Вы находитесь на странице: 1из 22

Material de Apoio

Introduo Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns. (1 Co 9:21)

A definio mais conhecida de teatro evanglico a que diz que, este o responsvel por trazer Jesus em Cena. E est a a principal diferena entre o teatro secular e o teatro evanglico: Jesus, tanto na mensagem como nas pessoas que levaro a mensagem. A questo agora : Como levarei a mensagem de Deus atravs do Teatro? Pense numa rdio, voc est ouvindo msica, at a tudo certo, porm, bem na hora que toca a sua msica predileta comea a dar interferncia. Voc pe bombril na antena, d uns tapas no rdio, tenta sintonizar a estao, e nada, A Voz do Brasil (aquele programa chato) ou as notcias da CBN insistem em atrapalhar a transmisso da msica. Sabe porque a ilustrao da interferncia? Porque uma vez que o mais importante no teatro evanglico a mensagem, ela no pode ser passada com interferncias, muito pelo contrrio, tem de ser espiritual, ungida e ntida. Mas o que necessrio para se passar uma mensagem espiritual, ungida e ntida? Cuidar de trs aspectos: O espiritual, o grupo e a tcnica, e as interferncias ocorrem justamente quando omitimos ou negligenciamos quaisquer destes aspectos. Espiritual Como vamos encenar sobre Jesus e Sua Palavra se voc no est em sintonia com Ele? Grupo Nenhum trabalho feito sozinho, Deus ordena a beno onde h unio e concordncia. Tcnica Voc j viu um jogo de futebol onde todo mundo corre atrs da bola e no sai nada? Pode at ser engraado no princpio, mas depois se torna entediante, pois

ningum ali sabe ao certo o que est fazendo. Como as pessoas prestaro ateno se nos mostrarmos despreparados, tal como o jogo citado? "Ser bno para a vida dos outros criar os meios para que a graa de Deus os envolva trazendo salvao, reconciliao, cura e libertao. agir para que o cansado encontre alvio, para que o doente ache consolo, para que o perdido seja achado. usar os dons e talentos que Deus nos deu para criar novas esperanas e para alimentar a f de outros" (Pr. Ricardo Barbosa de Souza).

Primeiro Ato O Espiritual E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso esprito, e alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. (1 Ts 5:23) Se voc soubesse que iria ganhar uma oportunidade para pregar no Domingo a noite, como reagiria? Iria assistir TV e dormir a semana toda passando longe da Bblia ou iria se dedicar orao, ao jejum e a leitura bblica? No porque a forma de pregao diferente, que vamos nos preparar espiritualmente de modo diferente. Fazer uma pea de teatro no brincadeira. Estamos oferecendo nossas vidas para a pregao do evangelho. Logo OFERTA, e oferta no pode ser qualquer uma, nem oferecida num altar de qualquer jeito.

e se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, ento, eu ouvirei dos cus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. (2 Cr 7:14)

Conserte o altar Tem algo errado em sua vida? Aquele erro no qual voc se acomodou, uma mgoa guardada, um pecado no confessado, enfim, algo que te

impede de servir a Deus com o corao INTEIRO? No d lugar ao acusador, pea ao Esprito Santo que mude a sua vida e faa a sua parte, fugindo daquilo que te faz cair e no se envolvendo com prticas que te induzam ao erro, ainda que a prtica em si no seja errada.

Ore Dependemos de Deus em tudo, desde a vida de cada integrante, passando pelo texto, chegando na apresentao e culminado com as vidas que assistiram. Tudo depende da beno de Deus e ns dEle. (Jo 15:5).

Jejue Jejum como colocar um aviso de URGENTE num pedido. Atravs do jejum voc renuncia uma vontade lcita, demonstrando que valoriza mais o espiritual em detrimento do material. No apenas faa um jejum, mas oferea-o a Deus, pedindo a Ele primeiro por sua vida, depois pelo grupo, pela pregao da Palavra e pelas pessoas que ouviro.

