Вы находитесь на странице: 1из 11

Abenoado o Povo que Conhece o Som Festivo! Entendendo o Poder do Jubileu.

O salmista escreve sobre o glorioso segredo para desfrutar de uma vida plena, alegre: "Bem-aventurado o povo que conhece os vivas de jbilo (o som festivo ), que anda, Senhor, na luz da tua presena" (Salmo 89:15). O significado hebraico deste versculo sugere: " Aqueles que possuem a revelao dos vivas de jbilo acordaro a cada dia com paz, vitalidade e felicidade. As suas vidas estaro cheias da alegria do sol da manh." Ou seja, o salmista nos diz: " H um certo som festivo que possui um significado to poderoso que chega a ser o alicerce da vida vitoriosa. E se voc conhece e compreende este som, ento voc ser transformado de glria em glria. Todos que conhecem o significado dos vivas de jbilo tornam-se autoconfiantes, destemidos. Caminham atravs da vida com um progressivo sentido de segurana. So capazes de vencer a depresso, mesmo sendo peneirados por Satans. Seus coraes so inabalveis e ficam em paz - porqu o Espirito Santo lhes revelou o significado que h no som festivo!" Ento, o que este som festivo? Os Vivas De Jbilo Aos Quais O Salmista Se Refere So Uma Poderosa Revelao Baseada No Ano Judaico Do Jubileu! A histria do festival judaico do Jubileu encontra-se em Levtico 25. Esta observncia inicia-se com o mandamento do Senhor para que Israel permita que a terra repouse do cultivo a cada stimo ano. O stimo ano deveria ser o anosabtico, no qual a terra ficaria sem cultivo. Durante este ano, o povo no deveria fazer nenhum plantio, nem pegar frutos ou fazer colheita de nenhum tipo: " Seis anos semears o teu campo, e seis anos podars a tua vinha, e colhers os seus frutos. Porm, no stimo ano, haver sbado de descanso solene para a terra, um sbado ao Senhor; no semears o teu campo, nem podars a tua vinha." (Lev. 25:3-4). Deus estava literalmente cessando toda atividade da agricultura por um ano inteiro. E isto significava que Israel teria de viver durante este perodo sem
1

nenhum recurso visvel de sustento. Eles teriam de colocar as suas vidas completamente nas mos de Deus, confiando nEle para ter os suprimentos. Naturalmente, isto requeria bastante f. Pense nisto: por um ano inteiro no haveria entrada de sementes para alimentos... nem colheita de gros para alimentar o gado... nem trabalho para os fazendeiros ... nenhum trabalho para os vigias das vinhas. A maioria dos cristos de hoje entraria em pnico apenas com uma semana deste tipo, e muito mais em um ano. Na verdade os israelitas se perguntavam: " O que vamos comer durante o stimo ano? Como alimentar nossas famlias, nosso gado? Gastaremos tudo que temos no sexto ano. Vamos ficar sentados ociosamente enquanto nossos filhos passam fome? Ser que Deus espera que fiquemos observando as uvas se apodrecerem na vinha? Ser que Ele no permitir que nem mesmo os pobres colham o quanto puderem?" Contudo Deus tinha um propsito claro ao ordenar um ano sabtico para a terra. Foi planejado para revelar a Sua fidelidade para com Seu povo! " Se disserdes: Que comeremos no ano stimo, visto que no havemos de semear, nem colher a nossa messe? Ento, eu vos darei a minha beno no sexto ano, para que d fruto por trs anos." (vs 20-21). Que promessa incrvel - Deus estava garantindo a Israel uma colheita tripla! Ele estava dizendo: " Se vocs andarem em f e confiarem em mim, lhes darei uma colheita no sexto ano que lhes fornecer provises suficientes por trs anos." " No oitavo ano, semeareis e comereis da colheita anterior at ao ano nono; at que venha a sua messe, comereis da antiga." (vs 22). Creio que o Senhor nos diz algo importante aqui. E isto : no importa quais sejam as nossas circunstncias, Ele sempre prov para aqueles que confiam nEle e O obedecem. Pense por um instante sobre todas as maneiras pelas quais Deus supriu as necessidades do Seu povo atravs da Histria: Quando Israel estava no deserto, eles no dispunham de supermercados ou armazns. No havia sequer uma amostra de relva vista. Mas Deus fez chover man do cu, para que o povo tivesse po. E fez com que os pssaros cassem aos quilos do cu, para que tivessem carne. Levou a gua a verter de uma rocha. E de modo sobrenatural conservou seus sapatos e suas roupas intactas, de modo que eles nunca se gastaram em quarenta anos de uso.

