Вы находитесь на странице: 1из 17

O MODELO DE DESENVOLVIMENTO DE KALDOR

Luiz Carlos Bresser-Pereira


Revista Brasileira de Economia, 29(2), abriljunho 1975: 51-67.
1

O modelo de desenvolvimento econmico de Kaldor permanece fiel viso keynesiana expressa no modelo original de crescimento de Harrod e ao mesmo tempo representa um passo importante para a compreenso da dinmica econmica dos pases capitalistas avanados. De acordo com a orientao neokeynesiana, da qual um dos principais representantes, Kaldor parte da viso macroeconmica keynesiana, a qual ele procura enriquecer atravs de uma volta ao pensamento clssico de Ricardo e de Marx. Esta volta ao pensamento clssico feita principalmente atravs da reintroduo nos modelos econmicos da varivel distribuio de renda, qual Ricardo e Marx haviam dado importncia fundamental, mas que, em seguida, fora colocada em segundo plano pelos economistas neoclssicos. Estes, com sua teoria da produtividade marginal, subordinaram o problema da distribuio de renda funo de produo, e transformaram-no em uma questo de menor importncia dentro da teoria econmica. Keynes, embora realizando uma crtica profunda teoria neoclssica, tambm no se preocupou com a distribuio de renda. A revoluo Keynesiana consistiu, principalmente: a) em mudar a perspectiva do pensamento econmico de uma viso macroeconmica para uma viso macroeconmica; b) em criticar a lei Say e concentrar a ateno na demanda agregada (funo de produo); c) em transformar o investimento em uma varivel relativamente autnoma, a qual acaba por determinar o nvel de renda e de poupana, ao invs de ser determinado por esta ltima; d) em demonstrar que o Kaldor, Nicolas. Alternative theories of distribution. Review of Economic Studies, v. 23, n. 2, 1956; Ensayos sobre desarrollo econmico. Mxico, Centro de Estudios Monetarios Latinoamericanos, 1961; Capital accumulation and economic growth. In: Lutz, F. A. & Hague, D. C. ed. The theory of capital. New York, Macmillan, 1965. Atravs destes trabalhos verifica-se uma evoluo no pensamento do autor. Nesta sntese, porm, evitamos qualquer anlise dessa evoluo.
1

equilbrio automtico da economia atravs do mecanismo de ajustamento, no mercado, dos preos das mercadorias e dos fatores de produo (salrios e juros), como pretendiam os neoclssicos, no estava de forma alguma assegurado. Keynes elaborou um modelo econmico esttico, de curto prazo. Coube a Harrod transform-lo em um modelo dinmico de crescimento econmico. Mas este modelo, que serviria de base a todos os demais modelos de crescimento econmico, tambm no levaria em considerao explicitamente a varivel de distribuio de renda.
2

O modelo de Harrod
De acordo com a orientao keynesiana, o modelo de Harrod um modelo de fio da navalha. O equilbrio entre a taxa natural de crescimento da renda e a taxa garantida ou de equilbrio de crescimento da renda s ocorre por acaso. No h mecanismos que garantam esse equilbrio. A taxa garantia de crescimento aquela em que a oferta e a procura agregadas crescem em equilbrio, ou em que o investimento planejado e a poupana se igualem. A taxa natural de crescimento a resultante do aumento da populao e da produtividade ou progresso tcnico. Temos, portanto, que: gw = s / gn = t + q em que gw = taxa garantida ou de equilbrio do crescimento da renda s = propenso mdia e marginal a poupar = relao capital-produto
2
3

(1) (2)

