Вы находитесь на странице: 1из 35

AS FORMAS DE PLANEJAR DO PROFESSOR

Planejamento do Ensino

:: Por que planejar? O papel da escola na construo de um pas mais justo fundamental, e ele se concretiza pela ao educativa. Desse modo, o trabalho do educador to complexo e importante que no pode ser improvisado. Cada professor, conhecendo os alunos com os quais trabalhar, tem de saber o que vai ensinar, para qu e como far isso ao longo do trabalho educativo. Assim tambm, a escola como um todo, a partir das diretrizes gerais para a rede pblica, define-se estabelecendo prioridades e aes, ou seja, seu Projeto de escola.

Sem planejamento difcil dar conta do recado

Planejar prever e organizar as aes com determinadas finalidades, para se conseguir atingir mudanas. :: O Projeto de Escola Em seu Projeto de Escola, cada unidade escolar deve estabelecer quais so seus objetivos educativos:

Que transformaes pretende gerar em seus alunos e na comunidade escolar? Que aes educativas ir promover? Que recursos humanos e materiais a escola possui? Qual ser o perodo de tempo disponvel? Qual ser o perodo de tempo disponvel? O Projeto de Escola deve considerar as reais necessidades da comunidade na qual a escola est inserida, em particular as necessidades educativas de seus alunos: Qual a realidade da escola? Quais so os principais problemas? Os alunos tm realmente aprendido? Veja mais questes para o Projeto de Escola. Assim, ao identificar e analisar as dificuldades que a escola enfrenta e o que pretende mudar, possvel estabelecer objetivos e metas comuns a toda a equipe. As diferentes aes pedaggicas, desde o atendimento dos pais realizao de uma aula de Biologia, vo ser pensadas e organizadas a partir dessas linhas comuns e das metas combinadas. Nesse sentido, uma das funes centrais do Projeto de Escola selecionar e organizar os contedos necessrios para dar conta dos objetivos educativos. Esses contedos, por sua vez, so informaes, conceitos, conhecimentos, valores, prticas e todas as formas culturais que os alunos devem aprender para que o processo educativo se realize de acordo com as intenes traadas no Projeto de Escola.

:: Planejamento de Ensino

Em uma escola democrtica, o Projeto de Escola feito coletivamente e deve ser a base para todas as atividades de ensino e de aprendizagem planejadas pelos professores para serem desenvolvidas em sala de aula. Esse planejamento do processo de ensino e aprendizagem que os professores devem construir para orientar sua ao pedaggica na sala de aula aqui chamado de Planejamento do Ensino.

Conferindo o planejado

:: O Planejamento do Ensino em ao A concretizao do Planejamento de Ensino ocorre na sala de aula, com um professor e sua classe desenvolvendo atividades de ensino e de aprendizagem. Sala de aula, aqui, no deve ser considerada apenas o espao entre quatro paredes, com carteiras e uma lousa; mas sim, todo e qualquer espao no qual atividades de ensino e aprendizagem estejam ocorrendo. Por exemplo, quando um professor e os alunos de uma classe encontram-se em um bosque, num parque distante da escola, desenvolvendo uma atividade de educao ambiental, ento, aquele bosque torna-se uma sala de aula. Assim tambm, um laboratrio, o ptio da escola, um museu, uma oficina ou um estabelecimento industrial ou comercial no qual, por motivos educativos, o professor se encontra com seus alunos, desenvolvendo atividades de ensino e aprendizagem.

:: Ingredientes para planejar Para falarmos de planejamento seja o da escola ou da sala de aula preciso, primeiramente, deixar claro entre o grupo algumas idias:

de que tipo de escola estamos falando?que relaes estabelecemos entre escola e sociedade? qual o sentido social da profisso de educador, seja ele professor, coordenador, supervisor, diretor de escola, membro de equipe tcnica ou de apoio? Conhea mais sobre o assunto no texto de Mrio Cortella Quando um professor, em cooperao com seus colegas, elabora seu Planejamento do Ensino, importante ter em conta que sua ao profissional deve ser pensada em termos de um otimismo crtico, ou seja, o professor deve ter claro que as escolhas que faz quando elabora seus planos e as orientaes que imprime no decorrer de cada aula devem ser coerentes com o Projeto de Escola, assim como, com uma perspectiva crtica e transformadora da realidade. Essa preocupao com a concepo de educao que rege as aes do professor fundamental para que o espao da sala de aula no se transforme em um local de reproduo de injustias, onde o conhecimento visto como um pacote fechado a ser transmitido mecanicamente aos alunos.