No Velho Testamento lemos que um profeta faminto foi alimentado por um corvo. Um barril de carne e uma garrafa de leo de maneira sobrenatural reabasteceram-se a si prprios. E um exrcito inimigo inteiro fugiu ao ouvir um estranho rudo - abandonando suprimentos suficientes para alimentar uma cidade inteira de israelenses famintos ! No Novo Testamento, lemos que a gua transformou-se em vinho. Dinheiro foi achado na boca de um peixe para pagar impostos. E cinco mil pessoas foram alimentadas com apenas cinco pes e dois peixes. Todos estes milagres de proviso gritam para ns: "Deus fiel. digno de confiana!" E agora, em Levtico 25, lemos de outro fenmeno sobrenatural uma colheita madura no sexto ano. A seguir, Deus ordenou que o povo observasse sete ciclos consecutivos de sbados para a terra: " Contars sete semanas de anos, sete vezes sete anos, de maneira que os dias das sete semanas de anos te sero quarenta e nove anos" (v 8). Em outras palavras: "Vocs devem celebrar este sbado todo stimo ano por um perodo de quarenta e nove anos - sete sbados vezes sete." Em termos bblicos, o perodo de quarenta e nove anos compreenderia uma gerao completa. O que se infere aqui, que tal perodo seria tempo suficiente para que uma gerao inteira aprendesse a confiar no Senhor. Durante todo este tempo, pais e avs construiriam uma Histria de f, tal que pudessem cont-la a seus filhos: " Sim, verdade ! Aps os primeiros seis anos, Deus supriu tudo que precisvamos. Mas quando chegou o stimo ano muitos de ns estvamos com medo. Contudo, a proviso nos alimentou atravs do oitavo ano e at o nono. s vezes dava medo, mas sempre havia o suficiente. Ninguem passou fome, e nenhum de ns teve de mendigar. Todas as necessidades foram atendidas. Deus testou a nossa f - e Ele permaneceu fiel!" Tenho certeza que assim que os anos sabticos foram institudos, algumas pessoas devem ter trapaceado. Eles provavelmente pensaram : " No vou agentar este tipo de provao. A minha f no chega a tanto". A, eles secretamente correram para os seus campos noite e plantaram. Mas as suas colheitas enfermaram e produziram pouco fruto. E estas pessoas acabaram aprofundando-se nas dvidas, tendo de pedir emprestado aos vizinhos. O ponto o seguinte: quando Deus diz: "Confie em Mim" Ele fala srio !

O Quinquassimo Ano Foi Chamado "Jubileu" Que Significa "O Soar Das Trombetas"! Aps o " sbado dos sbados " - ou seja, sete perodos de sete anos - o quinquassimo ano deveria ser o ano do Jubileu. Quando chegasse esta poca, haveria um soar das trombetas (a palavra " jubileu" significa "o soar (alarido) das trombetas"). "Ento, no ms stimo, ao dez do ms , fars passar a trombeta vibrante; no Dia da Expiao, fareis passar a trombeta por toda a vossa terra" (Levtico 25:9). Na verdade, o Jubileu caia no dia da expiao - ou seja, o dcimo dia do stimo ms. E, uma predeterminada hora - ao entrar o sumo sacerdote no lugar santo para aspergir o sangue sacrificial - as trombetas comeavam a soar atravs de toda a terra. O calmor das trombetas podia ser ouvido em cada cidade, aldeia, vilarejo, montanha e vale. E todo israelita sabia o significado do som. O que significava ele? Ele anunciava uma incrvel beno de liberdade e livramento - por decreto do Senhor! " Santificareis o ano qinquagsimo e proclamareis liberdade na terra a todos os seus moradores; ano de jubileu vos ser, e tornareis, cada um sua possesso, e cada um sua famlia." (v 10) Tal decreto jamais havia sido ouvido: o som das trombetas cancelava todos os dbitos e restaurava todos os bens aos proprietrios originais. E libertava todos os servos de qualquer forma de cativeiro e escravido! Desnecessrio dizer, o soar da trombeta era um som festivo para todo escravo, prisioneiro ou pessoa disprivilegiada na terra. Ele sinalizava o fim de toda escravido e um novo recomear da vida. Deixe-me dar lhe um exemplo disso. Sob a lei judaica nenhum homem possua terra alguma. Mesmo havendo herdado sua propriedade, e ela permanecesse em sua famlia enquanto esta vivesse, Deus possua tudo. Todo israelita devia reconhecer que Deus possua os montes, os vales, o gado, a riqueza deste mundo - e que o Seu povo era apenas o arrendatrio vitalcio. Eles deveriam estar ligados suas possesses de maneira no definitiva.
4