Leia a Bblia Se atravs da orao voc fala com Deus, atravs da leitura bblica voc ouve Deus falar. Como voc ir pregar de algo que no conhece?

possvel interpretar um cancergeno sem nunca ter tido cncer, ou mesmo um drogado sem nunca ter experimentado drogas. Mas dificilmente voc conseguir transmitir Cristo se no teve uma experincia verdadeira com Ele.

Um trabalho espiritual, se faz com pessoas espirituais, no negligencie a consagrao, a orao, o jejum e a leitura bblica, eles so necessrios no apenas para quem trabalha na Obra de Deus, mas so fundamentais na vida de qualquer cristo.

Porque dele, e por ele, e para ele so todas as coisas, glria, pois, a ele eternamente. Amm! (Rm 11:36)

Dele A obra de Deus, no se esquea disso, principalmente quando pensar em fazer de qualquer jeito, seja porque est triste ou por achar que ningum reconhece seu trabalho.

Por Ele No para aparecer, para se divertir, ou para seus pais tirarem fotos sua, por amor a Ele. Por Ele ainda nos lembra que sem Ele nada podemos fazer, ou seja, no por mrito seu, ou meu, e sim por Ele.

Para Ele O intuito principal no agradar o lder, ou mesmo orgulhar sua me, e sim, oferecer um trabalho a Deus. Oferea seu tempo, sua dedicao, sua vida a Deus, pedindo que Ele te use conforme lhe aprouver. E lembre-se que para Deus no o que sobra ou o que no te faz falta e sim, o melhor.

porque no temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os prncipes das trevas deste sculo, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. (Ef 6:12)

Com o tempo voc perceber que quando trabalhamos para Deus, tudo tende a dar errado.

Boa parte do que d errado nossa culpa, falta de ensaios, de organizao, de disciplina, etc. Porm existem coisas que so claramente investidas do inimigo contra ns: Aquela voz na sua cabea dizendo que vai dar tudo errado, que voc est em pecado e por isso Deus no vai te abenoar, que voc um intil e que Deus nunca te

escolheria ou te usaria. Ou mesmo aquela briga com seu amigo na vspera da apresentao, uma fofoca armada para cima de voc ou aquela palavra que mesmo sem inteno arrasadora e vem justamente de uma pessoa que voc nunca imaginava ouvir.

Saiba que Satans sempre lutar contra a Pregao do Evangelho, pois ele sabe do poder que tem a Palavra de Deus (Porque a palavra de Deus viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra at a diviso de alma e esprito, e de juntas e medulas, e apta para discernir os pensamentos e intenes do corao. (Hb 4:12)). No se deixe abater, nem d ouvidos ao inimigo, ele o pai da mentira (Jo 8:44), confie em Deus pois, maior o que est em ns do que o que est no mundo (1 Jo 4:4) e em Cristo, somos mais do que vencedores (Rm 8:37).

A luta com certeza vai vir, os problemas com certeza vo surgi e voc precisar de maturidade e fora espiritual para lidar com isto. Por isso no comece a fazer teatro por qualquer outro motivo que no seja servir a Deus, pois voc pode se decepcionar.

Fazer teatro assim fazer como Jesus faria. tornar-se um reflexo de Cristo e, com isso, traz-lo pra perto do pblico. dividir a vida abundante, que temos recebido de Deus, com outros. Logo engrandecer e fazer conhecer o Reino de Deus. (Frase retirada do site http://www.montesiao.pro.br/teatro/menuteatro.htm)

Segundo Ato O Grupo

Oh! Quo bom e quo suave que os irmos vivam em unio! porque ali o SENHOR ordena a bno e a vida para sempre. (Sl 133: 1 e 3b)

Grupo: Conjunto de indivduos que tm interesses comuns.

Num grupo no existe a filosofia do cada um com seus problemas ou mesmo a dos melhores sobrevivem, somos todos, ainda que diferentes, integrantes de um trabalho, cada qual com sua importncia, no existindo assim o maior ou o melhor e sim UM OBJETIVO.

