Вы находитесь на странице: 1из 5

CURSO: Servio Social DISCIPLINA: Assistncia Social e Servio Social PROFESSORA: Ksia Miriam S.

de Arajo ALUNO/A: Tssia Marcela da Silva

Disserte acerca do tema O Controle Social da Assistncia Social no mximo em 05 laudas e no mnimo trs. O texto deve abordar as categorias: esfera pblica, esfera privada, participao social, controle social, conselho.

O Controle Social da Assistncia Social Primeiramente devemos analisar o processo histrico da participao popular no pas, para depois analisarmos a trajetria e o significado do controle social na poltica de Assistncia Social e Conselhos de Assistncia Social e o SUAS. Segundo Campos, podemos analisar o controle social sobre duas perspectivas: uma, relacionada ao controle que o Estado exerce sobre os cidados e a outra, diz respeito ao controle que os cidados exercem sobre o Estado. Historicamente o controle social foi exercido pelo Estado sobre a prpria sociedade. No livro Relaes sociais e Servio Social no Brasil: esboo de uma interpretao histricometodolgica, de Marilda Iamamoto e Raul de Carvalho, os autores usam o termo para designar o meio usado pelo Estado para exercer a sua dominao. Para os autores, at mesmo o surgimento do Servio Social est relacionado a esse controle do Estado sobre as massas a fim de impedir uma subverso da ordem por segmentos populacionais excludos dos padres considerados como adequados realidade social. Porm com a organizao e mobilizao popular realizada na dcada de 80, do sculo XX, em busca de um estado democrtico colocou em evidncia a possibilidade de inverso desse controle social. Assim na Constituio de 1988 assegurado bases para uma atuao democrtica e participativa da sociedade surgindo ento, a perspectiva de um controle da sociedade civil sobre o Estado. Para J.J. Rousseau, a Democracia constituda de trs aspectos: A Igualdade de participao; O poltico como espao autnomo do agir Humano, por considerar o interesse pblico como valor mximo da sociedade;

A participao direta no poder.

Para Campos, ''este o ideal da democracia participativa que nos anima no difcil e complexo desafio do controle social ''. Em Rousseau o governo um comissrio do povo e, a fiscalizao pelo povo sobre as aes do governo, a forma segura para evitar a usurpao e predomnio do interesse privado sobre o interesse pblico. Assim permitir que a sociedade exera seu direito participao deve fazer parte dos objetivos de um governo que se compromete com a solidificao da democracia. Dessa forma a esfera pblica deve ser um espao de visibilidade, transparncia, publicidade, democratizao, com a ampliao dos fruns de deciso poltica, reproduzindo a cultura pblica, superando a cultura privatista (apropriao do pblico pelo privado), tornando-se um espao de efetivao do controle social. Para Campos, controle social :
So as aes desenvolvidas pela sociedade civil organizada que tem por objetivo: fiscalizar, monitorar e avaliar as condies em que a poltica de assistncia social est sendo desenvolvida (fiscalizar e avaliar a qualidade das aes; a aplicao de recursos pblicos e o resultado das aes na vida dos assistidos. (pag. 3)

Assim a partir da Constituio Federal de 1988, a participao social se institucionaliza, e passa a ser elemento estruturante do Sistema de Proteo Social (Conferncias e Conselhos). Possibilitando o envolvimento da sociedade nos assuntos do governo e no desenvolvimento de polticas pblicas, democratizando o sistema decisrio, controlando e fiscalizando. Conforme Fonseca, Medeiros, Pestano e Silva aponta, poltica social uma das formas que o Estado usa para incorporar interesses da classe dominada. Dessa forma, o uso eficiente do controle social por parte da sociedade civil organizada pode ser tanto uma mediao para a incorporao de alguns destes interesses quanto para a vigilncia e fiscalizao dos meios utilizados no seu atendimento. Assim a participao da sociedade civil na construo de polticas sociais pblicas que atendam aos interesses da populao, uma das conquistas da Constituio Federal de 1988, se torna um importante instrumento de participao e controle social da sociedade civil.

Um dos aspectos fundamentais da assistncia social brasileira o controle das aes desenvolvidas. Destacado na Constituio Federal de 1988, na Lei Orgnica da Assistncia Social (Loas), na Poltica Nacional de Assistncia Social (PNAS) e na Norma Operacional Bsica do Sistema nico de Assistncia Social (NOB/Suas), o exerccio do controle social implica o planejamento, acompanhamento, avaliao e fiscalizao da oferta dos programas, servios e benefcios socioassistenciais. Levando em conta que a

legitimidade desse processo est na participao dos cidados, para viabilizar o controle social do Sistema nico de Assistncia Social (Suas) foram criados espaos institucionais, compostos igualitariamente por representantes do poder pblico e da sociedade civil. Trata-se dos conselhos gestores e das conferncias. (site do MDS)

