Вы находитесь на странице: 1из 13

Escola Tcnica Estadual de Palmares Disciplina: Biologia Professora: Nelma Maria Curso: Tcnico em Manuteno e Suporte em Informtica Turma:

2 ano 2013 Alunos: Cosme Monteiro, Fillipe Matheus Jefferson Araujo, Marcos Roque, Luanderson Silva.

REINO PLANTAE

Palmares, 2013

INTRODUO

O Reino Plantae, como o nome sugere, abriga as plantas: organismos eucariontes, multicelulares e autotrficos fotossintetizantes. Alm disso, em seu ciclo reprodutivo, apresentam alternncia de geraes. Na Biologia, a cincia responsvel pelo estudo deste grupo denominada Botnica.

Reino Plantae Inclui seres pluricelulares fotossintetizantes, eucariticas com tecidos organizados. A nutrio autotrfica fotossintetizante. A reproduo tpica ocorre por ciclos alternantes, haplides e diplides. Esse reino inclui os vegetais normalmente encontrados no ambiente terrestre: brifitas, pteridfitas, gimnospermas e angiospermas.

As Brifitas. As brifitas (diviso Bryophyta) so pequenos vegetais que crescem sobre solo mido, pedras ou troncos de rvores e, s vezes, na gua doce. Os musgos constituem sues pricipais representantes. Da mesma forma que os vegetais superiores e as clorofceas, possuem clorofilas a e b, carotenides, amido e celulose. Frequentemente tm dimenses inferiores a dois centmetros, mas algumas podem chegar a trinta centmetros. A planta propriamente dita, isto o indivduo maior, de vida independente e duradoura, o gametfito (n), que apresenta estruturas semelhantes raiz, ao caule e s folhas. No entanto, as brifitas so avasculares, ou seja, sem condutores de seiva. Por isto, mais correto chamar essas estruturas de rizides, caulides e filides. No gametfito, encontramos tambm rgos responsveis pela produo de gametas: o anterdico e o arquegnio. Esses rgos reprodutores so chamados gametngios . O anterdio (antero="florido"; dio="aparncia") produz gametas masculinos, chamados anterozides, o arquegno (arque="primitivo";gono="o que gera") produz o gameta feminino, de nome oosfera. O esporfito (2n), menos desenvolvido e temporrio, cresce sobre o gametfito e depende dele para a sua nutrio. No esporfito existem clulas que sofrem meiose, produzindo esporos. O pequeno porte dessas plantas consequncia da falta no s de estruturas rgidas de sustentao, mas tambm de um sistema de conduo de seiva. Reproduo: Muitas brifitas apresentam uma reproduo assexuada, custa de gemas ou propgulos - pequenos pedaos de plantas que se soltam, so levados pela gua e originam novas plantas. O ciclo repodutivo haplodiplobintico, como o ciclo dos musgos, que citamos como exemplo. Na maioria dos musgos, o sexo separado: cada gametfito possui apenas anterdios ou apenas arquegnios. O anterozide chega at o arquegnio nadando em uma pelcula de gua da chuva ou de orvalho, ou atravs dos respingos de gotas de chuva. Ao

alcanar o arquegnio, os anterozides nadam at a oosfera, ocorrendo ento a fecundao. Aps a fecundao, o zigoto sofre mitoses, originando um embrio que permanece protegido no arquegnio. O embrio se desenvolve por mitoses, formando um esporfito diplide, que possui uma haste e uma dilatao na extremidade, a cpsula. A cpsula um esporngio, isto , um rgo no qual se d a produo de esporos . Dentro do esporngio h clulas, chamadas cluas-mes dos esporos, que sofrem meiose, originando esporos que iniciam a fase haplide. Esses esporos so libertados e, em seguida, arrastados pelo vento, germinando a distncia. A germinao do esporo leva formao de um novo gametfito, fechando o ciclo. O esporo, ao germinar, d origem a um filamento de clulas, o protema. O protema emite algumas ramificaes que penetram no solo, formando rizides, enquanto outras ramificaes mais complexas vo dar origem aos ps de musgos (gametfitos).

