus aos vossos filhos. Atribu uma grande importncia aco educadora do lar enquanto tal, atmosfera familiar. Para conduzir uma criana sua dimenso de adulto espiritual necessria a aco conjunta do pai e da me para o fazer nascer e elevar-se. Escutem o que Cristo vos diz: convosco e por vs, pais, que quero multiplicar e formar novos filhos do Pai do Cu. So capazes de dar um testemunho da vossa experincia sobre este assunto na reunio de equipa? O apostolado no lar As vossas riquezas so de duas naturezas: as riquezas humanas e as riquezas da graa. Primeiro as riquezas humanas. A primeira, origem de todas as outras e a mais preciosa: o vosso amor conjugal embora seja necessrio que esteja vivo. [] O lar cristo no se contenta com o oferecer as suas riquezas humanas, de deixar entrever atravs delas as grandes verdades: distribui aos seus hspedes as riquezas da graa de que vive. A sua grande riqueza espiritual a presena de Cristo que faz dessa pequena comunidade familiar uma pequena igreja, de acordo com a expresso de S. Joo Crisstomo. Quando dois ou trs estiverem reunidos em meu nome, estarei no meio deles, diz o Senhor. [] Feito este rpido inventrio das vossas riquezas humanas e espirituais, sois capazes de compreender que se possa dizer do lar cristo que um instrumento de apostolado extremamente eficaz. Quem vos recebe, a mim recebe; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou. (Mt 10, 40)
70

Que experincias tm neste domnio? O apostolado fora do lar Mas o apostolado no apenas levar um testemunho e um esplendor, tambm uma tarefa. H actividades apostlicas que marido e mulher podem empreender e desempenhar em conjunto. Algumas exigem mesmo que ambos se dediquem a elas: formao de noivos, acolhimento de catecmenos, ajuda aos jovens casais, apoio aos casais desunidos So tambm convidados a partilhar as vossas experincias de apostolado no domnio da pastoral familiar.

Pistas para Reflexo


O que descobristes em especial neste captulo? Partilhai as reflexes que fizestes durante a vossa conversa em casal.

Ponde em comum as experincias que vivestes no contexto do vosso trabalho, no vosso bairro, na vossa cidade, no vosso meio. Refleti em equipa sobre qual deveria ser o papel do lar cristo no mundo descristianizado de hoje.

A Palavra de Deus
Com a ajuda do vosso Conselheiro Espiritual, convidamos-vos a escolher a leitura que melhor se adapta vossa equipa para estudar este captulo. Podem, tambm, escolher um outro texto. Mc 16, 16-18 Jo 15, 12-17 Act 1, 6-11 Cor 7, 12-24 1 Ts 5, 12-22

Sugestes para Crescer na Espiritualidade Crist


A partir das concluses deste captulo, cada um de vs pode escolher uma regra de vida que vos ajude a comprometer-vos de uma forma concreta na evangelizao do mundo que vos rodeia.
71

Orao
Cada equipa pode propor uma orao diferente ou entoar um cntico religioso ou ainda recitar uma orao pessoal preparada pelo casal que recebe ou por outro casal.

Orao pela Paz (S. Francisco de Assis) Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa paz; Onde houver dio, que eu leve o amor; Onde houver discrdia, que eu leve a unio; Onde houver dvidas, que eu leve a f; Onde houver erros, que eu leve a verdade; Onde houver ofensa, que eu leve o perdo; Onde houver desespero, que eu leve a esperana; Onde houver tristeza, que eu leve a alegria; Onde houver trevas, que eu leve a luz. Senhor, fazei com que eu procure mais Consolar, que ser consolado; Compreender, que ser compreendido; Amar, que ser amado; Pois dando que se recebe; perdoando que se perdoado; E morrendo que se vive para a vida eterna.

72

A Reunio de Balano
A ltima reunio do ano uma reunio de balano. Ela proporciona, a todos os componentes da equipa, a oportunidade de reflectir e fazer o ponto de situao, abertamente e com esprito cristo, sobre o seu itinerrio, os seus progressos ao longo do ano que termina e tambm preparar o ano seguinte (Guia das ENS)

Para Preparar a Reunio


No esprito da citao acima, poder-se- aproveitar a preparao da Reunio de Balano para fazer uma reviso de vida sobre o que correu bem e menos bem na vida do casal e na vida de equipa. Em casal Comecemos por conversar sobre o que entendemos por maturidade espiritual. .

Sentimos que progredimos na nossa espiritualidade conjugal? Em que aspectos sentimos que progredimos mais?

