Вы находитесь на странице: 1из 7

CONCEITOS DA GEOMETRIA DOS FRACTAIS NA STIMA SRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL

Elaine Fraga Veit


Colgio Anchieta (Porto Alegre) Departamento de Educao Artstica e Informtica elaine.veit@terra.com.br

RESUMO
Este artigo procura relatar um projeto aplicado a alunos de stima srie do Colgio Anchieta, no qual foram desenvolvidas atividades com a Geometria dos Fractais. O projeto fez parte do plano anual da Educao Artstica e foi concebido a partir do plano pedaggico da escola, cujos objetivos fundamentam-se na dinmica das habilidades mentais. Alm disso, usou um foco de interesse da comunidade, naquele momento, que era a diversidade cultural apresentada pela mdia, durante a Copa do Mundo 2006. Palavras-chave: projeto, fractais, habilidades.

RESUMEN
Este artculo busca relatar un proyecto aplicado a alumnos de sptimo grado del Colegio Anchieta, en el cual fueron desarrolladas actividades con la Geometra de los Fractales. El proyecto hizo parte del plan anual de la Educacin Artstica y fue concebido a partir del plan pedaggigo de la escuela, cuyos objetivos se fundamentan en la dinmica de las habilidades mentales. Adems, us como foco de inters de la comunidad, en aquel momento, que era la diversidad cultural presentada en la midia, durante la Copa del Mundo 2006 Palabras clave: proyecto, fractales, habilidades

Introduo

Um planejamento curricular dinmico precisa estar atento s fontes de informao extraescolar, que chegam ao jovem, e inclu-las como possveis recursos que respondam demanda sobre um tema proposto.

A partir desta premissa, concebeu-se que o Ensino da Arte, na escola, tem como objetivo a compreenso da cultura visual, que as experincias deveriam estar vinculadas a um campo de conhecimentos organizados e, sempre que possvel, dever-se-ia procurar um enfoque transdisciplinar, vinculando-se esses conhecimentos a outras reas do currculo. O currculo de Educao Artstica, assim, passou a organizar estratgias que contemplam o desenvolvimento de habilidades mentais importantes como memria, identificao, anlise, comparao, implicao e elaborao, que funcionam como crculos ora concntricos, ora tangentes, pois com o exerccio equilibrado dessas habilidades que os mecanismos complexos do crebro fecham os circuitos do pensamento. A memria evoca e reconhece o que j foi anteriormente observado e assimilado, mas o entendimento daquilo que ouvimos depende de nossas memrias e o que se cria j se encontra em nossos arquivos mentais, quase sempre de forma desarrumada. Pensar criativamente significa promover arranjos e relaes entre elementos j conhecidos, de forma original. (REGAL, 2006: 287) Para que o sujeito identifique um objeto visual, ele precisa conhecer as caractersticas essenciais desse objeto, descobrir a identidade do mesmo e, para isso, preciso exercer outra habilidade, a anlise, com a qual possa examinar cada elemento componente do objeto representado. Estar, assim, apto a comparar idias, elementos e fenmenos, determinando relaes de igualdade, diferena e classificao. Nesta complexidade que o pensamento visual, o passo seguinte ser a habilidade de implicao, que envolve sempre uma relao de dependncia que pode ser explicada por meio da expresso se-ento ou uma relao de logicidade entre duas ou mais sentenas, das quais se deduz uma terceira.
1

E , a partir da, que se dar o processo criativo propriamente

dito, que a elaborao dos significantes, do contedo manifesto de forma consciente. Uma forma de encaminhar o processo de aprendizagem de maneira dinmica, na qual se tem a certeza de como comea, idealiza-se o desenvolvimento, mas a finalizao pode ser surpreendente, a experincia dos Projetos de Trabalho, a qual substitui o acmulo linear de informao pela busca de inter-relaes entre diferentes fontes e problemas que pretendem conectar-se, em espiral, em torno de estruturas de conhecimento. (HERNNDEZ, 1998: 38)

Apropriao e aplicao do conhecimento

Ao longo da 7 srie, em Educao Artstica, so previstas atividades que enfocam a cultura visual do sculo XX, caractersticas e reflexos e os alunos so estimulados, sem preconceitos, ao uso de instrumentos como compasso, rgua e esquadro, em algumas situaes bem definidas, como nos estudos do Abstracionismo Geomtrico, da Geometria de Fractais e em noes de Perspectiva. Alm disso, experimentam tcnicas de aquarela em composies livres, de pintura no estilo impressionista, recorte e colagem, quando o foco o Cubismo e

