Вы находитесь на странице: 1из 66

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SO PAULO ESCOLA DE FILOSOFIA, LETRAS E CINCIAS HUMANAS

PATRICIA JIMENEZ REZENDE

CONSTRUINDO PONTES DO MERETRCIO AO ATIVISMO POLTICO: O MOVIMENTO DE PROSTITUTAS NO BRASIL

GUARULHOS 2013

PATRICIA JIMENEZ REZENDE

CONSTRUINDO PONTES DO MERETRCIO AO ATIVISMO POLTICO: O MOVIMENTO DE PROSTITUTAS NO BRASIL

Trabalho de concluso de curso apresentada Universidade Federal de So Paulo como requisito parcial para obteno do ttulo de Bacharel em Cincias Sociais rea de concentrao: Sociologia Dra. Dbora Alves Maciel

GUARULHOS 2013

REZENDE, J. Patricia. Construindo pontes do meretrcio ao ativismo poltico: o movimento de prostitutas no Brasil/ Patricia Jimenez Rezende. 2013. 62 f. Trabalho de concluso de curso (Bacharelado em Cincias Sociais) Universidade Federal de So Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Cincias Humanas, Guarulhos, 2013. Orientador: Dra. Dbora Alves Maciel 1.Movimentos Sociais. 2. Prostituio. 3. Movimento de Prostitutas. I. Dra. Dbora Alves Maciel. II. Construindo pontes do meretrcio ao ativismo poltico: o movimento de prostitutas no Brasil.

PATRICIA JIMENEZ REZENDE CONSTRUINDO PONTES DO MERETRCIO AO ATIVISMO POLTICO: O MOVIMENTO DE PROSTITUTAS NO BRASIL Trabalho de concluso de curso apresentada Universidade Federal de So Paulo como requisito parcial para obteno do ttulo de Bacharel em Cincias Sociais rea de concentrao: Sociologia

Aprovao: ____/____/2013

Prof. Dr. Dbora Alves Maciel Universidade Federal de So Paulo

Prof. Dr. Jos Lindomar Coelho Albuquerque Universidade Federal de So Paulo

queles que prezam por polticas pblicas inclusivas.

AGRADECIMENTOS

Agradeo primeiramente professora Dra. Dbora Alves Maciel, quem me acolheu ainda com uma ideia incipiente de pesquisa e me orientou desde a formulao de um projeto at a elaborao deste trabalho. Agradeo s ativistas Rosarina Sampaio, Maria Luzarina e Cida Vieira que me concederam as entrevistas, de grande valia para esta pesquisa, permitindo com que as principais lacunas informativas fossem preenchidas. Agradeo a todos que incentivaram minha pesquisa e me apoiaram em seu decorrer, lendo meus esboos de relatrio, resumos e assistindo minhas apresentaes em congressos e seminrios. E por fim agradeo ao CNPq, agncia que financiou esta pesquisa por dois anos, proporcionando a realizao da mesma, assim como de novas experincias acadmicas.

Num mundo ainda dividido e marcado por formas arcaicas e novas de opresso, a poltica emancipatria no perde importncia (GIDDENS, 2002, p. 16).

RESUMO

O objeto da pesquisa o movimento social de prostitutas no Brasil, iniciado nos anos 1980, no contexto da redemocratizao e da politizao da sexualidade. O objetivo foi conhecer a formao e as caractersticas do movimento nacional. Com base em teorias dos movimentos sociais, o primeiro empenho foi detectar as oportunidades polticas que possibilitaram as primeiras mobilizaes e a formao da rede nacional, assim como as estruturas de mobilizao e o repertrio de ao adotados pelas prostitutas para atingir seus objetivos junto s instituies e angariar simpatizantes para a sua causa junto sociedade. A pesquisa focalizou tambm os significados sociais e os smbolos culturais utilizados pelo movimento para redefinir a prostituio e a identidade coletiva das prostitutas. Foram analisadas as interpretaes da realidade assim como as formas como as ativistas tm transmitido publicamente essas novas interpretaes. Destarte, a pesquisa proporcionou anlises acerca dos fatores polticos e culturais que contriburam para a formao e a sustentao prolongada do movimento de prostitutas, desde os anos 1980, como novo ator coletivo no mbito nacional. Palavras-chave: Movimentos Sociais. Prostituio. Movimento Social de Prostitutas.

ABSTRACT

The subject of this research is the social movement of prostitutes in Brazil, beginning in the 1980s , during the redemocratization and the politicization about sexuality. The aim is to know the forms and characteristics of the national movement. Grounded in the social movement theories, the first interest was to detect the political opportunities than turned possible for the first mobilizations and the formation of a national network, even as the structures of mobilization and the repertory of action adopted for the prostitutes achieve their objectives along with the institutions and attract new supporters for their sake among society. The research focused also on the social meanings and the cultural symbols that have been used by the movement to redefine prostitution and the collective identity of prostitutes. Having already analyzed the interpretations about reality as well as the different forms the activists have transmitted publicly on these new interpretations. Ultimately, the research has provided analyses about politics and cultural factors that have contributed to the formation and the sustained of the prostitutes movements, since 1980, as the new collective actor in the national ambit. Keywords: Social Movements. Prostitution. Prostitutes Social Movement.

SUMRIO

Introduo.................................................................................................................. 07 1. Dos becos escuros e bordis s ruas................................................................... 11 2. Colocando ordem na zona.................................................................................... 18 2.1. Estruturas de mobilizao e conexo......................................................... 19 2.2. Repertrio da ao coletiva......................................................................... 28 2.3. Lideranas.................................................................................................... 33 3. "As mulheres boas vo para o cu, as mulheres ms vo para qualquer lugar"1. 37 Concluso.................................................................................................................. 47 Referncias............................................................................................................... 50 Apndice A -.............................................................................................................. 53 Anexo A - .................................................................................................................. 55 Anexo B - .................................................................................................................. 56 Anexo C - .................................................................................................................. 57 Anexo D- ................................................................................................................... 58 Anexo E - .................................................................................................................. 59 Anexo F - .................................................................................................................. 60 Anexo G - ................................................................................................................. 61

Frase extrada do site do Jornal Beijo da Rua. (Disponvel em:<http://www.beijodarua.com.br/>. Acesso em: 15 abr. 2013).

INTRODUO

Na dcada de 1970, tanto no contexto nacional quanto internacional, prostitutas se rebelavam contra o seu lugar na sociedade, to fortemente marcado pelo preconceito, discriminao e, como consequncia destes, pela violncia. Iniciavam o movimento norte americano com a fundao, por Margot St. James, da organizao Call off Your Old Tired Ethics (COYOTE), como manifesto pelos direitos dos profissionais do sexo. E criavam, na Sua, o Centro Internacional de Documentao sobre a Prostituio (BRASIL, 1996). Prostitutas inauguravam, em 1974, o seu cenrio de manifestaes na Frana. Onde, em 1975, fora discutido a fundao do Comit Internacional pelos Direitos das Prostitutas (ICPR) (BRASIL, 1996). E no dia 2 de junho, de 1975, fora transmitido para o mundo por diversos meios de comunicao, o abrigo de 150 prostitutas pela Igreja Saint-Nizier, em Lyon, e outras 200 prostitutas que saram s ruas distribuindo panfletos, como forma de protesto contra os maus tratos, represso policial, a criminalizao do rufianismo2 e a no valorizao da prostituio enquanto trabalho. Mais tarde, com a consolidao do movimento de prostitutas, a data fora rememorada com o Dia Internacional da Prostituta, o Puta Dei3 (CUNHA, 2011). No contexto nacional, no final da dcada de 1970, perodo de forte represso policial e poltica instaurada pela ditadura, centenas de prostitutas, travestis, donos de bares, garons e cafetinas da Boca do Lixo 4 e da Boca do Luxo 5 se uniram e foram, luz do dia, na Praa da S em So Paulo, para protestarem contra os abusos policiais, que alguns dias antes se sobrepujaram com o desaparecimento de duas prostitutas levadas de camburo por policiais (LEITE, 2009). Mas mesmo com a intensa represso poltica sobre as prostitutas, imprensa e artistas apoiaram a manifestao. Maria Ruth dos Santos Escobar (1935), atriz e produtora cultural, ofereceu seu teatro para uma plenria, coberta pela imprensa, na qual foram expostos vrios

O rufianismo o ato de tirar proveito, lucrar com a prostituio de outrem. O ator da ao o rufio ou rufi, vulgo cafeto e cafetina.
3 4

Uma stira do que seria o Puta Day.

Ponto de prostituio de rua, localizado no bairro da Luz em So Paulo. A regio conhecida atualmente como a cracolndia de So Paulo.
5

Ponto de prostituio de luxo, localizado no bairro da Repblica em So Paulo, basicamente composto por casas de prostituio e boates de shows erticos (LEITE, 2009).

relatos de prostitutas que sofriam abusos policiais. Apesar de tal episdio no ter se sustentado por um longo prazo, resultou no afastamento de um delegado de seu cargo (LEITE, 2009).
[...] Assim a vida voltou ao normal, no que tinha de bom e de ruim. As prostitutas voltaram a se recolher, fecharam a boca e fizeram silncio. Afirmavam mais uma vez que prostituta no tem que falar nada, afinal prostituta. [...] (LEITE, 2009, p. 76).

A indignao causada na populao da Boca do Lixo e da Boca do Luxo, devido mais um episdio de violncia policial, fizera jus teoria da multido enfurecida. Isto , um coletivo em situao de grande indignao, enfurecido, tende a agir mesmo quando em desvantagem e exposio a grandes riscos. Pois, quando as oportunidades da ao coletiva so combinadas com grandes insatisfaes e situaes que geram forte sentimentalismo como de injuria e injustia, episdios conflituosos ganham maiores chances de serem detonados (TARROW, 2009).
mais fcil mobilizar-se contra uma polcia violenta e excntrica que atira insurgentes jovens e sinceros na cadeia do que contra autoridades pblicas que parecem sensatas e que organizam seminrios para participantes de demonstraes e ainda protegem a sua liberdade de expresso contra os opositores (TARROW, 2009, p. 115).

No entanto, um evento reivindicativo, por mais que bem sucedido, se transitrio e isolado no condio suficiente para a formao de um movimento social, apesar de poder ser considerado indicativo de sua formao (TARROW, 2009). No por menos, passados aproximados dez anos do episdio se formou a Rede Brasileira de Prostitutas. Dado o contexto internacional de insurgncia de prostitutas e o contexto nacional de levantes generalizados da dcada de 1970 e 1980, este trabalho investigou o movimento social de prostitutas no Brasil, a partir da teoria da ao coletiva apresentada em Tarrow (2009). As questes postas em jogo so como, em quais contextos e condies prostitutas, uma categoria to fortemente marcada por estigmas sociais, se organizaram e saram dos becos escuros, empunharam cartazes e esbravejaram em plena luz do dia? Como um movimento que corre na contramo de princpios morais to fortemente instaurados em nossa sociedade e desafia as bases da famlia estruturou-se e se sustentou em longo prazo? Esta pesquisa considerou o modelo terico do processo poltico apresentado em Tarrow (2009), segundo o qual um movimento social consiste em uma interao sustentada de alteraes nas oportunidades e restries polticas, de um repertrio da ao coletiva escolhido estrategicamente por seus participantes e lderes para entrarem em confronto com seus opositores, desta maneira incitando um contexto de oportunidades para demais grupos e

transformando um ato isolado em ciclos de confrontos poltico. Quando criadas identidades coletivas, signos e significados compartilhados em torno de redes sociais, organizaes e outras estruturas conectivas, isto estruturas de mobilizao, que se torna possvel que os confrontos sejam sustentados e assim manifestaes isoladas tornem-se movimentos sociais. O universo da pesquisa foi resumido em 29 entidades que compem o movimento e esto dispersas ao longo do terrirrio nacional. Os dados e o mapeamento das entidades foram coletados em variadas fontes documentais6 e na realizao de entrevistas7 com 3 (trs) lideranas chave do movimento. Esta monografia est constituda em trs grandes captulos, os quais organizam o interesse de conhecer as formas de ao poltica e as identidades coletivas adotadas pelas prprias prostitutas, focalizando as quatro (4) dimenses, destacadas por Tarrow (2009): estruturas de oportunidade poltica; estruturas de mobilizao; repertrio da ao coletiva; e mobilizaes simblicas, a monografia est organizada em trs captulos: No primeiro captulo detectado em qual contexto scio-poltico e institucional que prostitutas iniciaram o seu ativismo poltico, e quais as motivaes e oportunidades no mbito poltico nacional (1980-1990) possibilitaram a formao do movimento em 1987, com a realizao do I Encontro Nacional de Prostitutas e a formao da Rede Brasileira de Prostitutas (RBP) que, em um campo mais amplo, est inserido no processo de politizao da questo da sexualidade e ao longo da redemocratizao brasileira envolveu tambm mulheres, homossexuais e travestis. O segundo captulo apresenta quais as estruturas de mobilizao e o repertrio de ao foram e so adotadas pelas prostitutas, desde a formao do movimento, para atingir seus objetivos junto s instituies e angariar simpatizantes para a sua causa junto sociedade. Portanto, foram observadas as principais lideranas nacionais; organizaes e as redes que

Na literatura secundria; websites, por exemplo, da RBP, da Davida, do NEP e do GAPA; blogs, como o da APROCE e da APROSVI; panfletos, como o panfleto do Projeto Profissionais do sexo feminino e preveno s DST/HIV/Aids; peridicos e revistas; jornais, por exemplo o Jornal Beijo da Rua; livros autobiogrficos, como o livro Filha, me, av e puta de Leite (2009); teses de mestrado e doutorado; e arquivos eletrnicos de associaes que compem o movimento.
7

Para complementar os dados obtidos foram realizadas entrevistas com lideranas chave do movimento, a partir de um roteiro previamente confeccionado. Para a confeco do roteiro de entrevista, optou-se metodologicamente por entrevistas semiestruturadas, devido proporcionarem maior autonomia s entrevistadas. As entrevistas foram agendadas previamente, realizadas via telefone, gravadas e posteriormente transcritas. Foram realizadas ao todo trs (3) entrevistas. Ver roteiro de entrevista no Apndice A -.

10

estruturam o movimento; e as principais campanhas e eventos de mobilizao nacional, de modo a delinear a distribuio e as formas de articulao do movimento no Brasil. O ltimo captulo aborda a poltica simblica, isto , uma anlise sobre a maneira como o movimento redefine determinadas situaes e significados sociais por meio da construo de novas interpretaes da realidade e de novas identidades coletivas, e as formas como transmite publicamente essas novas interpretaes para a sociedade. Ou seja, como o movimento tem articulado as noes do ser prostituta e suas prticas, perante a sociedade, de modo a engendrarem, ao menos, questionamentos em torno das referncias negativas que pesam sobre estes termos.

11

1. DOS BECOS ESCUROS E BORDIS S RUAS


[...] o confronto muito mais relacionado a oportunidades de ao coletiva e limitado por restries a ela do que por fatores sociais e econmicos persistentes experimentados pelas pessoas. [...] Os desafiantes encontram oportunidades de apresentar suas reivindicaes quando se abre o acesso institucional, quando surgem divises na elite, quando os aliados se tornam disponveis e quando declina a capacidade de represso do Estado. Quando isso se combina com a percepo do alto custo da inao, as oportunidades produzem episdios de confronto poltico (TARROW, 2009, p. 99).

