Вы находитесь на странице: 1из 13

SOBRE A IDIA DE PERVERSO EM MASUD KHAN

As neuroses so, por assim dizer, o negativo das perverses.

... em suma, uma perverso tem as caractersticas de exclusividade e fixao - ento estaremos, via de regra, justificados em consider-la um sintoma patolgico.

... Os substitutos deste pnis, que eles acham que falta nas mulheres, desempenham um grande papel na determinao da forma assumida por muitas perverses.

Sigmund Freud, Trs Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade(1905)

FREUD E O CONCEITO DE PERVERSO

... mas de onde vem, ento, esse gosto monstruoso? - da natureza, minha filha. Marques de Sade, Histoire de Juliette (1796)

A PERVERSO PARA SIGMUND FREUD Acredito que alm, evidentemente, dos textos freudianos, podemos encontrar duas interessantes snteses sobre o tema das perverses no Dicionrio de Psicanlise de Laplanche e Pontalis (Laplanche e Pontalis, 1987) e no livro de Humberto Ngera Basic Psychoanalytic concepts of the Libido Theory (Ngera, 1970). interessante e necessrio, antes de abordar o conceito de perverso para Masud Khan, fazer este retorno s contribuies fundamentais do criador da psicanlise. Laplanche e Pontalis, a partir das idias de Freud, definem da seguinte maneira o termo perverso: Desvio em relao ao ato sexual normal, definido este como coito que visa a obteno do orgasmo por penetrao genital, com uma pessoa do sexo oposto. Diz-se que existe perverso quando o orgasmo obtido com outros objetos sexuais (homossexualidade, pedofilia, bestialidade, etc.), ou por outras zonas corporais (coito anal, por exemplo) e quando o orgasmo subordinado de forma imperiosa a certas condies extrnsecas (fetichismo, travestismo, voyeurismo e exibicionismo, sadomasoquismo); estas podem mesmo proporcionar, por si ss, o prazer sexual.

De forma mais englobante, designa-se por perverso o conjunto de comportamento psicossexual que acompanha tais atipias na obteno do prazer sexual. Humberto Ngera, tambm seguindo a Freud, define perverso da seguinte forma: A perverso uma forma de atividade sexual adulta que se desvia da sexualidade adulta normal devido a que sua gratificao se obtm, seja mediante o uso de objetos inadequados e/ou atravs da satisfao de fins instintivos distintos do fim normal da unio sexual, que est posta a servio da reproduo. As formulaes metapsicolgicas que Freud fez em relao a estes desvios sugerem que uma tendncia do ego regresso a formas prgenitais de satisfao constituem, em muitos casos, uma defesa contra a intensa ansiedade produzida pela sexualidade genital.

AS IDIAS DE MASUD KHAN SOBRE AS PERVERSES

O que viola a intimidade do outro o corrompe. Maom, citado por M.Khan

A obra de Masud Khan* (1924-1989) talvez possa, de uma maneira simplificada, ser dividida em trs pontos bsicos (Miraldi, 1989): (1) os sonhos, o setting analtico e o analista; (2) o trauma acumulativo e (3) as perverses. Evidentemente estes aspectos esto interligados mas, hoje, o tema das perverses ser nosso enfoque principal. Judy Cooper (Cooper, 1993), bigrafa de nosso autor, intitulou seu livro sobre ele - significativamente - de Speak Of Me As I Am. Este ttulo corresponde a uma das ltimas falas de Otelo, o Mouro de Veneza, antes de
*

Sugiro a leitura da introduo que fao Edio Brasileira do livro de J. Cooper Speak Of Me As I Am. Ed. Revinter, 1997.

