Вы находитесь на странице: 1из 22

Os fundamentos da Administrao

Meta da aula

Apresentar os fundamentos da Administrao em sua pluralidade cientca e artstica.

objetivos

Ao nal desta aula, voc dever ser capaz de: solucionar o problema de reduo de custos (em um caso hipottico) utilizando a criatividade como ferramenta do administrador; atuar como lder de equipe (com nfase no planejamento estratgico, na organizao e no controle) em um caso hipottico.

AULA

Histria do Pensamento Administrativo | Os fundamentos da Administrao

INTRODUO

Ao comear os estudos de uma rea de prossionalizao to importante quanto a Administrao, cabe a ns, professores deste curso, apresentar a voc os grandes instrumentais tericos e prticos existentes. De acordo com esse caminho, voc precisar conhecer algumas formas comportamentais do passado relativas a processos administrativos em sentido amplo (que sero vistas, com maior nfase, a partir da Aula 2), e delas analisar as pertinncias do conhecimento em relao a suas modicaes ao longo do tempo. Mas isso mesmo importante?, voc pode se perguntar. A resposta sim! Nosso objetivo maior o de aplicar de forma direta e atualizada esse conhecimento necessidade exigida nesse novo papel que voc ir desempenhar: a importante tarefa de administrar.

Um administrador competente deve:

!
8 CEDERJ

juntar as informaes captadas em sua formao acadmica e enraiz-las para construir sua base e sua postura prossionais; estudar muito, observando, a seu tempo, todos os instrumentais que podero lev-lo ao adequado comportamento prossional exigido pelas modernas empresas de nossos tempos; moldar seus prprios padres tcnicos, a m de poder avanar nos preceitos organizacionais dentro de um padro prossional prprio; buscar identicar-se com tudo de novo que acontece na rea prossional, para marcar presena na assumida viso de crescimento contnuo da vida administrativa; perceber, desde logo, que voc dever ser um prossional moldado s mudanas que ocorrem, a cada momento, na administrao moderna.
Emin Ozkan

Figura 1.1: Administrador: um prossional de mltiplas funes. (sxc.hu - 438223_86537119)

levaro voc ao aprofundamento administrativo; ao bem-estar prossional no futuro, em ltima instncia. Portanto, ns vamos explorar tudo que se refere Administrao moderna, mas no deixaremos de buscar as bases que sustentam a teoria administrativa, inclusive seus padres ticos e morais e sua adequao constante evoluo global que vivemos. Mas como possvel iniciar o estudo de algo to complexo como o pensamento administrativo? Parece mais oportuno fazermos com que voc seja apresentado a uma anlise prvia dos conceitos de Administrao e organizao, j que estes pressupostos bsicos foram utilizados pelos tericos e seus seguidores em todas as escolas, teorias e modelos que analisaram os diferentes aspectos do pensamento e da prtica da Administrao.

ADMINISTRAO E ORGANIZAO
Desde os primrdios da humanidade, o homem administra. Inicialmente, regulava as aes e prticas de sua famlia, sua casa, seu cl, sua tribo, sua aldeia. Por extenso, a partir do momento em que os homens se constituram em sociedades, defrontaram-se com a necessidade de administrar vilas; posteriormente, cidades, estados e naes. Para isso, foram criadas organizaes que reuniam pessoas, materiais, equipamentos, tecnologia, instalaes e informao, entre outros.

Quando Henri Fayol (1841-1925) deniu Administrao como um processo que inclui as atividades de planejamento, organizao, direo, coordenao e controle, surgia para o mundo uma nova cincia: a cincia da Administrao. Embora praticada em todo o mundo durante todas as etapas da histria da humanidade e por diferentes povos e civilizaes, somente no incio do sculo XX foi reconhecida como cincia.

CEDERJ

AULA

da Administrao, e, nesta disciplina, voc ir adquirir as informaes que

Histria do Pensamento Administrativo ser seu primeiro contato com a cincia

Histria do Pensamento Administrativo | Os fundamentos da Administrao

Existe diferena entre organizao e Administrao? Sim. Administrar ao, organizao objeto; sendo assim, ambas se complementam. Uma
ORGANIZAO

somente atinge seu propsito e seus

objetivos se for bem administrada. E a Administrao exige de quem administra, por sua vez, um mnimo de organizao. ORGANIZAO
Nossa denio formal de organizao uma entidade social que direcionada ao objetivo e deliberadamente estruturada. Entidade social quer dizer constituda por duas ou mais pessoas. Direcionada ao objetivo signica destinada a atingir certos resultados, como obter lucros. Deliberadamente estruturada quer dizer que as tarefas so divididas e as responsabilidades para o seu desempenho so atribudas aos membros da organizao. Esta denio se aplica a todas as organizaes, com ou sem ns lucrativos.

ADMINISTRAO
Administrao vem do latim ad (direo, tendncia para) e minister (subordinao ou obedincia), e designa o desempenho de tarefas de direo dos assuntos de um grupo. utilizada em especial em reas com corpos dirigentes poderosos, como por exemplo no mundo empresarial (administrao de empresas) e em entidades dependentes dos governos (administrao pblica). Administrao o processo (ou atividade dinmica) que consiste em tomar decises sobre objetivos e recursos. O processo administrativo inerente a qualquer situao em que haja pessoas utilizando recursos para atingir algum tipo de objetivo.

