Вы находитесь на странице: 1из 17

Instituto Cristo de Estudos Contemporneos ICEC

Marcus Vinicius N. Ferreira 10.2.514

Evangelho e Cultura Resenha do Livro RELIGIO E REPRESSO

So Paulo - SP 2012

Sumrio

1. Introduo...................................................................................01 2. Objetivo.......................................................................................02 3. O protestantismo: medieval ou moderno?..................................03 4. A converso ao protestantismo...................................................03 5. Como o protestantismo constri e conhece a realidade............04 6. O mundo que os protestantes habitam.......................................06 7. Os crentes so diferentes. A tica protestante........................10 8. Converta-se o indivduo e a sociedade se transformar. A tica social protestante........................................................................12 9. Os inimigos do protestantismo....................................................13 10. Verdade e dogmatismo..............................................................14 Referencias bibliogrficas................................................................15

1. Introduo
A teologia contempornea busca esclarecer e trazer a tona uma nova maneira de enxergar a religio. O pluralismo religioso protestante atual no comporta mais as antigas respostas, querendo se encaixar e ou se fazer entender em um mundo novo, de novas questes e necessidades inerentes ao ser humano atual. preciso que as instituies protestantes e seus lideres, iniciem na prtica a releitura e o repensar de algumas tradies petrificadas, antes que se tornem inexorveis.

2. Objetivo
O objetivo dessa resenha analisar as questes sociais e culturais abordadas no livro Religio e Represso1, tendo como alvo de pesquisa o Protestantismo da Reta Doutrina. Iremos procurar realizar uma leitura dos dias de hoje no protestantismo no Brasil, buscando identificar oposies e afinidades.

Alves, Rubem Religio e Represso- Edies Loyola, So Paulo, 2005.

3. O protestantismo: medieval ou moderno?


Como j indicou o autor, o tipo do protestantismo da reta doutrina no foi criado a partir do nada, todas as questes abordadas em sua obra j foram alvos de outras discusses no passado e ainda hoje so objetos de criticas; devemos lembrar tambm que, qualquer que seja ou tenha sido a funo do protestantismo no passado, o mesmo no servir como modelo no presente. A secularizao um fator real h muitos anos, j no podemos mais utilizar as mesmas respostas medievais para perguntas atuais que so realizadas em todas as esferas do protestantismo moderno no Brasil. O ecumenismo o nosso guia para o dilogo inter-religioso, todas essas questes comparativas e de disputas entre o catolicismo e o protestantismo abordadas na obra, no podero servir de guia pacfico para qualquer conversa atual. O texto a seguir de Jos Maria Vigil2 um excelente exemplo desse tipo de interpretao do dialogo inter-religioso: Se as religies esto a servio da humanidade e crem ser esta a regra de ouro, devem sentar-se e dialogar para unir seus esforo em funo de tratar a todos os irmos e irms que sofrem, como todos queremos ser tratados. As religies devem dialogar, mas no primeiramente sobre teologia ou doutrina religiosa, e sim sobre o ser humano, sobre a situao de dor em que se encontra mergulhado o mundo, para cumprir o quando antes a tica mnima da regra de ouro.

4. A converso ao protestantismo
A converso ao protestantismo brasileiro tem uma conotao diferente, ser protestante aqui ser crente ou servo de deus, significa que voc dever seguir a doutrina de uma instituio religiosa e ser funcionrio sem vnculo empregatcio de uma empresa na maioria das vezes onde o empresrio jesus cristo.
Vigil, Jos Maria, Teologia do Pluralismo Religioso para uma releitura pluralista do cristianismo/ traduo Maria Paula Rodrigues So Paulo: Paulus, 2006 pag. 243.
2