:: A importncia de conhecer o aluno O Planejamento do Ensino comea com o professor considerando:

quem so meus alunos? quais so os conhecimentos e as experincias de vida que eles tm com relao aos contedos das atividades que estarei propondo? quais so as suas expectativas e dificuldades?

Essa preocupao em conhecer os alunos muito importante, pois o professor pode se enganar quando confunde os alunos reais, aqueles que esto em sua sala de aula, com um modelo idealizado, geralmente aquele que todo professor gostaria de ter: saudvel, bem alimentado, cuidado pela famlia, com acesso a livros, computador, centros culturais e lazer. Leia mais sobre o tema

Conhecer o aluno real fundamental para o Projeto

Diante dessas observaes, fica claro que o Planejamento do Ensino no pode ser feito para qualquer aluno, considerando apenas as caractersticas do conhecimento, ou do contedo, em jogo nas atividades de ensino e aprendizagem. Para o educador que trabalha com uma perspectiva inclusiva, que se preocupa com as reais condies culturais de seus alunos, o Planejamento do Ensino deve considerar os valores, os saberes e as experincias prticas que eles possuem, selecionando e organizando os contedos do ensino coerentemente com essas condies. Dessa forma, se os alunos tm origem em famlias com pouca escolaridade, que no possuem livros em casa, que no lem jornal cotidianamente, crianas que no tm a experincia de ganhar livros de literatura infantil, ou juvenil, ento, o Planejamento do Ensino precisa considerar

Projeto de qualidade, aluno autnomo que essas prticas sociais devem estar presentes na prpria escola. Esta, por sua vez, deve se organizar para suprir da melhor forma possvel todas as faltas que a condio de excluso de seus alunos possa estabelecer. :: Acompanhar e avaliar o projeto Os projetos de escola e o planejamento do ensino no so documentos prontos e acabados. Na verdade, so estruturados como um processo. So alterados de acordo com mudanas processadas no ambiente escolar, na comunidade e nos alunos na sala de aula. No caso, por exemplo, do Projeto de Escola preciso observar as mudanas que vo ocorrendo, acompanhar o desencadeamento das aes, perceber seus resultados e, quando necessrio, modificar os rumos do projeto. preciso que a comunidade escolar, liderada pela equipe de educadores, assuma uma posio atenta, crtica e autocrtica quanto ao percurso do projeto. Veja mais questes

Alm da avaliao feita pelos educadores, sem dvida indispensvel, importante incentivar as crticas vindas dos alunos, dos pais que podem contribuir para o desenvolvimento do projeto. Por isso, importante abrir a escola para a avaliao da comunidade. Quanto ao Planejamento de Ensino, a avaliao diversificada fundamental para o replanejamento das aes pedaggicas futuras. preciso saber se:

os alunos compreenderam os conceitos? as atividades propostas foram adequadas? atingiram os objetivos propostos? suas habilidades foram desenvolvidas? que atitudes revelam mudanas? houve trabalhos em grupos e individuais e com todos? as propostas foram diversificadas? O Planejamento do Ensino que, como foi dito, se realiza no espao da sala de aula, envolve sempre quatro componentes que no podem ser considerados isoladamente: o aluno que aprende; o professor que ensina; um ou mais contedos de aprendizagem; a avaliao.
Texto original: Vinicius Signoreli Edio: Equipe EducaRede Ilustraes: Michele Iacocca/Arquivo CENPEC

Planejamento na escola...

:: Sala de aula: planejar ou improvisar? Em uma sala de aula, durante a fala do professor, um aluno formula uma pergunta. O professor ouve atentamente e se v diante de um dilema: O que fazer? Responder a pergunta objetivamente e continuar a exposio? Anotar a questo no quadro e dizer que responder ao terminar o que est expondo? Anotar a pergunta e pedir a toda classe que pense na resposta? Solicitar ao aluno que anote a pergunta e a repita ao final da exposio? Qual a conduta mais correta? Escolher uma resposta adequada depende de vrios fatores que devem ser considerados pelo professor. Entre eles, se a pergunta contribui para o desenvolvimento da atividade de ensino e aprendizagem naquele momento, ou ainda se existe pertinncia em relao ao contedo em jogo na atividade. A pergunta pode evidenciar um nvel de compreenso conceitual mais elaborado de um aluno se comparado maioria da classe. Respond-la naquele momento transformaria a aula em uma conversa entre o professor e aquele aluno, que dificilmente seria acompanhada Planejar para construir o ensino pelos demais. Pode tambm revelar uma criana ou jovem com dificuldade de compreender o conceito em questo, o que sugere algum tipo de ateno mais individualizada. possvel concluir ainda que a questo seria uma tima atividade de aprendizagem em um momento posterior, quando certos aspectos do contedo j estiverem esclarecidos. :: Planejar: coerncia para as aes educativas

