Вы находитесь на странице: 1из 7

Faculdade Anhanguera

Trabalho de tecnologia em cosmeticos

emulses

Integrantes do Grupo: Nome: Elcio Kaue Fernandes Leonardo Moraes Otto Edner Rodrigo Soares Wermeson Nunes William Bonfim William Luciano RA:

1111357349 101029012 111565723 111647975 111524768 111416469 1299195128

Emulses

Emulses

so

sistemas

heterogneos,

termodinamicamente

instveis

,definidos como a mistura intima de dois lquidos imiscveis ,um dos quais esta disperso no outro na forma de glbulos ou gotculas .A estabilidade fsica e a manuteno das fases continua e dispersa pode ser aumentada pela adio de adjuvantes como agente tensoativos . Emulses cosmticas so ,em geral preparaes de aparncia leitosa ,que apresentam-se estveis durante a armazenagem e se quebram ao contato com a pele possibilitando a liberao da fase descontinua . De modo geral devem apresentar segurana toxicolgica ausncia de composto alergnicos ,sensibilizantes e irritantes .os principais elementos so os que compem a fase aquosa ,fase oleosa e emulsificantes ,podendo ainda ser incorporados compostos com finalidades especificas ,como atividade fisiolgica ou teraputica ,agentes modificadores de viscosidade antioxidantes ,conservantes ,corantes e perfumes . Fase aquosa .Na fase aquosa so dissolvidos componentes hidrossolvel como umectantes ,princpios ativos, conservantes ,corantes .Utiliza-se preferencialmente a agua destilada ou deionizada ,pois a presena de ons e sais de clcio e magnsio ,constitui elemento perturbador da estabilidade das emulses sobretudo quando em suas preparaes so utilizados sabes

alcalinos como agentes emulsificantes .pelo mesmo motivo torna-se necessrio estabelecer a compatibilidade entre os eletrlitos a serem dissolvidos na fase aquosa e o agente emulsificante a utilizar ,de modo a evitar se a inativao deste . Fase oleosa . constituda pelos elementos graxos da formulao ,como leos ,ceras ,gorduras ,vitaminas lipossolvel,lanolina e derivados ,resinas ,agentes antioxidantes ,conservantes ,essncias . Dentre os constituintes da fase oleosa de emulses cosmticos ,destacam-se os leos vegetais por propriedades como baixa viscosidade e peso molecular

,o que os tornam menos oclusivos que os leos minerais ;boa penetraes na pele e capacidade de transporte de agentes teraputicos ,compatibilidade como a pele e possibilidade de fornecer nutrientes como tocoferis, carotenides e cidos graxos .

Tipos de Emulses Emulso gua/leo Emulso leo/agua Emulso mltipla Agua/leo/agua ou leo/agua/leo Emulso polimricas Agua /silicone Microemulses Nanoemulses Emulses cristais lquidos A maioria das emulses so leo e agua porque esse tipo de emulso permite uma melhor espalhabilidade sobre a pele e tambm evita resultados finais com oleosidade excessiva.

Aspectos regulatrios Somente sero registrados como cosmticos, produtos para higiene pessoal perfumes e outros de natureza e finalidades semelhantes, os produtos que se destinem a uso externo ou no ambiente, consoante suas finalidades estticas, protetora, higinica ou odorfera sem causar a pele nem danos a sade . Alem de sujeitos as exigncias regulamentares prprias o registro dos cosmticos dos produtos destinados a higiene pessoal dos perfumes e de demais, de finalidades congneres, dependera da satisfao das seguintes exigncias: -Enquadrar-se na relao de substncias declaradas incuas, elaboradas pelo rgo competente do ministrio da sade e publicada no dirio oficial da unio, a qual conter as especificaes pertinentes a cada categoria bem como as drogas aos insumos as matrias primas aos corantes, aos solventes a aos demais permitidos em sua fabricao

Devera obedecer

tambm manual de boas praticas para fabricao para

produtos de higiene pessoal e cosmticos e perfumes. Presentes na portaria de numero 348 /18 de agosto de 97. E obedecer todas as substancia permitidas pela anvisa dentro das suas dosagens corretas a fim de assegurar a segurana do paciente.

Formulao emulso leo /agua A partir de todos critrios elaboramos a seguinte formula farmacutica para uma emulso tpica: Composio: cada 1ml contem Benzoato de benzila 250mg excipientes: Acido esterico 2mg Trietanolamina 0,533ml gua desmineralizada qsp 1 ml

Indicaes: E indicada no tratamento de escabiose(sarna), pediculose(piolho) e outras parasitoses cutneas e do couro cabeludo. Contra-indicaes: Pessoas hipersensveis ao benzoato de benzila, leses na pele, feridas e queimaduras ou condies de pele que possibilitem maior absoro. Gravidez e lactao: O uso em gestantes requer cuidados e observao rigorosa, pricipalmente apresentando lees ulceradas na pele. Precaues: Destina-se ao uso externo, no devendo, portanto nunca ser ingerido, pois poder ocorrer intoxicao, no deve ser utilizado no rosto, olhos e mucosas, nem em locais da pele onde haja feridas, caso isso ocorra, lavar com gua em abundancia. O produto deve ser utilizado com cautela em pessoas que j apresentaram alergias a outros produtos de aplicao na pele.

Tcnica de preparo

Benzoato de Benzila: Liquido oleoso, lmpido incolor, forma cristais incolores pelo resfriamento, de odor fracamente aromtico, muito pouco solvel na gua, miscvel com lcool, clorofrmio, ter e leos fixos.

Trietanolamina usada, em cosmetologia, para a saponificao de cidos graxos elevados, como o cido esterico e o cido oleico, e como agente emulsificante para a produo de emulses estveis do tipo leo/ gua em ph levemente alcalino.

Acido esterico Obtido do fracionamento do cido graxo atravs da hidrlise do sebo de origem animal. Em p ou grnulos de cor branca a levemente amarelada, possui leve odor caracterstico e bem utilizado como agente de consistncia (por suas propriedades nicas). Biodegradvel, no inflamvel, txico ou poluente.

Nome Comercial Sarnax Apresentao 100ml

Concluso: E primeiro imprescindvel citar que houve preferncia na escolha de uma formulao de um medicamento com frmaco ativo ao invs de formulaes cosmticas, no entanto ressalta-se que se verifica a mesma tcnica de combinaes de adjuvantes farmacotcnicos que visam possibilitar a estabilidade qumica relacionada a integridade e potencia, fsica relacionada a aparncia, microbiolgica relacionada a inibio de crescimento de micro-

organismos, teraputica relacionada a dinmica do frmaco-ativo e toxicolgica relacionada a segurana da formulao em relao ao usurio.

Referncias Bibliogrficas Compendio medico, dicionrio brasileiro de medicamentos 36 edio, Andrei Farmacopia dos ESTADOS UNIDOS DO BRASIL 2 edio Almeida cunha BC Tecnologia das emulses Chrislane pires Lisboa unicamp Prof Watson lon unicamp

Вам также может понравиться