Вы находитесь на странице: 1из 191

Contabilidade Governamental

Professor Maurcio Gomes dos Santos


e-mail: mauriciogscontador@hotmail.com

Contabilidade Pblica

Contabilidade Aplicada ao Setor Pblico o ramo da cincia contbil que aplica, no processo gerador de informaes, os Princpios de Contabilidade e as normas contbeis direcionados ao controle patrimonial de entidades do setor pblico.

Contabilidade Pblica

O objetivo da Contabilidade Aplicada ao Setor Pblico fornecer aos usurios informaes sobre os resultados alcanados e os aspectos de natureza oramentria, econmica, financeira e fsica do patrimnio da entidade do setor pblico e suas mutaes, em apoio ao processo de tomada de deciso; a adequada prestao de contas; e o necessrio suporte para a instrumentalizao do controle social.

Contabilidade Pblica A funo social da Contabilidade Aplicada ao Setor Pblico deve refletir, sistematicamente, o ciclo da administrao pblica para evidenciar informaes necessrias tomada de decises, prestao de contas e instrumentalizao do controle social.

Contabilidade Pblica
As entidades abrangidas pelo campo de aplicao devem observar as normas e as tcnicas prprias da Contabilidade Aplicada ao Setor Pblico, considerando-se o seguinte escopo: (a) integralmente, as entidades governamentais, os servios sociais e os conselhos profissionais; (b) parcialmente, as demais entidades do setor pblico, para garantir procedimentos suficientes de prestao de contas e instrumentalizao do controle social.

Contabilidade Pblica

Lei 4.320/64

Define as Normas de Contabilidade Pblica e Oramento pblico

Contabilidade Pblica

RESOLUES DO CFC
(de forma facultativa a partir de 2010 e obrigatria a partir de 2012 para Unio,Estados e Distrito Federal e 2013 para os Municpios)

Res. 1128/08 Res. 1129/08 Res. 1130/08 Res. 1131/08 Res. 1132/08

Res. 1133/08 Res. 1134/08 Res. 1135/08 Res. 1136/08 Res. 1137/08

Contabilidade Pblica

ESCRITURAO CONTBIL
Regras previstas na Lei n. 4.320/64: o exerccio financeiro coincidir com o ano civil; o ano financeiro o perodo em que se executa o oramento;

Contabilidade Pblica

TIPOS DE REGIME ORAMENTRIOS

Regime de Caixa; Regime de Competncia; Regime Misto

Contabilidade Pblica PARTICULARIDADES DA CONTABILIDADE PBLICA

Os subsistema de contas compreende: subsistema oramentrio; subsistema financeiro; Subsistema patrimonial; Subsistema de custos (res. 1128/08) Subistema de compensao.

Contabilidade Pblica

Subsistema oramentrio: nele se registra a receita prevista e as autorizaes legais de despesa constantes da Lei Oramentria e dos crditos adicionais, assim como a execuo do oramento, demonstrando a despesa fixada e a executada no exerccio, e comparando a receita prevista com a arrecadada.

Contabilidade Pblica

Subsistema financeiro: nele so registradas a arrecadao da receita, as despesas executadas e a movimentao extra-oramentria. A fonte que proporciona movimentaes nesse sistema a conta Bancos, que movimenta as entradas e as sadas de numerrio.

Contabilidade Pblica

Subsistema patrimonial:registra os bens patrimoniais do Estado, os direitos e as obrigaes suscetveis de serem classificados como de longo prazo ou permanentes, as variaes patrimoniais provocadas pela execuo do oramento (receitas e despesas) ou que tenham outras origens, e o resultado econmico do exerccio.

Contabilidade Pblica Subsistema de custos : registra, processa e evidencia os custos dos bens e servios, produzidos e ofertados sociedade pela entidade pblica Subsistema de contas de compensao: Registra, objetivando o controle, os valores que direta ou indiretamente provocam ou podem provocar variaes no patrimnio do Estado.

Lei de Responsabilidade Fiscal LRF

Lei de Responsabilidade Fiscal

O advento da LRF um importante fato histrico, porque, estabelece normas de finanas pblicas voltadas para a responsabilidade na gesto fiscal do Estado.

Contabilidade Pblica PILARES DA LRF


LRF

Planejamento governamental

Equilbrio Fiscal: Arrecadar mais X Gastar menos

Endividamento pblico

Transparncia: Publicar relatrios resumidos Audincias pblicas

LRF

Renncia de Receita
Art. 14 - A concesso ou ampliao de incentivo ou benefcio de natureza tributria da qual decorra renncia de receita dever: a) estar acompanhada de estimativa do impacto oramentrio - financeiro; b) atender ao disposto na lei de diretrizes oramentrias; c) no afetar as metas ou existir medidas compensatrias.

Contabilidade Pblica

Despesa Pblica
Art.16 - O aumento da despesa ser acompanhado de: I - impacto oramentrio - financeiro, acompanhada da metodologia de clculo; II - declarao do ordenador de que o aumento tem adequao oramentria e financeira com a LOA, PPA e LDO.
Os atos que criarem ou aumentarem despesa obrigatria de carter continuado devero demonstrar a origem dos recursos.

Contabilidade Pblica

Despesas com Pessoal


Art. 18 - Limites para gastos com os ativos, os inativos e os pensionistas, relativos a mandatos eletivos, cargos, funes ou empregos, civis, militares e de membros de Poder, com quaisquer espcies remuneratrias, tais como vencimentos e vantagens, fixas e variveis, subsdios, proventos da aposentadoria, reformas e penses, inclusive adicionais, gratificaes, horas extras e vantagens pessoais de qualquer natureza, bem como encargos sociais.

Contabilidade Pblica

Despesas com Pessoal


Os valores dos contratos de terceirizao de mo-de-obra que se referem substituio de servidores e empregados pblicos.
A despesa total com pessoal ser apurada adotando-se o regime de competncia.

Contabilidade Pblica

Transferncias Voluntrias
Art. 25 - Exigncias para a realizao: estabelecidas na lei de diretrizes oramentrias: existncia de dotao especfica; no pode ser usada para pagamento de pessoalCF, art. 167 outras regras.

Contabilidade Pblica

Destinao de Recursos Pblicos para o Setor Privado


Art. 26 - A destinao de recursos para, direta ou indiretamente, cobrir necessidades de pessoas fsicas ou dficits de pessoas jurdicas dever ser autorizada por lei especfica, atender s condies estabelecidas na lei de diretrizes oramentrias e estar prevista no oramento ou em seus crditos adicionais.

Contabilidade Pblica

Restos a Pagar
Art. 42 - vedado, nos ltimos dois quadrimestres do mandato, contrair obrigao de despesa que no possa ser cumprida integralmente dentro dele, ou que tenham parcelas a serem pagas no exerccio seguinte sem que haja suficiente disponibilidade de caixa.

Contabilidade Pblica

Preservao do Patrimnio Pblico


Art. 44 - vedada a aplicao da receita de capital derivada da alienao de bens e direitos que integram o patrimnio pblico para o financiamento de despesa corrente, salvo se destinada por lei aos regimes de previdncia social, geral e prprio dos servidores pblicos.

Contabilidade Pblica

Transparncia da Gesto Fiscal


Art. 48 - Instrumentos de transparncia, aos quais ser dada ampla divulgao, inclusive em meios eletrnicos de acesso pblico: os planos, oramentos e LDOs; as prestaes de contas e o respectivo parecer prvio; o Relatrio Resumido da Execuo Oramentria e o Relatrio de Gesto Fiscal; e as verses simplificadas desses documentos. A transparncia ser assegurada tambm mediante incentivo participao popular e realizao de audincias pblicas.

Contabilidade Pblica

Transparncia
Ampla divulgao
Observncia das normas contbeis Publicao de relatrios:
Relatrio Resumido da Execuo Oramentria Relatrio de Gesto Fiscal (LRF)

Contabilidade Pblica

Relatrio de Gesto Fiscal (LRF)


Art. 54 - Emitido ao final de cada quadrimestre e ser assinado por: I - Chefe do Poder Executivo; II - Presidente e demais membros da Mesa do Poder Legislativo; III - Presidente do Tribunal e demais membros de Conselho de Administrao do Poder Judicirio; IV - Chefe do Ministrio Pblico. O relatrio tambm ser assinado pelas autoridades responsveis pela administrao financeira e pelo controle interno.

Contabilidade Pblica
Art. 55 - O relatrio conter:
I - comparativo com os limites: a) despesa com o pessoal; b) dvidas consolidada e mobiliria; c) concesso de garantias; d) operaes de crdito, inclusive por antecipao de receita. II - indicao das medidas corretivas adotadas ou a adotar, se ultrapassado qualquer dos limites;

Contabilidade Pblica

III - demonstrativos, no ltimo quadrimestre: a) do montante das disponibilidades de caixa em 31 de dezembro; b) da inscrio em Restos a Pagar, das despesas: 1) liquidadas; 2) empenhadas e no liquidadas, inscritas at o limite do saldo da disponibilidade de caixa; 3) no inscritas por falta de disponibilidade e cujos empenhos foram cancelados.

Contabilidade Pblica

Prestaes de Contas (LRF)


Art. 56 - As contas prestadas pelos Chefes do Poder Executivo, incluiro alm das suas prprias, as dos Presidentes dos rgos dos Poderes Legislativos e Judicirio e do Chefe do Ministrio Pblico, as quais recebero parecer prvio, separadamente, do respectivo Tribunal de Contas.

Contabilidade Pblica

Fiscalizao da Gesto Fiscal (LRF)


Art. 59 - O Poder Legislativo, diretamente ou com o auxlio dos Tribunais de Contas, e o sistema de controle interno de cada Poder e do Ministrio Pblico, fiscalizaro o cumprimento da LRF, enfatizando:

I - atingimento das metas estabelecidas na LDO; II - limites e condies para emprstimos e inscrio em Restos a Pagar; III - medidas adotadas para retorno da despesa com o pessoal ao limite;

Contabilidade Pblica

Fiscalizao da Gesto Fiscal (LRF)


IV - providncias tomadas para reconduo da dvida ao limite. V - destinao de recursos obtidos com a alienao de ativos, tendo em vista as restries constitucionais e as desta Lei Complementar; VI - cumprimento do limite de gastos totais dos legislativos municipais, quando houver.

Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Pblico - NBCASP

Contabilidade Pblica VANTAGENS DA IMPLEMENTAO DAS NORMAS


maior transparncia; aumento da comparabilidade; informaes com mais qualidade;

Contabilidade Pblica

Metodologia de Construo
redao e reviso das minutas; audincias pblicas eletrnicas; Seminrios Regionais; discusso com rgos do setor pblico (STN, TCs); consolidao das contribuies; aprovao e publicao das Normas; discusso, socializao e aplicao.

Contabilidade Pblica
NBC T 16.1 - Conceituao, objeto e campo de aplicao NBC T 16.2 - Patrimnio e Sistemas Contbeis

NBCT 16.3 - Planejamento e seus Instrumentos sob o Enfoque Contbil


NBC T 16.4 - Transaes no Setor Pblico NBC T 16.5 - Registro Contbil NBC T 16.6 - Demonstraes Contbeis NBC T 16.7 - Consolidao das Demonstraes Contbeis NBC T 16.8 - Controle Interno NBC T 16.9 - Depreciao, Amortizao e Exausto NBC T 16.10 - Avaliao e Mensurao de Ativos e Passivos em Entidades do Setor Pblico

Contabilidade Pblica
NBC T 16.1 Conceituao, Objeto e Campo de Aplicao
Conceito: ramo da cincia contbil que aplica, no processo gerador de informaes, os PFCs e as normas contbeis direcionados ao controle patrimonial de entidades do setor pblico. (art. 3) Objetivo: fornecer informaes sobre os resultados alcanados e os aspectos de natureza oramentria, econmica, financeira e fsica do patrimnio da entidade do setor pblico e suas mutaes, em apoio ao processo de tomada de deciso; a adequada prestao de contas; e o necessrio suporte para a instrumentalizao do controle social (art. 4). Objeto: Patrimnio Pblico (art. 5).

Contabilidade Pblica
NBC T 16.1 Conceituao, Objeto e Campo de Aplicao Entidades do Setor Pblico: qualquer pessoa fsica ou jurdica, de direito pblico ou privado, com autonomia patrimonial, sujeita a controle, quando realizar atividade que tenha finalidade pblica.

Contabilidade Pblica
NBC T 16.1 Conceituao, Objeto e Campo de Aplicao
Entidades Abrangidas: devem observar as normas e as tcnicas prprias da Contabilidade Aplicada ao Setor Pblico, considerando-se o seguinte escopo: a) integralmente, pelo menos, as entidades governamentais, inseridas nos oramentos fiscal e de seguridade social; os servios sociais e os conselhos profissionais; b) parcialmente, no que couber, as demais entidades do setor pblico, para garantir procedimentos suficientes de prestao de contas e instrumentalizao do controle social. (art. 8).

Contabilidade Pblica
NBC T 16.2 Patrimnio e Sistemas Contbeis
Conceito de Patrimnio Pblico: conjunto de bens e direitos, tangveis e intangveis, onerados ou no, adquiridos, formados, produzidos, recebidos, mantidos ou utilizados pela entidade do setor pblico, que seja portador ou represente um fluxo de benefcios, presente ou futuro, inerente prestao de servios pblicos. Sistema Contbil: estrutura de informaes sobre identificao, mensurao, avaliao, registro, controle e evidenciao dos atos e dos fatos da gesto do patrimnio pblico, com o objetivo de orientar e suprir o processo de deciso, a prestao de contas e a instrumentalizao do controle social. (art. 10). Est estruturado nos seguintes subsistemas de informaes: Oramentrio; Financeiro; Patrimonial; Custos; Compensao.

Contabilidade Pblica
NBC T 16.2
Patrimnio e Sistemas Contbeis Integrao entre sistemas: os subsistemas contbeis devem ser integrados entre si e a outros subsistemas de informaes, de modo a subsidiar a administrao pblica sobre: (a) desempenho da unidade contbil no cumprimento da sua misso; (b) avaliao dos resultados obtidos na execuo dos programas de trabalho com relao economicidade, eficincia, eficcia e efetividade; (c) avaliao das metas estabelecidas pelo planejamento; (d) avaliao dos riscos e das contingncias. (art. 13)

Contabilidade Pblica
NBC T 16.3 Planejamento e seus Instrumentos sob o Enfoque Contbil
A Contabilidade Aplicada ao Setor Pblico deve permitir a integrao dos planos hierarquicamente interligados, comparando suas metas programadas com as realizadas, e evidenciando as diferenas relevantes por meio de notas explicativas. (art. 3) Plano Hierarquicamente Interligado: conjunto de documentos elaborados com a finalidade de materializar o planejamento atravs de programas e aes, compreendendo desde o nvel estratgico at o nvel operacional, bem como propiciar a avaliao e a instrumentalizao do controle.

Contabilidade Pblica
NBC T 16.4 Transaes no Setor Pblico
Conceito de Transaes no Setor Pblico: os atos e os fatos que promovem alteraes qualitativas ou quantitativas, efetivas ou potenciais, no patrimnio das entidades do setor pblico, as quais so objeto de registro contbil em estrita observncia aos PFCs e s NBCs. Natureza de Transaes no Setor Pblico: a) econmico-financeira - originadas de fatos que afetam o patrimnio pblico, em decorrncia, ou no, da execuo de oramento, podendo provocar alteraes qualitativas ou quantitativas, efetivas ou potenciais; b) administrativa - originadas de atos administrativos, com o objetivo de dar cumprimento s metas programadas e manter em funcionamento as atividades da entidade do setor pblico. (art. 3)

Contabilidade Pblica
NBC T 16.4 Transaes no Setor Pblico
Conceito de Variaes Patrimoniais: transaes que promovem alteraes nos elementos patrimoniais da entidade, mesmo em carter compensatrio, afetando, ou no, o seu resultado. (art. 4) Caractersticas de Variaes Patrimoniais: - devem manter correlao com as respectivas contas patrimoniais. (art. 5) - correlao a vinculao entre as contas de resultado e as patrimoniais, de forma a permitir a identificao dos efeitos nas contas patrimoniais produzidos pela movimentao das contas de resultado. (art.6) - classificam-se em quantitativas (aumentativas ou diminutivas) e qualitativas. (art.7)

Contabilidade Pblica
NBC T 16.5 Registro Contbil
Formalidades do Registro Contbil: a entidade do setor pblico deve manter procedimentos uniformes de registros contbeis, por meio de processo manual, mecanizado ou eletrnico, em rigorosa ordem cronolgica, como suporte s informaes. (art.3) Caractersticas do Registro Contbil : (a) Objetividade; (b) Confiabilidade; (c) Comparabilidade; (d) Compreensibilidade; (e) Uniformidade; (f) Verificabilidade; (g) Visibilidade; (h) Tempestividade; (i) Utilidade; (j) Imparcialidade; (k) Fidedignidade; (l) Representatividade e (m) Integridade.

Contabilidade Pblica
NBC T 16.5 Registro Contbil
Reconhecimento e Bases de Mensurao ou Avaliao - o patrimnio das entidades do setor pblico, o oramento e sua execuo e os atos administrativos que provoquem efeitos de carter econmico e financeiro no patrimnio devem ser mensurados ou avaliados monetariamente e registrados pela contabilidade. (art.17) - as transaes no setor pblico devem ser reconhecidas e registradas integralmente no momento em que ocorrerem. (art. 18) - os registros da entidade, desde que estimveis tecnicamente, devem ser efetuados, mesmo na hiptese de existir razovel certeza de sua ocorrncia. (art. 19)

Contabilidade Pblica
NBC T 16.5 Registro Contbil
Reconhecimento e Bases de Mensurao ou Avaliao - os registros devem ser realizados e os seus efeitos evidenciados nas demonstraes do perodo com os quais se relacionam, reconhecidos, portanto, pelos respectivos fatos geradores, independentemente do momento da execuo oramentria. (art. 20) - os registros das transaes das entidades devem ser efetuados considerando as relaes jurdicas, econmicas e patrimoniais, prevalecendo nos conflitos a essncia sobre a forma. (art. 21) - a entidade deve aplicar mtodos de mensurao ou avaliao dos ativos e passivos que possibilitem o reconhecimento dos ganhos e das perdas patrimoniais. (art. 22)

Contabilidade Pblica
NBC T 16.5 Registro Contbil
Reconhecimento e Bases de Mensurao ou Avaliao - o reconhecimento de ajustes decorrentes de omisses e erros de registros ocorridos em anos anteriores ou de mudanas de critrios contbeis deve ser realizado conta do patrimnio lquido e evidenciado em notas explicativas. (art. 23) - na ausncia de norma contbil especfica, o profissional da contabilidade deve utilizar, subsidiariamente, normas nacionais e internacionais que tratem de temas similares, evidenciando o procedimento e os impactos em notas explicativas. (art. 24)

Contabilidade Pblica
NBC T 16.6 Demonstraes Contbeis
As demonstraes contbeis das entidades definidas no campo da Contabilidade Aplicada ao Setor Pblico so: (a) Balano Patrimonial; (b) Balano Oramentrio; (c) Balano Financeiro; (d) Demonstrao das Variaes Patrimoniais; (e) Demonstrao do Fluxo de Caixa;

(f) Demonstrao do Resultado Econmico. (facultativa, portaria 749/2009)


(g) Demonstrao das Mutaes no Patrimnio Lquido (obrigatria para as empresas estatais, portaria 749/2009).