O professor tem um papel fundamental de coordenar o processo de ensino e aprendizagem da sua classe. preciso organizar todas as suas aes em torno da educao de seus alunos. Ou seja, promover o crescimento de todos eles em relao compreenso do mundo e participao na sociedade. Para isso, ele precisa ter claro quais so as intenes educativas que presidem esta ou aquela atividade proposta. Na verdade, ele precisa saber que atitudes, habilidades, conceitos, espera que seus alunos desenvolvam ao final de um perodo letivo. Certamente isso significa fazer opes quanto aos contedos, s atividades, ao modo como elas sero desenvolvidas, distribuir o tempo adequadamente, assim como fazer escolhas a respeito da avaliao pretendida. Se essas intenes estiverem claras, as respostas a esta ou quela pergunta ou a diferentes situaes do cotidiano de uma sala de aula sero mais coerentes com os objetivos e propsitos definidos. O Planejamento do Ensino tem como principal funo garantir a coerncia entre as atividades que o professor faz com seus alunos e as aprendizagens que pretende proporcionar a eles. Veja mais sobre o assunto ::Quem faz o planejamento A elaborao do Planejamento do Ensino uma tarefa que cada professor deve realizar tendo em vista o conjunto de alunos de uma determinada classe, sendo, por isso, intransfervel. O ideal desenvolver esse Planejamento em cooperao com os demais professores, com a ajuda da coordenao pedaggica e mesmo da direo da escola, mas cada professor deve ser o autor de seu Planejamento do Ensino. Quantas vezes ns, professores, ouvimos um O planejamento um trabalho individual e de equipe aluno perguntar: - Professor, por que a gente precisa saber isso? Quantas vezes, no tempo em que ramos alunos, fizemos essa mesma pergunta a nossos professores, sem nunca obter uma resposta satisfatria?

:: Flexibilidade Vale lembrar que nenhum Planejamento deve ser uma camisa-de-fora para o professor. Existem situaes da vida dos alunos, da escola, do municpio, do pas e do mundo que no podem ser desprezadas no cotidiano escolar e, por vezes, elas tm tamanha importncia que justificam por si adequaes no Planejamento do Ensino. No processo de desenvolvimento do ensino e da aprendizagem, novos contedos e objetivos podem entrar em jogo; outros, escolhidos na elaborao do plano, podem ser retirados ou adiados. aconselhvel que o professor reflita sobre suas decises durante e aps as atividades, registrando suas idias, que sero uma das fontes de informao para melhor avaliar as aprendizagens dos alunos e decidir sobre que caminhos tomar. Alm disso, as pessoas aprendem o mesmo contedo de formas diferentes; portanto, o Planejamento do Ensino um orientador da prtica pedaggica e no um ditador de ritmo, no qual todos os alunos devem seguir uniformemente. Ao longo do ano letivo e a partir das avaliaes, algumas atividades podem se mostrar inadequadas, e ser necessrio redirecionar e diversific-las, rever os contedos, fazer ajustes.

:: Registro

Registrar ajuda a avaliao

Vale destacar que a forma de organizar o Planejamento do Ensino aqui apresentado uma escolha. O importante o professor ter alguma forma de registro de suas intenes, procurando agir pedagogicamente de forma coerente com os objetivos especficos e gerais traados no Projeto de Escola e em seu Planejamento do Ensino. A forma como cada professor registra seu Planejamento no deve ser fixa, para que cada profissional possa fazlo da forma como se sente melhor. Mas, se um educador deseja ser um profissional reflexivo, que pensa criticamente sobre sua prtica pedaggica e se desenvolve profissionalmente com esse processo, ele precisa registrar seu Planejamento do Ensino.

"Redigir o projeto no uma simples formalidade administrativa. a traduo do processo coletivo de sua elaborao [...]. Deve resultar em um documento simples, completo, claro, preciso, que constituir um recurso importante para seu acompanhamento e avaliao." :: Componentes do planejamento do ensino O Planejamento do Ensino, chamado tambm de planejamento da ao pedaggica ou planejamento didtico, deve explicitar:

as intenes educativas por meio dos contedos e dos objetivos educativos, ou das expectativas de aprendizagem; como esse ensino ser orientado pelo professor as atividades de ensino e aprendizagem que o professor seleciona para coordenar em sala de aula, com o propsito de cumprir suas intenes educativas, o tempo necessrio para desenvolv-las); como ser a avaliao desse processo.