A converso ao protestantismo um processo de readaptao da vida do individuo que se encontra perdido e que precisa de ajuda para se reestruturar diante da sociedade, dificilmente vemos algum se convertendo porque bem de vida (sade, financeira e amorosa), mas no porque a pessoa esta agindo de m f, mas porque o exemplo que ela tem de salvao justamente a troca de favores entre o humano e o divino, ou seja, voc se converte a minha doutrina e eu salvo voc em todos os sentidos. Essa a razo pela qual o protestantismo cresce rapidamente entre as periferias, justamente pelo fato das pessoas que ali se encontram, so vitimas dos sofrimentos causados por processos sociais deficientes e anmicos ( um estado de falta de objetivos e perda de identidade, provocado pelas intensas transformaes ocorrentes no mundo social moderno). Nas palavras do autor podemos tambm usar a palavra converso como sendo um processo puramente externo, pelo qual uma pessoa j convertida, abandona uma comunidade religiosa e se filia a outra. Para aqueles que no se convertem, resta apenas perdio eterna, em outras palavras, a morte.

5. Como o protestantismo constri e conhece a realidade.


O recm-convertido ainda no tem noo do que esta acontecendo, apenas tem certeza da sua experincia com o divino, em contra partida ele ser acompanhado (discipulado) por algum que j sabe e conhece a linguagem e doutrina daquele grupo cristo e sua funo justamente tentar fazer com que o recm-convertido aprenda passo a passo a linguagem e os costumes da comunidade evanglica da qual faz parte, inserindo em seu pensamento o conhecimento absoluto, do qual os evanglicos/protestantes afirmam ter, ainda tmido e com muitas dvidas e questionamentos a serem esclarecidos, ser submetido a um processo que esses pensamentos sero substitudos pelo protestantismo da reta doutrina, em outras palavras, sua f ser transformada em dogma.

A nica certeza que o converso tem, que entregou seu corao a Cristo; e essa certeza se chama f, e ela no aceita o dogma. Para o autor, quando essa transio de f para dogma acontece, ai que nasce o autoritarismo, justamente porque ele o resultado de uma obsesso emocional que exige que os riscos sejam transformados em conhecimento absoluto, e o mais interessante a relao feita com esse evento e o mito bblico da queda, pois ambos tratam da mesma questo, ou seja, a tentao do conhecimento absoluto. muito importante para o protestante ter certeza da salvao, mas o protestantismo no pode saber o que esta no corao do novo converso e por isso apenas a confisso de f no basta e por isso essa tem que ser convertida a um conhecimento absoluto dogmtico. Uma vez aceita a definio da bblia como sendo palavra de deus, todos os passos do converso passa ser dirigidos por um texto fixo, que controla o seu pensar, falar e agir; pois o protestantismo da reta doutrina reconhece que o conhecimento absoluto aponta para a experincia. Ai esta concentrada a inerrncia do texto, e se os fatos resistem ao texto, que os fatos sejam abolidos. O protestante forado a tratar o texto como se ele fosse a-histrico, e por incrvel que parea isso acontece hoje em pleno sculo XXI. Pensamentos que no concordam com esses, sempre sero tidos como heresia, quem quer que j tenha a verdade esta destinado a ser intolerante e autoritrio. A rigidez institucional resultado do conhecimento absoluto. Lembro-me do dia em que fui dar a noticia ao pastor da igreja Crist da Famlia do Capo Redondo, eu era um recm-convertido e apenas me inseri nela para poder estudar teologia, mas como os estudos l ainda no tinham comeado, ento resolvi ir estudar no ICEC onde me encontro atualmente no sexto semestre do curso de teologia.....ento eu disse a ele: Pastor vou estudar teologia l na Betesda, e de imediato ele disse se eu tenho um filho recm nascido (estava se referindo a minha situao de novo converso) e ele ainda esta sendo amamentado, e ai eu dou feijoada para ele comer, o que voc acha que vai acontecer com ele (estava querendo dizer que eu iria me