Charles Tilly8, seguido por McAdam e Tarrow, so os principais formadores da Teoria do Processo Poltico (TPP). A TPP pressupe que as formas de confronto poltico so social e culturalmente construdas, podem ser aprendidas historicamente e transmitidas de geraes anteriores para as prximas de forma combinada, ou podem ser inditas. So em momentos de desafio coletivo, que aes caracteristicamente conflituosas so estimuladas em oposio a autoridades, elites, ou possuidores de poder, visando ruptura com determinados cdigos culturais, normas e situaes consideradas de injustia. Quando grupos dissidentes insurgem acabam por expor as fraquezas de seus opositores para os demais grupos, ao passo, que tambm criam um momento de oportunidade poltica para seus prprios adversrios, formando assim um ciclo de confronto poltico (TARROW, 2009).
O processo de difuso nos ciclos de confronto no meramente por contgio, embora isso ocorra bastante. Ele tambm resulta de decises racionais para tirar vantagens de oportunidades que foram demonstradas pelas aes de outros grupos: ocorre quando os grupos tm ganhos, e isso convida outros grupos a buscar resultados similares; quando os interesse de algum so feridos por reivindicaes de grupos insurgentes e quando a predominncia de uma organizao ou instituio ameaada e h uma reao atravs da ao coletiva (TARROW, 2009, p. 44).

Assim, so em momentos de mudanas nas estruturas de oportunidades polticas que coletivos estimulados por interesses comuns vo s ruas em forma de protesto. Oportunidades polticas so definidas como situaes [...] no necessariamente formais, permanentes ou racionais- da luta poltica em que encorajam as pessoas a se engajarem no confronto poltico [...] (TARROW, 2009, p. 38), e restries poltica como momentos em que autoridades colocam [...] barreiras slidas aos insurgentes- que desencorajam o confronto [...] (idem, p.

Na dcada de 60, Tilly, estudioso norte americano, foi um dos principais autores a tratar os movimentos sociais a partir de uma abordagem poltica, utilizando da noo de estrutura de oportunidades polticas, que diz respeito a momentos de maior ou menor abrandamento do Estado em relao emergncia e visibilidade dos movimentos (TARROW, 2009).

12

38). Portanto, ao abordar o conceito de estruturas de oportunidades e restries polticas necessrio ter em mente que, apesar do uso do termo estruturas, as oportunidades e as restries polticas so mutveis e relativas, pois variam de acordo com o contexto poltico e a capacidade dos grupos em perceb-las. As estruturas polticas so ento, momentos de oportunidade poltica, isto , quando determinados eventos geram aberturas no espao poltico que facilitam a emergncia de novos confrontos polticos e aes coletivas; e momentos de restrio poltica, quando determinados eventos geram maiores restries e limitam novos confrontos e aes coletivas (TARROW, 2009). Em suma, a ao coletiva propulsionada pelos momentos de desobstruo das vias de acesso poltico e intimidada pelos momentos de maiores restries liberdade de acesso a estas mesmas vias. Uma vez abertos os portes de conteno da ao poltica, distintos grupos e seus opositores podem se aproveitar deste acesso, porm as oportunidades polticas no so capazes de suprir a falta de estruturas de mobilizao e poltica simblica (TARROW, 2009).

***

O final da dcada de 1960 e incio da dcada de 70 no Brasil, com a presidncia do General Emlio Mdici, fora marcado a ferro e fogo pela ditadura. O decreto do Ato Institucional nmero 5 (AI-59) usurpara os direitos polticos e individuais da populao e deflagrara um contexto de grande represso e controle estatal sobre a liberdade poltica e moral (FACCHINI e SIMES, 2009). Prostitutas no foram eximidas deste controle, pelo contrrio, na Boca do Lixo durante o dia os prdios de prostituio eram invadidos recorrentemente por policiais, no perodo noturno fora instaurado toque de recolher s vinte e duas horas, e qualquer mulher que no cuidasse de seus horrios poderia ser presa por vadiagem (LEITE, 2009).
[...] o perodo mais violento de perseguies, torturas e assassinatos cometidos pelos rgos da represso poltica. Um brao dessa represso fazia sentir o peso sobre os costumes, nutrindo as atividades paralelas de intimidao [...] (FACCHINI; SIMES, 2009, p. 74).

O AI-5 dava ao presidente livres poderes para fechar o Congresso Nacional, Assembleias e Cmaras; demitir ou aposentar funcionrios ao seu bel prazer, cassar direitos polticos de qualquer cidado, cassar mandatos eletivos, decretar estado de stio, decretar a interveno federal sobre estados e municpios. Alm de suspender o Habeas corpus.

13

Com a presidncia nas mos do General Ernesto Geisel (1974-1979) iniciava-se um processo de abertura poltica no pas. O regime militar passara por momento de instabilidade, sofria com suas divises internas entre militares da linha dura e brandos. A presidncia seguinte (1979-1985), pelo General Figueiredo, marcou o incio do perodo de redemocratizao brasileira, caracterizado pela crescente abertura poltica. Em 1979 era posto fim ao AI-5, restabelecido o bipartidarismo e a possibilidade da criao de novos partidos polticos. Momento este, ento, de estrutura de oportunidade poltica no pas, pois a elite encontrava-se dividida e o governo ditatorial encontrava-se abalado em meio s divergncias internas da elite poltica, o que culminou no afrouxamento de suas rdeas, isto , no declnio da represso estatal, por exemplo, sobre os meios de comunicao. Alm de ocasionar em variadas outras transformaes no mbito poltico que permitiram cada vez mais a participao de diferenciados grupos na poltica nacional (ALONSO; COSTA; MACIEL, 2007, FACCHINI; SIMES, 2009).
Em sistemas democrticos, as eleies so eventos rotineiros, usualmente dominados por partidos institucionais que aprovam leis para manter seu monoplio de representao. nos sistemas no- democrticos que h maior possibilidade de acessos recm-abertos deflagrarem confrontos [...] (TARROW, 2009, p. 107).

Nesta esteira, o Brasil das dcadas de 70 e 80 foi lugar de efervescentes manifestaes. Emergiam no pas movimentos de contracultura e movimentos sociais diversos, como o movimento sindical, popular, ambientalista, de homossexuais, de travestis e de prostitutas. Outros movimentos h tempos apagados reapareciam repaginados, por exemplo, o movimento feminista e o negro (FACCHINI; SIMES, 2009). Concomitantemente, eclodia no pas e na Amrica Latina a epidemia do vrus da Aids/HIV10. As discusses incitadas na academia e na poltica, sobre sexualidade, reverberaram suas atenes para os classificados grupos de risco: prostitutas, travestis, usurios de drogas e homossexuais. Grupos identificados como mais vulnerveis ao contgio do vrus e apontados como maiores responsveis pela disseminao da Aids e outras doenas sexualmente transmissveis (ALVAREZ; RODRIGUES, 2001 e FACCHINI; SIMES, 2009).
Os esteretipos negativos e a discriminao que os membros desses grupos [homossexuais, travestis e prostitutas] tm de confrontar cotidianamente foram reforados por tal concepo que, em consequncia, foi alvo de forte contestao por parte dos mesmos. Paralelamente, o avano das pesquisas no campo do HIV/Aids levou superao desse enfoque dando lugar, hoje, a abordagens que privilegiam a

10

Siglas que representam, em ingls, sndrome e ao vrus causador da imunodeficincia (FACCHINI; SIMES, 2009).

14

discusso de prticas e comportamentos sexuais enquanto construes sociais (ALVAREZ; RODRIGUES, 2001, p. 189).

No entanto apesar de tal classificao acarretar em uma forte onda de represso e crtica sobre a conduta de determinadas categorias, tambm possibilitou que atravs de organizaes voltadas preveno e ao combate de DSTs e Aids/HIV prostitutas, homossexuais e travestis ganhassem maior visibilidade dentro da esfera pblica (ALVAREZ; RODRIGUES, 2001 e FACCHINI; SIMES, 2009).
O Brasil como vrios outros pases, passa por um processo de importantes redefinies que tm como foco a sexualidade. Discute-se o que deve ou no ser tolerado ou criminalizado, o que deve ou no receber o amparo legal e a ateno de polticas pblicas. primeira vista, tais discusses podem parecer afeitas moralidade privada, ou dizer respeito apenas a minorias muito especficas. No entanto, tm um alcance seguramente maior. Elas incidem sobre as bases da organizao social e da cultura. Elas correspondem aos lances de uma batalha em torno do significado do casamento, da famlia, da parentalidade e da prpria identidade pessoal (FACCHINI; SIMES, 2009, p. 11).

Se a epidemia da Aids/HIV serviu para legitimar o lugar marginal e a discriminao das prostitutas, omitindo um julgamento moral baseado nas prticas sexuais normatizadas, tambm possibilitou que prostitutas entrassem em contato com novos grupos e realizassem alianas influentes, assim como tambm foi o caso dos homossexuais. De tal modo, que mediante as agitaes polticas e sociais do final dos anos 70 e incio dos anos 80, o movimento de prostitutas delineou-se, sobretudo, com o apoio de organizaes e instituies nacionais e internacionais religiosas e da rea da sade pblica. O do Instituto de Estudos da Religio (ISER), organizao da sociedade civil ligado principalmente causa dos direitos humanos e da democracia e que promove o dilogo entre movimentos sociais, polticas pblicas e a academia11, inaugurou o Programa de Prostituio e Direitos Civis, uma das primeiras articulaes de Gabriela Leite12 em prol do movimento de prostitutas. Programa este que proporcionou bases para a formao da Associao de Prostitutas do Rio de Janeiro (APRJ), em 1987, (MORAES, 1995) e do Projeto Ninho Cearense, ligado Igreja Catlica, que atuou junto s prostitutas do Cear atravs de aes voltadas para a educao sexual, cursos profissionalizantes, aconselhamentos, entre outras

11

Informaes retiradas do site do ISER, no item O ISER. (Disponvel em: <http://www.iser.org.br /site/quemsomos/iser>. Acesso em: 05 fev. 2012).
12

Uma das principais lideranas do movimento de prostitutas nacional. Ser referida, mais adiante, com maiores detalhes atravs de uma breve biografia.

15

formas. Articulando prostitutas em torno de debates sobre a condio de sua categoria (CARLOS; S, 2011). No momento de composio do quadro de integrantes do Programa Prostituio e Direitos Civis, j se formavam algumas das lideranas nacionais do movimento de prostitutas, a maioria j advinda de outras entidades que atuavam junto categoria, sobretudo, ligadas Igreja Catlica, como a Pastoral da Mulher Marginalizada. Gabriela Leite tambm fora ligada a Pastoral anteriormente criao do Programa, porm assim como Leite as demais prostitutas que se engajavam agora no Programa, o faziam pelo sentimento de que a proposta da Pastoral no condizia com seus anseios. (MORAES, 1995).
[...] At ento, a construo de uma identidade coletiva das mulheres que participavam da Pastoral baseava-se na unidade de experincias do ser mulher, pobre, marginalizada, excluda e vtima. A diversidade colocada atravs de outras condies de existncia como por exemplo ser prostituta era relegada ou at mesmo anulada [...] (MOARES, 1995, p. 200).

O fato que independente da Pastoral da Mulher Marginalizada ter limites bem estreitos em torno do debate do ser prostituta, contribuiu inicialmente para organizao da categoria. Isto , o debate estimulado pela Pastoral encontrava-se sempre permeado pelas convices morais ditadas pela Igreja catlica, que via na prostituio a degenerao da mulher e de todas as suas virtudes, sempre em contraposio mulher de famlia, virgem, recatada e virtuosa. A proposta da Pastoral estava voltada para a reabilitao das mulheres perdidas, voltada para a reintegrao social das mulheres marginalizadas e banidas das condies necessrias para sua subsistncia. Era, principalmente, uma proposta que visava retirada das mulheres do mundo da prostituio. No entanto, mesmo que em contraposio aos seus objetivos apregoados, a Pastoral fomentou as prostitutas a refletirem seu lugar, sua condio e sua identidade na sociedade (MORAES, 1995). Assim como tambm contribuiu o ISER, que independente de seus limites, no que tange viso moral que o Instituto atribui prostituio, proporcionou as bases para a criao do Programa Prostituio e Direitos Civis (LEITE, 2009). As ONGs, internacionais, Inter-Aids e AidsCap13 tambm foram entidades que tiveram grande influncia nas primeiras mobilizaes nacionais de prostitutas. Ambas as ONGs atuaram no Brasil atravs de projetos de preveno e apoio aos portadores de doenas

13

Tanto a ONG Inter-Aids quanto a ONG AidsCap no atuaram apenas no Brasil, como em demais pases da Amrica do Sul e da frica. Com aes voltadas tanto para a sade quanto para a educao de grupos considerados em situaes de vulnerabilidade (ALVAREZ ; RODRIGUES, 2001).

16

sexualmente transmissveis e Aids, isto , tinham sua atuao voltada, sobretudo, para grupos que mantinham condutas sexuais fora dos padres socialmente aceitos e considerados normais naquele momento, referidos como grupos de risco. Nessa esteira, prostitutas compunham uma das categorias considerada de mais alta vulnerabilidade s DSTs e de grande potencial transmissor, por isso angariavam grande empenho por parte das ONGs no fornecimento de preservativos, palestras instrutivas sobre DSTs, exames e tratamentos mdicos (ALVAREZ; RODRIGUES, 2001).
[...] Para as mulheres que atuavam no comrcio sexual, o contato com essas entidades tornou acessvel uma srie de servios, at ento indisponveis ou de baixssima qualidade, nas reas de sade, de assistncia social e judiciria. Ademais, essa relao permitiu a construo de alianas polticas importantes no enfrentamento da nova cruzada moral, que acompanhou o primeiro perodo da epidemia de HIV/Aids. O estmulo para a formao de grupos de reflexo e para a constituio de organizaes de defesa dos direitos das prostitutas foi outra iniciativa levada a termo pelas ONGs [...] (ALVAREZ; RODRIGUES, 2001, p. 190-191).

A Inter-Aids e AidsCap no apenas instruram preventivamente e disponibilizaram melhores condies de assistncia mdica para as prostitutas, como tambm incentivaram a sua unificao e organizao. Ambas as ONGs foram as principais possibilitadoras da formao dos primeiros grupos de prostitutas ativistas da regio nordeste, onde tinham maior atuao (ALVAREZ; RODRIGUES, 2001). A identidade imputada s prostitutas, enquanto grupo de risco, alm de fazer com que a categoria repensasse suas prticas, no que tange sua prpria sade, tambm alocou prostitutas de rua, de casas noturnas, prostitutas mais jovens e mais velhas em um mesmo grupo, ou seja, alocou uma categoria completamente heterognea em um mesmo pacote identitrio. Paralelamente relacionou prostitutas aos homossexuais e aos travestis, influenciando em futuras alianas e coalizes entre as categorias, e como consequncia influenciando a ao coletiva. Afinal, os grupos sociais que esto em uma posio hierrquica inferior aos demais grupos sociais, grupos marginalizados como o caso das prostitutas so motivados a afrontar seus opositores quando angariam aliados importantes, aliados que tenham influncia e uma representao reconhecida no espao poltico (TARROW, 2009). Contudo, desde os anos 70 houve uma onda de democratizao que se espalhou pelo mundo, ocasionando em um momento de oportunidade poltica generalizado na Amrica Latina, (TARROW, 2009) tal movimento veio marcar presena no Brasil na dcada de 80, com a redemocratizao brasileira. Perodo de abrandamento do controle estatal sobre a sociedade civil e as manifestaes polticas, ou seja, um perodo de estrutura de oportunidade poltica, para que novos grupos emergissem a luz da sociedade. Neste contexto se constitua o movimento nacional de prostitutas, estimulado pelo ciclo de protestos que, na

17

redemocratizao brasileira, envolveu vrios grupos e movimentos sociais. Na mesma dcada, a ecloso do vrus da Aids/HIV e a noo de grupos de risco incitaram discusses sobre as identidades e as prticas sexuais das prostitutas, ocasionando em um momento de grande visibilidade da categoria dentro da esfera pblica, deste modo, prostitutas entraram em contato com novos grupos e realizaram alianas influentes. Mediante estas agitaes polticas e sociais do final dos anos 70 e inicio dos anos 80, o movimento de prostitutas delineou-se, sobretudo, com o apoio de organizaes e instituies nacionais e internacionais religiosas e da rea da sade pblica.

