Вы находитесь на странице: 1из 5

||MPU13_CBNS1_01N843094||

CESPE/UnB MPU/2013

De acordo com o comando a que cada um dos itens a seguir se refira, marque, na folha de respostas, para cada item: o campo designado com o cdigo C, caso julgue o item CERTO; ou o campo designado com o cdigo E, caso julgue o item ERRADO. A ausncia de marcao ou a marcao de ambos os campos no sero apenadas, ou seja, no recebero pontuao negativa. Para as devidas marcaes, use a folha de respostas, nico documento vlido para a correo das suas provas. Nos itens que avaliam noes de informtica, a menos que seja explicitamente informado o contrrio, considere que todos os programas mencionados esto em configurao-padro, em portugus, e que no h restries de proteo, de funcionamento e de uso em relao aos programas, arquivos, diretrios, recursos e equipamentos mencionados. Sempre que utilizadas, as siglas subsequentes devem ser interpretadas conforme a significao associada a cada uma delas, da seguinte forma: ADC = ao declaratria de constitucionalidade; ADPF = arguio de descumprimento de preceito fundamental; CF = Constituio Federal de 1988; CLT = Consolidao das Leis do Trabalho; CNMP = Conselho Nacional do Ministrio Pblico; CPC = Cdigo de Processo Civil; MP = Ministrio Pblico; MPDFT = Ministrio Pblico do Distrito Federal e dos Territrios; MPT = Ministrio Pblico do Trabalho; MPU = Ministrio Pblico da Unio; OAB = Ordem dos Advogados do Brasil; STF = Supremo Tribunal Federal; STJ = Superior Tribunal de Justia; TST = Tribunal Superior do Trabalho.

CONHECIMENTOS BSICOS
1

Se considerarmos o panorama internacional, perceberemos que o Ministrio Pblico brasileiro singular. Em nenhum outro pas, h um Ministrio Pblico que apresente perfil institucional semelhante ao nosso ou que ostente igual conjunto de atribuies. Do ponto de vista da localizao institucional, h grande diversidade de situaes no que se refere aos Ministrios Pblicos

dos demais pases da Amrica Latina. Encontra-se, por exemplo, Ministrio Pblico dependente do Poder Judicirio na Costa Rica, na Colmbia e, no Paraguai, e ligado ao Poder Executivo, no Mxico e no Uruguai. Constata-se, entretanto, que, apesar da maior extenso de obrigaes do Ministrio Pblico brasileiro, a relao entre o

nmero de integrantes da instituio e a populao uma das mais desfavorveis no quadro latino-americano. De fato, dados recentes indicam que, no Brasil, com 4,2 promotores para cada 100 mil habitantes, h uma situao de clara desvantagem no que diz respeito ao nmero relativo de integrantes. No Panam, por exemplo, o nmero de 15,3 promotores para cada cem mil habitantes; na

10

Guatemala, de 6,9; no Paraguai, de 5,9; na Bolvia, de 4,5. Em situao semelhante ou ainda mais crtica do que o Brasil, esto, por exemplo, o Peru, com 3,0; a Argentina, com 2,9; e, por fim, o Equador, com a mais baixa relao: 2,4. correto dizer que h naes proporcionalmente com menos promotores que o Brasil. No entanto, as atribuies do Ministrio Pblico brasileiro so muito mais

13

extensas do que as dos Ministrios Pblicos desses pases.


Maria Tereza Sadek. A construo de um novo Ministrio Pblico resolutivo. Internet: <https://aplicacao.mp.mg.gov.br> (com adaptaes).

Julgue os itens seguintes, relativos s ideias e a aspectos lingusticos do texto acima.


1

Os dados expostos no terceiro pargrafo indicam que os profissionais do Ministrio Pblico brasileiro so mais eficientes que os dos rgos equivalentes nos demais pases da Amrica do Sul.

Com base nos dados apresentados no texto, correto concluir que a situao do Brasil, no que diz respeito ao nmero de promotores existentes no Ministrio Pblico por habitante, est pior que a da Guatemala, mas melhor que a do Peru.

Seriam mantidas a coerncia e a correo gramatical do texto se, feitos os devidos ajustes nas iniciais maisculas e minsculas, o perodo correto (...) o Brasil (R.11-12) fosse iniciado com um vocbulo de valor conclusivo, como logo, por conseguinte, assim ou porquanto, seguido de vrgula.

