Вы находитесь на странице: 1из 3

Caso Concreto 1 (TJAL adaptada) Maria casou-se com Jos em 20/12/1978, pelo regime de comunho parcial de bens, com

m quem teve dois filhos, mas, por testamento cerrado, Jos reconheceu um filho que teve com outra mulher embora j casado com Maria. poca em que Jos realizou o testamento o casal j possua grande patrimnio. Jos faleceu em 15/06/2003. Pergunta-se: i. O que testamento cerrado?

O testamento cerrado de contedo sigiloso escrito pelo testador ou por algum a seu pedido e entregue ao tabelio para sua aprovao e cerramento.. um misto entre o publico e o particular, pois tem presuno de autenticidade e no publico. tambm conhecido como testamento mstico por seu contedo secreto ii. Quais so os seus requisitos de validade e de formalidade?

Requisitos de validade: Ser feito pelo testador ou a seu rogo, em uma cdula testamentaria e se r aprovado por tabelio para registro publico art 1868 Reqisitos de formalidade: incisos I a IV I - que o testador o entregue ao tabelio em presena de duas testemunhas; II - que o testador declare que aquele o seu testamento e quer que seja aprovado; III - que o tabelio lavre, desde logo, o auto de aprovao, na presena de duas testemunhas, e o leia, em seguida, ao testador e testemunhas; IV - que o auto de aprovao seja assinado pelo tabelio, pelas testemunhas e pelo testador.

iii. O reconhecimento de filhos pode ser feito por testamento cerrado? Justifique. Sim, com fulcro no artigo 1609, III do Cdigo Civil Art. 1.609. O reconhecimento dos filhos havidos fora do casamento irrevogvel e ser feito: III - por testamento, ainda que incidentalmente manifestado

iv. Como sero distribudas as cotas da herana deixada por Jos? Explique. SE CONSIDERARMOS QUE NO H BEM PARTICULAR NO PATRIMONIO, METADE DA HERANA PERTENCE MARIA POR MEAO. A OUTRA METADE SER DIVIDIDA EM 3 PARTES IGUAIS A SER ENTREGUE AOS 2 FILHOS EM COMUM e AO FILHO RECONHECIDO EM TESTAMENTO. MARIA SOMENTE HERDARIA SE TIVESSE BEM PARTICULAR v. O testamento poderia ter sido revogado por Jos?

SIM, A QUALQUER MOMENTO, PODENDO REVOGAR PARCIAL OU TOTAL, DESDE QUE NO REVOGUE O RECONHECIMENTO DE FILHO FUNDAMENTOS Art. 1.610. O reconhecimento no pode ser revogado, nem mesmo quando feito em testamento. Art. 1.858. O testamento ato personalssimo, podendo ser mudado a qualquer tempo. vi. Maria ou um de seus filhos poderia(m) impugnar o testamento? Explique e, em caso positivo, destaque o prazo decadencial SIM, DESDE QUE NO TENHA OS REQUISITOS DE VALIDADE. O PRAZO DE 5 ANOS, CONTANDO DO PRAZO DA DATA DO SEU REGISTO Art. 1.859. Extingue-se em cinco anos o direito de impugnar a validade do testamento, contado o prazo da data do seu registro.

Caso Concreto 2 Joo, solteiro e bastante debilitado por um cncer que dia a dia lhe retirava a vida requer sua enfermeira que escreva seu testamento, estando presentes durante todo ato de elaborao e leitura do documento Carla e Camila, amigas do testador; Mrio, seu mdico; Milena e Jorge auxiliares do hospital. Joo que no tem nenhum ascendente vivo e to pouco descendentes resolve deixar toda a sua fortuna ao sobrinho Luiz. Aps a morte de Joo seu nico irmo Valter ingressa com ao de impugnao do testamento afirmando que Joo era incapaz no momento em que pediu que lhe redigissem o documento. Valter tem razo? Justifique a sua resposta. VALTER NO TEM RAZO, POIS CONFORME DISPOE O ARTIGO 1857 DO CC Toda pessoa capaz pode dispor, por testamento, da totalidade dos seus bens, ou de parte deles, para depois de sua morte. PORTANTO, PARA DISPOR DO SEUS BENS, BASTAVA A LIVRE VONTADE DE JOO E A SUA CAPACIDADE PARA O DISCERNIMENTO DESTE ATO. O CC DELIMITA A INCAPACIDADE ABSOLUTA NOS INCISOS DO SEU ARTIGO 3 E A INCAPACIDADE RELATIVA NOS INCISOS DO ARTIGO 4. VEMOS QUE NENHUMA DAS HIPOTESES REPRESENTA A SITUAO DE JIO, POIS PODE EXPRIMIR SUA VONTADE E TEM O NECEESSARIO DISCERNIMENTO DO ATO, APESAR DA SUA ENFERMIDADE

Questo Objetiva (OAB 2010.2) Em 2002, Joaquim, que no tinha herdeiros necessrios, lavrou um testamento contemplando como sua herdeira universal Ana. Em 2006, arrependido, Joaquim revogou o testamento de 2044, nomeado como seu herdeiro universal Srgio. Em 2008, Srgio faleceu, deixando uma filha Catarina. No ms de julho de 2010, faleceu Joaquim. O nico parente vivo de Joaquim era seu irmo, Rubens. Assinale a alternativa que indique a quem caber a herana de Joaquim. a) b) c) Rubens Catarina Ana

d)

A herana ser vacante.

Вам также может понравиться