Entretanto, o conceito de ADMINISTRAO no se aplica apenas s organizaes. Existem pessoas que sabem administrar muito bem o seu tempo, o seu lazer, os seus compromissos, sua agenda de trabalho, sua casa, sua carreira e, at mesmo, seus problemas.

Quando um grupo de pessoas (ou s um indivduo) cria organizaes, o esprito inventivo exclusivo do ser humano propicia realiz-las de forma criativa: organizaes no-governamentais direcionadas para diversas causas sociais, empresas de eventos, hotis e pousadas temticas, clubes de servios, associaes diversas, empresas prestadoras de servios de todos os tipos, escolas de samba, companhias de dana e de teatro etc. So pequenas e mdias empresas, microempresas, empresas globais, entidades benecentes, igrejas, sindicatos, associaes sem ns lucrativos, clubes e associaes esportivas, faculdades, universidades, movimentos sociais, fundaes, institutos e outras.
Wilfried Heider

Figura 1.2: Buscando o caminho para alcanar um objetivo.


(sxc.hu - 406091_9392)

10

CEDERJ

capacidades e habilidades que so exigidas dos seus criadores e futuros administradores. Com recursos, criatividade e viso, possvel criar uma organizao. Mas isso no basta. preciso saber administrar e, para tal, se faz necessrio desenvolver capacidades, habilidades e conhecimentos especcos. possvel considerar a Administrao uma arte? Sim. Segundo MARY PARKER FOLLETT, Administrao a arte de conseguir fazer as coisas atravs das pessoas. Com base nesse pensamento, os administradores devem obter resultados a partir da capacidade (ou arte) de conferir direo e liderana s pessoas em uma organizao.

POR QUE SO IMPORTANTES AS ORGANIZAES?


A Administrao to importante quanto as organizaes. Em uma sociedade industrializada, em que as tecnologias complexas dominam, as organizaes renem conhecimentos, pessoas e matrias-primas para a realizao de tarefas que ningum conseguiria realizar por si s. Sem as organizaes, como vinte mil vos areos poderiam ser realizados sem nenhum acidente, como poderia ser gerada eletricidade nas grandes usinas ou nos geradores nucleares, como poderiam ser produzidos milhes de automveis ou se tornarem disponveis centenas de milhes de lmes, vdeos e CDs para o nosso entretenimento?

Nascida perto de Boston em 1868 formou-se em Filosoa, Direito, Economia e Administrao Pblica. Suas idias, como a que vimos, foram revolucionrias para sua poca e, em boa parte, continuam sendo desaantes at hoje. Ela foi capaz de enxergar alm do homem-mquina e propor que o ser humano somente se desenvolve quando carregado de responsabilidade, idia que caminhava na contramo da corrente cientca da poca.

Todos se organizam

As organizaes penetram em nossa sociedade. A maioria dos estudantes de faculdade provavelmente trabalhar em uma organizao. Os estudantes universitrios tambm lidam diariamente com o rganizaes diversas: ao renovar a car rteira de habilitao, em uma sala de eme ergncia de um hospital, ao comprar gneros num supermercado, ao freqentar gne um restaurante ou comprar roupas. Administradores so responsveis por estas organizaes e tambm por vericar quais recursos esto sendo usados de forma sensata para o Figura 1.3: Fazendo parte do grupo. (sxc.hu - 242841_5088) atingimento dos objetivos organizacionais.

CEDERJ

Joanne Cannon

11

AULA

necessrios, da viso de mercado observada pelo empreendedor, e das

MARY PARKER FOLLETT

Criar uma organizao no to difcil, apesar dos investimentos

Histria do Pensamento Administrativo | Os fundamentos da Administrao

Uma organizao precisa trabalhar com ecincia. A ecincia organizacional refere-se qualidade de recursos usados para atingir um objetivo organizacional. Ela baseada na quantidade de matriasprimas, dinheiro e pessoal necessria para produzir determinado volume de produtos. Assim, a ecincia pode ser calculada como a quantidade de recursos usada para produzir um bem ou servio. A eccia organizacional o grau no qual uma empresa alcana um objetivo estipulado. Signica que a organizao bem-sucedida na realizao daquilo que tenta realizar. Eccia organizacional signica prover um produto ou um servio que os clientes valorizam.

!
PETER DRUCKER
Nascido em 1909 em Viena, escreveu seu primeiro livro de Administrao, Concept of the Corporation, em 1946, com base nos estudos sobre a General Motors. Inventou a gesto como disciplina (The Pratice of Management, 1954). Drucker dividiu o trabalho dos gestores em seis tarefas: denir objetivos, organizar, comunicar, controlar, formar e motivar pessoas. 12 CEDERJ

A ecincia e a eccia podem ser ambas altas numa mesma organizao. Todas as empresas buscam conviver muito de perto tanto com a ecincia quanto com a eccia, pois isso representa o perfeito equilbrio. No entanto, sabe-se que, ao lidar-se com pessoas, as funes e ecincia e eccia carecem ser continuadamente observadas e controladas, para manter-se a probabilidade de alcanar os resultados previamente planejados.