18

2. COLOCANDO ORDEM NA ZONA


Embora sejam os indivduos que decidem optar ou no pela ao coletiva, nos seus grupos face a face, nas suas redes sociais e nas estruturas conectivas existentes entre eles que ela mais frequentemente ativada e mantida (TARROW, 2009, p. 42).

Apesar de possuir extrema relevncia para a formao de um movimento social as EOPs no so condio nica. Quando tratamos de movimentos sociais, devemos atentar tambm para suas formas de organizao, isto , suas estruturas de mobilizao, conexo e seu repertrio da ao coletiva (TARROW, 2009). Falar em movimento social, porm falar em aes sustentadas em longo prazo por instituies conectadas entre si atravs de uma rede de largo alcance, no so condies suficientes para a efetivao de um movimento manifestaes, por mais que diversas e bem sucedidas, se desconectadas (TARROW, 2009). As estruturas de mobilizao e conexo so os meios que permitem com que ativistas e organizaes formais ou informais no percam seu potencial de voz ativa e se dissipem em pequenos grupos desarticulados. Ou seja, so as formas organizaes escolhidas estrategicamente pelos movimentos que ampliam sua capacidade de adeso social e a possibilidade de sucesso das suas reivindicaes. [...] Desde que os movimentos sociais se tornaram uma fora de mudana no mundo moderno, observadores e ativistas se espantaram com os efeitos da organizao sobre sua capacidade de confronto [...] (TARROW, 2009, p. 159). O repertrio da ao coletiva, que pode ser herdado socialmente e remodelado pelos atores sociais, condiz com o que Tarrow (2009) denomina de performances pblicas, so estratgias da ao coletiva escolhidas pelos atores sociais de acordo com suas demandas para alcanar seus objetivos e angariar novos adeptos sua causa. As formas de ao coletiva podem estar pautadas na violncia, na ruptura, ou na conveno. Apesar de a violncia ser o tipo mais fcil de ao coletiva para grupos com recursos escassos, tem sido pouco utilizada por grupos ocidentais e modernos, isto porque alm dos fatores polticos e histricos prprios da contemporaneidade do ocidente, tambm atrai dos opositores reaes fortemente repressivas, e dentro dos prprios grupos agente polarizador. As aes coletivas do tipo disruptivas, no necessariamente so violentas, sobretudo ameaam a ordem e as leis prevalecentes de formas inesperadas. As aes do tipo convencional so capazes de mobilizar grandes massas atravs de manifestaes pacficas e muitas vezes institucionalizadas, como passeatas, peties pblicas e etc. No entanto de extrema importncia ressaltar que os movimentos sociais possuem grande autonomia para combinar as diferentes formas de ao

19

em seu repertrio, modificar suas formas de protesto em correspondncia aos seus objetivos e s formas de reao de seus opositores e, mais frequentemente, do Estado (TARROW, 2009).

2.1. Estruturas de mobilizao e conexo Apesar das prostitutas virem, desde a da dcada de 1970, realizando manifestaes pblicas, pode-se falar, de fato, em um movimento de prostitutas, de dimenso nacional, apenas a partir 1987. Quando as aes das prostitutas passaram a ser baseadas em estruturas conectivas, redes sociais e em um quadro cultural comum. Isto , quando atravs do Programa Prostituio e Direitos Civis, com financiamento do Conselho Mundial de Igrejas de Genebra, Gabriela Leite e Lourdes Barreto conquistaram apoio para a realizao do I Encontro Nacional de Prostitutas14, marco de formao do movimento no Brasil, do qual participaram prostitutas de 11 Estados do pas e foram discutidos diversos temas, alm da formao da Rede Brasileira de Prostitutas (RBP), iniciada no mesmo ano (LEITE, 2009 e MORAES, 1995). O I Encontro Nacional de Prostitutas fora composto no apenas por prostitutas, mas tambm por advogados, socilogos, profissionais do ISER que contriburam na organizao do evento, psiclogos, entre outros. O Encontro estava organizado, sobretudo, por plenrias e grupos de discusso, enfatizando a importncia da autocrtica das prostitutas, provocando a autoconscincia da categoria e como consequncia a formao de identidades. O evento teve durao de trs dias, durante os quais atraiu os olhares dos meios de comunicao: a mdia se alvoroou, um bando de mulheres que se assumiam publicamente prostitutas e reivindicavam no sua salvao moral e social, mas sim melhores condies para o exerccio de sua profisso. Era posto em pauta outro ponto de vista, que no mais o da prostituta como sujeito, exclusivo, das mltiplas violncias geradas pela misria. (MORAES, 1995).
Os grupos de debate [...] propunham discusses de temas como violncia, sexualidade, sade, educao, escolas, creches... aqueles que fazem parte das suas preocupaes e vivncias cotidianas. Houve tambm uma constante demanda sobre a questo profissional, ou mais de corpo, por assim dizer (MORAES, 1995, p. 205206).

Como resultado do I Encontro, no mesmo ano, fora criada a Rede Brasileira de Prostitutas. Com a inteno de contribuir com a formao e capacitao de associaes de

14

Vejo aqui a importncia dos relatos de Leite (2009) das muitas dificuldades encontradas para concretizao da do I Encontro Nacional de Prostitutas, tanto dentro do prprio ISER, quanto para a locao de um ambiente para a realizao do encontro, entre demais pormenores (LEITE, 2009). Ver Anexo A para foto do Encontro.

20

prostitutas, organizar e promover eventos, campanhas, encontros da categoria, desenvolver polticas pblicas e reivindicar a legalizao da prostituio 15. A RBP instaurava-se, no mbito nacional, como mais um lugar de contestao da condio da prostituta na sociedade, que passou a articular a ao coletiva, estimulando o debate interno categoria e gerando visibilidade pblica (MORAES, 1995). A Rede possibilitou a formao de vnculos essenciais para a manuteno de um movimento, estabelecendo uma relao constante entre prostitutas de todo o pas.
Pode ser que a ao coletiva surja apenas entre os membros mais bem-dotados ou mais corajosos desses grupos, mas as conexes entre eles afetam a probabilidade de que a ao de um ator incite a de outro. Isso d uma importncia especial ao que chamo de estruturas conectivas (TARROW, 2009, p. 43).

No incio da Rede Brasileira de Profissionais do Sexo - atualmente denominada como Rede Brasileira de Prostitutas, pela ONG Davida - travestis e prostitutas atuavam juntas. No entanto, devido s especificidades de cada categoria e suas necessidades prprias, esta coalizo inicial se dissolveu, para que cada grupo pudesse trazer luz suas reivindicaes mais especficas16. Inaugurado o processo de estruturao e conexo do movimento, desde a formao da RBP, novas associaes, sindicatos, federaes e organizaes no governamentais foram fundados, como mostra o Quadro I, que delineia o universo desta pesquisa17.

15

Informao retirada do site da Rede Brasileira de Prostitutas. (Disponvel em: <http://www.redeprostitutas .org.br/>. Acesso em: 22 mai. 2012).
16

Informao retirada do site do Portal da Sade SUS. (Disponvel em: <http://portal.saude.gov.br/portal /saude/Gestor/visualizar_texto.cfm?idtxt= 2865>. Acesso em: 20 fev. 2012).
17

Como a inteno deste trabalho de uma abordagem do movimento de prostitutas, sero analisadas, exclusivamente, as entidades formadas por prostitutas e no aquelas compostas por organizaes que atuam em programas de DSTs e Aids junto a essa populao. Como so os casos, respectivamente, do Grupo de Apoio Prenveno Aids (GAPA), o qual atua em vrias atividades e projetos em parceria com as prostitutas, homossexuais, travestis e campanhas de preveno Aids em geral; a Associao de profissionais do sexo do Vale do Itaja (APROSVI) que atua com todas as categorias de profissionais do sexo, como seu prprio nome revela, seu primeiro projeto visava preveno da infeco do vrus HIV de homens que fazem sexo com homens, travestis e transexuais, e da por diante passou a desenvolver tambm projetos que visavam s mulheres que se prostituem (MORAES, 1995; PASINI, 2005). Sendo assim, so organizaes que compem o cliclo de parcerias e redes do movimento de prostitutas, mas no atuam diretamente nele.

21

Quadro I
Organizao e siglas Associao de Prostitutas do Rio de Janeiro (APRJ) Rede Brasileira de Prostitutas (RBP) Ncleo de Estudo da Prostituio de Porto Alegre (NEP) Associao de Prostitutas de Sergipe (APS-SE) Associao de Prostitutas do Cear (APROCE) Grupo de Mulheres Prostitutas da rea Central (GEMPAC) Davida: Prostituio, Direitos Civis e Sade (Davida) Associao de Prostitutas da Bahia (APROSBA) Associao de Prostitutas da Paraba (APROS-PB) Associao de Mulheres Profissionais do Sexo do Amap (AMPS-AP) Associao de Mulheres Trabalhadoras do Sexo de So Jos dos Campos e regio (Amor) Sindicato de Prostitutas de So Paulo Associao Pernambucana de Profissionais do Sexo (APPS) Organizao das Mulheres da Vida de Petrpolis Associao das Profissionais do Sexo do Maranho (APROS-MA) Dignidade, Ao, Sade, Sexualidade e Cidadania, de Corumb (DASCC) Associao das Profissionais do Sexo de Belo Horizonte (APS-BH) Ano de fundao 1987 Lideranas ___________ Estado Regio

RJ

Sudeste

1987

Gabriela Leite e Ivanete Pinho Carmem Lucia Paz e Soila Mar Candelria

RJ

Sudeste

1989

RS

Sul

1990

SE

Nordeste

1990

Rosarina Sampaio Lourdes Barreto, Andrelina Braga e Leila Barreto Gabriela Leite Ftima Medeiros e Marilene Silva Luza Maria

CE

Nordeste

1990

PA

Norte

1992

RJ

Sudeste

8 9

1997 2001

BA PB

Nordeste Nordeste

10

2001

Edna Maciel

AP

Norte

11

2002

___________

SP

Sudeste

12

2002

Bernadete Vicente de Souza Nanci Feij e Vanderliza Rezende ___________ Maria de Jesus Almeida Costa Ivanete Pinho

SP

Sudeste

13

2002

PE

Nordeste

14

2002

RJ

Sudeste

15

2003

MA

Nordeste

16

2005

MS

Sul

17

2006

___________

MG

Sudeste

22

18

Mulheres Guerreiras- Associao de profissionais do sexo de Campinas Associao das Prostitutas e Ex- Prostitutas do Amazonas

2007

Denise Martins Sebastiana e Denise Mara da Silva Doroth de Castro Ferreira e Rosarina Sampaio Cida Vieira ___________ Denise Mara ___________ Marinalva Ferreira

SP

Sudeste

19

2008

AM

Norte

20

Federao Nacional das Trabalhadoras do Sexo Associao de Prostitutas de Minas Gerais (APROSMIG) ANTESSAP Ncleo de Prostituta Rosa Vermelho Gabriela Associao das Prostitutas de Camaari (GAPC) Associao de Prostitutas do Rio Grande do Norte (ASPRO-RN) Associao de Profissionais do Sexo de Chapec Associao de Profissionais do Sexo (Vitria Rgia) Sindicato de Prostitutas da Bahia Direitos Humanos da mulher prostituda (Grupo Liberdade)

2008

SP

Sudeste

21

2010 ____ ____ ____ ____

MG ____ ____ BA RN

Sudeste Norte Norte Nordeste Nordeste

22 23 24 25

26

____

___________ Ana Paula Martins da Silva ___________ Carmen Costa

SC

Sul

27 28 29

____ ____ ____

SP BA SP

Sudeste Nordeste Sudeste

No ano de 1989, foi fundado o Ncleo de Estudos da Prostituio (NEP), primeira instituio na Regio Sul a trabalhar a preveno das DSTs/HIV/Aids, a sade e a cidadania junto s mulheres prostitutas. Instituio estrategicamente importante do ponto de vista conectivo para o movimento, pois dinamizou o contato de prostitutas com ativistas de outros movimentos que tambm se enquadram na rea da sexualidade, assim como tambm com prostitutas que no participam do movimento, mas que se interessam pelas aes voltadas para a sade pblica, desenvolvidas pelo Ncleo18.

18

Informao retirada do site do NEP. (Disponvel em: <http://www.neppoa.hpg.ig.com.br/>. Acesso em: 14 mai. 2011).

23

O ano de 2002 foi de importante relevo para o movimento de prostitutas nacional, isso porque, segundo informaes retiradas do jornal Beijo da Rua, neste ano j existiam mais de 20 associaes de prostitutas que compunham o movimento. Alm de ter sido o ano no qual a Classificao Brasileira de Ocupaes (CBO) redefiniu, em seus termos, a prostituio como servio prestado e aderiu interpretao da prostituio como um trabalho 19, para a dinmica de sua listagem20. Em 2003 foi proposto em congresso o projeto de Lei 21, pelo deputado Fernando Gabeira, cujo prev a legalizao da prostituio ao tornar exigvel o pagamento pela prestao de servios sexuais e pede a revogao dos artigos do Cdigo Penal que probem a posse de casas de prostituio22, o favorecimento da atividade23 e reformula o artigo sobre trfico de mulheres24. No ano de 2004, pela primeira vez, houve a participao de uma delegada do movimento de prostitutas na Conferncia Nacional de Direitos. No mesmo ano ainda foi realizada a I Pesquisa Nacional sobre qualidade de vida das profissionais do Sexo, pela UNB e programas nacionais de DST/Aids. Tambm foi realizado, em 2004, o Seminrio Nordestino de Sustentabilidade das Aes para Prostitutas, visando discutir e capacitar novas lideranas para as bandeiras do movimento. Participaram no s prostitutas como tambm ativistas, socilogos, advogados e representantes da Polcia Militar, do Ncleo de Direitos Humanos da Defensoria Pblica, Secretaria Estadual de Sade (Sesab) e do Programa Nacional DST/Aids. O evento foi realizado com o apoio da Pathfinder do Brasil e o Frum Baiano de ONGs/Aids25.

19

Informao retirada do site do Jornal Beijo da Rua. (Disponvel em: http://www.beijodarua.com.br. Acesso em: 15 jan. 2011).
20

Participaram da produo textual da descrio da ocupao, os especialistas: Lourdes Barreto, Maria de Ftima Costa, Cassandra Fontoura, Gabriela Leite, Imperalina Silva, Marilene Silva e Rozeli Silva, e as instituies: Associao das Mulheres Profissionais do Sexo da Bahia, Davida- Prostituio, Direitos Civis, Sade, Grupo de Apoio Preveno da Aids (Gapa-MG), Grupo de Mulheres Prostitutas do Estado do Par, Igualdade - Associao de Travestis e Transexuais do Rio Grande do Sul e Ncleo de Estudos da Prostituio de Porto Alegre.
21

Seguindo os padres da legislao que regulam a prostituio na Alemanha. Conforme consta no Jornal eletrnico Beijo da Rua (Disponvel em: <http://www.beijodarua.com.br>. Acesso em: 15 jan. 2011).
22 23 24 25

2Artigo 229. 2Artigo 228. 2Artigo 231.

