Вы находитесь на странице: 1из 20

Escola Bsica e Secundria de Melgao

Biologia 12

Trabalho realizado por : Joana Afonso Fernandes n8 Francisco Gonalves n19 o 12B

Escola: Escola Bsica e Secundria de Melgao No mbito da disciplina de : Biologia Ano Lectivo: 2012/2013

Escola Bsica e Secundria de Melgao

Biologia 12

Introduo____________________________________________________________3 O que so enzimas?_____________________________________________________5 Onde so utilizadas? Po____________________________________________________________6 Vinho__________________________________________________________9 Leite__________________________________________________________10 Sumos de fruta__________________________________________________12 Extraco de leos vegetais________________________________________13 Com que fins so utilizadas?_____________________________________________14 Vantagens e Desvantagens da utilizao___________________________________15 Concluso___________________________________________________________18 Bibliografia__________________________________________________________19

Escola Bsica e Secundria de Melgao

Biologia 12

As enzimas so amplamente usadas no processamento de alimentos e em muitos outros ramos da indstria. Muitos produtos alimentcios consumidos diariamente, entre os quais o po e o queijo, so feitos com a colaborao desse tipo especial de protena. A indstria alimentcia hoje uma das principais benecirias das enzimas, que podem tornar os alimentos mais saborosos, nutritivos, digestivos e, inclusive, mais bonitos.

Escola Bsica e Secundria de Melgao

Biologia 12

As enzimas foram descobertas no sculo XIX, aparentemente por Louis Pasteur, aps ter realizado uma experincia e observou existncia de agentes que transformavam acar em lcool que ele mesmo baptizou como leveduras. Mais tarde Wilhelm Khne empregou pela primeira vez o termo enzima para descrever este fermento. O termo passou a ser mais tarde usado apenas para as protenas com capacidade cataltica, enquanto o termo fermento se referia actividade exercida por organismos vivos.

Escola Bsica e Secundria de Melgao

Biologia 12

Enzimas so protenas produzidas por todos os organismos vivos. Estas aceleram as reaces qumicas de forma selectiva como parte do processo essencial da vida, tais como digesto, respirao, metabolismo e manuteno de tecidos. Em outras palavras, so catalisadores biolgicos altamente especficos. As enzimas agem sob condies mais ou menos moderadas, o que as tornam catalisadores ideais para utilizao na tecnologia de alimentos, em que o fabricante pretenda modificar selectivamente matrias-primas alimentcias, sem destruir os nutrientes essenciais.

Amilase

Glucomilase

Escola Bsica e Secundria de Melgao

Biologia 12

Po
O po um dos alimentos mais consumidos na dieta humana, estando presente na mesa de diferentes povos e classes sociais. Alm do seu aspecto apetitoso, o po apresenta importante valor nutricional, uma vez que fonte de protenas, vitaminas e sais minerais. medida em que a panificao se estendeu do processo artesanal para a escala industrial, a utilizao de agentes enzimticos vem se ampliando em funo da necessidade de melhorar as caractersticas de processo e a vida til dos produtos obtidos.

Transglutinase

Escola Bsica e Secundria de Melgao As enzimas so utilizadas no fabrico do po so:

Biologia 12

Alfa-amilase - hidrolisa o amido (amilose), dando origem a acares solveis usados pela levedura para produzir etanol e gs. Este ltimo faz o po crescer e lhe confere textura agradvel, com miolo mais leve; Amilase maltognica - corta as extremidades de maltose das cadeias de amido, propiciando um po macio e fresco por mais tempo; Hemicelulases - decompem a hemicelulose da farinha, deixando a massa mais malevel e fcil de manusear. Enquanto o po assa, esta retarda a formao de migalhas, permitindo que a massa cresa; Glicoseoxidase - reage com a glicose e com o oxignio, liberando cido glicnico e perxido de hidrognio. Este fortalece a massa, mediante a reaco com grupos sulfricos especiais e formando pontes de enxofre, que deixam o po menos pegajoso; Protases - separam aminocidos especiais, melhorando a cor da casca e o sabor do po;

Protases

Escola Bsica e Secundria de Melgao

Biologia 12

Devido s necessidades populacionais e ao aparecimento de intolerncias e alergias, e graas a processo enzimticos, j possvel fabricar po sem alguns dos seus constituintes essncias coo por exemplo o glten. Actualmente fabrica se po sem glten para pessoas com intolerncia ao mesmo.

