Вы находитесь на странице: 1из 11

13/03/2013

O que gentica ? cidos Nuclicos


Ramo da Biologia que estuda as leis da transmisso dos caracteres hereditrios nos indivduos, e as propriedades das partculas que asseguram essa transmisso (dicionrio Aurlio).

As reas de estudo
Hoje em dia, os limites entre estas 3 reas esto sendo permeabilizados pelas tcnicas de gentica molecular

Hereditariedade
O processo da hereditariedade, ao mesmo tempo em que mantm semelhanas, tambm originam mudanas. Indivduos de uma espcie so semelhantes com diferenas entre si tambm por causas genticas (olhem para os colegas, so semelhantes, mas no h ningum igual).

Clssica
Relativa a teoria cromossmica da hereditariedade. O conceito de que genes esto alocados em forma linear nos cromossomos e que a sua posio relativa pode ser avaliada em funo da sua frequncia nas prognies.

Molecular
o estudo do material gentico em si, sua estrutura, replicao e expresso. Tambm aborda os estudos emanados da tecnologia do DNA recombinante (eng. Gentica).

Evolutiva
o estudo dos mecanismos de evoluo. Os mecanismos das mudanas de frequncias nas populaes.

A diversidade humana

Drosofila melanogaster

13/03/2013

Escherichia coli

Guppy (Poecilia reticulata)

Arabidopsis thaliana

Props a teoria da Herana Particulada (1865) Caractersticas so determinadas por unidade discretas que so herdadas intactas ao longo de geraes. Conceito de Gene uma unidade funcional bsica da hereditariedade, portadora de informao de uma gerao para a seguinte. Experimentos de Mendel
Gregor Mendel
Alelo uma das formas diferentes de um gene que pode existir em um determinado locus.

Sementes em ampla variedade de formas e cores. Autofecudao ou polinizao cruzada. Caracteristicas estudadas: Sementes maduras lisa ou rugosa, Interior das sementes amarelo ou verde, Ptalas prpuras ou branca, Linhagem Vagens maduras inflada ou murcha, Pura Vagem no madura verde ou amarelo, Flores axiais ou terminais e Caules longo ou curto. uma populao que no apresenta variao da caracteristica que esta sendo estudada
Dominante Recessivo

F2

Pisum sativum

705 (3:1)

224

13/03/2013

Onde os genes esto situados na clula? Qual o modo preciso pelo qual so obtidas a segregao e distribuio independente em nvel celular? A gentica deu um grande passo adiante com a noo de que os genes, caracterizados por Mendel, so parte de estruturas celulares especficas (os cromossomos) Teoria cromossmica da hereditariedade.

Desenvolvimento histrico da teoria cromossmica


Como a teoria cromossmica tomou forma? > Observao dos cromossomos e dos gametas.

Evidncia da diviso nuclear O que se sabia sobre os contedos dos ncleos celulares? Cromossomo mais proeminente constante o n de cromossomos Como mantido o nmero de cromossomos? Diviso celular Mitose: multiplicao celular que produz dois ncleos filhos idnticos ao ncleo original

13/03/2013

1928 Frederick Griffith Qual a estrutura fsica do material gentico? Como o material gentico exerce seu efeito (Como a estrutura funciona)? Como os genes funcionam? Dcada 1920 Archilbald Garrod 1 indcios estudos humanos de erro inato do metabolismo Fenilcetonria Fenilalanina Tirosina Descoberta da transformao (Princpio do Transformante).

Houve uma transferncia de informao gentica entre as clulas bacterianas (transformao bacteriana)

1944 Oswald Avery, Colin MacLeod e Maclyn McCarty


(Indicaram que o DNA o material gentico)
Eles demonstraram que o DNA o princpio transformante. Essa foi a primeira demonstrao de que o gene composto de DNA (composto de acar, grupos fosfatos e de nitrognio).