Informao retirada do site da ONG Davida. (Disponvel em: <http://www.davida.org.br/>. Acesso em: 18 jan. 2012)

24

Em 2008, foi fundada a Federao Nacional de Trabalhadoras do Sexo (FNTS), tendo como presidente Rosarina Sampaio e como representante executiva Doroth de Castro Ferreira. A FNTS foi formada com apoio da Associao de Mulheres Trabalhadoras do Sexo de So Jos dos Campos e regio (Amor-SJC) e da Associao de Prostitutas do Cear (APROCE), descontentes com o desempenho da Rede e a sua direo pela Davida. Internamente ao movimento, Rede e Federao divergem quanto nomenclatura a ser utilizada em referncia a categoria. Prostituta? Profissional do Sexo? Tal debate permeia o movimento desde seu princpio. As duas vertentes dentro do movimento ampliam sua capacidade de adeso ao contemplar prostitutas e profissionais do sexo, no entanto tambm dividem o movimento, causando desafios coeso na ao coletiva. Um membro da Federao comenta sobre a relao entre a Rede e a Federao:
Olha, h um tempo atrs a gente tinha uma parceria legal, mas com o passar do tempo a gente praticamente racho. Por qu? Porque a presidente da Rede, senhora Gabriela Silva Leite, ela diz que eu quero acabar com a prostituio, isso no verdade. que eu acho que as mulheres no devem ir pra prostituio por que tem que dar de comer pros filhos, por que tem que dar pra pagar aluguel, por que tem que fazer as compras pra hora da comida. Eu quero que ela entre na prostituio, porque ela quer ser prostituta [...] Quando Gabriela, (...), a gente trabalhava assim todo mundo junto. Ento, a gente aparecia e fazia os encontros nacionais n. E a gente ento, a gente se mostrava muito mais, hoje a gente est mais afastada. Hoje em dia, apesar da gente estar afastada da Gabriela, ela foi muito importante para o movimento, ela foi no, ela importante para o movimento. Apesar de ela ter uma linha de trabalho e eu outra, est entendendo? (informao verbal)26.

Criada com o carter de trabalhar contra o preconceito e a discriminao da categoria, a Federao visa, sobretudo, a organizao das prostitutas a nvel nacional. Atualmente congrega, aproximadamente, 14 associaes de todo o pas e 3000 prostitutas do nordeste. Atravs das entrevistas realizadas, sabe-se que atualmente o movimento nacional de prostitutas, englobando tanto as associadasd da Rede quanto da Federao, composto por, aproximadamente, 54 entidades dispersas entre 23 Estados brasileiros. Logo, o universo desta pesquisa resumido em 29 entidades possui representao significativa, visto que engloba em torno de 53% das associaes existentes. Analisadas as organizaes encontradas possvel perceber que a maioria se formou principalmente a partir dos anos 1990, com enfase nos anos de 2000 a 2009, e na regio sudeste, como mostra o Grfico I e II, respectivamente. A tendncia, destacada no Grffico II, (12 entidades atuantes no sudeste, 3 no sul, 9 no nordeste e 5 no norte) pode estar relacionada

26

Informao fornecida por integrante da Federao em entrevista realizada via telefone, em maro de 2012.

25

com o fato de a regio sudeste disponibilizar mais recursos para a ao coletiva e ao mesmo tempo em que h maior vulnerabilidade da categoria na regio nordeste, o que podem ser algumas das causas para que as prostitutas se organizem mais nas respectivas regies do que nas demais.

Grfico I
Organizaes fundadas a cada 5 anos

Grfico II
Organizaes por regio

norte

5 sudeste 12 nordeste

9 3

sul

Atualmente a RBP membro da Rede Latino Americana e Caribenha de Trabalhadoras Sexuais e membro dos fruns do Rio de Janeiro e da articulao nacional. Suas principais parcerias so com o Ministrio Pblico, Programas governamentais de Direitos Humanos, de Sade, de Segurana Pblica, de Trabalho, organizaes da sociedade civil e outros movimentos sociais, agncias nacionais e internacionais de cooperao tcnica e

26

financeira, organizaes privadas, empresrios e artistas27. De modo que sua estruturao reflete, de certo modo, na estrutura do movimento em um aspecto mais amplo. O alargamento do movimento do nvel regional para nvel nacional e internacional resultado de mltiplas mobilizaes bem sucedidas. As barreiras postas ao coletiva da categoria, como na assuno do ser prostituta e nas dificuldades de arraigamento em um mesmo lugar das prostitutas, foram dissolvidas por diferentes estratgias, que em longo prazo possibilitaram a expanso do movimento de prostitutas, tal qual sua manuteno. Apesar de partidos polticos serem aliados de grande importncia para os movimentos que atuam em sistemas representativos (TARROW, 2009), o movimento de prostitutas no filiado a nenhum partido em especfico. No incio do movimento nacional de prostitutas sua relao com os demais movimentos, que no da rea da sexualidade, segundo Leite (2009), era bem complicada, pois o movimento no era levado a srio. Porm, desde 2005, quando pela primeira vez prostitutas participaram do Frum Social Mundial, realizado em Porto Alegre, o movimento passou a ganhar maior visibilidade e realizar novas alianas e parcerias (LEITE, 2009). Atualmente tem parcerias com as prefeituras e com os governos estaduais, o Ministrio da Sade, Universidades com pesquisas voltadas para a populao em foco e organizaes, sobretudo na rea da sade sexual, e de direitos sexuais. Nacionalmente as prostitutas tm assento na Coordenao Nacional do PNDST/Aids (CN DST/Aids). O movimento conquistou visibilidade no exterior, participando de debates e encontros internacionais de prostitutas e discusses sobre sexualidade. Lourdes Barreta em entrevista a um site comenta sobre variada atuao do movimento de prostitutas:
Somos articuladas com vrios movimentos. Lutamos contra a pedofilia, contra o trfico de pessoas, contra a violncia domstica, contra todo tipo de violncia sexual, contra o trabalho escravo, isso ainda existe sim na profisso, mas a melhor forma de combater legalizar. Lutamos tambm pela legalizao do aborto e contra as drogas. Muitas mulheres ainda usam as drogas pra se manter acordadas durante a noite inteira, pra aguentar a jornada de trabalho. (informao verbal) 28.

27

Informao retirada do site da Rede Brasileira de Prostitutas. (Disponvel em: <http://www.redeprostitutas .org.br/>. Acesso em: 22 mai. 2012).
28

Informao fornecida por associado do GEMPAC em entrevista a Ghyslaine Cunha, em junho de 2012. (Disponvel em <http://www.hiroshibogea.com.br/?p=16448>. Acesso em: 30 mar. 2013).

27

Ao englobar prostitutas juntamente com outros grupos que possuem diferentes pautas e identidades, porm com alguns objetivos em comum, o movimento ampliou sua rede conectiva. O Quadro II a seguir mostra as principais parcerias do movimento de prostitutas:

Quadro II
Organizao NEP RBP APROCE GEMPAC APROSBA APROSMA Federao Parcerias Misso Urbana e Rural, UNESCO, Igreja Luterana Ministrio da Sade. UNICEF (Fundo das Naes Unidas para a Infncia), Ministrio da Sade, entidades voltadas para a Sade, movimento LGBT e Governo. Secretaria de Estado de Comunicao do Par e Fundo Brasil de Direitos Humanos. Centro de Educao e Cidadania (Ceduc), Governo do Estado, Prefeitura de So Lus, Fundao Jos Sarney, Sebrae e Ministrio da Cultura. Secretaria municipal de sade e UNBCP. Secretaria Municipal de Assistncia Social (Semas). Secretaria Municipal de Polticas Pblicas para Mulheres, CTA que a Associao de DST/Aids do municpio, Ministrio da Sade, Gerncia operacional de DSTT/Aids do Estado, Associao de jornalismo e fotografia da regio (agncia ENSAI), governo Federal e municipal. GAPA-MG, Rede Latino Americana e Caribenha de Trabalhadoras Sexuais (RedTraSex), movimento LGBT, Coordenao de DST/Aids e Ministrio do Trabalho.

e PAM Estadual.

APORS-PB

APROSMIG

Contudo, no pode ser deixada de lado a relao do movimento de prostitutas com o movimento feminista, j que um dos discursos do movimento de prostitutas o de que elas tm direitos cidadania como qualquer outra mulher. Internamente ao movimento feminista no h um consenso no que tange a prostituio (OLIVAR; SKACKAUSKAS, 2010). Enquanto algumas entidades, como a SOF e a Marcha Mundial da Mulher, vem a prostituio por um prisma negativo, pois atravs dela seria expresso o domnio mximo do poder masculino sobre o feminino. No ato de o homem pagar para transar com uma mulher, a mulher encontra-se, segundo esta vertente, no lugar do objeto, isto , do no sujeito. Representao mxima da coisificao do feminino. Uma associada da APROSMIG fala sobre a relao das prostitutas com as feministas:
Olha na verdade o movimento feminista, alguns ainda tm esse preconceito, ento elas falam que profissional do sexo ainda no uma profisso, ento a gente briga muito com essa questo, so mulheres machistas e preconceituosas questo da mulher prostituta [...]. Ento a gente t tentando quebrar esse clima e mostrar que a

28

gente tambm mulher como outra qualquer e trabalha como outra qualquer. (informao verbal)29.

Entretanto, outra ala do movimento feminista entende a prostituio exatamente como a afirmao da libertao sexual da mulher. A partir desta vertente, a mulher prostituta seria a aquela que se rebelaria contra os padres de dominao masculina, do patriarcalismo, que h muito mantm sobre vigia o corpo feminino (OLIVAR, 2010 e OLIVAR; SKACKAUSKAS, 2010). Tendo em vista tal discordncia do movimento feminista, no h uma aliana ou um posicionamento contra o movimento de prostitutas. Mas sim, apenas, o respeito pela prostituio, quando opo de mulheres com mais de 18 anos de idade. Sobre o posicionamento do movimento de prostitutas diante deste debate, foi observado que as prostitutas sinalizam anseios por possveis dilogos com o movimento feminista. Sobretudo, questionando a ala feminista contra a prostituio sobre suas razes, isto , ampliando o debate sobre a prostituio para alm do movimento de prostitutas, e estimulando para que trocas agregadoras entre feministas e prostitutas sejam realizadas. (OLIVAR, 2010 e OLIVAR; SKACKAUSKAS, 2010).

2.2. Repertrio da ao coletiva Uma vez que, as formas de mobilizao so escolhidas estrategicamente pelos lderes e integrantes do movimento, como destacado por Tarrow (2009), atravs do repertrio da ao coletiva que os movimentos interagem com a sociedade e seus opositores, inserindo em suas aes seus valores por meio de mensagens simblicas. Desde a dcada de 1960 os repertrios da ao coletiva, antes voltados majoritariamente para a violncia, passaram a ser representados mais pela ao direta e no violenta, alm das j frequentemente utilizadas, manifestaes convencionais (TARROW, 2009). No por menos, o movimento de prostitutas tem utilizado como formas de mobilizao as manifestaes: convencionais, diretas, principalmente do tipo ldicas, e manifestaes institucionais e por vias de comunicao. Paralelamente expanso do movimento aps a formao da RBP, com a participao efetiva de um grupo maior de prostitutas e com a formao de novas entidades, o movimento tambm ampliava seu arsenal de debates, desenvolvia novas tcnicas de comunicao com a sociedade e inovava suas parcerias e ferramentas para a ao coletiva.

29

Informao fornecida por entrevista via telefone, com uma integrante da APROSMIG, em abril de 2012.

29

Em 1988, o movimento de prostitutas lanou o jornal Beijo da Rua, coordenado pela ONG Davida e distribudo para prostitutas de todo o pas, por meio das associaes. O Jornal trata do dia-a-dia da prostituio e do movimento organizado de prostitutas, proporcionando maior acessibilidade para prostitutas de todo o pas, e mesmo do mundo, s novidades, aes e pautas do movimento. E pode ser acessado no endereo eletrnico: www.beijodarua.com.br. Estreou, em 2000, o programa de rdio regional GEMPAC Forma e Informa, atravs da rdio Reputao, 104.7. Tal estratgia possibilitou ao GEMPAC, organizao que coordena o programa, a disseminao das atividades do movimento e a concorrncia por novas ativistas, de modo que a organizao conta atualmente com a participao de aproximadamente 10.000 associados30. Oito anos depois, em 2008, foi realizada a Consulta Nacional sobre DST/Aids, Direitos Humanos e Prostituio, piloto do Projeto de pesquisa Direitos Humanos e Prostituio Feminina, financiado pela UNFPA. No mesmo ano, durante o IV Encontro da Rede Brasileira de Prostitutas, foi elaborada a Carta de Princpios da Rede Brasileira de Prostitutas31 (DAVIDA). No ano de 2011, Lourdes Barreto, do GEMPAC, participou da CPI do Senado Federal de trfico nacional e internacional de pessoas, em nome do movimento. Durante o qual exps apoio ao Estado nas atividades preventivas contra o trfico de seres humanos e explorao sexual infantil.
[...] Ns somos contra explorao sexual, contra trfico de seres humanos, contra qualquer forma de explorao do ser humano. Agora, ns entendemos que se a prostituio for legalizada ns no teremos mais esses casos. Ns precisamos de parlamentares comprometidos na nossa luta [...]. (informao verbal)32.

Pode ser observado nesta fala de Barreto ndicios de uma nova fase do movimento de prostitutas. Quando Barreto, em nome do movimento, alegou repdio ao trfico de pessoas e explorao sexual infantil colocou o movimento como aliado de diversos setores pblicos e organizaes que atuam na luta contra o trfico de pessoas e contra explorao sexual infantil.

30

Informao retirada de Direito Humanos Lourdes Barreto (GEMPAC) fala na CPI do Trfico Humano, disponibilizada no blog Ponto de Pauta, 2011. (Disponvel em: http://pontodepauta.wordpress.com /2011/08/25/direito-humanoslourdes-barreto-gempac-fala-na-cpi-do-trafico-humano/. Acesso em: 16 fev. 2012).
31 32

Ver Anexo B.

Informao fornecida por Lourdes Barreto em fala na CPI do Senado Federal de Trfico Humano, em agosto de 2011. (Disponvel em: <http://pontodepauta.wordpress.com/2011/08/25/direito-humanos-lourdes-barretogempac-fala-na-cpi-do-trafico-humano/>. Acesso em: 16 fev. 2012).

30

A esfera

de

atuao

das

organizaes

que compem

o movimento

predominantemente, de nvel regional, e com grande nfase na questo da sade sexual. Como podemos observar nos programas, projetos e campanhas executados pelas organizaes, como segue no Quadro III abaixo:

Quadro III
Programas/ Projetos/ Campanhas SOS Morte Civil Organizao Coordenadora Ano de execuo Esfera de atuao Objetivo Aprimorar a responsabilidade social em relao s DSTs e da Aids. Com palestras, filmes e conferncias sobre o tema. Ensinar a operao, produo e comando de programas na oficina de Rdio Comunitria. Formar multiplicadores em informaes de sade, Direitos Humanos e sexo, entre as prprias prostitutas. Integrar as mulheres profissionais do sexo em suas comunidades de origem. Informar sobre preveno DSTs/Aids e cidadania. de

APRJ

1989

Regional

Atelier da Vida Mulher do Ponto Mulher Cidad Parcerias na Preveno e na Cidadania

GEMPAC

2000

Regional

NEP

2001

Regional

NEP

2001

Regional

NEP

2004-2005

Regional

Maria Sem Vergonha

RBP

2005-2008

Nacional

Informar e recomendar mtodos de preveno, ampliar o acesso de assistncia mdica e jurdica para os profissionais do sexo. Ampliar o debate em torno da prtica da prostituio. Tirar a imagem vulgarizada das prostitutas, superando os preconceitos e discriminaes. Disseminando conhecimentos de direitos sexuais, humanos e reprodutivos.

