Вы находитесь на странице: 1из 20

LEI N. 4.

024, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1961


Fixa as Diretrizes e Bases da Educao Nacional.

TTULO I Dos Fins da Educao


Art. 1 A educao nacional, inspirada nos princpios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por fim: a) a compreenso dos direitos e deveres da pessoa humana, do cidado, do Estado, da famlia e dos demais grupos que compem a comunidade; b) o respeito dignidade e s liberdades fundamentais do homem; c) o fortalecimento da unidade nacional e da solidariedade internacional; d) o desenvolvimento integral da personalidade humana e a sua participao na obra do bem comum; e) o preparo do indivduo e da sociedade para o domnio dos recursos cientficos e tecnolgicos que lhes permitam utilizar as possibilidades e vencer as dificuldades do meio; f) a preservao e expanso do patrimnio cultural; g) a condenao a qualquer tratamento desigual por motivo de convico filosfica, poltica ou religiosa, bem como a quaisquer preconceitos de classe ou de raa.

TTULO II Do Direito Educao


Art. 2 A educao direito de todos e ser dada no lar e na escola. Pargrafo nico. famlia cabe escolher o gnero de educao que deve dar a seus filhos. Art. 3 O direito educao assegurado: I - pela obrigao do poder pblico e pela liberdade de iniciativa particular de ministrarem o ensino em todos os graus, na forma de lei em vigor; II - pela obrigao do Estado de fornecer recursos indispensveis para que a famlia e, na falta desta, os demais membros da sociedade se desobriguem dos encargos da educao, quando provada a insuficincia de meios, de modo que sejam asseguradas iguais oportunidades a todos.

PDF Creator - PDF4Free v2.0

http://www.pdf4free.com

TTULO III Da Liberdade do Ensino


Art. 4 assegurado a todos, na forma da lei, o direito de transmitir seus conhecimentos. Art. 5 So assegurados aos estabelecimentos de ensino pblicos e particulares legalmente autorizados, adequada representao nos conselhos estaduais de educao, e o reconhecimento, para todos os fins, dos estudos nles realizados.

TTULO IV Da Administrao do Ensino


Art. 6 O Ministrio da Educao e Cultura exercer as atribuies do Poder Pblico Federal em matria de educao. Pargrafo nico. O ensino militar ser regulado por lei especial. Art. 7 Ao Ministrio da Educao e Cultura incumbe velar pela observncia das leis do ensino e pelo cumprimento das decises do Conselho Federal de Educao. Art. 8 O Conselho Federal de Educao ser constitudo por vinte e quatro membros nomeados pelo Presidente da Repblica, por seis anos, dentre pessoas de notvel saber e experincia, em matria de educao. 1 Na escolha dos membros do Conselho, o Presidente da Repblica levar em considerao a necessidade de nles serem devidamente representadas as diversas regies do Pas, os diversos graus do ensino e o magistrio oficial e particular. 2 De dois em dois anos, cessar o mandato de um tro dos membros do Conselho, permitida a reconduo por uma s vez. Ao ser constitudo o Conselho, um tro de seus membros ter mandato, apenas, de dois anos, e um tro de quatro anos. 3 Em caso de vaga, a nomeao do substituto ser para completar o prazo de mandato do substitudo. 4 O Conselho Federal de Educao ser dividido em cmaras para deliberar sbre assuntos pertinentes ao ensino primrio, mdio e superior, e se reunir em sesso plena para decidir sbre matria de carter geral. 5 As funes de conselheiro so consideradas de relevante intersse nacional, e o seu exerccio tem prioridade sbre o de quaisquer cargos pblicos de que sejam titulares ou conselheiros. stes tero direito a transporte, quando convocados, e s dirias ou jeton de presena a serem fixadas pelo Ministro da Educao e Cultura, durante o perodo das reunies. Art. 9 Ao Conselho Federal de Educao, alm de outras atribuies conferidas por lei, compete:

PDF Creator - PDF4Free v2.0

http://www.pdf4free.com

a) decidir sbre o funcionamento dos estabelecimentos isolados de ensino superior, federais e particulares; b) decidir sbre o reconhecimento das universidades, mediante a aprovao dos seus estatutos e dos estabelecimentos isolados de ensino superior, depois de um prazo de funcionamento regular de, no mnimo, dois anos; c) pronunciar-se sbre os relatrios anuais dos institutos referidos nas alneas anteriores; d) opinar sbre a incorporao de escolas ao sistema federal de ensino, aps verificao da existncia de recursos oramentrios; e) indicar disciplinas obrigatrias para os sistemas de ensino mdio (artigo 35, pargrafo 1) e estabelecer a durao e o currculo mnimo dos cursos de ensino superior, conforme o disposto no artigo 70; f) vetado g) promover sindicncias, por meio de comisses especiais, em quaisquer estabelecimentos de ensino, sempre que julgar conveniente, tendo em vista o fiel cumprimento desta lei; h) elaborar seu regimento a ser aprovado pelo Presidente da Repblica; i) conhecer dos recursos interpostos pelos candidatos ao magistrio federal e decidir sbre les; j) sugerir medidas para organizao e funcionamento do sistema federal de ensino; l) promover e divulgar estudos sbre os sistemas estaduais de ensino; m) adotar ou propor modificaes e medidas que visem expanso e ao aperfeioamento do ensino; n) estimular a assistncia social escolar; o) emitir pareceres sbre assuntos e questes de natureza pedaggica e educativa que lhe sejam submetidos pelo Presidente da Repblica ou pelo Ministro da Educao e Cultura; p) manter intercmbio com os conselhos estaduais de educao; q) analisar anualmente as estatsticas do ensino e os dados complementares. 1 Dependem de homologao do Ministro da Educao e Cultura os atos compreendidos nas letras a, b, d, e, f, h e i; 2 A autorizao e a fiscalizao dos estabelecimentos estaduais isolados de ensino superior cabero aos conselhos estaduais de educao na forma da lei estadual respectiva. Art. 10. Os Conselhos Estaduais de Educao organizados pelas leis estaduais, que se constiturem com membros nomeados pela autoridade competente, incluindo representantes dos diversos graus de ensino e do magistrio oficial e particular, de notrio saber e experincia, em matria de educao, exercero as atribuies que esta lei lhes consigna.

