Вы находитесь на странице: 1из 2

Pr-vestibular Social

Simulado online 07 2012 Redao


Proposta Cada vez mais, as constantes transformaes sociais, culturais e tecnolgicas acirram as diferenas entre pessoas nascidas em pocas distintas, impactando o convvio entre pais e lhos, professores e alunos, jovens e idosos. Os fragmentos reproduzidos a seguir apresentam exemplos e opinies acerca dessa temtica. Leia-os com ateno.

Texto I A convivncia com a alteridade, com a diferena (seja ela de idade, gnero, classe, etnia ou cultura) ainda difcil numa sociedade que, para manter o poder e o controle, normatiza, normaliza, classica, rotula, regulamenta, dene, divide, hierarquiza e exclui - mesmo quando mascara sua face repressora com uma sedutora manipulao do desejo (...) Reduzir um jovem ou um idoso apenas sua idade ou gerao deixar de nele descobrir sua humanidade.
(Maria Helena Kuhner - Escritora, Teatrloga, Pesquisadora e Coordenadora de Projetos nas reas de Educao e Cultura. In: http://www. sescsp.org.br/sesc/revistas_sesc/ti/ti23.htm)

Texto II No passado o idoso era o detentor do conhecimento, nele se concentrava a sabedoria acumulada de vrias geraes anteriores e ele era respeitado pela sua comunidade. Com a modernizao da sociedade o idoso foi se perdendo no caminho. Ele passou a no ser mais to valorizado, pois tornou-se desnecessria sua contribuio na construo da histria viva de uma sociedade, porque o saber agora se concentra nas escolas, nas universidades, nos livros, nos museus e por ltimo na Internet. A sociedade moderna tirou-lhe seu principal papel social de ser o transmissor do conhecimento e da cultura e no o ajudou a construir seu novo espao social. Por isso, importante que haja espao para o dilogo entre as geraes no sentido de construir papis sociais que se adequem realidade social para que os jovens e as pessoas mais velhas possam formar sua identidade e redimensionar suas experincias vividas de forma signicativa. Tanto o jovem como o idoso so co-responsveis pela modicao da imagem do envelhecimento, principalmente de si mesmos e amenizar o culto que se tem juventude (...). O dilogo entre a criana e o idoso ou entre o jovem e o velho a possibilidade de compartilhar muitas idades, sendo que cada pessoa traz na sua bagagem experincias j vividas. Nessa relao, o importante no a quantidade de relaes que um idoso pode proporcionar, mas sim sua qualidade, o vnculo criado ser a alavanca necessria para quebrar imagens negativas associadas velhice e ao processo de envelhecimento.
(http://www2.uol.com.br/vyaestelar/saude_geracoes.htm)

2 :: PR-VESTIBULAR SOCIAL :: SIMULADO

ONLINE

07 2012 / REDAO

Texto III Gerao Z ensina os pais a usar tecnologia Criados em ambientes digitais, lhos invertem papis, viram professores dos pais e derrubam mito de que novas mdias afastam a famlia. Assim como h tabus perpetuados por geraes e geraes, h tambm abismos capazes de se abrir ou se fechar de acordo com as relaes estabelecidas entre avs, pais e lhos. Para a Gerao Z, denominao usada para os nascidos de meados dos anos 90 at o incio desta dcada, a uncia tecnolgica pode encurtar distncias no s da jovem gerao com o mundo, mas tambm dentro de casa. A Ana Luiza foi quem me introduziu ao MSN, Orkut, plataformas de blog. Aos 8 anos ela j me pediu para ter acesso a esses aplicativos e eu tive que aprender como funciona, as regras, as responsabilidades envolvidas. Desde os 6 anos ela curte novas tecnologias e j fazia livrinhos no Power Point com essa idade, conta a me e analista de sistemas Christiana Ferreira. (...) A engenheira Lucila Saito, me de Henrique, 9 anos, e Marilia, 6, no nega: muitas vezes, mais fcil tirar algumas dvidas com o prprio lho do que buscar, ela prpria, a soluo. Eu tenho um iPhone. Para baixar um aplicativo, recorro ao Henrique, porque eu nunca z isso. Tudo para ele mais fcil. Outro dia mesmo estvamos num restaurante e eu preocupada em voltar para ligar para minha me no Skype. De repente o Henrique estava falando com ela no Skype do meu telefone. Nem eu, nem meu marido sabamos ser possvel fazer isso, conta. Se hoje existe a possibilidade de alternar os papis de aprendiz e tutor entre pais e lhos, por que no aproveit-la com as devidas responsabilidades? Os lhos tm maior domnio instrumental dessas tecnologias e sabem disso. Mas reconhecem, sim, os pais e os professores como detentores dos porqus de tantas informaes, naliza Maria Elizabeth Almeida, professora do Departamento de Ps-graduao em Educao da PUC-SP.
(http://delas.ig.com.br/lhos/geracao-z-ensina-os-pais-a-usar tecnologia/n1597200611564.html)

Com auxlio dos textos motivadores, elabore uma dissertao argumentativa com base na seguinte questo:

No mundo de hoje, como superar o conito e promover dilogo, troca e convivncia entre geraes diferentes?

No se esquea de atribuir um ttulo criativo ao seu texto. Instrues Sua redao deve ter, preferencialmente, cinco pargrafos: um de introduo, trs de desenvolvimento e um de concluso, alm de um ttulo (que no pode ser a repetio do tema). Cada estrutura deve ser escrita na sua respectiva caixa de texto. O preenchimento dos quatro espaos obrigatrio. Prera escrever primeiro o texto em uma folha de papel comum, com cerca de 25 linhas, para, em seguida, digit-lo no computador. No copie trechos de textos da coletnea nem de qualquer pgina na internet. Fazer isso pode levar anulao de sua redao. Procure utilizar as tcnicas trabalhadas em sala pelo seu professor durante as aulas. Seu texto ser corrigido com base em cinco critrios: abordagem do tema, tipo de texto, coerncia, coeso e modalidade de lngua.

Вам также может понравиться