A responsabilidade nal dos administradores, ento, a de alcanar alto desempenho, isto , a realizao dos objetivos organizacionais por meio do uso de recursos de forma eciente e ecaz.

O PAPEL DO ADMINISTRADOR NAS ORGANIZAES


Voc viu que so exigidas diversas qualidades de um prossional que atuar em organizaes. Mas quais so as aes que levam o administrador a alcanar xito? PETER DRUCKER, autor de diversos livros de Administrao, deniu assim o papel desse prossional: Os administradores do direo s suas organizaes, proporcionam liderana e tomam decises sobre como usar os recursos disponveis para alcanar metas.

e metas. Em seguida, deve denir tarefas e responsabilidades para as pessoas que vo trabalhar na empresa, no projeto ou no empreendimento. Para tal, deve criar uma estrutura composta de funes, especializaes e atribuir tarefas e competncias para cada membro da equipe.

Figura 1.4
Fonte: sxc.hu - 499229_74401209

Maximiniano, em Teoria geral da Administrao (200), dene a prtica administrativa como o processo de tomar decises sobre objetivos e pessoas. Um conceito mais abrangente pode ser explicitado da seguinte forma: Administrao a realizao dos objetivos organizacionais de forma eciente e ecaz, por meio do planejamento, da liderana e do controle dos recursos organizacionais.

Denidos os objetivos e metas e denida a organizao do trabalho a ser realizado, o administrador deve exercer o comando por meio de um processo de liderana ecaz: criando um propsito comum, motivando as pessoas para o alto desempenho, criando um sentido de equipe. Em seguida, surge a necessidade de coordenar os esforos de todos, de modo que haja sinergia entre todos os envolvidos no trabalho. E, nalmente, exercer o controle das tarefas realizadas por cada pessoa e pelo grupo como um todo e avaliar os resultados, comparando-os com os objetivos e metas anteriormente denidos.

Tom Denham

CEDERJ

13

AULA

primeiramente, prever os resultados a serem alcanados, denindo objetivos

Seguindo essa linha de raciocnio, o administrador deve,

Histria do Pensamento Administrativo | Os fundamentos da Administrao

O processo administrativo consiste em tomar decises sobre as seguintes questes: Quais os recursos disponveis a serem utilizados (pessoas, informao, tecnologia, dinheiro, conhecimento, equipamentos etc.)? Como utilizar tais recursos? Quando utilizar tais recursos? Onde utilizar tais recursos? Em quais atividades? Quais os objetivos a serem alcanados? Quantos desses objetivos sero realmente alcanados? Quando sero alcanados? Por que eles precisam ser alcanados?

Atividade 1
Administrando problemas do dia-a-dia
1

Que tal testarmos sua capacidade de administrar problemas do cotidiano? Esta atividade no se prope a vericar seu conhecimento em Administrao, mas sim ver como possvel, de forma criativa, resolver problemas (lembre-se de que criatividade um dos grandes trunfos de um bom administrador). Leia atentamente os quadros e resolva a situao-problema apresentada:
Quadro 1 Oramento (como voc viu nas aulas de Contabilidade) a expresso das receitas e despesas de um indivduo ou organizao, dentro de um perodo limitado (geralmente, mensal ou anual). Entende-se por despesa todos os gastos da pessoa ou organizao, que podem inclusive ser classicados de acordo com os ns a que se destinam.

Quadro 2 Voc sndico de um prdio (Edifcio Vila Veneza) de apenas dezoito apartamentos, e a taxa mensal do condomnio de R$100,00. Logo, sua receita para administrar as despesas do prdio de R$1.800,00. Acontece que um dos moradores cou desempregado e h cinco meses no pode pagar a cota condominial equivalente sua habitao. Por isso, o fundo de reserva do condomnio (referente a 5% do valor total da taxa condominial) j foi praticamente todo utilizado (s restaram R$ 200,00). Figura 1.5
Fonte: sxc.hu - 502827_58973869 Troy Stoi

14

CEDERJ

Despesas mensais do condomnio Porteiro diurno de 8:00h s 17:00h (salrio + encargos trabalhistas) Gasto xo com elevador (manuteno e consumo de energia) Portes da portaria e garagem (manuteno e consumo de energia) Circuito fechado de TV (manuteno e consumo de energia) Iluminao dos corredores, da escada e da portaria R$ 600,00 R$ 600,00 R$ 200,00 R$ 200,00 R$ 200,00

Quadro 4 Particularidades da situao: O prdio possui apenas um funcionrio para desempenhar todas as atividades inerentes zeladoria (limpeza das reas comuns, controle de entrada de pessoas e veculos etc.). O prdio possui nove andares (duas unidades por andar), e diversos moradores so idosos; devido s ocorrncias passadas de assaltos, o sistema de vigilncia fundamental. No possvel aumentar a taxa do condomnio para no correr o risco de haver mais inadimplentes. A iluminao interna (corredores, escada, garagem e portaria) feita com luzes amarelas e, em virtude da baixa luminosidade natural, cam permanentemente acesas.