:: Contedos e objetivos Contedo uma forma cultural, um tipo de conhecimento que a escola seleciona para ensinar a seus alunos. Informaes, conceitos, mtodos, tcnicas, procedimentos, valores, atitudes e normas so tipos diferentes de contedos. Informaes, por exemplo, podem ser aprendidas em uma atividade, j o algoritmo da multiplicao de nmeros inteiros, que um procedimento, no. Esse um tipo de contedo cuja aprendizagem envolve grandes intervalos de tempo e que necessita de atividades planejadas ao longo de meses, pelo menos. Valores so contedos aprendidos nas relaes humanas, ocorram elas no espao escolar ou no. Muitas vezes, aprender um valor pode significar tambm mudar de valor, o que torna o ensino e a aprendizagem de valores, e de atitudes tambm, um processo complexo, que no se resolve apenas com a preparao de atividades localizadas. Em uma escola onde o respeito mtuo e o combate a qualquer tipo de preconceito de gnero, de etnia ou de classe social estejam ausentes no dia-a-dia, no h como ensinar valores e atitudes por meio de atividades ou srias conversas sobre esses temas. Os contedos do Planejamento do Ensino so aqueles que guiaram a escolha das atividades na elaborao do plano e so os contedos em relao aos quais o professor tentar observar, e avaliar, como se desenvolvem as aprendizagens, pois isso no seria possvel fazer com relao a todos os contedos presentes na atividade.

Mais contedos de planejamento e atividades

:: Objetivos

Os objetivos educativos do Planejamento do Ensino, tambm chamados objetivos didticos ou especficos, ou ainda de expectativas de aprendizagem, definem o que os professores desejam que seus alunos aprendam sobre os contedos selecionados. A forma tradicional de redigir um objetivo utilizar a frase ao final do conjunto de atividades, cada aluno dever ser capaz de.... No h problema em definir dessa forma os objetivos no Planejamento do Ensino, desde que os alunos no sejam obrigados a atingi-los todos ao mesmo tempo. possvel definir esses objetivos descrevendo as expectativas de aprendizagem da forma que for mais fcil de compreend-las. Os objetivos educativos do Planejamento do Ensino so importantes porque muitos contedos, os conceitos cientficos entre eles, so aprendidos em processos que se complementam ao longo da escolaridade. Por exemplo, se um aluno das sries iniciais do Ensino Fundamental afirmar que clula uma coisa muito pequena que forma o corpo dos seres vivos, pode-se considerar que seu conhecimento sobre o conceito de clula est em bom andamento. Mas, se esse for um aluno de 1a srie do Ensino Mdio, ento, ele est precisando aprender mais sobre esse conceito. Os objetivos educativos do Planejamento do Ensino definem o grau de aprendizagem a que se quer chegar com o trabalho pedaggico. So faris, guias para os professores, mas no devem se tornar trilhos fixos, em seqncias que se repetem independentemente da aprendizagem de cada aluno.