PDF Creator - PDF4Free v2.0

http://www.pdf4free.com

TTULO V Dos Sistemas de Ensino


Art. 11. A Unio, os Estados e o Distrito Federal organizaro os seus sistemas de ensino, com observncia da presente lei. Art. 12. Os sistemas de ensino atendero variedade dos cursos, flexibilidade dos currculos e articulao dos diversos graus e ramos. Art. 13. A Unio organizar o ensino pblico dos territrios e estender a ao federal supletiva a todos o pas, nos estritos limites das deficincias locais. Art. 14. da competncia da Unio reconhecer e inspecionar os estabelecimentos particulares de ensino superior. Art. 15. Aos Estados que, durante 5 anos, mantiverem universidade prpria com funcionamento regular, sero conferidas as atribuies a que se refere a letra b do artigo 9, tanto quanto aos estabelecimentos por les mantidos, como quanto aos que posteriormente sejam criados. Art. 16. da competncia dos Estados e do Distrito Federal autorizar o funcionamento dos estabelecimentos de ensino primrio e mdio no pertencentes Unio, bem como reconheclos e inspecion-los. 1 So condies para o reconhecimento: a) idoneidade moral e profissional do diretor e do corpo docente; b) instalaes satisfatrias; c) escriturao escolar e arquivo que assegurem a verificao da identidade de cada aluno, e da regularidade e autenticidade de sua vida escolar; d) garantia de remunerao condigna aos professres; e) observncia dos demais preceitos desta lei. 2 Vetado. 3 As normas para observncia dste artigo e pargrafos sero fixadas pelo Conselho Estadual de Educao. Art. 17. A instituio e o reconhecimento de escolas de grau mdio pelos Estados, pelo Distrito Federal e pelos Territrios, sero comunicados ao Ministrio da Educao e Cultura para fins de registro e validade dos certificados ou diploma que expedirem. Art. 18. Nos estabelecimentos oficiais de ensino mdio e superior, ser recusada a matrcula ao aluno reprovado mais de uma vez em qualquer srie ou conjunto de disciplinas.

PDF Creator - PDF4Free v2.0

http://www.pdf4free.com

Art. 19. No haver distino de direitos, ... vetado ... entre os estudos realizados em estabelecimentos oficiais e os realizados em estabelecimentos particulares reconhecidos. Art. 20. Na organizao do ensino primrio e mdio, a lei federal ou estadual atender: a) variedade de mtodos de ensino e formas de atividade escolar, tendo-se em vista as peculiaridades da regio e de grupos sociais; b) ao estmulo de experincias pedaggicas com o fim de aperfeioar os processos educativos. Art. 21. O ensino, em todos os graus, pode ser ministrado em escolas pblicas, mantidas por fundaes cujo patrimnio e dotaes sejam provenientes do Poder Pblico, ficando o pessoal que nelas servir sujeito, exclusivamente, s leis trabalhistas. 1 Estas escolas, quando de ensino mdio ou superior, podem cobrar anuidades, ficando sempre sujeitas a prestao de contas, perante o Tribunal de Contas, e a aplicao, em melhoramentos escolares, de qualquer saldo verificado em seu balano anual. 2 Em caso de extino da fundao, o seu patrimnio reverter ao Estado. 3 Lei especial fixar as normas da contribuio destas fundaes, organizao de seus conselhos diretores e demais condies a que ficam sujeitas. Art. 22. Ser obrigatria a prtica da educao fsica nos cursos primrio e mdio, at a idade de 18 anos.

TTULO VI Da Educao de Gru Primrio CAPTULO I Da Educao Pr-Primria


Art. 23. A educao pr-primria destina-se aos menores at sete anos, e ser ministrada em escolas maternais ou jardins-de-infncia. Art. 24. As emprsas que tenham a seu servio mes de menores de sete anos sero estimuladas a organizar e manter, por iniciativa prpria ou em cooperao com os poderes pblicos, instituies de educao pr-primria.

CAPTULO II Do Ensino Primrio


Art. 25. O ensino primrio tem por fim o desenvolvimento do raciocnio e das atividades de expresso da criana, e a sua integrao no meio fsico e social.