In: Documento do Plano de Estudos da Orientao Pedaggica do Colgio

Anchieta

algumas tcnicas que sejam adequadas s propostas que surgem naturalmente, dinamizando o currculo, cujos objetivos evidenciam as habilidades mentais mencionadas no captulo introdutrio. No ano de 2006, no intuito de sensibilizar os alunos para a Geometria dos Fractais, a atividade inicial proposta foi a de estimul-los a criar malhas geomtricas, partindo de um retngulo que deveria ser cortado no sentido transversal por duas linhas. Logo, se deram conta de que obtiveram quatro retngulos. Cruzaram mais duas linhas, nos sentidos horizontal e vertical, passando pelo ponto central do retngulo, obtendo, agora, quatro retngulos e oito tringulos. Alguns disseram que parecia a bandeira da Inglaterra, mas a maioria constatava que poderiam ir adiante, quase indefinidamente (at o grafite agentar, como disse um menino). Em todas as turmas, houve grupos que estabeleceram concorrncia saudvel para aqueles que obtivessem o maior nmero de tringulos. No final, fizemos uma pausa para a reflexo e comparamos as figuras resultantes (tringulos e retngulos). Alguns associaram Matemtica, nos conceitos de Razo e Proporo, o que desencadeou outra constatao de que o menor tringulo era igual ao maior, a no ser pelo tamanho. Na aula seguinte, foram levados ao auditrio para que assistissem um audiovisual sobre a Geometria dos Fractais, preparado especialmente para a faixa etria da 7 srie e que faz um resumo histrico da Geometria e dos Fractais, estabelecendo um conceito primordial: o todo est na parte e a parte est no todo. Isso ficou mais claro nas imagens dos ramos de couveflor e na reproduo dos trabalhos do artista plstico Rodrigo Siqueira (Figura 1).
2

Figura 1: Fractal Pop Rodrigo Siqueira, 1995 Foram-lhes oferecidos mais estmulos visuais, como mais um recurso didtico. Um painel, na Sala de Artes, foi coberto por reprodues de Arte Fractal, Tringulo de Sierpinski, Curva de Koch, e trabalhos de alunos do ano anterior, o que facilitou a continuidade do processo de criao, gerando produes significativas (Figura 2), pois prprio da espcie humana ter a capacidade de reproduzir graficamente imagens mentais construdas a partir da observao e

http://www.insite.com.br/rodrigo/

da imaginao. (PESSIS, 2005:38) No primeiro semestre de 2006, a Copa do Mundo era o assunto preferido entre os adolescentes e a escola no se fechou para isso, ao contrrio, a maioria dos componentes curriculares se adequou e cada um abordou o tema da forma mais aproximada sua identidade e plano de estudos. Estabeleceu-se, ainda um enfoque transdisciplinar criando-se vinculaes com outras reas e temas do currculo, quando muitos alunos perceberam que os mapas geogrficos desenhavam contornos de forma parecida com o conjunto de Mandelbrot. Os componentes curriculares de Educao Artstica e Geografia propuseram a coleta de informaes sobre os pases participantes da Copa e foi orientada a elaborao de um portflio que reunisse todo material de forma organizada. As sete turmas se subdividiram em grupos e cada um desses grupos se responsabilizou pela coleta de dados de um pas, cujo nome lhe foi dado por um sorteio.

Figura 2: Arte Fractal 7 srie Detalhe da exposio Arte dos Fractais O investimento na produo visual deu-se na sala de Artes (Figura 3) e aos poucos foram sendo construdos os conhecimentos sob a forma concreta das cores oficiais das bandeiras, dos hbitos alimentares, da arte e do artesanato daqueles pases.