Com base na anlise dos diversos dados oferecidos, voc dever apresentar uma soluo para que a situao nanceira do condomnio no que comprometida e para que no haja grandes transtornos no funcionamento do prdio. Em funo disso, responda: a. Em qual das despesas voc tentaria reduzir os gastos? b. Apresente uma soluo criativa para diminuir o custo (de acordo com sua escolha) sem interferir drasticamente no dia-a-dia do condomnio. _________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________

Resposta Comentada
Ainda que no haja somente uma alternativa de soluo para essa situao, voc, como administrador, dever oferecer uma resoluo que no comprometa o cotidiano do funcionamento do prdio. Portanto, a receita que permite cortes de custos a da iluminao interna. Uma sada criativa para essa situao seria a troca de lmpadas de luz amarela por lmpadas de luz branca (mais baratas e mais resistentes). Alm disso, ainda com o dinheiro restante do fundo de reserva, voc poderia instalar sensores de luz (ou interruptores de acionamento temporrio) para que a iluminao dos corredores e das escadas seja ligada somente quando houver real necessidade.

CEDERJ

15

AULA

Quadro 3

Histria do Pensamento Administrativo | Os fundamentos da Administrao

OS DESAFIOS DA ADMINISTRAO NO MUNDO DE HOJE


Os problemas de Administrao so to universais que muitos autores, acadmicos e prossionais acabaram por escrever pginas e pginas com conselhos sobre como liderar, organizar, controlar, desenvolver e, enm, administrar pessoas. Porm, alm de conhecer os instrumentais tericos oferecidos prtica administrativa, cabe ao prossional desta rea atualizar-se constantemente; muitas vezes, em novos referenciais tericos que no esto diretamente ligados teoria administrativa. Em suma, preciso compreender o universo que envolve a relao interpessoal, as habilidades psicossociais da liderana e a arte de estabelecer novos modelos para as situaes que surgem no campo prossional. Tal aprendizagem necessria porque ainda no se conhece tudo sobre a arte e a cincia sutil da liderana e da Administrao. O mundo da Administrao demasiado complexo para ser completamente dissecado e transformado em uma srie de frmulas. Cabe a ns, mestres e aprendizes, codicar modelos consagrados (visando ao ensino da Administrao) e estabelecer outros pensamentos que sero adaptados s diversas realidades interpostas ao longo do aprendizado.

!
16 CEDERJ

Theodore Levitt, professor da Universidade de Harvard, enfatizou a complexidade da Administrao e seus desaos: Administrao uma das reas do conhecimento mais impregnadas de complexidades e de desaos. Administrar tornou-se uma atividade complexa num mundo em constante mudana.

Os desaos com os quais se defronta o administrador, seja ele presidente de uma grande corporao, de empresa estatal, de micro ou de pequena empresa, ou ainda seus gerentes e supervisores de linha, so de diversos tipos: Desaos tecnolgicos: como introduzir as novas tecnologias nos Desaos sociais e humanos: como dirigir pessoas e grupos processos administrativos com rapidez, exibilidade e economicidade? diversos, competncias distintas, experincias singulares e provenientes de pases e culturas diversas?

Desaos de negcio: como gerar lucros e dividendos para Desafios comunitrios : como relacionar-se bem com a Desaos ambientais: como produzir sem causar danos ao meio Desaos globais: como administrar global e localmente ao Desaos de inovao: como criar produtos, processos e sistemas

acionistas, empregados e parceiros?

comunidade e contribuir para seu desenvolvimento?

ambiente? Como promover a sustentabilidade?

mesmo tempo?

inovadores? Como agregar valor aos clientes? Como desenvolver produtos personalizados?

Desaos concorrenciais: como superar os concorrentes? Como Desaos ticos e sociais: como gerenciar eticamente o negcio

adquirir vantagens competitivas permanentes?

e tornar-se uma empresa socialmente responsvel?

AS FUNES ADMINISTRATIVAS
At agora voc teve uma noo geral sobre Administrao, organizao e o papel que desempenha o administrador nas organizaes. Porm, os desaos que so impostos a esse prossional (como voc viu anteriormente) demandam imposies funcionais que determinam seu desempenho em uma instituio. Para comearmos a entender a real complexidade do papel do administrador em uma estrutura organizacional, preciso conhecer as funes administrativas. Elas so o planejamento, a organizao, a liderana e o controle.

Para alguns autores, sobretudo os clssicos (Fayol, Gullick, Taylor, Oliver Sheldon, James Mooney etc.), as funes administrativas englobam tambm a coordenao e a direo (que corresponde liderana). Gullick acrescentou a estas o oramento e o staff f, que ele denominou, respectivamente, programao oramentria e provimento de pessoal.

CEDERJ

17

AULA

de clientes?

