Вы находитесь на странице: 1из 5

A Histria da AIDS:

Em junho de 1981, o Centro de Controle de Doenas dos Estados Unidos registrou os primeiros casos de uma enfermidade considerada poca um mistrio. Um ano depois, ela recebe o nome provisrio de Doena dos 5 H, em razo de casos registrados em homossexuais, hemoflicos, haitianos, heroinmanos (usurios de herona injetvel) e prostitutas (hookers em ingls). No mesmo ano, autoridades sanitrias detectam a possibilidade de transmisso pelo ato sexual, pelo uso de drogas injetveis e pela exposio a sangue e derivados. No Brasil, o primeiro caso diagnosticado em So Paulo. A doena recebe o nome definitivo de Sndrome da Imunodeficincia Adquirida (Sida, em espanhol, ou AIDS, na sigla em ingls). Em 1984, a equipe do virologista francs Luc Montagnier isola e caracteriza um retrovrus (tipo de vrus mutante que se transforma de acordo com o meio em que vive) como o causador da doena. Especialistas concluem que a AIDS representa a fase final de uma doena provocada pelo HIV.

Trs anos depois, o coquetel de medicamentos AZT a primeira droga a reduzir a multiplicao do vrus no organismo humano. Ainda em 1987, a Assembleia Mundial de Sade anuncia a data de 1 de dezembro como o Dia Mundial de Luta contra a AIDS. Os casos registrados no Brasil totalizam 2.775 no perodo, seguidos por 4.535 em 1988 e por 6.295 no ano seguinte. Em 1990, morre o cantor e compositor Cazuza, vtima da doena. Apenas em 1991 iniciado o processo de aquisio e distribuio gratuita de antirretrovirais. Dez anos aps a descoberta da AIDS, a Organizao Mundial da Sade (OMS) j registra 10 milhes de pessoas infectadas em todo o mundo. Em 1992, uma pesquisa aponta as doenas sexualmente transmissveis (DST) como cofatores na transmisso do HIV, podendo aumentar o risco de contgio em at 18 vezes. O Ministrio da Sade inclui os procedimentos para o tratamento da AIDS na tabela do Sistema nico de Sade (SUS) e, no ano seguinte, o Brasil passa a produzir o AZT.

O socilogo Herbert de Souza, conhecido como Betinho, morre em 1997, aps ser contaminado pela doena por meio de transfuso de sangue. Ao todo, 17 milhes de pessoas j haviam morrido apenas no Continente Africano em razo do HIV e 8,8% da populao adulta na regio est contaminada. No ano seguinte, um relatrio realizado pelo Programa Conjunto das Naes Unidas sobre HIV e AIDS (UNAIDS) afirma que a doena deve matar 70 milhes de pessoas nos prximos 20 anos a maioria na frica caso naes desenvolvidas no aumentem esforos para conter a AIDS. Em 2008, o Brasil conclui o processo de nacionalizao de um teste rpido que permite detectar a presena do HIV no organismo em 15 minutos. Este ano, o primeiro antirretroviral produzido por um laboratrio pblico brasileiro o Tenofovir entrou no mercado. Tambm em 2011, uma pesquisa dos institutos nacionais de Sade dos Estados Unidos indica que pacientes que aderem a um esquema eficaz de terapia antirretroviral reduzem em at 96% o risco de transmisso do HIV ao parceiro sexual.

Como a AIDS foi Descoberta?


Luc Montagnier estudava retrovrus causadores de cncer em humanos quando ouviu falar da AIDS pela primeira vez e resolveu pesquisar a causa da doena em 1982. Robert Gallo havia declarado achar que era causada por um retrovrus. A partir da amostra da bipsia de um paciente com linfadenopatia (inflamao dos gnglios linfticos, um dos primeiros sintomas da AIDS), Montagnier fez um cultivo de linfcitos T. Duas semanas depois, em janeiro de 1983, foram descobertos no cultivo traos de transcriptase reversa, enzima presente apenas nos retrovrus, o que confirmou a hiptese de Gallo.

Meses depois, em junho do mesmo ano, Montagnier conseguiu isolar o vrus das clulas sanguneas de um paciente com AIDS em estado avanado. O vrus cresceu rapidamente na cultura de clulas do paciente e matou-as. Montagnier observou que ele tambm matava clulas de outras pessoas. O cientista chamou o vrus em estgio avanado de infeco de IDAV (vrus associado imunodeficincia) e o vrus do primeiro paciente de LAV (vrus associado linfadenopatia) Ele usou o termo 'associado' porque no tinha certeza de que os vrus causavam a AIDS.

Gallo tambm estudava retrovrus e foi o primeiro a isolar o HTLV, vrus causador de leucemia em humanos. O americano achava que a AIDS era causada por um vrus da famlia do HTLV, pois os modos de transmisso eram os mesmos e ambos atacavam os linfcitos T. Sua equipe conseguiu cultivar linfcitos T de um paciente com AIDS: a amostra continha dois tipos de vrus que eles chamaram de 'maduro' e 'aberrante', pois acreditavam que eram formas de um mesmo vrus. Mais tarde descobriram que a amostra continha dois vrus diferentes: o HTLV e a forma aberrante, mais tarde chamada de HIV. Gallo conseguiu isolar o segundo vrus e, em maro de 1984, publicou quatro artigos na revista Science, nos quais descrevia o cultivo do novo retrovrus, os mtodos usados para o cultivo contnuo do HIV, a anlise de suas protenas e a evidncia de que ele causava a AIDS.

O perodo aps a publicao de Gallo foi marcado por rpidos avanos. Em 1985 o genoma do HIV foi sequenciado e a maioria de suas protenas foram identificadas. Em 1986 os exames para detectar o HIV se tornaram comercialmente disponveis, o que reduziu a quase zero a transmisso da AIDS por transfuso de sangue em pases desenvolvidos. Em 1987 surgiu o AZT, primeira droga anti-HIV. Em 1995 surgiu o 'coquetel' de drogas contra AIDS, que melhorou substancialmente a vida dos portadores do vrus. E novas descobertas so ansiosamente esperadas.

Вам также может понравиться