:: Organizao das atividades

A principal funo do conjunto articulado de atividades de ensino e aprendizagem que devem compor o Planejamento do Ensino provocar nos alunos uma atividade mental construtiva em torno de contedo(s) previamente selecionado(s), no Projeto de Escola, no Planejamento do Ensino ou durante sua realizao. Ao escolher uma atividade de ensino e aprendizagem para desenvolver com seus alunos, o professor precisa considerar principalmente a coerncia entre suas intenes explicitadas pelos contedos e objetivos e as aes que vai propor a eles. Precisa tambm pensar em como aquela atividade ir se articular com a(s) anterior(es) e com a(s) seguinte(s). Uma atividade que est iniciando o trabalho sobre um ou mais contedos muito diferente de uma atividade na qual os alunos esto discutindo um problema real, visto no jornal, por exemplo, baseados em seus estudos anteriores sobre conceitos que esto em jogo no problema. As atividades devem ser de acordo com aquilo que se quer ensinar, seja a curto, mdio ou longo prazo. A diversidade uma de suas caractersticas principais: assistir a um filme, a uma pea teatral ou a um programa de TV; realizar produes em equipe; participar de debates e praticar argumentao e contra-argumentao; fazer leituras compartilhadas (em voz alta); prticas de laboratrio; observaes em matas, campos, mangues, reas urbanas e agrcolas; observaes do cu; acompanhamento de processos de mdio e longo prazo em Biologia e Astronomia. Idas a museus, bibliotecas pblicas, exposies de arte. Pesquisa em livros e revistas, com ou sem uso de informtica e Internet. Assistir a uma exposio por parte do professor. Novamente, deve-se insistir no fato de que a seqncia de atividades que compe o Planejamento do Ensino deve levar em conta as experincias dos prprios alunos no decorrer de cada atividade escolhida. Existem planos que se realizam quase integralmente, os que se realizam em grande parte, ou aqueles que, simplesmente, precisam ser refeitos tendo como critrio a avaliao da aprendizagem dos alunos. :: Avaliao continuada A avaliao continuada, ou mediadora da aprendizagem, indispensvel no Planejamento do Ensino, o instrumento por meio do qual o professor procura observar o desenvolvimento de seus alunos medida que o processo de ensino e aprendizagem est em andamento. Essa observao tem por objetivo regular as atuaes do professor, ou seja, dar a ele informaes para que seja possvel decidir se o que foi traado no planejamento est correspondendo ao Organizar as atividades esperado ou no. Sendo que, no segundo caso, o professor precisa, ento, refletir sobre o que deve mudar para que as aprendizagens esperadas comecem a se realizar ou melhorem. importante frisar que essa avaliao no tem por objetivo dar nota aos alunos, mas sim regular o processo de ensino e aprendizagem. Quando uma professora inicia seu trabalho em uma 2 srie e percebe que quase metade de seus alunos no consegue ler um pequeno bilhete de boas-vindas que ela havia preparado, ento, deve comear a pensar no que fazer imediatamente, ou seja, tem que pensar em como ir articular as atividades de forma a proporcionar o desenvolvimento da leitura a todos os alunos, cada um partindo do estgio em que se encontra. Sempre que um professor d incio ao trabalho com algum contedo, deve observar o que os alunos j sabem sobre esse contedo. Essa avaliao pode ser chamada de inicial Mas ela no se refere ao incio do ano ou do bimestre e, sim, ao incio do trabalho pedaggico com um determinado contedo. A avaliao inicial auxilia o professor a ajustar seu plano de ensino, principalmente considerando as diferenas entre seus alunos no momento de desenvolver as atividades selecionadas no planejamento. Quando um professor de Cincias descobre que seus alunos da 6a srie no conseguem resolver problemas porque tm dificuldades de leitura, dever, ento, colaborar com o desenvolvimento da competncia leitora de seus alunos, ainda que trabalhando com textos especficos de sua rea, como por exemplo, de divulgao cientfica, textos expositivos ou argumentativos. Ao refletirmos sobre a avaliao mediadora do ensino e da aprendizagem em sala de aula, explicitamos uma funo importante do Planejamento do Ensino: ser a referncia que o professor utiliza para avaliar continuamente o processo de ensino e aprendizagem, com

o propsito de garantir as aprendizagens dos alunos naqueles contedos eleitos no Planejamento.

Texto original: Vinicius Signoreli Edio: Equipe EducaRede Ilustraes: Michele Iacocca/Acerco CENPEC

Para construir preciso organizar :: A organizao de atividades de ensino e aprendizagem

O objetivo desse texto refletir sobre o segundo componente: a organizao de atividades de ensino e aprendizagem. Essas idias de organizao das atividades de ensino podem e devem ser adotadas para todos os ciclos, tanto no Ensino Fundamental quanto no Mdio. Uma aula expositiva e dialogada pode ser uma tima atividade para formalizar um conceito que j vem sendo estudado h semanas em um projeto didtico. Mas a mesma aula expositiva pode ser uma pssima escolha quando se trata de iniciar o trabalho com novos contedos ainda no problematizados com os alunos. Contedos diferentes precisam ser trabalhados com atividades diferentes. Mas, para alm de cada atividade e seu contedo, preciso pensar sobre a melhor articulao entre os diferentes contedos eleitos para serem ensinados e aprendidos, e os diferentes tipos de atividades presentes no trabalho pedaggico. A aprendizagem no um processo linear e ocorre com sucessivas reorganizaes do conhecimento. Por isso, se o ensino estiver baseado em fragmentos de conhecimento correspondendo a intervalos de tempo iguais, estar fadado ao fracasso. Esse problema tem se repetido em nossas escolas no que diz respeito ao ensino e aprendizagem da leitura e da escrita. Os professores propem a mesma atividade a todos os alunos e espera que todos a realizem no mesmo tempo, para dar prosseguimento ao planejamento. Mas as crianas no aprendem no mesmo ritmo e, em poucas semanas, vrias j no conseguem compreender as propostas de atividade que o professor faz. Para criar condies a fim de flexibilizar o tempo e a retomada dos contedos, a autora Delia Lerner sugere que se ponha em ao diferentes modalidades organizativas do ensino, que so: os projetos, as atividades habituais, as seqncias de atividades e as atividades independentes. Essas quatro diferentes modalidades organizativas devem coexistir e se articular ao longo do trabalho pedaggico.

