Вы находитесь на странице: 1из 10

3474

DIRIO DA REPBLICA I SRIE-A


Parte A S sero autorizadas as utilizaes como acaricida ou insecticida. Parte B No processo de deciso de acordo com os princpios uniformes, so tidas em conta as concluses da verso final do relatrio de reviso da avaliao da milbemectina, nomeadamente os apndices I e II do mesmo, concludo pelo Comit Permanente da Cadeia Alimentar e da Sade Animal em 3 de Junho de 2005, e dada particular ateno proteco dos organismos aquticos. As condies de utilizao incluiro, se necessrio, medidas de reduo de risco.

N.o 99 23 de Maio de 2006

MINISTRIO DA CINCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR


Decreto-Lei n.o 88/2006
de 23 de Maio

Condies especficas

O Programa do Governo elegeu como um dos seus objectivos fundamentais o de fomentar a competitividade do Pas com coeso social, o que exige a qualificao do capital humano, uma vez que este , de facto, o factor determinante do progresso, sobretudo no quadro das sociedades da informao e do conhecimento ao longo da vida. Para Portugal, esta aposta assume especial relevncia, dados os baixos nveis de escolarizao e qualificao profissional que ainda continuam a caracterizar a grande maioria da nossa populao em idade activa, apesar dos progressos tambm registados neste domnio nas ltimas dcadas. Aumentar as aptides e qualificaes dos Portugueses dignifica o ensino, potencia a criao de novas oportunidades e promove quer o crescimento das pessoas quer, por via disso, o crescimento scio-cultural e econmico do Pas, ao possibilitar uma oferta de recursos humanos qualificados geradora de maior competitividade com coeso social. Para vencer este enorme desafio, Portugal tem de ser capaz de qualificar melhor os seus jovens, combatendo em particular as elevadas taxas de abandono escolar precoce (que levam a que hoje apenas cerca de metade dos nossos jovens com idades entre os 20 e os 24 anos tenha concludo com sucesso o ensino secundrio) e dando novas oportunidades aos adultos, promovendo a sua recuperao escolar e requalificao profissional. No desenvolvimento deste propsito, h que conciliar a vertente do conhecimento, atravs do ensino e da formao, com a componente da insero profissional qualificada. Neste mbito, visando o acesso ao ensino superior e a igualdade de oportunidades e tendo em vista trazer mais jovens e adultos para o sistema de educao e formao profissional, o Governo assumiu, entre os seus compromissos programticos, alargar a oferta de formao ao longo da vida e para novos pblicos e envolver as instituies de ensino superior na expanso da formao ps-secundria, na dupla perspectiva de articulao entre os nveis secundrio e superior de ensino e de creditao, para efeitos de prosseguimento de estudos superiores, da formao obtida nos cursos de especializao ps-secundria. O Governo assumiu como metas, no quadro da iniciativa Novas oportunidades, inserida no Plano Nacional de Emprego, fazer do 12.o ano de escolaridade o referencial mnimo de formao para todos os jovens, aumentando nesse quadro a frequncia em cursos tecnolgicos e profissionais para, pelo menos, metade dos jovens do ensino secundrio. Aposta-se, assim, no s na elevao dos nveis de escolaridade das novas geraes mas tambm em que estas no entrem para o mercado de trabalho sem uma prvia qualificao profissional orientada para os perfis profissionais em dfice. Dando concretizao a estes compromissos, promove-se, atravs do presente decreto-lei, uma profunda reorganizao dos cursos de especializao tecnolgica ao nvel do acesso, da estrutura de formao e das condies de ingresso no ensino superior para os seus diplomados.

Termo da incluso na Lista Positiva Comunitria

Data de incluso na Lista Positiva Comunitria

950 g/kg . . . . . .

1-12-2005

30-11-2015

Nmero

(1) Os relatrios de reviso da avaliao das substncias activas fornecem dados complementares sobre a identidade e as especificaes das mesmas.

Pureza (1)

111

Milbemectina; a milbemectina uma mistura de M.A3 e de M.A4; nmero CAS: M.A3 : 51596-10-2; M.A4 : 51596-11-3; nmero CIPAC 660.

Nome comum; nmeros de identificao

M.A3: (10E,14E,16E,22Z)-(1R,4S,5S,6R, 6 R, 8 R, 13 R, 20 R, 21R,24S)-21,24-di-hidroxi-5,6,11,13,22-pentametil-3,7,19-trioxatetraciclo-[15.6.1.14,8 .0.20,24 ]pentacosa-10,14,16,22-tetraeno-6-spiro-2-tetra-hidropiran-2-ona; M.A4 : (10E,14E,16E,22Z)-(1R,4S,5S, 6R,6R,8R,13R,20R,21R,24S)-6-etil-21, 24-di-hidroxi-5,11,13,22-tetrametil-3,7,19-trioxatetraciclo[15.6.1.14,8.020,24] pentacosa-10,14,16,22-tetraeno-6-spiro-2-tetra-hidropiran-2-ona.

