Вы находитесь на странице: 1из 11

RESPONSABILIDADE PATRIMONIAL NA EXECUO

Art. 591/597, CPC.

Acadmicos do Curso de Direito Turma DI7N11

CONCEITO: Com sabe-se, o direito nasceu para resolver os conflitos de interesse, mas no de qualquer forma, pois assim, geraria violncia. Tem o Direito, objetivo de resolver os conflitos de forma justa. Porm, sabe-se que nem sempre possvel se fazer justia. Esta pesquisa bibliogrfica, traz uma justia legal, que encontra sua formulao na instituio do processo, com as figuras bsicas do contraditrio, do devido processo legal e do terceiro neutro, como uma interveno estatal visando resolver o conflito de interesses de forma justa e isenta, tratando as partes com igualdade, afastando a possibilidade de beneficiar uma parte em detrimento da outra.

No decorrer de um processo existem momentos onde o Estado, representado pelo Juiz, tem condies de resolver o conflito, dando a cada um o que seu. Esse momento no processo de execuo, que busca ressarcir o credor dos prejuzos, que no podendo recorrer auto tutela, processa o Estado Juiz para que diga o direito.

Acadmico do Curso de Bacharelado em Direito da FATEFIG, Turma DI7N1: Anderson Ribeiro, Bruno Nogari, Francisco Augusto, Joo Moiss Torres da Silva

Existe na lei um propsito para que se evite situaes anti-jurdicas, de forma a no haver exageros e evitar-se que o devedor chegue ao estado de misria ou que cometam erros graves, evitando-se a m f e a esperteza do devedor.

Vejamos as formas de execuo no que se referem ao patrimnio do credor/devedor, suas formas de sanar sua inadimplncia e satisfazer sua obrigao, tornando-se cidado digno de confiana perante compromissos sociais e financeiros que a sociedade impe.

CONCEITO PATRIMONIAL:

NATUREZA

DA

RESPONSABILIDADE

Por responsabilidade patrimonial entende-se a sujeio do patrimnio de algum ao cumprimento de uma obrigao. (Marcus Vinicius Rios Gonalves, 2012, pag.591) Segundo Alexandre Freitas Cmara, responsabilidade patrimonial : situao meramente potencial, caracterizada pela sujeitabilidade do patrimnio de algum s medidas executivas destinadas atuao da vontade concreta do direito material (2007, pag. 219) A obrigao e a responsabilidade surgem em momentos distintos. A primeira, quando o dbito contrado (por exemplo, quando o devedor assina o contrato, comprometendo-se a realizar determinada prestao), j o segundo s surge quando h inadimplemento, pois se houver adimplemento no haver a possibilidade de invadir a esfera patrimonial do devedor. No direito das obrigaes, diferencia-se o dbito da responsabilidade patrimonial, mas em regra os dois institutos esto associados, isto , quem deve responde com seu patrimnio. possvel que haja debito sem responsabilidade e responsabilidade sem dbito. Por exemplo: em caso de prescrio, o debito ainda existe, mas no possvel postular a restituio em juzo. O mesmo ocorre com divida de jogo, havendo debito, mas no a responsabilidade. Existem ainda, casos em que a lei atribui responsabilidade patrimonial a pessoas que no so devedoras, sendo exemplo tpico o fiador, sendo que, no quem deve, mas por fora de contrato assume a responsabilidade pelo cumprimento da obrigao, caso o devedor no a cumpra.

A responsabilidade patrimonial opera, como dito, no campo processual, e no no substancial. Isto se d porque a responsabilidade patrimonial no corresponde a uma relao entre credor e devedor, mas entre Estado e o responsvel, podendo aquele invadir o patrimnio deste, para o fim de sujeitar bens que o integram, para permitir, assim, a atuao da vontade concreta do direito objetivo.

O patrimnio do devedor (presente e futuro) figura como uma forma de garantia para o(s) credor (es) de cumprimento de obrigao.

desta forma que preceitua o Cdigo de Processo Civil em seu art. 591:

Art. 591 do CPC. "O devedor responde, para o cumprimento de suas obrigaes, com todos os seus bens presentes e futuros, salvo as restries estabelecidas em lei." O diploma processual civil indica que todos os bens do devedor, desde os que j existiam quando a dvida foi constituda, at os adquiridos posteriormente a este momento so objetos de expropriao executiva. O artigo 591 do Cdigo de Processo Civil, representa norma fundamental do processo executivo. Ele reza que o devedor responde, para o cumprimento de suas obrigaes, com todos os seus bens presentes e futuros, salvo as restries estabelecidas em lei. (Araken de Assis, 2009, p. 217) Alexandre Freitas Cmara (2007, pag. 221), traz reflexo que a regra do art. 591 do CPC, defeituosa, pois se fala em bens presentes e futuros sem estabelecer um referencial no tempo. No h consenso na interpretao desta norma. Alguns afirmam que a responsabilidade incide (salvo restries legais) sobre os bens presentes e futuros em relao ao momento em que foi contrada a obrigao. Em contrariedade a esse entendimento, afirmam incidir a responsabilidade sobre os bens que o executado tenha em seu patrimnio, quando da instaurao do processo executivo, e sobre os que ele venha a adquirir no curso do processo. Assim sendo, verifica-se que a responsabilidade patrimonial aquela que recai sobre o patrimnio do devedor como forma de sano em uma ao de execuo. O patrimnio considerado a totalidade de bens economicamente mensurados que se encontram sob o poder de algum. Portanto, como a ao de execuo visa satisfao do direito subjetivo da parte, esta satisfao sempre recai, salvo raras excees, sobre o patrimnio/ bens do devedor. o chamado princpio da responsabilidade exclusivamente patrimonial. BENS SUJEITOS EXECUO: O art. 591 do CPC, traz a regra geral da responsabilidade patrimonial. Este dispositivo atribui responsabilidade, de forma geral, ao devedor, assegurando que todos os seus bens respondam pelo cumprimento das obrigaes inadimplidas, sendo o devedor responsvel primrio. Em princpio, todos os bens esto sujeitos execuo, sendo os que existiam no momento em que a obrigao foi contrada, e os que no existiam ainda, e s vieram a ser adquiridos posteriormente, sejam eles corpreos ou incorpreos, desde que tenham valor econmico, trazendo a lei numerosas restries.

BENS NO SUJEITOS EXECUO: Somente so sujeitos execuo os bens que podem ser penhorados, isto , aqueles corpreos ou incorpreos, que tenham valor econmico, e que a lei no tenha tornado impenhorveis. Segundo Luiz Guilherme Marinoni, h no Cdigo de Processo Civil, previso de duas formas de impenhorabilidade: a absoluta e a relativa. A primeira , em linha geral, disciplinada pelo art. 649, enquanto a outra vem tratada logo a seguir , no art. 650. (2012, pag. 258) No rol do art. 649, do CPC, encontram-se os bens inalienveis e os declarados, por ato voluntrio, no sujeitos execuo; os mveis, pertences e utilidades domsticas que guarnecem a residncia do executado (exceto os de valor elevado ou que ultrapassem as necessidades comuns de um mdio padro de vida; os vesturios, objetos de uso pessoal do executado, (exceto os de elevado valor); o seguro de vida; etc.. Esse rol ganhou significativa ampliao com a Lei 8.009/90, que trata da impenhorabilidade do bem de famlia. Essa lei passou a considerar impenhorvel o imvel residencial da famlia ou entidade familiar, por dividas de qualquer natureza, civil, comercial, fiscal ou previdenciria, salvo as excees previstas no art. 3, da Lei. (Marinoni, 2012, pag. 259). Diz Marinoni que, vrios e importantes bens impenhorveis so agrupados sob o conceito de bem de famlia, trata do tema a Lei 8.009/90, dispondo o rol que a lei dispe. (2012, pag. 259) A impenhorabilidade abrange o imvel sobre o qual se assentam a construo, as plantaes, as benfeitorias de qualquer natureza e todos os equipamentos, inclusive os de uso profissional, ou mveis que guarnecem a casa, desde que quitados (art. 1, 1, da Lei n 8.009/90), mas no a vaga de garagem que possua matricula prpria no registro de imveis, que pode ser objeto de penhora autnoma, nos termos da Smula 449 do Supremo Tribunal de Justia e entendimento jurisprudencial, entendendo ser bens desnecessrios manuteno da vida normal da entidade familiar. A Smula 364 do Superior Tribunal de Justia, afirma que o conceito de impenhorabilidade de bem de famlia abrange imveis de propriedade de pessoas vivas, separadas e solteiras, oferecendo interpretao demasiadamente alargada de dispositivo legal, conforme leciona Marinoni. (2012, pag. 260) A impenhorabilidade dos mveis deve respeitar o disposto no art. 649,II do CPC, no podendo ser penhorados os necessrios a uma moradia digna. J os moveis de elevado valor ou que ultrapassem as necessidades comuns correspondentes a um mdio padro de vida. Conquanto a lei mencione que o bem de famlia deve proteger o imvel que sirva de residncia do casal ou da entidade familiar, o Supremo Tribunal de Justia tem alargado o seu conceito, abrangendo tambm as pessoas solteiras, separadas ou vivas, conforme Smula 364. Se o imvel no pertencer ao devedor, mas ele for o locatrio, a impenhorabilidade aplica-se aos bens mveis quitados que guarneam a residncia e