Cidadania no Ar

APROSBA

2007

Regional

Pesquisa sobre o trfico internacional de mulheres do Cear

FEDERAO

2008

Regional

Gerar conhecimento e informar as prostitutas sobre o trfico de mulheres que ocorre na regio.

Flor e Boto

APROCE

_______

Regional

Lutar contra a explorao sexual de meninos e meninas do Cear. Fornece atividades de preparo para volta escola, teatro, msica, capoeira, dana, e outras atividades ldicas.

31

Vira Vida

APROCE

_______

_______

Atuar com crianas e adolescentes em situao de explorao sexual. Promover informao e formao para o enfrentamento s violncias contra as prostitutas no Par. Estabelecer aliados e angariar novos adeptos causa.

Zona de Direitos

GEMPAC

2011

Regional

Uma associada da APROS-PB fala da atuao da associao, atravs de projetos, visando sade sexual das prostitutas:
[...] assim, um trabalho que a gente vem desenvolvendo em parceria, com financiamento do governo do Estado e muncipio, a questo da preveno de DST/HIV e Aids. A gente visita os pontos de prostituio e faz as abordagens, oficinas, d palestras, teatro, essas coisas, levando informao pra nossas colegas. (...) E tambm realizamos oficinas de Direitos Humanos, assim para o conhecimento de nossos direitos n, das prostitutas. E associao busca sempre a melhoria da qualidade de vida das prostitutas, em relao sade, educao, segurana [...]. (informao verbal)33.

Para a arrecadao de recursos, em geral, as entidades de prostitutas contam com suas associadas e com projetos prprios e, mais dificilmente, com doaes de externos. A APROCE, por exemplo, conta com a contribuio mensal, de 2 reais, de seus membros. A APROS-PB, no ano de 2009, quando estava em dficit, realizou a venda de rifas de pacotes sexuais (COSTA, 2009). A Dignidade, Ao, Sade, Sexualidade e Cidadania (DASSC) angaria fundos atravs de oficinas de chocolate, onde membros da entidade ensinam e aprendem a fazer chocolates em formato ertico para comercializao34. A APROSMIG conta com doaes de suas associadas, com o fornecimento de materiais da RBP, e com doaes de comerciantes da regio, como de hotis, motis, bares e casas noturnas. Lourdes Barreto, do GEMPAC, comenta sobre as dificuldades para financiamentos do movimento de prostitutas:
Temos muita dificuldade com financiamento. Nosso apoio vem do Ministrio da Sade, do Programa de Aids, da Fundao Luterana, mas no qualquer organizao ou empresa que quer financiar uma associao de prostitutas. (informao verbal) 35.

33 34

Informao fornecida por membro da APROS-PB em entrevista por telefone, em maro de 2012.

Informao retirada do Jornal eletrnico Estado MS: A notcia integrando o sulmatogrossense. (Disponvel em: <http://www.estadoms.com.br/site/>. Acesso em: 19 fev. 2012).
35

Informao fornecida por Lourdes Barreto ao Ministrio da Sade. (Disponvel em: <http://portal.saude. gov.br/portal/saude/Gestor/visualizar_texto.cfm?idtxt=28659>. Acesso em: 7 out. 2011).

32

Das formas de mobilizao preferencialmente utilizadas pelas prostitutas, destaca-se como uma forte estratgia para manuteno do vigor da ao coletiva a mobilizao de elementos sempre calcados na sexualidade e na brincadeira. Como segue no Quadro IV:

Quadro IV
Principais formas de mobilizao do movimento nacional de prostitutas Manifestaes do tipo convencional Atuao de associaes atravs de denncias de abusos contra explorao sexual, atuao de organizaes no cambate ao trfico de seres humanos e explorao sexual, fundao de novas associaes e organizaes, fornecimento de assessoria jurdica, e etc. Cursos profissionalizantes, palestras, carta-aberta, realizao de levantamento de dados das prostitutas da regio, encontros sistemticos, atendimento mdico, realizao de exames de Aids, distribuio de preservativos e seminrios. Alm de manifestaes ldicas: como a formao de um bloco de carnaval de prostitutas, desfiles de lingeries, aulas de como convencer o parceiro sexual a usar camisinha por meio de artimanhas sensuais, venda de chocolates erticos, etc.. Concesso de entrevistas de lideranas do movimento para rdios e jornais, publicao de livros autobiogrficos de lderes do movimento, o programa de rdio Reputao 104.7, a rdio Zona, o jornal Beijo da rua, panfletagem informativa de preveno e contgio de DSTs, panfletagem informativa de programas e campanhas, peas teatrais, entre outras.

Manifestaes do tipo direta

Manifestaes via comunicao

Dado que as formas de mobilizao so repensadas conforme os contextos e as estratgias utilizadas por seus opositores, averiguou-se que o movimento de prostitutas inicialmente atuava a partir de estratgias mais defensivas, isto , as prostitutas organizaramse, principalmente, contra o forte preconceito e os abusos policiais aos quais eram submetidas frequentemente. Os debates organizados pelo coletivo de prostitutas estavam sempre girando em torno de demandas contra os abusos policiais, a falta de segurana, as faltas de meios para exigir o pagamento de um cliente e etc., ou seja, demandas imediatistas, com resultados de curto prazo. Este carter defensivo tambm aparece em relao organizao da categoria em contraposio ao forte preconceito que sofreram com a epidemia da Aids. Como resposta a esta situao, as organizaes do movimento promoveram diversos projetos e seminrios educativos sobre DSTs, inclusive Aids, a distribuio de preservativos, vrias parcerias e convnios com instituies vinculadas a sade pblica visando acrescentar uma forte conscientizao do grupo a respeito das doenas sexualmente transmissveis. Tal forma de mobilizao ainda muito utilizada pelas organizaes, que realizam a capacitao de prostitutas multiplicadoras, ou seja, prostitutas que sabem quais so as formas de contgio de

33

DSTs e como previn-las, e esto aptas a transmitir seu conhecimento para outras prostitutas atravs de cursos e palestras36. No entanto, desde 1994, as estratgias do movimento ganhavam um carter mais ofensivo, eram antes de tudo, mulheres que se colocavam em busca de seus direitos, direito de ser prostituta, da profissionalizao da prostituio, de seus direitos trabalhistas e de cidadania. Do ponto de vista das estruturas de mobilizao e convectivas foi possvel observar que o movimento constitudo por pequenos grupos comunitrios, associaes profissionais, sindicatos, ONGs, uma Federao e uma Rede. O associativismo tem um perfil ao mesmo tempo corporativo (ligado aos interesses especficos das prostitutas enquanto trabalhadoras do sexo) e poltico (ligado defesa de questes mais amplas relativas aos direitos humanos, sexuais e da cidadania). A maioria das organizaes encontradas se formou a partir dos anos 1990 e na regio sudeste. Atravs das campanhas, projetos e eventos desenvolvidos pelas entidades que compem o movimento detectou-se que as suas principais alianas e parcerias so com as prefeituras e governos estaduais, governo federal, o Ministrio da Sade, Universidades com pesquisas voltadas para a populao em foco e organizaes, sobretudo na rea da sade sexual, direitos e na rea da sexualidade.

2.3. Lideranas Como mais um recurso para compreender como prostitutas transformaram-se em ativistas, foram produzidas duas biografias de lideranas-chave do movimento: Gabriela Leite e Lourdes Barreto. Reconhecidas e citadas, pelas trs ativistas entrevistadas ao longo desta pesquisa, como precursoras do movimento nacional. Ambas as biografias permitem que seja observado que, tanto Gabriela Leite quanto Lourdes Barreto articulam diferenciadas esferas de suas vidas com suas carreiras no ativismo, inserem o movimento de prostitutas em diversas reas e acrescentam novas influncias de seus crculos interacionais ao movimento. Tambm pode ser observado, mais na biografia de Leite do que de Barreto, como as redes interpessoais nas quais as prostitutas eram inseridas

36

Informaes retiradas da comunicao verbal fornecida para a Rdio Nederland, 2009. (Disponvel em: <http: //www.rnw.nl/portugues/article/o-direito-%C3%A0-dif%C3%ADcil-vida-f%C3%A1cil >. Acesso em: 18 abr. 2011)

34

foram importantes possibilitadoras e propulsoras para o engajamento das prostitutas no ativismo poltico. Leite e Barreto atravs de suas mltiplas atividades possibilitaram conexes sociais entre os componentes do movimento. De modo que suas extensas conectividades para aqum do movimento, ampliaram suas capacidades de recrutamento. No mais, so figuras de importante visibilidade, tanto no mbito nacional quanto internacional, para o movimento.

Gabriela Leite Gabriela Leite nasceu em So Paulo, em 1951, considera-se oriunda de famlia humilde e a filha mais velha de trs irms. Em 1969 ingressou no curso de Filosofia da Universidade de So Paulo (USP), mas transferiu-se para o curso de Cincias Sociais, Leite relata que pensou em entrar na prostituio pela primeira vez em 1970, desejando uma revoluo pessoal, pois segundo ela a prostituio um trabalho e no pode ser explicada apenas atravs de teorias economicistas, por ser um fenmeno muito complexo. Algum tempo depois de ter se iniciado na prostituio teve sua filha, que mais tarde foi criada por sua me, que atravs da justia requisitou a guarda da neta. Gabriela Leite no final da dcada de 1980 morou e prostituiu-se, durante um ano, na capital de Minas Gerais, depois se mudou para o Rio de Janeiro, onde foi morar e batalhar na Vila Mimosa. Nesta poca conheceu a vereadora Benedita da Silva, quem a convidou para participar do Primeiro Encontro de Mulheres de Favela e Periferia, da Associao de Moradores da Cidade Nova, onde conheceu novos contatos, que possibilitaram seu inicio no ativismo em prol das prostitutas. Aps este evento foi convidada para dar entrevista em rdios e participar de um debate no Instituto Bennet, neste ltimo foi indicada para ir ao Instituto de Estudos da Religio (ISER) apresentar suas ideias, onde comeou a trabalhar e a partir do qual organizou o I Encontro Nacional de Prostitutas, realizado em 1987, e que como resultado teve a criao da Rede Brasileira de Prostitutas, no mesmo ano. Mas Gabriela Leite saiu do ISER pouco tempo depois, devido algumas divergncias polticas. Segundo Leite para a realizao do I Encontro Nacional de Prostitutas ela teve de viajar para alguns principais pontos de prostituio e convidar representantes. No final da dcada de 1970, Leite tambm ajudou a organizar uma das primeiras passeatas de prostitutas, em So Paulo, contra abusos policiais. E junto ao seu marido fundou a primeira sede da ONG Davida, e para angariar recursos para projetos e a manuteno da ONG montou um restaurante, e mais recentemente, um bloco carnavalesco Prazeres da Noite e a grife Daspu, cujos ela preside (DANTAS, 2006).

35

No ano de 1992, Gabriela Leite, publicou o livro Eu, mulher da vida, e desde 2004 a representante do movimento de prostitutas na Assembleia da Unaids, que ocorre em Genebra. No ano de 2009 ela publicou seu segundo livro Filha, me, av e puta, e em 2010 candidatou-se, pelo Partido Verde (PV) Cmara dos Deputados, no Rio de Janeiro (LENZ, 2010). No mesmo ano participou Leite tambm participou da reunio do Conselho de Especialistas com a equipe do projeto Disseminao da Metodologia de Atendimento s Vtimas de Trfico de Pessoas nas Fronteiras
37

. Leite, juntamente com Lourdes Barreto,

entregou ao ministro da sade, da poca, Jos Gomes Temporo, representando a Rede Brasileira de Prostitutas um documento com reivindicaes do movimento sobre preveno das DST/Aids e direitos humanos38. Atualmente Leite faz parte das representantes do movimento de prostitutas na Comisso Nacional de Articulao com Movimentos Sociais, e est entre os 101 homenageados pelo GAPA-SP como uma dos pioneiros na luta contra a Aids no Brasil39.

Lourdes Barreto Maria Lourdes Barreto nasceu em 1943. Iniciou sua carreira na prostituio em 1959, em Belm, no Cabar Debut40. Aos 15 anos j havia sado de casa, pois sofria abusos sexuais dentro da famlia. Atualmente, Barreto me de 4 filhos e tem 10 netos, contemplando um de seus grandes sonhos que era a maternidade (CUNHA, 2011). Segundo Barreto, atravs da prostituio aprendeu mais sobre sua prpria sexualidade. A prostituio desde cedo funcionou como uma vlvula de escape para seus problemas, apesar dos estigmas. Logo percebeu que a discriminao e marginalizao s quais as prostitutas eram relegadas deveriam ser combatidas, uma vez que via na prostituio apenas mais uma maneira de pagar suas contas (CUNHA, 2011).

37

Informao retirada do site Portal da ASBRAD. (Disponvel em: <http://www.portalasbrad.org.br/index.php? conteudo=noticia&id=32>. Acesso em: 7 out. 2011).
38

Informao retirada da reportagem Prostitutas entregam ao ministro recomendaes de sade e direitos humanos, no site do Portal da Sade SUS. (Disponvel em: <http://portal.saude.gov.br/portal/saude/Gestor/ visualizar_texto.cfm?idtxt=28659>. Acesso em: 7 out. 2011).
39

Informao retirada do site HIV em Pauta. (Disponvel em: <http://hivempauta.wordpress.com/2010/04/25/ gapa-lanca-livro-em-homenagem-aospioneiros -da-luta-contra-a-aids-no-brasil/>. Acesso em: 20 abr. 2011).
40

Informao retirada do blog Dramaturgia pessoal de uma atriz. (Disponvel <http://atorcriador.spaces.live.com/blog/cns!F1EBE6B309ED7188!845.entry>. Acesso em: 16 out. 2011).

em:

36

A carreira de Barreto dentro do movimento extensa, juntamente com Gabriela Leite, participou do processo de fundao da Rede Brasileira de Prostitutas, em 1987. Trs anos depois, 1990, participou da formao do GEMPAC- Grupo de Mulheres Prostitutas da rea Central, associao qual coordena at os dias atuais. Barreto tambm uma das representantes das aes e articulaes do movimento de prostitutas com a Rede Latino Americana e Caribenha de Trabalhadoras Sexuais (RedTraSex) (LENZ, 2010). E representa o movimento pela regio norte na CAMS - Comisso Nacional de Articulao com Movimentos Sociais (CAMS, 2004). No ano de 2007, Barreto participou e promoveu a pea teatral Laqu junto ao grupo Cura, como resultado o espao Cura foi listado pelo Ministrio da Cultura como um dos 60 pontos de cultura do Estado de Par. E ainda rendeu ao grupo Cura financiamentos para execuo do projeto Zolhos da Zona, que forneceu cursos de formao tcnica em artes cnicas para populao local41. Atualmente Lourdes Barreto participa do Conselho de Especialistas da equipe do projeto Disseminao da Metodologia de Atendimento s Vtimas de Trfico de Pessoas nas Fronteiras, como representante do GEMPAC42 e trabalha como servidora pblica, alm de coordenar o GEMPAC. No por menos, Barreto est entre os homenageados pelo GAPA no livro dos pioneiros do Brasil na luta contra a Aids43.

41

Informao retirada do blog Dramaturgia pessoal de uma atriz. (Disponvel <http://atorcriador.spaces.live.com/blog/cns!F1EBE6B309ED7188!845.entry>. Acesso em: 16 out. 2011).
42

em:

Informao retirada do site Portal da ASBRAD. (Disponvel em: <http://www.portalasbrad.org.br/index.php? conteudo=noticia&id=32>. Acesso em: 7 out. 2011).
43

Informao retirada do site HIV em Pauta. (Disponvel em: <http://hivempauta.wordpress.com/2010/04/25/ gapa-lanca-livro-em-homenagem-aospioneiros -da-luta-contra-a-aids-no-brasil/>. Acesso em: 20 abr. 2011).