sua morte, na tragdia de Shakespeare. Como ele, Masud Khan sempre foi visto pelos seus como um estranho, e pelos europeus como um estrangeiro. Judy Cooper escreve: Who was Masud Khan? Masud Khan was a fascinating man. He was a mass of splits and contradictions. As times he led a life that was remarkable for its monastic austerity and ascetic discipline, at other times he was driven to immediate gratification and romped around with the self indulgence of a wealthy playboy. Khan seemed to live in that transitional space between inner and outer experience that he understood so well. It could be said that he lived in the interface between fact and fiction, truth and metaphor, reality and fantasy. A.Limentani (Limentani, 1992), no obiturio que escreve sobre a morte de Masud Khan e publicado no International Journal of PsychoAnalysis dois anos aps a morte de nosso autor (e do qual ele havia sido por muitos anos um dos editores), comenta sobre o livro mais importante de Masud Khan no tema das perverses, que Alienation in Perversion, considerando que ele um texto onde a sensibilidade e a intuio do autor ficam evidentes no atendimento destas estruturas clnicas. Neste livro, reunindo trabalhos de cerca de duas dcadas, de 1952 a 1979, Masud Khan deixa muito claro como compreende os fatores que levam os indivduos a se tornarem perversos. No prefcio do livro ele escreve: No sculo XIX duas pessoas determinaram o destino do sculo XX, Carlos Marx e Sigmund Freud. Ambos diagnosticaram a enfermidade das culturas ocidentais judaico-crists: Marx, em funo da pessoa alienada na sociedade; Freud em funo da pessoa alienada de si mesma. O argumento bsico deste livro que o perverso coloca um objeto impessoal entre seu desejo e seu cmplice: este objeto pode ser uma fantasia estereotipada, um artifcio ou uma imagem pornogrfica. Os trs o alienam de si mesmo, assim como, infortunadamente, do objeto de seu desejo. Por isso o ttulo deste livro Alienation in Perversions.

o prprio Masud Khan, entretanto, quem nos oferece uma interessante abordagem na evoluo do conceito de perverso, desde as contribuies de Freud at os desenvolvimentos de vrios autores, principalmente Donald Winnicott. Encontramos no Captulo II de seu livro sobre as perverses estas idias. Masud Khan acrescenta concepo de Freud, quando este caracterizou as perverses como o negativo das neuroses (onde o perverso atua os impulsos que o perverso reprime), o fato de que as perverses so semelhantes a uma psicose que compatvel com um aparente estilo normal de vida ... onde a erotizao um modo de buscar o sentido de realidade. Judy Cooper (1993) escreve: Em essncia, Khan v a perverso como um outro modo de tentar lidar com splits esquizides ..., como com o histrico, atravs da sexualizao. Entretanto, nas personalidades esquizides a alienao vem do self e do objeto, e nas perverses vem do self e dos instintos. Por isso o perverso pode usar os objetos, enquanto que o esquizide se retrai ... . Glover, como muitos outros tericos que escrevem sobre a perverso, enfatiza o papel central desempenhado pela ansiedade de castrao; mas Khan est mais interessado nas influncias ambientais... . Masud Khan considera que a perverso age como uma barreira contra a intimidade, um conceito importante para ele. Esta barreira contra a intimidade (ou qualquer relao real) necessria porque o perverso busca utilizar (ou usar perversamente) o outro somente como parte de seu sonho. central em suas idias a formulao terica que considera as perverses como uma falha maturacional no processo de integrao do ego, devida a perturbaes na relao me-beb (Limentani, 1992). Esta perturbao se baseia, fundamentalmente, no fato do beb ser cuidado por uma mo muito amorosa mas incapaz de compreender seu filho como algum que necessita desenvolver uma personalizao. Habitualmente so