Resulta da ausncia das enzimas gliadina e glutenina;

Gliadina

Escola Bsica e Secundria de Melgao

Biologia 12

Vinho As enzimas so utilizadas na indstria vnica de modo a melhorar o aroma, sabor e coe no permite a oxidao do mesmo aps a fase pr fermentativa. As principais funes so: Proteco anti - oxidante nas fases pr-fermentativas; Extraco do potencial aromtico; Proteco anti - oxidante das fases ps-fermentativas. As enzimas mais utilizadas nesta indstria so as pectticas nas quais se inclui o andrico sulfuroso que para alm das funes acima apresentadas permite a inactivao das enzimas naturais provenientes da uva.

Escola Bsica e Secundria de Melgao

Biologia 12

Leite

O sector de lcteos um tradicional usurio de enzimas. Alm da sua utilizao na coagulao do leite para fabricao de queijo, a indstria de lcteos tambm faz uso de enzimas como lipases, proteases no-coagulantes, amino peptidases, lisozima, lactase, e lactoperoxidase cuja funo proporcionar sabor, cor e aroma. Algumas destas aplicaes so tradicionais, como por exemplo, a lipase para realar o sabor, enquanto outras so relativamente novas, como a hidrlise da lactose para acelerar a maturao dos queijos, controlar a deteriorao microbiolgica, e alterar a funcionalidade das protenas.

Lipase

10

Escola Bsica e Secundria de Melgao

Biologia 12

O leite uma importante fonte de nutrientes e clcio no entanto existem pessoas com intolerncias s substncias fundamentais deste alimento. A intolerncia lactose um exemplo dessas mesmas intolerncias e graas aos processos enzimticos j possvel produzir leite sem lactose. O leite sem lactose obtido adicionando uma enzima chamada lactase que hidrolisa a lactose, obtendo deste modo glucose e galactose.

Lactase

11

Escola Bsica e Secundria de Melgao

Biologia 12

Sumos de Fruta As substncias pcticas so responsveis pela consistncia, turbidez e aparncia dos sumos das frutas, e sua presena causa um aumento considervel na viscosidade do mosto, dificultando a filtrao e a concentrao. A adio de enzimas pectinolticas no mosto das frutas e vegetais resulta na degradao da pectina e outros componentes de alto peso molecular que diminui a viscosidade e aumenta o rendimento dos sumos ocasionando uma aparncia cristalina no produto final e reduzindo assim em 50% o tempo de filtrao.

Enzimas pectinliticas

12

Escola Bsica e Secundria de Melgao

Biologia 12

Extraco de leos vegetais

leos de canola, coco, semente de girassol, palma e azeite so tradicionalmente produzidos por extraco com solventes orgnicos sendo o mais utilizado o hexano. A degradao da parede celular por enzimas pectinolticas permite que sejam utilizadas para extraco de leo vegetal em processo aquoso. Preparaes comerciais enzimticas contendo pectinases, celulases e hemicelulases comearam a ser utilizadas para extraco de azeite, sendo adicionadas durante a prensagem das azeitonas para melhorar o processo de extraco. O uso de enzimas de macerao aumenta a quantidade de agentes antioxidantes e de vitamina E no azeite extra - virgem, reduze a induo ao rncio, melhora o fraccionamento na centrifugao e produz leo com baixo teor de humidade.

13

Escola Bsica e Secundria de Melgao

Biologia 12

Enzimas digestivas tais como a amilase, protease e lipase, reduzem os alimentos em componentes menores que so mais facilmente absorvidos no tracto digestivo; As enzimas contribuem enormemente para inmeras indstrias. Enzimas de processamento alimentar tais como a glucoamilase podem reduzir o alimento em glicose; Uma aplicao industrial a produo de antibiticos em larga escala. Encontram-se tambm determinados tipos de enzimas em produtos de limpeza, para ajudar a digerir gorduras e protenas presentes em ndoas; Tambm so usadas em investigao laboratorial e na medio de concentraes de substncias com interesse clnico (Patologia Clnica, anlises clnicas); Para alm disto as enzimas melhoram consideravelmente o aspecto dos alimentos;