Contabilidade Pblica
NBC T 16.6 Demonstraes Contbeis
Principais inovaes: - ser acompanhadas por anexos, outros demonstrativos exigidos por lei e pelas notas explicativas. (art.4) - apresentar informaes extradas dos registros e documentos que integram o sistema contbil da entidade. (art.5) - conter a identificao da entidade do setor pblico, da autoridade responsvel e do contabilista. (art. 6) - ser divulgadas com a apresentao dos valores correspondentes ao perodo anterior. (art. 7)

Contabilidade Pblica
NBC T 16.6 Demonstraes Contbeis
Principais inovaes: - agrupamento de contas semelhantes. (art.8) - podem apresentar os valores monetrios em unidades de milhar ou em unidades de milho. (art. 9) - a divulgao das demonstraes contbeis e de suas verses simplificadas o ato de disponibiliz-las para a sociedade. (art. 11)

Contabilidade Pblica
NBC T 16.6 Demonstraes Contbeis
Balano Patrimonial: classificao em circulante e nocirculante (a) Ativo: disponibilidades, bens e os direitos, tangveis e intangveis, adquiridos, que sejam portadores ou representem um fluxo de benefcios, presente ou futuro, inerentes prestao de servios pblicos; (b) Passivo: obrigaes assumidas para consecuo dos servios ou mantidas na condio de fiel depositrio, bem como contingncias e provises; (c) Patrimnio Lquido: diferena entre o Ativo e o Passivo; d) Contas de Compensao: atos que possam afetar o patrimnio. (arts. 12 a 19)

Contabilidade Pblica
NBC T 16.6 Demonstraes Contbeis
Balano Oramentrio: receitas por fontes e despesas por grupo de natureza e ser acompanhado do anexo das despesas por funo e subfuno e, opcionalmente, por programa. (arts. 20 e 21) Balano Financeiro: (a) receitas realizadas por destinao; (b) despesas executadas por destinao de recurso e o montante no pago como parcela retificadora; (c) os recebimentos e os pagamentos extra-oramentrios; (d) as interferncias ativas e passivas decorrentes ou no da execuo oramentria; (e) o saldo inicial e o saldo final das disponibilidades. (art. 23) Obs.: A destinao de recursos discriminar, no mnimo, a vinculao nas reas de sade, educao, assistncia e previdncia social e segurana. (art. 24)

Contabilidade Pblica
NBC T 16.6 Demonstraes Contbeis
Demonstrao das Variaes Patrimoniais: evidencia as variaes quantitativas e qualitativas resultantes e as independentes da execuo oramentria, bem como o resultado patrimonial. (art. 25) As variaes devem ser agrupadas em ativas e passivas com a seguinte discriminao: (a) variaes oramentrias por categoria econmica;

(b) mutaes e variaes independentes da execuo oramentria em grau de detalhamento compatvel com a estrutura do Plano de Contas. (art. 28)

Contabilidade Pblica
NBC T 16.6 Demonstraes Contbeis
Demonstrao do Fluxo de Caixa: projetar cenrios de fluxos futuros de caixa e elaborar anlise sobre eventuais mudanas em torno da capacidade de manuteno do regular financiamento dos servios pblicos. (art. 30) A DFC elaborada pelo mtodo direto ou indireto evidencia as movimentaes havidas no caixa e seus equivalentes, nos seguintes fluxos: (a) das operaes;

(b) dos investimentos; e


(c) dos financiamentos. (art. 31)

Contabilidade Pblica
NBC T 16.6 Demonstraes Contbeis
Demonstrao do Resultado Econmico: evidencia o resultado econmico de aes do setor pblico e deve ser elaborada considerando sua interligao com o sistema de custos e apresentar na forma dedutiva, pelo menos, a seguinte estrutura: a) receita econmica dos servios prestados e dos bens ou produtos fornecidos; b) custos e despesas identificados com a execuo da ao pblica; e

c) resultado econmico apurado. (arts. 35 e 36)

Contabilidade Pblica
NBC T 16.6 Demonstraes Contbeis
Notas Explicativas: incluem os critrios utilizados na elaborao das demonstraes contbeis, das informaes de naturezas patrimonial, oramentria, econmica, financeira, legal, fsica, social e de desempenho e outros eventos no suficientemente evidenciados ou no-constantes nas referidas demonstraes. (art. 41)

Contabilidade Pblica
NBC T 16.7 Consolidao das Demonstraes Contbeis
Procedimentos para Consoilidao: - no processo de consolidao devem ser consideradas as relaes de dependncia entre as entidades do setor pblico; (art. 4) - as demonstraes consolidadas devem abranger as transaes contbeis de todas as unidades contbeis includas na consolidao; (art. 5)

- os ajustes e as eliminaes decorrentes do processo de consolidao devem ser realizados em documentos auxiliares; (art. 6)
- as demonstraes contbeis, para fins de consolidao, devem ser levantadas na mesma data; (art. 7)

Contabilidade Pblica
NBC T 16.8 - Controle Interno
Conceito: sob o enfoque contbil, compreende o conjunto de recursos, mtodos, procedimentos e processos adotados pela entidade do setor pblico, com a finalidade de: (a) salvaguardar os ativos e assegurar a veracidade dos componentes patrimoniais; (b) dar conformidade ao registro contbil em relao ao ato correspondente; (c) propiciar a obteno de informao oportuna e adequada; (d) estimular adeso s normas e s diretrizes fixadas; (e) contribuir para a promoo da eficincia operacional da entidade; (f) auxiliar na preveno de prticas ineficientes e antieconmicas, erros, fraudes, malversao, abusos, desvios e outras inadequaes. (art. 2)

Contabilidade Pblica
NBC T 16.8 - Controle Interno
Classificao: (a) operacional: relacionado s aes que propiciam o alcance dos objetivos da entidade; (b) contbil: relacionado veracidade e fidedignidade dos registros e das demonstraes contbeis; (c) normativo: relacionado observncia da regulamentao pertinente. (art.4) Obs.: Estrutura de controle interno compreende: ambiente de controle; mapeamento e avaliao de riscos; procedimentos de controle; informao e comunicao; e monitoramento. (art. 5)

Contabilidade Pblica
NBC T 16.9 Depreciao, Amortizao e Exausto
Critrios de Mensurao e Reconhecimento: para o registro da depreciao, amortizao e exausto devem ser observados os seguintes aspectos: (a) obrigatoriedade do seu reconhecimento; (b) valor da parcela que deve ser reconhecida no resultado como decrscimo patrimonial, e, no balano, representada em conta redutora do respectivo ativo; (c) circunstncias que podem influenciar seu registro. (art. 3)

Contabilidade Pblica
NBC T 16.10 Avaliao e Mensurao de Ativos e Passivos em Entidades do Setor Pblico Principais critrios de avaliao e mensurao para: Disponibilidades; Crditos e dvidas; Estoques; Investimentos permanentes; Imobilizado; Intangvel;

Diferido.

Contabilidade Pblica NBC T 16.10


Avaliao e Mensurao de Ativos e Passivos em Entidades do Setor Pblico
Reavaliao: adoo do valor de mercado ou de consenso entre as partes para bens do ativo, quando esse for superior ao valor contbil. Reduo ao valor recupervel : o ajuste ao valor de mercado ou de consenso entre as partes para bens do ativo, quando esse for inferior ao valor contbil.

RECEITA PBLICA

Contabilidade Pblica
CONCEITO NORMA INTERNACIONAL Fluxo de entradas de benefcios econmicos ou potencial de servio; durante um exerccio financeiro; aumento na situao lquida patrimonial; e exceo dos aportes dos proprietrios (aumento de capital). CONCEITO DE RECEITA PBLICA (Aspecto Legal) Ingressos nos cofres pblicos; para atendimento coletividade; no sujeita devoluo; exceo: operaes de crditos; e produz acrscimos ao patrimnio ou no.

Contabilidade Pblica
RECEITA PATRIMONIAL aumento nos benefcios econmicos sob a forma de entrada de recursos, aumento de ativos ou diminuio de passivos que resultem em uma variao positiva da Situao Patrimonial Lquida de uma Entidade no decorrer de um perodo contbil e que no decorram de aporte dos proprietrios. (Res. CFC 1.121/2008)

RECEITA ORAMENTRIA ingressos para cobertura de despesas pblicas, em qualquer esfera governamental, no decorrer de um exerccio determinado.

Contabilidade Pblica

RECEITA SOB O ENFOQUE PATRIMONIAL

FATO GERADOR (Regime de Competncia)

RECEITA SOB O ENFOQUE ORAMENTRIO

INGRESSO (Regime Financeiro)

Contabilidade Pblica

ENFOQUES PATRIMONIAL x ORAMENTRIO


EVENTO
1. PRESTAO DE SERVIOS VISTA 2. PRESTAO DE SERVIOS A PRAZO 3. ALIENAO DE ATIVO IMOBILIZADO 4. LANAMENTO DE TRIBUTOS RECEITA PATRIMONIAL RECEITA ORAMENTRIA

X X X

X X X

5. ARRECADAO DE TRIBUTOS

Contabilidade Pblica
REGIME ORAMENTRIO Art. 35 Pertencem ao exerccio financeiro I - as receitas nele arrecadadas (Lei 4.320/1964) REGIME CONTBIL Princpio da Competncia: As receitas e as despesas devem ser includas na apurao do resultado do perodo em que ocorrerem, sempre simultaneamente quando se correlacionarem, independentemente de recebimento ou pagamento. (Art. 9 da Resoluo CFC 750/1993) A despesa e a assuno de compromisso sero registradas segundo o regime de competncia. (Art. 50, inciso II, da Lei Complementar 101/2000)

Contabilidade ContabilidadePblica Pblica

Classificao, segundo a Lei 4.320/64:


Oramentria
Correntes
Capital

Extra-oramentria

Contabilidade ContabilidadePblica Pblica


CLASSIFICAES DA RECEITA ORAMENTRIA
QUANTO A NATUREZA ORAMENTRIA EXTRAORAMENTRIA CORRENTES CAPITAL ORDINRIA EXTRAORDINRIA ORIGINRIA DERIVADA EFETIVA NO EFETIVA

QUANTO A CATEGORIA ECONMICA

QUANTO A CONSTNCIA/REGULARIDADE

QUANTO A OBRIGATORIEDADE/COERCITIVIDADE

QUANTO AO IMPACTO NA SITUAO LQUIDA PATRIMONIAL ( AFETAO PATRIMONIAL)

RECEITA ORAMENTRIA

CONTABILIZADA PELO REGIME DE CAIXA

TODOS OS RECEBIMENTOS

RECEITA ORAMENTRIA

RECEITA EXTRA-ORAMENTRIA

RECURSOS PERTENCENTES AO ESTADO PREVISVEIS OU NO NA LOA FONTE DE RECURSOS PARA FINANCIAMENTO DA DESPESA PBLICA

RECURSOS NO PERTENCENTES AO ESTADO DE TERCEIROS TRANSITRIAS OUTRAS OPERAES NO ORAMENTRIAS

1.Receitas correntes
1.1 Receita tributria 1.1.1 Impostos 1.1.2 Taxas. 1.1.3 Contribuies de melhoria 1.2 Receita de contribuies, ex.: CPMF 1.3 Receita patrimonial. 1.4 Receita agropecuria. 1.5 Receita industrial. 1.6 Receita de servios. 1.7 Transferncias correntes, referentes a recursos recebidos de outros rgos e entidades de direito pblico ou privado. 1.8 Outras receitas correntes, multas e juros, indenizaes, receita da dvida ativa, aplicaes financeiras, diversas, entre outras.

