Вы находитесь на странице: 1из 3

Scrum

um processo gil para gerenciar e controlar projetos de desenvolvimento de software e para a criao de produtos de forma interativa e incremental.

Definies:

Product Owner (PO) Pode ser um financiador ou um importante interessado no projeto, suas principais responsabilidades so: Definir as funcionalidades do produto; Concentra as informaes vindas dos usurios; Responsvel pelo ROI (Return On Investment); Prioriza o Product Backlog; Pode alterar as prioridades dentro do sprint; Aceita ou rejeita os resultados dos trabalhos.

Scrum Master

Desempenha uma liderana gerenciando os interesses do PO junto ao Time:

Promove a criatividade e o conhecimento no Time; Estimula a comunicao entre todos os envolvidos; Protege o time de interferncias externas; Remove impedimentos; Garante que o processo est sendo respeitado; Gerencias as reunies; Integra Cliente e Desenvolvimento; Apoio o PO a maximizar o ROI.

Time

muito mais um grupo de pessoas do que um papel, so aqueles diretamente ligados ao desenvolvimento do projeto sendo que suas principais caractersticas so:

Multi-funcional; Formado por at 7 pessoas; Define o objetivo do Sprint e especifica os resultados dos trabalhos; Faz o que necessrio para atingir os resultados; Auto-Organizvel; Apresenta os resultados do Sprint. Sprint um perodo de tempo entre 2 e 4 semanas que dever ser fixo, dentro do qual o time do projeto ir produzir uma parte do produto definido pelo cliente (PO). O conceito de sprint nos remete ao fato de estarmos entregando freqentemente algo de valor para nosso cliente, cada um deve ter uma meta especfica que represente o desejo do cliente para aquele perodo (iterao).

Product Backlog O PO cria uma lista inicial de necessidades que precisam ser produzidas para que a viso do projeto seja bem sucedida. Esta lista de necessidades chamada de Product Backlog. O Scrum Master deve auxiliar o PO na elaborao desta lista.

User Story (Estrias do Usurio) uma pequena descrio, que detalha um item do Product Backlog. Uma estria ajuda no entendimento e tambm , utilizada como lembrete para as atividades de planejamento. Permite tambm fazer a estimativa de velocidade da equipe e a durao da Sprint.

Como funciona?

Scrum divide o desenvolvimento em Sprints (Iteraes). So formadas pequenas equipes (Time) de at 7 pessoas. Estas equipes trabalham em cima de funcionalidades (requisitos) definidas no incio de cada Sprint pelo PO com o auxlio do Scrum Master. A equipe toda responsvel pelo desenvolvimento destas funcionalidades. Todo dia, feita uma reunio de 15 minutos (Daily Scrum) onde o time expe ao Scrum Master: O que foi feito; O que ser feito no prximo dia; Problemas relacionados.

O Scrum Master pode levantar os fatores de impedimento, e o progresso geral do desenvolvimento nas reunies dirias.

Scrum e XP Scrum e XP so complementares, pois Scrum prov prticas geis de gerenciamento de projeto enquanto XP prove prticas integradas de engenharia de software.

Obs.: Scrum interessante porque fornece um mecanismo de informao de status que atualizado continuamente, e porque utiliza a diviso de tarefas dentro da equipe de forma explicita.

Вам также может понравиться