PDF Creator - PDF4Free v2.0

http://www.pdf4free.com

Art. 26. O ensino primrio ser ministrado, no mnimo, em quatro sries anuais. Pargrafo nico. Os sistemas de ensino podero estender a sua durao at seis anos, ampliando, nos dois ltimos, os conhecimentos do aluno e iniciando-o em tcnicas de artes aplicadas, adequadas ao sexo e idade. Art. 27. O ensino primrio obrigatrio a partir dos sete anos e s ser ministrado na lngua nacional. Para os que o iniciarem depois dessa idade podero ser formadas classes especiais ou cursos supletivos correspondentes ao seu nvel de desenvolvimento. Art. 28. A administrao do ensino nos Estados, Distrito Federal e Territrios promover: a) o levantamento anual do registro das crianas em idade escolar; b) o incentivo e a fiscalizao da freqncia s aulas. Art. 29. Cada municpio far, anualmente, a chamada da populao escolar de sete anos de idade, para matrcula na escola primria. Art. 30. No poder exercer funo pblica, nem ocupar emprgo em sociedade de economia mista ou emprsa concessionria de servio pblico o pai de famlia ou responsvel por criana em idade escolar sem fazer prova de matrcula desta, em estabelecimento de ensino, ou de que lhe est sendo ministrada educao no lar. Pargrafo nico. Constituem casos de iseno, alm de outros previstos em lei: a) comprovado estado de pobreza do pai ou responsvel; b) insuficincia de escolas; c) matrcula encerrada; d) doena ou anomalia grave da criana. Art. 31. As emprsas industriais, comerciais e agrcolas, em que trabalhem mais de 100 pessoas, so obrigadas a manter ensino primrio gratuto para os seus servidores e os filhos desses. 1 Quando os trabalhadores no residirem prximo ao local de sua atividade, esta obrigao poder ser substituda por instituio de blsas, na forma que a lei estadual estabelecer. 2 Compete administrao do ensino local, com recurso para o Conselho Estadual de Educao zelar pela obedincia ao disposto neste artigo. Art. 32. Os proprietrios rurais que no puderem manter escolas primrias para as crianas residentes em suas glebas devero facilitar-lhes a freqncia s escolas mais prximas, ou propiciar a instalao e funcionamento de escolas pblicas em suas propriedades.

TTULO VII

PDF Creator - PDF4Free v2.0

http://www.pdf4free.com

Da Educao de Grau Mdio CAPTULO I Do Ensino Mdio


Art. 33. A educao de grau mdio, em prosseguimento ministrada na escola primria, destina-se formao do adolescente. Art. 34. O ensino mdio ser ministrado em dois ciclos, o ginasial e o colegial, e abranger, entre outros, os cursos secundrios, tcnicos e de formao de professres para o ensino primrio e pr-primrio. Art. 35. Em cada ciclo haver disciplinas e prticas educativas, obrigatrias e optativas. 1 Ao Conselho Federal de Educao compete indicar, para todos os sistemas de ensino mdio, at cinco disciplinas obrigatrias, cabendo aos conselhos estaduais de educao completar o seu nmero e relacionar as de carter optativo que podem ser adotadas pelos estabelecimentos de ensino. 2 O Conselho Federal e os conselhos estaduais, ao relacionarem as disciplinas obrigatrias, na forma do pargrafo anterior, definiro a amplitude e o desenvolvimento dos seus programas em cada ciclo. 3 O currculo das duas primeiras sries do 1 ciclo ser comum a todos os cursos de ensino mdio no que se refere s matrias obrigatrias. Art. 36. O ingresso na primeira srie do 1 ciclo dos cursos de ensino mdio depende de aprovao em exame de admisso, em que fique demonstrada satisfatria educao primria, desde que o educando tenha onze anos completos ou venha a alcanar essa idade no correr do ano letivo. Pargrafo nico. Vetado. Art. 37. Para matrcula na 1 srie do ciclo colegial, ser exigida concluso do ciclo ginasial ou equivalente. Art. 38. Na organizao do ensino de grau mdio sero observadas as seguintes normas: I - Durao mnima do perodo escolar: a) cento e oitenta dias de trabalho escolar efetivo, no includo o tempo reservado a provas e exames; b) vinte e quatro horas semanais de aulas para o ensino de disciplinas e prticas educativas. II - cumprimento dos programas elaborados tendo-se em vista o perodo de trabalho escolar; III - formao moral e cvica do educando, atravs de processo educativo que a desenvolva;

PDF Creator - PDF4Free v2.0

http://www.pdf4free.com

IV - atividades complementares de iniciao artstica; V - instituio da orientao educativa e vocacional em cooperao com a famlia; VI - freqncia obrigatria, s podendo prestar exame final, em primeira poca, o aluno que houver comparecido, no mnimo, a 75% das aulas dadas. Art. 39. A apurao do rendimento escolar ficar a cargo dos estabelecimentos de ensino, aos quais caber expedir certificados de concluso de sries e ciclos e diplomas de concluso de cursos. 1 Na avaliao do aproveitamento do aluno preponderaro os resultados alcanados, durante o ano letivo, nas atividades escolares, asseguradas ao professor, nos exames e provas, liberdade de formulao de questes e autoridade de julgamento. 2 Os exames sero prestados perante comisso examinadora, formada de professres do prprio estabelecimento, e, se ste fr particular, sob fiscalizao da autoridade competente. Art. 40. Respeitadas as disposies desta lei, compete ao Conselho Federal de Educao, e aos conselhos estaduais de educao, respectivamente, dentro dos seus sistemas de ensino: a) organizar a distribuio das disciplinas obrigatrias, fixadas para cada curso, dando especial relvo ao ensino de portugus; b) permitir aos estabelecimentos de ensino escolher livremente at duas disciplinas optativas para integrarem o currculo de cada curso; c) dar aos cursos que funcionarem noite, a partir das 18 horas, estruturao prpria, inclusive a fixao do nmero de dias de trabalho escolar efetivo, segundo as peculiaridades de cada curso. Art. 41. Ser permitida aos educandos a transferncia de um curso de ensino mdio para outro, mediante adaptao, prevista no sistema de ensino. Art. 42. O Diretor da escola dever ser educador qualificado. Art. 43. Cada estabelecimento de ensino mdio dispor em regimento ou estatutos sbre a sua organizao, a constituio dos seus cursos, e o seu regime administrativo, disciplinar e didtico.