Contabilidade Pblica

2 Receitas de capital 2.1 Operaes de crdito. 2.2 Alienao de bens mveis e imveis. 2.3 Amortizao de emprstimos. 2.4 Transferncias de capital. 2.5 Outras receitas de capital.

Contabilidade ContabilidadePblica Pblica


ETAPAS DA RECEITA ORAMENTRIA
PREVISO

Direto / De Ofcio (IPVA / IPTU) LANAMENTO EXECUO ARRECADAO RECOLHIMENTO CONTROLE E AVALIAO Misto / Por Declarao (IR / ITR) Por Homologao (IPI / ICMS)

Contabilidade ContabilidadePblica Pblica

Planejamento
Previso Compreende a previso de arrecadao da receita oramentria constante da Lei Oramentria Anual LOA, resultante de metodologias de projeo usualmente adotadas, observada as disposies constantes na Lei de Responsabilidade Fiscal LRF.

Contabilidade ContabilidadePblica Pblica

Execuo
A Lei n 4.320/1964 estabelece como estgios da execuo da receita oramentria o lanamento, a arrecadao e o recolhimento.

Lanamento Segundo o Cdigo Tributrio Nacional, art. 142, lanamento o procedimento administrativo tendente a verificar: a ocorrncia do fato gerador da obrigao correspondente, determinar a matria tributvel, calcular o montante do tributo devido, identificar o sujeito passivo e, sendo o caso, propor a aplicao da penalidade cabvel.

Contabilidade ContabilidadePblica Pblica

Arrecadao Representa o momento em que o contribuinte liquida suas obrigaes para com o Estado junto aos agentes arrecadadores (bancos e funcionrios fazendrios).

Contabilidade ContabilidadePblica Pblica

Recolhimento o ato pelo qual os agentes arrecadadores entregam diretamente ao Tesouro Pblico o produto da arrecadao.

Contabilidade ContabilidadePblica Pblica

Controle e Avaliao

Compreende

a fiscalizao realizada pela prpria administrao, pelos rgos de controle e pela sociedade

Contabilidade Pblica
ETAPAS DA RECEITA PBLICA
PREVISO

LANAMENTO

METODOLOGIA

ARRECADAO

CAIXAS

BANCOS

UNIDADE DE CAIXA

RECOLHIMENTO

CLASSIFICAO

Contabilidade Pblica
CLASSIFICAO ORAMENTRIA

04

10

CATEGORIA ECONMICA Receita Corrente ORIGEM Receita Tributria ESPCIE Impostos RUBRICA Imposto Sobre Patrimnio Renda ALNEA Imp. S/ Renda e Prov. Qualquer Natureza SUBALNEA Pessoas Fsicas

Contabilidade Pblica
OBJETIVOS DA CLASSIFICAO
EVIDENCIAO DAS FONTES DE FINANCIAMENTO DAS DESPESAS EVIDENCIAO DE VINCULAES TRANSPARNCIA NO GASTO PBLICO

Art. 8 Pargrafo nico. Os recursos legalmente vinculados a finalidade especfica sero utilizados exclusivamente para atender ao objeto de sua vinculao, ainda que em exerccio diverso daquele em que ocorrer o ingresso. Art. 50 Alm de obedecer s demais normas de contabilidade pblica, a escriturao das contas pblicas observar as seguintes: I a disponibilidade de caixa constar de registro prprio, de modo que os recursos vinculados a rgo, fundo ou despesa obrigatria fiquem identificados e escriturados de forma individualizada; (Lei Complementar 101/2000)

DESPESA PBLICA

Contabilidade Pblica

Financeira: desembolso de recursos voltados para o custeio da mquina pblica, bem como para investimentos pblicos, que so denominados gastos de capital; Econmica: gasto ou promessa de gasto de recursos em funo da realizao de servios que visam atender s finalidades constitucionais do Estado.

Contabilidade Pblica
1- Conceito
o fluxo que deriva da utilizao de crdito consignado no oramento da entidade, podendo ou no diminuir a situao lquida patrimonial. A despesa oramentria pode ser classificada:

2 -Classificao:
2.1 Quanto s entidades destinatrias do oramento: a) Despesa Oramentria Pblica aquela executada por entidade pblica e que depende de autorizao legislativa para sua realizao, por meio da Lei Oramentria Anual ou de Crditos Adicionais, pertencendo ao exerccio financeiro da emisso do respectivo empenho. b) Despesa Oramentria Privada aquela executada por entidade privada e que depende de autorizao oramentria aprovada por ato de conselho superior ou outros procedimentos internos para sua consecuo.

Contabilidade Pblica
2.2 Quanto ao impacto na situao lquida patrimonial:

a) Despesa Oramentria Efetiva aquela que, no momento da sua realizao, reduz a situao lquida patrimonial da entidade. Constitui fato contbil modificativo diminutivo. b) Despesa Oramentria No-Efetiva aquela que, no momento da sua realizao, no reduz a situao lquida patrimonial da entidade e constitui fato contbil permutativo. Neste caso, alm da despesa oramentria, registra-se concomitantemente conta de variao ativa para anular o efeito dessa despesa sobre o patrimnio lquido da entidade.

Contabilidade Pblica

Despesa sob o enfoque patrimonial Despesa Oramentria


Despesa sob o enfoque patrimonial ---- FATO GERADOR (Regime Competncia)

Despesa Oramentria ---- DISPNDIO (Regime Financeiro)

Contabilidade Pblica

ESTRUTURA DA DESPESA ORAMENTRIA 1. 2. 3. 4. CLASSIFICAO INSTITUCIONAL CLASSIFICAO FUNCIONAL ESTRUTURA PROGRAMTICA NATUREZA DA DESPESA ORAMENTRIA

Contabilidade Pblica
CLASSIFICAO INSTITUCIONAL

25 ORGO Ministrio da Fazenda TIPO ADMINISTRAO 1 Direta 2 Autarquia, Fundao e Agncia 9 - Fundo UNIDADE ORAMENTRIA Banco Central do Brasil

01

UO

Contabilidade Pblica
CLASSIFICAO INSTITUCIONAL PROGRAMTICA

12
FUNO Educao

363

0044

2992

00XX

PT

SUBFUNO Ensino Profissional


PROGRAMA Desenvolvimento da Educao Profissional AO (Projeto, Atividade e Operao Especial) Funcionamento da Educao Profissional LOCALIZADOR DO GASTO No Estado de Mato Grosso

CLASSIFICAO FUNCIONAL
FUNES 01 Le gislativa 02 Judiciria 03 - Esse ncial Justia 04 Administrao SUBFUNES 031 Ao Le gislativa 032 Controle Exte rno 061 Ao Judiciria 062 De fe sa do Inte re sse Pblico no Proce sso Judicirio 091 De fe sa da Orde m Jurdica 092 Re pre se ntao Judicial e Extrajudicial 121 Plane jame nto e Orame nto 122 Administrao Ge ral 123 Administrao Finance ira 124 Controle Inte rno 125 Normalizao e Fiscalizao 126 Te cnologia da Informao 127 Orde name nto Te rritorial 128 Formao de Re cursos Humanos 129 Administrao de Re ce itas 130 Administrao de Conce sse s 131 Comunicao Social 151 De fe sa A re a 152 De fe sa Naval 153 De fe sa Te rre stre 181 Policiame nto 182 De fe sa Civil 183 Informao e Inte lig ncia 211 Re lae s Diplomticas 212 Coope rao Inte rnacional 241 Assist ncia ao Idoso 242 Assist ncia ao Portador de De fici ncia 243 Assist ncia Criana e ao Adole sce nte 244 Assist ncia Comunitria 271 Pre vid ncia Bsica 272 Pre vid ncia do Re gime Estatutrio 273 Pre vid ncia Comple me ntar 274 Pre vid ncia Espe cial 301 Ate no Bsica 302 Assist ncia Hospitalar e Ambulatorial 303 Suporte Profiltico e Te rap utico 304 Vigilncia Sanitria 305 Vigilncia Epide miolgica 306 Alime ntao e Nutrio 331 Prote o e Be ne fcios ao Trabalhador 332 Re lae s de Trabalho 333 Empre gabilidade 334 Fome nto ao Trabalho 361 Ensino Fundame ntal

05 - De fe sa Nacional

06 - Se gurana Pblica

07 Re lae s Exte riore s 08 Assist ncia Social

09 Pre vid ncia Social

10 Sade

11 Trabalho

12 Educao

Contabilidade Pblica PROGRAMA Instrumento de organizao da Ao Governamental que articula um conjunto de iniciativas pblicas e privadas - projetos, atividades, financiamentos, incentivos fiscais, normas etc. - e que visam soluo de um problema ou ao atendimento de demanda da Sociedade, sendo mensurado por indicadores, metas regionalizadas e custos estabelecidos no PPA.

Contabilidade Pblica
O QUE PROGRAMA?
Instrumento de organizao da Ao Governamental

Programa Aes Projetos Atividades Operaes Especiais

Metas Valores
Cada programa identifica as AES necessrias para atingir os seus OBJETIVOS, sob forma de PROJETOS, ATIVIDADES e OPERAES ESPECIAIS, especificando os respectivos VALORES e METAS

Contabilidade Pblica PROJETO


Conjunto de operaes limitadas no tempo, com as seguintes caractersticas:

tem como resultado um produto que concorre para a expanso ou aperfeioamento da ao do governo, que pode ser medido, fsica e financeiramente;
limitado no tempo; parte do desdobramento de um programa de governo;

geralmente d origem a uma atividade ou concorre para expanso e/ou aperfeioamento de atividades existentes.

Contabilidade Pblica ATIVIDADE


Conjunto de operaes que se realizam de modo e permanente, com as seguintes caractersticas : contnuo

tem como resultado um produto necessrio manuteno da ao de governo, que normalmente pode ser medido quantitativamente e qualitativamente; permanente e contnua no tempo; visa a manuteno dos servios pblicos ou administrativos j existentes, ou colocados disposio da comunidade.

