Вы находитесь на странице: 1из 5

Lista de Exerccios: Preposies, advrbios e conjunes. 01.

(UFPA) No trecho: (O Rio) no se industrializou, deixou explodir a questo social, fermentada por mais de dois milhes de favelados, e inchou, exausto, uma mquina administrativa que no funciona..., a preposio a (que est contrada com o artigo a) traduz uma relao de: a) fim b) causa c) concesso d) limite e) modo 02. (FAU - SANTOS) "O policial recebeu o ladro a bala. Foi necessrio apenas um disparo; o assaltante recebeu a bala na cabea e morreu na hora." No texto, os vocbulos em destaque so respectivamente: a) preposio e artigo b) preposio e preposio c) artigo e artigo d) artigo e preposio e) artigo e pronome indefinido 03. (FAC. RUI BARBOSA) Assinale a alternativa em que ocorre combinao de uma preposio com um pronome demonstrativo: a) Estou na mesma situao. b) Neste momento, encerramos nossas transmisses. c) Daqui no saio. d) Ando s pela vida. e) Acordei num lugar estranho. 04. (UFV-MG) Em todas as altenativas h dois advrbios, exceto em: a) Ele permaneceu muito calado. b)Amanh, no iremos ao cinema. c)O menino, ontem, cantou desafinadamente. d) Tranqilamente, realizou-se, hoje o jogo. e) Ela falou calma e sabiamente. 05. Sabemos que a locuo adverbial a unio de duas palavras que possuem o valor de um advrbio. Diante das oraes que seguem, transforme as locues adverbiais em advrbio: a- Tudo que ocorreu, com certeza, a famlia j sabia. b Preciso me aproximar de forma direta s pessoas mais influentes. c Com muita calma procuraremos solucionar o problema. d O animal o atingiu com ferocidade, mas ele conseguiu escapar a tempo. e A esperana e o otimismo so virtudes que devemos cultivar todos os dias. 06. Atenha-se aos excertos poticos em evidncia e, em seguida, responda s questes: Poema s para Jaime Ovalle Quando hoje acordei, ainda fazia escuro (Embora a manh j estivesse avanada).

Chovia. Chovia uma triste chuva de resignao Como contraste e consolo ao calor tempestuoso da noite. Ento me levantei, Bebi o caf que eu mesmo preparei, Depois me deitei novamente, acendi um cigarro e fiquei pensando...(grifos nossos) - Humildemente pensando na vida e nas mulheres que amei. (idem) Manuel Bandeira a) Os termos em destaque classificam-se como advrbios? No caso de uma reposta afirmativa, procure justific-la, indicando tambm a circunstncia expressa por eles. b) Transforme-os em locues adverbiais correspondentes. 07. Analise os advrbios em destaque, classificando-os de acordo com a circunstncia que a eles se referem: a- Hoje fomos surpreendidos com a chegada dos visitantes. b No me incomodo com sua impacincia. c Talvez eu comparea ao seu aniversrio. d Estamos muito contentes com sua aprovao. e Alegremente Pedro se despediu de sua famlia. 08. (PUC-SP) Em: ... ouviam-se amplos bocejos, fortes como o marulhar das ondas... a partcula como expressa uma ideia de: a) causa b) explicao c) concluso d) proporo e) comparao 09. (Univ. Fed. Santa Maria RS) Assinale a sequncia de conjunes que estabelecem, entre as oraes de cada item, uma correta relao de sentido. 1. Correu demais, ... caiu. 2. Dormiu mal, ... os sonhos no o deixaram em paz. 3. A matria perece, ... a alma imortal. 4. Leu o livro, ... capaz de descrever as personagens com detalhes. 5. Guarde seus pertences, ... podem servir mais tarde. a) porque, todavia, portanto, logo, entretanto b) por isso, porque, mas, portanto, que c) logo, porm, pois, porque, mas d) porm, pois, logo, todavia, porque e) entretanto, que, porque, pois, portanto 10. Rena as trs oraes em um perodo composto por coordenao, usando conjunes adequadas. Os dias j eram quentes. A gua do mar ainda estava fria. As praias permaneciam desertas.