Ciclo reprodutivo de um musgo Classificao Alm da classe Musci, qual pertencem os musgos, as brifitas so divididas em mais duas classes: Hepaticae (hepticas) - O nome dessa classe deve-se forma de fgado do gametfito(hepato="fgado").As hepicas mais conhecidas pertencem ao gnero e sombreados. O gametngio fica na ponta de estruturas chamadas gemetforos. H gemetfitos com gemetforos masculinos, os anteriodiforos, portadores de anterdios, e gametfitos com gemetforos femininos, os arquegoniforos, portadores de arquegnios. * Anthocerotae (antceros) - Podem ser exemplificados pelo gnero Anthoceros. O gametfito folhoso, arredondado, multilobado, com cerca de dois centmetros e preso ao substrato por rizides. Ao contrrio da Marchantia, os gametngios (anterdios e arquegnios) dos antceros esto mergulhados nos tecidos do gemtfito. Vrios esporfitos so formados no mesmo p aps a fecundao, possuindo uma base e um esporngio alongado, produtor de esporos. Pteridfitas Ao contrrio dos musgos e das algas, as pteridfitas so vegetais vasculares, isto , possuem vasos condutores de seiva. A presena desse vasos caracteriza os vegetais traquefitos (traqueo = "vaso"), representados pelas pteridfitas, gimnospermas e angiospermas, que j apresentam raz, caule e folhas Usaremos como referncia de pteridfitas o grupo das filicneas, como as samambaias e as avencas, que vivem em ambiente mido.

A planta propriamente dita (a fase duradoura) o esporfito. Possui folhas grandes (frondes), geralmente divididas em fololos; as folhas jovens ficam enroladas e so chamadas de bculos. De modo geral, a folha a nica parte visvel da planta, pois o caule subterrneo ou fica rente ao solo, com crescimento horizontal. Este tipo de caule, que lembra uma raz, chamado rizoma. O esporfito possui esporngios, produtores de esporos que se agrupam em estruturas chamadas soros. Estes distribuem-se na face inferior ou na borda dos fol O gametfito prtalo, bem menos desenvolvido que o esporfito e, na maioria das espcies, hermafrodita ou monico, isto possui, ao mesmo tempo, anterdios e arquegnios Reproduo Alm da reproduo assexuada por fragmentao, as pteridfitas apresentam um ciclo haplodiplobintico tpico. Usaremos com exemplo o ciclo de uma samabaia. No interior dos esporngios, so produzidos esporos por meiose. Os esporos so levados pelo vento, germinando ao encontrar substrato suficientemente mido, formando o gemetfito ou prtalo. O prtalo, medindo cerca de um centmetro, tem vida autnoma. Por ser pequeno, o prtalo fica facilmente coberto pela gua da chuva ou pelo orvalho, possibilitando a fecundao, uma vez que os anterozides multiflagelados devem nadar at a oosfera. O zigoto formado desenvolve-se num esporfito e o gametfito regride. Outras pteridfitas Das pteridfitas destacamos duas divises - Pterophyta (pterfitas) - Conhecidas tambm como filicneas, as pterfitas correspondem s samambaias e s avencas, estudadas anteriormente. - Lycophyta (licfitas) - Chamadas tambm de licopodneas, as licfitas so representadas atualmente pela Selaginella e pela Lycopodium. No perodo Carbonfero foram importantes componentes das florestas, que vieram a formar os depsitos de carvo; algumas eram representadas por rvores de grande porte. As licopodneas atuais so pequenas, com caules apresentando uma parte horizontal e ramificaes eretas com folhas pequenas. Os esporngios crescem nas axilas de folhas do pice dos caules eretos, formando uma estrutura chamada espiga ou estrbilo (figura 14.14). Na selaginella, o gametfito unissexuado, ocorendo dois tipos de esporos (heterosporia); o micrsporo d origem ao gametfito masculino ( s com anterdio) e o megsporo d origem ao gametfito feminino (s com arquegnio).

