Вы находитесь на странице: 1из 27

UNIP INTERATIVA Projeto Integrado Multidisciplinar II Curso Superiores de Tecnologia

RENATO DOS SANTOS ALCARA RA: 1301964 ANTONIO CARLOS MIOSSI JUNIOR RA: 1314280 WASHINGTON LUIZ AQUINO FERREIRA RA: 1304974 ALEXANDRE DE PAULA FLEMING RA: 1311267

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR II

POLO - Boituva SP POLO Rio de Janeiro / Centro RJ POLO - Alphaville Ferno Gaivota SP POLO Ouro Fino - MG 2013

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR II

Trabalho apresentado ao curso de graduao SUP TEC EM TECNOLOGIA DA INFORMAO da Universidade PaulistaUNIP.

Orientador: Jos Carlos Lorandi

Universidade Paulista UNIP

RESUMO

A escolha do tema deve-se ao fato das organizaes estarem em busca de sistemas capazes de melhorar os seus processos e de contribuir para o estabelecimento de relaes mais consolidadas e confiveis com seus fornecedores e clientes. O cenrio econmico e mundial vivenciado atualmente (sculo XXI) tem feito com que as empresas se preocupem cada vez mais com sua imagem no mercado, uma vez que essa se for positiva, pode lhe garantir uma srie de benefcios. Assim, pode-se dizer que o presente trabalho, o qual foi construdo a partir do levantamento de referenciais tericos, sendo que, estes referenciais foram selecionados e, posteriormente analisados, teve por intuito apontar por meio de pesquisa de abordagem qualitativa, qual a eficcia e os resultados obtidos por meio da utilizao do sistema de coleta, exposto acima, no mbito estratgico do setor da Tecnologia da Informao.

Palavras-Chave: INFORMAO.

ORGANIZAO

DE

COMPUTADORES;

DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL; PRINCIPIOS DE SISTEMAS DE

ABSTRACT

The choice of subject is due to the fact that organizations are looking for systems that can improve their processes and contribute to the establishment of more consolidated and trusted with their suppliers and customers. The global economic scenario and currently experienced (century) has made companies increasingly worry about its image in the market, since that if positive, can guarantee you a number of benefits. Thus, one can say that this work, which was built from the survey of theoretical frameworks, and these references were selected and subsequently analyzed, had the intention to point through qualitative research, how effective and the results obtained through the use of the collection system, above, under the strategic Information Technology sector.

Keywords:

ORGANIZATION

OF

COMPUTERS;

SUSTAINABLE

DEVELOPMENT; PRINCIPLES OF INFORMATION SYSTEMS.

SUMRIO

1. INTRODUO ............................................................................................ 05 2. ORGANIZAO DE COMPUTADORES .................................................... 06 2.1 MQUINAS VIRTUAIS ............................................................................... 08 2.2 VANTAGENS DA MQUINA VIRTUAL ...................................................... 10 3. DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL ..................................................... 13 4. PRINCIPIOS DE SISTEMAS DE INFORMAO ....................................... 20 CONCLUSO................................................................................................... 23 REFERNCIAS ................................................................................................ 26

1. INTRODUO

Observa-se que na atualidade as empresas tm primado pela melhoria de seus sistemas, tendo em vista, a necessidade de se manterem em um mercado cada vez mais competitivo, j que, fatores como esses tm contribudo para que os clientes se tornem mais exigentes, principalmente no condiz qualidade do produto e pontualidade no fornecimento do mesmo. Diante de questes como essas, as organizaes tm investido em melhorias, cientes de que, a satisfao do cliente e o bom relacionamento com os colaboradores e fornecedores fazem com que a empresa seja bem vista no mercado, melhorando assim sua rede de relacionamento.

A informao a principal arma para o mundo competitivo e a concorrncia entre as empresas, sendo que no mundo de hoje quem possui esse poder acaba se tornando proprietrio da informao. As organizaes necessitam da informao para tomar decises e assim obter sucesso, pois sem ela no h estratgias, mudanas ou at mesmo a prpria empresa. Quanto maior o volume de dados na empresa, maior ser a complexidade dos sistemas e consequentemente o nvel de preocupao com segurana, o que garantir a confiabilidade das informaes que nela detm. A segurana da informao tem como propsito proteger as informaes registradas no importando a sua forma, seja ela , impressa, em discos rgidos ou at mesmo na memria das pessoas.

