Вы находитесь на странице: 1из 7

Facas Mgicas

o Ferreiro ao moldar as lminas para as facas est sempre a executar um ancestral ritual de consagrao

O ferro ddiva deixada cair pelos Deuses, que trabalhado no Fogo da forja durante as noites de Lua Inteira, na bigorna que o martelar continuo obriga as salamandras a penetrar nas entranhas do ferro, que incentivado pelo ar soprado do fole mantm a matria continuamente ao rubro. Este ferro agora malevel ganha a sua dureza mgica ao raiar do Sol quando o Ferreiro depois de uma noite de viglia ,com sabedoria o mergulha no seu balde de gua fria. ento que o que o Mestre desta Arte num acto de invocao do esprito da lmina a crava na terra sagrada da sua oficina.

Faca Mgica, Adaga Ritual, Punhal Mgico, Arthame, Athame,


Arthana

Pequena Introduo
O uso de facas sagradas em ritos pagos muito antigo e sem dvida que uma das ferramentas mgicas mais conhecidas e qual se d muita importncia na magia. Muito facilmente podemos imaginar que as primeiras facas foram em pedra (slex) e que nesses tempos arcaicos rapidamente a sua utilizao passou da vida diria e profana aos sagrados ritos sacrificiais dos caadores e aos ritos de fertilidade ou agrrios das matriarcas da tribo.

So referidas facas e instrumentos similares em diversas culturas. No Tibete por exemplo existe uma adaga conhecida como purba que tem a lmina triangular e cabo na forma de raio que usada para controlar espritos. Tambm os Egpcios usavam facas ritualistas para preparar os corpos na mumificao e tanto o povo Maia como os Azetecas as utilizavam nos seus impressionveis sacrifcios rituais. Encontramos ainda frequentes referncias nos processos das inquisies europeias que visam relatos de bruxaria e feitiaria assim como em grimrios medievais da goetia arquivados em bibliotecas espalhadas pelo mundo ou em relatos orais de algumas prticas xamnicas. De facto conseguimos ao longo da histria encontrar vestgios da sua utilizao esotrica: a Histria de Gentibus Sptenbrionalibus obra de Olaus Magnus publicada em Roma em 1555 sculo XVI, contm duas xilogravuras a primeira retrata uma eventual bruxa que tenta dominar um demnio e na segunda provoca um naufrgio. Em ambas as representaes a mulher empunha uma faca. H tambm um vaso grego datado de 200 A.E.C. (Antes da Era Comum) que tem um desenho onde duas possveis bruxas nuas tentam atrair a Lua, utilizando uma delas para o efeito uma faca. E numa jia elaborada na Roma antiga mostra Hcate (Deusa das Encruzilhadas na Bruxaria) na sua forma tripla, onde num dos seus trs braos segura tambm uma faca. No grimrio Clavicle of Solomon datado de 1572 (acervo da biblioteca de Londres) mencionada uma faca com o nome de Arthana, podendo ser daqui que vem o nome Athame que identifica as facas mgicas no Wicca. Podendo tambm o nome ter a origem na palavra rabe al-adhamme (letra de sangue)!!! Encontramos tambm referncias a esta arma litrgica nos trabalhos de Eliphas Levi e Papus e mais recentemente em livros de Arthur Edward Waite ou de Mc Gregor Matthers este ltimo que atravs da traduo para ingls da famosa Clavcula do Rei Salomo muito possivelmente influenciou a elaborao do primeiro livro das sombras de Gerald Gardner que conhecido por ser o pai do Wicca e que definia esta adaga ritual como a verdadeira arma das bruxas. Muito dos seguidores do sistema mgico criado por G.Gardner mais tradicionalistas pronunciam arthame e no athame como hoje mais vulgarmente conhecida. Sabe-se tambm da existncia de punhais mgicos em alguns rituais da Ordem Hermtica Golden Dawn (Aurora Dourada) na qual pertenceu o misterioso e oculto Aleister Crowley.