14

Escola Bsica e Secundria de Melgao

Biologia 12

Em contraste com os catalisadores inorgnicos como cidos, bases, metais pesados e xidos metlicos, as enzimas tm alta especificidade, isto , formam produtos selectivamente. Esta caracterstica muito til nos processos industriais, porque se formam quantidades mnimas de produtos secundrios, o que representa benefcios econmicos e ambientais. As enzimas tambm ganharam um lugar de destaque para os qumicos orgnicos por serem catalisadores selectivos.

Vantagens So catalisadores muito eficientes: comparados aos processos qumicos, os processos mediados por enzimas so mais efectivos.

So amigas do ambiente: contrariamente aos catalisadores compostos de metais pesados, as enzimas so completamente bio - degradveis.

15

Escola Bsica e Secundria de Melgao

Biologia 12

As reaces ocorrem em condies suaves: atuam no metabolismo de clulas vivas, as enzimas agem presso atmosfrica, temperatura ambiente ou superiores e pH prximo ao neutro. As reaces enzimticas minimizam os problemas como isomerizao, racemizao, epimerizao e rearranjos que, muitas vezes, so factores limitantes nos processos qumicos.

So compatveis entre si: por agirem usualmente em condies similares, diversas reaces bio - catalticas podem ser feitas num mesmo meio reaccional, proporcionando a possibilidade de conduzir reaces sequenciais usando sistemas multi - enzimticos. Essa metodologia pode ser muito til quando existe a possibilidade de formar um intermedirio instvel num dos passos da bio transformao.

Aceitam substratos no naturais: exibem larga tolerncia a substratos no naturais e possibilitam o uso em solventes orgnicos, em substituio ao meio aquoso usualmente utilizado.

16

Escola Bsica e Secundria de Melgao Desvantagens

Biologia 12

So fornecidas pela natureza somente numa forma enantiomrica: desta forma tornase impossvel inverter a induo de uma reaco bio - catalisada pela escolha do outro enantimero do biocatalisador, semelhana do que possvel ao se utilizar um catalisador qumico.

Exigem parmetros de operao especficos: a vantagem de actuarem sob condies suaves pode se tornar um obstculo quando as reaces bio - catalisadas ocorrem apenas lentamente nas condies naturais de temperatura e pH.

Geralmente apresentam sua actividade cataltica mxima em gua: a maioria dos compostos orgnicos pouco solvel em gua e a mudana para solventes orgnicos pode causar a perda da actividade da enzima.

17

Escola Bsica e Secundria de Melgao

Biologia 12

A ampla aplicabilidade da actividade enzimtica permite utiliz las em diferentes processos. Atravs do controle das enzimas pode se interferir na matria prima, no armazenamento, processamento e at em situaes mais especficas da cincia, como por exemplo, mtodo analticos. Em vista ao exposto anteriormente, podemos concluir que a actividade enzimtica determinante e importantssima para a indstria alimentar.

18

Escola Bsica e Secundria de Melgao

Biologia 12

http://www.google.pt/search?um=1&hl=ptPT&biw=1366&bih=624&tbm=isch&q=glutenina&spell=1&sa=X&ei=dqmbUYrALOqL7 Ab8sYD4Bg&ved=0CFIQvwUoAA#um=1&hl=ptPT&tbm=isch&sa=1&q=leite+sem+lactose&oq=leite+sem+lactose&gs_l=img.3...73678.78 542.6.78842.17.17.0.0.0.0.228.2253.1j15j1.17.0...0.0...1c.1.14.img.f58Ilgii6SY&bav= on.2,or.r_qf.&bvm=bv.46751780,bs.1,d.ZGU&fp=3c6d5bbd9db6cfb6&biw=1366&bih =667&imgrc=6HyBOxcrCPZ3mM%3A%3BvUFsThYyGvXcyM%3Bhttp%253A%252F% 252Fwww.mimosa.com.pt%252Fmedia%252F94690%252Fsem_lactose.jpg%3Bhttp% 253A%252F%252Fwww.mimosa.com.pt%252Fprodutos%252Fleite%252Fbemespecial%252Fbem-especial-sem-lactose%252Fsem-lactose%252F%3B250%3B300

