Вы находитесь на странице: 1из 16

Escola Secundria com 3 ciclo de Paos de Ferreira 403374

Curso Profissional
Tcnico de Gesto de Equipamentos Informticos

Relatrio Final da Prova de Aptido Profissional


Junho de 2013
Prova realizada por: Andr Alexandre Dias Pacheco, n1 Diogo Emanuel Carneiro Seabra, n9

Indice

Indice de ilustraes

Agradecimentos
Queramos comear por agradecer escola, a todos os professores que ao longo de todo este tempo nos transmitiram o conhecimento necessrio realizao deste Projecto final, sem esquecer de referir aos nossos Orientadores: Hlder Sousa Rosrio Martins Anabela Barata

Pelo seu tempo disponibilizado na ajuda com o nosso projecto, que se disponibilizou sempre para responder a qualquer questo ou problema e que sempre nos deram bons conselhos. Para no esquecer ningum em concreto, agradeo a todos os colegas de turma, amigos, mas em especial um Grande Obrigado por todo o apoio e ajuda dada pelos nossos familiares durante todo o nosso percurso percorrido.

Introduao
A Prova de Aptido Profissional apresentada tem como autores os alunos, Andr Pacheco e Diogo Seabra da Escola Secundria de Paos de Ferreira do Curso Profissional de Tcnico de Gesto de Equipamentos Informticos, compreendido entre o ciclo formativo de 2008/2011. O presente documento d conta de todo o processo de concepo, desenvolvimento e avaliao da Prova de Aptido Profissional. No fundo, a partir deste relatrio o leitor poder conhecer de todos os procedimentos, estratgias e tempos de trabalho que permitiram conceber a ideia/projeto da PAP. Neste nosso projeto decidimos fazer uma secretria com os componentes de um computador por espalhadas pela mesa, de forma ao que funcionasse com um bom desempenho e ao mesmo tempo sobressasse aos olhos de quem o visse. Para a construo da mesma vo-nos ser impostos um conjunto de saberes, competncias e aprendizagens que foram adquiridas ao longo destes ltimos trs anos de formao. Para demonstrar as opes tomadas, podemos ainda visualizar os anexos deste relatrio e algumas fases descritas ao longo do nosso projeto. Sintetizando, o documento Relatrio Final da Prova de Aptido Profissional possibilita ao leitor uma viagem integral pelo trabalho desenvolvido.

Glossario

Desenvolvimento do Projeto
1 Fase
Nesta fase queramos desenvolver as capacidades que temos vindo a adquirir nestes trs anos de aprendizagem. Ento decidimos fazer uma Mesa/Secretria com um computador de boa performance para que consigamos trabalhar e lazer com qualidade e ainda com acrescentando pormenores que adicionam mesa um aspecto que espera-mos que todos gostem, vai agora mostrar como surgiu as nossas ideias. Com a elaborao de esboos e maquetes em 3D, vimos que amos encontrar problemas com a colocao dos componentes na mesa, de forma a que pudssemos interliga-los todos de uma maneira que nos permitisse depois fazer o que queramos quanto aos leds e ect.

Esboos e Maquete

2 Fase
Depois de escolhido o que iriamos fazer, decidimos mandar fazer ento a nossa mesa para que pudssemos dar incio ao nosso projeto. Pedimos para nos fazerem uma mesa simples, para que consegussemos fazer o que quisssemos dela. Como possvel ver uma mesa muito simples que vamos transformar.

3 Fase
Depois de ter-mos a mesa e outras partes do interior da mesma em nossa posse, decidimos darlhe uma pintura para reforar a rigidez da mesma, e depois para que quando fosse pintada no final de tudo a tinta se agarra-se mais rapidamente.

4 Fase
Quando tinha-mos as solues quanto questo do posicionamento hardware decidimos comear os cortes onde se vai encontrar as colunas, as ventoinhas, a drive de CDs, uma gaveta e ainda umas pequenas aberturas para a passagem dos fios de alimentao que vo ligar nossa fonte de alimentao. Nestas imagens veem-nos a fazer os cortes para as colunas e drive de CDs depois de j ter-mos feito os dois pequenos buracos para a entrada dos fios.

Aqui estamos a recortar uma placa que ser colocada na parte mais distante de onde o utilizador da mquina estar, e servira para esconder a fonte de alimentao e ainda para o espelho da motherboard onde temos as ligaes usb e entradas de vdeo, som e outras.

Com os cortes necessrios realizados testamos se os componentes que queramos colocar encaixavam da maneira que pretendamos nos respectivos locais.

5 Fase
Depois de terminado esse processo, comeamos a lixar a mesa para tirar as irregularidades que esta possua depois de ter sofrido as alteraes que pretendamos

Ficando com o seguinte aspecto

6 Fase
Nesta fase decidimos comear ento a colar os componentes da mesa que se encontravam em separado da mesma, para que pudssemos comear a colocar os componentes na mesa para testar se dava para os colocarmos como queramos.

7Fase
Nesta fase comeamos a colocar os componentes do computador para ver se teramos algum problema quanto aos seus posicionamentos na mesa.

Depois disto, vimos onde que queramos colocar o disco rgido e decidimos fazer uma caixa de acrlico onde por dentro ia estar o disco, comeamos ento a trabalhar nisso.

Com a construo da mesma deparamo-nos com dificuldades na ligao das vrias partes que iam compor a nossa caixa, deixamos assim ento de parte esta ideia.

8 Fase
Depois de concluda a fase de testes do hardware quanto sua disposio na mesa decidimos avanar para a sua pintura final Nesta pintura tivemos o auxlio de uma empresa que nos deu a possibilidade de ter-mos as condies ideias para a pintura da mesma.

Depois da mesa, comeamos a pintura da gaveta.

Depois da pintura estar seca, levamos a mesa e a gaveta de volta para o nosso local de trabalho, onde j se encontrava o vidro que se vai encontrar na parte de cima da mesma. Este o aspecto da nossa mesa sem os componentes ainda por montar.

9 Fase
Nesta fase comeamos a montar os Componentes dentro da nossa mesa. Comeando

Вам также может понравиться