2. ORGANIZAO DE COMPUTADORES

A virtualizao a criao de uma verso virtual (em vez de real) de algo, como um sistema operacional, um servidor, um dispositivo de armazenamento ou de recursos de rede. Provavelmente conhece um pouco sobre virtualizao, se j dividiu o disco rgido em parties diferentes. A partio a diviso lgica de um disco rgido para criar, de fato, dois discos rgidos separados. Virtualizao do sistema operacional o uso de software para permitir que uma pea de hardware para rodar imagens de sistemas operativos mltiplos, ao mesmo tempo. A tecnologia tem o seu incio em mainframes dcadas atrs, permitindo que os administradores evitassem desperdcio de poder de processamento caro. Em 2005, software de virtualizao foi adotado mais rapidamente do que imaginavam inclusive os especialistas. Existem trs reas de tecnologia onde a virtualizao est fazendo caminho:

Virtualizao de rede Virtualizao de armazenamento Virtualizao de servidores

Virtualizao de rede um mtodo de combinao dos recursos disponveis de uma rede, dividindo-se a disposio da largura de banda em canais, cada um dos quais independente dos outros, e cada um dos quais pode ser atribudo (ou retribudos) para um servidor ou dispositivo em tempo real.

A ideia que a virtualizao disfara a verdadeira complexidade da rede, separando-o em partes gerenciveis, assim como seu disco rgido particionado torna mais fcil de gerenciar seus arquivos.

Virtualizao de armazenamento a conjugao de armazenamento fsico de vrios dispositivos de armazenamento de rede para o que parece ser um nico dispositivo de armazenamento que gerenciado a partir de um console central. Virtualizao de armazenamento comumente usado em redes de armazenamento. Virtualizao de servidores o mascaramento de recursos do servidor (incluindo o nmero e a identidade de todos os servidores fsicos, processadores e sistemas operacionais) de usurios do servidor. A inteno poupar o usurio de ter que entender e gerenciar detalhes complicados de recursos do servidor, aumentando a partilha e utilizao de recursos e manter a capacidade de expandir mais tarde. A virtualizao pode ser visto como parte de uma tendncia geral na empresa de TI que inclui computao autonmica, um cenrio em que o ambiente de TI sero capazes de gerenciar a si mesmo com base na atividade percebida, em que o poder de processamento do computador visto como um utilitrio que os clientes possam pagar apenas quando necessrio. O objetivo usual de virtualizao centralizar tarefas administrativas, melhorando a escalabilidade e cargas de trabalho.

2.1 Mquinas Virtuais Uma mquina virtual (VM) uma implementao de software de um ambiente de computao em que um sistema operacional ou o programa pode ser instalado e executado. A mquina virtual normalmente emula um ambiente de computao fsica, mas a parte do hardware como CPU, memria, disco rgido, rede e outros recursos de hardware so geridos por uma camada de virtualizao que se traduz essas solicitaes para o hardware fsico subjacente. VMs so criadas dentro de uma camada de virtualizao, como

um hypervisor ou uma plataforma de virtualizao que roda em cima de um cliente do sistema operacional ou do servidor. Este sistema operativo conhecido como o sistema operacional hospedeiro. A camada de virtualizao pode ser usada para criar diversos ambientes VM individuais isoladas. Normalmente, os sistemas operacionais convidados e programas no esto conscientes de que esto sendo executados em uma plataforma virtual e, desde que a plataforma virtual da VM suportada, este software pode ser instalado da mesma forma que seria implantado em hardware servidor fsico. Por exemplo, o sistema operacional convidado pode parecer ter um disco rgido fsico ligado a ele, mas reais E / S entradas tem solicitaes convertidas pela camada de virtualizao para que eles realmente ocorram contra um arquivo que pode ser acessado pelo sistema operacional hospedeiro. As mquinas virtuais podem proporcionar inmeras vantagens sobre a instalao de sistemas operacionais e software diretamente no hardware fsico. O isolamento garante que os aplicativos e servios que so executados dentro de uma mquina virtual no podem interferir com o host do sistema operacional ou outras VMs.