Observe-se que Harrod publica seu modelo em 1939 (Na essay in dynamic theory. Economic journal, maro 1939), apenas trs anos aps a publicao da Teoria geral de Keynes. Seu modelo tambm chamado Harrod-Domar devido s contribuies suplementares de Eusey Domar (Capital expansion, rate of growth and employment. Econometrica, n. 14, abril 1946). Apenas nos anos 50 surgiram os modelos neoclssicos e o de Kaldor. 3 De acordo com o modelo de Domar, podemos tambm usar a relao produto-capital, = 1/, e a equao (1) pode ser assim expressa: gw = s (1) 52

gn = taxa natural de crescimento t = taxa de crescimento da populao (e da mo-de-obra) q = taxa de crescimento do produto per capita, refletindo o aumento da produtividade ou do progresso tcnico. Para Harrod, a condio geral para um crescimento em equilbrio, ou seja, para um crescimento sustentado a longo prazo, a de que gw = gn ou s/ = t + q (3) (3)

Ora, conforme observa Kaldor, este tipo de modelo essencialmente instvel, visto que no s os quatro parmetros so variveis independentes, como tambm o comportamento de cada um nada tem a ver com os demais, j que s depende da propenso a poupar da comunidade fator este psicolgico e a relao capital-produto, , reflete as condies tcnicas, q, a taxa de progresso tcnico neutro, e t, a taxa de crescimento da populao, os quais se verificam independentemente.
4

O desenvolvimento capitalista das economias maduras, entretanto, no , na realidade, to instvel quanto o modelo de Harrod nos poderia levar a supor. Ele est sujeito a flutuaes cclicas considerveis. A manuteno do sistema em equilbrio depende de toda uma srie de intervenes por parte do Estado, das grandes empresas monopolsticas e dos sindicatos. Mas parece razovel admitir que o prprio sistema possua alguns mecanismos que o ajudem a manter-se em equilbrio. Os modelos posteriores ao de Harrod procuraram reconhecer este fato. Para que a condio bsica de equilbrio do modelo de Harrod gn1 = s/ (3)

Kaldor, Nicholas. Ensayos sobre desarrollo econmico, op. cit. p. 26. 53

possa ser feita preciso que s ou sejam flexveis e se transformem em variveis dependentes do sistema. No modelo de Harrod tanto a propenso a poupar quanto a relao capital-produto so constantes e independentes (exgenas). Na medida em que qualquer dessas duas variveis possa ser tratada como varivel dependente, o sistema poder tender ao equilbrio.
6 5

Os neoclssicos optaram por fazer a variar a relao produto-capital, enquanto que Kaldor torna a propenso a poupar dependente atravs de variaes nas margens de lucro e conseqentemente, na distribuio de renda. Os neoclssicos pretendiam devolver ao sistema econmico o equilbrio automtico rejeitando a hiptese de Harrod de que os coeficientes tcnicos so fixos, no podendo haver substituio no curto prazo entre capital e trabalho. Para resolver um problema econmico de longo prazo, adotaram um mecanismo de curto prazo a possibilidade de se adotar tcnicas mais ou menos capitalintensivas, conforme variassem os preos do capital e do trabalho no mercado. Com isso transformavam a relao capital-produto em uma varivel dependente do sistema.
7

A segunda alternativa era fazer variar a propenso a poupar. Foi a soluo adotada por Kaldor, cujo modelo vamos agora examinar.

A propenso a poupar
Keynes partira da hiptese de que a poupana era uma funo de renda global. Harrod inclui essa hiptese em um modelo: S = sY
5

Poderamos tambm considerar gn como varivel dependente. O crescimento da fora de trabalho, especialmente, pode ser considerado dependente do crescimento da renda ou dos salrios. Tratar-se-ia de uma viso de tipo malthusiano, que escapa aos objetivos desta anlise. 6 Para uma anlise em profundidade deste problema, ver Hahn, F. H. & Matews, R. C. O. The theory of economic growth: a survey. Economic Journal, v. 79, dezembro 19643. Traduzido para o portugus em Panorama da moderna teoria econmica. So paulo, Editora Atlas, 1973, v. 2. 7 Para uma anlise do problema da substitubilidade de fatores (e decorrente variao na relao capital-produto) a curto e a longo prazo no modelo Harrod-Domar e nos modelos neoclssicos, ver Bresser-Pereira, Luiz Carlos. O modelo Harrod-Domar e a substitubilidade de fatores. Fundao Getulio Vargas, 1973. (ECON-L-61). Mimeo. 54