Designao IUPAC

N.o 99 23 de Maio de 2006

DIRIO DA REPBLICA I SRIE-A

3475

Aliam-se, assim, as componentes de formao e de aprendizagem nas reas tcnica, cientfica e cultural oferta do mercado de trabalho, cada vez mais mutvel e exigente. A concretizao destas medidas passa pela promoo de parcerias quer entre estabelecimentos de ensino e de formao, designadamente entre escolas secundrias, profissionais, centros de formao profissional, escolas tecnolgicas e instituies do ensino superior, quer com a envolvente empresarial e os operadores no mercado de trabalho, visando direccionar a aprendizagem para uma efectiva insero profissional e assegurar tambm o reconhecimento dessas aprendizagens para efeitos de prosseguimento de estudos no ensino superior. Os cursos de especializao tecnolgica so cursos ps-secundrios no superiores que visam a aquisio do nvel 4 de formao profissional, tal como definido pela Deciso n.o 85/368/CEE, do Conselho, de 16 de Julho, publicada no Jornal Oficial das Comunidades Europeias, n.o L 199, de 31 de Julho de 1985. O nvel 4 de formao profissional obtm-se atravs da conjugao de uma formao secundria, geral ou profissional, com uma formao tcnica ps-secundria e caracteriza-se por: a) Ser uma formao tcnica de alto nvel; b) A qualificao dela resultante incluir conhecimentos e capacidades que pertencem ao nvel superior; c) No exigir, em geral, o domnio dos fundamentos cientficos das diferentes reas em causa; d) As capacidades e conhecimentos adquiridos atravs dela permitirem assumir, de forma geralmente autnoma ou de forma independente, responsabilidades de concepo e ou de direco e ou de gesto. Dados os seus objectivos e caractersticas, a formao a ministrar no mbito destes cursos pode ser assegurada por instituies de ndole diversa, tendo bem recentemente sido reafirmado, atravs da alterao introduzida na Lei de Bases do Sistema Educativo pela Lei n.o 49/2005, de 30 de Agosto, o papel que os estabelecimentos de ensino superior devem desempenhar no quadro da rede de oferta de formao profissional deste nvel. Entre as alteraes mais significativas ao modelo de formao profissional do nvel 4, aprovado pela Portaria n.o 989/99, de 3 de Novembro, alterada pelas Portarias n.os 698/2001, de 11 de Julho, e 392/2002, de 12 de Abril, devem destacar-se as seguintes: a) Reorganizao da estrutura dos cursos, valorizando de forma mais significativa a componente de formao tecnolgica; b) Alterao das condies de acesso: i) Considerando como habilitao de referncia o ensino secundrio e assegurando, dentro dos cursos, a formao tcnica; ii) Atribuindo aos estabelecimentos de ensino superior a competncia para admitir os maiores de 23 anos a quem reconheam, com base na experincia anterior, capacidades e competncias adequadas; iii) Admitindo os que tenham concludo uma formao do nvel 3 e no tenham concludo um curso de ensino secundrio ou habilitao legalmente equivalente;

iv) Admitindo igualmente os que, tendo frequentado o 12.o ano de escolaridade do ensino secundrio, no o concluram e decidam optar pela obteno de uma qualificao profissional do nvel 4; c) Clarificando que podem ter acesso a estes cursos os titulares de um diploma de especializao tecnolgica ou de um grau ou diploma de ensino superior provenientes, designadamente, de reas de formao com dificuldades de empregabilidade e que pretendam adaptar as suas competncias para outras sadas profissionais; d) Atribuio da possibilidade de concesso do diploma de especializao tecnolgica com base na avaliao de competncias profissionais aos estabelecimentos de ensino superior e a instituies de formao especialmente credenciadas; e) Simplificao do processo administrativo relacionado com a criao e entrada em funcionamento dos cursos; f) Criao de uma comisso tcnica composta por elementos dos ministrios mais directamente envolvidos neste processo e a quem competir assegurar o acompanhamento do funcionamento dos cursos e a sua avaliao e que substituir o conselho de acompanhamento dos cursos de especializao tecnolgica criado pelo despacho conjunto n.o 350/2004, de 11 de Junho; g) Modificao do regime de acesso ao ensino superior para os titulares destes cursos, contribuindo, desta forma, para assegurar a sua generalizao; h) Promoo da informao acerca dos cursos, perfis profissionais para que visam preparar, entidades que os ministram e seus contedos. Foram ouvidas, a ttulo facultativo, no mbito da consulta pblica, a Associao Portuguesa do Ensino Superior Privado, as associaes de empregadores e as associaes representativas dos trabalhadores. Foram ouvidos o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politcnicos e, no mbito de consulta pblica, as associaes de estudantes. Assim: No desenvolvimento da Lei n.o 46/86, de 14 de Outubro, alterada pelas Leis n.os 115/97, de 19 de Setembro, e 49/2005, de 30 de Agosto, e nos termos da alnea c) do n.o 1 do artigo 198.o da Constituio, o Governo decreta o seguinte:
Cursos de especializao tecnolgica

CAPTULO I Disposies gerais Artigo 1.o


Objecto e mbito

O presente decreto-lei tem por objecto regular os cursos de especializao tecnolgica, doravante designados por CET, e aplica-se a todas as instituies de formao que os ministrem.

3476

DIRIO DA REPBLICA I SRIE-A Artigo 2.o


Conceitos

N.o 99 23 de Maio de 2006 Artigo 5.o


Diploma de especializao tecnolgica

Entende-se por: a) Crdito a unidade de medida do trabalho do formando sob todas as suas formas, designadamente sesses de ensino de natureza colectiva, sesses de orientao pessoal de tipo tutorial, estgios, projectos, trabalhos no terreno, estudo e avaliao; b) Crditos ECTS os crditos segundo o european credit transfer and accumulation system (sistema europeu de transferncia e acumulao de crditos), cuja aplicao regulada pelo Decreto-Lei n.o 42/2005, de 22 de Fevereiro; c) Formao em alternncia o processo de formao em que se alternam sequncias de formao ministradas por instituies de formao com sequncias de formao prtica realizadas em contexto de trabalho; d) Horas de contacto o tempo em horas utilizado em sesses de ensino de natureza colectiva, designadamente em salas de aula, laboratrios ou trabalhos de campo, e em sesses de orientao pessoal de tipo tutorial; e) Instituio de formao a entidade autorizada, nos termos do presente diploma, a ministrar cursos de especializao tecnolgica; f) Nveis de qualificao profissional os nveis de formao a que se refere o anexo Deciso n.o 85/368/CEE, do Conselho, de 16 de Julho, relativa correspondncia de qualificaes de formao profissional entre Estados membros das Comunidades Europeias, publicada no Jornal Oficial das Comunidades Europeias, n.o L 199, de 31 de Julho de 1985; g) Unidade de formao a unidade de ensino, do plano de formao de um curso de especializao tecnolgica, com objectivos prprios e que objecto de avaliao traduzida numa classificao final. Artigo 3.o
Cursos de especializao tecnolgica