http://www.mds.gov.br/assistenciasocial/controlesocial

A poltica pblica de Assistncia Social destaca no SUAS a grande importncia da participao popular atravs do controle social, desde a formulao at a implementao e avaliao dos programas, projetos e servios scioassistenciais, incluindo o controle dos recursos financeiros e reconhecendo o carter deliberativo das decises vindas dos conselhos, que so mecanismos institucionalizados para a sua efetivao. Campos, destaca alguns pontos da LOAS Lei Orgnica da Assistncia Social ( lei n 8.742/93) que servem de amparo legal para o controle social por parte da sociedade civil:
Art. 5, inciso II Participao da populao, por meio de organizaes
representativas, na formulao das polticas e no controle das aes em todos os nveis; Art. 9 pargrafo 2 Cabe ao Conselho Municipal de Assistncia Social do Distrito Federal a fiscalizao das entidades referidas no caput, na forma prevista em lei ou regulamento. Art. 10 A Unio, os Estados, os Municpios e o Distrito Federal podem celebrar convnios com entidades e organizaes de assistncia social, em conformidade com os Planos aprovados pelos respectivos Conselhos. Art. 15 inciso I destinar recursos financeiros para custeio do pagamento dos auxilios natalidade e funeral, mediante critrios estabelecidos pelos Conselhos Municipais de Assistncia Social; Art. 16 As instncias deliberativas do sistema descentralizado e participativo de assist6encia social, de carter permanente e composio paritria entre governo e sociedade civil, so: Art. 18 atribuies do CNAS; Norma Operacional Bsica Assistncia Social; Norma Operacional Bsica da sade, etc... 2.1 Conselho de Assistncia Social. Alnea c Aprovar plano de aplicao dos fundos, avaliar balancetes e aprovar prestao de contas ao final do exerccio; Alnea d Controlar e fiscalizar os servios prestados integrantes na rea de educao, sade e da assistncia social cujo recursos so oriundos das imunidades e renncias fiscais, conforme legislao em vigor. 3.1 Sobre a gesto Municipal de Assistncia Social estabelece que os programas e projetos de enfrentamento da pobreza so objetos de aprovao do Conselho Municipal de Assistncia Social.

Os Conselhos so importantes espao de efetivao do controle social por parte da sociedade civil so criados por lei nas trs instncias municipal, estadual e federal, vinculados ao Poder Executivo e sua estrutura pertence ao rgo da

administrao pblica responsvel pela coordenao da poltica de assistncia social, que lhe d apoio tcnico e administrativo e assegura dotao oramentria para seu funcionamento. Constituem-se esferas de poder importantes meios de democratizao. Assim de acordo com Fonseca, Medeiros, Pestano e Silva , o espao pblico tambm pode ser chamado de espao de controle social, pois no mbito da poltica de assistncia social efetiva a participao da populao e contribui para a democratizao desta poltica, sendo umas das ferramentas que a sociedade civil possui para reivindicar a efetivao de seus direitos. A proposta de controle social da poltica pblica de assistncia social demonstrada e reforada pelo SUAS visa no s a insero da participao popular na gesto da poltica de assistncia, mas, tambm, a efetiva incluso do usurio como sujeito participante e parte fundamental deste processo de construo, execuo e fiscalizao de polticas sociais. Dessa forma, para o Assistente Social manter viva a capacidade de indignao e buscar incluir usurios nas intncias de poder como os conselhos, que se apresentam como espaos legtimos de debate e de deciso sobre o que se constitui como intesse pblico nas diversas reas de polticas pblicas, se tornando importantes possibilidades de participao e de aprendizado democrtico. Assim devemos lutar para que estes no se tornem um espao de corporativismo, na defesa de interesses particulares e lutando pelo banimento de prticas clientelistas que conduzem a privatizao destes espaos. Defendendo o reconhecimento de todos como seres de direitos, seres portadores de credibilidade, detentores de voz e de vez. Pois ser sujeito de direitos ser reconhecido. ''Muitos avanamos e muito ainda podemos avanar na construo da democracia, projeto infindo de ampliao de liberdade e igualdade.'' (CUNHA; PINHEIRO, pag. 154)

Referncias Bibliogrficas: CAMPOS, Edval Bernardino. Controle Social das Polticas Pblicas. Belo Horizonte: 2004. CUNHA, Eleonora Schettini M.; PINHEIRO, Marcia Maria Biondi. Conselhos Nacionais: condicionantes polticos e efetividade social. FONSECA, Fernanda Fonseca; MEDEIROS, Mara Rosange Acosta; PESTANO, Cintia Ribes ; SILVA, Vini Rabassa. Controle social no Sistema nico de

Assistncia Social: propostas, concepes e desafios, 2008. IAMAMOTO, Marilda; CARVALHO, Raul. Relaes sociais e Servio Social no Brasil:esboo de uma interpretao histrico-metodolgica. So Paulo: Cortez, 1982. LEI ORGNICA DA ASSISTNCIA SOCIAL. In: CONSELHO REGIONAL DE SERVIO SOCIAL. 10 Regio. Coletnea de Leis. Porto Alegre: RML Grfica.

Вам также может понравиться