Figura 3: Grupo de alunos aplicando dados sobre Portugal O grafismo recortado e, muitas vezes, texturizado, encontrado nos mapas geogrficos, voltou cena, durante a elaborao dos portflios. Lembramos o que fora comentado durante a apresentao do audiovisual sobre Fractais sobre o conceito de Complexidade Infinita: uma propriedade dos fractais que significa que nunca conseguiremos represent-los completamente, pois a quantidade de detalhes infinita. Sempre existiro reentrncias e salincias cada vez menores.3. J havia a idia de aplicar os mapas na composio de novos fractais, inicialmente pensados apenas como elementos para recortes e remontagens, mas pensar visualmente como ser capaz de observar de um modo particularmente diferente aquilo que a outros familiar ou trivial. (REGAL, 2004: 81) Foi, ento que resolvemos usar cpias dos mapas de uma forma indita, como suporte de desenhos fractais, aproveitando as linhas principais como divisrias de cores e formas. (Figuras 4, 5, 6 e 7)

Figura 4: Fractais sobre mapa do Brasil mapa da Europa

Figura 5: Fractais sobre

Assim, os mapas foram empregados mais pela aparncia formal, do que pelo significado, num exerccio de aprendizagem e organizao do conhecimento, onde muitas relaes se

http://www.insite.com.br/fractarte/artigos.php

estabeleceram. Ali estava a sntese dos conceitos construdos sobre forma, composio e fractais, facilitando a expresso de idias, sentimentos e sensaes pelo contexto do Abstracionismo e pelo vis da Geometria dos Fractais.

Figuras 6 e 7: Fractais sobre Mapa Mundi

Consideraes Finais

Descrever uma experincia escolar no tarefa fcil, pois cada experincia nica, o que no quer dizer que sua essncia seja indita. Do que se viveu em sala de aula, da complexidade das situaes vividas, ficaram as propostas do que foi realizado e o conhecimento que se produziu, representado, em parte, pelo produto final palpvel, os desenhos de fractais sobre o grafismo dos mapas. Recursos como os projetos de trabalho, que organizam os conhecimentos escolares, podem ser significativos se forem levados em conta os encadeamentos dos planos nas diversas disciplinas, o que dever provocar a inquietude da pesquisa e da descoberta que se pode aprender de forma reflexiva em relao diversidade cultural. Tal reflexo s possvel se a complexidade das habilidades mentais encontrarem elementos desafiadores e realmente voltados produo significativa, no o fazer por fazer. As vivncias do trabalho em grupo, a tomada de conscincia de que cada um cumpre o seu papel na realizao do todo enriquece o sujeito de forma inegavelmente positiva e o incentivam mais expressar-se graficamente, mesmo o resultado sendo ainda processo. Certamente, as artes so aprendidas pelo intelecto, mas, com a mesma certeza, elas provocam respostas afetivas e preocupam-se com a qualidade do sentimento. (GARDNER, 1997: 61). De fato, ao organizar a coleta de dados, ao vincular as diferentes informaes, o sujeito percebeu a logicidade do todo e foi capaz de fazer suas representaes, e, melhor, captou sem problemas um dado filosfico daquilo que comumente taxada de inanimada, a Geometria: O todo est na parte e a parte est no todo.

Agradecimentos
Ficam aqui registrados os agradecimentos da autora Prof. Tatiana Furlanetto, Coordenadora Pedaggica e ao Ir. Celso Schneider SJ, Diretor Acadmico do Colgio Anchieta, pelo apoio recebido, na conduo do Projeto, e ao Prof. Paulo Horn Regal, Diretor da FAUPUCRS e Professor da Especializao em Expresso Grfica, pelo incentivo produo do texto que sistematiza, de forma cientfica, as experincias de ensino-aprendizagem realizadas no Ensino Fundamental.

Referncias

[1] GARDNER, Howard. As artes e o desenvolvimento humano. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1997 [2] HERNNDEZ, Fernando. VENTURA, Montserrat. A organizao do currculo por projetos de trabalho. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1998 [3] PESSIS, Anne-Marie. A arte de ser humano. Revista Nossa Histria, vol. 36, Pg. 22, Rio de Janeiro: Ed. Vera Cruz, 2005 [4] REGAL, Paulo Horn. Prtica grfica: re-significao e criatividade. Arquitetura e Urbanismo: posturas, tendncias e reflexes, Edio de textos comemorativa aos 10 anos da FAUPUCRS, Porto Alegre: EDPUCRS, 2006 [5] REGAL, Paulo Horn. A prtica grfica do rafe e a criatividade na comunicao visual. Dissertao de Mestrado apresentada ao curso de Ps-Graduao em Comunicao Social da PUCRS. Porto Alegre, 2004

Вам также может понравиться