Kaldor comea por negar a funo poupana keynesiana. Prefere, em seu lugar, adotar uma funo poupana clssica, na verdade muito mais realista, segundo a qual a propenso a poupar global depende da propenso a poupar dos capitalistas e da propenso a poupar dos trabalhadores, sendo a primeira muito mais elevada do que a segunda. A renda (em uma economia fechada e sem governo) anlogo soma dos salrios e dos lucros. A poupana depende da participao relativa de salrios e lucros na renda, tendendo a ser maior quanto mais elevado for o grau de concentrao de renda. Nas palavras de Kaldor, para a comunidade em seu conjunto no existe uma determinada propenso a poupar. A razo poupana-renda depender da proporo dos lucros que se poupe j que esta ltima invariavelmente muito maior (segundo as estatsticas, dez ou mais vezes) do que a proporo dos salrios (e ordenados) que no se gasta em consumo.
9 8

Temos portanto: Y=R+W S = srR +swW I=S em que: Y= renda R = lucros totais W = salrios totais S = propenso mdia e marginal a poupar sr = propenso a poupas dos capitalistas Sw = propenso a poupar dos trabalhadores Salrio (wage) a remunerao dos trabalhadores braais, geralmente paga em termos de horas trabalhadas; ordenado (salary) a remunerao dos empregados, paga mensalmente. 9 Kaldor, Nicholas. Ensayos... op. cit. p.26-7. 55
8

(4) (5) (6)

S = poupana I = investimento planejado Supondo que a propenso a poupar dos capitalistas seja maior do que a dos trabalhadores, sr > sw e que, em termos keynesianos, o equilbrio ocorra quando o investimento planejado pelos capitalistas for igual poupana, podemos substituir S ou I na equao (5): I = = = = sIR + swW srR + sw (Y R) srR + swY - swR ( sr sw ) R + sw Y (5)

Dividindo-se a equao (5) por Y, e sabendo-se que I/Y = s, temos uma nova equao (7) para a propenso a poupar global da economia: s= I/Y = (sr sw) R/Y + sw (7)

Vemos, pela equao (7), que a taxa de poupana ou propenso a poupar global da economia igual diferena entre a propenso a poupar dos capitalistas e a propenso a poupar dos trabalhadores multiplicada pela participao dos capitalistas na renda, ou margens de lucro de Kaldor, R/Y, mais a propenso a poupar dos trabalhadores. O importante, nesta equao, observar que a propenso a poupar global depende fundamentalmente da participao dos capitalistas na renda. Quanto maior for a diferena entre sr, e sw, maior ser a influncia de R/Y sobre o nvel global de s.

Os lucros e os investimentos
Podemos, tambm a partir da equao (7), verificar de que depende a participao dos capitalistas na renda, isolando R/Y. R/Y (sr sw) = I/Y sw

56

R/Y = 1/(sr sw) I/Y sw/(sr sw)

(8)

Temos, portanto, que dadas as propenso essa poupar dos capitalistas e dos assalariados, a participao dos capitalistas na renda depende simplesmente da relao dos investimentos para com a renda.
10

Esta concluso fundamental no modelo de

Kaldor. E to mais significativa quanto mais o investimento for considerado uma varivel independente do volume de poupana. Esta, alis, uma hiptese keynesianas, bsica. Embora no sendo uma varivel exgena,
11

o investimento no determinado

pela poupana. Pelo contrrio, o volume de investimentos que, atravs do multiplicador, determina o nvel de renda, e consequentemente, a poupana, desde que haja desemprego e capacidade ociosa. Aceita esta hiptese bsica, que s no vlida nos momentos em que a economia est trabalhando em nvel de pleno emprego em que, portanto, o multiplicador deixa de funcionar, a concluso da equao (8) de que a participao dos lucros dos capitalistas depende dos investimentos ganha maior significado. Um aumento nos investimentos implicar um aumento na demanda global. Em conseqncia, os preos, e as margens de lucro (participao dos capital na renda) tendero a crescer, enquanto reduz-se em termos relativos o consumo. Quanto maior for a diferena entre sr e sw maior for a diferena entre sr, e sw, maior ser o impacto dos investimentos sobre os lucros. A relao 1/(sr sw) pode ser chamada de coeficiente de sensitividade da distribuio de renda. Quanto menor for sw em relao a sr, maior ser o coeficiente, e maior ser a sensitividade dos lucros aos investimentos. No caso limite que Kaldor tende a aceitar
13 12