:: Os projetos

Os projetos (tambm chamados de projetos didticos), que no devem ser confundidos com os Projetos de Escola, so formas organizativas do ensino cuja principal caracterstica ter incio em uma situao-problema e se articular em funo de um propsito, um produto final, que pode ser um objeto, uma ao ou os dois (um livro, um mural, um prospecto de campanha, uma pea de teatro, uma pea radiofnica, um seminrio). Uma qualidade importante dos projetos oferecer um contexto no qual o esforo de estudar tenha sentido, e no qual os alunos realizem aprendizagens com alto grau de significao. No h um tempo ideal de durao de um projeto, pois, dependendo dos objetivos traados, ele pode durar dias ou at meses. Os projetos de durao mais longa permitem ao professor compartilhar o planejamento das aes voltadas construo do produto final com seus alunos, desenvolvendo tambm suas capacidades para elaborar cronogramas. Nesses casos, uma vez fixada a data em que o produto final deve estar elaborado, possvel discutir um cronograma retroativo e definir as etapas que ser necessrio percorrer, as responsabilidades que cada grupo dever assumir e as datas que devero ser respeitadas para se alcanar o combinado no prazo previsto . a modalidade organizativa do ensino que mais se afina com os trabalhos interdisciplinares.

:: Atividades habituais As atividades habituais so situaes propostas com regularidade uma vez por semana ou por quinzena, por exemplo. Podem ser utilizadas quando um dos objetivos do trabalho formar hbitos ou construir atitudes. A roda de notcias um exemplo desse tipo de atividade: uma vez por semana, professor e alunos trazem para a sala de aula matrias colhidas recentemente nos jornais, lem e comentam as notcias. A leitura de um romance tambm pode ser feita, passo a passo, por meio de atividades habituais. Um professor de Matemtica de 1 srie do Ensino Mdio, que tem quatro encontros semanais com uma classe, desenvolve o estudo de funes em trs desses encontros, por meio de atividades seqenciadas, e uma vez por semana, desenvolve estudos estatsticos relacionados a um projeto interdisciplinar que a turma est realizando, em colaborao com os professores de Geografia e Histria. Esse encontro passa, ento, a ser uma atividade habitual, relativa ao desenvolvimento do projeto.

:: Seqncias de atividades As seqncias de atividades so situaes articuladas que possuem um objetivo educativo comum relativo a um ou mais contedos de aprendizagem. a modalidade organizativa mais utilizada pelos professores em seus planejamentos do ensino. Seu tempo de durao varia de acordo com os contedos e com os objetivos.

:: Situaes independentes As situaes independentes so aquelas que, geralmente, correspondem a necessidades didticas surgidas no decorrer do processo de ensino e aprendizagem. Uma aula em que o professor sistematiza um conhecimento que esteve em jogo no desenvolvimento de um projeto recmterminado. Dois exemplos:

professores de um determinado ciclo preparam um debate, a partir de um documentrio em vdeo, em funo da ocorrncia nas imediaes da escola de fato que envolve questes de violncia, tica e que pedem uma interveno educativa por parte dos professores; durante uma discusso sobre notcias de jornal (atividade habitual), um aluno trs um artigo de jornal comentando uma descoberta cientfica. A classe demonstra grande interesse pelo assunto, ento, o professor sugere a uma equipe de alunos que prepare um seminrio sobre o tema e marca uma atividade independente para a apresentao.

Esse ltimo exemplo nos faz lembrar que o Planejamento do Ensino deve ser construdo com flexibilidade, tendo um espao para que atividades independentes possam ser realizadas. A caracterstica mais marcante do ensino tradicional colocar todos os alunos a marchar em passo rpido e uniforme, pois sempre h uma quantidade enorme de contedos a serem dados. Nada pode fugir ao rgido plano elaborado no incio do ano e que deve ser cumprido custe o que custar. Combinando as diferentes modalidades, o professor tem condies de organizar seu Plano de Ensino de modo a proporcionar aos alunos processos de aprendizagem mais significativos, articulando os diferentes contedos com as diferentes modalidades e, dessa forma, evitando a fragmentao do conhecimento e respondendo melhor ao desafio de ensinar. Observao: Sugere-se que para ter uma viso mais ampla da questo o professor se reporte tambm s atividades apresentadas para todos os nveis.
Texto original: Vinicius Signoreli Edio: Equipe EducaRede Ilustraes: Michele Iacocca/Acerco CENPEC