CAPTULO II Do Ensino Secundrio


Art. 44. O ensino secundrio admite variedade de currculos, segundo as matrias optativas que forem preferidas pelos estabelecimentos. 1 O ciclo ginasial ter a durao de quatro sries anuais e o colegial, de trs no mnimo. 2 Entre as disciplinas e prticas educativas de carter optativo no 1 e 2 ciclos, ser includa uma vocacional, dentro das necessidades e possibilidades locais.

PDF Creator - PDF4Free v2.0

http://www.pdf4free.com

Art. 45. No ciclo ginasial sero ministradas nove disciplinas. Pargrafo nico. Alm das prticas educativas, no podero ser ministradas menos de 5 nem mais de 7 disciplinas em cada srie, das quais uma ou duas devem ser optativas e de livre escolha do estabelecimento para cada curso. Art. 46. Nas duas primeiras sries do ciclo colegial, alm das prticas educativas, sero ensinadas oito disciplinas, das quais uma ou duas optativas, de livre escolha pelo estabelecimento, sendo no mnimo cinco e no mximo sete em cada srie. 1 A terceira srie do ciclo colegial ser organizada com currculo aspectos lingusticos, histricos e literrios. 2 A terceira srie do ciclo colegial ser organizada com currculo diversificado, que vise ao preparo dos alunos para os cursos superiores e compreender, no mnimo, quatro e, no mximo, seis disciplinas, podendo ser ministrada em colgios universitrios.

CAPTULO III Do Ensino Tcnico


Art. 47. O ensino tcnico de grau mdio abrange os seguintes cursos: a) industrial; b) agrcola; c) comercial. Pargrafo nico. Os cursos tcnicos de nvel mdio no especificados nesta lei sero regulamentados nos diferentes sistemas de ensino. Art. 48. Para fins de validade nacional, os diplomas dos cursos tcnicos de grau mdio sero registrados no Ministrio da Educao e Cultura. Art. 49. Os cursos industrial, agrcola e comercial sero ministrados em dois ciclos: o ginasial, com a durao de quatro anos, e o colegial, no mnimo de trs anos. 1 As duas ltimas sries do 1 ciclo incluiro, alm das disciplinas especficas de ensino tcnico, quatro do curso ginasial secundrio, sendo uma optativa. 2 O 2 ciclo incluir alm das disciplinas especficas do ensino tcnico, cinco do curso colegial secundrio, sendo uma optativa. 3 As disciplinas optativas sero de livre escolha do estabelecimento. 4 Nas escolas tcnicas e industriais, poder haver, entre o primeiro e o segundo ciclos, um curso pr-tcnico de um ano, onde sero ministradas as cinco disciplinas de curso colegial secundrio.

PDF Creator - PDF4Free v2.0

http://www.pdf4free.com

5 No caso de instituio do curso pr-tcnico, previsto no pargrafo anterior, no segundo ciclo industrial podero ser ministradas apenas as disciplinas especficas do ensino tcnico. Art. 50. Os estabelecimentos de ensino industrial podero, alm dos cursos referidos no artigo anterior, manter cursos de aprendizagem, bsicos ou tcnicos, bem como cursos de artesanato e de mestria, vetado. Pargrafo nico. Ser permitido, em estabelecimentos isolados, o funcionamento dos cursos referidos neste artigo. Art. 51. As emprsas industriais e comerciais so obrigadas a ministrar, em cooperao, aprendizagem de ofcios e tcnicas de trabalho aos menores seus empregados, dentro das normas estabelecidas pelos diferentes sistemas de ensino. 1 Os cursos de aprendizagem industrial e comercial tero de uma a trs sries anuais de estudos. 2 Os portadores de carta de ofcio ou certificado de concluso de curso de aprendizagem podero matricular-se, mediante exame de habilitao, nos ginsios de ensino tcnico, em srie adequada ao grau de estudos a que hajam atingido no curso referido.

CAPTULO IV Da Formao do Magistrio para o Ensino Primrio e Mdio


Art. 52. O ensino normal tem por fim a formao de professres, orientadores, supervisores e administradores escolares destinados ao ensino primrio, e o desenvolvimento dos conhecimentos tcnicos relativos educao da infncia. Art. 53. A formao de docentes para o ensino primrio far-se-: a) em escola normal de grau ginasial no mnimo de quatro sries anuais onde alm das disciplinas obrigatrias do curso secundrio ginasial ser ministrada preparao pedaggica; b) em escola normal de grau colegial, de trs sries anuais, no mnimo, em prosseguimento ao vetado grau ginasial. Art. 54. As escolas normais, de grau ginasial expediro o diploma de regente de ensino primrio, e, as de grau colegial, o de professor primrio. Art. 55. Os institutos de educao alm dos cursos de grau mdio referidos no artigo 53, ministraro cursos de especializao, de administradores escolares e de aperfeioamento, abertos aos graduados em escolas normais de grau colegial. Art. 56. Os sistemas de ensino estabelecero os limites dentro dos quais os regentes podero exercer o magistrio primrio. Art. 57. A formao de professres, orientadores e supervisores para as escolas rurais primrias poder ser feita em estabelecimentos que lhes prescrevem a integrao no meio. Art. 58. Vetado.