perder nos estudos, porque ainda era um recm converso)......resumindo, aqui estou eu descrevendo essa comparao no mnimo e literalmente infantilizada e a tentativa de controle fracassada do protestantismo da reta doutrina. Nesse sentido concordo mais uma vez com a fala do autor: .........Somente a histria infinita em suas manifestaes. Somente na histria o passado no pode ser repetido. Somente a histria pode produzir novidades. No por acidente que a palavra novidade tem, no universo protestante, um sentido pejorativo. Os pregadores de novidades so aqueles que romperam com o padro de repetio, que romperam com o conhecimento absoluto e que, portanto, entraram no caminho da dvida (Religio e Represso Rubem Alves, pag. 138). Esse sectarismo configurado na reta doutrina uma das caractersticas principal para caracterizar qualquer desvio de pensamento de um membro como sendo herege, e consequentemente tido como desvio de conduta ou ato de rebelio, que devera ser resolvido com a sada voluntaria ou expulso do dissidente; e a primeira opo foi minha escolha.

6. O mundo que os protestantes habitam


Inserido em um mundo novo, o recm-converso agora ter que passar por uma aprendizagem de ensino implantada pelo protestantismo da reta doutrina, e esse s tem uma metodologia a ser seguida; o professor fala, o aluno escuta, o professor ensina, o aluno repete, e sem questionamentos, aquele que no sabe no que cr, no tem autoridade para falar. E por isso que at hoje vemos pastores repetindo textos contidos na bblia de forma infantilizada, sem ao mnimo tentar extrair do texto uma mensagem de e para a vida cotidiana, e assim o ciclo da repetio utilizado nas escolas do protestantismo da reta doutrina, criando e embrutecendo cada vez mais os seus membros ou soldados. E como escreve o autor: .....Ora, sendo a comunidade aquela que detm o monoplio do conhecimento verdadeiro, o conhecimento da verdade e a sua consequncia, a

salvao, exigem o perfeito ajustamento da conscincia individual conscincia coletiva . A conscincia coletiva, assim, um absoluto sagrado. A evidencia da salvao individual o seu dizer repetitivo do conhecimento da comunidade (Religio e Represso Rubem Alves, pag. 159). No mundo protestante no existe representaes do divino em imagens em quadros, esculturas ou coisa parecida, sua representao se da por meio da linguagem do cantar, pregar a palavra de deus e ouvir. Com todos esses particulares do protestantismo da reta doutrina, o autor ainda aponta uma exceo significativa na questo de imagens do divino no meio protestante: H, entretanto, no caso do PRD, uma exceo muito significativa: um quadro que vendido em livrarias evanglicas que encontrado em salas das igrejas e nas casas dos crentes. Trata-se do quadro Os Dois Caminhos ou O Caminho Largo e o Caminho Estreito. No uma produo artstica brasileira.. .. Seu propsito no representar o divino. verdade que o divino ali esta presente, mas representado de uma forma mais asctica possvel, na combinao de uma figura geomtrica, o triangulo, smbolo da trindade, o trs em um. E dentro dele, um grande olho, smbolo da oniscincia divina (Religio e Represso Rubem Alves, pgs. 159/160). Bom resumindo, o caminho largo, o caminho da perdio, jogos, drogas, prostituio, o inverno entre outros usos pejorativos das palavras, o caminho estreito o caminho do conhecimento absoluto e a fonte da vida, ou seja, o caminho do protestantismo da reta doutrina. Gostaria de citar uma observao feita por um professor do curso de graduao de Teologia, a respeito do quadro, ele queria saber o que aquele tringulo parecidssimo com o logotipo da maonaria (associao ou uma ordem de carter universal que agrega homens de todo e qualquer credo religioso, raa e nacionalidade) esta fazendo no quadro que o protestantismo da reta doutrina e seus representantes julga ser a representao esttica de sua mensagem? Veja a reproduo do suposto logotipo da maonaria e do quadro a seguir...e tirem suas concluses.