em que a poupana dos

trabalhadores nula, chegamos posio marxista expressa por kalecki, segundo a qual Kaldor, Nicholas. Alternative theories of distribution, op. cit. p.95. Segundo Keynes, o investimento depende do nvel de renda e de seu crescimento (acelerador) e da relao entre a eficincia marginal do capital ou taxa de lucro prevista e a taxa de juros no mercado. No cabe aqui discutir o problema extraordinariamente complexo da funo-investimento. 12 Kaldor, Nicholas. Alternative theories of distribution, op. cit. p.95. 13 Kaldor, em seu ensayos sobre desarrollo econmico, op. cit. p. 26, fala inicialmente em um sr dez vezes maior do que sw, mas em seguida passa a raciocinar como se sw fosse
11 10

57

so os investimentos (e o consumo de bens de luxo identificados por Kalecki aos investimentos) que determinam os lucros e no vice-versa. Segundo a frase clebre, que resume o pensamento de Kalecki, os capitalistas ganham o que gastam e os trabalhadores gastam o que ganham. R/Y = 1/sr I/Y (9)
14

Nestes termos, no apenas a poupana que um resduo dos investimentos (como afirma Keynes), mas os lucros tambm so um resduo dos investimentos. E as duas idias so, alis, perfeitamente compatveis j que a poupana nula dos trabalhadores tende a tornar quase iguais lucros e poupana. Se os capitalistas nada consumissem, 1/sr seria igual a 1, e portanto investimentos, lucros e poupana seriam iguais, ex post. Embora esta ltima hiptese no seja realista, de forma que Kaldor no chega a apresent-las, a mesma merece ser mencionada, j que o coeficiente 1/sr no deve estar muito longe de 1 quando o consumo de bens de luxo pelos capitalistas equiparado acumulao de capital em sua funo de determinar as margens de lucro.

4. O equilbrio e o ciclo econmico


Podemos, agora, definir a condio geral de equilbrio do modelo de Kaldor. Para isto, devemos, em primeiro lugar, voltar equao (1), que define a taxa garantida de crescimento da renda segundo Harrod, gw. Substituindo s por I/Y e isolando esta varivel temos que a propenso a poupar : I/Y = gw (1)

Por outro lado, tomamos a equao (7) do modelo de Kaldor, que define a propenso a poupar geral da economia a partir da propenso a poupar dos capitalistas e

na prtica igual a zero. Esta hiptese especialmente vlida, mesmo para os pases capitalistas, avanados se incluirmos a compra de casa prpria no consumo, e se considerarmos os ordenados da alta classe mdia como parte dos lucros. 14 A teoria sobre os investimentos e os bens de consumo dos capitalistas como determinantes dos lucro encontra-se em Kalecki, Michal. Selected essays on the dynamics of the capitalist economy. Cambridge: Cambridge University Press, 1971. Ver especialmente os artigos Outline of a theory of the business cycle (1933) e Determinants of profits (1933-1954). 58

dos trabalhadores, e, da mesma forma que fizemos na equao (9), consideramos a propenso a poupar dos trabalhadores, sw nula. I/Y = sr R/Y (9)