PDF Creator - PDF4Free v2.0

http://www.pdf4free.com

Art. 59. A formao de professres para o ensino mdio ser feita nas faculdades de filosofia, cincias e letras e a de professres de disciplinas especficas de ensino mdio tcnico em cursos especiais de educao tcnica. Pargrafo nico. Nos institutos de educao podero funcionar cursos de formao de professres para o ensino normal, dentro das normas estabelecidas para os cursos pedaggicos das faculdades de filosofia, cincias e letras. Art. 60. O provimento efetivo em cargo de professor nos estabelecimentos oficiais de ensino mdio ser feito por meio de concurso de ttulos e provas vetado. Art. 61. O magistrio nos estabelecimentos ... vetado ... de ensino mdio s poder ser exercido por professres registrados no rgo competente.

TTULO VIII Da Orientao Educativa e da Inspeo


Art. 62. A formao do orientador de educao ser feita em cursos especiais que atendam s condies do grau do tipo de ensino e do meio social a que se destinam. Art. 63. Nas faculdades de filosofia ser criado, para a formao de orientadores de educao do ensino mdio, curso especial a que tero acesso os licenciados em pedagogia, filosofia, psicologia ou cincias sociais, bem como os diplomados em Educao Fsica pelas Escolas Superiores de Educao Fsica e os inspetores federais de ensino, todos com estgio mnimo de trs anos no magistrio. Art. 64. Os orientadores de educao do ensino primrio sero formados nos institutos de educao em curso especial a que tero acesso os diplomados em escolas normais de grau colegial e em institutos de educao, com estgio mnimo de trs anos no magistrio primrio. Art. 65. O inspetor de ensino, escolhido por concurso pblico de ttulos e provas vetado ............. deve possuir conhecimentos tcnicos e pedaggicos demonstrados de preferncia no exerccio de funes de magistrio de auxiliar de administrao escolar ou na direo de estabelecimento de ensino.

TTULO IX Da Educao de Grau Superior CAPTULO I Do Ensino Superior


Art. 66. O ensino superior tem por objetivo a pesquisa, o desenvolvimento das cincias, letras e artes, e a formao de profissionais de nvel universitrio.

PDF Creator - PDF4Free v2.0

http://www.pdf4free.com

Art. 67. O ensino superior ser ministrado em estabelecimentos, agrupados ou no em universidades, com a cooperao de institutos de pesquisa e centros de treinamento profissional. Art. 68. Os diplomas expedidos pelas universidades ou pelos estabelecimentos isolados de ensino superior oficiais ou reconhecidos sero vlidos em todo o territrio nacional. Pargrafo nico. Os diplomas que conferem privilgio para o exerccio de profisses liberais ou para a admisso a cargos pblicos, ficam sujeitos a registro no Ministrio da Educao e Cultura, podendo a lei exigir a prestao de exames e provas de estgio perante os rgos de fiscalizao e disciplina das profisses respectivas. Art. 69. Nos estabelecimentos de ensino superior podem ser ministrados os seguintes cursos: a) de graduao, abertos matrcula de candidatos que hajam concludo o ciclo colegial ou equivalente, e obtido classificao em concurso de habilitao; b) de ps-graduao, abertos a matrcula de candidatos que hajam concludo o curso de graduao e obtido o respectivo diploma; c) de especializao, aperfeioamento e extenso, ou quaisquer outros, a juzo do respectivo instituto de ensino abertos a candidatos com o preparo e os requisitos que vierem a ser exigidos. Art. 70. O currculo mnimo e a durao dos cursos que habilitem obteno de diploma capaz de assegurar privilgios para o exerccio da profisso liberal ... vetado ... sero fixados pelo Conselho Federal de Educao. Pargrafo nico. Vetado. Art. 71. O programa de cada disciplina sob forma de plano de ensino, ser organizado pelo respectivo professor, e aprovado pela congregao do estabelecimento. Art. 72. Ser observado, em cada estabelecimento de ensino superior, na forma dos estatutos e regulamentos respectivos o calendrio escolar, aprovado pela congregao, de modo que o perodo letivo tenha a durao mnima de 180 (cento e oitenta) dias de trabalho escolar efetivo, no incluindo o tempo reservado a provas e exames. Art. 73. Ser obrigatria, em cada estabelecimento, a freqncia de professres e alunos bem como a execuo dos programas de ensino. 1 Ser privado do direito de prestar exames o aluno que deixar de comparecer a um mnimo de aulas e exerccios previstos no regulamento. 2 O estabelecimento dever promover ou qualquer interessado poder requerer o afastamento temporrio do professor que deixar de comparecer, sem justificao, a 25% das aulas e exerccios ou no ministrar pelo menos 3/4 do programa da respectiva cadeira. 3 A reincidncia do professor na falta prevista na alnea anterior importar, para os fins legais, em abandono de cargo. Art. 74. Vetado.

PDF Creator - PDF4Free v2.0

http://www.pdf4free.com

1 Vetado. 2 Vetado. 3 Vetado. 4 Vetado. 5 Vetado. 6 Vetado. 7 Vetado. Art. 75. Vetado. I - Vetado. II - Vetado. III - Vetado. IV - Vetado. V - Vetado. VI - Vetado. VII - Vetado. 1 Vetado. 2 Vetado. 3 Vetado. 4 Vetado. Art. 76. Nos estabelecimentos oficiais federais de ensino superior, os diretores sero nomeados pelo Presidente da Repblica dentre os professres catedrticos efetivos em exerccio, eleitos em lista trplice pela congregao respectiva, em escrutnios secretos, podendo os mesmos ser reconduzidos duas vzes. Art. 77. Nenhuma faculdade de filosofia, cincias e letras funcionar inicialmente com menos de quatro de seus cursos de bacharelado, que abrangero obrigatriamente as sees de ... vetado ... cincias e letras. Art. 78. O corpo discente ter representao, com direito a voto, nos conselhos universitrios, nas congregaes, e nos conselhos departamentais das universidades e escolas superiores isoladas, na forma dos estatutos das referidas entidades.