4 5

O objetivo do texto provar que o nmero total de promotores no Brasil menor que na maioria dos pases da Amrica Latina. No primeiro perodo do terceiro pargrafo, estabelecido contraste entre a maior extenso das obrigaes do Ministrio Pblico brasileiro, em comparao com as de rgos equivalentes em outros pases, e o nmero de promotores em relao populao do pas, o que evidencia situao oposta que se poderia esperar. No ltimo perodo do texto, a palavra atribuies est subentendida logo aps o vocbulo as (R.13), que poderia ser substitudo por aquelas, sem prejuzo para a correo do texto.

Seriam mantidas a correo gramatical e a coerncia do texto se o primeiro pargrafo fosse assim reescrito: Quando se examina o contexto internacional, concluimos que no h situao como a do Brasil no que se refere a existncia e desempenho do Ministrio Pblico.
1

||MPU13_CBNS1_01N843094||
1

CESPE/UnB MPU/2013
1

10

13

16

19

22

25

28

Nenhum problema da tica ou da filosofia do direito to difcil e complexo como o da justia, e mltiplas so as razes para isso. Em primeiro lugar, a justia , ao mesmo tempo, uma ideia e um ideal, pois, se ela jamais se realizasse, ao contrrio de se manifestar concretamente como um dos momentos necessrios e mais altos da vida humana, seria mera suposio, uma quimera no merecedora de nossa constante ateno. Todavia, por maiores que sejam os obstculos opostos ao nosso propsito de desvend-la, e mesmo quando proclamamos desconsoladamente a impossibilidade de chegar at ela pelas vias da razo, no desaparece nossa aspirao de que haja atos justos que dignifiquem a espcie humana. que, ainda que no consigamos defini-la, no podemos viver sem ela. Por outro lado, a justia nunca se pe como um problema isolado, porque sempre se acha em essencial correlao com outros da mais diversa natureza, dos filosficos aos religiosos, dos sociais aos polticos, dos morais aos jurdicos. Nem podia ser de outra forma, em se tratando de uma das questes basilares da histria, a qual no pode ser vista segundo uma continuidade linear, devendo ser vista como o desenrolar de ciclos culturais diferentes, com diversificadas conjunturas histrico-culturais. Ora, cada ciclo ou conjuntura histrico-cultural tem sua experincia da justia, a sua maneira prpria de realiz-la in concreto, o que leva concluso de que, em vez de indagar acerca de uma ideia universal de justia, melhor ser tentar configurar, no plano concreto da ao, o que sejam atos justos.
Miguel Reale. Variaes sobre a justia (I). In: O Estado de S.Paulo, 4/8/2001. Internet: <http://home.comcast.net> (com adaptaes).

A parte da natureza varia ao infinito. No h, no universo, duas coisas iguais. Muitas se parecem umas s outras, mas todas entre si diversificam. Os ramos de uma s rvore, as

folhas da mesma planta, os traos da polpa de um dedo humano, as partculas do mesmo p, as raias do espectro de um s raio solar ou estelar. Tudo assim, desde os astros no cu, at

os micrbios no sangue, desde as nebulosas no espao at as gotas do rocio na relva dos prados. A regra da igualdade no consiste seno em quinhoar

10

desigualmente aos desiguais na medida em que se desigualam. Nessa desigualdade social, proporcionada desigualdade natural, que se acha a verdadeira lei da igualdade. O mais so

13

desvarios da inveja, do orgulho ou da loucura. Tratar com desigualdade a iguais, ou a desiguais com igualdade, seria desigualdade flagrante e no igualdade real.

16

Essa blasfmia contra a razo e a f, contra a civilizao e a humanidade, a filosofia da misria; executada, no faria seno inaugurar a organizao da misria. Se a

19

sociedade no pode igualar os que a natureza criou desiguais, cada um, nos limites da sua energia moral, no entanto, pode reagir sobre as desigualdades nativas, pela educao, atividade

22

e perseverana. Tal a misso do trabalho.


Ruy Barbosa. Orao aos moos. Internet: <http://home.comcast.net> (com adaptaes).

Julgue os itens seguintes, relativos ao texto acima apresentado.


14

A orao quinhoar desigualmente aos desiguais na medida em que se desigualam (R.9-10) exerce a funo de complemento indireto da forma verbal consiste (R.9).

Considerando os sentidos e aspectos lingusticos do texto acima, julgue os itens a seguir.


8

15

No haveria prejuzo para o sentido original nem para a correo gramatical do texto caso se inserisse quando ou se for imediatamente antes de executada (R.17).