11. (AFR-Vunesp) A alternativa que substitui, correta e respectivamente, as conjunes ou locues grifadas nos perodos abaixo : I. II. Visto que pretende deixar-nos, preparamos uma festa de despedia. Ter sucesso, contanto que tenha amigos influentes.

III. Casaram-se e viveram felizes, tudo como estava escrito nas estrelas. IV. Foi transferido, portanto no nos veremos com muita frequncia. a) b) c) d) porque, mesmo que, segundo, ainda que como, desde que, conforme, logo quando, caso, segundo, to logo salvo se, a menos que, conforme, pois

e) pois, mesmo que, segundo, entretanto

12.

(Fuvest-SP) Em Era a flor, e no j da escola, seno de toda a cidade., a palavra assinalada pode ser substituda, sem que haja alterao de sentido, por: a) b) c) d) e) mas sim. de outro modo exceto. portanto. ou.

13. (PUC-RIO) Assinale a alternativa em que o termo colocado entre parnteses no substitui como o mesmo sentido o termo sublinhado da frase. a) b) c) d) e) No merecemos nenhum castigo, dado que nada fizemos. (pois que) Ele chegar cedo ao trabalho, salvo se o trnsito o impedir. (a no ser que) Eu no quis ofend-lo; depois, nem o conhecia direito. (ademais) Resolvemos partir, conquanto tivesse chovido muito noite. (embora) Voc participou da festa; diga-me, pois, o que aconteceu. (contudo)

14. Leia o texto abaixo e responda s questes. "O Rio de Janeiro uma cidade bonita, com uma orla martima muito singular. uma topografia de colinas e morros que lhe do uma configurao nica. A plenitude solar dos stios assim invadidos de trpico no deixa lugar sombra. No existe terreno frtil para as sombras do medo. Quando passeamos no calado de Copacabana ou de Ipanema, no obtemos qualquer sinal confirmatrio do rumor insecurizante que ecoa no discurso coletivo: no vemos assaltantes. Embora isso em lado nenhum: surgem do nada num semforo, numa soleira, mas tambm no vemos indivduos com ar de favelados, nem pivetes, nem ruas desertas pelo medo, nem botecos manhosos. Na zona Sul, balnear por excelncia, esto o turismo e o carioca das classes mais altas. Neste estrato encontraramos, sem ter de procurar muito, outro predador. Bem distinto do agressor de rua, muito mais resguardado e seleto do que o pequeno delinqente que saltita de semforo em semforo espera do carro incauto. Contribui muito mais ativamente para o bolo final no que toca dilapidao do patrimnio. Este pedrador de alto calibre exibe-se mais do que se acoita, faz aparies mediticas em vez de fugir. Controla grandes negcios, pe as finanas a correr a seu favor, multiplica-se nos jogos de bastidores, nas negociatas entre os influentes e na corrupo. O seu espao predatrio o dos cifres, da propriedade de luxo, da ostentao de estilos de vida soltos, vigorosos e bronzeados. Miami est distncia de um avio particular. FERNANDES, Lus 2001 - Pelo Rio Abaixo, Ed, Notcias (adaptado) a) Encontre dois tipos de conjunes que estejam no texto e forme duas frases com elas. b) Escreva quatro tipos de conjunes temporais e ache no texto pelo menos um delas. c) ... Quando passeamos no calado de Copacabana... Substitua a conjuno que h na frase acima por outra de igual valor semntico.

Respostas 12345e a b a a) certamente b) diretamente c) calmamente d)ferozmente e) diariamente a) sim, pois modificam verbos b) de novo, como humildade a) tempo b) negao c) dvida d) intensidade e) modo e b um exemplo seria: Os dias j eram quentes, mas a gua do mar ainda estava fria, por isso as praias permaneciam desertas. b a e a) tem vrias conjunes no texto, por exemplo: quando, mas, embora, e, etc. b) a conjuno do texto quando. c) No momento em que, antes, enquanto...

67-

891011121314-

Вам также может понравиться