PDF Creator - PDF4Free v2.0

http://www.pdf4free.com

CAPTULO II Das Universidades


Art. 79. As universidades constituem-se pela reunio, sob administrao comum, de cinco ou mais estabelecimentos de ensino superior vetado. 1 O Conselho Federal de Educao poder dispensar, a seu critrio, os requisitos mencionados no artigo acima, na criao de universidades rurais e outras de objetivo especializado. 2 Alm dos estabelecimentos de ensino superior, integram-se na universidade institutos de pesquisas e ... vetado ... de aplicao e treinamento profissional. 3 A universidade pode instituir colgios universitrios destinados a ministrar o ensino da 3 (terceira) srie do ciclo colegial. Do mesmo modo pode instituir colgios tcnicos universitrios quando nela exista curso superior em que sejam desenvolvidos os mesmos estudos. Nos concursos de habilitao no se far qualquer distino entre candidatos que tenham cursado sses colgios e os que provenham de outros estabelecimentos de ensino mdio. 4 O ensino nas universidades ministrado nos estabelecimentos e nos rgos complementares, podendo o aluno inscrever-se em disciplina lecionadas em cursos diversos, se houver compatibilidade de horrios e no se verificar inconveniente didtico a juzo da autoridade escolar. 5 Ao Conselho Universitrio compete estabelecer as condies de equivalncia entre os estudos feitos nos diferente cursos. Art. 80 As Universidades gozaro de autonomia didtica, administrativa, financeira e disciplinar, que ser exercida na forma de seus estatutos. 1 Vetado. a) Vetado. b) Vetado. 2 Vetado. a) Vetado. b) Vetado. c) Vetado. d) Vetado. e) Vetado. 3 Vetado.

PDF Creator - PDF4Free v2.0

http://www.pdf4free.com

a) Vetado. b) Vetado. c) Vetado. Art. 81. As universidades ... vetado ... sero constitudas sob a forma de autarquias, fundaes ............ vetado ............ ou associaes. A inscrio do ato constitutivo no registro civil das pessoas jurdicas ser precedido de autorizao por decreto do govrno federal ou estadual. Art. 82 ............ vetado ............ Os recursos oramentrios que a Unio, ............ vetado ........... consagrar manuteno das respectivas universidades tero a forma de dotaes globais, fazendo-se no oramento da universidade a devida especificao. Art. 83. O ensino pblico superior, tanto nas universidades como nos estabelecimentos isolados federais, ser gratuito para quantos provarem falta ou insuficincia de recursos. (art. 168, II da Constituio). Art. 84. O Conselho Federal de Educao, aps inqurito administrativo, poder suspender, por tempo determinado, a autonomia de qualquer universidade, oficial ou particular, por motivo de infrigncia desta lei ou dos prprios estatutos, chamando a si as atribuies do Conselho Universitrio e nomeando um reitor pro tempore.

CAPTULO III Dos Estabelecimentos Isolados de Ensino Superior


Art. 85. Os estabelecimentos isolados ... vetado ... sero constitudos sob a forma de autarquias, de fundaes, ... vetado ... ou associaes. Art. 86. Os estabelecimentos isolados, constitudos sob a forma de fundaes, tero um conselho de curadores, com as funes de aprovar o oramento anual, fiscalizar a sua execuo e autorizar os atos do diretor no previstos no regulamento do estabelecimento. Art. 87. A competncia do Conselho Universitrio em grau de recurso ser exercida, no caso de estabelecimentos isolados, estaduais e municipais pelos conselhos estaduais de educao; e, no caso de estabelecimentos federais, ou particulares, pelo Conselho Federal de Educao.

TTULO X Da Educao de Excepcionais


Art. 88. A educao de excepcionais, deve, no que fr possvel, enquadrar-se no sistema geral de educao, a fim de integr-los na comunidade. Art. 89. Tda iniciativa privada considerada eficiente pelos conselhos estaduais de educao, e relativa educao de excepcionais, receber dos poderes pblicos tratamento especial mediante blsas de estudo, emprstimos e subvenes.

PDF Creator - PDF4Free v2.0

http://www.pdf4free.com

TTULO XI Da Assistncia Social Escolar


Art. 90. Em cooperao com outros rgos ou no, incumbe aos sistemas de ensino, tcnica e administrativamente, prover, bem como orientar, fiscalizar e estimular os servios de assistncia social, mdico-odontolgico e de enfermagem aos alunos. Art. 91. A assistncia social escolar ser prestada nas escolas, sob a orientao dos respectivos diretores, atravs de servios que atendam ao tratamento dos casos individuais, aplicao de tcnicas de grupo e organizao social da comunidade.

TTULO XII Dos Recursos para a Educao


Art. 92. A Unio aplicar anualmente, na manuteno e desenvolvimento do ensino, 12% (doze por cento), no mnimo de sua receita de impostos e os Estados, o Distrito Federal e os Municpios, 20% (vinte por cento), no mnimo. 1 Com nove dcimos dos recursos federais destinados educao, sero constitudos, em parcelas iguais, o Fundo Nacional do Ensino Primrio, o Fundo Nacional do Ensino Mdio e o Fundo Nacional do Ensino Superior. 2 O Conselho Federal de Educao elaborar, para execuo em prazo determinado, o Plano de Educao referente a cada Fundo. 3 Os Estados, o Distrito Federal e os municpios, se deixarem de aplicar a percentagem prevista na Constituio Federal para a manuteno e desenvolvimento do ensino, no podero solicitar auxlio da Unio para sse fim. Art. 93. Os recursos a que se refere o art. 169, da Constituio Federal, sero aplicados preferencialmente na manuteno e desenvolvimento do sistema pblico de ensino de acrdo com os planos estabelecidos pelo Conselho Federal e pelos conselhos estaduais de educao, de sorte que se assegurem: 1. o acesso escola do maior nmero possvel de educandos; 2. a melhoria progressiva do ensino e o aperfeioamento dos servios de educao; 3. o desenvolvimento do ensino tcnico-cientfico; 4. o desenvolvimento das cincias, letras e artes; 1 So consideradas despesas com o ensino: a) as de manuteno e expanso do ensino; b) as de concesso de blsas de estudos;