Desaos de mercado: como satisfazer as necessidades e desejos

Histria do Pensamento Administrativo | Os fundamentos da Administrao

Planejamento
O planejamento dene onde a organizao deseja estar no futuro e como fazer para chegar l. Planejamento signica denir metas para o desempenho organizacional e decidir sobre as tarefas e o uso de recursos necessrios para a sua realizao. A falta de planejamento ou um planejamento precrio pode abalar o desempenho da organizao. O mau planejamento uma das razes principais da grande perda de participao de mercado de muitas empresas, que se vem em situao difcil de sobrevivncia, chegando a serem ultrapassadas, algumas vezes at por empresas menores. Um erro desses produz a dispensa irrevogvel de
Jesse Therrien

uma equipe de administradores, desde o diretor at os executores. Nenhuma empresa aceita erros clamorosos de planejamento. Portanto, o planejamento o pulmo de uma organizao e, sem ele, nenhuma
Figura 1.6: O investimento em novos mercados faz parte do planejamento.
(sxc.hu - 439027_57670237)

empresa subsistir, mormente no mundo globalizado atual.

Organizao
Organizar a forma de coordenar todos os recursos da empresa, sejam humanos, financeiros ou materiais, alocando-os da melhor forma segundo o planejamento estabelecido. Esta funo acompanha o planejamento e reete o esforo da empresa em realizar seus planos. A funo organizao envolve a designao de tarefas e o agrupamento dessas tarefas entre os departamentos. Portanto, implica denir os responsveis por cada ao a ser desenvolvida, bem como os membros das equipes que vo atuar no planejamento, na implementao e no controle de cada ao prevista. Mas a organizao no algo estanque: preciso reorganizar-se constantemente. isso que faz uma empresa quando pressente que comea a perder terreno em seu mercado. Logo, preciso estabelecer uma nova organizao para adaptar-se s exigncias impostas pelas mudanas no mercado. Temos como exemplo as sandlias Havaianas. Inicialmente, essa empresa tinha como pblico as classes sociais mais baixas. Com a entrada de fortes concorrentes, ela comeou a perder

18

CEDERJ

essa reorganizao implicou a mudana de seus postos de venda, a distribuio do produto, a reformulao de estratgias de marketing (associar a imagem da sandlia a pessoas famosas). Com isso, passou a vender para outras classes sociais e tornou-se uma sandlia chique, fashion, diferente do que era originariamente. Em Administrao, as mudanas carecem ser constantes para se sobrepor a todas as intempries que vo sendo produzidas no mercado. So rudos que precisam ser conhecidos, analisados e respondidos ao mercado, seno a empresa no subsistir; a tendncia ver empresas ruindo, abrindo concordata preventiva, chegando depois falncia e fechando as portas e as condies empregatcias de muitas pessoas. o caos. Na maioria das vezes, um processo desses se d por inecincia da equipe administrativa da empresa no que tange ao planejamento e, estruturalmente, sua organizao.
Figura 1.7: Do bsico ao bsico fashion. (sxc.hu - 127496_1197)
Rodrigo Ortega

Liderana
Assumir liderana est se tornando uma funo administrativa cada vez mais importante. Liderana o uso de inuncia para motivar os funcionrios a atingir metas organizacionais. Liderana signica criar uma cultura e valores comuns empresa, transmitir a idia dos objetivos organizacionais a todos os colaboradores e incutir neles o desejo de se desempenhar num nvel mais elevado. Liderana envolve motivar departamentos e divises inteiras, assim como os indivduos que trabalham diretamente com os gerentes. Numa era de incertezas, de enxugamento de pessoal, competio internacional e crescente diversidade da fora de trabalho, a capacidade de moldar culturas, a transmisso de objetivos e a motivao dos colaboradores so essencias para o sucesso do negcio.

CEDERJ

19

AULA

seu pblico... e conseguiu! Reorganizou seu produto no mercado, e

mercado. Por meio de um planejamento estratgico, resolveu mudar

Histria do Pensamento Administrativo | Os fundamentos da Administrao

Aprendendo com o mestre

Jack Welch, ex-presidente da General Electric Co. (GE), responsvel pela reestruturao bem-sucedida da empresa, dene assim as suas losoas empresarial e de liderana: e ( losoa empresarial ) a necessidade de valores claros e tangveis, de extre ema franqueza no ambiente de trabalho, de substancial diferenciao entre funcionrios e de maneiras de fazer com que cada funcionrio participe do jogo. Quanto liderana, Welch prescreve: O sucesso tem tudo a ver com fazer os outros crescerem. Para esse guru (cujo nome de batismo John Frances Welch Jr.), liderar signica criar e disseminar valores, criar um propsito comum, envolver as pessoas na busca de resultados, comunicar-se abertamente com elas, envolv-las nas decises que afetam o seu trabalho e faz-las crescer e se desenvolver. Compete tambm ao administrador conhecer seus 1.8: Mostrando o caminho. subordinados, faz-los trabalhar em Figura (sxc.hu - 432895_96500112). equipe, conhecer suas diferenas e saber administr-las em benefcio da empresa.
Pierre Amerlynck

Nenhuma empresa pode prescindir de verdadeiros lderes que atuem nas suas leiras! Hoje a liderana fator preponderante para o almejado sucesso de qualquer profissional. Porm, no basta o administrador ter a habilidade (inata ou adquirida) de ser lder, pois ningum lder se no houver a ajuda racional, lcida, leal, dedigna, informal e amorosa de seu grupo de trabalho. Portanto, o sucesso de um lder diretamente proporcional ao esforo, denodo e interesse pelo trabalho demonstrado por seus colaboradores diante de todas as incertezas dentro das empresas.