Podemos, agora, a partir de (1) e (9), chegar a taxa garantida de crescimento segundo o modelo de Kaldor: gw = sr R/Y gw = sr R/Y/ (10)

em que gw = taxa garantida de crescimento segundo Kaldor. Definida nestes termos, a taxa garantida de crescimento no depende simplesmente de uma propenso a poupar geral e da relao produto capital. Ao invs, depende da propenso a poupar e da margem de lucro dos capitalistas, dada a relao capital-produto. Ora, conforme vimos nas equaes (8) e (9), a margem de lucro dos capitalistas, dadas as propenses a poupar, depende dos investimentos planejados. O numerador de nossa equao (10) deixa assim de ser uma varivel exgena, como acontecia no modelo de Harrod (equao (11)) para se transformar em uma varivel endgena. Podemos, agora, voltar condio geral de equilbrio do modelo de Harrod, em que a taxa natural e a taxa garantida de crescimento devem ser iguais, substituindo simplesmente gw por gw. gn = gw gn = sr R/Y / (11)

Esta ltima equao (condio de equilbrio) deixa agora claro que as taxas garantida e natural de crescimento no so independentes entre si, se as margens de lucro so flexveis a primeira se ajustar segunda atravs de uma conseqente modificao em R/Y. Estas modificaes ocorrero atravs dos investimentos.
15

15

Kaldor, Nicholas. Alternativa op.cit.p.97. 59

No lado esquerdo da equao (11) temos a taxa natural de crescimento, que depende do aumento da populao e do progresso tecnolgico. A taxa natural de crescimento correspondente basicamente taxa de aumento da oferta agregada. No lado direito, temos a taxa garantida expressa em termos do modelo de Kaldor. Dependendo do investimento planejado, I, ela pode ser considerada a taxa de crescimento desejada pelos empresrios. A taxa garantida de crescimento pode ser considerada equivalente taxa de aumento da procura agregada, em que j est implcito um primeiro equilbrio entre oferta e procura agregadas, atravs da relao capital-produto. A longo prazo a economia tender a crescer nos termos do equilbrio estabelecido na equao (11). Kaldor est falando de uma economia capitalista madura, que tem limitaes de mo-de-obra e que, no obstante a debilidade da demanda agregada, tende a crescer a uma taxa inferior taxa potencial mxima que sua disponibilidade de fatores deixaria entrever. O fato de a oferta de mo-de-obra no ser perfeitamente elstica faz com que os salrios subam permanentemente acima do nvel do nvel de subsistncia, embora a economia apenas em alguns momentos trabalhe em regime de pleno emprego. A taxa natural e a taxa garantida de desenvolvimento tendem a ser interdependentes. A primeira, na medida em que representa a oferta agregada, o governo a longo prazo o sistema. A produo total aumenta a uma taxa que depende do aumento do capital e do trabalho e do progresso tcnico. segunda cabe a definio do curto prazo, na medida em que corresponde taxa de aumento da demanda agregada. Se os empresrios esto otimistas quanto a ms perspectivas de lucros, gw tender a crescer at maior do que gn. Os investimentos, os preos, as margens de lucro crescem, mas, em compensao, caem os salrios relativamente os lucros, o consumo reduz-se, at que a superproduo sobrevivente limite a tendncia ao crescimento de gw mais rapidamente do que o de gn. Em contrapartida, se ocorre o inverso, reduzem-se os investimentos, caem, mas em compensao crescem os salrios reais e aumenta o consumo. Como os dois fenmenos no tendem a ocorrer suavemente, j que os mecanismos corretivos de distribuio de renda no so to rpidos e eficientes, teremos a mdio prazo os ciclos econmicos. A longo prazo, portanto, temos um modelo de desenvolvimento econmico automaticamente equilibrado atravs da variao dos

60

investimentos e da participao dos capitalistas na renda. A mdio prazo, uma teoria dos ciclos econmicos.