1949 Erwin Chargaff


Utilizando tcnica cromatogrfica, verificou-se a relao quantitativa entre as bases nitrogenadas constituintes do DNA dos diferentes seres vivos estudados.

1953 James Watson e Francis Crick 1952 Alfred Hershey e Martha Chase (Teoria de Hershey-Chase) Abriu caminho para uma compreenso da ao gnica e da hereditariedade em termos moleculares.

O DNA o material gentico. As protenas do fago so embalagens descartadas aps a entrada do DNA viral na bactria.

13/03/2013

Estrutura do DNA

DNA = Polinucleotdeo formado por unidades de desoxiribonucleotdeos ligadas covalentemente. Serve como o armazenador da informao hereditria dentro de uma clula e como carreador dessa informao de uma gerao para a outra.

Bases Nitrogenadas

Pertencem a 2 famlias: Bases PRICAS (PURINAS) Adenina (A) e Guanina (G) Bases PIRIMDICAS (PIRIMIDINAS) Citosina (C), Timina (T) e Uracila (U)

RNA

DNA Timina RNA Uracila

13/03/2013

Nucleosdeo consiste de uma purina ou pirimidina ligada covalentemente a uma ose (monossacardeo). Nucleotdeo consiste do nucleosdeo com um ou mais grupos fosfatos, unidos por ligao ster molcula de aucar.

Estrutura dos Nucleotdeos


Estrutura dos nucleotdeos mono-, di- e trifosfatados. Os desoxirribonucleotdeos correspondentes so abreviados dNMP, dNDP e dNTP. N = A, G, C, U ou T.
Ligao em C5

Nucleotdeo Unidade constitutiva dos cidos nuclicos com funo de armazenamento da informao gentica.

Estrutura qumica dos 4 nucleotdeos que so os blocos estruturais fundamentais do DNA

DNA so duas fitas de polinucleotdeos onde os monmeros so ligados por pontes fosfodisteres. Estas ligaes ligam o carbono 3' na ribose de um deoxinucleotdeo com o carbono 5' da ribose adjacente. As ligaes fosfodisteres ligam covalentemente os nucleotdeos e conferem uma polaridade qumica s fitas de DNA = extremidades 3 e 5

Fita simples

3 O DNA sempre tem duas fitas de cidos nucleicos enroladas em hlice

Reao de alongamento da cadeia catalisada pela DNA polimerase

As duas fitas se mantm juntas por PONTES DE HIDROGNIO Para que o pareamento ocorra, ambas as FITAS tm que ser ANTIPARALELAS O pareamento G-C tem 3 pontes de hidrognio O pareamento A-T tem 2 pontes de hidrognio

As cadeias dos cidos nucleicos so sintetizadas a partir de nucleotdeos trifosfatados-dNTPs (ricos em energia),por reaes de polimerizao (liberando pirofosfato inorgnico) durante a formao da LIGAO FOSFODISTER.

3 Fita dupla

13/03/2013

Pareamento das bases

Mau pareamento das bases

A estabilidade da dupla hlice resulta em parte do grande nmero de pontes de hidrognio entre os pares de bases

A Dupla Hlice

As duas fitas do DNA se torcem para formar uma dupla hlice (estrutura secundria do DNA)

A Dupla Hlice
A dupla hlice apresenta dois tipos de sulcos aos quais se ligam as protenas da cromatina
Sulco Maior
3,34 nm= corresponde a 10 pares de bases por volta (360 ) da dupla hlice As fendas MAIOR e MENOR so geradas pela posio de rotao das bases em torno do eixo da hlice.