Em equipa Que avaliao faz da qualidade da partilha na equipa? . Essa partilha tem servido de incentivo ao vosso progresso? Que receberam dos outros casais? O vosso conselheiro espiritual contribuiu para o vosso crescimento?. Em qu? Quando?

No Movimento O Movimento (Sector, Regio, Provncia, SR, ERI) props ocasies de encontros, de formao catequtica ou de aprofundamento da pedagogia do Movimento? Puderam aproveitar essas ocasies? Tiveram efeito no vosso progresso?
73

Introduo
Quando nasce um projecto de unio entre um homem e uma mulher estes procuram necessariamente conhecer-se melhor para criar laos de grande cumplicidade. Do mesmo modo, para crescer na espiritualidade conjugal crist necessrio procurar uma grande intimidade do casal com a pessoa e a mensagem de Jesus Cristo. Amar a Cristo, aderir ao Seu Evangelho, representa a entrada de Deus na vida duma pessoa e portanto tambm na vida de um casal. Essa entrada no se d somente como uma ideia mas sobretudo como presena real duma pessoa viva. O amor divino pode assim participar directamente no amor conjugal dos cnjuges. isso a espiritualidade conjugal. A vida de equipa e em especial a reunio de equipa so meios preciosos para o crescimento na espiritualidade conjugal. Chegados ao fim deste ano de trabalho em equipa eis uma boa ocasio para fazer, em casal e em equipa, um balano do nosso progresso espiritual.

O Objectivo
Trata-se de realizar em equipa uma reviso sria e serena do ano que passou, no que respeita em particular ao progresso na espiritualidade conjugal, isto , no amor a Cristo e na adeso ao Seu Evangelho. Como o prprio nome indica esta uma reunio de avaliao e de projeco. certo que o assunto da reunio se refere aos aspectos da vida de cada casal mas ela destina-se, igualmente, a avaliar a vida da equipa, a qual se trata de proteger, fortificar e, se necessrio, corrigir.

Textos de Aprofundamento
No tenho a inteno de vos propor aqui um vasto exame de conscincia: no casal, na parquia, na profisso, no pas, na Igreja, sou um parasita ou um bom operrio? No seria srio tratar problema to importante num curto bilhete Mais modestamente, quero convidar cada casal a que se interrogue: porque que entrei para as equipas? Para receber ou para dar? Em seguida, dirigindo-me a cada equipa: porque que aderiram ao movimento? Foi unicamente para obter temas de trabalho j feitos, receber um boletim, aproveitar a experincia dos outros? Se assim for, no esto no lugar certo. () Mas se me responderem: queremos participar na grande tarefa empreendida pelas Equipas de Nossa Senhora, instaurar o reino de Cristo nos casais, fazer com que a santidade se enraze em pleno mundo moderno e no seja o privilgio dos monges, formar operrios da Cidade, apstolos robustos de Cristo. Ento estaro na linha. A vossa equipa ser til a todos.
74

() Tendo apanhado bem o esprito das equipas no tero dificuldade em aderir sua disciplina. A vossa reaco no ser: essa regra incomoda-nos, insurgimo-nos; mas a vossa reaco ser: essa obrigao til ao bom andamento do Movimento; ento sero bons jogadores. (Pe. Henri Caffarel - Spiritualit de Chaisire) Ele no se situa em frente do Movimento como um locatrio em frente do proprietrio, o sindicalista em frente do patro mas sabe que , e quer ser, membro de um vasto todo. Ele sabe que e quer ser responsvel do todo, solidrio com todos: pensa ns. No se dessolidariza jamais, quer o Movimento se reduza quer progrida. Um movimento vivo um movimento que se constri cada dia graas aco de cada um dos seus membros. No concreto, cada um assume uma responsabilidade que lhe prpria, segundo as suas aptides, os seus recursos, o seu tempo, a sua generosidade. Um Movimento desliza para a morte quando os seus aderentes passam duma mentalidade de construtores para uma mentalidade de locatrios. Contribuem todos para construir o Movimento das Equipas de Nossa. Senhora? (Padre Henri Caffarel - Construtores ou Locatrios)

Pistas para Reflexo


Esta reunio constitui uma oportunidade para a transmisso daquilo que cada casal assinalou de particularmente importante na avaliao que fez em casal. Desta forma, ser avaliado tambm o progresso na espiritualidade conjugal dos outros casais e o progresso da vida da equipa.