Magia Popular Portuguesa


Tambm em Portugal encontramos referncias a facas mgicas. Os nossos saludadores, benzedores, mezinheiros e as nossas bruxas, feiticeiras, parteiras, senhoras de virtude e mulheres das ervas frequentemente mencionam facas para executar os seus trabalhos mgicos, como por exemplo para talhar doenas ou quebranto e como proteco contra espritos e maus-olhados. Embora por c no existam relatos de facas elaboradas e muito menos pormenores da sua construo ponto aceite que um artefacto importante para moldar a magia e assim obter os resultados pretendidos. [Num processo da inquisio de Lisboa, conhecido como a Bruxa Velha de Lisboa, no ano de 1559, na confisso referente a um ajuntamento de bruxas citado: que deles andavam nus e deles vestidos de preto, alguns com adagas na cinta (BNL, cod.861,fls.8)].

Algumas Facas Curiosas


Skene Dhu - a Faca Negra dos escoceses (pronuncia-se Sgian em Galico). So pequenas facas com a forma de lana de 7 a 10 cm de comprimento. So frequentemente adornadas com prata e o cabo preto tradicionalmente feito de carvalho do pntano. O punho espalmado, para ser mais confortvel ao lev-la escondida na meia, quando vestem o Kilt. O Highander transportava sempre consigo a sua faca com o braso de cln e quando houve a proibio de usar armas, chegaram mesmo a tatuar a faca na perna de forma a aparecer o punho sobre a meia. A tradio diz que a Skene Dhu nunca dever ser desembainhada para fins triviais ou mundanos e a faca tem que provar sangue antes de voltar a ser colocada na bainha, mesmo que tenha que ser o seu portador a cortar-se a si prprio. A traduo do nome leva-nos para significados como lmina preta ou lmina escura, e h uma certa discusso com a conotao ao deus cltico de natureza negra com semelhanas na pronncia do nome. Faca de Aqedah Aqedah em aramaico arcaico unir, atar ou ligar a expresso referida na discrio da provao de Abraham por Deus no Gnese 22.1-19 e no Qurna na srahta 37.101-113. A faca de Aqedah especificamente mencionada no Gnese 22.6 e 22.10.

A histria desta faca est obviamente envolta em mistrio e roa de perto o mito e a lenda. Essencialmente resume-se dolorosa ordem que Deus d a Abrao. Ele deve oferecer o seu filho Isaac em sacrifcio, no preciso momento em que est prestes a mergulhar a faca no corpo de Isaac aparece um anjo que lhe segura na faca e lhe ordena que pare. Assim pelo facto desta faca ter sido tocada por um anjo, muito rapidamente ganhou a fama de possuir poderes fantsticos. A faca de Aqedah uma faca de sacrifcio Canaanita e a histria conta que foi fundida de um meteorito por Tubal-Caim sendo o cabo muito provavelmente de Accia-negra. Faca Chalaf a faca especial para o abate de animais para preparar a comida hebraica kosher, que so os alimentos confeccionados de acordo com as leis judaicas encontradas na Bblia ou na Tora. Faca Shabbat A tradicional faca utilizada pelos judeus nos sbados. Normalmente a lmina contm gravaes em caracteres hebraicos, habitualmente Shabbat Kodesh Sbado Sagrado. Faca-de-Jesuta Tambm conhecida como faca-de-padre so exemplares raros de facas utilitrias utilizadas por algumas ordens religiosas desde a idade mdia at ao incio de sculo 20. Na lmina encontra-se normalmente gravaes religiosas em latim, prprias para abenoar os alimentos.

