Вы находитесь на странице: 1из 3

Maioria dos mtodos de estudar para provas no funciona, diz estudo

24 de maio de 2013 Dicas de Estudo

Os mtodos favoritos de se preparar para provas escolares no so os que garantem os melhores resultados para os estudantes, segundo uma pesquisa feita por um grupo de psiclogos americanos. Universidades e escolas sugerem aos estudantes uma grande variedade de formas de ajud-los a lembrar o contedo dos cursos e garantir boas notas nos exames. Entre elas esto tabelas de reviso, canetas marcadoras, releitura de anotaes ou resumos, alm do uso de truques mnemnicos ou testar a si mesmo. Mas segundo o professor John Dunlosky, da Kent State University, em Ohio, nos Estados Unidos, os professores no sabem o suficiente sobre como a memria funciona e quais as tcnicas so mais efetivas. Dunlosky e seus colegas avaliaram centenas de pesquisas cientficas que estudaram dez das estratgias de reviso mais populares, e verificaram que oito delas no funcionam ou mesmo, em alguns casos, atrapalham o aprendizado. Por exemplo, muitos estudantes adoram marcar suas anotaes com canetas marcadoras. Mas a pesquisa coordenada por Dunlosky publicada pela Associao de Cincias Psicolgicas descobriu que marcar frases individuais em amarelo, verde ou rosa fosforescente pode prejudicar a reviso. Quando os estudantes esto usando um marcador, eles comumente se concentram em um conceito por vez e esto menos propensos a integrar a informao que eles esto lendo em um contexto mais amplo, diz ele.

Isso pode comprometer a compreenso sobre o material, afirma. Mas ele no sugere o abandono dos marcadores, por reconhecer que elas so um cobertor de segurana para muitos estudantes.

Resumos e mnemnicos
Os professores regularmente sugerem ler as anotaes e os ensaios das aulas e fazer resumos. Mas Dunlosky diz: Para nossa surpresa, parece que escrever resumos no ajuda em nada. Os estudantes que voltam e releem o texto aprendem tanto quanto os estudantes que escrevem um resumo enquanto leem, diz. Outros guias para estudo sugerem o uso de truques mnemnicos, tcnicas para auxiliar a memorizao de palavras, frmulas ou conceitos. Dunlosky afirma que eles podem funcionar bem para lembrar de pontos especficos, como Minha terra tem palmeiras, onde canta o sabi, Seno A Cosseno B, Seno B Cosseno A, para lembrar a frmula matemtica do seno da soma de dois ngulos: sen (a + b) = sena.cosb + senb.cosa. Mas ele adverte que eles no devem ser aplicados para outros tipos de materiais: Eles no vo te ajudar a aprender grandes conceitos de matemtica ou fsica.

Repetio
Ento, o que funciona? Somente duas das dez tcnicas avaliadas se mostraram efetivas testar-se a si mesmo e espalhar a reviso em um perodo de tempo mais longo. Estudantes que testam a si mesmos ou tentam recuperar o material de sua memria vo aprender melhor aquele material no longo prazo, diz Dunlosky. Comece lendo o livro-texto e ento faa cartes de estudo com os principais conceitos e teste a si mesmo. Um sculo de pesquisas mostra que a repetio de testes funciona, afirma. Isso aconteceria porque o estudante fica mais envolvido com o tema e menos propenso a devaneios da mente. Testar a si mesmo quando voc tem a resposta certa parece produzir um rastro de memria mais elaborado conectado com seus conhecimentos anteriores, ento voc vai construir (o conhecimento) sobre o que j sabe, diz o pesquisador.

Prtica distribuda

Porm a melhor estratgia uma tcnica chamada prtica distribuda, de planejar antecipadamente e estudar em espaos de tempo espalhados evitando, assim, de deixar para estudar de uma vez s na vspera do teste. Dunlosky diz que essa a estratgia mais poderosa. Em qualquer outro contexto, os estudantes j usam essa tcnica. Se voc vai fazer um recital de dana, no vai comear a praticar uma hora antes, mas ainda assim os estudantes fazem isso para estudar para exames, observa. Os estudantes que concentram o estudo podem passar nos exames, mas no retm o material, diz. Uma boa dose de estudo concentrado aps bastante prtica distribuda o melhor caminho, avalia. Ento, tcnicas diferentes funcionam para indivduos diferentes? Dunlosky afirma que no as melhores tcnicas funcionam para todos. E os especialistas acreditam que esse estudo possa ajudar os professores a ajudar seus alunos a estudar

A EFICINCIA DE CADA TCNICA


Interrogao elaborativa - ser capaz de explicar um ponto ou um fato - MODERADO Auto-explicao - como um problema foi resolvido - MODERADO Resumos - escrever resumos de textos - BAIXO Marcar ou sublinhar trechos - BAIXO Mnemnocos - escolher uma palavra para associar informao - BAIXO Criao de imagens - formar imagens mentais ao ler ou escutar - BAIXO Releitura - BAIXO Teste prtico - Auto-teste para checar o conhecimento principalmente com o auxlio de cartes de memria - ALTO Prtica distribuda - espalhar o estudo em um longo perodo de tempo - ALTO Prtica intercalada - alternar entre diferentes tipos de problemas - MODERADO Fonte: BBC Brasil

Вам также может понравиться