A Palavra de Deus
Com a ajuda do vosso Conselheiro Espiritual, convidamos-vos a escolher a leitura que melhor se adapta vossa equipa para estudar este captulo. Podem, tambm, escolher um outro texto. Lc 13, 6-9 Lc 14, 28-33 Lc 17, 7-10 1Co 12, 4-12, 24b-27 2Co, 13,11
75

Orao Final
A Orao final das Equipas , normalmente a recitao do Magnificat. Mas para aquelas equipas que no tm esse costume, apresenta-se abaixo uma sugesto para a orao final; claro est, que seria tambm muito bom se quiserem substitu-la por outra orao ou cntico ou ainda por outra composta pelo casal que recebe ou outro. Senhor Meu Deus, Minha nica esperana, escutai-me! No permitais que, por lassitude, Eu deixe de Vos procurar, Mas fazei com que eu procure ardentemente a Vossa face. Dai-me a fora para Vos procurar, Vs que fizestes que Vos encontrasse, E me destes a esperana de Vos encontrar cada vez mais. Diante de Vs est a minha fora e a minha fragilidade: Tomai a minha fora, curai a minha fragilidade. Diante de Vs est a minha cincia e a minha ignorncia; L, onde me abristes, acolhe a minha entrada; L, onde me fechastes, abri-vos minha splica. Que eu me possa lembrar-me de Vs, Vos compreender e Vos amar!

(Santo Agostinho)

76

Bibliografia
GERAL
ALVARADO, Constanza e Alberto. O sacramento do matrimnio como experincia de f, de amor, de felicidade e de santidade. Conferncia feita em Bogot, fevereiro, 2008. AZEVEDO, Esther & Luiz Marcelo. A espiritualidade do casal: temas de um retiro espiritual. Aparecida (SP): Editora Santurio, 2006, pp. 77-107 BENTO XVI. Carta Encclica Deus Caritas Est, 2006. Alocuo do Papa audincia geral de 4 feira 7 de setembro de 2005. CALSING, Mariola e Eliseu. Sacramento do Matrimnio e Espiritualidade Conjugal. Brasilia, 12 e 13 abril, 2008. CATECISMO DA IGREJA CATLICA CUBILLOS P, Hctor Mgr. O discpulo missionrio, segundo o documento de Aparecida. Conferncia para 1 Encontro Nacional das ENS, Bogot, agosto 2011. DE CASTRO, Flvio Cavalca. Retiro sobre espiritualidade conjugal. Aparecida DANNEELS, Godfried Card. Discurso s ENS em Bruxelas, setembro 1987 Conferncia no Colgio ERI/SR. Maredsous, julho 1998 EQUIPAS DE NOSSA SENHORA, CARTA das Equipas de Nossa Senhora. 8 dezembro 1947. ____________ O que uma Equipa de Nossa Senhora? Septembre 1976. ____________ O Guia, Mars, 2001. ____________ A Espiritualidade Conjugal EC: Espiritualidade Conjugal, 2011

ESPEJA, Jess. Espiritualidade Crist. Petrpolis (RJ): Vozes, 1994 FEHR, Maria Aparecida e Igar. Falando de Espiritualidade Conjugal. Petrpolis (RJ): Vozes, Coleo Nossa Famlia, n. 10, 1994
77

GAUTHIER, Jacques. O desafio dos sessenta anos Presses de la Renaissance, Paris, 2009. JOO PAULO II. Carta Enciclica Veritatis Splendor. 1993. Carta Enciclica Fides et Ratio, 1998. Exortao apostlica Christifideles Laici sobre a vocao e a misso dos leigos na Igreja e no mundo 1988. Carta Apostlica Novo Millennio Ineunte, 1989. LACROIX, Xavier. O elo dos trs fios. Conferncia feita em Santiago de Compostela, Encontro Internacional das ENS, Setembro 2000. LESARD, Jean-Marc. O casal, de etapa em etapa. ditions Paulines & Mdiaspaul. Montreal, 1994, pp. 11-18. MONDONI, Danilo. Teologia da Espiritualidade Crist. So Paulo: Edies Loyola, 2002 RIZZI, Armido. O homem espiritual, hoje. In: GOFFI, Tullo & SECONDI, Bruno. Problemas e Perspectivas de Espiritualidade. So Paulo: Edies Loyola, 1992, p. 149. SHELDRAKE, Philip. Espiritualidade e Teologia: vida crist e f trinitria. So Paulo: Edies Paulinas, 2005. VIDAL, Marciano. O matrimnio: entre o ideal cristo e a fragilidade humana. Editorial Perptuo Socorro Unipessoal, Lda., R. Visconde das Devesas, 630, 4400-338 Vila Nova de Gaia Portugal, 2008. WEST, Christopher. A teologia do corpo para principiantes: Uma introduo bsica Revoluo Sexual do Papa Joo Paulo II. Instituto Missionrio Filhas de S. Paulo, Lisboa.