Caractersticas

(resumo de conhecimentos)

Gerais
- H facas pessoais e facas que pertencem a grupos (ajuntamentos, concilibulos, conventculos, covens, cls, tribos, crculos ) , em ambos os casos smbolo de poder e como arma mgica possui a capacidade de projectar a vontade (energia mgica); - com a faca so realizadas consagraes e conjuros, so invocados os Espritos Protectores e os Guardies, talhado o crculo mgico e so lanados os encantamentos; - em certas tradies com a faca que so realizados os juramentos (jurar sobre a faca sagrada equivalente a jurar pela alma);

- o arthame tem um papel muito importante nas iniciaes do Wicca; - a oculta marca a sangue, a marca dos feiticeiros um corte na pele feito com a ponta da faca, durante a iniciao ; - h ainda quem utilize para apanhar ervas mgicas ou cortar a comida utilizada em rituais; - tambm por vezes utilizada para gravar smbolos e sinais de poder; - tradicionalmente a faca limpa e consagrada por quem a possui e de uso estritamente pessoal. Uma vez consagrada um instrumento sagrado que nunca mais dever ser utilizada em tarefas profanas; - aps a morte do seu utilizador, se no tiver sido deixada em herana a um familiar a faca deve ser destruda (se possvel incinerada com o corpo); - a construo de facas uma tarefa masculina (ferreiro); - a faca normalmente atribuda ao elemento Ar, ficando assim nos altares de bruxaria e do wicca do lado direito Leste (Embora em algumas correntes esotricas seja por vezes colocado a norte Terra, e em outras a Sul Fogo).

Lmina
- obrigatrio ser em ferro (Fe) e o ideal ser em ferro meterico ou pelo menos ter partes de meteoros na sua confeco (o ferro tem propriedades magnticas e um acumulador de energias, o ferro meterico o metal que caiu do cu ou seja uma oferta dos deuses); - deve ter a forma dupla [perfeito amor e perfeita verdade] (fig.1); - nas facas das mulheres, simbolizando a vulva feminina, no ponto de juno dos dois gumes feita uma pequena reentrncia (fig.2) ; - tendo origem em supersties o tamanho da lmina deduzido pela distncia que vai do punho da mo ao dedo mdio. Supostamente o tamanho do falo do portador masculino ou distncia entre o clon do tero e a vagina da portadora feminina. (fig.3).

- a forma de folha flica atribui lmina caractersticas masculinas e fecundadoras; - por vezes so feitas inscries/gravaes na lmina.

Punho ou Cabo
- No seio do ocultismo h facas com o cabo branco e outras de cabo preto, normalmente as de cabo branco so utilizadas para apanhar ervas e outras tarefas de preparao ritualista e as facas com o cabo preto so usadas em operaes mgicas mais complexas e elaboradas (o preto permite concentrar e armazenar energias); -tradicionalmente o prprio wiccan a pintar o cabo do seu arthame; - O cabo pode ser de osso ou de chifre/corno de alguns animais totem, por exemplo veado, javali, cavalo, etc; - podendo ainda em certos casos, praticantes da antiga bruxaria na esperana de realizarem vnculos astrais com espritos especficos utilizarem ossos humanos no punho da faca; - no caso de ser utilizada madeira a mais tradicional de espinheiro bravo Prunus spinosa , embora possa ser utilizada qualquer outra que seja simblica para o seu utilizador; - algumas tradies de antigas tribos ciganas utilizam nas suas facas madeira de espinheiro-alvar Crataegus mongyna/oxyacantha; - o tamanho do punho tem normalmente o dimetro da palma da mo (fig.4); - tal como num dirio mgico em certas tradies so feitas inscries ou gravaes de smbolos no punho; - algumas tradies familiares colocam no punho junto da guarda (calo) um anel de material e configurao igual ao usado pelos membros.

Pomo & Guarda

- No h materiais especficos para a construo tanto do pomo como da guarda, mas alguns dos metais mais utilizados a alpaca e o cobre; - por vezes gravada ou esculpido marcas ou smbolos no pomo ; - tradicionalmente a guarda tem a forma de crescente lunar.

Вам также может понравиться