As Gimnospermas O termo gimnosperma (gimno ="nu") significa que as sementes esto descobertas ou expostas. Elas no se encontram protegidas dentro de frutos, como nas angiospermas. Usaremos como referncia de gimnospermas as conferas, exemplificadas pelo pinheiro-europeu, pinheiro-do-paran (figura 15.1), cipreste, cedro-verdadeiro e pela sequia Entre as conferas, o pinheiro o mais familiar. A planta (esporfito) possui feixes de folhas aciculadas (folhas longas em forma de agulhas). Alm das folhas aciculadas, que esto destinadas fotossntese, existem as folhas reprodutoras. As sementes se formam na superfcie dessas folhas, que apresentam a forma de escamas e, em geral, esto reunidas em estruturas chamadas estrbilos ou cones, de onde vem o nome conferas. Reproduo: No ciclo das gimnospermas, vamos encontrar folhas modificadas para a produo de esporos pequenos (micrsporos) e folhas especializadas na produo de esporos maiores (megsporos). Consequentemente, vamos ter dois tipos de gametfitos: o masculino, vindo do micrsporo, que se chama gro de plen; e o feminino, originado do megsporo. Esses gametfitos so reduzidos e crescem dentro do esporfito. No cone masculino, encontramos folhas modificadas em escamas contendo cpsulas, os microsporngios. Nestes, clulas diplides (as clulasmes dos esporos) sofrem meiose, formando os micrsporos haplides. O micrsporo passa por duas mitoses, originando o gro de plen. Das quatro clulas formadas apenas duas sobrevivem: a clula do tubo ou clula vegetativa, que formar o tubo polnico, e a clula geradora, tambm chamada clula gerativa ou ncleo reprodutor. Em volta do gro de plen, h uma parede protetora com duas expanses laterais em forma de asa. Os gros de plen so eliminados e facilmente arrastados pelo vento (polinizao), graas s "asas" que possuem e alguns deles atingiro o cone feminino. Os cones femininos so formados por folhas modificadas em escamas contendo megasporngios ou vulos. O vulo possui uma abertura, a micrpia. No interior h uma clula-me de esporos, que sofre meiose e origina quatro clulas haplides. Destas quatro, rs degeneram e a que resta o megsporo. O ncleo do megsporo sofre mitose dando uma massa plurinucleada, com cerca de 2 mil ncleosm que corresponde ao gametfito feminino. Nessa massa, surgem dois ou mais arquegnios, cada um com uma oosfera. Os gros de plen chegam at os vulos e penetram pela micrpila. Mais tarde, comeam a germinar, formando o tubo polnico, que cresce em direo ao arquegnio. No interior do tubo, a clula geradora produz dois ncleos espermticos, que funcionam como gametas masculinos. Um dos

ncleos espermticos se une oosfera originando um zigoto. Aps a fecundao, o vulo se transforma em semente. A semente contm, no interior, um embrio do esporfito. Como vemos, o crescimento do tubo polnico torna a fecundao independente da gua e um fator importante na conquista do meio terrestre pelas gimnospermas. O embrio fica no meio de um tecido haplide, o endosperma, que serve de reserva de alimento e formado a partir de restos do gametfito. As escamas com sementes formam o que damos o nome de pinho e o cone, depois de fecundado, chamado de pinha. As sementes tambm ajudam na adaptao vida terrestre, proegendo o embrio contra a perda de gua. Em condies favorveis, elas germinam dando um novo esporfito. AS ANGIOSPERMAS. As angiospermas so fanergamas com flores tpicas. No interior das flores, h folhas reprodutoras, os carpelos, que se fecham formando um vaso, onde as sementes iro se dessenvolver (da o nome do grupo: angio = "vaso"; esperma = "semente"). Aps a fecundao, parte do carpelo se transforma em fruto, uma estrutura exclusiva desses vegetais. Como todas as outras plantas vasculares, as angiospermas apresentam clorofilas a e b, carotenos, cutcula impermevel com estmatos para o arejamento e um sistema de vasos condutores de seiva bem desenvolvido. A planta propriamente dita o esporfito; o gametfito, extremamente reduzido, encontra-se incluso nos tecidos do esporfito O tamanho das angiospermas muito varivel: h desde pequenas ervas at grandes rvores. O corpo dessas plantas apresenta raiz, caule, folha e flor. A FLOR Uma flor completa formada por trs partes: pednculo - haste de sustentao que prende a flor ao caule; receptculo - extremidade do pednculo, geralmente dilatada, onde se prendem os verticilos; verticilos - conjunto de peas (folhas modificadas ou esporfitas) geralmente dispostas em crculo. Observando a flor da periferia para o centro, encontramos quatro verticilos; clice - mais externo, um conjunto de folhas protetoras, geralmente verdes, chamadas spalas; corola - verticilo seguinte, formada por ptalas. De colorido vivo, embora s vezes possuam cor plida ou branca, as ptalas servem indiretamente reproduo, atraindo os animais polinizadores com suas cores, aromas ou secrees adocicadas; androceu (andro = "masculino") - formado de folhas profundamente modificadas - os estames -, especializadas na produo de esporos - os micrsporos -, iro dar origem ao gametfito masculino. O estame possui um