A aprovao num CET confere um diploma de especializao tecnolgica. Artigo 6.o


Certificado de aptido profissional

O diploma de especializao tecnolgica d acesso a um certificado de aptido profissional emitido no mbito do Sistema Nacional de Certificao Profissional, nas condies fixadas pelo Decreto Regulamentar n.o 68/94, de 26 de Novembro. CAPTULO II Acesso e ingresso Artigo 7.o
Condies de acesso

1 Podem candidatar-se inscrio num CET: a) Os titulares de um curso de ensino secundrio ou de habilitao legalmente equivalente; b) Os que tendo obtido aprovao em todas as disciplinas dos 10.o e 11.o anos e tendo estado inscritos no 12.o ano de um curso de ensino secundrio ou de habilitao legalmente equivalente no o tenham concludo; c) Os titulares de uma qualificao profissional do nvel 3; d) Os titulares de um diploma de especializao tecnolgica ou de um grau ou diploma de ensino superior que pretendam a sua requalificao profissional. 2 Podem igualmente candidatar-se inscrio num CET num estabelecimento de ensino superior os indivduos com idade igual ou superior a 23 anos, aos quais, com base na experincia, aquele reconhea capacidades e competncias que os qualifiquem para o ingresso no CET em causa. Artigo 8.o
Condies de ingresso

Os CET so formaes ps-secundrias no superiores que visam conferir qualificao profissional do nvel 4. Artigo 4.o
Qualificao profissional do nvel 4

A qualificao profissional do nvel 4 obtm-se atravs da conjugao de uma formao secundria, geral ou profissional, com uma formao tcnica ps-secundria e caracteriza-se por: a) Ser uma formao tcnica de alto nvel; b) A qualificao dela resultante incluir conhecimentos e capacidades que pertencem ao nvel superior; c) No exigir, em geral, o domnio dos fundamentos cientficos das diferentes reas em causa; d) As capacidades e conhecimentos adquiridos atravs dela permitirem assumir, de forma geralmente autnoma ou de forma independente, responsabilidades de concepo e ou de direco e ou de gesto.

Para os titulares das habilitaes a que se referem as alneas a), b) e c) do n.o 1 do artigo anterior, o ingresso em cada CET pode ser condicionado, se tal se revelar necessrio, aprovao em unidades curriculares das habilitaes em causa que integrem as reas disciplinares consideradas indispensveis frequncia do CET fixadas como referencial de competncias de ingresso. Artigo 9.o
Vagas, seleco e seriao

1 O nmero de vagas aberto para cada admisso de novos formandos fixado pela instituio de formao, dentro dos limites a que se refere a alnea h) do n.o 1 do artigo 39.o 2 A seleco e a seriao dos candidatos inscrio num CET so realizadas pela instituio de formao de acordo com critrios por ela fixados. 3 A instituio de formao pode fixar como condio para o funcionamento do CET a inscrio no mesmo de um nmero mnimo de formandos.

N.o 99 23 de Maio de 2006 CAPTULO III Caracterizao dos cursos


SECO I Estrutura

DIRIO DA REPBLICA I SRIE-A

3477

Artigo 10.o
Componentes de formao

O plano de formao de um CET integra as componentes de formao geral e cientfica, de formao tecnolgica e de formao em contexto de trabalho. Artigo 11.o
Componente de formao geral e cientfica

renta e mil e vinte horas de contacto, correspondendo primeira 15 % e segunda 85 % do nmero de horas fixado. 2 Na componente de formao tecnolgica, o conjunto das vertentes de aplicao prtica, laboratorial, oficinal e ou de projecto deve corresponder a pelo menos 75 % das suas horas de contacto. 3 A componente de formao em contexto de trabalho no pode ser inferior a trezentas e sessenta horas nem superior a setecentas e vinte. 4 A soma das horas de contacto e de formao em contexto de trabalho atribudas ao conjunto das trs componentes de formao nos termos dos nmeros anteriores no pode ser inferior a mil e duzentas nem superior a mil quinhentas e sessenta. Artigo 16.o
Crditos e carga horria para os formandos no titulares do ensino secundrio

A componente de formao geral e cientfica visa desenvolver atitudes e comportamentos adequados a profissionais com elevado nvel de qualificao profissional e adaptabilidade ao mundo do trabalho e da empresa e aperfeioar, onde tal se revele indispensvel, o conhecimento dos domnios de natureza cientfica que fundamentam as tecnologias prprias da rea de formao. Artigo 12.o
Componente de formao tecnolgica

1 Para os formandos a que se refere a alnea b) do artigo 7.o, bem como para aqueles a que se refere a alnea c) do mesmo artigo, que no sejam titulares de um curso de ensino secundrio ou de habilitao legalmente equivalente: a) O nmero de crditos ECTS a que se refere o artigo 14.o acrescido de 15 a 30; b) As horas fixadas pelo artigo 15.o so acrescidas do nmero de horas necessrio obteno dos referidos crditos. 2 Compete ao rgo competente da instituio de formao, mediante apreciao do currculo do formando, decidir quanto ao nmero de crditos complementares que este deve obter e quanto ao nmero de horas necessrio obteno desses crditos. 3 A formao adicional a que se refere o presente artigo parte integrante do plano de formao do CET. 4 Aos formandos abrangidos pelo disposto no presente artigo que concluam o CET reconhecido o nvel secundrio de educao. Artigo 17.o
Formao em alternncia

A componente de formao tecnolgica integra domnios de natureza tecnolgica orientados para a compreenso das actividades prticas e para a resoluo de problemas do mbito do exerccio profissional. Artigo 13.o
Componente de formao em contexto de trabalho