VMs tambm podem ser facilmente movidas, copiadas e transferidas entre servidores host para aperfeioar a utilizao de recursos de hardware. Os administradores tambm podem tirar proveito de ambientes virtuais como simples backups, recuperao de desastres, novas implementaes e as tarefas bsicas de administrao do sistema. O uso de mquinas virtuais tambm vem com vrias consideraes importantes de gesto, muitos dos quais podem ser abordadas por meio de sistemas de melhores prticas e ferramentas que so projetados para VMs gerenciadas administrao geral.

De forma mais simples, a mquina virtual (VM) uma implementao de uma mquina (ou seja, um computador) que executa programas como um computador fsico. As mquinas virtuais so separadas em duas grandes classificaes, com base no seu uso e grau de correspondncia para qualquer mquina real: Uma mquina virtual sistema oferece uma completa plataforma de sistema que suporta a execuo de um completo sistema operacional. Estes costumam imitar uma arquitetura existente, e so construdos com o objetivo de fornecer tanto uma plataforma para executar programas onde o hardware real no est disponvel para uso (por exemplo, a execuo de software em plataformas de outra forma obsoletos), ou de ter vrias instncias de mquinas virtuais levar ao uso mais eficiente dos recursos de computao, tanto em termos de consumo de energia e custo-eficcia (conhecida como virtualizao de hardware), ou ambos. Uma mquina virtual de processo (tambm, a mquina virtual linguagem) projetada para executar um nico programa, o que significa que ele suporta um nico processo.

10

Tais mquinas virtuais so geralmente adequadas para uma ou mais linguagens de programao e construdo com a finalidade de fornecer portabilidade do programa e flexibilidade (entre outras coisas). A mquina virtual foi originalmente definida por Popek e Goldberg como "uma forma eficiente, duplicata isolada de uma mquina real". O uso atual inclui mquinas virtuais que no tm correspondncia direta com qualquer hardware real.

2.2 Vantagens da mquina virtual

Vrios ambientes de sistemas operacionais podem coexistir no mesmo computador, em forte isolados uns dos outros, a mquina virtual pode proporcionar um conjunto de instrues, que um pouco diferente do que a da mquina real no provisionamento de aplicativos, manuteno, alta disponibilidade e recuperao de desastres.

As principais desvantagens da VMs so: Uma mquina virtual menos eficiente do que uma mquina real quando se compara ao hardware indiretamente Quando vrias VMs esto simultaneamente em execuo no mesmo host fsico, cada VM pode apresentar em graus variados e desempenho instvel (velocidade de execuo, e no os resultados), o que depende, em muito a carga de trabalho imposta ao sistema por outras VMs, a menos que sejam utilizadas tcnicas adequadas para isolamento temporal, entre as mquinas virtuais. Vrias VMs cada um executando seu prprio sistema operacional (chamado de sistema operacional convidado) so frequentemente usados em consolidao de servidores, onde os diferentes servios que costumavam

11

rodar em mquinas individuais, para evitar interferncias em vez disso so executados em mquinas virtuais separadas na mesma mquina fsica. O desejo de executar vrios sistemas operacionais foi motivao original para mquinas virtuais, uma vez que permitiu a partilha de tempo de um nico computador entre vrios sistemas de operao single-tasking. Em alguns aspectos, um sistema de mquina virtual pode ser considerado como uma generalizao do conceito da memria virtual que, historicamente, o precedeu. Da IBM CP / CMS, os primeiros sistemas para permitir a virtualizao completa, implementado compartilhamento de tempo, fornecendo cada usurio com um sistema operacional de um nico usurio, o CMS. Ao contrrio da memria virtual, uma mquina virtual sistema permitiu que o usurio usasse instrues privilegiadas em seu cdigo. Esta abordagem tem algumas vantagens, por exemplo, permitiu aos usurios adicionar dispositivos de entrada / sada no permitida pelo sistema padro. Como a tecnologia evolui de memria virtual, no que diz respeito virtualizao, ir utilizar as tecnologias de comprometimento excessivo de memria para gerenciar o compartilhamento de memria entre mltiplas mquinas virtuais em um nico computador fsico. Em uma nota relacionada, por vezes, possvel compartilhar as pginas de memria que tm contedos idnticos entre vrias mquinas virtuais, rodando na mesma mquina fsica, mape-los para a mesma pgina fsica, atravs de uma tcnica conhecida como Kernel fuso. Isto particularmente til para somente leitura pginas, como aqueles que contm segmentos de cdigo, especialmente no caso de mltiplas mquinas virtuais em execuo o mesmo ou similar software, tais como o sistema operacional, bibliotecas de software, servidor web, componentes de middleware, etc.