5. As restrio do modelo
Este modelo de desenvolvimento de uma economia capitalista madura est sujeita s seguintes restries: a) a taxa de salrios deve ser superior ao nvel de subsistncia (em casos limites pode ser igual), W/T em que T = emprego = taxa de salrio de subsistncia b) a taxa de lucro sobre o capital deve ser pelo menos igual taxa de lucro mnima que induz os capitalistas a investir. R/K r em que K= estoque de capital, correspondendo a Y r = taxa mnima de lucro exigida pelos capitalistas c) a taxa de lucro sobre as vendas, que corresponde participao dos lucros na renda, deve ser pelo menos igual a uma taxa de lucro sobre as vendas, devido s imperfeies do mercado: R/Y m em que (14) (13) (12)

61

m = taxa mnima de lucro sobre as vendas d) a relao capital-produto deve ser constante, = = no devendo ser influencia pela taxa de lucro. Esta ltima condio simplificadora, j que uma certa relao existe, de fato, entre as duas variveis na medida em que o aumento da taxa de lucro tende a reduzira relao capital-produto, dada uma distribuio de renda constante. Entretanto, como ao aumentara taxa de lucro a concentrao de renda tende tambm a aumentar, pode-se supor com razovel realismo que a relao capitalproduto permanea constante.
16

(15)

Esta ltima no feita pelo prprio Kaldor, que se


17

contenta em afirmar que, se a sensitividade de a R/Y fosse grande, R/Y no poderia mais ser determinada pelas equaes do modelo, como ele pretende.

6.A taxa de salrios


Entre estas condies ou restries do modelo de Kaldor, aquela que tem importncia crucial a primeira. Tratando-se de uma economia capitalista madura, no existe oferta ilimitada de mo-de-obra, ao contrrio do que acontece com os modelos clssicos de Ricardo, Marx, e ao contrrio tambm com os modelos de desenvolvimentos modernos sobre os pases subdesenvolvidos, os quais, a partir da anlise clssica de Lewis , utilizaram o pressuposto de oferta ilimitada de mo-de-obra proveniente do reservatrio representando pelos setores de economia de subsistncia ou reservatrio representado pelos setores de economia de subsistncia tradicionais e pelos marginais urbanos. Kaldor est, portanto, referindo-se especificamente capitalistas maduras, em que a mo-de-obra,
18

As relaes entre a relao capital-produto, , a taxa de lucro, r, e a taxa de distribuio de renda ou taxa de mais-valia, e = R/W, podem ser expressas pela equao. = e/e+1 / r 17 Kaldor, Nicholas. Alternative.... op.cit.p.4. 18 Lewis, W. Arthur. Economic development with unlimited supplies of labor. Em The Manchester School, 1954. Transcrito em Agarwala e Singh, A Economia do Subsdesenvolvimento, Zahar. 62

16

embora nem sempre seja exatamente escassa, tem oferta claramente limitada, e o que mais importante, controlada finamente por sindicatos operrios poderosos. Se os salrios no estiverem acima do nvel de subsistncia e se no houver uma oferta limitada de mo-de-obra, como est implcita na equao (12), estaremos de volta aos modelos ricardinos ou marxista, em que a economia no tende pata o equilbrio. No modelo de Kaldor, da mesma forma que no de Kalecki, ocorre uma situao inversa em relao queles modelos. Apesar das similaridades, este modelo o inverso do ricardiano (ou marxista); porque aqui no so os lucros que constituem o resduo, depois de deduzidos os salrios de subsistncia, mas os salrios formam uma parte residual depois de se deduzir os lucros, o volume de lucros sendo determinado independente pelos requerimentos (exogenamente determinados) de crescimento equilibrada.
19

7.O investimento e a poupana


No modelo de Kaldor, o equilbrio a longo prazo do sistema garantido por ajustamentos na propenso mdia a poupar da economia, s, atravs de variaes nas margens de lucro, R/Y. O investimento, de acordo com a viso keynesiana, tratado como uma varivel independente da poupana prvia. No apenas o investimento que determina a renda, atravs do multiplicador e a renda determina a poupana, como afirmava Keynes, mas tambm a poupana depende da participao dos lucros na renda e esta participao dos lucros na renda esta participao, por sua vez, depende dos investimentos. Tambm no podemos afirmar que a acumulao est condicionada pela taxa natural de crescimento, j que pelo menos um dos elementos constitutivos bsicos dessa taxa, a taxa de crescimento da produtividade, depende da acumulao de capital.
20