Controle
O controle a quarta funo no processo administrativo. Controle quer dizer monitoramento das atividades dos colaboradores, a vericao de que a empresa esteja na direo certa rumo a seus objetivos e a efetuao de correo quando necessria. Os administradores devem certicar-se de que a empresa esteja caminhando rumo a seus objetivos.

20

CEDERJ

controle de cima para baixo (quando os gerentes precisam monitorar de perto cada ao dos funcionrios) e a condicionar os colaboradores ao automonitoramento e autocorreo. H empresas internacionais e at brasileiras nas quais todo o sistema de controle feito com base na crena de que as pessoas, em todos os nveis, tomaro as decises corretas se tiverem as informaes apropriadas. Nesses casos, os funcionrios da produo so arduamente treinados para medir seus prprios desempenhos frente aos padres da empresa e corrigi-los, quando necessrio, diminuindo a presena e a scalizao constante dos colaboradores. Outras empresas possuem programas de treinamento por meio dos quais instilam em cada funcionrio os seus valores centrais e os padres de desempenho esperados, permitindo empresa dar aos seus funcionrios grande liberdade sem ameaar os altos padres da empresa. O controle requer o uso de relatrios de acompanhamento e avaliao das aes, relatrios de monitoramento do volume de vendas de cada linha de produtos e relatrios de acompanhamento do oramento.

Como voc viu, as funes administrativas estabelecem parmetros essenciais para o xito de uma organizao. Sem elas, h uma grande tendncia desordem e ao insucesso. Porm, para que essas funes sejam exercidas propriamente, preciso que o administrador possua (ou adquira) habilidades especcas, sem as quais se torna extremamente difcil obter os resultados esperados.

HABILIDADES ESPECFICAS AO PROFISSIONAL DA ADMINISTRAO


O trabalho de um administrador complexo e multidimensional, e requer uma srie de habilidades. Apesar de alguns tericos da Administrao proporem uma longa lista delas, as necessrias para administrar um departamento ou uma organizao podem ser resumidas em trs categorias: conceituais, humanas e tcnicas.

CEDERJ

21

AULA

conana nos colaboradores tm levado muitas empresas a reduzir o

Novas tendncias de concesso de maiores poderes e depsito de

Histria do Pensamento Administrativo | Os fundamentos da Administrao

As aplicaes dessas habilidades variam com a ascenso do administrador dentro da empresa. Embora possa variar o grau de cada habilidade necessria nos diferentes nveis da organizao, todos os administradores devem possuir habilidades em cada uma dessas importantes reas para atuar de forma efetiva. Vamos a elas?

Habilidades conceituais
Habilidade conceitual a capacidade cognitiva de enxergar a organizao como um todo e as inter-relaes entre as suas partes. A habilidade conceitual envolve as capacidades de pensamento, processamento de informaes e planejamento do administrador. Envolve conhecer onde um departamento se ajusta no corpo da organizao e como a organizao se insere na indstria, na comunidade e no meio social mais amplo. Signica a capacidade de pensar estrategicamente, de ter uma viso ampla e de longo prazo. As habilidades conceituais so necessrias a todos os administradores, mas so especialmente importantes para os administradores de alto escalo. Eles precisam ater-se a elementos signicativos numa situao e a padres amplos e conceituais.

?
22 CEDERJ

Aprendendo com os exemplos

A Microsoft Co., empresa gigante de softwares, reete as habilidades conceituais de seu fundador e presidente, Bill Gates. Os obj jetivos globais do negcio so claramente expo ostos e efetivamente difundidos por toda a em empresa, contribuindo para a reputao de liderana da Microsoft e para seus faturamentos trilhardrios. Ao mesmo tempo que participa e coordena pequenas unidades funcionais, como programao e marketing, Gates dissemina sua concepo para a Microsoft delegando-a a um pequeno staff f de poderosos administradores. Um dos membros de seu staff f certa vez Figura 1.9: Associar conceitos comentou: Cada parte da empresa tem inerente ao ser humano. vida prpria, mas Bill a cola que a (sxc.hu - 488056_40902984) mantm unida.
Alfonso Romero

contrrio, sua promoo ser limitada. Por exemplo, um administrador snior de engenharia, que s se envolve com questes tcnicas e no com problemas estratgicos, no ter um bom desempenho no topo da organizao. Muitas das responsabilidades dos administradores de primeiro escalo, como tomada de decises, alocao de recursos e inovao, requerem uma viso ampla.

Habilidades humanas
Habilidade humana a capacidade do administrador de trabalhar com pessoas de caractersticas diversas e, ainda, trabalhar ecazmente como membro de um grupo. Essa habilidade demonstrada pelo modo como um administrador se relaciona com as outras pessoas, incluindo a capacidade de motivar, facilitar, coordenar, liderar, comunicar e resolver problemas. Um administrador com habilidade humana permite que seus colaboradores expressem suas opinies sem medo do ridculo e os encoraja participao. Os administradores ecazes so incentivadores, facilitadores, treinadores e educadores. Eles constroem por intermdio das pessoas. As habilidades humanas ecazes permitem que os administradores desenvolvam seus colaboradores, auxiliando-os a se tornarem futuros administradores. Se um dono de uma ocina mecnica possui amplo conhecimento em injeo eletrnica, por exemplo, e ensina aos mecnicos esse conhecimento, ele no estar criando concorrentes. Na verdade, ele estar capacitando ainda mais seus colaboradores, alm de angariar maior conana e admirao de todos que trabalham naquela organizao.