37

3. "AS MULHERES BOAS VO PARA O CU, AS MULHERES MS VO PARA QUALQUER LUGAR"


[...] Se a luta entre os movimentos e seus opositores fosse meramente cognitiva e simblica, ento um movimento social poderia ser compreendido como nada mais do que um centro de mensagens simblicas [...]. Neste caso poderamos ler a interao entre os movimentos e as autoridades como uma espcie de texto literrio uma competio entre tropas. Mas, se o significado construdo a partir da interao social e poltica entre apoiadores e opositores, precisamos perguntar como o texto das mensagens do movimento se relaciona ao contexto dos interesses e conflitos em jogo e s emoes das pessoas a que se destinam (TARROW, 2009, p. 141).

As polticas simblicas so as maneiras como os movimentos sociais criam e recriam novas semnticas para signos e smbolos sociais preestabelecidos e naturalizados socialmente. Da as noes de enquadramento interpretativo e de identidade coletiva, cada qual contendo uma interpretao sobre a cultura. A primeira (que diz respeito ao enquadramento interpretativo) e baseia-se no entendimento de que a cultura um sistema de significados que as pessoas usam para lidar com seus mundos de todo dia (TARROW, 2009, p. 154). A segunda - que condiz com a noo de identidade coletiva - est relacionada concepo de que a cultura a base da identidade social e poltica, o que afeta o modo de as pessoas se programarem e agirem num grande nmero de questes (TARROW, 2009, p. 154). Ou seja, os quadros interpretativos englobam as caractersticas culturais dos movimentos sociais, isto porque so condizentes aos significados criados internamente que possibilitam a comunicao dos ativistas com seus opositores e o pblico. Ao mesmo tempo em, que justificam e impulsionam a ao coletiva, atravs de dispositivos enfatizadores que intensificam as emoes e sentimentos (ora de injustia, ora de insatisfao e etc.). E desta forma, tornam situaes at ento suportadas em situaes detonadoras de insurreies e conflitos. Tal qual Melucci (1989), Tarrow (2009) destaca que a noo da identidade coletiva se d junto noo de pertencimento a um grupo, e por isso o conceito de identidade deve ser entendido baseado na ideia de redes interpessoais e organizacionais, visto que possui um carter relacional e no esttico, a identidade no necessariamente estanque e permanente, mas pode variar de acordo com o contexto e as possibilidades vivenciadas e percebidas pelos movimentos sociais. De modo que a noo da identidade coletiva se d quando seus integrantes encontram-se envoltos pelos mesmos discursos culturais e compartilham significados, ou seja, as identidades coletivas so construdas em acordo com os enquadramentos interpretativos dos movimentos. A identidade coletiva construda a partir

38

de caractersticas em comum dos membros de um mesmo grupo, condio para que os movimentos produzam solidariedade interna e consigam agir de forma coesa e unificada. Logo, diz respeito s caractersticas em comum que tornam indivduos diferentes em membros de um mesmo grupo solidrio (TARROW, 2009).

***

Mas o quadro interpretativo de um movimento no baseado apenas em sua pauta. baseado tambm no simbolismo imbricado nas suas estratgias de mobilizao, veiculado em seus eventos, projetos e campanhas. As prostitutas vm utilizando diversificadas estratgias, perante a sociedade, para o desmantelamento das concepes predominantes que envolvem a prostituio e suas prticas. Visto que as polticas simblicas so utilizadas por movimentos que pretendem trazer luz novas interpretaes de situaes e prticas sociais pr-existentes. Deter-se s dimenses subjetivas, afetivas e de cunho cultural das aes polticas do movimento brasileiro de prostitutas, ou melhor, em como os valores e crenas defendidos pelo movimento so articulados e ganham forma na ao coletiva. Isto , uma anlise de seu quadro interpretativo e sua identidade coletiva. Para tal, foram observadas dimenses da ao coletiva, tais como: as interpretaes da prostituio como problema social e as solues propostas pelos ativistas nas bandeiras, slogans e documentos; as redefinies simblicas do ser prostituta, assim como dos seus interesses e direitos (identidades coletivas), expressos nas bandeiras, slogans e documentos; as formas de ao poltica adotadas pelos ativistas junto sociedade (uso da mdia e alianas com outros movimentos sociais); e aos poderes polticos (lobbies, parcerias com as agncias estatais, etc.). Ento, quais as formas de mobilizao cognitivas as prostitutas tm utilizado para se comunicarem com a sociedade e construrem novas semnticas sobre o ser prostituta e suas prticas? Para responder tal questionamento faz-se necessrio uma retomada das estruturas de mobilizao do movimento, uma vez que so suas campanhas, encontros e projetos que fornecero sustentao para a anlise. Como salientado por Tarrow (2009), os quadros interpretativos so condizentes com as estratgias adotadas pelos movimentos perante determinados contextos e suas receptividades, logo no so estticos e nem permanentes. No por menos, observa-se que o quadro interpretativo do movimento de prostitutas sofreu remodelaes.

39

No inicio do movimento, na dcada de 1980, as prostitutas se preocuparam mais em debater assuntos voltados sade sexual, aos abusos policiais e as violncias recorrentes s quais eram expostas por falta de respaldo do Estado. Neste primeiro momento o que prevalece o sentimento de injustia, que coloca as prostitutas em uma posio de vtima, e a partir disto que o movimento de prostitutas delineia seu quadro interpretativo, na tentativa de obter um reconhecimento mnimo e inverter a tolerncia, sobre as prticas de violncia contra as prostitutas, em injustia. Isto possvel observar em uma fala de Leite sobre o I Encontro Nacional de Prostitutas, em 1987:
A gente fez uma lista de assuntos a serem discutidos: profisso, preconceito e estigma, escolaridade e violncia, entre outros. Mas no final, mesmo com todo o esforo para conduzir a discusso para outros caminhos, tudo acabava no assunto da violncia. Mas no era de qualquer violncia da qual se precisava falar, e sim da violncia policial (LEITE, 2009, p. 147).

Na dcada de 1990 o debate em torno da sade, da preveno de DSTs e Aids permaneceram vivos, mas novas pautas tambm ganharam espao. As prostitutas passaram a ver na regulamentao da prostituio, enquanto trabalho, a possibilidade da diminuio do estigma social e a ampliao de amparo do Estado sua categoria. A regulamentao da prostituio, por sua vez, faria da criminalizao do rufianismo e das casas de prostituio desnecessrios. Pois, estabeleceria um estatuto legal que garantiria os direitos das prostitutas em contraveno da explorao de seu trabalho. Desta forma, a dimenso da prostituio como um trabalho como outro qualquer ganhava maior visibilidade e impacto no quadro interpretativo do movimento. Nos anos 2000 ganhava cena, alm do debate permanente sobre a sade sexual, a legislao e os direitos humanos, sexuais e de cidadania. Contudo, pautas que giram em torno de temas como direitos humanos44 e sexuais (master frames) so caractersticas de quadros interpretativos mais abrangentes, isto porque conectam atores de diferentes causas sobre um mesmo guarda-chuva interpretativo. Porm ao mesmo tempo em que esta estratgia possibilita novas alianas tambm pode gerar descontentamentos, por sinalizar uma possvel dissoluo do enfoque do movimento (MISCHE, 1997). Desde a dcada de 1990, e mais fortemente nos anos 2000, as prostitutas no mais se assumiam em posio de vtimas, mas sim de mulheres passveis de direitos e deveres. A

44

Os Direitos Humanos ganharam ampla dimenso como master frame de muitos movimentos sociais a partir dos anos 1960 (TARROW, 2009).

40

identidade coletiva, antes to vinculada ideia da prostituta oprimida e marginalizada, passa a valorizar o lugar da prostituta na sociedade, associa a prostituta mulher independente e bem resolvida, em contraposio ala ortodoxa do movimento feminista que v na prostituio a coisificao da mulher, o termo mximo da alienao feminina. O corpo da prostituta h muito visto como pervertido, degenerado e mercantilizado ganha novas interpretaes. Dentro do movimento a prostituta referida como aquela mulher que ativamente vende fantasias erticas e no como aquela que passivamente vende os seus corpos. As prostitutas ativistas se apropriam da reivindicao do Direito aos seus corpos, colocam seus corpos como de posse prpria, logo no podem ser vendidos. Tiram o corpo feminino da passividade, do lugar de preocupar-se com o gozo do outro como fim prprio, e lhes permitem a sua sexualidade, a sensualizao e o erotismo. As prostitutas ganham o poder das sereias, que jocosamente seduzem os marinheiros, e invertem os jogos de poder: de caa viram caadoras que, sobretudo, tm pleno controle de seus corpos e vidas. Essa estratgia simblica tem sido adotada para apresentar publicamente uma interpretao prpria da identidade da prostituta em contraposio as crticas sociais e feministas s prticas de mercantilizao do corpo feminino. O ser mulher tem sido englobado frequentemente na estratgia das ativistas, que fazem questo de ressaltar as prostitutas como mulheres como outra qualquer, desenvolvendo um trabalho como outro qualquer45. A questo de gnero, ento, permeia o discurso das prostitutas ativistas, que elucida a retirada da mulher de seu lugar natural e normativo, condicionado pelo seu corpo invejoso. A mulher vista como autnoma e que regula suas prprias relaes, dona de seu corpo e sua sexualidade. O ser prostituta ganha nfase na opo e no orgulho de s-la. A prostituio enquanto uma profisso como outra qualquer, passa a ser predominante no discurso do movimento. A campanha Maria Sem Vergonha, cujo material foi cedido pelo Ministrio da Sade e elaborado pelas prprias prostitutas, teve como um de seus slogans: Sem vergonha de ser prostituta. Sem vergonha, garota. Voc tem profisso. 46, que reflete a necessidade de subtrair a vergonha que as prostitutas possuem em expor sua identidade vinculada prostituio. A campanha combina o sentimento de orgulho com um tom de ironia,

45 46

Como pode ser observada na faixa confeccionada pelo GEMPAC, disponibilizada no Anexo C. Ver Anexo D.

41

afrontamento e despudor. Segundo o site oficial da RBP, esta teria sido uma das campanhas mais bem sucedidas do movimento, uma ativista da APROS-PB fala sobre:
[...] Olha, eu acho que foi uma campanha muito massa, que foi realizada com o ministrio da sade, aqueles materiais de sem vergonha. Da a questo do sem vergonha n, que a fala: sem vergonha de ser prostituta, sem vergonha de valorizar o seu trabalho, sem vergonha de [...]. Fizeram vrios materiais com as frases diferentes, mas sempre dizendo sem vergonha. Eu acho que foi muito legal, assim pra gente trabalhar na zona com as outras colegas aqui [...]. E o material vinha falando um pouco disso, foi muito massa! Eu acho que uma campanha muito legal da Rede, entre tantas. que a gente j realizou muitas, dos trabalhos que a Rede vem realizando esse foi massa, assim, que marcou mais sabe? (informao verbal) 47.

Grande parte das organizaes lida com este desafio disponibilizando cursos profissionalizantes, como de: camareira, promotora de eventos, estilismo e moda, entre outros. De modo a permitir com que mulheres que, de fato, no queiram permanecer na prostituio tenham condies de se sustentar e a seus filhos atravs de outra profisso. O carter da prostituio como escolha enfaticamente produzido. A APROCE tambm oferece, para as prostitutas da regio, oficinas de histria de vida e atividades em grupo para descontrao48. A enfatizao do orgulho na profisso encontra inmeros desafios, um deles a baixa autoestima das prostitutas. Nesse sentido, o movimento tem reconstrudo os significados em torno do ser prostitutas criando slogans de valorizao da autoestima das prprias prostitutas, tentando arrebentar as amarras sociais que as condicionam a se esconderem, se envergonharem e se desvalorizarem como mulheres e como atores coletivos. A APROSMA, a Davida, a APROS-PB, entre outras organizaes trabalham com a confeco de moda prpria, desfiles de moda com as prprias prostitutas e concursos de beleza49. Como, em julho de 2002, o desfile Puta Moda 2002, com apoio financeiro da Associao do Morro do Alemo50. E o concurso Garota Mimosa, realizado em agosto de 2002, para eleger a prostituta mais bonita da comunidade, organizado pela Associao de moradores do

47 48

Informao fornecida por uma integrante da APROS-PB entrevista por telefone, em maro de 2012.

Informaes retiradas da comunicao verbal fornecida para a Rdio Nederland, 2009. (Disponvel em: <http: //www.rnw.nl/portugues/article/o-direito-%C3%A0-dif%C3%ADcil-vida-f%C3%A1cil >. Acesso em: 18 abr. 2011)
49

Informao retirada do Jornal eletrnico Estado MS: A notcia integrando o sulmatogrossense. (Disponvel em: <http://www.estadoms.com.br/site/>. Acesso em: 19 fev. 2012).
50

Informao retirada do Jorna eletrnico Beijo da Rua. (Disponvel em: <http://www.beijodarua.com. br>. Acesso em: 15 jan. 2011).

42

condomnio e amigos da Vila Mimosa51 (AMOCAVIM). As entidades que compem o movimento tambm organizam saraus poticos, formao e apresentao de grupos teatrais, cinema de rua. A APROS-PB realiza, desde 2005, no Dia Internacional das Prostitutas, a Maratona das Calcinhas, evento no qual prostitutas comemoram o seu dia saindo e correndo de calcinha pelas ruas de Pernambuco52. Outra estratgia muito utilizada pelo movimento a positivao do lugar da prostituta na sociedade. Por exemplo, atravs de slogans descontrados, como: As mulheres boas vo para o cu, as mulheres ms vo para qualquer lugar e No use drogas, transe com uma prostituta!. O primeiro slogan encontrado logo na pgina de entrada do site do Jornal Beijo da Rua53, e o segundo o nome de uma campanha54 desenvolvida pelo Ministrio da Sade, em 2002, em Belo Horizonte. Tambm possvel observar o cambio do lugar da prostituta negativado para um positivado em uma fala de uma liderana do movimento, no que tange s DSTs, Somos no fonte de contaminao, mas sim fonte de informao (informao verbal)55. Todos esses slogans tiram as prostitutas do lugar negativo de grupos de risco, de mulher marginalizada e oprimida, e as colocam em lugares positivos. Batem de frente com as concepes j naturalizadas do ser prostituta e as do novas entonaes, fazendo uso frequente do ldico, do despudor e da ironia. O movimento de prostitutas tem feito grande uso do erotismo em suas mobilizaes. Como na realizao de desfiles de prostitutas de lingeries, na venda de chocolates erticos, na venda de rifas sexuais, na comemorao do dia Internacional da Prostituta com a corrida das calcinhas, na formao do bloco carnavalesco Prazeres da Noite e da grife Daspu. Assim tambm como no fornecimento de cursos que ensinam como convencer o parceiro sexual a utilizar preservativo atravs de truques sensuais. Alm de slogans como Camisinha na

51 52

Bairro, do Rio de Janeiro, composto por muitas casas de prostituio (MORAES, 1995).

Informao retirada do site do Jornal BR net, atravs da reportagem Corrida das Calcinhas na Paraba celebra Dia das Prostitutas. (Disponvel em: <http://www.jornalbrnet.jex.com.br/geral/corrida+das+calcinhas+na+ paraiba+celebra+dia+das+prostitutas>. Acesso em: 15 maio 2011)
53 54

Ver Anexo E.

