Вы находитесь на странице: 1из 1

RelatrioReservado

Assinaturas - www.relatorioreservado.com.br. E-mail: atendimento@relatorioreservado.com.br. Tel: (0xx21) 2549-1173 / r: 30 Disponvel para os assinantes na internet.

Rio de Janeiro, 11 de junho de 2013 N 4.640

NEGCIOS & FINANAS

EDITADO POR INSIGHT ENGENHARIA DE COMUNICAO Editores: Claudio Fernandez . Alexandre Falco Redao: (0xx21) 2509-5399 / Fax (0xx21) 2516-1956 Assinaturas: www.relatorioreservado.com.br / (21) 2549-1173 / atendimento@relatorioreservado.com.br.

Halliburton
A Halliburton est se valendo de suas costas quentes. O aparato de Estado norte-americano tem feito forte lobby junto ao governo brasileiro e, por extenso, Petrobras com o objetivo de garantir para a empresa contratos de venda de equipamentos e servios. A Halliburton tenta compensar no Brasil as perdas de receita que vem amargando no Mxico, com a deciso da Pemex de adiar uma srie de investimentos em explorao e produo. Como se a Petrobras vivesse dias muito melhores...

Ipanema Coffees esquenta na xcara da Mitsubishi


Um bule de caf que j passou pelas mos de Armnio Fraga e de Julio Bozano deve ser derramado de vez na xcara da Mitsubishi Corporation e da alem Tchibo. A dupla, que, h cerca de um ano, comprou 36% da Ipanema Coffees, quer assumir o controle integral da empresa. A operao se consumaria por meio da aquisio das participaes do grupo escandinavo Kaffehuset Friele, da ML Participaes e da Paraguau Participaes. Procurada pelo RR, a Ipanema Coffees negou qualquer movimentao societria. Est dado o recado. No entanto, o RR apurou que Mitsubishi e Tchibo pretendem transformar a empresa em uma operao global, com escritrios comerciais e at mesmo produo em outros pases. O investimento ficaria na casa dos US$ 150 milhes, valor, ressalte-se, que no leva em considerao o desembolso previsto na compra das participaes dos demais acionistas. Dos tempos em que Armnio Fraga, Julio Bozano e outros estrelados investidores passaram pelo negcio, ao longo da ltima dcada, a Ipanema Coffees cresceu ainda mais e se tornou uma das cinco maiores fabricantes de cafs especiais do mundo. Sua produo anual est na casa das 150 mil sacas. Mitsubishi e Tchibo querem duplicar esse cafezal nos prximos anos. Para isso, j estariam, inclusive, com o dedo no gatilho para a compra de duas fazendas em Minas Gerais, negcio que seria consumado logo aps a aquisio do controle da empresa. As duas tradings pretendem usar a marca Ipanema Coffees para concorrer com o caf especial colombiano no mercado internacional, sobretudo na Europa e nos Estados Unidos.

Vocs se lembram de Zelia Cardoso de Mello e Bernardo Cabral? Pois bem...

Chico Xavier
O RR psicografa o expresidente Lula ao receber a notcia da investida de FHC no setor imobilirio: Eu fiz uma viagenzinha frica para vender servios das construtoras brasileiras e foi aquela chiadeira. Vai o cara e abre uma empreiteira!.

O envolvimento do Banco Safra com o caso Madoff, maior fraude piramidal dos EUA,
no uma pgina virada. Lesados no episdio prometem um novo captulo em brevssimo.

Marcos Lisboa desce quadrado


O economista Marcos Lisboa, ex-Ita-Unibanco e atualmente no Insper, est entalado na garganta da equipe econmica. No s pelas funestas projees e trituradoras anlises de conjuntura. Mas principalmente porque Marquinhos era considerado quase um colaborador do governo. Algum como Armnio Fraga, ideologicamente distinto, mas com honestidade intelectual e fidalguia. Fraga tornou-se o moneta de referncia logo no primeiro governo Lula, quando ajudou na transio do BC para Henrique Meirelles. Marquinhos, por sua vez, trabalhou na srie de propostas microeconmicas que viriam a resultar no documento de campanha do Ciro Gomes, Agenda perdida, adotado em numerosas vezes pelo governo do PT. O fato que o querubim conservador transformou-se num emplumado carniceiro. Dois artigos bem recentes do economista foram compreendidos pela equipe de Guido Mantega como uma declarao de guerra. Em tempo: o ex-ministro Antonio Palocci se ofereceu para amaciar Marquinhos. Os dois tm uma boa liga.

Ai, gente!
O mundo gay vai estrear na propaganda televisiva brasileira. Uma cervejeira j encomendou um filmete em que os protagonistas da pea publicitria formam um casal de mimosos namorados. De antemo, informase que a cervejeira no a primeira do ranking.

Andritz o scio que incomoda o sono da Inepar


O empresrio Atilano Oms Sobrinho h muitos anos um sobrevivente fora contrria das circunstncias anda com uma pulga atrs da orelha. O sifonptero em questo atende pelo nome e sobrenome de Andritz Hydro. Scia de Atilano na produo de equipamentos para a gerao de energia eltrica, a companhia sua tem demonstrado um sbito apetite para investir no negcio. Repentinamente, sacou do bolso um cheque de aproximadamente R$ 100 milhes para a ampliao da fbrica de Araraquara (SP). Mas isso no uma boa notcia? Depende. O calejado Atilano, que j viu muita coisa nessa vida, tem se perguntado aonde os suos querem chegar. Tomara que no seja futura diluio da participao do empresrio na joint venture Andritz Hydro Inepar, fantasma que sempre ronda o lado mais fraco de uma relao societria. Em nome da preservao da indstria nacional, tomara!

Blackjack
H um burburinho no Congresso para a retomada de um antigo projeto de lei que permitiria a instalao de cassinos em reas demarcadas, notadamente cidades com grande potencial turstico. O RR aposta suas fichas que o negcio no sai, mas, pelo sim, pelo no, est feito o registro.

Copyright Relatrio Reservado - Negcios & Finanas. Todos os direitos reservados. proibida a reproduo do contedo deste jornal em qualquer meio de comunicao, eletrnico ou impresso, sem autorizao escrita. As informaes publicadas neste veculo no exprimem declaraes oficiais das empresas e personagens citados, exceo de circunstanciais afirmaes de carter formal, identificadas pela divulgao entre aspas.

Вам также может понравиться