pednculo, chamado filete, com uma dilatao na extremidade - a antera - e um tecido que une as duas partes da antera - o conectivo; gineceu (gino = "feminino") - ltimo verticilo, formado por folhas modificadas - os carpelos ou pistilos -, encarregadas da produo de megsporos, que iro originar o gametfito feminino. A base dilatada o ovrio e naextremidade oposta h uma dilatao - o estigma. Ligando o ovrio ao estigma, h uma haste - o estilete. REPRODUO SEXUADA As angiospermas possuem um ciclo haplodiplobintico com a fae haplide muito reduzida. A produo de micrsporos ocorre nos estames, onde h os sacos polnicos, eu correspondem a microesporngios. Em cada saco polnico existem vrias clulas-mes dos esporos, que sofrem meiose e formam esporos haplides. O esporo dentro do saco polnico, sofre mitose formando um gametfito masculino ou gro de plen. nessa mitose originam-se duas clulas: a clula reprodutora ou geradora e a clula vegetativa, tambm chamada clula do tubo. (O conjunto revestido por uma capa de duas paredes: a parede interna, celulsica, chamada intima, e a parede externa, mais resistente, a exina) A produo de megsporos ocorre no carpelo, No interior do ovrio podem-se encontrar um ou vrios macrosporngios - os vulos - presos ao ovrio por um pednculo. Cada vulo possui um tecido, a nucela, protegido por tegumentos. O tegumento externo a primina, e o interno, a secundina. Esses tegumentos apresentam uma abertura, a micrpila. Na nucela, a clula-me do esporo sofre meiose e d origem a quatro clulas haplides - os magsporos -, das quaiss uma sobrevive. O megsporo restante sofre divises nucleares, formando uma massa citoplasmtica, com oito ncleos haplides. Dois ncleos migram do plo para o centro, formando a clula central com dois ncleos, que por terem migrado dos plos, so chamados ncleos polares. Desse modo, surge o gemetfito feminino, chamado de saco embrionrio, constitudo por sete clulas: uma clula central, trs antpodas e uma oosfera ladeada por duas sinrgides A POLINIZAO A polinizao pode ser feita pelo vento (gramneas) ou por insetos e outros animais, que se alimentam do nctar de um determinado tipo de flor. Com isso, h mais chances de um gro de plen ser levado justamente para outra planta da mesma espcie. Esse sistema de "polinizao dirigida" permite uma economia na produo de gros de plen Quando feita pelo vento, a polinizao chamada anemfita; por insetos, entomfila; por aves, ornitfila e, por morcegos, quiroptrfila. Quando o gro de plen entra em contato com o estigma, ele desenvolve um tubo de citoplasma, o tubo polnico, formado a partir da clula

do tubo. O tubo polnico cresce em direo ao ovrio. Dentro do tubo, o ncleo da clula geradora se divide, originando, duas clulas espermticas haplides, que funcionam como gametas masculinos. Chegando ao ovrio, o tubo penetra no vulo pela micrpia, promovendo ento uma dupla fecundao, caracterstica das angiospermas. Uma clula espermtica funde-se com a oosfera, originando o zigoto que atravs de mitose, desenvolve um embrio diplide. A outra clula espermtica funde-se com os dois ncleos da clula central, originando uma clula trplide, a clulame do albmen. Esta clula sofre mitose e forma um tecido trplide - o albmen ou endosperma -, que representa uma reserva nutritiva para o embrio (figura 15.8). Como j mencionamos no estudo de gimnospermas, o tubo polnico permite que a fertilizao seja independente da gua. O FRUTO E A GERMINAO DA SEMENTE Aps a fecundao, o ovrio transforma-se em fruto e os vulos, no seu interior, transformam-se em sementes. O fruto apresentar uma parede - o pericarpo -, formada de trs regies: epicarpo, mesocarpo e endocarpo. O mesocarpo geralmente a parte comestvel, devido ao acmulo de reserva nutritiva. A disperso da semente promove a conquista de novos ambientes pela planta. Uma das maneira pela ual o fruto colabora na disperso da semente por meio do acmulo de reservas nutritivas, que atraem animais consumidores dessas reservas. A semente passa intacta pelo tubo digestivo do animal e eliminada junto com as fezes. Outras vezes, o fruto ou a prpia semente so transportados pelo vento, pela gua ou agarrados ao plo dos animais. Em condies adequadas, a semente germina, originando um novo esporfito. O embrio formado pela radcula, caulculo, gmula e cotildone (folha com reserva nutritiva). medida que ele se desenvolve, as reservas do cotildone ou do endosperma so consumidas pela planta. Quando essas reservas se esgotam, j existe uma pequena raiz originada da radcula. O caulculo d origem parte do caule - o hipoctilo -, e a gmula origina a parte superior do caule - o epictilo -, bem como as primeiras folhas. REPRODUO ASSEXUADA Em algumas angiospermas, como a grama e o morangueiro, o caule cresce horizontalmente e os ramos laterais produzem razes, tornam-se independentes e formam uma nova planta, que assim vai se multiplicando pelo terreno. Um caule com vrios ps de planta forma o que se chama de estolo. Fato semelhante ocorre com caules subterrneos como o da bananeira - os rizomas. O caule subterrneo da batata, por exemplo, forma tubrculos providos de gemas; depois que o caule morre, as gemas dos tubrculos do

