Вы находитесь на странице: 1из 20

CORPO HUMANO: NVEIS DE ORGANIZAO

(Cap. 4)

8 Ano Ensino Fundamental

Prof. Cristino Rgo

NVEIS DE ORGANIZAO: Clula Tecido rgo Sistema Organismo

anatomiaradiologiafisioterapia.blogspot.com

NVEIS DE ORGANIZAO:
Tecidos: so agrupamentos celulares semelhantes que, em cooperao,
desempenham uma determinada funo. Os tecidos podem ser de 4 tipos: epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso.

TIPO DE TECIDO EPITELIAL

FUNO Revestimento e secreo (glndulas)

CONJUNTIVO

Sustentao, proteo e unio de rgos


Movimentos do corpo

MUSCULAR

NERVOSO

Conduo e interpretao de estmulos nervosos

Tecido

Epitelial: constitudo por clulas justapostas com formato

polidrico (cbicas, cilndricas, etc,), protege e reveste as superfcies do organismo. As mucosas revestem as cavidades internas de rgos como a boca, o nariz, o estmago e o intestino. As serosas que revestem externamente alguns rgos como os pulmes (pleura), corao (pericrdio) e estmago (peritnio). H regies em que as clulas do tecido epitelial formam glndulas (estruturas que secretam produtos como suor, saliva, lgrimas e hormnios).

www.sobiologia.com.br

Tecido Epitelial: EPIDERME camada superior de clulas queratinizadas


(impermeabilizante); descamao constante; presena de melanina (proteo conta radiao Ultravioleta - UV).

cienciasete.blogspot.com

Tecido Conjuntivo:
Tecido em maior quantidade no corpo, formado por clulas separadas umas das outras por um material chamado matriz intercelular (geralmente gua e fibras de protenas). Fibras de protenas: - Colgenas (colgeno): muito resistentes. Abundante em ossos, cartilagens, tendes e ligamentos. - Elsticas (elastina): delicadas e grande elasticidade. Abundantes na pele e pulmes. Tipos de tecido conjuntivo: cartilagneo (cartilaginoso) adiposo sseo sanguneo

elseviersaude.com.br

Tecido Conjuntivo
- Cartilagneo ou cartilaginoso: cartilagem presente no nariz, na orelha e na traquia ( d forma e sustentao a essas estruturas). Recobre a superfcie articular dos ossos, nas articulaes mveis, promovendo o deslizamento entre eles. Tecido rgido, porm flexvel, rico em substncia intercelular.

Clula do tecido cartilaginoso

minerva.ufpel.edu.br

www.icb.usp.br

Tecido Conjuntivo
- Adiposo: formado por clulas que armazenam gordura (reserva energtica, isolamento trmico, sustentao e proteo de rgos rins e amortecedor contra choques mecnicos palma das mos e planta dos ps).

www.icb.usp.br

Tecido Conjuntivo
- sseo: o principal tecido responsvel pela consistncia do esqueleto. Sua matriz intercelular (matriz ssea) contm fibras colgenas e sais de clcio e de fsforo, portanto, tm consistncia slida, dura e resistente. Funes: sustentao do corpo e atuar como reservatrio de clcio para o organismo.

www.infoescola.com

www.afh.bio.br

Tecido Conjuntivo
- Sanguneo: matriz intercelular lquida e constitui o plasma sanguneo (90 % gua, 10 % sais minerais e protenas. constitudo por trs tipos de clulas: glbulos vermelhos, eritrcitos ou hemcias, glbulos brancos ou leuccitos e plaquetas ou trombcitos .

www.stsnet.com.br

Tecido Conjuntivo - sanguneo - Glbulos vermelhos, eritrcitos ou hemcias: clulas anucleadas; forma de
disco; vivem cerca de 120 dias; transportam e distribuem gs oxignio no organismo (hemoglobina, protena vermelha que se combina com o gs); existem cerca de 5 milhes de hemcia por milmetro cbico de sangue.

www.stsnet.com.br

- Glbulos brancos ou leuccitos: clulas mais ou menos esfricas e nucleadas associadas com a defesa do organismo fagocitando microrganismos e destruindo-os graas a produo de anticorpos, substncias que defendem o organismo contra a ao dos antgenos contidos em alimentos, microrganismos e droga, por exemplo. Existem cerca de 8 mil leuccitos em um milmetro cbico de sangue.

tudosobresangue.blogspot.com

- Plaquetas ou trombcitos: fragmentos de clulas que participam da coagulao do sangue. Existem cerca de 300 mil plaqueta por milmetro cbico de sangue.

cienciasnaturaiseminfias.blogspot.com

Tecido Muscular
- Tecido formado por clulas alongadas com capacidade de contrao e relaxamento. As clulas so chamadas fibras musculares ou micitos e participam nos movimentos do corpo. H trs tipos de tecido muscular: no estriado ou liso, estriado esqueltico e estriado cardaco.

tecciencia.ufba.br

- Muscular no estriado ou liso: formado por clulas com contrao lenta e involuntria, isto independente da nossa vontade. Encontrado no estmago, intestino e bexiga urinria.

FIBRA NO ESTRIADA

ESTMAGO

cienciasmorfologicas.webnode.pt

- Muscular estriado cardaco: formado por clulas com contrao vigorosa e involuntria, isto independente da nossa vontade. Encontrado no miocrdio, o msculo do corao.

CORAO

www.passeiweb.com

hellag.blogspot.com

- Muscular estriado esqueltico: formado por clulas com contrao vigorosa e voluntria, isto , contraem de acordo com a nossa vontade. Forma a musculatura do corpo.

www.coladaweb.com

www.noticiasnumclick.com.b

Tecido Nervoso
- Tecido formado pelos neurnios e glias. As neurglias ou glias so clulas no neuronais do sistema nervoso central que proporcionam suporte e nutrio aos neurnios. Os neurnios possuem forma alongada e estrelada; so sensveis a estmulos ambientais externos e do prprio corpo; e so capazes de conduzir impulsos nervosos e interpret-los. Apresentam um corpo celular, que contm um ncleo, e dois tipos de prolongamentos: axnio, geralmente extenso ramificado na extremidade, e dendrito, que se ramifica a partir do corpo celular.

NEURGLIA

NEURNIO

www.sciencephoto.com

www.portalsaofrancisco.com.br

SENTIDO DE TRANSMISSO DE IMPULSO NERVOSO ENTRE NEURNIOS:


DENDRITO CORPO CELULAR AXNIO

SINAPSE (neurotransmissores)

www.portalsaofrancisco.com.br

ATENO:
- Consulta terica: Livro CINCIAS O CORPO HUMANO 8 ANO 67 Edio Autores : Carlos Barros e Wilson Paulino Ed. tica 2011. - Figuras e imagens com seus respectivos crditos. - CONTATOS: E-MAIL mc-rego@hotmail.com

Вам также может понравиться