12

Os sistemas operacionais hspedes no tem que ser compatvel com o hardware fazendo o possvel para executar diferentes sistemas operacionais no mesmo computador (por exemplo, Microsoft Windows e Linux, ou verses mais antigas de um sistema operacional de suporte de software que ainda no foi portado para a verso mais recente). O uso de mquinas virtuais para suportar diferentes sistemas operacionais hspedes est se tornando popular em sistemas embarcados, um uso tpico o de apoiar um sistema operacional em tempo real, ao mesmo tempo, como um sistema operacional de alto nvel, como o Linux ou Windows. Outro uso sandbox um sistema operacional que no confivel,

possivelmente porque um sistema em desenvolvimento. As mquinas virtuais tm outras vantagens para o desenvolvimento de OS, incluindo um melhor acesso depurao e reboots mais rpidos.

13

3. DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL

O tema sobre desenvolvimento sustentvel tem atualmente ocupado o lugar central na poltica brasileira. Este tema tem sido definido de vrias formas, mas a definio mais freqentemente usada a que foi citada na Comisso Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (WCED) no Relatrio Brundtland (Oxford University Press, 1987 p. 43 ), O desenvolvimento sustentvel desenvolvimento que satisfaz as

necessidades do presente sem comprometer a capacidade das geraes futuras satisfazerem suas prprias necessidades Ele contm em si dois conceitos-chave.: O conceito de necessidades, em particular as necessidades essenciais dos pobres do mundo, a prioridade absoluta que deve ser dada, e, A ideia de limitaes impostas pelo estado da tecnologia e da organizao social sobre a capacidade do ambiente para atender s necessidades presentes e futuras. As definies criadas sobre desenvolvimento sustentvel exigem que devam mudar a forma que vemos o mundo, e apreci-lo como um sistema que conecta o espao e um sistema que conecta o tempo. O conceito de desenvolvimento sustentvel tem suas razes neste tipo de pensamento sistmico. Ela nos ajuda a entender a ns mesmos e nosso mundo. Os problemas que enfrentamos so complexos e graves, e no podemos rata-los da mesma forma que os criou. Mas podemos abord-los.

O ambientalismo tem que ser cuidado e tratado tambm pelos consumidores e assim todos conseguiro levar uma vida mais consciente para no danificar nossas prticas atuais.

14

Figura Itens necessrios para o Desenvolvimento Sustentvel.

O ambientalismo est crescendo e com isso possvel criar um negcio verde e assim ser particularmente satisfatrio, afinal podemos fazer nossa prpria contribuio para tornar o mundo um lugar melhor. O desenvolvimento sustentvel, conforme definido pela Comisso Brundtland (1987) desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das geraes futuras satisfazerem suas prprias necessidades. O desenvolvimento impulsionado por uma necessidade particular, totalmente sem considerar os impactos mais amplos ou futuros. J estamos vendo os danos que esse tipo de abordagem pode causar, por parte das grandes crises financeiras causadas pela banca irresponsvel, a mudanas no clima global, resultantes da nossa dependncia em fontes de energia baseada nos combustveis fsseis. Quanto mais buscamos o desenvolvimento insustentvel, os mais frequentes e graves consequncias tendem a se tornar, o que por isso que precisamos agir agora. Mas o foco do desenvolvimento sustentvel muito mais amplo do que apenas o meio ambiente. tambm sobre a garantia de uma sociedade forte, saudvel e justa. Isto significa satisfazer as diversas necessidades de todas as pessoas nas

15

comunidades existentes e futuras, promovendo bem-estar pessoal, e incluso social, e a criao de oportunidades iguais. Nas ltimas dcadas uma nova oportunidade surgiu que usar essas tcnicas de sustentabilidade para os pequenos esforos de desenvolvimento, e isso tem sido possvel porque o poder computacional necessrio para a modelagem, agora facilmente disponvel na forma de computadores pessoais (PCs). um fato extraordinrio, que muitas vezes tomar por certo, que todos os fenmenos naturais mostram uma regularidade que pode ser encapsulado em certas "leis" da natureza. Ainda mais a linguagem natural em que essas leis podem ser formuladas, e as suas consequncias exploradas, a linguagem da Matemtica. Talvez o exemplo mais conhecido disto seja a lei da gravitao. esta lei que nos permite prever com preciso incrvel a trajetria de um satlite ou uma nave espacial.