Existe outra dualidade no mundo protestante segundo o entendimento do autor, que a vida aqui na terra e a vida eterna. Sinceramente tenho muita dificuldade em entender esse termo vida eterna. Os protestantes da reta doutrina vivem como se tivessem que cumprir uma meta antes de morrer, e com essa meta cumprida, aps a morte fsica herdaro a vida eterna, isso esta me parecendo mais com a doutrina dos espiritas kardecistas do que com evanglicos ou crentes, de onde eles tiram tantos pensamentos utpicos? O mais engraado que se algum perguntar a algum crente, protestante ou evanglico se eles querem morrer, a resposta com certeza ser: esta amarrado, repreendido em nome de jesus......ento, continuo tendo dificuldades em entender essas afirmaes de vida eterna bem aventurada aps a morte. Por isso fao uma afirmao um tanto redundante, mais necessria para esse contexto: A vida s vida somente enquanto vida. A verdade vivida que a morte dos crentes os leva para a salvao eterna e a morte dos mpios (todos aqueles que no so crentes ou evanglicos) os leva para o inferno, ou seja, o caminho estreito o da salvao e o caminho largo o do inferno. Outro argumento citado, a doutrina da providncia divina. Nela existe um nico argumento inequvoco: a vontade de Deus. E esse a meu ver me parece que no ser exclusividade dos protestantes, a providncia o argumento mais poderoso para qualquer pessoa que no tem uma explicao plausvel para algum acontecimento, ento simplesmente para se safar de qualquer retaliao usa-o. Logicamente que o protestantismo da reta doutrina que se diz detentor do conhecimento absoluto majoritrio no uso dessa doutrina ou argumento. E assim so explicados os fatos ocorridos dentro do mundo protestante que eu mesmo presenciei, tais como: uma me com um filho que tem cncer e pede para o pastor orar para convencer deus de cura-lo, e mesmo assim a criana vem a bito, o argumento usado para justificar que a orao no funcionou e que deus no obedeceu a vontade do pastor : Foi a vontade de deus. O mesmo argumento foi e usado para explicar a ESCRAVIDO NEGRA, AUSCHWITZ, GULAG, MISRIA AFRICANA, EPIDEMIA DE AIDS, XENOFOBIA, PENA DE

10

MORTE, HOMOFOBIA, ENRIQUECIMENTO ILICITO DE LIDERES RELIGIOSOS E POLITICOS e a DEGRADAO DO MEIO AMBIENTE. Podemos orar a deus e tudo estar resolvido? Ou no precisamos fazer nada porque tudo j esta ou foi definido, e a vontade de deus? Se o que prevalece a vontade de deus, porque ento oramos? Se quando oramos justamente para pedir a deus que faa a nossa vontade e no fim da orao sempre vem o dizer: que seja feita a sua vontade. Assim como o autor, no estou dizendo que todos os protestantes pensem assim, mesmo porque, eu tambm me considero um protestante, o que quero dizer na verdade, que poucos so aqueles que j pararam para pensar sobre essa questo, o intuito aqui s expressar a lgica que direciona o modo do protestantismo da reta doutrina de pensar.

7. Os crentes so diferentes. A tica protestante.


A fisionomia do crente tem que ser desenhada em um novo ser, o recm-converso, essa por sua vez no ira poder conter equvocos, pois ser justamente a fisionomia do espirito que ir distinguir o verdadeiro crente do crente falso. Os crentes verdadeiros se comportam segundo as normas estabelecidas pelos dogmas da igreja e realizam a confisso ortodoxa da f, segundo o autor, a unio desses dois elementos, conhecimento e moralidade, que define o tipo ideal da personalidade protestante, o homem em Cristo. Quando as pessoas falam em moral, logo se vai mente a questo do sexo, o mesmo pensamento se aplica a questo do pecado no mundo do protestantismo da reta doutrina, tanto que alguns acham que a moral se dedica antes de tudo a julgar o que as pessoas fazem com seus genitais. Agora a instituio dita as ordens e os indivduos obedecem, ela dita o que pode e o que no pode, desde autorizao para o crente ir se divertir no fim de semana com a famlia, at a autorizao para um casal j constitudo legalmente perante a lei, ter relaes sexuais. aquele pensamento que j conhecemos, se fizer do jeito que a