1 A componente de formao em contexto de trabalho visa a aplicao dos conhecimentos e saberes adquiridos s actividades prticas do respectivo perfil profissional e contempla a execuo de actividades sob orientao, utilizando as tcnicas, os equipamentos e os materiais que se integram nos processos de produo de bens ou prestao de servios. 2 A formao em contexto de trabalho pode adoptar diferentes modalidades de formao prtica em situao real de trabalho, designadamente estgios. 3 A formao em contexto de trabalho desenvolve-se em parceria nos termos do artigo 20.o
SECO II Organizao

Os CET podem organizar-se na modalidade de formao em alternncia. Artigo 18.o


Dispensa de unidades de formao

Artigo 14.o
Crditos

Por deciso da instituio de formao, podem ser dispensados da frequncia de unidades de formao do CET os formandos: a) Que tenham uma qualificao profissional do nvel 3 na mesma rea; b) Que tenham obtido aprovao em unidades de formao de um CET; c) Que tenham obtido aprovao em unidades curriculares de um curso superior; d) A quem as instituies de formao a que se referem os n.os 3 e 4 do artigo 24.o creditem competncias profissionais.

O diploma de especializao tecnolgica conferido aps o cumprimento de um plano de formao com um nmero de crditos ECTS compreendido entre 60 e 90. Artigo 15.o
Carga horria

1 As componentes de formao geral e cientfica e de formao tecnolgica tm entre oitocentas e qua-

3478

DIRIO DA REPBLICA I SRIE-A CAPTULO IV Instituies de formao Artigo 19.o


Instituies de formao

N.o 99 23 de Maio de 2006 CAPTULO V Avaliao e atribuio do diploma Artigo 22.o


Avaliao e classificao

Os CET podem ser ministrados por: a) Estabelecimentos de ensino pblicos e particulares ou cooperativos com autonomia ou paralelismo pedaggico que ministrem cursos de nvel secundrio de educao; b) Estabelecimentos de ensino superior pblicos, particulares ou cooperativos; c) Centros de formao profissional da rede sob coordenao do Instituto do Emprego e Formao Profissional, de gesto directa ou participada; d) Escolas tecnolgicas criadas ao abrigo do despacho conjunto dos Ministros da Indstria e Energia e da Educao, publicado no Dirio da Repblica, 2.a srie, de 18 de Novembro de 1991, e do despacho conjunto dos Ministros da Indstria e Energia, da Educao e do Emprego e da Segurana Social, publicado no Dirio da Repblica, 2.a srie, de 7 de Outubro de 1995; e) Outras instituies de formao acreditadas pelo Ministrio do Trabalho e da Solidariedade Social. Artigo 20.o
Parcerias com o mercado de emprego

1 O sistema de avaliao tem por objecto as competncias profissionais que o diploma de especializao tecnolgica certifica, compreendendo modalidades de avaliao formativa e de avaliao sumativa. 2 A avaliao formativa incide em todas as unidades de formao, possui um carcter sistemtico e contnuo e objecto de notao descritiva e qualitativa. 3 A avaliao sumativa, que adopta, predominantemente, provas de natureza prtica, expressa-se na escala de 0 a 20 valores. 4 Nas unidades de formao de ndole terica, a avaliao tem como referncia o objectivo da formao que as mesmas visam proporcionar no quadro da aquisio das competncias profissionais visadas pelo CET. 5 Considera-se aprovado numa unidade de formao o formando que nela tenha obtido uma classificao igual ou superior a 10 valores. 6 Considera-se aprovado numa componente de formao o formando que tenha obtido aprovao em todas as unidades de formao que a integram. 7 A classificao de uma componente de formao a mdia aritmtica simples, calculada at s dcimas, do resultado da avaliao sumativa de todas as unidades de formao que integram cada uma delas. 8 Considera-se aprovado no CET o formando que tenha obtido aprovao em todas as suas componentes de formao. Artigo 23.o
Classificao final

Para assegurar a integrao no mercado de emprego e a formao em contexto de trabalho, a instituio de formao celebra acordos, ou outras formas de parceria, com as empresas, outras entidades empregadoras, associaes empresariais ou scio-profissionais, ou outras organizaes, que melhor se adeqem especificidade da rea de formao, bem como s caractersticas do mercado de emprego. Artigo 21.o
Articulao com estabelecimentos de ensino superior

A classificao final do diploma de especializao tecnolgica a mdia aritmtica ponderada, arredondada s unidades (considerando como unidade a parte decimal igual ou superior a 5), obtida atravs da aplicao da seguinte frmula:
0,10 CFGC + (0,55 CFT) + (0,35 CFCTb)

em que: CFGC classificao da componente de formao geral e cientfica; CFT classificao da componente de formao tecnolgica; CFCTb classificao da componente de formao em contexto de trabalho. Artigo 24.o
Atribuio do diploma de especializao tecnolgica atravs de avaliao de competncias

1 As instituies de formao que no sejam estabelecimentos de ensino superior devem firmar protocolos com estabelecimentos de ensino superior nos quais se preveja, nomeadamente: a) As formas de colaborao do estabelecimento de ensino superior no processo de formao; b) Os cursos desse estabelecimento a que o formando, aps a concluso do CET, se pode candidatar para prosseguimento de estudos e as unidades curriculares dos respectivos planos de estudos, cuja frequncia , desde logo, dispensada no mbito da creditao a conceder nos termos do artigo 28.o 2 O disposto na alnea b) do nmero anterior no prejudica que outros estabelecimentos de ensino superior considerem igualmente esse CET como habilitao de acesso aos seus cursos nos termos do artigo 27.o

1 Os indivduos com idade superior a 25 anos e, pelo menos, cinco anos de actividade profissional comprovada na rea de um CET podem requerer a uma instituio de formao a atribuio do diploma de especializao tecnolgica com base na avaliao das suas competncias profissionais. 2 Compete instituio de formao, com base no referencial de competncias a adquirir, proceder, atravs das modalidades que considere mais adequadas, avaliao a que se refere o nmero anterior, tendo