Contabilidade Pblica
OPERAES ESPECIAIS
Aes que no contribuem para a manuteno das aes de governo, das quais no resulta um produto e no geram contraprestao direta sob a forma de bens ou servios. Representam, basicamente, o detalhamento da funo Encargos Especiais. Ex.: amortizaes e encargos, aquisio de ttulos, pagamento de sentenas judiciais, fundos de participao, operaes de financiamento, ressarcimentos de toda a ordem, indenizaes, pagamento de inativos, participaes acionrias, contribuio a organismos nacionais e internacionais, compensaes financeiras.

Contabilidade Pblica

NATUREZA DA DESPESA
Composta pela Categoria econmica, Grupo de natureza de despesa e Elemento de Despesa. complementada pela informao denominada Modalidade de Aplicao. gerencial

Contabilidade Pblica
Categoria Econmica: identifica se o gasto vai contribuir para formao ou aquisio de um bem de capital.
CATEGORIA ECONMICA DESPESA CORRENTE No contribui para formao ou aquisio bem de capital Pode provocar registro em ATIVOS ou PASSIVOS CIRCULANTES.

DESPESA DE CAPITAL

Contribui para formao ou aquisio de bem de capital

Provoca, em geral, registro no ATIVO ou no PASSIVO NO CIRCULANTE.

Contabilidade Pblica
GRUPO DA NATUREZA DA DESPESA
Identifica de forma sinttica o objeto de gasto. Agrega os elementos de despesa de mesma natureza.
GRUPO DE DESPESA 1 2 3 4 5 6 7 9 PESSOAL E ENCARGOS SOCIAIS JUROS E ENCARGOS DA DVIDA OUTRAS DESPESAS CORRENTES INVESTIMENTOS INVERSES FINANCEIRAS AMORTIZAO DA DVIDA RESERVA DO RPPS RESERVA DE CONTINGNCIA

Contabilidade Pblica

MODALIDADE DE APLICAO
Indica se a execuo oramentria ser efetuada por unidade no mbito da mesma esfera de governo, se por outro ente da federao, se por outra entidade privada ou estrangeira. Tambm evidencia a dupla contagem das execues oramentrias, possibilitando a sua eliminao.

Contabilidade Pblica
MODALIDADE DE APLICAO
20 30 40 50 60 70 71 80 90 91 TRANSFERNCIAS UNIO TRANSFERNCIAS A ESTADOS E AO DISTRITO FEDERAL TRANSFERNCIAS A MUNICPIOS TRANSFERNCIAS A INSTITUIES PRIVADAS SEM FINS LUCRATIVOS TRANSFERNCIAS A INSTITUIES PRIVADAS COM FINS LUCRATIVOS TRANSFERNCIAS A INSTITUIES MULTIGOVERNAMENTAIS TRANSFERNCIAS A CONSRCIOS PBLICOS TRANSFERNCIAS AO EXTERIOR APLICAES DIRETAS APLICAO DIRETA DECORRENTE DE OPERAO ENTRE RGOS, FUNDOS E ENTIDADES INTEGRANTES DOS ORAMENTOS FISCAL E DA SEGURIDADE SOCIAL A DEFINIR

99

Contabilidade Pblica
ELEMENTO DA DESPESA
Identifica os objetos de gastos, o que vai ser adquirido para consecuo dos programas. Elemento 51- Obras e Instalaes: compreende todo o gasto necessrio anterior a realizao da obra e os gastos propriamente ditos de construo. Elemento 92 - Despesas de Exerccios Anteriores: despesas de exerccios anteriores que foram reconhecidas em exerccio posterior, sem restos a pagar para suportar seu pagamento. DESDOBRAMENTO FACULTATIVO DO ELEMENTO DA DESPESA: cada ente poder detalhar os elementos de despesa conforme a necessidade de informao mais analtica, isto sub-elemento da despesa

Contabilidade Pblica
ETAPAS DA DESPESA ORAMENTRIA

A despesa momentos:

oramentria

passa

por

trs

planejamento, execuo e controle e avaliao.

Contabilidade Pblica

PLANEJAMENTO
O planejamento o momento preliminar. Abrange a fixao da despesa oramentria, a movimentao dos crditos, a programao oramentria e financeira e o processo de licitao a) Fixao Compreende a adoo para a distribuio dos recursos disponveis, observando as diretrizes e prioridades do governo, em consonncia com o PPA e a LDO

Contabilidade Pblica
b) Descentralizao de Crditos Oramentrios

Ocorrem quando for efetuada movimentao de parte do oramento para que outras unidades administrativas possam executar a despesa c) Programao Oramentria e Financeira Consiste na compatibilizao do fluxo dos recebimentos em relao com o fluxo dos pagamentos, visando o ajuste da despesa fixada s novas projees da arrecadao

Contabilidade Pblica
d) Licitao

Procedimento administrativo com o objetivo de adquirir bens, realizar investimentos e contratar servios. A Lei 8.666/93 estabelece as normas gerais sobre licitaes e contratos administrativos. As modalidades so: Convite, Tomada de Preos, Concorrncia, Concurso e Prego. Dispensa (pequeno valor, calamidade, licitao
deserta, imvel para o servio pblico, OS, etc)

Inexigibilidade

(representante exclusivo, servios tcnicos especializados, profissional do setor artistico, etc.)

Contabilidade Pblica

EXECUO
O momento da execuo composto pelos trs estgios da despesa oramentria: empenho, liquidao e pagamento. 1 - EMPENHO uma reserva oramentria para determinado gasto. Cria para o Estado uma obrigao de pagamento. Aqui temos que entender que no uma obrigao de natureza contbil. A obrigao que o empenho cria no absoluta, no eficaz, no lquida e certa. uma obrigao do ponto de vista de caixa, tem a finalidade de diminuir o supervit financeiro para no inviabilizar o pagamento quando as condies forem totalmente realizadas. um mecanismo de impedir obrigao sem disponibilidade de caixa.

Contabilidade Pblica Tipos de Empenho


Ordinrio: utilizado para despesas cujo pagamento ocorra em uma nica vez, no pode apresentar valor residual. Estimativo: utilizado para as despesas cujo o montante no se pode determinar previamente, tais como as tarifas, combustveis entre outros. Global: utilizado para as despesas contratuais, que esto sujeitas a parcelamento.

Contabilidade Pblica

2 - LIQUIDAO A liquidao consiste na verificao da prestao do servio e da entrega dos bens, bem como do credor e do valor a ser pago. S pode ser efetuada aps o empenho.

3- PAGAMENTO O pagamento a entrega de numerrio ao credor e somente pode ser efetuado aps a liquidao.

Contabilidade Pblica

CONTROLE E AVALIAO
Visa avaliar os objetivos da ao governamental e da aplicao correto dos recursos pblicos, atravs da fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial. Realizada pelos rgos de controle e pela sociedade.

Contabilidade Pblica Controle e Avaliao

COMPROVAR A LEGALIDADE E AVALIAR RESULTADOS

AVALIAO E CONTROLE EXECUO DE PROGRAMAS DE GOVERNO CUMPRIMENTO DE METAS

Contabilidade Pblica
RECONHECIMENTO DA DESPESA ORAMENTRIA
EM QUE MOMENTO A DESPESA ORAMENTRIA COMEA A EXISTIR? O regime de reconhecimento da despesa oramentria segue o princpio da anualidade do oramento. A despesa oramentria deve pertencer ao exerccio da emisso do empenho.

Contabilidade Pblica DESPESA SOB O ENFOQUE ORAMENTRIO

PROGRAMAO

DE ACORDO COM A DOUTRINA CONTBIL

LICITAO

DE ACORDO COM A LEI 4.320/64

EMPENHO LIQUIDAO

PAGAMENTO

DEMOSTRAES CONTBEIS DO SETOR PBLICO

Finalidade das demonstraes contbeis Contabilidade Pblica

DEMONSTRAO CONTBIL
BALANO ORAMENTRIO

FINALIDADE
AVALIAO DA GESTO ORAMENTRIA CONFRONTANDO AS RECEITAS PREVISTAS E DESPESAS FIXADAS COM AS REALIZADAS. INGRESSOS E DISPNDIOS ORAMENT. E EXTRAOR., ALM DOS SALDOS DE DISPON. DOS PERODOS ANTERIORES E SEGUINTE ALTERAES QUANTITATIVAS E QUALITATIVAS NO PATRIMNIO, INDICANDO O RESULTADO PATRIMONIAL EVIDENCIAO DO PATRIMNIO PBLICO E DO SALDO PATRIMONIAL

BALANO FINANCEIRO DEMONSTRAO DAS VARIAES PATRIMONIAIS BALANO PATRIMONIAL DEMONSTRAO DOS FLUXOS DE CAIXA DEMONSTRAO DAS MUTAES DO PATRIMNIO LQUIDO DEMONSTRAO DO RESULTADO ECONMICO

AVALIAO DA CAPACIDADE DE GERAO DE CAIXA E EQUIVALENTES DE CAIXA PATRIMNIO LQUIDO E COMPOSIO DO MESMO

FOCO GERENCIAL EFICINCIA DA GESTO PBLICA

Contabilidade Pblica
Patrimnio Pblico Patrimnio Pblico o conjunto de direitos e bens, tangveis ou intangveis, onerados ou no, adquiridos, formados, produzidos, recebidos, mantidos ou utilizados pelas entidades do setor pblico, que seja portador ou represente um fluxo de benefcios, presente ou futuro, inerente prestao de servios pblicos ou explorao econmica por entidades do setor pblico e suas obrigaes. Classificao do Patrimnio Pblico O patrimnio pblico estruturado em trs grupos: Ativo compreende os direitos e os bens, tangveis ou intangveis adquiridos, formados, produzidos, recebidos, mantidos ou utilizados pelo setor pblico, que represente um fluxo de benefcios, presente ou futuro. Passivo compreende as obrigaes assumidas pelas entidades do setor pblico ou mantidas na condio de fiel depositrio, bem como as contingncias e as provises.