TEXTOS DO Pe. HENRI CAFFAREL


ARTIGOS

A carne e o esprito no casamento Lanneau dOr. Numero 1 1945 pag. 9. Lottements Lanneau dor. Numro 35 septembre octobre 1950 pages 310 Biblia em imagens LAnneau dOr. Numero 77 setembro outubro 1957 pag. 362 364.
78

Para uma espiritualidade do cristo casado LAnneau dor. N 84 Dzembro 1958 pag425 436.

novembro

Vocao e itinrrio das equipas de nossa senhora Lanneau dor. Numero 87-88 maio agosto 1959 Numero especial Mil casais em Roma Pag 239 256. O casal apstolo LAnneau dOr O MATRIMNIO, este grande SACRAMENTO. Nmero especial 111-112 maio agosto 1963 pag 257 271. Casamento e eucaristia LAnneau dOr O CASAMENTO; CAMINHO PARA DEUS. Nmero especial 117-118 maio - agosto 1964. EDITORIAIS

CAFFAREL, Henri. Spiritualit de chaisire Carta mensal das ENS, II Ano, n 2, dezembro 1948. Un mot suspect Carta mensal das ENS. III Ano, n 8 - junho 1950. La priere conjugale Compte rendu dEnqute-. Carta mensal das ENS, N. especial maro 1962. Viens et suis-moi. Carta mensal das ENS XVI ano n. 2 novembro 1962. Sduits par dieu Carta mensal das ENS. XVI ano n 10 julho 1963. Le mystre de lvangile Carta mensal das ENS. XVII ano n. 4 janeiro 1964. Btisseurs? Ou locataires?. Carta mensal das ENS. XIX ano n. 3 dezembro 1965

CONFERNCIAS

CAFFAREL, Henri. Viver em igreja. Conferncia aos Casais de Ligao 19-20 janeiro 1957. Mesma conferncia em So Paulo Brasil, julho 1957 _______________o carisma fundador Conferncia feita em Chantilly, maio 1983.

79

Anexo
ROTEIRO DA REUNIO MENSAL 1. Refeio Iniciada com uma pequena orao simples e vivida em esprito de entreajuda. 4. Pr em Comum Pomos em comum a nossa vida, partilhamos com os outros casais a nossa vida pessoal, conjugal, familiar, profissional, os compromissos...numa perspetiva de entreajuda e caridade.

2. Orao a. Invocao do Esprito Santo b. Leitura e Escuta da Palavra de Deus 5. Tema de Estudo c. Orao Pessoal Aprofundamos juntos a nossa f, d. Intenes tendo sido previamente preparado em casal e enviado ao casal 3. Partilha Espiritual responsvel da equipa para a Testemunho sobre a vivncia reunio preparatria. dos Pontos Concretos de Esforo tendo em vista as Atitudes de 6. Magnificat Vida. bom fazer tambm neste ponto uma reflexo sobre a vida em Equipa e no Movimento. MSTICA DA PARTILHA E DOS PONTOS CONCRETOS DE ESFORO Pontos Concretos De Esforo (PCE) Orao Pessoal Palavra de Deaus Orao Conjugal/Familiar Regra de Vida Dever de se Sentar Retiro As Trs Atitudes Procura assdua da vontade de Deus Procura da verdade sobre ns mesmos Experincia do encontro e da comunho
80

INVOCAO DO ESPRITO SANTO Vinde, Esprito Santo, enchei os coraes dos nossos fiis e acendei neles o fogo do vosso amor. V. Enviai, Senhor, o vosso Esprito e tudo ser criado R. E renovareis a face da terra. Oremos: Deus que instrustes os coraes dos vossos fiis com a luz do Esprito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas, segundo o mesmo Esprito, e gozemos sempre da Sua consolao. Por Cristo, Senhor Nosso. R. men.