N.o 99 23 de Maio de 2006

DIRIO DA REPBLICA I SRIE-A

3479

em vista verificar se os candidatos dispem das competncias que o diploma de especializao tecnolgica em causa certifica. 3 So competentes para conferir o diploma de especializao tecnolgica nos termos do presente artigo os estabelecimentos de ensino superior que tenham um registo vlido para o CET conducente atribuio do diploma de especializao tecnolgica em causa. 4 So igualmente competentes para conferir o diploma de especializao tecnolgica nos termos do presente artigo as instituies de formao que tenham uma autorizao vlida para ministrar o CET conducente atribuio do diploma de especializao tecnolgica em causa e que se encontrem credenciadas, no mbito do Sistema Nacional de Certificao Profissional e ou no mbito do Sistema Nacional de Reconhecimento, Validao e Certificao de Competncias, para desenvolver processos de reconhecimento, validao e certificao de competncias do nvel 4. 5 A classificao final do diploma de especializao tecnolgica atribudo nos termos do presente artigo fixada pela instituio de formao com base na apreciao realizada, tendo em considerao os princpios gerais decorrentes do artigo anterior. Artigo 25.o
Modelo de diploma

2 A formao a que se refere o artigo 16.o no abrangida pelo disposto no nmero anterior. CAPTULO VII Comisso Tcnica para a Formao Tecnolgica Ps-Secundria Artigo 29.o
Criao

criada a Comisso Tcnica para a Formao Tecnolgica Ps-Secundria. Artigo 30.o


Composio

A Comisso constituda por: a) Dois elementos nomeados pelo Ministro da Cincia, Tecnologia e Ensino Superior, um dos quais designado coordenador; b) Um elemento nomeado pelo Ministro da Economia e da Inovao; c) Um elemento nomeado pelo Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas; d) Um elemento nomeado pelo Ministro do Trabalho e da Solidariedade Social; e) Um elemento nomeado pelo Ministro da Educao. Artigo 31.o
Competncia

1 O modelo de diploma o constante do anexo I do presente decreto-lei, do qual faz parte integrante. 2 Para os que tenham obtido o diploma ao abrigo do disposto no artigo 24.o, o modelo de diploma o constante do anexo II do presente decreto-lei, do qual faz parte integrante. 3 Juntamente com o diploma emitido um suplemento ao diploma nos termos dos artigos 38.o a 42.o do Decreto-Lei n.o 42/2005, de 22 de Fevereiro. CAPTULO VI Acesso e ingresso no ensino superior Artigo 26.o
Candidatura ao ensino superior

Compete Comisso assegurar o acompanhamento do funcionamento dos CET e da sua avaliao, devendo, designadamente: a) Identificar e divulgar junto das instituies de formao as reas de formao prioritrias ao nvel dos CET; b) Elaborar e propor regras de racionalizao da oferta de CET; c) Elaborar e aprovar um instrumento normalizado de apresentao dos pedidos de registo e de criao e autorizao de funcionamento; d) Elaborar e aprovar critrios comuns de apreciao dos pedidos de registo e de criao e autorizao de funcionamento; e) Dar parecer sobre os pedidos de registo e de criao e autorizao de funcionamento; f) Pronunciar-se sobre o cancelamento do registo e da autorizao de funcionamento; g) Propor os procedimentos a adoptar para assegurar a avaliao externa dos CET; h) Propor e dar parecer sobre alteraes s normas legais reguladoras dos CET; i) Elaborar o seu regulamento interno; j) Elaborar e submeter a aprovao o seu plano e relatrio anual de actividades. Artigo 32.o
Apoio tcnico

Os titulares de um diploma de especializao tecnolgica podem concorrer matrcula e inscrio no ensino superior atravs do concurso especial a que se refere a alnea b) do n.o 2 do artigo 3.o do Decreto-Lei n.o 393-B/99, de 2 de Outubro. Artigo 27.o
Condies de ingresso

Compete ao rgo legal e estatutariamente competente de cada estabelecimento de ensino superior fixar, para cada um dos seus cursos superiores, quais os CET que lhes facultam o ingresso. Artigo 28.o
Creditao de habilitaes

1 A formao realizada nos CET creditada no mbito do curso superior em que o titular do diploma de especializao tecnolgica seja admitido, independentemente da via de acesso que tenha utilizado.

O apoio tcnico ao funcionamento da Comisso assegurado pelo Instituto do Emprego e Formao Profissional, pela Direco-Geral de Formao Vocacional e pela Direco-Geral do Ensino Superior.

3480

DIRIO DA REPBLICA I SRIE-A CAPTULO VIII Criao, registo e funcionamento dos CET
SECO I Princpios gerais

N.o 99 23 de Maio de 2006

Artigo 33.o
Criao e registo de CET por estabelecimentos de ensino superior

1 As instituies de ensino superior gozam do direito a criar CET. 2 A entrada em funcionamento de um CET numa instituio de ensino superior carece de registo prvio. 3 O registo de um CET intransmissvel. Artigo 34.o
Criao e entrada em funcionamento de CET nas restantes instituies de formao

f) Recursos humanos, pedaggicos e materiais, designadamente instalaes e equipamentos, a afectar ao desenvolvimento da formao e sua avaliao; g) Nmero mximo para cada admisso de novos formandos e nmero mximo de formandos que podem estar inscritos em simultneo no curso; h) Acordos ou outras formas de parceria a que se refere o artigo 20.o; i) Quando a instituio de formao no seja um estabelecimento de ensino superior, o protocolo com um estabelecimento de ensino superior a que se refere o n.o 1 do artigo 21.o 2 A apreciao dos pedidos de registo compete Direco-Geral do Ensino Superior e incide sobre: a) A adequao do referencial de competncias ao perfil profissional visado; b) A adequao do plano de formao ao referencial de competncias; c) A satisfao dos requisitos a que se refere o captulo III; d) A existncia dos recursos humanos, pedaggicos e materiais, designadamente instalaes e equipamentos, indispensveis para garantir o seu nvel e a qualidade da formao e sua avaliao; e) A coordenao da oferta pblica de CET, quando se trate de instituies de formao pblicas, ouvida a Comisso Tcnica para a Formao Tecnolgica Ps-Secundria. Artigo 38.o
Deciso