Sulco menor

Sulco Menor

Sulco maior
Modelo de preenchimento de espaos

13/03/2013

B-DNA = Estrutura mais estvel para uma dupla-hlice de DNA com seqncia aleatria nas condes fisiolgicas (Soluo com baixa concentrao de sal). A-DNA = Sob altas concentraes de sais ou em estado parcialmente desidratado. Hlice mais curta e larga. No existe in vivo. Z-DNA = Polmeros ricos em CG, com purinas e pirimidinas alternadas na mesma fita, hlice menos torcida com movimento em zig-zig do esqueleto fosfato-acar. Forma encontrada in-vitro. Presente em discretas regies do genoma de eucariotos / procariotos. Possvel papel na regulao da expresso gnica.

Forma Clssica

Complementariedade
A natureza semi-conservativa da replicao do DNA
A fiel transmisso da informao hereditria depende da replicao precisa do material gentico.
Fita velha

Durante a replicao do DNA as duas fitas velhas ou mes servem de molde para cada fita nova ou filha complementar, que est sendo sintetizada.
Fita nova

Replicao semiconsevativa Cada dplex filha contm um filamento parental e um recmsintetizado. Os dois filamentos da dupla hlice parental se desenrolam, e cada um especfica um novo filamento filho pela regras de pareamento de base.

T A C G G T G C A T T C A A A T C G C G DNA A T G C C A C G T A A G T T T A G C G C

REPLICAO (CPIA)

MOLCULA MOLDE MOLCULA FILHA

T A C G G T G C A T T C A A A T C G C G A T G C C A C G T A A G T T T A G C G C

MOLCULA FILHA T A C G G T G C A T T C A A A T C G C G MOLCULA MOLDE A T G C C A C G T A A G T T T A G C G C

Cada par de bases (purina x pirimidina) apresenta uma largura semelhante, mantendo os esqueletos fosfato-acar com uma mesma distncia ao longo da molcula de DNA.

13/03/2013

Propriedades Qumicas e Fsicas do DNA


Desnaturao e renaturao do DNA. Se uma soluo de DNA aquecida as fitas se separam (desnaturam). Se a soluo esfriada aos poucos, a dupla hlice se refaz (renaturao).

As molculas de c. Ribonuclicos (RNA)

PROJETO GENOMA HUMANO (PGH)


Projeto coordenado pelo Departamento de Energia e Institutos Nacionais de Sade dos E.U.A. International Human Genome Sequencing Consortium:
EUA, Reino Unido, Japo, Frana, Alemanha e China (principalmente).

1986 inicio do projeto piloto. 1990 inicio oficial.

13/03/2013

OBJETIVOS DO PGH
Iniciais:
construir detalhadamente os mapas gentico e fsico do genoma humano; determinar a seqncia completa dos 3 bilhes de pares de nucleotdeos do DNA humano; localizar os cerca de 25.000 genes dentro do genoma humano;

QUEM ESTAVA CONDUZINDO O PGH?


The Human Genome Project:
coordenado por Francis Collins.

Celera Genomics:
coordenado por Craig Venter.

PGH x Celera
Departamento de Energia dos Estados Unidos National Institute of Health (NIH) Investimento privado US$300 milhes Investimento governamental US$ 3 bilhes Interesse acadmico Royalties Robotizao- menor custo Indstria farmacutica Celera Genomics Corporation

Venter et al.

Colins et al.

GENOMA HUMANO EM NMEROS


Estima-se que 99.9% da seqncia seja exatamente a mesma entre todos os seres humanos. Tamanho dos genes varia enormemente:
gene mdio: 3.000 bases; maior gene conhecido:: 2.4 milhes de bases.

GENOMA HUMANO EM NMEROS


3.000.000.000 pb Analogia: a enciclopdia genmica: mdia 5 letras por palavra ~600.000.000 palavras; mdia 12 palavras por linha ~50.000.000 linhas; mdia 70 linhas por pgina ~700.000 pginas.

Nmero total de genes: estimado em ~25.000 muito menor que as estimativas prvias de 80.000 a 120.000. Mais de 50% genes encontrados ainda no tem funo definida.

10

13/03/2013

A espcie humana abrir mo do seu bem estar?

11

Вам также может понравиться