Voc costuma assistir horrio eleitoral? Provavelmente no, mas com certeza j viu ou ouviu falar do PRONA, o partido do Enas.

H algo que me chama a ateno neles, eles fazem questo de ser diferentes, primeiro com a msica de fundo que parece mais vinheta do Supercine com filme de suspense do que fundo para propaganda eleitoral (que geralmente ou so musiquinhas ridculas com rimas mais toscas ainda, ou algo que demonstre a circunstncia: alegria quando vai pedir seu voto, tristeza quando fala da atual situao e assim vai) e segundo, a forma que eles transmitem a mensagem:

Falamrpidoiguaisunsdesesperadosparecemquenemrespiramdireitoenofinal: 5650, meu nome Avanirrrr!

A identificao do grupo importante, e no me refiro aqui ao nome do Grupo e sim sobre seus objetivos, a forma como encara o trabalho. Eis algumas caractersticas imprescindveis: Temor a Deus; Submisso aos lderes;

Responsabilidade; Bom testemunho; Comunho, uns com os outros. *

*Apesar de enumerado por ltimo, este o mais importante, haja vista que Jesus disse que reconheceriam que somos Seus discpulos, se nos amassemos um aos outros,

Assim, edificamos o muro, e todo o muro se cerrou at sua metade; porque o corao do povo se inclinava a trabalhar. (Ne 4:6)

Neemias sofreu para construir o muro, alguns judeus se colocaram contra o trabalho, armaram intrigas, intentaram de todo o jeito desmotivar, mas com a ajuda de Deus e a unio do povo que se engajou na construo, o muro foi construdo para a honra de glria de Deus.

O Princpio da Igualdade

Na verdade, na verdade vos digo que no o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado, maior do que aquele que o enviou. (Jo 13:16)

Voc lembra da definio de grupo? Estamos reunidos em torno de um interesse comum: Servir a Deus atravs do teatro.

Note bem que intrpretes, msicos, diretores, auxiliares, todos, sem exceo, so SERVOS DE DEUS. De forma que no h o mais importante, ou o melhor, todos ns somos iguais, com responsabilidades iguais, porm em departamentos diferentes.

O Princpio da Ajuda Mtua

Nada faais por contenda ou por vanglria, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. (Fl 2:3)

Calma, isso daqui no aquela corrente ridcula que diz que voc tem que mandar seis reais pelos correios e esperar o dinheiro chover na sua conta corrente.

Em Isaas 41:6 a Bblia diz que um ou outro ajudou, e ao seu companheiro disse: esfora-te. O princpio da ajuda mtua justamente isto, ajudar seu companheiro ao invs de deprecia-lo.

No fique irritado com seu irmo s porque ele no possui as mesmas habilidades do que voc. Somos um grupo justamente para que os talentos de um supra a falta dos outros.

Esteja disposto a aprender, ningum sabe tudo, elogie, critique construtivamente, o apoie, enfim, o ajude.

Terceiro Ato A Tcnica

Porque quando trazeis animal cego para o sacrificardes, no faz mal! E, quando ofereceis o coxo ou o enfermo, no faz mal! Ora, apresenta-o ao teu prncipe, ter ele agrado em ti? Ou aceitar ele a tua pessoa? diz o Senhor dos Exrcitos. (Ml 1:8)

Lembra que atravs do teatro, oferecemos nossas vidas a Deus, a fim da propagao do Evangelho de Cristo?

Pois bem, a vida voc j viu como deve ser, consagrada. Mas e o trabalho, pode ser de qualquer jeito?

Tudo quanto te vier mo para fazer, faze-o conforme as tuas foras, porque na sepultura, para onde tu vais, no h obra, nem indstria, nem cincia, nem sabedoria alguma. (Ec 9:10)

Conforme as tuas foras quer dizer que no alm, nem aqum do que voc pode dar, mas sim que voc deve oferecer o mximo, mesmo que isso aos olhos das pessoas no seja o melhor. Sempre ter o que aprender, sempre ter erros para serem corrigidos, os erros existem no para nos impedir, mas para nos motivar a no pratica-los mais.