Nas restantes instituies de formao a que se refere o artigo 19.o, a criao e autorizao de entrada em funcionamento de um CET cabe ao ministrio da tutela, sob proposta da instituio, ouvida a Comisso Tcnica para a Formao Tecnolgica Ps-Secundria. Artigo 35.o
Cancelamento

1 O incumprimento dos requisitos legais ou a no observncia dos critrios cientficos e pedaggicos que justificaram o registo ou a criao e autorizao de funcionamento de um CET determina o seu cancelamento. 2 A deciso sobre o cancelamento precedida de parecer da Comisso Tcnica para a Formao Tecnolgica Ps-Secundria e de audincia prvia da instituio em causa.
SECO II Registo

Artigo 36.o
Entidade a que apresentado o pedido de registo

O pedido de registo dos CET dirigido ao director-geral do Ensino Superior. Artigo 37.o
Instruo do processo de registo

1 A deciso sobre o pedido de registo da criao de um CET da competncia do director-geral do Ensino Superior. 2 A deciso deve ser proferida no prazo de 60 dias sobre a recepo do mesmo. 3 A tramitao do processo do registo est sujeita s regras do Cdigo do Procedimento Administrativo. 4 Ultrapassado o prazo referido no n.o 2, o pedido de registo considera-se deferido tacitamente. 5 Quando o pedido de registo tenha sido indeferido, os interessados podem interpor, nos termos gerais de direito, os respectivos meios de impugnao graciosa ou contenciosa. Artigo 39.o
Publicao

1 O pedido de registo dos CET instrudo com os seguintes elementos: a) Denominao do curso, rea de formao em que se insere e perfil profissional que visa preparar; b) Referencial de competncias a adquirir; c) Plano de formao, indicando, para cada componente de formao, as reas de competncia e, para cada uma destas, as respectivas unidades de formao, sua carga horria, nmero de crditos atribudos, contedo programtico sumrio e metodologia de avaliao das aprendizagens; d) Referencial de competncias para ingresso a que se refere o artigo 8.o, se for caso disso; e) Fundamentao da necessidade e da adequao da oferta formativa ao tecido scio-econmico;

1 O despacho de deferimento do registo da criao de um CET notificado por escrito instituio de formao e mandado publicar na 2.a srie do Dirio da Repblica, dele devendo constar os seguintes elementos: a) b) c) d) e) f) A denominao da instituio de formao; A denominao do curso; A rea de formao; O perfil profissional que visa preparar; O referencial de competncias a adquirir; O plano de formao, com indicao, para cada componente de formao, das reas de competncia e, para cada uma destas, das respectivas unidades de formao, sua carga horria e nmero de crditos atribudos; g) O referencial de competncias para ingresso a que se refere o artigo 8.o, se for caso disso;

N.o 99 23 de Maio de 2006

DIRIO DA REPBLICA I SRIE-A Artigo 44.o


Publicao

3481

h) O nmero mximo para cada admisso de novos formandos e o nmero mximo de formandos que podem estar inscritos em simultneo no curso. 2 Quando o pedido de registo tenha sido deferido tacitamente, o director-geral do Ensino Superior promove a publicao do despacho a que se refere o nmero anterior nos cinco dias subsequentes ao termo do prazo a que se refere o n.o 2 do artigo anterior. 3 No caso previsto no nmero anterior, o registo conferido para uma nica admisso de formandos. Artigo 40.o
Funcionamento na ausncia de registo

O despacho de criao e autorizao de funcionamento de um CET notificado por escrito instituio de formao e mandado publicar na 2.a srie do Dirio da Repblica, dele devendo constar os elementos a que se refere o n.o 1 do artigo 39.o
SECO IV Avaliao externa

Artigo 45.o
Periodicidade da avaliao externa

1 O funcionamento de um CET sem o prvio registo determina o indeferimento do pedido. 2 A formao ministrada nos termos do nmero anterior no passvel de reconhecimento ou equivalncia.
SECO III Criao e autorizao de funcionamento

Os CET so objecto de um processo de avaliao externa quinquenal, em termos a regular sob proposta da Comisso Tcnica para a Formao Tecnolgica Ps-Secundria. CAPTULO IX Disposies especiais para os estabelecimentos de ensino superior pblico Artigo 46.o
Pessoal docente

Artigo 41.o
Entidade a que apresentado o pedido

1 O pedido de criao e autorizao de funcionamento dos CET dirigido: a) Ao Ministrio da Educao, caso a instituio de formao seja um estabelecimento de ensino pblico, particular ou cooperativo com autonomia ou paralelismo pedaggico que ministre cursos de nvel secundrio de educao; b) Ao Ministrio do Trabalho e da Solidariedade Social, caso a instituio de formao seja: i) Um centro de formao profissional da rede sob coordenao do Instituto do Emprego e Formao Profissional de gesto directa ou participada; ii) Uma entidade acreditada nos termos da alnea e) do artigo 19.o; c) Ao Ministrio da Economia e da Inovao, caso a instituio de formao seja uma escola tecnolgica. 2 Em cada um dos Ministrios a que se refere o nmero anterior designado, por despacho do Ministro respectivo, o servio competente para a instruo dos pedidos de registo de CET, adiante designado por servio instrutor. Artigo 42.o
Instruo do processo

1 A ministrao do ensino dos CET assegurada pelo pessoal docente do estabelecimento de ensino. 2 O disposto no nmero anterior entende-se sem prejuzo do recurso, quando necessrio, contratao de pessoal por perodos limitados de tempo, nos regimes legais aplicveis, para assegurar a ministrao do ensino de mdulos especficos. Artigo 47.o
Financiamento