Porm, se uma pessoa entrasse em dvida - seja por m administrao, desobedincia, preguia ou qualquer hecatombe - no havia condio de falncia. Digamos que um fazendeiro devesse uma grande soma em dinheiro. Ele podia ter de vender os seus prprios filhos e servos para pagar o dbito. A, se este fazendeiro tivesse sua situao piorada ainda mais, teria de abrir mo de sua terra perdendo todos os lucros da colheita. E em casos extremos, o fazendeiro poderia at ter de vender a si prprio para outro fazendeiro, para poder viver. Mas quando chegava o Jubileu - no qinquagsimo ano, depois de um sbado de anos sabticos - toda dvida era apagada. Todos arrendamentos e possesses revertiam de volta ao titular original. E isto significava que o fazendeiro iria receber a sua terra e a sua famlia de volta! Voc pode imaginar a alegria que tomava conta de Israel e Jud quando as trombetas soavam. Neste momento - no dcimo dia do stimo ms, enquanto o sumo-sacerdote fazia a expiao - todo servo que houvera sido vendido para a escravido era liberto. E cada pessoa que havia perdido propriedade recebia tudo de volta. Famlias eram reunidas. Lares eram restaurados. Era um tempo de liberdade, libertao, restaurao ! Visualizo fazendeiros que haviam sido destitudos, em p junto s linhas de demarcao de suas antigas propriedades, aguardando para dar um passo adiante assim que os trombetas soassem. Haviam esperado dez anos... a seguir cinco... ento um... e agora contavam os minutos para ouvir os vivas de jbilo. Devem ter pensado: " Estou recebendo tudo que perdi de volta. So meus novamente - porqu este o ano do Jubileu!" No deveria haver plantio ou colheita durante o ano do Jubileu. Em lugar disso, era um perodo para ser gasto celebrando. Pense bem: o Jubileu era um ano inteiro de Natal dirio - de louvor a Deus por Sua graa, proviso e libertao! Por favor entenda - a liberdade proclamada no Jubileu no era uma idia meio nebulosa baseada somente na f. Era a lei da terra. E tudo que o endividado precisava fazer para impor a lei era apresentar-se. Os levitas agiam como monitores, ou delegados, de modo que a todos era assegurada a justia. Ocasionalmente, um senhor poderia dizer a um servo: " Voc no pode partir voc ainda meu servo! Volte para o seu trabalho." Mas o servo poderia rir na cara do senhor e dizer: "Ambos sabemos o que significa aquele soar da
5