Contabilidade Pblica
Patrimnio Lquido representa a diferena entre o Ativo e o Passivo. A classificao dos elementos patrimoniais considera a segregao em circulante e no circulante, com base em seus atributos de conversibilidade e exigibilidade. Os ativos devem ser classificados como circulante quando satisfizerem a um dos seguintes critrios: estarem disponveis para realizao imediata; tiverem a expectativa de realizao at o trmino do exerccio seguinte. Os demais ativos devem ser classificados como no circulante.

Contabilidade Pblica
Demonstraes Contbeis a) b) c) d) e) f) Balano Patrimonial; Balano Oramentrio; Balano Financeiro; Demonstrao das Variaes Patrimoniais; Demonstrao dos Fluxos de Caixa; Demonstrao do Resultado Econmico.

Para efeito da referida norma, as demonstraes contbeis: a) b) c) devem ser acompanhadas por anexos, por outros demonstrativos exigidos por lei e pelas notas explicativas. devem apresentar informaes extradas dos registros e dos documentos que integram o sistema contbil da entidade. devem conter a identificao da entidade do setor pblico, da autoridade responsvel e do contabilista.

Contabilidade Pblica
Divulgao das Demonstraes Contbeis A divulgao das demonstraes contbeis e de suas verses simplificadas o ato de disponibiliz-las para a sociedade e compreende, entre outras, as seguintes formas: a) b) c) d) publicao na imprensa oficial em qualquer das suas modalidades; remessa aos rgos de controle interno e externo, a associaes e a conselhos representativos; a disponibilizao das Demonstraes Contbeis para acesso da sociedade em local e prazos indicados; disponibilizao em meios de comunicao eletrnicos de acesso pblico.

Contabilidade Pblica
.Notas

Explicativas

a) b) c)

As notas explicativas so parte integrante das demonstraes contbeis e suas informaes devem ser relevantes, complementares ou suplementares quelas no suficientemente evidenciadas ou no constantes nas demonstraes contbeis, devendo incluir: os critrios utilizados na elaborao das demonstraes contbeis; as informaes de naturezas patrimonial, oramentria, econmica, financeira, legal, fsica, social e de desempenho e; outros eventos no suficientemente evidenciados ou no constantes nas referidas demonstraes.

ELABORAO E ANLISE DO BALANO ORAMENTRIO

Contabilidade Pblica

O Balano Oramentrio detalha as despesas executadas por tipos de crditos (inicial, suplementar, especial e extraordinrio). Informado, ainda, o montante da movimentao financeira (transferncias financeiras recebidas e concedidas) relacionadas execuo do oramento do exerccio

EXERCCIO: RECEITAS ORAMENTRIAS RECEITAS CORRENTES RECEITA TRIBUTRIA RECEITA DE CONTRIBUIES RECEITA PATRIMONIAL RECEITA AGROPECURIA RECEITA INDUSTRIAL RECEITA DE SERVIOS TRANSFERNCIAS CORRENTES OUTRAS RECEITAS CORRENTES RECEITAS DE CAPITAL OPERAES DE CRDITO ALIENAO DE BENS AMORTIZAES DE EMPRSTIMOS TRANSFERNCIAS DE CAPITAL OUTRAS RECEITAS DE CAPITAL SUBTOTAL DAS RECEITAS (I) REFINANCIAMENTO (II) Operaes de Crdito Internas Mobiliria Contratual Operaes de Crdito Externas Mobiliria Contratual SUBTOTAL COM REFINANCIAMENTO (III) = (I + II) DFICIT (IV) TOTAL (V) = (III + IV) SALDOS DE EXERCCIOS ANTERIORES (UTILIZADOS PARA CRDITOS ADICIONAIS)

MS

<ENTE DA FEDERAO> BALANO ORAMENTRIO EMISSO:

PGINA:

PREVISO INICIAL

PREVISO ATUALIZADA (a)

RECEITAS REALIZADAS (b)

SALDO (a-b)

134

Balano Oramentrio nova estrutura


DOTA CRDITOS DOTAO DESPESAS O ADICIONAI ATUALIZAD EMPENHADAS INICIAL S A DESPESAS ORAMENTRIAS (d) DESPESAS CORRENTES PESSOAL E ENCARGOS SOCIAIS JUROS E ENCARGOS DA DVIDA OUTRAS DESPESAS CORRENTES DESPESAS DE CAPITAL INVESTIMENTOS INVERSES FINANCEIRAS AMORTIZAO DA DVIDA RESERVA DE CONTINGNCIA RESERVA DO RPPS SUBTOTAL DAS DESPESAS (VI) AMORTIZAO DA DVIDA/ REFINANCIAMENTO (VII) Amortizao da Dvida Interna Dvida Mobiliria Outras Dvidas Amortizao da Dvida Externa Dvida Mobiliria Outras Dvidas SUBTOTAL COM REFINANCIAMENTO (VIII) = (VI + VII) SUPERVIT (IX) TOTAL (X) = (VII + IX) (e) (f)=(d+e) (g) (h) (i)=(g--h) (j)=(f-g) DESPESAS LIQUIDADAS INSCRIO EM RP NO PROCESSADO S SALDO DA DOTAO

135

Contabilidade Pblica
Definies Bsicas Previso Inicial: Identifica os valores da previso inicial das receitas, constantes na Lei Oramentria Anual - LOA. As atualizaes monetrias autorizadas por lei, efetuadas at a data da publicao da LOA, devero compor a coluna, sendo mencionadas em notas explicativas Previso Atualizada: Previso Inicial: Identifica os valores da previso atualizada das receitas para o exerccio de referncia, que devero refletir a parcela da reestimativa da receita utilizada para abertura de crditos adicionais, seja mediante excesso de arrecadao ou mediante operaes de crdito, as novas naturezas de receita no previstas na LOA e o remanejamento entre naturezas de receita. Se no ocorrer nenhum dos eventos mencionados, a coluna da previso atualizada dever identificar os mesmos valores da coluna previso inicial.

Contabilidade Pblica
Definies Bsicas
Receitas Realizadas: Identifica as receitas realizadas no perodo. Consideram-se realizadas as receitas arrecadadas diretamente pelo rgo, ou por meio de outras instituies. Dotao Inicial: Identifica o valor dos crditos iniciais constantes da Lei Oramentria Anual Crditos Adicionais: Identifica os crditos adicionais abertos e ou reabertos durante o exerccio, deduzidas as anulaes/cancelamentos correspondentes Dotao Atualizada: Identifica o valor da dotao inicial mais os crditos adicionais abertos ou reabertos durante o exerccio, deduzidas as anulaes/cancelamentos correspondentes.

Contabilidade Pblica
Definies Bsicas
Despesas Empenhadas: Identifica os valores das despesas empenhadas acumuladas at o encerramento do exerccio. O empenho de despesa o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigao de pagamento pendente ou no de implemento de condio. Corresponde primeira fase da execuo da despesa
Despesas Liquidadas: Identifica os valores das despesas liquidadas at o encerramento do exerccio. Devero ser consideradas, inclusive, as despesas que j foram pagas Restos a Pagar: Consideram-se Restos a Pagar as despesas empenhadas mas no pagas at o dia 31 de dezembro distinguindo-se as processadas das no processadas

Contabilidade Pblica
Definies Bsicas

Saldos de exerccios anteriores: Identifica o valor de recursos provenientes de supervit financeiro de exerccios anteriores, do Balano Patrimonial do exerccio anterior e os valores referentes aos crditos especiais e extraordinrios autorizados nos ltimos quatro meses do exerccio anterior, reabertos no exerccio corrente.
Supervit Financeiro: O supervit financeiro do exerccio anterior, identificado no Balano Patrimonial do ente, e que serviu de fonte de financiamento de abertura e reabertura de crditos adicionais no exerccio atual, deve ter seu valor identificado nessa linha, no montante equivalente aos crditos autorizados e executados

Contabilidade Pblica
Anlise do Balano Oramentrio A anlise e a verificao do Balano Oramentrio tem como fator predominante preparar os indicadores que serviro de suporte para a avaliao da gesto oramentria Uma das principais anlises consiste em relacionar a coluna de Previso Inicial com a coluna de Dotao Inicial; e as colunas da Previso Atualizada e Receita Realizada, com as colunas da Dotao Atualizada e Despesa Executada O supervit oramentrio representado pela diferena a maior entre a execuo da Receita e da Despesa e dever ser adicionada coluna de Execuo da Despesa para igualar com a Execuo da Receita

Contabilidade Pblica Anlise do Balano Oramentrio

O dficit oramentrio representado pela diferena a menor entre a execuo da Receita e da Despesa e dever ser adicionada coluna da Execuo da Receita para igualar com o total da Execuo da Despesa .

Contabilidade Pblica
Anlise do Balano Oramentrio (Indicadores de Resultado)

Resultado Oramentrio:

R>D
EXECUO RECEITA X DESPESA

Supervit Oramentrio

R=D

Equilbrio Oramentrio

R<D

Dficit Oramentrio

Contabilidade Pblica
Anlise do Balano Oramentrio (Indicadores de Resultado)

Resultado da Receita:

R>P
Previso Atualizada X Realizao

Excesso

R=P

Equilbrio

R<P

Insuficincia

Contabilidade Pblica
Anlise do Balano Oramentrio (Indicadores de Resultado)

Resultado da Despesa:

D>E
Dotao Atualizada X Execuo

Economia

D=E

Equilbrio

D<E

Inconsistncia

Contabilidade Pblica
Anlise do Balano Oramentrio (Indicadores de Resultado)

Resultado de Previso:

Pa > Da
Previso Atualizada X Dotao Atualizada

Supervit

Pa = Da

Equilbrio

Pa < Da

Dficit

Contabilidade Pblica Avaliao da Gesto Oramentria


A avaliao da execuo do oramento pblico extremamente importante para a formulao de opinio acerca da conduo da poltica fiscal.
Deve-se determinar tambm de que forma o equilbrio ou desequilbrio fiscal impactado pelo nvel e eficincia da arrecadao e pela execuo de despesas pblicas de pessoal, custeio, investimentos e de encargos da dvida pblica.

ELABORAO E ANLISE DO BALANO FINANCEIRO

Contabilidade Pblica

O Balano Financeiro
e. O Balano Financeiro evidencia a movimentao financeira das entidades do setor pblico no perodo a que se refere, e discrimina:
a receita oramentria realizada por destinao de recurso; a despesa oramentria executada por destinao de recurso; os recebimentos e os pagamentos extra-oramentrios; as transferncias ativas e passivas decorrentes, ou no, da execuo oramentria; e o saldo inicial e o saldo final das disponibilidades.

f.

