Вы находитесь на странице: 1из 2

03- Enumere os princpios bsicos que regem as nulidades, explicando cada um deles.

Regem a matria os seguintes princpios: a) nenhum ato processual ser declarado nulo se da nulidade no tiver resultado prejuzo para uma das partes (pas de nullit sans grief art. 563 do CPP); b) no ser declarada a nulidade de ato processual que no houver infludo na apurao da verdade substancial ou na deciso da causa (princpio da instrumentalidade das formas art. 566 do CPP); c) nenhuma das partes poder argir nulidade a que tenha dado causa ou para a qual tenha concorrido (ningum pode alegar a prpria torpeza em seu benefcio art. 565, primeira parte, do CPP); d) a nulidade de um ato, uma vez declarada, causar a dos atos que dele diretamente dependam ou sejam conseqncia (princpio da causalidade ou seqencialidade art. 573, 1, do CPP); e) ningum pode alegar nulidade que s interesse parte contrria (falta interesse de agir em virtude da ausncia de sucumbncia art. 565, segunda parte, do CPP); f) princpio da convalidao para nulidades relativas.

04-Diferencie a nulidade por incompetncia da nulidade por suspeio e suborno do juiz constantes no inciso I do artigo 564 CPP. Resposta 01: Por incompetncia, suspeio ou suborno do juiz: Incompetncia: competncia o limite da jurisdio. Existe a distribuio da competncia em razo da jurisdio (comum ou especial), da hierarquia e da matria, bem como a recursal, que se consideram casos de competncia absoluta, ou seja, imutveis pela vontade das partes ou do juiz. Logo, a inobservncia dessas competncias faz brotar nulidade processual absoluta, no se convalidando, alm de argvel a qualquer tempo, ou de ofcio, independente da ocorrncia ou no do prejuzo. A competncia territorial, porm, relativa e depende da argio da parte, sob pena de precluso, ocorrendo, pois, se no argida, prorrogao da competncia, sanando-se o vcio. Declara a incompetncia relativa, apenas sero anulados os atos decisrios (art.570CPP). Suspeio e suborno do juiz: o impedimento causa de inexistncia e no somente de nulidade dos atos realizados. J a suspeio demanda nulidade absoluta. O suborno ou qualquer forma de corrupo, de igual modo. Resposta 2: Nulidade por incompetncia do juiz (564, I): A incompetncia do juzo anula somente os atos decisrios (567, 1 parte). Apesar da disposio legal, em se tratando de incompetncia absoluta (ratione materiae e ratione personae), a nulidade pode ser alegada a qualquer momento e anula o processo desde o incio. Assim, o princpio do aproveitamento dos atos processuais s diz respeito s nulidades relativas, as quais devem ser alegadas oportunamente. Registre-se que o recebimento da denncia, mesmo em casos de incompetncia absoluta, pode ser ratificado pelo juzo competente. Nulidade por suspeio do juiz (564, I): A suspeio do juiz torna absolutamente

nulos os atos por ele praticados, no incidindo os arts. 566 e 567. Tendo o juiz interesse na causa (impedimento) ou sendo vinculado s partes (suspeio), so nulos os atos por ele praticados no processo. As causas de suspeio esto contidas no art. 254 do CPP. Nulidade por suborno do juiz (564, I): O suborno diz respeito infidelidade do juiz no processo, constituindo, conforme o caso, crime de concusso (316, CP), corrupo passiva (317, CP), ou prevaricao (319, CP). 5- Em quais hipteses pode ser argida a nulidade por ilegitimidade de parte art 564 CPP inciso III. Ilegitimidade de parte (564, II): absoluta quando se trata de ilegitimidade ad causam, seja ordinria ou extraordinria. Ex: oferecimento de denncia em crime apurvel mediante queixa; denncia contra menor de 18 anos de idade. Sendo ad processum, a ilegitimidade pode ser sanada por ratificao (art. 568). Logo, relativa. De se notar que a ilegitimidade da ao penal privada deve ser sanada dentro do prazo decadencial de seis meses (art. 38). A ilegitimidade do assistente de acusao constitui mera irregularidade, s devendo anular-se o processo mediante comprovao do prejuzo (268). 6 Quais as hipteses de argio de nulidade prevista no inciso III do 564 CPP Nulidade por falta de frmulas ou termos do processo (564, III): A palavra frmula est empregada como regra e a termo, como ato. Quando o ato for praticado, mas com omisso de formalidade essencial, deve a nulidade ser regida pela regra do artigo 564, IV. 7- Quais so as causas de nulidade no procedimento especial do tribunal do jri 8- nos termos do artigo 571, quais so os momentos oportunos para a argio das nulidades relativas. Estabelecido no artigo 571 o momento em que a parte dever argir a nulidade relativa, o desiderato do CPP fixar o instante em que se opera a precluso temporal, a qual, concretizada, gera, conseqentemente, o saneamento da nulidade. Imperioso ressaltar que se o ato processual atingir a finalidade para a qual se destina, incide o fenmeno da convalidao.

Вам также может понравиться