que sejam de propriedade do locatrio, conforme disposto no artigo 2, pargrafo nico, da lei. Em suma, a impenhorabilidade cessa se o devedor oferece o bem penhora, com o que ter renunciado ao beneficio. RESPONSABILIDADE PATRIMONIAL DE TERCEIROS Claro est que o devedor deve responder em uma execuo de sua dvida com seu patrimnio. O responsvel primrio o devedor, que responde com seus bens pelo cumprimento da obrigao. Contudo, a lei estendeu a responsabilidade patrimonial a pessoas que no so parte da execuo. Ou seja, a execuo atinge bens de pessoas que no fazem parte do processo: so terceiros na relao. bens que no so do devedor, mas de terceiro, que no se obrigou e, mesmo assim, responde pelo cumprimento das obrigaes daquele (Alcides Mendona Lima, p. 472) Tais terceiros, na acertada expresso de Liebman, so portadores de responsabilidade executria secundria, sendo que as hipteses desta modalidade esto expressas no art. 592 do Cdigo de Processo Civil.

Vejamos quem so estes sujeitos: Art. 592, caput do CPC. "Ficam sujeitos execuo dos bens: I - do sucessor a ttulo singular, tratando-se de execuo fundada em direito real ou obrigao reipersecutria; II - do scio, nos termos da lei; III - do devedor, quando em poder de terceiros; IV - do cnjuge, nos casos em que os seus bens prprios, reservados ou de sua meao respondem pela dvida; V - alienados ou gravados com nus real em fraude de execuo." Assim, estes indivduos respondem com seu patrimnio sem figurarem no plo passivo da execuo. Como bem leciona Humberto Theodoro Jnior em sua obra Curso de Direito Processual Civil, volume II (2008):

"Para o direito formal, por conseguinte, a responsabilidade patrimonial consiste apenas na possibilidade de algum ou de todos os bens de uma pessoa serem submetidos expropriao executiva, pouco importando seja ela devedora, garante ou estranha ao negcio jurdico substancial."

Os bens do sucessor a ttulo singular (por negcio oneroso ou gratuito) so atingidos por execuo de ttulo judicial ou extrajudicial fundada em direito real ou por obrigao reipersecutria. Se, no curso do processo que versa sobre direito real ou obrigao reipersecutria, o devedor aliena a coisa a um terceiro, a sentena estende os seus efeitos a ele, nos termos do art. 42, 3, do CPC. A hiptese de alienao da coisa litigiosa. A RESPONSABILIDADE PATRIMONIAL DO SCIO Existem casos em que o scio responde pelas dvidas da sociedade (empresa) e, por isso seus bens particulares so atingidos pela execuo. Quem enumera estes casos o direito material, civil e comercial e esta responsabilidade pode ser solidria ou subsidiria. Pode o juiz tambm decretar a desconsiderao da personalidade jurdica da empresa quando for comprovada em juzo a utilizao abusiva da sociedade. Isso ocorrendo, os bens particulares dos scios tambm respondem pela execuo. Importa dizer que no necessria a propositura de ao autnoma para se aplicar a desconsiderao da personalidade jurdica, isso pode ser feito de forma incidente nos prprios autos da ao de execuo. BENEFCIO DE ORDEM Diz o art. 596 do CPC que "os bens particulares dos scios no respondem pelas dvidas da sociedade seno nos casos previstos em lei". Esta responsabilidade dos scios considerada secundria e excepcional posto que quando ocorre, deve-se primeiramente cobrar a dvida diretamente da sociedade. Este o chamado benefcio de ordem. Quando o scio for alegar o benefcio de ordem, deve nomear os bens da sociedade no prazo de 03 dias assinado no mandado executivo para pagamento. Se no o fizer, perde este direito. Observao: na sociedade de fato e na sociedade irregular o scio no pode se valer do benefcio de ordem por questes bvias. A RESPONSABILIDADE PATRIMONIAL DO QUANDO SEUS BENS TIVEREM EM PODER DE OUTREM DEVEDOR