Devero ser apresentadas as vinculaes nas reas de sade, educao, previdncia social e outras vinculaes legais,

Contabilidade Pblica Estrutura do Balano Financeiro


O Balano Financeiro ser complementado por nota explicativa detalhando as despesas executadas por tipos de crditos (inicial, suplementar, especial e extraordinrio). Ser informado, ainda, o montante da movimentao financeira (transferncias financeiras recebidas e concedidas) relacionadas execuo do oramento do exerccio

Contabilidade Pblica Anlise do Balano Financeiro


A anlise e a verificao do Balano Financeiro tem como objetivo predominante preparar os indicadores que serviro de suporte para a avaliao da gesto financeira . As informaes sobre o fluxo de recursos das disponibilidades so teis para que os gestores possam tomar decises que iro influenciar o fluxo de caixa da entidade. Possibilita, ainda, mensurar se o disponvel suficiente para pagar os bens e servios adquiridos e contratados e ainda satisfazer os gastos de manuteno

Contabilidade Pblica
Anlise do Balano Financeiro (Indicadores de Resultado)

Resultado Financeiro:

I>D
(RO + R.EXT.) (I) X (DO + P.EXT.) (D)

Supervit Financeiro

I=D

Equilbrio Financeiro

I<D

Dficit Financeiro

Contabilidade Pblica

Anlise do Balano Financeiro (Indicadores de Resultado)

Resultado Financeiro: Df > Di


Disponibilidade Final (Df) X Disponibilidade Inicial (Di) Resultado Positivo

Df = Di

Equilbrio Financeiro

Df < Di

Resultado Negativo

ELABORAO E ANLISE DO BALANO PATRIMONIAL

Contabilidade Pblica
Conforme a NBCT SP 16.6, o Balano Patrimonial a demonstrao contbil estruturada nos grupos de ativo, passivo e patrimnio lquido, que evidencia qualitativa e quantitativamente a situao patrimonial da entidade pblica, estruturado nos grupos: I. Ativo compreende as disponibilidades, os direitos e os bens, tangveis ou intangveis adquiridos, formados, produzidos, recebidos, mantidos ou utilizados pelo setor pblico, que seja portador ou represente um fluxo de benefcios, presente ou futuro, inerentes prestao de servios pblicos; Passivo compreende as obrigaes assumidas pelas entidades do setor pblico para consecuo dos servios pblicos ou mantidas na condio de fiel depositrio, bem como as contingncias e as provises;

II.

III. Patrimnio Lquido representa a diferena entre o Ativo e o Passivo. Deve ser evidenciado no Patrimnio Lquido os resultados do exerccio, segregados dos resultados acumulados de perodos anteriores. IV. Contas de Compensao: compreende os atos que possam vir a afetar o patrimnio;

Contabilidade Pblica
O Balano Patrimonial e a NBC T SP Conceito de Ativo: conjunto de bens e direitos para gerao de benefcios econmicos presente ou futuro, como elemento norteador para possibilitar a classificao de bens e direitos como ativo. Isso significa dizer que no mais a propriedade que deve balizar o registro no ativo, mas sim a sua capacidade de gerao de benefcios econmicos presentes ou futuros. Conceito de Passivo: conjunto de obrigaes assumidas pelo ente, independente ou no da execuo oramentria, valores de terceiros em poder do setor pblico, contingncias e provises. Saldo patrimonial: representa a diferena entre o ativo e o passivo, denominado de patrimnio lquido consagrando-se a denominao do ordenamento jurdico pela legislao societria e tambm preconizada na Lei de Responsabilidade Fiscal.

Contabilidade Pblica

Classificao dos elementos patrimoniais A classificao dos elementos patrimoniais considera a segregao em circulante e no circulante, com base em seus atributos de conversibilidade e exigibilidade . Os ativos devem ser classificados como circulante quando satisfizerem a um dos critrios abaixo, ou na falta de atendimento, em no circulante:
I. II.

estarem disponveis para realizao imediata tiverem a expectativa de realizao at o trmino do exerccio seguinte .

Contabilidade Pblica
Classificao dos elementos patrimoniais Os passivos devem ser classificados como circulante quando satisfizerem a um dos critrios abaixo, ou na falta de atendimento, em no circulante:
I.

corresponderem a valores exigveis at o final do exerccio seguinte corresponderem a valores de terceiros ou retenes em nome deles, quando a entidade do setor pblico for a fiel depositria, independentemente do prazo de exigibilidade .

II.

Contabilidade Pblica
Anlise do Balano Patrimonial

A anlise e a verificao do Balano Patrimonial tem como fator predominante preparar os indicadores que serviro de suporte para a avaliao da gesto econmica da entidade. Uma das principais anlises consiste em relacionar os grupos do circulante, verificando h existncia dos ndices de liquidez e de endividamento de curto prazo.

Contabilidade Pblica
Anlise do Balano Patrimonial (Indicadores de Resultado) Resultado Patrimonial: A>P
ATIVO X PASSIVO Supervit Patrimonial

A=P

Equilbrio Patrimonial

A<P

Dficit Patrimonial

Contabilidade Pblica
Anlise do Balano Patrimonial (Indicadores de Resultado) Circulante:

AC > PC
Ativo Circulante X Passivo Circulante

Capital Circulante Positivo

AC = PC

Capital Circulante Nulo

AC < PC

Capital Circulante Negativo

Devem ser realizadas outras anlises de endividamento e liquidez, bem como as requeridas pela gesto.

Contabilidade Pblica
Avaliao da Gesto Econmica Avaliar os reflexos e impactos que a gesto tenha provocado no patrimnio pblico condio essencial para o desempenho de gestores e da gesto pblica e de suma importncia para os controles interno, externo e social, pois dentre outras questes pode revelar . I. melhorias ou no dos indicadores de liquidez e endividamento; tanto curto, quanto de longo prazo . aumento ou reduo da capacidade de prestao de servios populao. conservao, manuteno e capacidade de reposio dos bens e equipamentos pblicos

I. II.

III. obteno de resultado positivo ou negativo do saldo patrimnio ou da evoluo ou reduo do patrimnio lquido IV. outros aspectos relevantes da gesto patrimonial das entidades do setor pblico

ELABORAO E ANLISE DA DEMONSTRAO DAS VARIAES PATRIMONIAIS

Contabilidade Pblica
Conforme a NBC T SP a Demonstrao das Variaes Patrimoniais a demonstrao que evidencia:

as variaes quantitativas e qualitativas resultantes e as


independentes da execuo oramentria, bem como o resultado patrimonial

Entende-se por variaes qualitativas as decorrentes de transaes no


setor pblico que alteram a composio dos elementos patrimoniais sem afetar o patrimnio lquido, como por exemplo, a aquisio de veculo;

as variaes quantitativas representam as transaes no setor pblico


que alteram o patrimnio lquido, como por exemplo, o pagamento de pessoal ou a contabilizao das depreciaes, amortizaes e exausto ;

Contabilidade Pblica
Classificao das variaes patrimoniais:
I.

variaes oramentrias: so aquelas decorrentes da execuo da receita e despesa oramentria, devendo integrar o resultado apenas as efetivas ; mutaes patrimoniais: so aquelas decorrentes da execuo da receita e despesa oramentria no efetivas, ou seja, produzem apenas variaes qualitativas, que para efeito da estrutura no compe mais a Demonstrao das Variaes Patrimoniais; e variaes independentes da execuo oramentria: so os fenmenos que alteram o resultado do exerccio, sem decorrer da execuo da receita e despesa oramentria ;

I.

II.

Contabilidade Pblica
Definies Bsicas Variaes Patrimoniais Quantitativas : So os fenmenos que provocam alterao dos elementos patrimoniais com impacto aumentativo ou diminutivo no patrimnio lquido. Esto apresentadas na estrutura das Demonstraes das Variaes Patrimoniais como aumentativas ou diminutivas Variaes Patrimoniais Qualitativas : So os fenmenos que provocam alterao dos elementos patrimoniais, sem, contudo alterar o patrimnio lquido. Na estrutura da Demonstrao das Variaes Patrimoniais esto classificadas nos tipos: I. Incorporao de ativo II. Desincorporao de passivo III. Incorporao de passivo IV. Desincorporao de ativo

Contabilidade Pblica
Definies Bsicas Variaes Patrimoniais Aumentativas: So as variaes quantitativas que provocam variaes aumentativas no resultado do exerccio. Na estrutura da Demonstrao das Variaes Patrimoniais esto classificadas nos grupos abaixo I. Tributrias e Contribuies II. Venda de Mercadorias, Produtos e Servios III. Financeiras IV. Transferncias V. Explorao de Bens e Servios VI. Valorizao e Ganhos com Ativos VII. Outras Variaes Patrimoniais Aumentativas.