mes que tm um cuidado impessoal no handling do corpo de seu filho: assim d-se o fenmeno de idolizao. Por causa destes cuidados infantis insuficientes ou inadequados, da incapacidade para o playing e da ausncia de transicionalidade, os perversos fazem uma collage parcial e compensatria de aspectos, bocados e pedaos idealizados dos cuidados corporais que receberam de sua me e internalizam esta realidade psictica atravs do que Khan denomina objeto interno confrontado (Cooper, 1979). Sobre este conceito de objeto interno confrontado, comenta Judy Cooper: ... para isto Khan realiza um intrigante casamento entre as idias de Fairbairn e Winnicott. Estes dois analistas nunca se entenderam realmente um ao outro. Mas Khan os coloca juntos, amalgamando idias de Fairbairn - quanto aos splits de ego e no fato de que a criana introjeta um objeto primrio dissociado - e de Winnicott (1951) de objeto transicional. Visto que Khan conclui que o collage de imagens internalizadas no totalmente integradas constituem o objeto interno confrontado ... O objeto interno confrontado pode ser visto, ento, como o contrrio do que o objeto transicional na sade. O objeto interno confrontado freqentemente representado simbolicamente pelo objeto fetichista, pela situao esteriotipada ou pela fantasia repetitiva ... o resultado impedir a relao do perverso consigo mesmo e com os outros, impossibilitando qualquer integrao real ou encontro .... Outros dois conceitos fundamentais para a teoria das perverses de Masud Khan so os de intimidade e sua concepo de acting-out. O prprio Masud Khan nos levar atravs destes temas: Winnicott (1951) esboa o papel que desempenham as funes psquicas iniciais na etiologia das perverses, baseando suas investigaes na relao me-filho e em sua hiptese sobre os objetos transicionais. Considera que se a integrao das funes do ego so perturbadas devido a um meio ambiental (materno) de holding inadequado, os objetos transicionais que aparecem no desenvolvimento normal da infncia se

convertem na vida adulta em relaes sexuais perversas com objetos humanos e no-humanos. Neste captulo (intimidade, cumplicidade e reciprocidade nas perverses, Khan, 1979) consideraremos, em especial, o acting-out das fantasias e prticas sexuais perversas. Em primeiro lugar explicaremos detalhadamente a tcnica da intimidade atravs da qual o perverso induz e obriga a outra pessoa a converter-se em seu cmplice. Sugerimos que as perverses so um acting-out social da neurose infantil dos perversos. A tcnica de intimidade volta a reproduzir a neurose infantil. Mediante esta tcnica se apela a outro objeto, se o involucra, seduz e obriga a compartir o acting-out da deteno do desenvolvimento e do trauma acumulativo que conduzem otimizao da identidade, a qual instala a neurose infantil. Esta tcnica de intimidade, cujo mecanismo o acting-out, combina em seu sutil equilbrio a explorao defensiva de satisfaes regressivas de natureza instintiva pr-genital e a mobilizao de processos psquicos arcaicos, com a esperana de liberar e expandir o ego para que chegue a ser uma organizao independente e coerente e alcanar um sentido de identidade. Masud Khan faz uma sntese da questo da intimidade, relacionando este conceito com Freud, da seguinte maneira: Examinaremos agora porque a intimidade o modo de relao objetal preferido pelo perverso. Em suas primeiras investigaes analticas sobre a personalidade humana, Freud havia destacado o papel das experincias auto-erticas na sexualidade infantil. A intimidade no , entretanto, uma simples repetio regressiva egosintnica do auto-erotismo infantil. um erotismo deux, uma reproduo planificada de prticas masturbatrias entre duas pessoas, destinada a compensar a insuficincia de cuidado materno que constitui o requisito prvio do auto-erotismo e do narcisismo infantil.

Da mesma maneira com que fez com o conceito de intimidade, Masud Khan tambm, buscando a raiz freudiana, comenta o acting-out. Ele comea por referir que em Freud o acting-out tem uma conotao de

