Вы находитесь на странице: 1из 5

5-Dioptros planos/ prismas

Pgina 1 de 5

5 - Dioptros planos/prisma: Experimentos


5.1 - Refrao da luz num bloco de acrlico 5.2 - Prismas / Desvio mnimo 5.3 - Prismas de reflexo total 5.4 - Prismas / Espectro da luz branca 5.5 - Disco de Newton

5.1 - Refrao da luz num bloco de acrlico Objetivo: Observar o desvio de trajetria de um feixe de luz ao passar por um bloco acrlico de faces paralelas. Material: Trilho tico; fonte de luz; diafragma com fenda nica estreita; plataforma; bloco acrlico de faces paralelas; transferidor; folha de papel branco; fita adesiva. Procedimento: Fixe uma folha de papel com fita adesiva sobre a plataforma. Monte o equipamento conforme a Figura 5.9.

Figura 5.9 - Disposio, sobre o trilho tico, da fonte de luz, da fenda nica e do bloco de faces paralelas sobre a plataforma

Faa o feixe de luz incidir sobre o bloco de acrlico, com um ngulo de incidncia qualquer, conforme mostra a Figura 5.3. Apoie o bloco sobre a plataforma e trace o seu contorno sobre o papel. Marque alguns pontos na direo dos feixes incidente e refratado.

http://educar.sc.usp.br/otica/5diop.htm

23/7/2008

5-Dioptros planos/ prismas

Pgina 2 de 5

Retire o bloco da plataforma. Marque sobre o papel a trajetria do feixe de luz. Prolongue, com um tracejado, a trajetria do feixe incidente. Com uma rgua, mea o desvio sofrido pelo feixe de luz (a distncia entre o raio refratado e a trajetria do raio incidente). Agora, varie o ngulo de incidncia e observe o desvio na trajetria do feixe de luz. Qual ser o desvio se a incidncia de luz for normal superfcie, ou seja, se o ngulo de incidncia for 0o? Que relao existe entre o ngulo de incidncia e o desvio sofrido pelo feixe de luz?

5.2 - Prismas / Desvio mnimo Objetivos: Observar o desvio mnimo de um feixe de luz estreito que atravessa um prisma. Calcular o ndice de refrao do prisma a partir da medida do desvio mnimo. Material: Trilho tico; fonte de luz; diafragma com fenda nica estreita; plataforma; prisma equiltero; papel branco; fita adesiva. Procedimento: Fixe uma folha de papel branco sobre a plataforma. Monte o equipamento como na experincia anterior, substituindo o bloco de faces paralelas pelo prisma. Procure colocar o prisma no centro da plataforma para facilitar a rotao do mesmo. Observe que, ao atravessar o prisma, o feixe de luz desviado de sua trajetria inicial. Observe que esse desvio no constante, mas depende do ngulo de incidncia. Faa isso girando a plataforma com o prisma e observando o feixe emergente. Varie o ngulo de incidncia de modo a conseguir o menor desvio possvel (o desvio mnimo). Na condio de desvio mnimo, marque sobre o papel alguns pontos sobre a trajetria dos feixes incidente e refratado. Em seguida, desenhe o contorno do prisma. Retire o prisma da plataforma e trace a trajetria do feixe de luz. Com um tracejado, prolongue os feixes incidente e refratado at que eles se cruzem. Utilizando um transferidor, mea o ngulo (
m)

de desvio mnimo (ngulo entre o raio incidente e o

refratado). Determine o ndice de refrao do material atravs da Equao 5.22, que relaciona o ndice de refrao, o desvio mnimo e a abertura do prisma. Compare seus resultados com os valores encontrados na literatura.

5.3 - Prismas de reflexo total

http://educar.sc.usp.br/otica/5diop.htm

23/7/2008

5-Dioptros planos/ prismas

Pgina 3 de 5

Objetivo: Observar a reflexo total da luz dentro de um prisma. Material: Trilho tico; fonte de luz; diafragma com dupla fenda; plataforma; prisma com abertura de 90o (ngulo reto); folha de papel branco; fita adesiva. Procedimento: Monte o equipamento como na experincia anterior, trocando o prisma equiltero pelo de abertura de 90o (esse tipo de prisma utilizado em diversos instrumentos ticos, como por exemplo, o binculo). Troque tambm o diafragma de fenda nica pelo de dupla fenda. Gire a plataforma e faa o feixe de luz incidir sobre a hipotenusa do prisma (Figura 5.8b). Agora, faa o feixe de luz incidir perpendicularmente a um dos catetos do prisma (Figura 5.8a). Coloque um segundo prisma conforme mostra a Figura 5.10. Observe que, nesse caso, a trajetria dos raios apenas deslocada de sua direo inicial (esse princpio utilizado na construo de periscpios).

Figura 5.10 - Reflexo total da luz em dois prismas de abertura de 90o (esquema de um periscpio). 5.4 - Prismas / Espectro da luz branca Objetivo:Observar a disperso das cores da luz branca atravs de um prisma. Material: Trilho tico; fonte de luz; diafragma com fenda nica larga; plataforma; prisma equiltero; anteparo folha de papel branco; fita adesiva.

http://educar.sc.usp.br/otica/5diop.htm

23/7/2008

5-Dioptros planos/ prismas

Pgina 4 de 5

Procedimento: Fixe com fita adesiva, uma folha de papel branco sobre a plataforma e outra sobre o anteparo. Monte o equipamento conforme a Figura 5.11.

Figura 5.11 - Disposio da fonte de luz, da fenda nica e da plataforma com o prisma sobre o trilho tico, e do anteparo ao lado do trilho tico.

Observe, sobre a plataforma, a trajetria do feixe de luz que emerge do prisma. Coloque o anteparo fora do trilho, na direo do feixe emergente, a uns 30 cm do prisma (Figura 5.12).

Figura 5.12 -: Disposio do anteparo em relao ao trilho tico Projete o feixe de luz emergente do prisma sobre o anteparo e observe o espectro da luz branca. Quantas cores voc consegue distinguir? Compare o seu resultado com o de seus colegas. Que cor sofre maior desvio angular, em relao ao feixe incidente? Para qual cor o ndice de refrao do prisma menor? Compare os resultados com os de outros colegas.

5.5 - Disco de Newton Objetivo:Observar a composio de cores a partir de componentes primrias. Material: Trs pies em forma de disco colorido. Procedimento:

http://educar.sc.usp.br/otica/5diop.htm

23/7/2008

5-Dioptros planos/ prismas

Pgina 5 de 5

Gire os pies de duas cores. Ao girar cada pio, quantas cores voc enxerga? Procure explicar o por qu. Agora, gire o pio com vrias (sete) cores. O que voc obteve? Como voc explica esse resultado? (compare com a experincia anterior)

http://educar.sc.usp.br/otica/5diop.htm

23/7/2008

Вам также может понравиться