11

igreja ordena, no pecado, portanto, vai para o cu e ter vida eterna aps a morte, e se desobedecer as ordens celestiais, pecado e vai para o inferno. Alis, o que pecado? O que cu? O que inferno? Presenciei uma situao que aconteceu com dois recm-convertidos, eles viviam uma vida de casal normal e com tudo que um casal tem direito antes de se converterem, logo aps precisaram se separar (sem ter relaes sexuais) e continuaram vivendo na mesma casa, e s foram autorizados a voltar ter uma vida de casal completa somente depois que realizaram o ritual do casamento celebrado pelo pastor da igreja onde se tornaram membros. E o que dizer do Domingo, ele deve ser guardado porque h um mandamento que o determina? Lembra-te do dia de sbado, para santific-lo. Trabalhars seis dias e neles fars todos os teus trabalhos, mas o stimo dia o sbado dedicado ao SENHOR, o teu Deus. Nesse dia no fars trabalho algum, nem tu, nem teus filhos ou filhas, nem teus servos ou servas, nem teus animais, nem os estrangeiros que morarem em tuas cidades. Pois em seis dias o SENHOR fez os cus e a terra, o mar e tudo o que neles existe, mas no stimo dia descansou. Portanto, o SENHOR abenoou o stimo dia e o santificou (xodo 20,8-11). Certo sbado Jesus estava passando pelas lavouras de cereal. Enquanto caminhavam, seus discpulos comearam a colher espigas. Os fariseus lhe perguntaram: Olha, por que eles esto fazendo o que no permitido no sbado? Ele respondeu: Vocs nunca leram o que fez Davi quando ele e seus companheiros estavam necessitados e com fome? Nos dias do sumo sacerdote Abiatar, Davi entrou na casa de Deus e comeu os pes da Presena, que apenas aos sacerdotes era permitido comer, e os deu tambm aos seus companheiros. E ento lhes disse: O sbado foi feito por causa do homem, e no o homem por causa do sbado. Assim, pois, o Filho do homem Senhor at mesmo do sbado (Marcos 2, 23-28).

No estou aqui querendo defender o sbado, mas o quero salientar que no encontrei a palavra domingo, nem no novo testamento e muito menos no antigo.

12

Encontrei as palavras, stimo dia e sbado. Se as escrituras so sagradas e o protestantismo da reta doutrina a segue, no teria alguma incoerncia nessa questo do Domingo? Ah....deve ser um erro de interpretao meu. A excluso dos vcios em drogas em gerais, tambm uma caracterstica que diferencia os crentes dos mpios, e c para ns, isso bom para a sade fsica e mental de qualquer individuo, independente da seita a qual faz parte. Mas para o protestante da reta doutrina isso mais srio, a converso a Cristo, impe a questo de que tudo o que ele e tem corpo de Cristo, ento pesa em sua conscincia a profanao do sagrado e consequentemente a sua salvao. O crente no pode mentir em hiptese alguma, assim diz o protestantismo da reta doutrina, mas o que dizer do crente que mentiu para alguns matadores de aluguel que estavam procura de dois jovens para executa-los e que se escondiam em sua casa? O que dizer da bancada evanglica no senado? O que dizer de Raabe? O que dizer do apstolo Estevam Hernandes e bispa Sonia Hernandes?

8. Converta-se o indivduo e a sociedade se transformar. A tica social protestante.

A grande questo da teologia da reta doutrina simplesmente salvar a alma, para eles a estruturas da sociedade no podem ser transformadas, justamente porque essas so produto da providncia divina, ora, a sociedade assim porque deus quis assim, e no cabe aos homens mudar. O foco no a transformao da estrutura e sim transformar os homens. E sinceramente, concordo com o autor: E esta a nica tarefa que a igreja se pode propor: salvar almas, transformar coraes (Religio e Represso Rubem Alves, pg. 260). No podemos esquecer-nos de vrios profissionais das mais variadas formaes e protestantes, se esforam para melhorar a vida de milhares de seres humanos por mundo afora, so verdadeiros heris, mas me parece que todos os esforos no resolvem a situao ou a eliminam, a sensao que tenho que a cada dia

13

que passa a grande maioria dos seres humanos, ficam mais egostas, egocntricos e gananciosos, e por essas razes a tendncia que a pobreza no mundo s piore. A misso da igreja no esta sendo aplicada da forma correta, ou existe um entendimento equivocado sobre misso na igreja e misso da igreja, no sei dizer, mas posso fazer uma afirmao, tem alguma coisa errada ai ou muitas.