Durante a campanha foi realizado um Seminrio que reuniu organizaes no governamentais, associaes de prostitutas, o governo federal, estaduais e municipais para debater sobre a Aids, coordenado pelo Ministrio da Sade. Ao longo do encerramento do evento houve a apresentao do cantor Reginaldo Rossi, que comps uma msica especialmente para as prostitutas integrantes da campanha. A letra da msica encontra-se no Anexo F.
55

Informao fornecida por Rosarina Sampaio em entrevista Rdio Nederland, 2009.

43

mo, calcinha no cho. Camisinha no viu, calcinha subiu que contemplam o as diversas problemticas do movimento descontraidamente56. Como Tarrow (2009) salienta as vestimentas tambm so carregadas de significados. Pois representam, muitas vezes, concepes de vida dos grupos, lembremos os punks, hippies, gticos com seus estilos de roupas caractersticos, como forma de representao de seus estilos de vida. Nestes casos as vestimentas contribuem com a coeso do grupo, agindo como mais um elo entre seus membros. Por este vis, a grife Daspu pode ser entendida como uma carta coringa para o movimento. Alm de ter importncia estratgica, pois funciona como fonte de recursos e visibilidade para as prostitutas, tambm contribui, de forma simblica, com Enquadramento Interpretativo e a construo da Identidade Coletiva. Combina o sentimento de orgulho pela categoria, com humor, sensualidade e despudor. Isto , so mulheres prostitutas, que compartilham de um mesmo estilo de vida e vestem um mesmo estilo de roupa. Segue uma fala de Gabriela Leite, idealizadora da grife:
Eu j tinha sacado que a prostituta quem faz sua prpria moda e tava pensando de a gente ter uma confeco, algo pequeno. Na verdade, levamos um susto com tudo que aconteceu. Fomos convidadas para o Fashion Rio, pelo estande do SEBRAE. Desfilamos nossas camisetas feitas a toque de caixa. [...] Fizemos uma parceria com o Instituto Zuzu Angel para ajudar nessa coisa de estilo [...]. (informao verbal) 57

Os movimentos sociais normalmente baseiam sua ao coletiva na formao de novas identidades, e que estas identidades no condizem com as identidades impostas histricasocialmente ao grupo (TARROW, 2009). O movimento de prostitutas no foge a esta regra, assim como o movimento negro e LGBT. O movimento de prostitutas tem tentado construir novos significados em torno do ser prostitutas de inmeras maneiras, inclusive trabalhando com frequncia a autoestima de suas associadas, tentando arrebentar as amarras sociais que condicionam as prprias prostitutas a se esconderem, se envergonharem e se desvalorizarem enquanto atores sociais e polticos. Seguem as falas de um membro da APROSMIG e da APROS-PB, respectivamente:
Olha, na verdade, tem um grupo que justamente tem medo do preconceito, pelo estigma e pelo sentimento de culpa, ento a gente trabalha o psicolgico delas,

56

Informaes retiradas da comunicao verbal fornecida para a Rdio Nederland, 2009. (Disponvel em: <http: //www.rnw.nl/portugues/article/o-direito-%C3%A0-dif%C3%ADcil-vida-f%C3%A1cil >. Acesso em: 18 abr. 2011)
57

Informao fornecida por Gabriela Leite para o Ministrio da Sade. (Disponvel em: <http://portal.saude. gov.br/portal/saude/Gestor/visualizar_texto.cfm?idtxt=2865>. Acesso em: 20 fev. 2012).

44

porque ao passar dos anos, com essa questo de Igreja, religies, elas ficam muito preocupadas e entram at num estado de depresso, no qual tem muitas. A gente tenta fazer uma palestra dizendo pra elas que essa uma profisso como outra qualquer, t? Ento a gente tira esse sentimento de culpa de todas. (informao verbal)58. A principal bandeira da gente mesmo , assim, resgatar a cidadania das prostitutas n. A maior questo hoje a questo do preconceito, da discriminao. O preconceito entre elas mesmas, e a questo da identidade, no se identificar, por conta do preconceito. Voc sabe que o status prostitutas, ser prostituta tem discriminao, existe isso n?! A a gente t trabalhando mais a questo disso da identidade, do reconhecimento para que melhore nisso. (informao verbal)59.

O processo de construo de uma identidade coletiva ainda mais complexo, internamente ao prprio movimento de prostitutas h divergncias no que diz respeito ao uso dos termos: prostitutas, trabalhadoras sexual e profissional do sexo. Tal debate atinge dimenso internacional no movimento, e pode-se dizer que causou uma ruptura no movimento nacional. Enquanto uma ala do movimento desacredita na fora do uso do termo trabalhadora do sexo, pois este corresponderia no apenas a prostitutas, mas tambm, por exemplo, a atrizes porns. E defende o uso dos termos puta e prostituta, exatamente por serem carregados de conotaes negativas, logo causam maior impacto e chamam mais a ateno. Alm de reforar a noo da prostituio como uma escolha digna, enfrentando os paradigmas morais que sobrecarregam o termo. Outra ala prefere o uso do termo trabalhadora do sexo, pois este j contm uma conotao de trabalho, logo seria mais condizente com as reivindicaes do movimento relacionadas regulamentao da prostituio. Ao mesmo tempo, que parece mais sofisticado e dribla, de certa forma, o peso moral dos termos puta e prostituta (LEITE, 2009 e OLIVAR; SKACKAUSKAS, 2010).
As colegas da Amrica Latina consideram nosso movimento atrasado em relao o delas, porque elas usam trabalhadoras do sexo, e ns ainda no vencemos o preconceito e nos chamamos de prostituta. Eu penso o contrrio, parece que mudar o nome um pedido de desculpas (LEITE, 2009, p. 158).

Um membro da APROS-PB tambm fala sobre o assunto:


Porque assim, quando a gente ia fundar, a teve toda uma discusso que seria profissional do sexo, que era um nome bonitinho [...]. Assim na nossa imaginao na poca a gente pensava que o nome ia acabar com o preconceito, com todas essas coisas. S que no nada disso, no adianta a gente ficar maquiando o preconceito

58 59

Informao fornecida por uma integrante da APROSMIG em entrevista por telefone, em abril de 2012. Informao fornecida por uma integrante da APROS-PB em entrevista por telefone, em maro de 2012.

45

n, desde quando surgiu a prostituio sempre foi prostituta, e por que no encarar o nome mesmo? [...]. E a gente a volta na discusso do que seria ser prostituta, porque assim, a tem vrios nomes n, tem prostituta, a profissional do sexo, a garota de programa, a acompanhante executiva, se for mesmo colocar, listar, a so vrios nomes que existem, a, mas o nome mesmo tem que ser prostituta, e a a gente era profissional do sexo, no a ento a gente mudo pra questo da prostituta. A maioria concordo, algumas ainda no acho legal, mas assim que tem que ser mesmo, a gente no vai conseguir coisas maquiando o preconceito. Acho que a gente vai construindo, uma coisa, a gente vai ter que construir o respeito, no sei como, mas no mudando o nome. (informao verbal)60.

E ainda mesmo entre os termos profissionais do sexo e trabalhadoras do sexo h divergncias, como foi possvel apreender atravs da fala de um membro da APROCE:
[...] Assim, pensando pra frente, eu achei que a gente tinha que lutar pra quebrar os estigmas, e o nome prostituta o nome certo. A ento, mas a Federao as meninas quiseram botar Trabalhadoras do Sexo, que tanto faz prostituta e trabalhadora correto, o que no correto Profissional do Sexo. [...] Ns no queremos ser escondidas, ns queremos ser mostradas. [...] Voc j penso no caso [...] quando chamam as prostitutas de profissionais do sexo, esto chamando os outros de amadores. [...] Ento, a gente no gosta desse nome, profissional do sexo, trabalhadora sim, prostituta sim, mas no profissional. Porque pra ser profissional tem que ter faculdade, tem que ter curso. [...]. (informao verbal) 61.

No movimento nacional, a Rede Brasileira de Prostitutas e seus congregados optam pelo uso termo prostituta. Observamos isso facilmente na Carta de Princpios da RBP e no Hino das Prostitutas62, nos quais no utilizado o termo trabalhadora do sexo para referenciar categoria, mas sim o ter prostituta. No entanto, do outro lado, observamos a Federao Nacional de Trabalhadoras do Sexo, cuja congrega principalmente os sindicatos que compem o movimento, e como o prprio nome j nos permite observar, faz uso do termo trabalhadora do sexo (OLIVAR; SKACKAUSKAS, 2010). O debate sobre qual termo utilizar tambm est exposto no Jornal Beijo da Rua. O jornal disponibilizou um espao para receber cartas de prostitutas e simpatizantes com suas opinies e preferncias ao referenciar categoria63. Pode-se ressaltar diante destas discordncias internas ao movimento, do uso de termos, uma caracterstica negativa coeso do movimento. Pois, alguns significados no so compartilhados, afrouxando alguns vnculos. Ao mesmo tempo em que, necessrio levarmos

60 61 62 63

Informao fornecida por uma integrante da APROS-PB em entrevista por telefone, em maro de 2012. Informao fornecida por uma integrante da APROCE em entrevista por telefone, em maro de 2012. Para Hino das Prostitutas, ver Anexo G.

Informao retirada do Jornal eletrnico Beijo da Rua. (Disponvel em: <http://www.beijodarua.com.br/>. Acesso em: 17 de janeiro de 2012).

46

em conta que os movimentos sociais so heterogneos, e a construo de uma identidade coletiva no se d de outra forma, seno atravs de disputas internas constantes (TARROW, 2009). Temas como os direitos sexuais e humanos, apenas mais recentemente passaram a fazer parte da pauta de discusses e reivindicaes do movimento, o que permite afirmar que o movimento vem aderindo como formas de mobilizao novas estratgias para conquistar simpatizantes e se conectar com outros grupos, ampliando suas redes interpessoais e organizacionais, desta forma condensando as bases do movimento a nvel nacional. Ademais assim como o uso de pautas e reivindicaes mais voltadas para os direitos humanos, sexuais e de cidadania, o movimento - copiando estratgias de seu parceiro o movimento LGBT - tem realizado alguns seminrios em Braslia, pensando em ampliar seu impacto e presso sobre os polticos. Para aproximar o debate defendido pelo movimento do governo e da sociedade civil, visando o reconhecimento da prostituio enquanto trabalho.

47

CONCLUSO

A importncia do movimento nacional de prostitutas ganha relevo exatamente pela prostituio estar submersa em preconceitos e esteretipos64 sociais. Pois esse se contrape politicamente s concepes culturais da prostituio e articula-se em prol da formao e adoo de novas concepes. Exige que a prostituio seja regulamentada e, mais, legalizada tal qual qualquer outra profisso. Quando em 1987, atravs do Instituto de Estudos da Religio, Gabriela Leite e Lourdes Barreto conquistaram apoio para a realizao do I Encontro Nacional de Prostitutas, e foi fundada a Rede Brasileira de Prostitutas (RBP), iniciando o processo de estruturao e conectividade do movimento, fundavam o as bases para o movimento nacional de prostitutas. Dada a maneira como o movimento de prostitutas redefine determinadas situaes e significados sociais e as formas como transmite publicamente essas novas interpretaes, pode-se observar que este vem construindo novas semnticas sobre ser prostituta e suas prticas procurando reverter o estigma social. As prostitutas questionam politicamente interpretaes socialmente tradicionais e herdadas do ser prostituta, remodelando-as a partir de novos sentidos culturais- atravs da assuno do ser prostituta com nfase na opo e no orgulho de s-la visto que uma profisso como outra qualquer e na positivao da prostituio-. Como forma de comunicao com a sociedade, o movimento tem utilizado de diversificadas aes que mesclam erotismo, orgulho, ironia e despudor, como na venda de chocolates erticos na forma de pnis, na confeco de grifes prpria para prostitutas, na realizao de desfiles de lingeries, etc. Os processos de enquadramento interpretativo e de identidade coletiva do movimento de prostitutas vm ganhando novo sentido poltico e cultural, desde as duas ltimas dcadas. A pesquisa mostrou que esses processos deixaram de ser meramente reativos ao controle social e policial, ou s vises religiosas e morais tradicionais da prostituio, para desafiar imagens e interpretaes da mulher prostituta como vtima passiva seja do desejo sexual masculino ou das situaes de privao socioeconmica. As noes de corpo, sexualidade e gnero esto no centro dos processos de construo de novos enquadramentos interpretativos e da identidade coletiva do movimento.

64

Por exemplo, de criminosas, oportunistas, vtimas, sempre em contraponto com a mulher de famlia, dona de casa, figura ideal da mulher de bem socialmente estabelecida.

48

O movimento de prostitutas caracterizou-se inicialmente como reativo, ou seja, suas estratgias e objetivos visavam mais aparatos sociais de sade e proteo contra violncia. Atualmente o movimento atua a nvel nacional e internacional atravs de estratgias, sobretudo, mais ofensivas do que defensivas. A profissionalizao da prostituio tornou-se a grande bandeira do movimento, desde os anos 1990, a noo da prostituio como um trabalho como outro qualquer passou a ser considerada o meio para a reduo do estigma e da discriminao, possibilitando combinar o direito s garantias trabalhistas para trabalhar como prostituta com o acesso sade, educao, segurana, e etc... Ao longo dos ltimos anos o movimento vem utilizando tambm como estratgia de mobilizao master frames, como os direitos humanos e sexuais. As organizaes de prostitutas tm utilizado variadas formas de mobilizao para atrair ateno causa e atingir objetivos polticos: campanhas junto s prostitutas para disseminar a pauta do movimento; palestras pblicas com a presena de autoridades de governo, acadmicos e profissionais do sexo; produo e transmisso de programas de rdio e peas teatrais; execuo de projetos e de programas em parceria com rgos pblicos nas reas da sade e da sexualidade, entre outras. No entanto, verificou-se que falta ao movimento: uma maior integrao entre suas organizaes, associes e lideranas, o que dificulta sua articulao; e sites oficiais que contenham a formao de seu quadro geral de parcerias, lideranas, membros, projetos, campanhas, a divulgao de uma agenda e a publicao de suas pesquisas, que ampliariam a sua visibilidade. O movimento tem tido sucesso na presso poltica para a regulamentao da prostituio, assim como para o seu reconhecimento como servio e a incluso do profissional do sexo na Classificao Brasileira de Ocupaes (CBO), em 2002. Uma vez que a prostituio se encontra em uma espcie de limbo social na Legislao brasileira, pois no h regulamentao: no nem legalizada e to pouco criminalizada. A identidade social negativa que perpassa o ser prostituta, sempre em contraposio com a idia da mulher de famlia, da mulher moralmente correta e honesta, impem alguns limites ao movimento: primeiro, o recrutamento de ativistas devido s dificuldades e aos constrangimentos para prostitutas assumirem publicamente suas atividades; segundo, a visibilidade e penetrao da pauta do movimento na sociedade potencialmente menor em comparao com outros movimentos relacionados s questes da sexualidade, como o de mulheres e de homessexuais, isto porque o tema ainda causa forte impacto negativo sobre a sociedade. Outra dificuldade que vem sendo enfrentada pelo movimento diz respeito ao fato de que as prostitutas no possuem um ponto fixo de prostituio, esto em constante

49

deslocamento, o que dificulta ainda mais na conscientizao de grupo e na construo de sentimentos compartilhados, o que por sua vez interfere diretamente no recrutamento de novas ativistas. Desta maneira, a pesquisa permitiu conhecer e analisar como prostitutas aproveitaram determinadas oportunidades polticas e atravs de um repertrio de ao coletiva escolhido estrategicamente entraram em confronto com opositores, criaram identidades coletivas, signos e significados compartilhados em torno de redes sociais, organizaes e outras estruturas conectivas. Tornaram-se ativistas e estruturaram o movimento nacional de prostitutas como novo ator social e poltico, na busca pelo desmantelamento das concepes predominantes que envolvem a prostituio e suas prticas. O movimento tem se dirigido para a redefinio das situaes de injustia e de estigmatizao social e para a construo de identidade coletiva. A noo de direitos humanos foi incorporada pauta do movimento, desde os anos 2000, para afirmar o direito de ser prostituta, o direito sobre o prprio corpo assim como o direito profissionalizao da prostituio, com as garantias legais trabalhistas e da cidadania. Essa afirmao da identidade poltica tem sido acompanhada por campanhas de forte apelo simblico que mesclam erotismo, despudor e ironia nas representaes do corpo, da sexualidade e do gnero femininos.