1 Os CET so considerados no oramento de funcionamento de base das actividades de ensino e formao a que se refere o artigo 4.o da Lei n.o 37/2003, de 22 de Agosto, alterada pela Lei n.o 49/2005, de 30 de Agosto. 2 O financiamento dos CET considerado na frmula a que se refere o artigo 4.o da Lei n.o 37/2003, de 22 de Agosto, sendo calculado em funo do nmero de formandos efectivamente inscritos e, com as devidas adaptaes ao nvel e natureza dos cursos, atravs da aplicao dos critrios, valores padro e indicadores de desempenho a previstos. 3 O financiamento pblico de um CET depende da inscrio de um nmero mnimo de 15 formandos. Artigo 48.o
Aco social escolar

O pedido de criao e autorizao de funcionamento dos CET instrudo e apreciado nos termos do artigo 37.o pelo servio instrutor respectivo. Artigo 43.o
Deciso

Os formandos inscritos nos CET so abrangidos pela aco social escolar do ensino superior. Artigo 49.o
Propinas

A deciso sobre os pedidos de criao e autorizao de funcionamento dos CET da competncia do ministro da tutela, a qual pode ser delegada.

1 Pela frequncia dos CET so devidas propinas. 2 O valor das propinas fixado pelo rgo a que se refere o artigo 17.o da Lei n.o 37/2003, de 22 de

3482

DIRIO DA REPBLICA I SRIE-A

N.o 99 23 de Maio de 2006 Artigo 20.o


Regulamento

Agosto, e no pode ser superior ao valor mnimo a que se refere o n.o 2 do artigo 16.o do mesmo diploma legal. CAPTULO X Disposies finais e transitrias Artigo 50.o
Divulgao da informao

1 Compete ao Ministro da Cincia, Tecnologia e Ensino Superior aprovar, por portaria, o regulamento dos concursos especiais, o qual contempla as regras a que obedece o requerimento de matrcula e inscrio. 2 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 2 O disposto no nmero anterior no prejudica a titularidade de habilitao de acesso conferida pelos n.os 1 e 2 do artigo 3.o-A do Regulamento dos Concursos Especiais de Acesso ao Ensino Superior, aprovado pela Portaria n.o 854-A/99, de 4 de Outubro, alterada pelas Portarias n.os 1081/2001, de 5 de Setembro, e 393/2002, de 12 de Abril. Artigo 52.o
CET com funcionamento autorizado

1 Os servios instrutores criam uma base de dados comum integrando: a) Os pedidos de registo e de criao e autorizao de funcionamento de CET, publicitando a informao a que se refere o artigo 37.o, a data de recepo do pedido, o sentido da deciso e a data desta; b) Para cada par instituio de formao/curso registado ou cuja criao e funcionamento foi autorizado, a informao a que se refere o n.o 1 do artigo 39.o; c) Para cada par estabelecimento/curso de ensino superior, os CET que, nos termos do artigo 27.o, lhe facultam o ingresso. 2 A base de dados actualizada pelos servios instrutores em prazo no superior a 10 dias em relao recepo das informaes ou tomada de deciso. 3 Os servios instrutores criam igualmente um stio comum na Internet destinado a divulgar, de forma facilmente acessvel e permanentemente actualizada, toda a informao til relacionada com os CET, designadamente: a) As regras, normas, critrios e procedimentos fixados pela Comisso Tcnica para a Formao Tecnolgica Ps-Secundria; b) As informaes a que se refere o n.o 1. 4 A gesto tcnica da base de dados e do stio a que se referem os nmeros anteriores compete Direco-Geral do Ensino Superior. Artigo 51.o
Alteraes

1 Os CET que se encontrem em funcionamento data da entrada em vigor do presente diploma prosseguem, at sua concluso, nos termos autorizados. 2 As autorizaes de funcionamento concedidas ao abrigo das normas legais revogadas pelo artigo anterior mantm-se vlidas nos termos em que foram concedidas at sua caducidade. Artigo 53.o
Norma revogatria

So revogados: a) A Portaria n.o 989/99, de 3 de Novembro, alterada pelas Portarias n.os 698/2001, de 11 de Julho, e 392/2002, de 12 de Abril, sem prejuzo do disposto no artigo anterior; b) O despacho conjunto n.o 350/2004, de 11 de Junho. Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 2 de Maro de 2006. Jos Scrates Carvalho Pinto de Sousa Diogo Pinto de Freitas do Amaral Manuel Antnio Gomes de Almeida de Pinho Jaime de Jesus Lopes Silva Pedro Manuel Dias de Jesus Marques Maria de Lurdes Reis Rodrigues Jos Mariano Rebelo Pires Gago. Promulgado em 2 de Maio de 2006. Publique-se. O Presidente da Repblica, ANBAL CAVACO SILVA. Referendado em 11 de Maio de 2006. O Primeiro-Ministro, Jos Scrates Carvalho Pinto de Sousa.
ANEXO I Modelo a que se refere o n.o 1 do artigo 25.o Diploma de especializao tecnolgica

1 Os artigos 10. , 11.o e 20.o do Decreto-Lei n.o 393-B/99, de 2 de Outubro, passam a ter a seguinte redaco: Artigo 10.o
mbito

So abrangidos pelo concurso especial previsto na alnea b) do n.o 2 do artigo 3.o: a) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . b) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . c) Os titulares de um diploma de especializao tecnolgica. Artigo 11.o
Cursos a que se podem candidatar

. . . ( a)

1.......................................... 2 Os estudantes abrangidos pela alnea c) do artigo anterior podem concorrer aos pares estabelecimento/curso que sejam fixados nos termos do disposto no artigo 27.o do Decreto-Lei n.o 88/2006, de 23 de Maio. 3..........................................

. . . (b), . . . (c), faz saber que . . . (d), portador do bilhete de identidade n.o . . ., emitido em . . . (e), em . . . (f), concluiu o curso de especializao tecnolgica em . . . (g), em . . . (h), sendo-lhe, em conformidade, atribudo o presente diploma de especializao tecnolgica, com a classificao final de . . . (i) valores, o qual vai por mim assinado e autenticado pela instituio.