Habilidades tcnicas
Habilidade tcnica o entendimento e a proficincia no desempenho de tarefas especcas. A habilidade tcnica inclui o domnio dos mtodos, das tcnicas e dos equipamentos que envolvem funes especcas como engenharia, produo e nanas. Habilidade tcnica tambm inclui conhecimento especializado, capacidade analtica e o uso competente de instrumentos e tcnicas para a resoluo de problemas naquela rea especca.

CEDERJ

23

AULA

administradores devem desenvolver suas habilidades conceituais; caso

Ao mover-se para nveis mais altos da hierarquia empresarial, os

Histria do Pensamento Administrativo | Os fundamentos da Administrao

Stanciun Florin

As habilidades tcnicas so particularmente importantes nos nveis organizacionais mais baixos. Muitos gerentes so promovidos para seus primeiros cargos gerenciais devido s excelentes habilidades tcnicas que possuem. No entanto, as habilidades tcnicas se tornam menos importantes do que as humanas e conceituais medida que os indivduos sobem na hierarquia organizacional.
Figura 1.10: Tcnico em manipulao gentica de indstria farmacutica.
(sxc.hu - 379691_4877)

? !
24 CEDERJ

Na alta administrao, predomina o exerccio das habilidades conceituais (elaborao de planos estratgicos, formulao de estratgias, concepo de novos modelos de negcio e de gesto). Na gerncia mdia, prevalecem as habilidades humanas (liderana, trabalho de equipe, desenvolvimento de pessoas, gesto de talentos etc.). Na chea operacional, so mais importantes as habilidades tcnicas (implantao das aes, superviso do trabalho a ser executado etc.).

Os administradores usam as habilidades conceituais, humanas e tcnicas para desempenhar as quatro funes administrativas de planejamento, organizao, liderana e controle em todas as empresas, pequenas e grandes, manufatureiras e de servios, com e sem ns lucrativos. Mas nem todos os trabalhos administrativos so iguais. Os administradores so responsveis por diferentes departamentos, trabalham em diferentes nveis de hierarquia e encontram diferentes exigncias para alcanar bons desempenhos.

A Administrao um misto de cincia e arte; cincia porque seu exerccio pautado por princpios, tcnicas e conhecimentos, e arte porque exige do administrador o uso da sua intuio e sensibilidade, pois nem sempre dispe de dados e informaes sucientes para a tomada de decises. O administrador deve estud-las cienticamente, mas nunca deve esquecer que suas teorias no so aplicveis, em qualquer contexto, com resultados previsveis. O maior desao motivar as pessoas para o alto desempenho, criar um clima organizacional propcio para o trabalho em equipe, incentivar comportamentos cooperativos, criar sinergias por meio dos trabalhos de grupo, criar um propsito comum e transform-lo em viso e misso, e difundir ambos em toda a organizao. O administrador tem um importante papel a cumprir. ele que d direo organizao e assegura o seu bom desempenho, que pode ser mensurado em termos de ecincia e eccia.

Atividade Final
Exercendo liderana
2

Para nalizar esta aula, propomos a voc uma atividade que buscar testar sua capacidade de liderana. Leia atentamente os quadros e resolva a situao-problema apresentada:
Quadro 1

No lme Nufrago, Chuck Noland (Tom Hanks) um inspetor da Federal Express (FedEx), multinacional encarregada de enviar cargas e correspondncias. Esse funcionrio tem por funo checar vrios escritrios da empresa pelo planeta. Porm, em uma de suas costumeiras viagens, ocorreu um acidente que o deixou preso por quatro anos em uma ilha completamente deserta. Com sua noiva (Helen Hunt) e seus amigos imaginando que ele morreu no acidente, Chuck precisa lutar para sobreviver, tanto fsica quanto emocionalmente, a m de que um dia consiga retornar civilizao. Figura 1.11
Fonte: httpadorocinema.cidadeinternet.com.brlm esnaufragonaufrago-poster01.jpg

CEDERJ

25

AULA

CONCLUSO

Histria do Pensamento Administrativo | Os fundamentos da Administrao

Quadro 2

Voc, no cargo de supervisor de novos negcios de uma empresa multinacional do ramo hoteleiro, passou por uma situao parecida: juntamente com outros trs funcionrios da mesma organizao, foram visitar uma ilha para servir de base a um futuro empreendimento. Durante a viagem de barco para a ilha, vocs foram colhidos por uma tempestade que trouxe diversas conseqncias. Entre elas, duas se destacam: a) o piloto da embarcao desapareceu ao ser lanado ao mar por uma onda; b) o barco cou deriva por vinte horas, indo parar em uma ilha desconhecida, sem combustvel e totalmente avariado. Obviamente, voc sabe que haver uma equipe de resgate para procur-los, porm isso poder levar dias (ou at semanas), j que essa equipe dever perder um bom tempo checando as diversas ilhas que compem o arquiplago daquela regio. Ainda, em virtude do tempo que vocs caram deriva, possvel que estejam bastante afastados do local previsto. Figura 1.12
Fonte: sxc.hu - 504914_70868763