O inc. III do art. 592 CPC determina que a execuo pode recair sobre os bens do devedor que estiverem em poder de terceiros. Ora, se o bem do prprio devedor, ainda que esteja em poder de terceiro, obviamente a responsabilidade recair sobre o mesmo. (...) quando o terceiro possuir o bem do devedor em nome prprio, e no em nome do executado, no poder haver penhora direta sobre o bem, mas apenas sobre o direito e ao do proprietrio contra o possuidor. (Humberto Teodoro Jnior,2008 p. 204)

A RESPONSABILIDADE PATRIMONIAL DO CNJUGE O cnjuge tambm responde nos casos em que seus bens prprios, reservados ou de sua meao respondem pela dvida. A regra a incomunicabilidade das dvidas assumidas por um s dos cnjuges. Entretanto, o cnjuge responde pelas dvidas contradas pelo outro, se estas dvidas tiverem beneficiado o casal e/ou famlia, independente do regime de bens. Trata-se de uma presuno relativa. Para se ver livre desta responsabilidade, excluindo sua meao da execuo, deve o cnjuge opor embargos de terceiros provando que no houve favorecimento. Podem ser citados dois casos que afastam esta presuno, fugindo da regra desta responsabilidade de dvida. 1) Dbito decorrente de aval: No caso da dvida se fundar em aval, o cnjuge s responde se tiver outorgado este. 2) Dbito decorrente de ato ilcito praticado pelo cnjuge: No caso de dvida originada de ato ilcito praticado pelo seu cnjuge. A responsabilidade patrimonial do adquirente Recai tambm a execuo sobre os bens alienados ou gravados em nus real em fraude de execuo. Vejamos como o CPC considera a fraude de execuo: Art. 593 do CPC. Considera-se em fraude de execuo a alienao ou oneraro de bens: I - quando sobre eles pender ao fundada em direito real; II - quando, ao tempo da alienao ou onerao, corria contra o devedor demanda capaz de reduzi-lo insolvncia; III - nos demais casos expressos em lei.

ALIENADOS OU GRAVADOS COM NUS REAL EM FRAUDE EXECUO

As alienaes de bem em fraude execuo so ineficazes perante o credor, que pode postular que ele continue sujeitos execuo, ainda que em mos do adquirente ou cessionrio.

O adquirente ou cessionrio, no caso da fraude execuo, no ir responder pela dvida, mas o bem a ele transferido ficar sujeito execuo. O bem poder ser constrito apesar de ter sido alienado para terceiro. Se o seu valor for maior do que o debito, o que exceder ser restitudo a ele; e se for menor, o terceiro no responder pelo saldo, j que a sua responsabilidade limita-se ao bem.

OUTRAS SITUAES CONTEMPLADAS NO CDIGO DE PROCESSO CIVIL:

Existem algumas outras regras aplicveis em matria de responsabilidade patrimonial constantes do CPC, como aquela do art. 594, que expressa um benefcio de excluso invocvel pelo executado atravs de embargos penhora. o caso que ocorre quando existem bens sujeitos reteno, de modo que se tem que executar primeiro a coisa que o credor retm ou possui. Somente se houver saldo remanescente nesta operao ser lcito penhorar-se outros bens do devedor, j que no moral nem jurdico ao mesmo somar duas garantias : a da reteno e da penhora de outros bens que no os retidos. Caso contrrio, haver insofismavelmente ocorrido excesso de execuo.

O art. 595 do CPC garante ao fiador que tiver saldado dvida sub judice execuo regressiva contra o devedor nos prprios autos em que se efetuou o pagamento. Ocorre a uma sub-rogao de pleno direito do fiador nos direitos do credor, segundo Amlcar de Castro. Acontece que na fiana h a dissociao entre a dvida e a responsabilidade, sendo que mais um caso de responsabilidade secundria ou subsidiria. Da o beneficium excussionis personalis consagrado no prprio art. 595 ser aplicado na excluso de bens do fiador. Este benefcio renuncivel de forma tcita ou expressa. Ser expressa quando constar do contrato de fiana e tcita quando iniciada a execuo contra o fiador, este no invocar a exceo no prazo de nomeao de bens penhora, conforme ensina-nos o ilustre Amlcar de Castro.