Figura - Ambientalismo A ideia de desenvolvimento sustentvel cresceu com os inmeros movimentos ambientalistas das dcadas anteriores.

16

Cpulas como a Cpula da Terra no Rio de Janeiro em Brasil, 1992, eram grandes reunies internacionais para trazer desenvolvimento sustentvel para todos os pases. No entanto, o registro em movimento em direo sustentabilidade, at agora parece ter sido bastante pobre.

Figura Ambientalismo no Brasil

O conceito de sustentabilidade significa muitas coisas diferentes para pessoas diferentes, e uma grande parte da humanidade ao redor do mundo ainda vive sem acesso s necessidades bsicas. Em 1992, a Cpula da Terra no Rio foi assistida por 152 lderes mundiais, e a sustentabilidade foi consagrado na Agenda 21, um plano de ao, e uma recomendao para que todos os pases devessem produzir estratgias nacionais de desenvolvimento sustentvel. Apesar de convenes vinculativas e inmeros relatrios detalhados, no parece ter sido cumprida e pouco se sabe sobre os detalhes para os cidados comuns em todo o mundo.

17

Em muitos pases - ricos e pobres - isto , muitas vezes por causa de uma percepo de que a sustentabilidade cara para programar e, Os finalmente, pobres, um travo por sua ao vez Desenvolvimento. pases

geralmente no possuem a infraestrutura fsica, ideias e capacidade humana de integrar a sustentabilidade em seu planejamento de desenvolvimento. Alm disso, eles so muitas vezes bastante ctico sobre o compromisso dos pases ricos real para o desenvolvimento sustentvel e exigem uma partilha mais equitativa dos custos ambientais e responsabilidades. Muitas pessoas tambm acreditam que os problemas ambientais podem esperar at que os pases em desenvolvimento so mais ricos. ... Dez anos depois, ainda no h uma viso amplamente compartilhada de que o desenvolvimento sustentvel pode significar na prtica. ndia v a ideia de uma pegada ecolgica de luz como parte do seu patrimnio cultural. Japo, por outro lado, est debatendo se a nfase deve estar no sustentvel ou no desenvolvimento metade da equao. Caminhos para a Cimeira, lder internacional e Panos Londres, 30 de Agosto de 2002

TI verde O objetivo da computao verde simples: reduo do uso de materiais nocivos, maximizarem a eficincia energtica e promover a reciclagem. O incio para o movimento computao verde foi dado pelo programa da Energy Star em 1992.

18

Isso serviu como um rtulo facultativo que foi concedido a produtos de informtica que fizeram sucesso em provar que eles usaram o mnimo de energia, maximizando a eficincia. Foi atribudo a monitores, refrigeradores, televisores, aparelhos de ar condicionado e outros eletrodomsticos. O primeiro resultado de pesquisas em computao verde resultou na funo de modo Sleep por monitores de computador. Esta funo permite que o computador entre em modo de espera depois de um perodo pr-estabelecido passa sem qualquer atividade do usurio. Depois disso, vrios conceitos como a contabilidade de custos de energia e solues foram desenvolvidos. A idia de TI verde assegurar o menor impacto humano sobre o ambiente, com isso pretende-se alcanar a sustentabilidade ambiental. De forma simples, a computao verde o estudo cientfico da eficiente e eficaz concepo, fabricao, uso, descarte e reciclagem de computadores e produtos de informtica relacionados, como servidores, sistemas de redes, sistemas de comunicao, monitores, USBs, impressoras, etc.O estudo utiliza cincia para criar tecnologias que ajudam a preservar os recursos naturais e reduzir o impacto nocivo sobre o meio ambiente. Os computadores pessoais e eletrnicos em casa podem parecer que eles no usam muita energia, mas ao contrrio de uma luz que desligado quando no estiver em uso, maioria das pessoas deixam seus computadores ligados. O efeito combinado de milhes de computadores pessoais, mesmo em modo de espera pode usar uma boa quantidade de energia. Tudo isso o uso de energia se traduz em gases de efeito estufa a partir de diversas fontes utilizadas para gerar a eletricidade. Ao criar um sistema que promove a eficincia de energia, os consumidores podem ajudar a reduzir a quantidade de eletricidade consumida, portanto, a reduo dos gases de efeito estufa e reduo de custos para o consumidor.

