Вы находитесь на странице: 1из 1

1 BIMESTRE

ANO 2013
Objetivos [Capacidades

DISCIPLINA DE INGLS 1 ANO


Contedos [O que preciso ensinar explicitamente ou criar condies para que os alunos aprendam e desenvolvam as capacidades que so objetivos] Identificao de formas de tratamento distintas. Desenvolvimento de recursos de fluncia, tanto na lngua escrita quanto na oral, adequados aos diferentes contextos de produo. Identificao de marcas fonticas, morfolgicas e sintticas correlacionadas com a existncia das variaes lingusticas. Identificao da existncia de diferentes palavras e expresses usadas por povos falantes da lngua inglesa para designar uma mesma coisa em um contexto de produo semelhante.

PROFESSOR FRANCISCO NUNES DO NASCIMENTO


Propostas de atividade [Situaes de ensino e aprendizagem para trabalhar com os contedos] Formas de avaliao [Situaes mais adequadas para avaliar]

Distinguir as variaes lingsticas - dialetal (social, histrica, territorial, de idade, de sexo e de funo), de grau de formalidade, de modo (oral ou escrita) e de sintonia e percepo das implicaes de seus usos.

Anlise de saudaes em cartas formais e informais. Participao em situaes comunicativas em que se exija: - grau especfico de formalidade (enunciados elaborados em conversas com interlocutores desconhecidos ou que ocupem funo hierarquicamente superior); - maior formalidade do que o usual (enunciados elaborados em lojas, hotis, bancos, aeroportos etc., em solicitao a alguma coisa ou para reclamar de algum servio). Elaborao de cartas formais que exijam o uso de linguagem formal (saudaes, despedidas etc.), observando estruturao textual e composio sinttica. Observao: Essas cartas podem ser de reclamao ou de solicitao, troca de um produto comprado com defeito, solicitao de emprstimo bancrio, de reserva de vaga em hotis, de informaes a respeito de um curso etc. Leitura de textos narrativos, que permita discutir sobre a distino entre a linguagem utilizada nas sequncias textuais descritivas e narrativas prprias do narrador e aquela utilizada nas sequncias dialogais (nveis de formalidade prprios das diferentes sequncias e suas implicaes para a caracterizao dos personagens). Escuta e a leitura de textos-cano, permitindo a identificao de diferentes pronncias para uma mesma palavra, de uso de linguagem informal, presena de expresses prprias da lngua oral etc. Pesquisa em dicionrio portugus-ingls ou observao em textos originais (orais ou escritos) de palavras diferentes usadas por norteamericanos, britnicos, australianos etc., para designar uma mesma coisa em um contexto de produo semelhante.

Pelo professor: - proposio de critrios para a anlise do uso da lngua na produo de textos escritos (cartas) para que os alunos possam revis-los; - observao do atendimento a esses critrios na reviso; - levantamento e observao do conhecimento dos alunos por meio de questionamentos durante a leitura dos textos (cano e narrativos); - acompanhamento do desempenho dos alunos durante as situaes comunicativas orais; - observao e anlise dos resultados da pesquisa realizada em dicionrios ou textos originais. Pelo grupo: - reviso dos textos (cartas) e identificao dos erros mais frequentemente cometidos pelo grupo, tendo sempre como orientao os critrios estabelecidos para a produo dos textos; - observao da produo oral de textos dos colegas de classe

Вам также может понравиться