ORAO PARA A PARTILHA Senhor Jesus, na altura de fazermos a partilha de vida, recordamos que toda a graa do nosso Sacramento vem de Vs e que o amor s tem sentido quando consiste em procurar, concretamente, o bem do outro e das nossas famlias. Que este momento sirva para ajuda e crescimento de todos. Por isso, ensinainos a falar com humildade das nossas fraquezas e falhas, pedindo perdo a todos; ajudai-nos a contar os sucessos e alegrias sem vaidade, para estmulo e ajuda uns dos outros, dando graas a Deus. Neste momento tambm queremos lembrar e pedir pelos casais que sofrem e passam dificuldades, em especial os da nossa equipa, e que isso faa crescer a nossa responsabilidade. men.

81

MAGNIFICAT
A minha alma glorifica o Senhor E o meu esprito se alegra em Deus, meu Salvador! Porque ps os olhos na humildade de sua serva: De hoje em diante me chamaro bem-aventurada todas as geraes. O Todo-Poderoso fez em mim maravilhas: Santo seu nome. A sua misericrdia se estende de gerao em gerao Sobre aqueles que O temem. Manifestou o poder de seu brao E dispersou os soberbos. Derrubou os poderosos de seus tronos E exaltou os humildes. Aos famintos encheu de bens E aos ricos despediu de mos vazias. Acolheu a Israel, seu servo, Lembrado da sua misericrdia, Como tinha prometido a nossos pais, A Abrao, e sua descendncia para sempre. Glria ao Pai, ao Filho e ao Esprito Santo, Como era no princpio, agora e sempre. men.

82

Orao pela beatificao do servo de Deus Henri Caffarel


Deus, nosso Pai, Tu colocaste no fundo do corao do teu servo Henri Caffarel um impulso de amor que o atraiu sem reservas para o teu Filho e o inspirou a falar dEle. Profeta do nosso tempo, ele mostrou a dignidade e a beleza da vocao de cada um segundo a palavra que Jesus dirige a todos: Vem e segue-me. Ele entusiasmou os esposos para a grandeza do Sacramento do Matrimnio que significa o mistrio de unidade e de amor fecundo entre Cristo e a Igreja. Mostrou que Padres e casais so chamados a viver a vocao do amor. Guiou as vivas: o amor mais forte do que a morte. Impelido pelo Esprito, conduziu muitos crentes no caminho da orao. Arrebatado por um fogo devorador, era habitado por ti, Senhor. Deus, nosso Pai, pela intercesso de Nossa Senhora, ns Te pedimos que apresses o dia em que a Igreja proclamar a santidade da sua vida, para que todos descubram a alegria de seguir o teu Filho, cada um segundo a sua vocao no Esprito. Deus, nosso Pai, ns invocamos o Padre Caffarel para (Indicar a graa a pedir)

Orao aprovada pelo Monsenhor Andr VINGT-TROIS - Arcebispo de Paris. Nihil obstat: 4 de Janeiro de 2006 - Imprimatur: 5 de Janeiro de 2006

83

Tema de estudo preparado pela Equipa Responsvel Internacional Capa: Alberto Acero Barbosa (Colmbia) Desenhos: Benot Windal (Blgica) Impresso: Viso Grfica Propriedade e Administrao: ENS - Equipas de Nossa Senhora Movimento de Espiritualidade Conjugal Av. Roma 96, 4 Esq, 1700-352 Lisboa Telefones: 216 097 677 / 216 093 242 E-mail: ens@ens.pt Site: www.ens.pt

FICHA TCNICA

Outros Temas de Estudo disponveis


Descoberta de Cristo (2005) A Espiritualidade Conjugal e os Compromissos nas ENS (2006) A Misso na Equipas de Nossa Senhora (1998) A Reunio de Equipa (2011) Alegria de Crer, Alegria de Viver (2003) Cristo, Centro da Vida Crist (2007) Enchei as Talhas de gua (2003) Espera-me um Grande Amor (2004) Evangelizar a Sexualidade (1994) Henri Caffarel Textos Escolhidos (2008) Homem e Mulher Ele os Criou (2003) Leituras de So Joo (revisto em 2012) O Amor e a Sexualidade na Bblia (2004) O Casal Imagem de Deus Trinitrio (2000) O Matrimnio, um Sacramento para o Caminho (2010) Pobreza Evanglica (2003) Senhor Fica Connosco (2003) Ser Casal Cristo Hoje na Igreja e no Mundo A Misso (2002) Ser Casal Cristo Hoje na Igreja e no Mundo Pessoa Humana (2001) Ser Casal Cristo Hoje na Igreja e no Mundo Ser Casal (2001) Testemunhas ao Servio dos Casais (2009) Vai e faz tu tambm o mesmo (2011) Venham Ver (2003) Viver em Casal I (2002) Viver em Casal II (2003) 84

Вам также может понравиться