50

REFERNCIAS

ALONSO, Angela; COSTA, Valeriano; MACIEL, Dbora. Identidade e estratgia na formao do movimento ambientalista brasileiro. Novos Estudos CEBRAP. So Paulo, n. 79, p. 151-167, nov., 2007. CARLOS, Caio Anderson Feitosa; S, Leonardo Damasceno de. As prostitutas na rua: resistncia e organizao de um coletivo de prostitutas em fortaleza. Recife, XXVIII Congresso Internacional da Alas, set., 2011. Davida. Direitos Humanos e Prostituio Feminina: Pesquisa desenvolvida pelo ncleo de pesquisa da Davida, 2007. DANTAS, Iracema. Entrevista com Gabriela Leite. Revista Democracia Viva, n. 31, abr./jun., p. 42-47, 2006. LEITE, Gabriela. Filha, me, av e puta: A histria de uma mulher que decidiu ser prostituta/ Gabriela Leite; em depoimento a Marcia Zanelatto. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009. MELUCCI, Alberto. Um objetivo para os movimentos sociais?. In: Lua Nova, n. 17, 1989. MISCHE, Ann. De estudantes cidados. Redes de jovens e participao poltica. Revista Brasileira de Educao, n. 05 (mai./jun./ago.) e n. 06 (set./out./nov./dez.), p. 134-150, 1997. MORAES, Aparecida Fonseca. Mulheres da Vila: Prostituio, identidade social e movimento associativo. Petrpolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1995. OLIVAR, Jos Miguel Nieto. Guerras, trnsitos e apropriaes: polticas de prostituio feminina a partir das experincias de quatro mulheres militantes em Porto Alegre. 2010. 380 f. Tese (Doutorado). Programa de ps-graduao em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2010. __________; SKACKAUSKAS. Prostitutas, Feministas e Direitos Sexuais- dilogos possveis um impossveis? Santa Catarina, Fazendo Gnero 9: Disporas, Diversidades, Deslocamentos, agos., 2010. FACCHINI, Regina; SIMES, Jlio. Na trilha do arco ris: do movimento homossexual ao LGBT. So Paulo: Perseu Abramo, 2009. TARROW, Sidney. O poder em movimento: movimentos sociais e confronto poltico. Petrpolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2009. Websites ATA DA PRIMEIRA REUNIO EXTRAORDINRIA DA COMISSO DE ARTICULAO COM OS MOVIMENTOS SOCIAIS CAMS. Sala de Reunies Betinho, Programa Nacional de DST/Aids, Braslia, 6 jul. 2004. Disponvel em: <http://www.abglt.org.br/port/extraordinaria /ata.htm>. Acesso em: 17 abr. 2011. BRASIL. Ministrio da Sade. Secretaria de Assistncia Sade. Programa Nacional de Doenas Sexualmente Transmissveis/AIDS. Manual do Multiplicador - Profissional do Sexo. Braslia: Ministrio da Sade, 37 p., 1996. Disponvel em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cd10_11 .pdf>. Acesso em: 10 de janeiro de 2012) CAMS- Comisso nacional de articulao com movimentos sociais. Ata da primeira reunio extraordinria da comisso de articulao com os movimentos sociais . Braslia, jul., 2004. (Disponvel em: < http://www.abglt.org.br/port/extraordinaria/ata .htm>. Acesso em: 20 ago. 2011).

51

COSTA, Breno. Associao de prostitutas na PB rifa pacote sexual a R$ 5 para pagar dvidas. In Jornal Folha de So Paulo online, jan., 2009. (Disponvel em: <http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u491197.shtml>. Acesso em: 15 mai. 2011). CUNHA, Ghyslaine. Lourdes Barreto: Na prostituio, aprendi a ver que a sociedade tem muitos problemas, e eu no era a errada da histria. Hiroshi Bgea Blog, 11 jun. 2011. Disponvel em: <http://www.hiroshibogea.com.br/?p=16448>. Acesso em: 30 mar. 2013). DASSC, Dignidade, Ao, Sade, Sexualidade e Cidadania: Disponvel em: <http://www.estadoms.com.br/site/imprimir.php?id=26315>. Acesso em: 19 de fevereiro de 2012. Direito Humanos Lourdes Barreto (GEMPAC) fala na CPI do Trfico Humano. Site Ponto de Pauta, 25 agos. 2011. Disponvel em: http://pontodepauta.wordpress.com/2011/08/25/direito-humanos-lourdes-barretogempac-fala-na-cpi-do-trafico-humano/. Acesso em: 16 de fevereiro de 2012. GAPA-BA: Disponvel em: <http://www.gapabahia.org.br/v1/?page_id=78>. Acesso em: 15 de fevereiro de 2012. GAPA-MG: Disponvel em: <http://gapa.mg.zip.net/ >. Acesso em: 15 de fevereiro de 2012. GAPA lana livro em homenagem aos pioneiros da luta contra a aids no Brasil. Site HIV em Pauta. Disponvel em: <http://hivempauta.wordpress.com/2010/04/25/gapa-lancalivro-em-homenagem-aos-pioneiros-da-luta-contra-a-aids-no-brasil/>. Acesso em: 20 de abril de 2011. GRUPO ELLOS PA: Disponvel em: <http://grupoellospa.blogspot.com/2011/08/encontroregional-dsthivaids-e.html>. Acesso em: 17 de fevereiro de 2012. ISERINSTITUTO DE ESTUDO DA RELIGIO: Disponvel em: <http://www.iser.org.br/site/quem-somos/iser>. Acesso em: 05 de janeiro de 2012. JORNAL BEIJO DA RUA: Disponvel em: <http://www.beijodarua.com.br/>. Acesso em: 17 de janeiro de 2012. JORNAL ONLINE ESTADO MS: Disponvel em: <http://www.estadoms.com.br/site/>. Acesso em: 19 de fevereiro de 2012. LENZ, Flvio. Encontro de putas fortalece movimento. 2010. (Disponvel em: < http://www.beijodarua.com.br/ >. Acesso em: 7 out. 2011). LIMA. Dignidade em Cena: Lourdes Barreto volta ribalta hoje, em Laqu, para reviver no palco a difcil vida fcil dos anos 30, na Riachuelo. Blog Dramaturgia pessoal de uma atriz, 17 agos. 2007. Disponvel em: <http://atorcriador.spaces.live.com/blog/cns!F1EBE6B309ED7188!845.entry>. Acesso em: 16 de outubro de 2011. Novos caminhos para as profissionais do sexo. Site Portal Gterra, 3 maio 2010. Disponvel em: <http://www.gterra.com.br/geral/novos-caminhos-para-as-profissionais-do-sexo29598.html>. Acesso em: 16 de outubro de 2011. NCLEO DE PROSTITUTA ROSA VERMELHO: Disponvel em: <http://neprove.blogspot.com/>. Acesso em: 19 de fevereiro de 2012. NEPNcleo de Estudos da Prostituio: Disponvel em: <http://www.neppoa.hpg.ig.com.br/>. Acesso em: 10 de fevereiro de 2012. Prostitutas entregam ao ministro recomendaes de sade e direitos humanos. Site Ministrio da Sade. Disponvel em: <http://portal.saude.gov.br/portal/saude/Gestor/visualizar_texto.cfm?idtxt=28659>. Acesso em: 7 de outubro de 2011. Realizao de um Conselho de Especialistas: Projeto Fronteiras- Disseminao da Metodologia de Atendimento s vtimas de trfico de pessoas nas fronteiras. Site

52

Asbrad, 21 dez. 2010. Disponvel em: <http://www.portalasbrad.org.br/index.php?conteudo=noticia&id=32>. Acesso em: 7 de outubro de 2011. REDE BRASILEIRA DE PROSTITUTAS: Disponvel em: <http://www.redeprostitutas.org.br>. Acesso em: 22 de maio de 2012.

53

APNDICE A

ROTEIRO DE ENTREVISTA 1 Bloco: 1. Quando e como voc iniciou sua carreira na prostituio? 2. Farei algumas perguntas sobre a sua trajetria? a) formao escolar; b) associaes das quais participou; c) participao em outros movimentos sociais; d) filiao a partidos polticos; e) ocupao de cargos, conselhos, comisses governamentais; f) participao em redes e instituies internacionais 2 Bloco: 1. Como ocorreu a formao da associao na qual voc atua? 2. Quando voc iniciou sua atuao na associao? 3. Quais as principais bandeiras e objetivos da associao? 4. Como a associao est conectada com o movimento nacional? 3 Bloco: 1. Quando, como e por quem o movimento de prostitutas no Brasil foi formado? [Ressaltar sobre a influncia das entidades voltadas para a questo da sade pblica; e tambm sobre a ao da Igreja sobre as prostitutas] 2. Em sua opinio, quais os principais temas da pauta do movimento nacional desde a sua formao? 3. Em sua opinio, h diferena nas noes de prostituta, trabalhadora do sexo e profissional do sexo? Quais? 4. Em sua opinio, quais so as principais campanhas nacionais desde a formao do movimento? [quando/nome/objetivo] 4 Bloco: 1. Em sua opinio, quais as aes que o movimento tem utilizado para chamar a ateno para a causa das prostitutas? 2. E para conquistar novas ativistas prostitutas?

54

3. H dificuldades em convencer as prostitutas a participarem do movimento? 4. Quais so suas fontes de arrecadao de recursos? 5. Como so realizadas as arrecadaes de recursos para o movimento? 5 Bloco: 1. Como se d a relao do movimento com o Estado? [Parcerias e projetos] 2. H advogados ou representantes que atuam como intermedirios das pautas do movimento com os governos pblicos na criao de leis? 3. Qual a relao do movimento com os demais movimentos sexuais? [homossexual, travesti e feminista] 6 Bloco: 1. Por favor, indique uma organizao ou associao que voc considera de maior influncia dentro do movimento a nvel nacional; e cinco (5) das principais ativistas.

55

ANEXO A

Imagem extrada do site da Rede Brasileira de Prostitutas. (Disponvel em: <http://www.redeprostitutas .org.br/>. Acesso em: 22 mai. 2012).

56

ANEXO B

CARTA DE PRINCIPIOS DA REDE DE BRASILEIRA DE PROSTITUTAS (Documento extrado do Jornal Beijo da Rua, verso impressa de ago., 2011)

A rede considera a prostituio uma profisso, desde que exercida por maiores de 18 anos. A rede contra, em consonncia com a legislao brasileira, a explorao sexual comercial de crianas e adolescentes. A rede repudia: a vitimizao das prostitutas e o controle sanitrio de prostitutas. E combate a criao e a existncia de zonas delimitadas e confinadas; a criminalizao dos clientes; o oferecimento de exames e outros procedimentos mdicos nos locais em que se exerce a prostituio, a no ser em casos que envolvam a populao em geral; e que associe a prostituta com a criminalidade e o trfico de seres humanos. A rede defende a regulamentao do trabalho da prostituta. E promove a auto-organizao das prostitutas; o acesso aos insumos de preveno de DST/Aids; o acesso aos servios de sade integral; o direito de migrao para o trabalho legal; que o trabalho sexual um direito sexual; que as prostitutas se assumam como prostitutas/putas em todos os espaos. A rede combate a discriminao, o preconceito e o estigma dirigido s prostitutas.

A rede atua em parcerias nos cenrios nacional, regionais e internacionais com outras redes de prostitutas e aliados. A rede v o turismo sexual como uma forma de trabalho para maiores de 18 anos. A rede entende que a prostituta no vende o seu corpo. Ela presta servios sexuais. A rede recomenda aos seus integrantes a realizao de encontros municipais, estaduais e nacionais.

Critrios Quem pode entrar na Rede: Associaes, ncleos e grupos de prostitutas, e prostitutas que respeitem os princpios desta Carta. A Rede pode convidar pessoas que contribuam e respeitem esta Carta. Para entrar na Rede e na lista eletrnica necessrio ser indicado por grupo j integrante. Quem no pode entrar na Rede: Entidades ou empresas dirigidas ou controladas por cafetinas, cafetes e/ou outros exploradores da prostituio. Associaes, grupos e individuais que no respeitem os princpios desta Carta.

57

ANEXO C

Imagem retirada do blog Hiroshi Boagea Publicada em uma reportagem realizada por Ghyslaine Cunha, em junho de 2012. (Disponvel em <http://www.hiroshibogea.com.br/?p=16448>. Acesso em: 30 mar. 2013).

58

ANEXO D

Imagem extrada do Jornal eletrnico Beijo da Rua. (Disponvel em:<http://www.beijodarua.com.br/>. Acesso em: 15 abr. 2013).

59

ANEXO E

Imagem extrada do Jornal eletrnico Beijo da Rua. (Disponvel em:<http://www.beijodarua.com.br/>. Acesso em: 15 abr. 2013).

60

ANEXO F MSICA PROFISSIONAL DO AMOR65 PARA CAMPANHA DE PREVENO DE DSTS/AIDS

Msica: Profissional do amor Cantor: Reginaldo Rossi

Sei que a vida te levou por diversos caminhos Por sobrevivncia ou amor Voc vende carinhos No se arrisque nem um instante, No v se esquecer a sua sade importante Cuide bem de voc!

Voc profissional do amor Profissional do amor Profissional do prazer Por isso tome cuidado Com cliente ou namorado Voc tem que se proteger

(2 vezes)

No transe nunca sem camisinha!

65

Letra de msica retirada do site do Ministrio da Sade. (Disponvel em: <http://www.aids.gov. br/midia/profissionais-do-sexo-radio>. Acesso em: 18 de fevereiro de 2012).

61

ANEXO G HINO DAS PROSTITUTAS66 Sei que a prostituio carrega estigma sem fim De qualquer modo o preconceito ruim Perpassa a histria do tempo prostituta, pervertida, pantera negra quem desperta o desejo Mas companheira Na verdade, trabalho que no d pra negar Sei que h muito tempo existe prostituio Fora da lei contraveno ou no libido pegando fogo Assim em troca do dinheiro se oferta prazer Como qualquer profisso que se vai exercer Pois a zona produz amor Realizando o desejo do corpo E de uma coisa esteja certo amor (2 vezes) A zona vai estar sempre aberta amor O cabar vai dar uma festa amor Na hora que voc chegar Sei que a prostituio carrega estigma sem fim De qualquer modo o preconceito ruim Perpassa a histria do tempo prostituta, pervertida, pantera negra quem desperta o desejo Mas companheira Na verdade, trabalho que no d pra negar

66

Letra retirada do blog do Ncleo de Prostitutas Rosa Vermelho. (Disponvel em: <http://neprove .blogspot.com/>. Acesso em: 19 de fevereiro de 2012).

62

Sei que h muito tempo existe prostituio Fora da lei contraveno ou no libido pegando fogo Assim em troca do dinheiro se oferta prazer Como qualquer profisso que se vai exercer Pois a zona produz amor Realizando o desejo do corpo E de uma coisa esteja certo amor (2 vezes) A zona vai estar sempre aberta amor O cabar vai dar uma festa amor Na hora que voc chegar

Вам также может понравиться