resistncia ao processo analtico e, em particular, com a rememorao. Faz a ressalva que hoje o conceito se ampliou em seu alcance e em sua esfera de aplicao clnica para abarcar uma grande quantidade de fenmenos de conduta relacionados tanto com o processo analtico como estrutura da personalidade. Ele cita, em continuidade, um grande nmero de autores que estudam o papel especfico do acting-out em relao com as perverses e os transtornos da vida instintiva. Por fim, escreve Masud Khan: De minha parte, ao considerar o mecanismo de acting-out me limitarei a descrever suas funes a servio da tcnica de intimidade nas perverses. Ao final do texto citado, conclui Masud Khan: As perverses tm mais afinidade com o sonho que com a formao de sintomas neurticos. A tcnica de intimidade constitui o veculo deste tipo de sonho e o acting-out seu mecanismo preferencial de funcionamento psquico. O ego do perverso atua seu sonho e involucra a outra pessoa nesta atualizao. Caberia argumentar que embora o perverso dramatize e satisfaa efetivamente seus sonhos corporais com uma pessoa real, no pode livrar-se deles. Desta forma, no tratamento do perverso temos que fazer frente a outro formidvel trabalho teraputico: como obter que desperte e abandone seu modo especfico de dramatizar estes sonhos. Nesta situao tropeamos com a inacessibilidade do perverso influncia e mudana devido a suas relaes objetais. Judy Cooper (Cooper, 1993), escrevendo sobre o conceito de acting-out para Masud Khan, refere o seguinte: Ainda seguindo a Winnicott, Khan mantm que o perverso emprega o acting-out no s como um mecanismo contra-fbico para escapar de seu mundo interno congelado, mas como tambm uma bandeira de esperana: Visto que, na verso de Winnicott, a tendncia anti-social considerada positivamente, como um grito de ajuda para alertar o ambiente da experincia primitiva da deficincia materna do perverso. O perverso constantemente

precisa acumular testemunhas para seus atos, parecendo ser este seu mtodo de comunicao preferido. Ele tambm est compelido ao acting-out como uma defesa manaca para evitar sua ansiedade latente e sua depresso. Penso que um dos trabalhos mais interessantes do Alienations in Perversions o captulo I, porque nele Masud Khan nos remete aos seus conceitos bsicos, e que se refere a reparao feita no self como um objeto interno idolizado. Leiamos o prprio Masud Khan escrevendo sobre isto: O tratamento analtico intensivo, ao longo desses vinte ltimos anos, de uma dzia de casos de perverso, me permitiu isolar um modelo da primeira relao me-criana, que conduz a escolha de prticas sexuais perversas (heterossexuais bem como homossexuais). Todos os sujeitos em questo tinham sido, em sua infncia, muito amados por suas mes. notrio que, em cada caso, o pai, mesmo estando presente na experincia da criana, no era, no entanto, registrado como presena ou como pessoa. A me oferecia criana cuidados corporais intensos mas de modo impessoal. A criana era tratada pela me como sua crianacoisa (thing-creation) mais do que como uma pessoa que est emergindo e crescendo. sobre esta idolizao do beb e da criana que eu quero chamar a ateno. Utilizo aqui propositadamente a palavra idolizao e no idealizao, pois aos meus olhos os dois processos so bem distintos. A idealizao um processo intra-psquico; ela muito influenciada pela fantasia. A idolizao, ao contrrio, um sobre-investimento de um objeto anterior real; ela se apoia nas atitudes e funes do eu que englobam os investimentos do isso e os intensificam para p-los a seu servio. Ela implica, portanto, em uma explorao mental dos componentes instintuais e dos processos psquicos primitivos em relao a um exterior - no caso a criana. (Khan, 1976) Masud Khan considera tambm que dois tipos de dificuldades adicionais parecem estar presentes nestas crianas: a ausncia do brincar (playing) e de objetos transicionais. Ele descreve que todos os seus