:: O ensino e as condies iniciais dos alunos O ensino deve partir dos conhecimentos prvios dos alunos. O que quer dizer esta expresso bastante utilizada atualmente? O que ela pode significar em relao ao Planejamento do Ensino? Para comear, necessrio definir os conhecimentos prvios, j que comum haver uma confuso com relao a essa idia, inclusive chegando a significar o conjunto de contedos que os professores da srie anterior ensinou e que os alunos deveriam ter aprendido. Conhecimento prvio um conceito que se tornou famoso entre os educadores a partir de reflexes em educao com base terica na pesquisa piagetiana. A construo do conhecimento pelo sujeito que pensa a principal preocupao dessas pesquisas. Compreender como o conhecimento que esse sujeito tem em um determinado momento de sua vida e com relao a um objeto fundamental para refletir sobre a forma como esse sujeito aprende, ou seja, como ele transforma esse conhecimento prvio, passando a ter um maior conhecimento sobre o objeto. Para os pesquisadores que trabalham com a construo do O aluno j chega na escola com conhecimento, ou seja, com a forma como se d a aprendizagem em relao a diferentes objetos de algum conhecimento prvio conhecimento, saber como so os conhecimentos prvios de uma pessoa (criana, jovem ou adulto) significa fazer uma pesquisa cientfica. Isso implica cuidados metodolgicos, fundamentao terica e tempo de observao, no mnimo. Muitas pesquisas tm sido feitas em torno dessa questo. Os educadores, sem dvida, devem conheclas, pois elas podem nos orientar sobre decises a tomar do ponto de vista didtico. No entanto, um professor no precisa, e nem deve, a no ser que exista uma justificativa pedaggica para isso, desenvolver pesquisas em sala de aula para determinar quais so os conhecimentos prvios dos alunos toda vez que inicia uma ao pedaggica em relao a determinado contedo. O que preciso conhecer so as condies iniciais dos alunos, para planejar e desenvolver com eles as atividades de ensino e aprendizagem. Sempre que h aprendizagem, os conhecimentos prvios do sujeito que aprende esto em jogo, e isso faz parte das condies iniciais dos alunos, mas isso no tudo. preciso levar em conta tambm, entre outros aspectos: a relao que os alunos tm com o esforo de aprender; como eles encaram novos desafios;

que aprendizagens precisam ter vivido para dar conta das atividades na forma como elas esto planejadas. Os conhecimentos prvios do aluno devem ser considerados na medida em que entram em ao durante a atividade. Ou seja, quando o professor percebe que um aluno no consegue responder a uma questo, ou escrever um texto, ou ainda, se a atividade no teve interesse porque ele j sabia as respostas, deve observar melhor o que esses alunos j sabem para ajustar as propostas de ensino s condies iniciais. Durante a elaborao do Planejamento do Ensino, as condies iniciais dos alunos, em particular os conhecimentos prvios, precisam ser considerados tambm para que esse planejamento fique o mais prximo possvel de sua realizao. No entanto, somente durante a ao pedaggica possvel certificar-se se as hipteses sobre as condies iniciais dos alunos foram adequadas ou no, para alterar o plano inicial e torn-lo melhor para aquele grupo de alunos, caso seja necessrio. Professores do Ensino Fundamental guardadas as diferenas - convivem com cenas comuns nas escolas pblicas ou privadas de todo o pas, que envolvem as condies iniciais dos alunos. Logo no incio do ano letivo, na segunda semana de aula, um professor de Matemtica entra na sala dos professores e, vendo seus colegas, afirma: Esses alunos da 5 srie no vo aprender nada. Estou comeando a ensinar fraes e eles no sabem nem multiplicar. Dividir ento, nem pensar. Por que esse professor no pra imediatamente seu trabalho e reavalia seu planejamento? Por que no conversa com a coordenao pedaggica a respeito dessas dificuldades do grupo e solicita uma parceria para reorientar seu plano de trabalho de modo a dar conta das dificuldades de aprendizagem de seus alunos? Existem muitas respostas para essas questes e uma delas diz respeito formao dos professores nos cursos de licenciatura que, em geral, no abordam esse tipo de problema. Muito raramente em Matemtica, por exemplo, estudam como deve ser a didtica do ensino das operaes fundamentais. Em conseqncia, aqueles que tentam realizar esse ensino na quinta ou sexta srie, o fazem por meio de aulas expositivas. O professor resolve algumas contas na lousa, explicando detalhadamente cada passagem do algoritmo e perguntam se os alunos entenderam. Em seguida, considerando que o silncio da classe significa Sim, entendemos, passa uma lista de contas para fazer em classe e em casa. E os alunos continuam sem saber multiplicar e dividir.