No porque somos armadores que vamos fazer de qualquer jeito.

Maldito aquele que fizer a obra do Senhor fraudulentamente (Jr 48:10 b) ou ainda relaxadamente, ou mesmo negligentemente, dependendo da

traduo.

Faa o seu melhor, isso incluir o melhor do seu tempo, do seu empenho, da sua disciplina, da sua vontade, do seu estudo, da sua experincia espiritual, tudo isto no para mostrar aos homens e sim para oferecer a Deus.

O Texto

Vamos comear do comeo por uma questo de princpio. (risos).

no texto que a tcnica comea a ser desenvolvida. Cada frase, cada palavra ali escrita tem um obejetivo, por isso, no pense que s chegar no dia da apresentao e falar aquilo que vier na telha. O Texto precisa ser estudo, entendido e aprendido.

Entender e Aprender

Tem que decorar o texto!, tem que decorar o texto!, quem nunca ouviu isto em se tratando de teatro? Mas esquea isto, voc tem que entender e aprender o texto, no decora-lo.

Isto significa que eu no tenho que ler o texto diversas vezes?, errado, isto significa que voc tem de ler at entender o texto, o que ele quer ensinar, qual sua mensagem principal, quais so as mensagens secundrias, enfim, entender o que ele e aonde quer chegar. E depois

aprende-lo, de onde ele sai, por onde passa e quando termina.

D, ento o mesmo que decorar, oras! errou de novo. Simplesmente decorar o texto vai tirar bastante do seu poder de interpretao, pois estar simplesmente repetindo um texto vazio, sem no entendo saber o que est falando, igualzinho um papagaio.

Quando voc entender texto vai saber o que e o porqu est falando, e quando aprender, saber quando ir falar. Ou seja, ter liberdade para VIVER o personagem e no simplesmente repeti-lo.

Ainda ter a vantagem de modificar o texto, sem sair do contexto ou mesmo improvisa-lo se algum errar as falas na hora, pois sabe muito bem onde est e aonde quer chegar.

Vamos separar as coisas para facilitar.

Entendendo o Texto

A Mensagem

Qual a histria? Qual a mensagem principal? Quais so as outras mensagens (secundrias)?

As Falas

Porque isto foi escrito? Qual o propsito desta fala? Qual a importncia desta fala?

Personagem

O nome As caractersticas A funo na histria O pice (entrada ou fala crucial na histria) Como entra, o porque entra na histria. Como se desenvolve e o que causou o desenvolvimento? E como termina na histria.

Estes trs ltimos so fundamentais quando um personagem passar por mudanas na histria, exemplo: Comea crente, se desvia e depois retorna para a Igreja.

Parece difcil n? Mas acredite, na prtica bem mais fcil do que mostra a teoria.

Aprendendo o Texto

Quando voc entende cada elemento do texto, fica mais fcil aprende-lo. De forma que voc precisar apenas memorizar o ENREDO.

Exemplo: Joo sai da Igreja, se envolve com drogas, encontra sua exnamorada, desabafa com ela, ela o despreza, ele tenta se matar, encontra um velho amigo que o evangeliza, mas recebe a mensagem com aspereza, mandando que o amigo nunca mais fale com ele, desiste de se matar, vai na Igreja, ouve mais uma vez o Evangelho, volta pra Jesus, ora, encontra novamente sua ex, fala de Jesus pra ela e ela se converte.

Ufa! Primeiro voc entendo o que vai falar e o porque vai falar, depois aprende quando vai falar.

Imaginao na Dose Certa

Antes de interpretar um personagem voc o imagina ou mesmo tem uma certa noo de como ele ser: Alegre, emburrado, fofoqueiro, etc.

Isso muito bom, pois te d uma base do que ir fazer no palco. Porm, isto pode nos levar a cometer erros, como investir em esteretipos.