Sem prejuzo para as ideias originais do texto ou para a sua correo gramatical, o ltimo pargrafo do texto poderia ser divido em dois perodos, substituindo-se a vrgula logo aps concreto (R.28) por ponto final e reescrevendo-se o trecho subsequente da seguinte forma: Isso leva seguinte concluso: em lugar de buscar uma ideia universal de justia, melhor tentar definir os atos justos no plano concreto da ao. No terceiro pargrafo, a partcula se empregada, em ambas as ocorrncias, como ndice de indeterminao do sujeito, o que confere maior formalidade ao texto. A forma adjetiva histrico-culturais (R.25) poderia estar flexionada corretamente tambm como histricos-culturais. De acordo com o texto, a justia um ideal de impossvel realizao, o que comprovado pela histria humana. Conclui-se da leitura do texto que a dificuldade de se definir a justia decorre, entre outras causas, da diversidade prpria dos grupos humanos. Pela organizao sinttica do segundo perodo do texto, pode-se interpretar o trecho uma quimera no merecedora de nossa constante ateno (R.7-8) como uma ampliao do sentido da expresso mera suposio (R.6-7).

16

No texto, que se classifica como dissertativo-argumentativo, o autor constri, por meio de recursos que incluem o uso de exemplos e a repetio de estruturas e de elementos lexicais, os argumentos que sustentam a ideia de igualdade por ele defendida.

17

Infere-se do texto que a desigualdade flagrante ocorre quando se ignora a ao da inveja, do orgulho e da loucura no momento da determinao do que justo para os que so desiguais.

10 11 12

18

Sem prejuzo dos sentidos originais do texto e de sua correo gramatical, na linha 3, o ponto final empregado logo aps a forma verbal diversificam poderia ser substitudo por sinal de dois-pontos, seguido por Os grafado com inicial minscula.

13

19

A palavra nebulosas (R.7) empregada, no texto, com funo adjetiva, podendo ser substituda por obscuras, enigmticas.
2

||MPU13_CBNS1_01N843094||
1

CESPE/UnB MPU/2013

10

13

16

19

22

O direito a distncia semelha um bloco de justia como a montanha semelha um bloco de azul. E isso a justia: um azul de montanha. medida que nos aproximamos, esse azul se esvai. A nitidez e a harmonia desfazem-se num turbilho catico de detalhes grosseiros. A beleza do direito transfunde-se no cipoal entranado do formalismo. Ao que nele penetrou espanta somente encontrar frmulas, s ouvir frmulas, s conseguir frmulas tudo amarelo, cor de ouro, e nada, nada azul, a cor da justia. O azul, a justia, a harmonia, a equidade puras iluses da tica humana. Velhssimas umas, vindas da Roma imperial, vindas da Idade Mdia; outras mais novas, nascidas no solo ptrio; mas s isso: frmulas e frmulas. Tenho meu Eu bipartido. Um mora no azul, librrimo como as andorinhas, isolado, desconhecido de todos, sem irmo, sem Senhor. O outro, coitado, mora na cidade da Frmula, escravo assoldado s necessidades prosaicas da vida. Que ntido exemplo da dualidade humana! Quando o escravo vai labuta, o outro voa s alturas, enojado. noite, nesse momento calmo em que o isolamento e o silncio nos integram, os dois irmos se encontram e confabulam ou filosofam.
Jos Bento Monteiro Lobato. Literatura do minarete. So Paulo: Globo, 2008, p. 265 (com adaptaes).

A respeito das ideias e estruturas lingusticas do texto acima, julgue os itens que se seguem.
20

Na linha 20, o emprego do sinal indicativo de crase facultativo em labuta e s alturas; por isso, sua omisso no traria prejuzo para correo gramatical do perodo. Segundo o autor do texto, a justia pode ser alcanada pela aplicao mais equnime do direito. No terceiro pargrafo do texto, o autor enfatiza a tradio romanstica do direito brasileiro ao mesmo tempo em que faz aluso existncia de frmulas nacionais inovadoras. Na linha 7, a forma verbal espanta flexiona-se no singular para concordar com o sujeito oracional Ao que nele penetrou.

Na situao mostrada na figura acima, que reproduz parte de uma janela do sistema operacional Windows,
29

21 22

ao clicar a opo

, o usurio ter

acesso ao banco de dados do sistema operacional Windows que apresenta as pastas e subpastas com os arquivos de programas desse sistema operacional.
30

23

Acerca das caractersticas gerais dos diversos tipos de comunicao oficial, julgue os itens a seguir.
24

a opo

permite localizar arquivos ou pastas

Em comunicaes oficiais dirigidas a ministros de tribunais superiores, deve-se empregar o pronome de tratamento Vossa Excelncia. Para que correspondncias oficiais enviadas por correio eletrnico sejam aceitas como documentos originais, necessria certificao digital que ateste a identidade do remetente. Em situaes em que se exija agilidade na comunicao, deve-se evitar o uso de memorandos, j que sua tramitao, por envolver diversos setores do rgo pblico expedidor, prejudica a celeridade do processo. Os expedientes oficiais devem caracterizar-se pela impessoalidade, por constiturem modalidade de comunicao empregada exclusivamente entre rgos do servio pblico. O destinatrio de um memorando deve ser identificado pelo cargo que ocupa; o de um aviso, pelo nome e pelo cargo que ocupa; e o de um ofcio, pelo nome, pelo cargo que ocupa e pelo endereo.
31

no computador local, dados na Internet ou, ainda, pessoas no


Active Directory.