No que concerne sub-rogao do fiador nos direitos do credor, o prof. Humberto Teodoro Jnior defende que:

Igual faculdade deve ser reconhecida, tambm ao avalista ou coobrigado cambirio, pois este quando solve a dvida exequenda torna-se sub-rogado no direito do credor-exequente, e nessa qualidade pode assumir sua posio processual, voltando-se contra o avalizador. (Humberto Teodoro Jnior,2008 p. 170)

Por fim, resta salientar que morto o devedor, seu esplio permanece responsvel por suas dvidas, consoante o art. 597 do CPC. Enquanto no h a partilha, somente os bens correspondentes ao esplio sero executados pelas dvidas da herana, conforme ensinamento de Pontes de Miranda. Observa-se, in casu, que a regra do direito material que prescreve que as dvidas da herana executam-se nos bens da herana, e no nos outros bens dos herdeiros (Cdigo Civil, art. 1.587). Feita a partilha do acervo hereditrio, cada herdeiro responder unicamente pelas obrigaes do de cujus na proporo de seu quinho hereditrio. de extrema importncia atentar para o fato de que na relao processual o esplio representado pelo inventariante no dativo (art. 12, V do CPC), havendo casos em que os herdeiros esto autorizados a agirem como litisconsortes no processo.

CONCLUSO:
De todo exposto, verifica-se que o credito compreende um dever para o devedor e uma responsabilidade para o seu patrimnio. a responsabilidade que cuida a execuo forada, ao fazer atuar contra o inadimplente a sano penal. Sendo dessa maneira, patrimonial a responsabilidade, no h execuo sobre a pessoa do devedor, mas apenas sobre seus bens, sendo excepcionalmente, no caso de dvida de alimentos e depositrio infiel, que a lei transige com o principio da responsabilidade exclusivamente patrimonial, para permitir atos de coao fsica sobre a pessoa do devedor, sujeitando-se a priso civil, previstos no arts. 733, 1, e 904, parag. nico. Sabe-se, porm, com a edio da Smula Vinculante n 25, o depositrio infiel, deixou de fazer parte deste rol, portanto somente dvida de alimentos cabe priso civil. A obrigao um processo dinmico que se desenrola com o fim nico: o adimplemento da prestao principal. Mas esse processo caracteriza-se por contar com uma sucesso de situaes jurdicas de direito/poder/dever/nus/sujeio etc. e, dentre elas, o dever jurdico e a responsabilidade. Descumprido o dever, e configurado o inadimplemento, surge a responsabilidade, estado de sujeio do patrimnio do devedor/terceiro, ou, eventualmente, de sua vontade/liberdade, ao cumprimento da prestao. Uma regra sobre responsabilidade patrimonial, ao determinar qual o sujeito que deve responder pelo cumprimento da obrigao, uma regra de Direito material. Cuida de regular o processo obrigacional, definindo as posies jurdicas que os sujeitos devem assumir em determinada relao jurdica, serve ao rgo jurisdicional como diretriz para a tomada de suas decises. o Direito material que determina quem o responsvel pela obrigao. Uma norma de direito material uma norma de deciso: serve para a soluo do problema jurdico posto apreciao do rgo jurisdicional. E as regras sobre responsabilidade patrimonial tm essa funo. As regras que estabelecem limitaes responsabilidade patrimonial, impedindo que determinados bens sirvam garantia da obrigao, so, porm, regras processuais, pois servem de controle ao exerccio da funo jurisdicional executiva. Uma regra processual quando serve para definir o modo pelo qual o poder pode ser exercido. Ao impedir a penhora sobre determinado bem, a regra jurdica funciona como regra de Direito processual. Talvez seja essa a razo pela qual o CPC cuida da responsabilidade patrimonial e tantos processualistas entendam que o vnculo jurdico da responsabilidade tem natureza processual.

REFERENCIAS BIBLIOGRFICAS: CAMARA, Alexandre Freitas. Lies de Direito Processual Civil. 14 ed. revista e atualizada. Rio de Janeiro: Editora Lumen Juris, 2007. THEDORO JUNIOR, Humberto. Curso de Direito Processual Civil: Processo de Execuo e Cumprimento da Sentena/ Processo Cautelar e Tutela de Urgencia V.II. 42 ed. Rio de Janeiro: Forense, 2008. ASSIS, Araken de. Manual da execuo. 12 ed. ver., ampl. e atual.- So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2009. GONALVES, Marcus Vinicius Rios. Direito Processual Esquematizado.- 2 Ed. revista e atualizada. So Paulo: Saraiva, 2012. Civil

MARINONI, Luiz Guilherme. Execuo.- 4 Ed. ver. E atual.- So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2012. http://jus.com.br/revista/texto/2145/a-responsabilidade-patrimonial-e-osistema-legal-de-protecao-aos-credores/2#ixzz1un6Wa0DX

Вам также может понравиться