9. Os inimigos do protestantismo

O autor cita quatro inimigos do protestantismo da reta doutrina, o primeiro a igreja catlica por negar a frmula protestante de salvao, o segundo no liberalismo ou modernismo, que nega a possibilidade do conhecimento absoluto, o terceiro, aquele que nega a moralidade prpria da salvao, e o quarto, aquele que rouba da mensagem do evangelho a sua dimenso eterna, o Evangelho Social. Os inimigos do protestantismo da reta doutrina so todos aqueles que esto abertos para o dilogo inter-religioso, ou seja, o ecumenismo. No importa qual a religio ou seita faz parte o individuo, o que importa que esses no so adeptos do protestantismo da reta doutrina.

10.

Verdade e dogmatismo

O que caracteriza o protestantismo da reta doutrina nada mais, nada menos que o poder de detentor do monoplio da verdade, do conhecimento absoluto. Quando a pessoa se perguntar o que ela deve fazer para ser salva? A resposta : torne-se adepto do protestantismo da reta doutrina e estar salvo.

14

Esse mundo de verdade absoluta a oposio do pensamento correto heresia. Toda verdade intolerante por natureza, no cabe espao para pensamentos e vises de um mundo diferente e melhor (heresia). O herege aquele que provavelmente tem ideias que contestam as regras do jogo, em outras palavras, aquele que pergunta o porqu e para que, e isso incomoda muito a maioria dos protestantes da reta doutrina. O livre exame das escrituras foi o bero de nascimento do protestantismo, por isso nada mais contraditrio do que os protestantes terem como inimigos os hereges, justamente porque o livre exame traz com ele a liberdade para a heresia, assim mais uma vez concordo com as palavras do autor, descritas abaixo. .......O herege, entretanto, aquele que se recusa a isso. Ele leva a srio o livre exame. No se esqueceu da intuio inicial do seu momento de converso. Tem a coragem de sustentar-se apenas sobre os seus ps, ao falar: Recusa a repetio. Atreve-se a dizer o novo. Pressupe que a verdade no se esgotou no passado. Recusa o dogma. Prope novos mundos. Anuncia novas vises. Cria valores. No se move, respeitosamente, entre os pilares de um mundo j construdo, tentando descobrir atalhos para seus propsitos pragmticos. No trapaceia. Destruidor de mundos. Iconoclasta. Rejeita que o discurso seja idntico ao ser. E se o divino esta mais alm do discurso, a verdade no pode ser afirmada como uma posse. Verdade um horizonte, o objeto de uma busca. Mas como podem sobreviver aqueles que buscam em meio aqueles que j encontraram? Continuar a buscar, em meio aos que afirmam j haver encontrado, equivale a afirmar que, na realidade, nada foi encontrado. Aquele que pretende criar novos valores no pode comungar com aqueles que afirmam que todos os valores j so uma posse sua (Religio e Represso Rubem Alves, pg. 324). O dogmatismo no exclusividade da religio, ele esta intrnseco na essncia da sociedade.

15

Referencias Bibliogrficas
Alves, Rubem: Religio e Represso, Edies Loyola, So Paulo, Brasil, 2005. Antigo Testamento, verso digital, NVI. Novo Testamento, verso digital, NVI. Vigil, Jos Maria: Teologia do Pluralismo Religioso para uma releitura pluralista do cristianismo, So Paulo: Paulus, 2006. Savater, Fernando: tica para meu filho, Editora Planeta do Brasil, So Paulo, 2012.

Вам также может понравиться