Quadro 3

Composio do grupo de nufragos Supervisor de novos negcios Engenheiro do hotel Coordenador de esportes e lazer Auxiliar de servios gerais (pedreiro)

Quadro 4

O ser humano consegue permanecer, no mximo, trs dias sem ingerir gua. gua do mar no pode ser ingerida pelo ser humano. O ser humano consegue permanecer vrios dias, e at meses, sem consumir alimentos, desde que ingira lquidos. Ilhas tropicais tendem a picos de temperatura (muito calor durante o dia, muito frio noite), o que pode provocar srias crises de hipotermia (queda brusca da temperatura corprea), especialmente em nufragos. Dicilmente nufragos so avistados por equipes areas de busca. A oferta de alimentos em ilhas tropicais baixa, e normalmente faz-se necessrio o uso de instrumentos (como arpes para pesca ou varas para caa).

26

CEDERJ

Raquel Teixeira

dever acalm-los e coordenar as atividades que cada um dever exercer, com base nos dados apresentados nos quadros, para evitar maiores danos fsicos e morais do grupo, com vistas sobrevivncia at o resgate. Para tal, determine: a. A prioridade de aes a serem executadas (da mais essencial menos essencial), considerando que 1 refere-se ao mais fundamental, 2 segunda mais fundamental, e assim por diante. ( ( ( ( ) criar instrumentos para caa e pesca ) construir abrigo ) buscar gua (ou lquidos que possam matar a sede) ) estabelecer uma sinalizao para busca area

b. Utilize a mesma numerao empregada na letra a para estabelecer quem ir fazer o qu. ( ( ( ( ) engenheiro ) coordenador de esportes ) pedreiro ) supervisor de novos negcios

Resposta Comentada
Obviamente no h s uma possibilidade de resposta. Entretanto, pelos dados apresentados, voc deve traar uma estratgia na qual haja menor dispndio de foras e maior aproveitamento das habilidades de cada membro, alm de estabelecer prioridades para a equipe no cumprimento da misso. Portanto, na resposta da letra a, a ordem de prioridade deve ser 4, 2, 1 e 3. Isso se d devido eminente necessidade de haver gua para consumo da equipe, item fundamental para a sobrevivncia. Em seguida, necessrio construir um abrigo, pois se chegar a noite e chover, por exemplo, toda a equipe ter problemas srios devido s intempries climticas (muito sol de dia, levando desidratao e maior consumo de gua e chuva ou frio noite, levando hipotermia). Finalmente, preciso estabelecer alguma forma de sinalizao para o resgate de equipes areas. Por ltimo, buscar alimento, pois todos podem

CEDERJ

27

AULA

Todos os nufragos esto em pleno desespero! Voc, como experiente lder de equipes,

Histria do Pensamento Administrativo | Os fundamentos da Administrao

passar algum tempo sem alimento sem haver grandes conseqncias em funo disso. Na resposta da letra b, a ordem deve ser 3, 1, 2 e 4. O engenheiro, por possuir maiores conhecimentos de espao e proporo, dever construir a sinalizao area. Suas habilidades (devido sua formao prossional) sero mais bem empregadas em algo to importante como a marcao do terreno e a anlise do melhor local para estabelecer a sinalizao. O coordenador de esportes provavelmente possui melhor preparo fsico; logo, poder caminhar por toda a ilha procura de gua potvel (ou frutos que ofeream lquido para consumo, como coco). O pedreiro, bastante acostumado com construo, facilmente utilizar os recursos disponveis na ilha (madeira, folhas, bras) para edicar um abrigo. Voc, como supervisor de negcios, dever car com a tarefa menos essencial, pois assim poder ter tempo para vericar o progresso dos outros membros em suas atividades, haja vista a construo de ferramentas ser um servio relativamente simples e que no necessita grandes deslocamentos ou dispndio de energia.

RESUMO

A Administrao um processo de deciso que envolve recursos com vistas ao alcance dos objetivos. Dentre os recursos utilizados pelo administrador, o mais importante so as pessoas, da o valor do exerccio da liderana. O processo administrativo compreende o planejamento, a organizao, a direo, a coordenao e o controle. Cada uma dessas atividades tem um papel a cumprir na prtica da administrao e da gesto. So todos relacionados entre si, o que signica que uma falha em um deles compromete todo o ciclo administrativo. As habilidades do administrador so diversas: conceituais, humanas (sociais) e tcnicas. Quando o administrador ocupa cargos de direo, as habilidades conceituais se sobressaem. Nos nveis mdios de gerncia, so as habilidades humanas as mais importantes. Nos nveis operacionais, as mais relevantes so as habilidades tcnicas.

surgimento do ps fordismo.

28

CEDERJ

Вам также может понравиться