No tem coisa mais chata do que uma imitao mal feita, fica parecendo gente famosa fazendo comercial, aquela coisa dura, forada, por isso, seja

ORIGINAL, represente com a mxima realidade possvel.

As pessoas se identificam com a realidade, invista nos detalhes, mas no deixe que o detalhe seja maior do que todo o personagem.

Exemplo: Vais interpretar um fofoqueiro? Errado, vais interpretar o Joo, que invejoso, bisbilhoteiro, apaixonada pela Maria e para tirar todos do seu caminho, faz fofocas.

No resuma seu personagem a uma caracterstica, coloque nele, tiques, manias, um jeito de falar diferente, o incremente, sem sair do natural.

Use a sua imaginao para visualizar toda a apresentao, no s o seu persongem, pense em cada detalhe, no seu companheiro de cena, enfim, imagine! Seja o primeiro crtico do seu trabalho.

A imaginao o primeiro exerccio do teatro, mas tem que ser na medida certa.

A Importncia das Deixas

Deixa a palavra ou expresso que deixar a idia a ser seguida na prxima fala. Em outras palavras, deixa a palavra ou expresso que voc no pode deixar de falar, pois tornar a prxima fala sem sentido.

Exemplo: - Ah, Jesus, ningum merece viu! Ah, Jesus, digo eu Drika, porque voc acha que no serei missionrio?

J pensou se o intrprete dissesse Eu mereo ou D ao invs de Ah, Jesus? Iria deixar a outra fala sem sentido, ainda que esteja dentro do contexto.

Preste ateno nas deixas, identifique-as no texto e no deixe de fala-las.

Por isto, o estudo, entendimento e aprendizado do texto so to importantes, pois voc diminuir a chance de pular as deixas e se caso algum pular as suas, conhecer to bem o texto, a ponto de improvisar sem fugir do assunto.

A Interpretao

Agora que voc estudou o texto, aprendeu o enredo dele e imaginou o personagem, s coloca-lo em cena: Simples!

Brincadeira eu sei que no simples, interpretar complexo e desgastante mas tambm muito bom.

Viva o Personagem

Interpretar: Explicar; traduzir; tornar claro o sentido de; Reproduzir pensamento de;

Representar: Exibir uma pea de teatro, pondo-a em ao no palco ou desempenhar um papel na pea em ao;

Interpretar vai muito alm do que defini os dicionrios, explicar, esclarecer, exibir-se, isso qualquer um faz, porm, dar vida a um personagem no uma tarefa to simples assim.

Voc j teve ter ouvido que o segredo para chorar em cena pensar em algo muito triste. Pena que existe tanta gente enganada a esse respeito.

Um personagem no um amontoado de falas, muito pelo contrrio, uma pessoa cheia de sentimentos, razes, defeitos, qualidades e etc.

por isso que estudamos o personagens, para que durante alguns momentos possamos no repetir falas e sim, viver uma outra pessoa, num outro lugar, repleto de pessoas diferentes.

Est ai o segredo para interpretar, no apenas por em ao um personagem, mas vive-lo com toda a intensidade, demonstrando seus anseios, seus medos, suas alegrias e suas tristezas. Se meu personagem perde a me o pai e rejeitado pelo restante da famlia, porque vou ficar pensando na morte da bezerra para chorar em cena? Oras, eu sou, naquele momento o injustiado da vez, eu estou sofrendo igual um condenado, logo vou chorar, e muito, diga-se de passagem (risos). Por isso, esquea quem voc , a final, durante aquele momento, no vai ser a Mariazinha fazendo papel da Joana, e sim a Joana em palco.

Nosso teatro a arte de usar tudo para ser, por alguns momentos, quem no se , para sendo quem se , ganhar outros que no sabem quem so, porque so, onde esto e para onde vo. (Frase retirada do

http://www.montesiao.pro.br/teatro/menuteatro.htm)

Concentrao

muito difcil se concentrar, a ansiedade, o medo, o pblico, o diretor, os auxiliares, todos eles criam um clima estressante que pode gerar em voc dois sentimentos: O de entrar em cena logo e acabar de vez com aquilo tudo ou o de sair correndo na primeira oportunidade.