origem a uma nova planta. Na planta conhecida fortuna, existem gemas nos bordos das folhas que originam novas plantas quando a folha se desprende e cai. Alm de ser mais rpida, a reproduo assexuada produz indivduos geneticamente idnticos ao original. Desse modo preservam-se caractersticas que se quer manter ao cultivar uma planta. CLASSIFICAO DAS ANGIOSPERMAS As angiospermas correspondem modernamente diviso Anthophyta e podem ser subdivididas em duas classes: Monocotyledoneae (monocotiledneas) e Dicotyledoneae (dicotiledenas). No primeiro grupo esto as plantas cujos embries possuem apenas um cotildone; no segundo grupo, as plantas com embries dotados de dois cotildones. Vejamos outras diferenas: - As monocotiledneas tm folhas com nervuas paralelas (folhas paralelinrveas), enquanto as dicotiledneas apresentam folhas com nervuras ramificadas (folhas reticuladas). - As monocotiledneas apresentam flores trmeras, isto , suas ptalas so sempre trs ou um nmero mltiplo de trs, o que vlido tambm para os outros elementos da flor (spalas, estames e carpelos). J as flores das dicotiledneas apresentam quatro, cinco ou mltiplos de quatro ou cinco elementos florais. So as chamadas flores tetrmeras e pentmeras. - A raiz das monocotiledneas fasciculada (no h uma raiz principal ), enquanto na raiz das dicoiledneas h um eixo principal do qual partem ramificaes secundrias (raiz axial ou pivotante). - Nas monocotiledneas, os feixes de vasos que levam a seiva esto espalhados pelo caule; nas dicotilednea, os feixes esto dispostos em crculos na periferia do caule. - Entre as monocotiledneas, podemos citar; trigo, centeio, arroz, milho, cana-de-aucar, capins, alho, cebola, coqueiro e orqudeas. Como exemplo de dicotiledneas, temos: feijo, ervilha, soja, amendoim, lentilha, tomate, pimento, algodo, couve, agrio, repolho, rosa, morango, ma, pra, caf, cenoura, mandioca, girassol e margarida.

CONCLUSO

O Reino Plantae composto pelas plantas, seres pluricelulares e eucariontes. Nesses aspectos elas so semelhantes aos animais e a muitos tipos de fungos, porm algo as difere desses e as classificam em um reino parte: as plantas so autotrficas, ou seja, produzem seu prprio alimento por meio da fotossntese. Alm disso, outras caractersticas importantes desses seres possurem amido como reserva energtica, terem parede celular de celulose, serem clorofilados e terem ciclo reprodutivo haplodiplonte.

ANEXO

Alga

Musgo

Samambaia

BIBLIOGRAFIA:

Durante a pesquisa vi citaes de das imagens no site, www.portalsaofrancisco.com.br , tendo como base para o desenvolvimento da pesquisa www.trabalhonota10.com.br , como site de busca,www.google.com.br e grupos no www.facebook.com.br ajudaram a terminar.

Вам также может понравиться