http://www.google.pt/search?hl=ptPT&q=enzimas+digestivas&bav=on.2,or.r_qf.&biw=1366&bih=624&um=1&ie=UTF8&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&ei=_embUZjoMYrW7QaA9IDgDA#um=1&hl= ptPT&biw=1366&bih=624&tbm=isch&sa=1&q=proteases&oq=proteases&gs_l=img.12...0. 0.7.1923.0.0.0.0.0.0.0.0..0.0...0.0...1c..14.img.zNqhAmpgio&bav=on.2,or.r_qf.&fp=657e91bc90f2921d&imgrc=I1rHqfiu25VfM%3A%3BhmRgWvU58djj3M%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.biologi e.unihamburg.de%252Flehre%252Fbza%252F1pma%252F1pma3.gif%3Bhttp%253A%252 F%252Fwww.biologie.unihamburg.de%252Flehre%252Fbza%252Feproteas.htm%3B480%3B492 http://www.google.pt/search?hl=ptPT&q=enzimas+digestivas&bav=on.2,or.r_qf.&biw=1366&bih=624&um=1&ie=UTF8&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&ei=_embUZjoMYrW7QaA9IDgDA#um=1&hl= pt-

19

Escola Bsica e Secundria de Melgao

Biologia 12

PT&tbm=isch&sa=1&q=enzimas&oq=enzimas&gs_l=img.3..0l10.107431.109099.0.109 302.7.7.0.0.0.0.222.776.2j3j1.6.0...0.0...1c.1.14.img.ekMcM8RBo4&bav=on.2,or.r_qf.&fp=5c801c6c162b21f6&biw=1366&bih=624&imgrc =ywR8xNhwREUq9M%3A%3B3R0X1q8ey_D0M%3Bhttp%253A%252F%252Fimg.alibaba.com%252Fphoto%252F11351 6104%252FAlpha_Amylase_Enzymes.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fportuguese.alib aba.com%252Fproduct-free%252Falpha-amylase-enzymes113516104.html%3B1500%3B1500 http://www.google.pt/search?hl=ptPT&q=enzimas+digestivas&bav=on.2,or.r_qf.&biw=1366&bih=624&um=1&ie=UTF8&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&ei=_embUZjoMYrW7QaA9IDgDA#um=1&hl= ptPT&tbm=isch&sa=1&q=enzimas&oq=enzimas&gs_l=img.3..0l10.107431.109099.0.109 302.7.7.0.0.0.0.222.776.2j3j1.6.0...0.0...1c.1.14.img.ekMcM8RBo4&bav=on.2,or.r_qf.&fp=5c801c6c162b21f6&biw=1366&bih=624&imgrc =rtP0EZbpbH2hVM%3A%3B5MrutqiiANJ0M%3Bhttp%253A%252F%252F2.bp.blogspot.com%252F-nMDdg_JgKw%252FTmSbmvA0sI%252FAAAAAAAAMTE%252Fd3nRdRn5zro%252Fs1600%252Fenzimas.jpg %3Bhttp%253A%252F%252Farrozcatum.blogspot.com%252F2011%252F09%252Fen zimas.html%3B300%3B296 http://www.google.pt/search?hl=ptPT&q=enzimas+digestivas&bav=on.2,or.r_qf.&biw=1366&bih=624&um=1&ie=UTF8&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&ei=_embUZjoMYrW7QaA9IDgDA#um=1&hl= ptPT&biw=1366&bih=624&tbm=isch&sa=1&q=leite&bav=on.2,or.r_qf.&fp=8d307602cf4 362a4&imgrc=DbKmu5j0Ia8TUM%3A%3BUql8sBKwgk2_5M%3Bhttp%253A%252F %252F1.bp.blogspot.com%252FIEbZsXMTN38%252FT52yl2GEo1I%252FAAAAAAAAAYw%252FWUnGAR3maA%252Fs1600%252Fbeba-leite-1520.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fandrefksu.blogspot.com%252F2012%252F04%2 52F30-razoes-para-nao-beber-o-leite-de.html%3B570%3B568

20

Вам также может понравиться