PDF Creator - PDF4Free v2.0

http://www.pdf4free.com

c) as de aperfeioamento de professres, incentivo pesquisa, e realizao de congressos e conferncias; d) as de administrao federal, estadual ou municipal de ensino, inclusive as que se relacionem com atividades extra-escolares. 2 No so consideradas despesas com o ensino: a) as de assistncia social e hospitalar, mesmo quando ligadas ao ensino; b) as realizadas por conta das verbas previstas nos artigos 199, da Constituio Federal e 29, do Ato das Disposies Constitucionais Transitrias; c) os auxlios e subvenes para fins de assistncia e cultural (Lei nmero 1.493, de 13-121951). Art. 94. A Unio proporcionar recursos a educandos que demonstrem necessidade e aptido para estudos, sob duas modalidades: a) blsas gratuitas para custeio total ou parcial dos estudos; b) financiamento para reemblso dentro de prazo varivel, nunca superior a quinze anos. 1 Os recursos a serem concedidos, sob a forma de blsa de estudos, podero ser aplicados em estabelecimentos de ensino reconhecido, escolhido pelo candidato ou seu representante legal. 2 O Conselho Federal de Educao determinar os quantitativos globais das blsas de estudos e financiamento para os diversos graus de ensino, que atribuir aos Estados, ao Distrito Federal e aos Territrios. 3 Os conselhos estaduais de educao, tendo em vista sses recursos e os estaduais: a) fixaro o nmero e os valores das blsa, de acrdo com o custo mdio do ensino nos municpios e com o grau de escassez de ensino oficial em relao populao em idade escolar; b) organizaro as provas de capacidade a serem prestadas pelos candidatos, sob condies de autenticidade e imparcialidade que assegurem oportunidades iguais para todos; c) estabelecero as condies de renovao anual das blsas, de acrdo com o aproveitamento escolar demonstrado pelos bolsistas. 4 Smente sero concedidas blsas a alunos de curso primrio quando, por falta de vagas, no puderem ser matriculados em estabelecimentos oficiais. 5 No se inclui nas blsas de que trata o presente artigo o auxlio que o Poder Pblico concede a educandos sob a forma de alimentao, material escolar, vesturio, transporte, assistncia mdica ou dentria, o qual ser objeto de normas especiais. Art. 95. A Unio dispensar a sua cooperao financeira ao ensino sob a forma de: a) subveno, de acrdo com as leis especiais em vigor;

PDF Creator - PDF4Free v2.0

http://www.pdf4free.com

b) assistncia tcnica, mediante convnio visando ao aperfeioamento do magistrio pesquisa pedaggica e promoo de congressos e seminrios; c) financiamento a estabelecimentos mantidos pelos Estados, municpios ou particulares, para a compra, construo ou reforma de prdios escolares e respectivas instalaes e equipamentos de acrdo com as leis especiais em vigor. 1 So condies para a concesso de financiamento a qualquer estabelecimento de ensino, alm de outras que venham a ser fixadas pelo Conselho Federal de Educao: a) a idoneidade moral e pedaggica das pessoas ou entidades responsveis pelos estabelecimentos para que feita a solicitao de crdito; b) a existncia de escrita contbil fidedigna, e a demonstrao da possibilidade de liquidao do emprstimo com receitas prprias do estabelecimento ou do muturio, no prazo contratual; c) a vinculao, ao servio de juros e amortizao do emprstimo, de uma parte suficiente das receitas do estabelecimento; ou a instituio de garantias reais adequadas, tendo por objeto outras receitas do muturio; ou bens cuja penhora no prejudique direta ou indiretamente o funcionamento do estabelecimento de ensino; d) o funcionamento regular do estabelecimento, com observncia das leis de ensino. 2 Os estabelecimentos particulares de ensino, que receberem subveno ou auxlio para sua manuteno, ficam obrigados a conceder matrculas gratuitas a estudantes pobres, no valor correspondente ao montante recebido. 3 No ser concedida subveno nem financiamento ao estabelecimento de ensino que, sob falso pretexto, recusar matrcula a alunos, por motivo de raa, cr ou condio social. Art. 96. O Conselho Federal de Educao e os conselhos estaduais de educao na esfera de suas respectivas competncias, envidaro esforos para melhorar a qualidade e elevar os ndices de produtividade do ensino em relao ao seu custo: a) promovendo a publicao anual das estatsticas do ensino e dados complementares, que devero ser utilizados na elaborao dos planos de aplicao de recursos para o ano subseqente; b) estudando a composio de custos do ensino pblico e propondo medidas adequadas para ajust-lo ao melhor nvel de produtividade.

TTULO XIII Disposies Gerais e Transitrias


Art. 97. O ensino religioso constitui disciplina dos horrios das escolas oficiais, de matrcula facultativa, e ser ministrado sem nus para os poderes pblicos, de acrdo com a confisso religiosa do aluno, manifestada por le, se fr capaz, ou pelo seu representante legal ou responsvel. 1 A formao de classe para o ensino religioso independe de nmero mnimo de alunos.