A concentrao o meio mais fcil de driblar todos esses sentimentos, pois quando est concentrando, no importa o que acontece a sua volta, os microfones chiam, o contra-regra tropea e isso no lhe comove, ou seja, acontea o que acontecer voc est pronto para viver o personagem.

Existe um sentimento que o pior empecilho para quem precisa se concentrar: A falta de confiana, e ela se manifesta sob dos aspectos, pessoal e espiritual.

Pessoal: Deveria ter orado mais, jejuado mais, ensaiado mais, lido mais o texto, prestado mais ateno, desistido logo no comeo... Pode parar com isso! Na hora da apresentao no adianta se lamentar, o que est feito, est feito. Ento esquea essas murmuraes e faa o trabalho.

Espiritual: No vai dar certo! Deus no vai abenoar! O Pastor vai reclamar! Vocs vo ser envergonhados! Como satans mentiroso. O pior que s vezes perdemos

tempo escutando ele. No d ouvidos as setas e conversinhas furadas do inimigo, confie em Deus, coloque Ele na frente de tudo, inclusive da sua vontade. lanando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vs. (I Pe 5:7)

natural que voc sinta medo, ou mesmo aquele famoso friozinho na barriga, por isso fique tranqilo, procure se acalmar e lembre-se que Deus est no controle de nossas vidas, nEle podemos confiar. Movimentao e Posicionamento e Cena Teatro no jogral, logo no para ficar ali parado com cara de paisagem recitando textos. Teatro ao, por isso, gesticule, mexa-se, e se movimente, dando a cena ritmo. Utilize o palco inteiro, todo aquele cenrio a sua disposio, por isso encha o palco com a sua presena, faa com que as pessoas entrem no ritmo da pea. Lembre-se que no porque voc tem que ficar no mesmo lugar que voc no vai se mexer, interaja com seus companheiros de cena, abraos, tapinhas, pedaladas, beijos e cumprimentos diversos, deixam a cena mais real e melhor para assistir. No esquea de que o pblico quer te ver, por isso, nunca d as costas para ele, alm de falta de educao, deixa a pea muito feia. Quando precisar andar, conversar em rodinhas faa sempre de lado, de modo que ainda que no te vejam inteiramente, possam te ver de perfil. O melhor local para as pessoas te verem o centro, por isso ainda que voc se movimente muito, procure sempre o centro do palco, principalmente para monlogos e rodinhas onde no d para ficar andando em cena. O Corpo Somos acomodados, basta ver a dor que sentimos quando tentamos praticar qualquer tipo de exerccio, quando no nos acostumamos a faze-lo.

No vai ser no dia da apresentao que voc vai ganhar mobilidade, at para cair voc tem que ter jeito, a fim de no parecer forado e nem se machucar. Movimente seu corpo em casa, em frente o espelho, v aos poucos (isso mesmo, aos poucos, e no igual um desesperado, se no vais ganhar luxaes sobre luxaes) movimentando se corpo, esticando daqui, flexionando dali, enfim, conhecendo suas limitaes. O Rosto Gestos falam mais do que muitas palavras, mas gestos mal feitos matam atores de vergonha. Sabe aquela cara de tristeza que ficou parecendo que o cara estava com dor de barriga, ou aquela expresso de felicidade que ficou com um jeito muito idiota? Pois bem, isto tudo pode ser corrigido se voc conhecer bem seu rosto. V para o espelho de novo (inimigo dos gordinhos, mas que quebram um super galho), faa expresses de choro, riso, dor, felicidade, alegria, espanto, apaixonado, enfim, v modelando e conhecendo seus fortes e fracos. A Voz Falar alto diferente de gritar, necessrio que voc conhea sua voz, saiba seus limites, em que tom ela fica mais bonita, etc.