N.o 99 23 de Maio de 2006

DIRIO DA REPBLICA I SRIE-A

3483

A criao do curso foi objecto do despacho n.o . . . (j), de . . . (l). O diploma certifica qualificao profissional do nvel 4 da tabela de nveis de formao aprovada pela Deciso n.o 85/368/CEE, do Conselho, de 16 de Julho, relativa correspondncia de qualificaes de formao profissional entre Estados membros das Comunidades Europeias, publicada no Jornal Oficial das Comunidades Europeias, n.o L 199, de 31 de Julho de 1985. Em . . . (m). . . . (n).
(a) Nome da instituio de formao. (b) Nome da pessoa que assina o documento. (c) Cargo que exerce na instituio de formao. (d) Nome do diplomado. (e) Data de emisso do bilhete de identidade (dia, ms e ano). (f) Local de emisso do bilhete de identidade. (g) Denominao do curso de especializao tecnolgica, tal como consta do despacho de registo da criao ou de criao e autorizao de funcionamento. (h) Data de concluso do curso de especializao tecnolgica (dia, ms e ano). (i) Classificao final a que se refere o artigo 23.o (j) Nmero do despacho de registo ou de criao e autorizao de funcionamento do curso de especializao tecnolgica. (l) Data de publicao no Dirio da Repblica do despacho de registo ou de criao e autorizao de funcionamento do curso de especializao tecnolgica. (m) Data de emisso do diploma de especializao tecnolgica (dia, ms e ano). (n) Assinatura do rgo competente da instituio de formao, autenticada pelos meios em uso na instituio. ANEXO II Modelo a que se refere o n.o 2 do artigo 25.o Diploma de especializao tecnolgica . . . ( a)

REGIO AUTNOMA DOS AORES


Assembleia Legislativa Decreto Legislativo Regional n.o 16/2006/A
Alterao ao Decreto Legislativo Regional n.o 4/2006/A, de 16 de Janeiro

A Assembleia Legislativa da Regio Autnoma dos Aores, nos termos da alnea a) do n.o 1 do artigo 227.o, conjugada com o n.o 4 do artigo 112.o, da Constituio da Repblica Portuguesa e das alneas c), d), f) e g) do artigo 8.o e i) do n.o 1 do artigo 31.o do Estatuto Poltico-Administrativo da Regio Autnoma dos Aores, decreta o seguinte: Artigo 1.o
Alterao ao Decreto Legislativo Regional n.o 4/2006/A, de 16 de Janeiro

A Natureza Viva Sociedade de Planeamento, Gesto e Requalificao Ambiental, S. A., criada atravs do Decreto Legislativo Regional n.o 4/2006/A, de 16 de Janeiro, abreviadamente designada por Natureza Viva, S. A., passa a denominar-se SPRAores Sociedade de Promoo e Gesto Ambiental, S. A., sendo abreviadamente designada por SPRAores. Artigo 2.o
Entrada em vigor

. . . (b), . . . (c), faz saber que a . . . (d), portador do bilhete de identidade n.o . . ., emitido em . . . (e), em . . . (f), foi atribudo o presente diploma de especializao tecnolgica em . . . (g), em . . . (h), com a classificao final de . . . (i) valores, o qual vai por mim assinado e autenticado pela instituio. A criao do curso de especializao tecnolgica correspondente foi objecto do despacho n.o . . . (j), de . . . (l). O diploma certifica qualificao profissional do nvel 4 da tabela de nveis de formao aprovada pela Deciso n.o 85/368/CEE, do Conselho, de 16 de Julho, relativa correspondncia de qualificaes de formao profissional entre Estados membros das Comunidades Europeias, publicada no Jornal Oficial das Comunidades Europeias, n.o L 199, de 31 de Julho de 1985. Em . . . (m). . . . (n).
(a) Nome da instituio de formao. (b) Nome da pessoa que assina o documento. (c) Cargo que exerce na instituio de formao. (d) Nome do diplomado. (e) Data de emisso do bilhete de identidade (dia, ms e ano). (f) Local de emisso do bilhete de identidade. (g) Denominao do curso de especializao tecnolgica, tal como consta do despacho de registo da criao ou de criao e autorizao de funcionamento. (h) Data de atribuio do diploma de especializao tecnolgica (dia, ms e ano). (i) Classificao final a que se refere o n.o 5 do artigo 24.o (j) Nmero do despacho de registo ou de criao e autorizao de funcionamento do curso de especializao tecnolgica. (l) Data de publicao no Dirio da Repblica do despacho de registo ou de criao e autorizao de funcionamento do curso de especializao tecnolgica. (m) Data de emisso do diploma de especializao tecnolgica (dia, ms e ano). (n) Assinatura do rgo competente da instituio de formao, autenticada pelos meios em uso na instituio.

O presente diploma entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicao. Artigo 3.o
Republicao

O Decreto Legislativo Regional n.o 4/2006/A, de 16 de Janeiro, com as alteraes introduzidas pelo presente diploma, republicado em anexo. Aprovado pela Assembleia Legislativa da Regio Autnoma dos Aores, na Horta, em 6 de Abril de 2006. O Presidente da Assembleia Legislativa, Fernando Manuel Machado Menezes. Assinado em Angra do Herosmo em 5 de Maio de 2006. Publique-se. O Representante da Repblica para a Regio Autnoma dos Aores, Jos Antnio Mesquita. Artigo 1.o
SPRAores Sociedade de Promoo e Gesto Ambiental, S. A.

1 criada a SPRAores Sociedade de Promoo e Gesto Ambiental, S. A., abreviadamente designada por SPRAores. 2 A SPRAores rege-se pelos respectivos estatutos, pelas normas especiais do regime jurdico do sector empresarial do Estado e regime das empresas pblicas e pelas normas reguladoras das sociedades comerciais. 3 A SPRAores durar por tempo indeterminado.

Вам также может понравиться