Para Kaldor o investimento depende da taxa de crescimento da renda (aceita, portando, em parte, a teoria do acelerador) e da taxa prevista de lucros pelos empresrios. Da mesma forma que o modelo de Harrod, o investimento, em equilbrio, tende a crescer a uma taxa que garanta que o estoque de capital aumente mesma taxa do aumento da renda
19 20

Kaldor, Nicholas. Capital accumulation and economic growth. Op.cit.p.188. Idem, p.210. 63

(Y/K = Y/Y) O aumento da produtividade corresponde a essa condio de equilbrio aquele que, somando taxa de crescimento da populao, nos d a taxa natural de crescimento do produto.

8. O equilbrio a longo prazo


Vejamos, portanto, como se realiza o equilbrio dinmico a longo prazo do sistema capitalista segundo Kaldor. O equilbrio est expresso, em sua forma mais geral, na equao (11). A taxa natural de crescimento, definida pelo crescimento da populao e pelo tecnolgico (oferta), deve ser igual taxa garantida ou de equilbrio de crescimento da renda. Esta taxa corresponde s expectativas dos empresrios e aos investimentos que realizam. Mais especificamente a taxa garantida de crescimento (equao 10) depende da propenso a poupar os capitalistas, sr, e da participao dos lucros na renda R/Y (medida de distribuio de renda), dada uma relao capital-produto, , constante. Podemos tambm dizer que a taxa garantida de crescimento depende da propenso global a poupar da economia (s), dividida pela relao capital-produto, (voltamos, ento, ao modelo de Harrod). Como s = I/Y, ou seja, como poupana igual ao investimento planejado em situao de equilbrio, podemos finalmente dizer que a taxa garantida de crescimento depende do volume de investimentos planejados, como em Harrod. Atravs da equao (11) podemos ver o modelo de Kaldor em toda a sua riqueza. A economia tende a crescer a longo prazo em equilbrio, graas aos ajustes produzidos em R/Y. Imaginemos uma situao de crescimento em equilbrio que rompida porque os capitalistas decidem investir mais do que vinham planejando. O aumento nos investimentos provoca um aumento nas margens de lucro (nos preos), fazendo com que R/Y cresa. A maior acumulao de capital poderia implicar aumento de salrios, j que implica aumento de demanda de trabalhadores. Entretanto, o aumento dos preos e das margens de lucro mais do que compensa essa tendncia. Em conseqncia, a taxa de

64

salrios, w, e tambm a participao dos salrios na renda W/Y, caem ( o que s possvel porque os salrios esto acima do nvel de subsistncia). O processo inverso ocorre quando os capitalistas investem menos do que vinham planejando. Na situao normal de equilbrio, medida que cresce a renda, descem concomitantemente salrios e lucros. A taxa de lucros. A taxa de lucro, r = R/K, e a participao dos lucros na renda, R/Y, permanecem constantes. Os salrios, crescendo ao mesmo nvel que a renda, acompanham o aumento da produtividade. Com o aumento dos salrios, os trabalhadores elevam a sua demanda de bens de consumo ao mesmo tempo em que os capitalistas aumentam sua demanda de bens de capital. A partir de um certo nvel de salrios, os trabalhadores comeam tambm a poupar. Podemos, ento, abandonar o pressuposto de que os trabalhadores no poupam, assim como o pressuposto simplificador de que os capitalistas apenas investem. necessrio, ento, complicar um pouco o modelo, mas os resultados gerais que apresenta continuam os mesmos.