pacientes, involucrados nesta patologia, chegaram puberdade e adolescncia em um estado de inocncia organizada: com escassa capacidade para o devaneio sexual e suas primeiras tentativas masturbatrias foram pateticamente insatisfatrias. Sentem-se encerrados, quase claustrofbicos e bastante desesperados, despersonalizados e com um tipo de personalidade claramente esquizide; apresentam, entretanto, em estado latente, uma intensa necessidade de tomar contato com a vida e com os demais, o que no conseguem materializar em experincias vitais e/ou em relaes objetais atuais, escreve ele. Dando continuidade a suas idias ele postula que todas as perverses apresentam uma alienao fundamental do self da pessoa envolvida e a tentativa - por parte do perverso - de encontrar a personalizao atravs da elaborada maquinaria das experincias sexuais (Khan, 1979). Original tambm a idia de Masud Khan quando ele escreve na, talvez possamos dizer assim, tradio Hope de Donald Winnicott, que o que se requer estabelecer com a maior firmeza e solidez as tendncias positivas que jazem ocultas sob os resduos da percia ertica do perverso (Khan, 1979). Judy Cooper tambm aborda este tema ao considerar que, para nosso autor, muitas perverses so tentativas de impulsionar precariamente as funes do ego. Penso tambm que dois pontos aportados so muito interessantes. 1) Nas relao do perverso consigo mesmo e com seu objeto encontramos trs componentes: a) na idolizao o perverso trata o objeto como um fetiche sagrado; b) na idealizao o perverso outorga um valor demasiado intenso a um s aspecto do objeto; c) na identificao narcsica o perverso utiliza o objeto como um espelho do self, no intuito de defender-se de sentimentos depressivos. 2) Na situao transferencial estes trs processos se evidenciam: a) na idolizao qualquer gesto do analista que revele seu estado de separao vivenciado como algo traumtico e aniquilador. A dependncia em relao ao analista na procura da aceitao total adquire um

grau mximo. O analista deve realizar a reparao a fim de que comece a operar a personalizao diferenciada; b) quando o perverso representa o self idealizado se produz uma sutil desvalorizao do analista; c) na identificao narcsica busca mais desenvolver uma intimidade com o analista do que um trabalho analtico efetivo

Para concluir, interessante ouvir novamente o autor: Nenhum ser humano pode fazer muito pelo perverso na vida comum porque, como diria Tweedledee, o personagem da obra de Lewis Carroll, ele somente uma coisa, um tipo de coisa com que sonha em seu sonho.

BIBLIOGRAFIA Livros de Masud Khan Psicanlise: Teoria e Casos Clnicos. (The Privacy of the Self, 1974). Livraria Francisco Alves Editora. Rio de Janeiro. 1977 Alienacin en las Perversiones . (Alienation in Perversions, 1979). Ediciones Nueva Visin. Buenos Aires. 1987 Loucura y Soledad. Entre la Teoria y la Prctica Psicoanaltica . (Hidden Selves, 1983). Lugar Editorial. Buenos Aires. 1991 Quando a Primavera Chegar. Despertares em Psicanlise Clnica. (When Spring Comes - publicado nos Estados Unidos com o ttulo de The Long Wait, 1988). Editora Escuta. So Paulo 1991 Entre LIdole et LIdeal. (1976) Nouvelle Revue de Psychanalyse. N 13, Printemps, 1976 (h uma traduo de Suzana Alves Viana e Denise Vieira Lee, no publicada).

Livros e Artigos sobre Masud Khan

Masud Khan (1924-1989, obiturio). Aida Miraldi. Revista Uruguaya de Psicoanlisis. Asociacin Psicanaltica del Uruguay. N 71. Jul. 1990. pp. 145-154. M. Masud R. Khan. Obituary (1924-1989). A.Limentani. Int. J. Psycho-Anal. (1992). 73. 155. Notas sobre o artigo de Masud Khan. Entre lIdole et lIdeal . Suzana Alves Viana e Denise Vieira Lee. So Paulo. No publicado. Speak Of Me As I Am. The Life and the Work of Masud Khan. Judy Cooper. London. Karnac Books. 1993. (Falem de mim como eu sou. A vida e a obra de Masud Khan, Ed. Revinter. Rio de Janeiro, 1997.) Apresentao edio Brasileira, por J. Outeiral, de Falem de mim como eu sou. Judy Cooper. Rio de Janeiro. Revinter, 1997.

Вам также может понравиться