19

J possvel perceber o impacto da TI verde no mercado, observando a incrvel reduo de panfletos nas ruas. Grande empresa de publicidade tem dedicado em publicidade digital utilizando os sites de relacionamento, blogs, email marketing e outros.

20

4. PRINCIPIOS DE SISTEMAS DE INFORMAO

A empresa em questo possui os tipos de comunicao interna e externa: internet e intranet. Na internet possui um site institucional, e agregado a ele um e-commerce. Dessa forma os usurios e visitantes, podem acessar o site conhecer sua histria e produtos e fazer pedidos online caso desejarem. H ainda uma intranet para acesso dos funcionrios, assim a rede interna da empresa e seu contedo so totalmente restritos e sendo possvel acess-lo somente localmente. Todos os trabalhos escritos, planilhas, construo de grficos e apresentaes e slides so criados utilizando o Pacote Office . No Notebook Informtica utilizada cada aplicativo que o Pacote Office (sute de aplicativos para escritrio) pode oferecer para ajudar na organizao, desempenho e praticidade que necessrio em uma grande empresa, so eles: Word usado como editor de texto. Excel usado para criao de planilhas, clculos e grficos. Power Point usado para criao de apresentaes e slides. Outlook usado para criao de e-mails, gerenciador de tarefas e contatos.

A empresa tem pensado em migrar para o software livre e assim economizar bastante quanto ao uso do pacote office. Existe um software livre similar ao pacote office da Microsoft, com o nome de Broffice. um software livre totalmente brasileiro, similar ao pacote office com a diferena de ser livre, ou seja, ele no pago.

21

Esse pacote composto por: Base Gerenciador de banco de daos. Calc - usado para criao de planilhas, clculos e grficos. Draw usado para a editorao eletrnica e criao de desenhos vetoriais. Impress usado para criao de apresentaes e slides. Math usado na criao de frmulas cientificas Writer - usado como editor de texto.

O termo Software Livre significa Software que respeita as liberdades dos usurios e do usurio. Isso quer dizer que todos os usurios de software livre tm a liberdade de executar, copiar, distribuir, estudar e melhorar o software. Dessa forma os usurios podem controlar o software e o que o sowtware pode fazer por eles. De acordo com a Fundao GNU (entidade responsvel pelo software livre), um programa software livre se os usurios do programa tm as quatro liberdades essenciais. . So elas: Liberdade 0 Liberdade de executar o programa, para qualquer propsito . Liberdade 1 Liberdade de estudar como o programa funciona, e alter-lo para que ele funcione como voc deseja. Acesso ao cdigo-fonte um pr-requisito para isso. Liberdade 2 Liberdade de redistribuir cpias de modo que voc possa ajudar ao seu prximo.

22

Liberdade 3 Liberdade de distribuir cpias de suas verses modificadas para os outros.

Ao fazer isso voc pode dar a toda a comunidade a oportunidade de beneficiar de suas alteraes. Acesso ao cdigo-fonte um pr-requisito para isso. O sistema operacional utilizado nos terminais e no servidor central ser o Linux. O Linux um sistema operacional livre de cdigo aberto para computadores e de graa. O sistema operacional o software de espinha dorsal que o computador executa. A distro (como chamado) utilizado ser o Ubuntu. O Ubuntu o sistema operacional mais utilizado no mundo (atrs do Windows e OSX). a distro que tem a maior comunidade de usurios e, portanto, o melhor suporte. Ubuntu baseado em uma verso mais antiga do Linux chamada Debian. Ele tem muitos nveis de opes para personalizao e utiliza um sistema de arquivos baseado em Debian, algo que necessrio estar consciente quanto a instalao do software. O sistema contar com um Banco de Dados tambm utilizando software livre, chamado MySql.

