Вы находитесь на странице: 1из 2

Quadro 2.

3 Evoluo da preocupao ambiental: um breve resumo histrico


POCA 1962 (Estados Unidos) Dcada de 60 (Estados Unidos) 1970 1972 (Estocolmo) FATO HISTRICO Publicao de "Silent Spring" de Rachel Carson Criao da Agncia de Proteo Ambiental (EPA). Reunio do Clube de Roma. Primeira Conferncia das Naes Unidas sobre Meio Ambiente. RESULTADOS Presso para que os polticos agissem e profunda mudana na atitude do povo americano com o surgimento de normas ambientais federais. Aprovao das leis: Clean Air Act, Clean Water Act, Toxic Substance Control Act, entre outros. Documento "Limites do Crescimento", que analisou os efeitos catastrficos decorrentes do atual ritmo de crescimento econmico e demogrfico no mundo. Colocou a questo ambiental nas agendas oficiais e organizaes internacionais. Tambm teve como resultados: a incorporao da questo ambiental em programas das organizaes intergovernamentais; surgimento de grande nmero de ambientalistas e de organizaes no-governamentais em todo o mundo. Despertar legislativo e incentivo procura de novas fontes de energia e de uma utilizao mais racional destas. Dramtico crescimento da conscientizao ambiental.

Dcada de 70. Dcadas de 70 e 80 Dcada de 80 (Estados Unidos) 1986

Crise do petrleo e do modelo energtico vigente Desastres ambientais como o de Seveso, Bho-pal, Chernobyl, etc.

Surgimento de grupos ambientalistas Incio do ativismo ambiental. Presso sobre as empresas para mudanas em suas como o Earth First. polticas. A Cmara Internacional de Comrcio (ICC) estabeleceu diretrizes am-bientais para a indstria mundial. Lanamento do manifesto "Nosso Futuro Comum" (Relatrio Grande impulso adoo de prticas de preveno da poluio por parte das indstrias.

1987

Auxiliou na integrao dos conceitos: meio ambiente e desenvolvimento. Sua principal funo foi alertar as autoridades governamentais para tomarem medidas

Brundtland) pelo Conselho Mundial efetivas no sentido de coibir e controlar os efeitos desastrosos da contaminao de Desenvolvimento e Meio ambiental, com o intuito de alcanar o desenvolvimento sustentvel. Ambiente da ONU (WCED World Council of Environment and Development). 1991 Publicao da "Carta Empresarial para o Desenvolvimento Sustentvel", pela ICC. E lanamento do documento "Mudando o Rumo: Uma Perspectiva Empresarial Global sobre Desenvolvi-mento e Meio Ambiente" pelo BCDS (Business Council on Sustainable Development. A ISO (International Organization for Stardadization) constitui o Grupo Estratgico Consultivo sobre o meio ambiente (SAGE). Incremento da filosofia preservacionista no mundo, contabilizando adeses e iniciativas das mais diversas origens.

1991

Elaborao das normas internacionais de proteo ambiental ISO 14000.

1992 (Brasil)

Realizao da conferncia do Rio de Resultaram dois importantes documentos: a Carta da Terra (Declarao do Rio) e Janeiro ECO-92 The Earth a Agenda 21 Summit. A norma ISO 14000 passa a ser Empresas j podem ser certificadas pela ISO 14001 atestando que possuem um NBR, ou seja, aprovada e Sistema de Gesto Ambiental estruturado e funcionando. Pases ou mesmo publicada como norma internacional empresas isoladas podem exigir de seus fornecedores a certificao ISO 14000 como garantia de produo com preocupao ambiental.

1996

Вам также может понравиться