PDF Creator - PDF4Free v2.0

http://www.pdf4free.com

2 O registro dos professres de ensino religioso ser realizado perante a autoridade religiosa respectiva. Art. 98. O Ministrio da Educao e Cultura manter o registro de professres habilitados para o exerccio do magistrio de grau mdio. Art. 99. Aos maiores de dezesseis anos ser permitida a obteno de certificados de concluso do curso ginasial, mediante a prestao de exames de madureza ............ vetado ............ aps estudos realizados sem observncia de regime escolar. Pargrafo nico. Nas mesmas condies permitir-se- a obteno do certificado de concluso de curso colegial aos maiores de dezenove anos. Art. 100. Ser permitida a transferncia de alunos de um para outro estabelecimento de ensino, inclusive de escola de pas estrangeiro, feitas as necessrias adaptaes de acrdo com o que dispuserem; em relao ao ensino mdio, os diversos sistemas de ensino, e em relao ao ensino superior, os conselhos universitrios, ou o Conselho Federal de Educao, quando se tratar de universidade ou de estabelecimento de ensino superior federal ou particular, ou ainda, os Conselhos Universitrios ou o Conselho Estadual de Educao, quando se tratar de universidade ou de estabelecimentos de ensino estaduais. Art. 101. O Ministro da Educao e Cultura, ouvido o Conselho Federal de Educao, decidir das questes suscitadas pela transio entre o regime escolar at agora vigente e o institudo por esta lei, baixando, para isto, as instrues necessrias. Art. 102. Os diplomas de curso superior, para que produza efeitos legais, sero prviamente registrados em rgos do Ministrio da Educao e Cultura. Art. 103. Os diplomas e certificados estrangeiros dependero de revalidao, salvo convnios culturais celebrados com pases estrangeiros. Art. 104. Ser permitida a organizao de cursos ou escolas experimentais, com currculos, mtodos e perodos escolares prprios, dependendo o seu funcionamento para fins de validade legal da autorizao do Conselho Estadual de Educao, quando se tratar de cursos primrios e mdios, e do Conselho Federal de Educao, quando de cursos superiores ou de estabelecimentos de ensino primrio e mdio sob a jurisdio do Govrno Federal. Art. 105. Os poderes pblicos instituiro e ampararo servios e entidades, que mantenham na zona rural escolas ou centros de educao, capazes de favorecer a adaptao do homem ao meio e o estmulo de vocaes e atividades profissionais. Art. 106. Os cursos de aprendizagem industrial e comercial, administrados por entidades industriais e comerciais, nos trmos da legislao vigente, sero submetidos aos conselhos estaduais de Educao e os dos territrios ao Conselho Federal de Educao. Pargrafo nico. Anualmente, as entidades responsveis pelo ensino de aprendizagem industrial e comercial apresentaro ao Conselho Estadual competente e ao Conselho Federal de Educao no caso dos Territrios, o relatrio de suas atividades, acompanhado de sua prestao de contas. Art. 107. O poder pblico estimular a colaborao popular em favor das fundaes e instituies culturais e educativas de qualquer espcie, grau ou nvel sem finalidades lucrativas, e facultar aos contribuintes do impsto de renda a deduo dos auxlios ou doaes comprovadamente feitos a tais entidades.

PDF Creator - PDF4Free v2.0

http://www.pdf4free.com

Art. 108. O poder pblico cooperar com as emprsas e entidades privadas para o desenvolvimento do ensino tcnico e cientfico. Art. 109. Enquanto os estados e o Distrito Federal no organizarem o ensino mdio de acrdo com esta lei, as respectivas escolas continuaro subordinadas fiscalizao federal. Art. 110. Pelo prazo de 5 (cinco) anos, a partir da data da vigncia desta lei, os estabelecimentos particulares de ensino mdio tero direito de opo, ente os sistemas de ensino federal e estadual, para fins de reconhecimento e fiscalizao. Art. 111. Vetado. Art. 112. As universidades e os estabelecimentos isolados de ensino superior devero adaptar seus estatutos ou regimentos s normas da presente lei, dentro de 180 (cento e oitenta) dias a contar da publicao desta. Art. 113. Vetado. Art. 114. A transferncia do instituto de ensino superior, de um para outro mantenedor, quando o patrimnio houver sido constitudo no todo ou em parte por auxlios oficiais, s se efetivar, depois de aprovado pelos rgos competentes do Poder Pblico, de onde provierem os recursos, ouvido o respectivo Conselho de Educao. Art. 115. A escola deve estimular a formao de associaes de pais e professres. Art. 116. Vetado. Art. 117. Enquanto no houver nmero bastante de professres licenciados em faculdades de filosofia, e sempre que se registre essa falta, a habilitao a exerccio do magistrio ser feita por meio de exame de suficincia vetado. Art. 118. Enquanto no houver nmero suficiente de profissionais formados pelos cursos especiais de educao tcnica, podero ser aproveitados, como professres de disciplinas especficas do ensino mdio tcnico, profissionais liberais de cursos superiores correspondentes ou tcnicos diplomados na especialidade. Art. 119. Os titulares de cargos pblicos federais que forem extintos, por se tornarem desnecessrios em face da presente lei, sero aproveitados em funes anlogas ou correlatas. Art. 120. Esta lei entrar em vigor no ano seguinte ao de sua publicao, revogadas as disposies em contrrio.

PDF Creator - PDF4Free v2.0

http://www.pdf4free.com

Вам также может понравиться