9. As condies do crescimento
Em sntese, o modelo de crescimento de Kaldor procura demonstrar que os sistemas capitalistas maduras tendero a um crescimento equilbrio desde que se cumpram as seguintes condies: a) que a taxa de acumulao de capital no apenas cresa medida que cresce a renda, mas tambm que seja suficiente grande para absorver o aumento de mo-de-obra resultante do aumento da populao; b) que a taxa de salrios seja superior ao nvel de subsistncia; c) que a taxa de progresso tcnico seja superior diminuio da produtividade causada pelo aumento demogrfico. Dadas essas condies, temos como principais conseqncias que: a) a taxa de crescimento depender do dinamismo tcnico do sistema e a poupana desempenhar um papel meramente passivo; 65

b) a distribuio da renda permanecer constante no transcurso do tempo, ou seja, a taxa de lucros sobre a capital permanecer constante, e a participao dos salrios na renda no variar (ou seja, o salrio real crescer de modo automtico no transcurso do tempo mesma taxa que o produto per capita).
21

10. Adaptao aos pases subdesenvolvidos


Kaldor tem tambm uma adaptao de seu modelo pata o caso dos pases subdesenvolvidos. Neste caso, nenhuma das trs condies anteriormente estabelecidas e cumpriria: a acumulao de capital e o progresso tcnico tenderiam a ser insuficientes, de forma que toda acelerao (pequena) na taxa de crescimento econmico ser absorvidas por uma acelerao correspondentes da expanso demogrfica, o nvel de vida estagnar em um ponto muito baixo, de um modo realmente malthuisiano.
22

possvel haver uma situao intermediria em que a taxa de progresso tcnico ascendente acima de um certo nvel crtico, de forma que o aumento da renda no fosse absorvido pelo aumento da populao. Para isto seria necessrio que a taxa de progresso tcnico fosse suficientemente elevada para compensar a baixa de produtividade causada pelos rendimentos decrescentes associados com o crescimento da populao. Neste caso intermedirio (entre o desenvolvimento equilibrado das economias capitalistas maduras e a estagnao dos pases subdesenvolvidos antes referidos), a acumulao de capital no suficientemente alta para que a taxa de desenvolvimento garantida alcance a taxa de desenvolvimento natural (definida pelo aumento da produtividade e da populao). Neste caso, a economia se expande a uma taxa menor do que a de equilbrio, mas a um ritmo que vai se acelerando, a produtividade aumenta, embora o incremento dos salrios reais e do consumo no a acompanhe: ou seja, est aumentando a parte correspondente aos lucros na renda e ao investimento no produto.
23

O modelo de Kaldor, efetivamente, no se atm ao exame dos pases subdesenvolvidos. essencialmente um modelo de crescimento das economias
21 22

Kaldor. Ensayos op.cit.p.31 e 32. Idem, p.33. 23 Idem, p.34. 66

capitalistas desenvolvidas. Em relao a elas, suas incluses so extremamente importantes. Sua idia central a de que essas economias tendem a se desenvolver em equilbrio, tendo como mecanismo de ajuste a taxa de lucro, que determinaria a distribuio de renda e a taxa de poupana. A longo prazo, porm, tanto a taxa de lucro como a distribuio da renda tenderiam a ser constantes, crescendo o nvel dos salrios reais mesma taxa que o crescimento da renda per capita, ou seja, da produtividade. J em relao aos pases subdesenvolvidos, Kaldor preocupou-se pouco. A idia de que o desenvolvimento desses pases acompanhado por concentrao de rena historicamnente correta, mas muito genrica. Para compreendermos efetivamente o processo de desenvolvimento dos pases subdesenvolvidos, ainda que apenas em suas linhas mestras, seria necessrio um modelo mais complexo. Seria especialmente importante, os trabalhadores e os capitalistas um terceiro grupo constitudo pelos trabalhadores especializados, pelos administradores e pelos tcnicos, que podem ser genericamente chamados de nova classe mdia ou de grupo tecnoburocrtico. Seria ainda importante distinguir, na economia subdesenvolvida, o setor moderno, caracterizado pela presena dominante dos capitalistas e dos tecnoburocratas inclusive os trabalhadores especializados, pela produo de bens de capital e de bens de consumo de luxo, do setor marginal ou tradicional, dominado pelos trabalhadores no-especializados e pela produo de bens de consumo simples. Estas variveis, entretanto, escapam ao modelo Kaldor.

67

Вам также может понравиться