:: Problematizar uma competncia que o professor deve ter Em todo incio de trabalho com um contedo, mesmo que este j tenha sido trabalhado anteriormente, necessrio que o professor se preocupe em mobilizar os alunos para as aprendizagens que devero ocorrer. Essa mobilizao, que depende das condies iniciais dos alunos, pode ser despertada pelo professor por meio de problematizaes do contedo. Problematizar significa criar questes que possam ser entendidas pelos alunos, mas que no podem ser respondidas de imediato, provocando-lhes uma vontade de saber. Em muitos casos, o Projeto de Escola j apresenta problematizaes apropriadas para o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem. Mas, em geral, os professores precisam, a partir do Projeto de Escola, selecionar contedos e, considerando as condies iniciais de seus alunos, realizar o Planejamento do Ensino e as problematizaes necessrias ao desenvolvimento das atividades de ensino e aprendizagem. importante que fique bem claro que, se os alunos no se interessarem pelas questes que o professor faz a eles, ento, so as questes que precisam mudar, no os alunos.

Essas reflexes podem ser aplicadas ao trabalho de todos os professores da educao bsica, seja uma professora alfabetizadora, um professor de 5 a 8 srie ou de Ensino Mdio.
Texto original: Vinicius Signoreli Edio: Equipe EducaRede Ilustraes: Michele Iacocca/Acerco CENPEC

Leia: CENPEC Projeto de escola Razes e Asas. So Paulo, s/d ______Trabalho Coletivo na Escola Razes e Asas. So Paulo, s/d CORTELLA, Mario Sergio. A escola e o conhecimento fundamentos epistemolgicos e polticos. 3 ed. So Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2000. LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possvel e o necessrio. trad. Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2002. ZABALA, Antonio. A prtica educativa: como ensinar. trad. de Ernani Rosa Porto Alegre: ArtMed, 1998. HOFFMANN, Jussara. Avaliar para promover: as setas do caminho - Porto Alegre: Mediao, 2001.

GANDIN, Danilo,& GANDIN,Luis Armando.Temas para um projeto poltico-pedaggico Petrpolis, RJ: Vozes, 1999. PERRENOUD, Philippe. Dez novas competncias para ensinar trad. Patrcia Chittomi Ramos. Porto Alegre: Artes Mdicas Sul, 2000. __________________. Avaliao: da excelncia regulao da aprendizagem entre duas lgicas trad. Patrcia Chittomi Ramos.Porto Alegre: Artes Mdicas Sul, 1999. Referncias Eletrnicas: O site da revista Nova Escola, da editora Abril, (http://novaescola.abril.com.br/) possui algumas sees dedicadas ao planejamento. Abaixo, dois endereos dessas sees: http://novaescola.abril.com.br/ed/154_ago02/html/volta.htm http://novaescola.abril.com.br/index.htm?ed/168_dez03/html/ensinar

PLANO DE AULA Mdulo mnimo de planejamento, esta atividade dada em uma nica aula. Pode ser avulsa ou estar inserida em uma seqncia didtica ou em um projeto. Devem estar claros para o professor: o contedo a ser trabalhado, os objetivos de aprendizagem, que recursos sero necessrios para desenvolver a aula e como ser avaliado o aproveitamento do aluno. PROJETOS DE ENSINO Tem durao longa, pode levar at um ano. Envolve a construo de um produto final um livro, uma exposio, uma campanha, por exemplo destinado a um pblico definido, que podem ser outros alunos, os pais, os moradores do bairro, etc. Nesse caso, a participao da turma se d em todas as etapas do planejamento. SEQUENCIA DIDTICA Nessa modalidade, a durao limitada a algumas semanas de aula. O contedo mais especfico que o de um projeto e explorado em atividade seguidas, que se tornam cada vez mais complexas. PLANO DE ENSINO o planejamento do que vai ser trabalhado durante o semestre ou o ano letivo. No caso do professor polivalente, envolvem os objetivos de aprendizagem de todas as disciplinas, os contedos a serem trabalhados, os procedimentos a serem utilizados, os recursos didticos e as formas de avaliao.

Вам также может понравиться