Вы находитесь на странице: 1из 3

Artes Visuais - FMU - 4 Semestre - Noite Nome: Elaine Nome: Gabriela Nome: Leonardo Nome: Vanessa Sociologia da Educao

1) Explique como Durkheim diferencia "educao" e "psicologia". Ainda segundo Durkheim, a educao pode ser considerada um fato social. (0,5) Para Durkheim a educao nomeia o processo de socializao dos membros de cada sociedade desde o seu nascimento e pode ocorre mesmo que as geraes adultas no tenham parado para refletir sobre as caractersticas da formao que pretendem destinar aos mais jovens. J pedagogia definida como uma orientao consciente da ao educativa sistemtica que visa formar as novas geraes. Segundo Durkheim a educao um fato social. De acordo com a sua condio de fato social que atende a todas as caractersticas apontadas acima, a educao um fenmeno da conscincia coletiva que se impe aos indivduos, fazendo que o ser social seja acrescentado ao ser animal de cada membro da sociedade, ensinando-lhe certas maneiras de pensar, de sentir ou de agir. Sendo assim o comportamento das crianas no espontneo, e sim ensinado pelo grupo sua volta, que impe valores, sentimentos e costumes, como os hbitos de higiene, alimentao, vesturio etc. Quando o processo educacional bemsucedido, a coero que o grupo exerce sobre cada membro nem sentida, parecendo a todos que so hbitos naturais e espontneos de cada um. A educao integra um conjunto de fatos sociais que promovem o processo de individuao dos seus membros, ou seja, o processo histrico que leva os seres humanos a se pensarem como indivduos livres e iguais aos demais indivduos. (Esse processo faz parte da transformao ocasionada pela evoluo da conscincia coletiva de uma solidariedade social). (o papel da pedagogia no de substituir a prtica educativa, mas gui-la, esclarec-la, remediando as lacunas que venham a produzir-se, e corrigindo as insuficincias que venha a ser observadas.)

2) Segundo Tosi, para Durkheim, a educao adequada a educao prpria ao meio moral que cada um compartilha. Justifique esta questo. (0,5) Nas sociedades complexas existem muitos meios morais, conforme a diviso em classes, em castas, em grupos, em profisses etc. Assim, no existe uma educao nica para que todos aprendam a ser membros da sociedade. Voc aprende a ser um membro de sua classe, de seu grupo, de sua casta, de sua profisso, enfim, de seu meio moral. E este o modo especfico, particular, pelo qual voc se torna membro da sociedade. A educao adequada, a prpria ao meio moral ao que cada um compartilha, o que quer dizer que no existe uma educao nica para que todos aprendam a ser membros da sociedade, voc aprende a ser membro do seu meio moral. (primeiro, a conscincia coletiva, esta sociedade vive na cabea de cada indivduo e ao mesmo tempo exterior a cada pessoa e que a obriga a comporta-se conforme o desejo da sociedade, no existe individualmente, mas somente pela cooperao entre os indivduos. Segundo, essa existncia social, essa vida coletiva, obra no apenas dos indivduos que cooperam entre sim num dado momento da vida da sociedade, mas tambm das geraes passadas, que ajudaram a criar as crenas, os valores e as regras que ainda hoje esto presentes e que nos obrigam de certo modo a nos comportarmos de acordo com "a vontade da sociedade".) (Essa educao, naturalmente, no se faz no vcuo. ela tem contedos. Tais contedos so dados pelo meio moral que compartilhamos, quer dizer, por este mar de crenas, valores e presentes da sociedade em que vivemos.). (Este meio moral produzido pela cooperao entre os indivduos, atravs de um processo de interao que chamou de diviso do trabalho social que predomina na vida coletiva numa determinada poca, temos um tipo diferente de cooperao entre indivduos. E este tipo diferente de cooperao, por sua vez, d origem a uma vida moral diferente. E que cada nova gerao ao nascer, recebe na forma de educao.). (Isso o aprender a viver) 3) Segundo Durkheim, a educao um instrumento da conscincia coletivas. Justifique esta questo. (0,5) A educao que recebemos tem por objetivo nos enquadrar s expectativas do meio social em que vivemos. Cada geral transmite seguinte, atravs da educao, os elementos fundamentais para a manuteno da estabilidade das coletividades humanas.

Os processos educacionais, segundo Durkeim, so imprescindveis para a promoo da integrao social tanto em sua forma de solidariedade mecnica, como o era nas sociedades inferiores ou segmentares, quanto em sua forma de solidariedade orgnica, como o seria nas sociedades superiores ou orgnicas. por meio da educao que os indivduos absorvem os valores e os sentimentos constituintes da conscincia coletiva e ou tomam conhecimento da dependncia recprocas que existem entre eles e das regras que regulamentam a convivncia entre as diversas partes que constituem o organismo social. As ideias e representaes que orientam as condutas dos indivduos na vida social se formam por meio dos processos educacionais onde a conscincia coletiva e as regras de vivncia social so gradativamente incutidas na subjetividade dos indivduos por meio das instituies educacionais.

Вам также может понравиться