23

CONCLUSO

Enfatizamos a necessidade de escrever porque muitas vezes adiada para o final do projeto, quando em quase todos os casos exigido desde o incio. muito fcil deixar as coisas passarem despercebidas e deixar de abordar questes importantes a menos que se possam confronta-las com na imprensa. Mas ainda mais importante, o tempo que precisa deixar de lado para a escrita um grande constrangimento. Como quase todas as tarefas de investigao tm uma componente escrita, no pode realmente ser deixados para mais tarde no processo de pesquisa. A fase de escrita quando se deve estar puxando tudo junto com base em projeto de material que j tenha, ao invs de comear do zero. Na atual realidade competitiva empresarial as organizaes pesquisadas ainda se encontram em um patamar bem distante do ideal, considerando o alto nvel de competitividade que existe atualmente. Essa realidade competitiva de forma exata ir provocar uma grande mudana nesse quadro obrigando as empresas a se adequarem aos novos tempos. No entanto vrias organizaes brasileiras j se atentaram a dar maior ateno na qualidade de seus produtos, sendo que a gesto da qualidade ocupa o lugar de destaque nos objetivos principais das empresas. As dificuldades de tempo e de gesto so muito comuns. Isso significa que a empresa deve tentar planejar de modo que possa evitar esses problemas, mas isso tambm significa que no deve estar muito desmotivado se cruzar com um ou mais problemas.

24

A chave para super-los ter um plano que suficientemente flexvel para lidar com problemas imprevistos e ter a certeza que ajustar seus planos de uma forma realista para que possa entregar o projeto sobre o tempo. De acordo com Rhm et al. (2010) um dos maiores desafios das organizaes na atualidade consiste na busca pela racionalizao de recursos, dentre esses, os recursos empregados com a TI, os quais compem boa parte dos custos da empresa. Assim, aps a anlise dos referencias tericos utilizados para confeco do trabalho, foi possvel verificar que quando implantado e utilizado da forma correta, a organizao pode obter ganhos logsticos e tambm financeiros, alm estreitar a suas relaes com os fornecedores e clientes, tendo em vista que, o cenrio econmico e mundial existente na atualidade, tem feito com as empresas busquem de todas as formas melhorias no sentido de se manterem firmes e slidas em um mercado cada vez mais instvel. O sucesso da estratgia tem como uma funo vital para a empresa a prpria informao, pois agrega confiana durante o desempenho da estratgia. O gestor da informao deve trabalhar a informao obtida de forma que ela seja um diferencial para a empresa.

De acordo com Ansoff (1990) "estratgia um dos vrios conjuntos de regras de deciso para orientar o das comportamento so os sistemas a e atividades (qualitativos) da de serem metas organizao, padronizao seus seja,

adotados pela empresa a fim de alcanar objetivos (quantitativos).

As regras ou padres criados iro proporcionar uma relao da empresa com o seu ambiente externo.

25

Agora que temos um conhecimento sobre o que e como aplicar a estratgia, temos que observar que a Administrao estratgica, segundo Ansoff (1993):

um

enfoque

sistemtico

uma

responsabilidade importante e cada vez mais essencial da administrao geral: posicionar e relacionar a empresa a seu ambiente de modo que garanta seu sucesso continuado e a coloque a salvo de eventuais surpresas. Isso significa dizer que, a administrao estratgica situa a empresa ao ambiente em que ela est inserida a fim de torn-la mais competitiva, com um enfoque maior nos objetivos almejados.

Esses resultados podem ser utilizados como instrumentos operacionais de orientao para as organizaes brasileiras, com o intuito de ampliar a competitividade, com o auxlio da gesto da informao. No temos dvidas, que a Tecnologia da Informao exerce um papel fundamental na minerao e tratamento de dados, armazenamento e veiculao de dados e informaes. claro que, sistemas de informaes so indispensveis no mundo corporativo, sendo que o mais importante adequar esses sistemas aos padres da empresa. Algumas empresas tm esse padro para uso das gestes das informaes o importante que compreendendo essa questo, os processos que ocorrem na empresa far muito mais sentido.

26

REFERNCIAS

RATTNER, H. Desenvolvimento sustentvel - tendncias e perspectivas. In: MAGALHAES, L.E. (org.), A questo ambiental. So Paulo: Terragraph, 1994. NOSSO FUTURO COMUM. Comisso Mundial Sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 1988. ODUM, E.P. Ecologia. Rio de Janeiro: Guanabara, 1983. Gartner Acessado em 28/05/2013 s 20h00min http://www.gartner.com/technology/metrics/

Virtualizao Acessado em 28/05/2013 s 20h00min http://computerworld.uol.com.br/tecnologia/2011/04/08/virtualizacao-reduz-em60-custos-de-energia-na-univen

Вам также может понравиться