Um bom exerccio, contar de 1 a 10 aumentando gradativamente o tom de voz, sendo o 1 o mais baixo e o 10 o mais alto. Porm alm de conhecer sua voz, necessrio que voc cuide bem dela: No fique gritando igual um doido; No fale em ambientes onde haja competio (ex: onde a msica est alta e voc precisa se esforar para falar e para ouvir); No deixe a garganta seca, tome sempre muita gua;

Coma maa, ela tima para limpar a garganta e evite refrigerantes e bebidas muito geladas. Como dito anteriormente, falar alto no gritar, colocar a voz de tal modo que a pessoa sentada na ltima cadeira possa nos ouvir com clareza. Para tanto necessrio que voc respire bem e fale com firmeza, sempre tendo o objetivo de ser escutado por todos. Os ensaios Apesar de parecer massante, os ensaios so necessrios, so neles que corrigimos os erros, ganhamos familiaridade com o texto e demais personagens, acertamos detalhes, modificamos, enfim, os ensaios so muito necessrios. No negligencie os ensaios, s porque acha que tem mais facilidade de aprender do que os outros, ensaiar uma cena onde h mais de um personagem sozinho ou com o elenco incompleto, at para fazer, mas compromete muito o resultado final, por isso, no falte aos ensaios, e nem chegue atrasado (se for NECESSRIO avise com antecedncia). Falta de compromisso com dias e horrios no mnimo desrespeito aos demais integrantes do grupo. No porque uma cena est fechada, ou seja, completa, com todos os detalhes acertados, que no iremos ensaiar mais, como tudo na vida, quando fica em desuso acaba perdendo o jeito, fora que ensaiar repetidas vezes te dar segurana. V alm dos ensaios oficiais, ensaie em casa, na frente do espelho, com seu irmo (eles so os melhores crticos, no precisa levar em considerao tudo, mas boa parte vale a pena), passe o texto com ele, etc. Praticando todo dia, ser muito mais fcil entra no clima da pea do que ensaiar apenas aos fins de semana. O ltimo Ato Os Frutos

Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com pacincia, at que receba a chuva tempor e serdia. (Tg 5:7)

Chegou a parte boa, os resultados! Pensando no mbito material, os frutos do teatro seriam elogios, parabenizaes, aplausos... mas, como estamos falando de um trabalho espiritual, os frutos tambm so espirituais. Os frutos espirituais no se resumem a um acontecimento ou a algo especfico, mas em duas esperas: Pessoal: O que o trabalho modificou, edificou ou acrescentou na sua vida? Primeiro a mensagem alcana voc, depois alcana as outras pessoas. Pblico: O pblico recebeu a mensagem? Foi edificante, consolador ou exortivo? O pblico prestou ateno e acompanhou realmente a histria? s vezes vemos que o pblico recebeu a mensagem, mas no vemos mudanas imediatas, mas fique tranqilo, a Palavra de Deus no volta vazia, com certeza o fruto surge, ainda que no seja aparente.
Fechando as Cortinas

Temos, porm, esse tesouro em vasos de barro, para que a excelncia do poder seja de Deus e no de ns. (1 Co 4:7)
Talvez ao ler esse material voc pode esteja pensando que h inmeros motivos para no fazer teatro, afinal, existem meios menos trabalhosos para pregar o Evangelho. Augusto Boal disse que o Teatro uma arma poderosa, porque ento, vamos negligenciar essa arma s pelo trabalho que ela nos causa? Ademais, nossa capacidade vem de Deus, dEle que vem toda a boa ddiva, todo o tom perfeito. A ns, cabe usar os talentos que Deus nos tem dado. Somos fracos, somos limitados, somos dependentes de Deus e somos movidos por Sua Graa, trazendo no corao a vontade de fazer mais e melhor para Deus.

Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sbias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes. E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezveis, e as que no so para confundir as que so; Para que nenhuma carne se glorie na presena dele. (1 Co 1:27-29)

Ana Caroline Rodrigues de Olinda Depto. de Teatro CAAD

Вам также может понравиться