Contabilidade Pblica
Definies Bsicas Variaes Patrimoniais Diminutivas: So as variaes quantitativas que provocam variaes diminutivas no resultado do exerccio. Na estrutura da Demonstrao das Variaes Patrimoniais esto classificadas nos grupos abaixo: I. Pessoal e Encargos II. Benefcios Previdencirios III. Benefcios Assistenciais IV. Financeiras V. Transferncias VI. Tributrias e Contributivas VII. Uso de Bens, Servios e Consumo de Capital Fixo VIII. Desvalorizao e Perda de Ativos IX. Reduo a Valor Recupervel X. Outras Variaes Patrimoniais Diminutivas XI. Resultado Patrimonial do Perodo

Contabilidade Pblica
Definies Bsicas Resultado do Exerccio: o confronte entre as variaes quantitativas aumentativas e diminutivas, podendo apresentar trs situaes: I. Supervit: Aumentativas > Diminutivas

II. Equilbrio: Aumentativas = Diminutivas III. Dficit: Aumentativas < Diminutivas

Contabilidade Pblica
Anlise da Demonstrao das Variaes Patrimoniais A anlise da Demonstrao das Variaes Patrimoniais tem como objetivo predominante preparar os indicadores que serviro de suporte para a avaliao da gesto patrimonial e a identificao dos fatores que mais contriburam para a formao do resultado do exerccio. As variaes quantitativas e qualitativas devem identificar como so os reflexos provocas no patrimnio sobre os atos e processos de deciso da gesto da entidade, podendo contribuir para o aumento ou diminuio da capacidade de oferta de servios pblicos para a sociedade, ao mesmo tempo que revela como esto as fontes e aplicaes de recursos da entidade importante verificar e determinar na formao do resultado do exerccio quais os fatores que mais contriburam nesse processo e deixar a gesto consciente sobre os resultados obtidos e de possveis alteraes que devem ser realizadas

Contabilidade Pblica

Anlise da Demonstrao das Variaes Patrimoniais (Indicadores de Resultado)

1. Resultado Econmico: A>D


Aumentativas (A) X Diminutivas (D) Supervit Econmico

A=D

Equilbrio Econmico

A<D

Dficit Econmico

ELABORAO E ANLISE DA DEMONSTRAO DO FLUXO DE CAIXA

Contabilidade Pblica

O objetivo principal da Demonstrao do Fluxo de Caixa fornecer informaes relevantes sobre as entradas e sadas de caixa ou dos equivalentes de caixa em um determinado perodo para possibilitar a tomada de decises em cenrios futuros

Contabilidade Pblica
Conforme a NBCT SP a Demonstrao do Fluxo de Caixa a demonstrao contbil demonstrao contbil que deve permitir aos usurios projetar cenrios de fluxos futuros de caixa e elaborar anlise sobre eventuais mudanas em torno da capacidade de manuteno do regular financiamento dos servios pblicos, atravs do mtodo direto ou indireto, devendo evidenciar as movimentaes havidas no caixa e seus equivalentes, nos seguintes em trs grupos :
I. das operaes: compreende os ingressos, inclusive decorrentes de receitas originrias e derivadas, e os desembolsos relacionados com a ao pblica e os demais fluxos que no se qualificam como de investimento ou financiamento; dos investimentos: inclui os recursos relacionados aquisio e alienao de ativo no circulante, bem como recebimentos em dinheiro por liquidao de adiantamentos ou amortizao de emprstimos concedidos e outras operaes da mesma natureza; e dos financiamentos: inclui os recursos relacionados captao e amortizao de emprstimos e financiamentos;

II.

III.

Contabilidade Pblica

Definies Bsicas da Demonstrao do Fluxo de Caixa Equivalente de Caixa: Por equivalentes de caixa se entende os depsitos bancrios e outras contas que possuam as mesmas caractersticas de liquidez e de disponibilidade, tais como as aplicaes financeiras de resgate imediato. Fluxo das Operaes: Compreende os ingressos, e os desembolsos relacionados com a ao pblica e os demais fluxos que no se qualificam como de investimento ou financiamento

Contabilidade Pblica
Definies Bsicas da Demonstrao do Fluxo de Caixa

Fluxo dos Investimentos : Inclui os recursos relacionados aquisio e alienao de ativo no-circulante, bem como recebimentos em dinheiro por liquidao de adiantamentos ou amortizao de emprstimos concedidos e outras operaes da mesma natureza.

Fluxo dos Financiamentos : Inclui os recursos relacionados captao e amortizao de emprstimos e financiamentos. Atividades de financiamento so aquelas que resultam em mudanas no tamanho e na composio do capital prprio e endividamento da entidade

Contabilidade Pblica
Fluxos Operacionais : De forma objetiva, as atividades ou fluxos operacionais decorrem das transaes relacionadas ao negcio da entidade pblica, as atividades de investimento esto relacionadas com os ativos no-circulantes, e os fluxos de financiamento, com os passivos no-circulantes . Mtodo Direto : O mtodo direto possibilita apresentar os elementos mais relevantes dos fluxos (entradas e sadas do caixa ou equivalentes de caixa) por valores brutos. Devem ser demonstrados os recebimentos de tributos, de contribuies, de servios; os pagamentos a fornecedores, de juros a instituies financeiras, a servidores; a compra e a alienao de bens; a obteno e a amortizao de emprstimos, entre outros recebimentos e pagamentos relevantes

Contabilidade Pblica

Mtodo Indireto: O mtodo indireto permite apresentar o fluxo de caixa a partir do resultado patrimonial do exerccio e obtido por meio da movimentao lquida das contas que influenciam os fluxos de caixa das atividades operacionais, de investimento e de financiamento, devidamente ajustadas pelas movimentaes dos itens que no geram caixa ou equivalentes de caixa, tais como: depreciao, amortizao, exausto, variao cambial de longo prazo, entre outros .

7.5.1 Resoluo pelo Mtodo Direto

Contabilidade Pblica
Anlise do da Demonstrao do Fluxo de Caixa

A anlise e a verificao da Demonstrao do Fluxo de Caixa tem como fator predominante preparar os indicadores que serviro de suporte para a avaliao da gesto financeira da entidade . Uma das principais anlises consiste verificar com se encontra a capacidade financeira da entidade em manter financeira os servios prestados a populao e quais as possveis dificuldades a ser enfrentadas para que se adote as medidas necessrias para a manuteno saudvel dos servios prestados . Outras anlises podero ser propostas para poder analisar a gesto financeira das entidades pblica, sempre com o intuito de instrumentalizar o controle social, gerar informaes que oriente os gestores e permitir a adequada prestao de contas

ELABORAO E ANLISE DA DEMONSTRAO DO RESULTADO ECONMICO

Contabilidade Pblica

A Demonstrao do Resultado Econmico, surge como uma inovao brasileira no sentido de suprir a necessidade de implementao de um sistema que objetive apurar os resultados econmicos, tendo por base o custo de oportunidade e o resultado econmico de programa e aes desenvolvidos pela administrao pblica.

Contabilidade Pblica

Definies
Receita econmica dos servios prestados e dos bens ou dos produtos fornecidos: o valor apurado a partir de benefcios gerados sociedade pela ao pblica, obtido por meio da multiplicao da quantidade de servios prestados, bens ou produtos fornecidos, pelo custo de oportunidade; Custos e despesas identificados com a execuo da ao pblica: so todos os custos diretos e indiretos que se pode apropriar ao servio prestado ou os bens e produtos fornecidos pela entidade do setor pblico, geralmente maiores que os custos oramentrios apropriados; e

Contabilidade Pblica

A DEMONSTRAO DO RESULTADO ECONMICO e a NBC T SP Resultado econmico apurado: a diferena existente entre a receita econmica

Custo de oportunidade: o valor que seria desembolsado na alternativa desprezada de menor valor entre aquelas consideradas possveis para a execuo da ao pblica.

Contabilidade Pblica
Notas Explicativas

A Demonstrao do Resultado Econmico dever conter notas explicativas, que so parte integrante do respectivo balano, com informaes relevantes, complementares ou suplementares quelas no suficientemente evidenciadas ou no constantes do mesmo, devendo incluir:
a. os critrios utilizados na elaborao da Demonstrao do Resultado Econmico b. quais as alternativas para levantamento das alternativas de remunerao dos servios por outras entidades c. os critrios utilizados para apropriao dos custos s aes d. quais as limitaes do sistema de custo; e. qual a recomendao do resultado econmico apurado para a ao produzida pela entidade pblica; e f. Outros aspectos no suficientemente evidenciados ou no constantes da Demonstrao do Resultado Econmico

Contabilidade Pblica

Breve Histrico da Demonstrao do Resultado Econmico A busca de alternativas que: reduzam os custos e otimizem a efetividade e a eficincia, (preceito institudo pela Carta Constitucional de 1988 em seu art. 74, inciso II) Implementao de um sistema que objetive resultados.

Sugere-se que, no mnimo, as aes e/ou servios pblicos sejam monitoradas passo a passo por um sistema de contabilidade e controladoria estritamente tcnico e dotado de instrumental normativo perfeitamente definido;
As aes deve reduzir os custos e otimizar a efetividade e a eficincia, (preceito institudo pela Carta Econmico (DRE), que evidencia eficincia na gesto dos recursos no servio pblico

Contabilidade Pblica

A Demonstrao do Resultado Econmico ser complementado por nota explicativa detalhando as despesas executadas por tipos de crditos (inicial, suplementar, especial e extraordinrio). Ser informado, ainda, o montante da movimentao financeira (transferncias financeiras recebidas e concedidas) relacionadas execuo do oramento do exerccio

Contabilidade Pblica

A apresentao da Demonstrao do Resultado Econmico (DRE), tem por objetivo evidenciar o resultado econmico das aes do setor pblico, considerando sua interligao com o subsistema de custos

Contabilidade Pblica
Anlise da Demonstrao do Resultado Econmico A anlise da Demonstrao do Resultado Econmico tem como objetivo determinar se do ponto de vista da economicidade a atividade, programa ou ao da entidade do setor pblico est gerando dficit, equilbrio ou supervit econmico. A anlise deve ser feita com base na avaliao da atividade, programa ou ao, considerando: I. Dficit Econmico: situao em que a receita econmica menor que os custos diretos e indiretos apropriados atividade. A recomendao que a administrao pblica deveria tomar a deciso de descontinuar as atividades ou reduzir os custos para poder gerar um supervit, ou no mnimo um equilbrio

Contabilidade Pblica
Anlise da Demonstrao do Resultado Econmico

II.

Supervit Econmico: situao em que a receita econmica maior que os custos diretos e indiretos apropriados atividade. A recomendao que a administrao pblica deveria continuar produzindo o servio, pois o faz com economicidade e eficincia.

III. Equilbrio Econmico: situao em que a receita econmica igual aos custos diretos e indiretos apropriados atividade. A recomendao que a administrao pblica deveria tomar a deciso de descontinuar as atividades ou reduzir os custos para poder gerar um supervit .

Contabilidade Pblica

Avaliao do Resultado Econmico a. A avaliao da gesto consiste, dentre outros, em observar atravs do levantamento dos principais bens e servios produzidos para a populao qual o resultado econmico obtido de cada um e tomar as decises para melhor o desempenho econmico das atividades, bens e servios ou poder terceirizar com fornecedores que o fazem de forma mais econmica .

Referncias: BRASIL, Manual de contabilidade aplicada ao setor pblico. Secretaria de Tesouro Nacional. 3 Edio. Braslia. 2011 Material do Curso de Contabilidade Aplicada ao Setor Pblico realizado pelo:

Вам также может понравиться