25

a opo

possibilita que o usurio

acesse informaes a respeito dos discos disponveis localmente e na rede, bem como das opes de computao em nuvem. Com referncia sute de aplicativos LibreOffice, julgue o item abaixo.
32

26

27

O LibreOffice uma sute de escritrio livre, criada para ser executada exclusivamente no ambiente Linux e oferecer todas as funes esperadas de uma sute profissional: editor de textos, planilha, apresentao, editor de desenhos e banco de dados.
3

28

||MPU13_CBNS1_01N843094||

CESPE/UnB MPU/2013

Relativamente competncia constitucional do MPU, julgue os itens a seguir.


39

O MPU possui competncia para ajuizar, em defesa do meio ambiente, ao civil pblica cujo pedido principal seja a declarao de inconstitucionalidade de determinada lei federal. Os instrumentos de atuao do MPU na defesa da ordem jurdica incluem o ajuizamento, pelo procurador-geral da Repblica, de ADC de lei ou ato normativo federal e de ADPF decorrente da CF. O MPT no possui legitimidade para atuar no mbito do STF. Se, em sede de investigao criminal ou instruo processual penal conduzida pelo MPU, fizer-se necessria a quebra do sigilo de comunicao telefnica e fiscal de indivduo investigado ou processado, o parquet dever requer-la ao rgo judicial competente, j que no tem competncia para determin-la unilateralmente. A interveno do MPU obrigatria em todos os atos de processo instaurado em virtude de ao ajuizada por ndios em defesa de seus direitos e interesses.

40

41 42

43

Com referncia situao mostrada na figura acima, que reproduz parte de uma janela do Outlook Express, julgue os prximos itens.
33

No que se refere aos direitos, s garantias e s prerrogativas dos membros do MPU, julgue os itens seguintes.
44

Ao se clicar a pasta

, ser apresentada a lista

de todos os emails que foram enviados a partir do Outlook Express.


34

Ressalvados os membros do MPDFT, os membros do MPU que integravam a carreira na data da promulgao da CF podem exercer a advocacia, desde que estejam regularmente inscritos na OAB. Membro do MPU pode se candidatar ao cargo de prefeito, desde que cumpra os requisitos previstos na legislao eleitoral e esteja no gozo de licena no remunerada.

Se o usurio em questo possusse inscrio em Grupos de

45

discusso ou Redes sociais, a opo a todos

Responder

Julgue os itens que se seguem, relativos ao CNMP. seria habilitada. (310) mostrado ao lado da opo
46 35

nmero

indica o nmero de amigos que o usurio em questo possui. Julgue os itens subsequentes, relativos a conceitos de segurana da informao.
36 47

Cabe ao CNMP efetuar o controle da atuao administrativa e financeira do MP e do cumprimento dos deveres funcionais de seus membros. No constitui competncia do CNMP a reviso, de ofcio ou mediante provocao, de processos disciplinares de servidores do MPU.

Procedimentos de becape so essenciais para a recuperao dos dados no caso de ocorrncia de problemas tcnicos no computador.

No tocante aos princpios e garantias institucionais do MP, julgue os prximos itens.


48

37

Phishing a tcnica de criar pginas falsas, idnticas s oficiais, para capturar informaes de usurios dessas pginas.
49 50

A autonomia administrativa do MPU, assegurada constitucionalmente, compreende a possibilidade de, mediante atos normativos internos, criar e extinguir cargos e servios auxiliares. De acordo com a CF, so princpios institucionais do MP a independncia funcional, a indivisibilidade e a unidade. A autonomia financeira do MP abrange a capacidade de elaborar a sua proposta oramentria e a capacidade de gerir e aplicar os recursos oramentrios destinados instituio.
4

38

O armazenamento em nuvem, ou em disco virtual, possibilita o armazenamento e o compartilhamento de arquivos e pastas de modo seguro, ou seja, sem que o usurio corra o risco de perder dados.

Вам также может понравиться