Вы находитесь на странице: 1из 5

INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAO PROFISSIONAL, I.P.

CENTRO DE EMPREGO E FORMAO PROFISSIONAL DE BRAGA

Educao e Formao de Adultos Tcnico Administrativo


UFCD: Tema: Formando: STC 5 - Sociedade, Tecnologia e Cincia Comunicaes Rdio Formador: Data: Paulo Paraso Pg.: /

Atividade n5 Radiao Electromagntica


A radiao electromagntica ocorre naturalmente no Universo e, como tal, sempre esteve presente na Terra. O nosso Sol, por exemplo, a fonte (natural) de radiao electromagntica mais intensa a que estamos expostos. Por outro lado, o crescimento tecnolgico, as mudanas no comportamento social e nos hbitos de trabalho - prprios de uma sociedade em evoluo - criaram um ambiente crescentemente exposto a outras fontes de radiao electromagntica. Estas fontes foram criadas artificialmente pelo homem e so, por exemplo, as antenas dos sistemas de telecomunicaes, as linhas de alta tenso, os aparelhos elctricos, etc. Assim, a luz visvel, os raios X, as vulgarmente chamadas ondas de rdio e as microondas so formas possveis de radiao electromagntica, correspondendo propagao de energia pelo espao a velocidades da ordem de 300 000 km/s, sem necessidade de suporte fsico. As radiaes electromagnticas propagam-se no espao sob a forma de ondas, ondas essas que resultam da propagao de perturbaes electromagnticas que fazem variar o campo elctrico e o magntico associado a cada ponto do espao. Uma onda electromagntica pode representar-se da forma como mostra a figura 1, onde E indica o campo elctrico e B o campo magntico.

Atividade n5

1/5

INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAO PROFISSIONAL, I.P.


CENTRO DE EMPREGO E FORMAO PROFISSIONAL DE BRAGA Por simplicidade, pode decompor-se esta radiao na sua componente elctrica E, cujo perfil pode representar-se pelas seguintes figuras:

C o m p rim e n to d e o n d a C a m p o e l c t r i c o A m p li t u d e

C o m p r im e n to d e o n d a


D is t n c ia

C o m p rim e n to d e o n d a

A m p li t u d e

P e ro d o C a m p o e l c t r i c o A m p li t u d e P e ro d o Tem po A m p li t u d e

P e ro d o

As caractersticas das ondas electromagnticas so: Perodo (T) Intervalo de tempo correspondente a uma vibrao completa. Comprimento de onda ( ) Distncia entre dois pontos consecutivos na mesma fase de vibrao. A unidade do sistema Internacional o metro (m). Velocidade de propagao (v) Quociente entre a distncia percorrida e o intervalo de tempo correspondente. A unidade do sistema internacional o m/s No vazio, a velocidade de propagao de ondas electromagnticas 300 000 km/s. Frequncia (f) Nmero de vibraes por unidade de tempo. A unidade do sistema internacional o Hz. Amplitude (A) Deslocamento mximo, em relao posio de equilbrio.

Atividade n5

2/5

INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAO PROFISSIONAL, I.P.


CENTRO DE EMPREGO E FORMAO PROFISSIONAL DE BRAGA As caractersticas das ondas podem ser relacionadas pelas expresses:

f =

1 T

f =c

v=

d t

A figura 2 indica alguns exemplos de diferentes tipos de radiao electromagntica, algumas das suas aplicaes e respectivos efeitos nocivos.

2 Da anlise do espectro electromagntico podemos concluir: Quanto maior for o comprimento de onda de uma radiao, menor a sua frequncia. As ondas de rdio e os microondas tm elevados comprimentos de onda e baixas frequncias. Os raios X e os raios gama tm pequenos comprimentos de onda e elevadas frequncias. Quanto maior a frequncia maior a energia da radiao electromagntica. As radiaes infravermelhas, as radiaes visveis e as radiaes ultravioletas tm frequncias e comprimento de onda intermdios.
Atividade n5

3/5

INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAO PROFISSIONAL, I.P.


CENTRO DE EMPREGO E FORMAO PROFISSIONAL DE BRAGA Parte I Questionrio:

1. Observe novamente, o espectro electromagntico indicado na figura 2. 1.1. Escreva, por ordem crescente de comprimento de onda, as diferentes radiaes electromagnticas que constituem o espectro. __________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ 1.2. Indique, entre os diferentes tipos de radiao electromagntica, aqueles que tm as seguintes aplicaes: a. Satlites de comunicao radar; ____________________________________________________ b. Comandos de controlo remoto de televiso e vdeo; ____________________________________ c. Telefones mveis e transmisses televisivas; _________________________________________ d. Radiografias; ___________________________________________________________________ e. Esterilizao de equipamento mdico. _______________________________________________ 1.3. Refira, entre as diferentes radiaes electromagnticas, quais so aquelas que podem provocar doenas cancergenas no caso de exposio excessiva aco dessas radiaes? Qual destas a mais nociva? __________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ 1.4. Indique qual a nica radiao detectada por ns. _______________________________________________________________________________ 2. A luz a nica radiao electromagntica visvel ao olho humano. constituda por uma srie de radiaes de diferentes cores que se distinguem, entre si, no comprimento de onda e respectiva frequncia. 2.1. Indique, por ordem decrescente de comprimento de onda, as radiaes que constituem a luz branca. ___________________________________________________________________________________ 2.2. Qual a velocidade com que cada uma destas radiaes se propaga no ar e no vazio? ___________________________________________________________________________________

Atividade n5

4/5

INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAO PROFISSIONAL, I.P.


CENTRO DE EMPREGO E FORMAO PROFISSIONAL DE BRAGA

Parte II Ficha de trabalho:

1. A figura 1 representa a propagao de duas ondas electromagnticas (a e b), em que a posio de equilbrio de ambas o ponto 0. Indique:

1.1. A amplitude (A); ___________________________________________________________________________________ 1.2. O perodo (T); ___________________________________________________________________________________ 1.3. A frequncia (f).

___________________________________________________________________________
1.4. Justifique com dados do grfico a seguinte afirmao: A onda b tem uma intensidade maior que a onda a, pois transporta mais energia.

___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________
2. A figura 2 representa uma onda electromagntica. Cada quadrado tem 1 m de lado.

2.1. Indique o comprimento de onda ( ). ___________________________________________________________________________________ 2.2. Calcule a velocidade de propagao da onda ( v =

f ), expressa em m/s sabendo que

f=0,07Hz. ______________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________

Bom Trabalho! O formador, Paulo Paraso


Atividade n5

5/5

Вам также может понравиться