trombeta. So os vivas de jbilo pela minha liberdade! Voc no tem mais direitos legais sobre mim. Estou livre!" Como o povo aguardava e desejava ardentemente ouvir aquele som festivo! Significava ter a liberdade de dizer: "Nada no meu passado pode ser usado contra mim. Minhas algemas foram abertas, libertas. E ningum pode roubar a minha herana." Contudo, a pessoa em escravido tinha de agir afim de tomar posse de sua libertao ou de sua propriedade perdida. Poderia danar e gritar na sinagoga o quanto quisesse, berrando "Estou livre! Tudo foi restaurado!" . Mas at que ela seguisse adiante e reclamasse seus direitos no poderia aproveitar-se de nada disso. Voc v qual o seu significado? A maior parte dos cristos no reivindica o Jubileu que Jesus Cristo lhes deu. Muitos consideram o "som festivo" de hoje como sendo um mero bater-palmas ou dana em um emocional perodo de louvor. Mas to mais do que isso! Deus nos chama para que nos apropriemos da libertao, da paz e da glria que providenciou para ns atravs do perdo dos pecados. Devemos nos adiantar e reivindic-los! Isaas escreve: "...me ungiu... a proclamar libertao aos cativos e a pr em liberdade os algemados; a apregoar o ano aceitvel do Senhor..." (Isaas 61: 12) Estamos familiarizados com esta passagem como uma proclamao da vitoria de Cristo sobre a morte e o pecado. Contudo, Isaas est usando aqui a linguagem do Jubileu. Diz: "Soem as trombetas - anunciando o jubiloso e alegre ano da libertao que o nosso Salvador nos deu!" Esta passagem tambm refere-se cena da ascenso de Cristo para a glria. O Pai Celestial - aps ter contemplado os terrveis sofrimentos de Seu bendito Filho - preparou para Jesus uma entrada gloriosa no cu. Na realidade, Cristo ao fazer sua ascenso, foi acompanhado por um exrcito de anjos e multides de carruagens: "Os carros de Deus so vinte mil, sim, milhares de milhares. No meio deles est o Senhor; o Sinai tornou-se em santurio. Subiste s alturas..." (Salmo 68: 1718). Nossas mentes finitas no chegam sequer a esboar uma concepo deste glorioso evento. Cristo medida que se aproximava da cidade eterna de Deus, cavalgando o Seu cavalo branco, foi acompanhado por essa enorme procisso.

Ao adentrar os portes, as trombetas de Deus comearam a tocar: "Subiu Deus por entre aclamaes, o Senhor, ao som da trombeta" (Sal 47:5). Esse era o som festivo - as trombetas ressoando, anunciando o ano do Jubileu do crente! E o som proclamava para toda a humanidade: "Fiz provises para voc - para sair da priso, ser restaurado sua famlia e possuir tudo que necessita para uma vida plena. Voc est livre para viver sem medo do inimigo. Entre agora no meu gozo!" Paulo escreve da ascenso de Cristo: " e, despojando os principados e as potestades, publicamente os exps ao desprezo, triunfando deles na cruz" ( Col. 2:15). Isto mesmo - cambaleante atrs da triunfante procisso de nosso Senhor estava o prncipe das trevas em pessoa, preso correntes! E atrs do derrotado diabo - embaixo das rodas dos exrcitos celestiais - vinham todos os poderes das trevas, aprisionados e vencidos. Eles estavam sendo colocados como vergonha pblica diante de todos aqueles que haviam falecido na f antes da cruz. E Jesus adentrou os portes portando em sua mo um cetro de justia - sua "vara de ferro" com a qual Ele governa todas as naes. A seguir, aps Sua entrada triunfal, tomou Seu lugar de direito no trono, em plena posse de todo poder, autoridade e domnio. Que quadro glorioso! Satans no est no controle! O comunismo no est no controle. O atesmo no est no controle. No, os inimigos de Cristo existem somente por Sua permisso. E agora mesmo, eles apenas continuam a encher as suas taas de iniquidade. Jesus est no controle de todas as coisas - e um dia, quando Ele estiver pronto, ento "... (Tu, Jesus) as despedaars como um vaso de oleiro..." (Salmo 2:9). Amados, nossa compreenso quanto vitria de Cristo sobre Satans e o domnio sobre o pecado no pode ser uma teologia vaga, confusa. Necessitamos conhecer e compreender o som festivo! Satans est totalmente derrotado; ele no nos pode manter prisioneiros. E Cristo libertou-nos de toda escravido, atravs do Seu sangue. Agora, Ele assenta-Se sobre o Seu trono com todo o poder e autoridade - oferecendo-nos paz, alegria e libertao! Cristo Ascendeu Glria No Apenas Como Nosso Rei Conquistador,

Mas Como Nosso Sumo Sacerdote Para Interceder Por Ns! Assim como o sumo sacerdote ascendia os degraus para o lugar santo no dia da expiao, nosso sumo sacerdote Jesus ascendeu ao tabernculo celestial: "...o maior e mais perfeito tabernculo, no feito por mos..." (Heb. 9:11). Na realidade, Joo descreve a viso de Jesus em Sua tnica sacerdotal: "...com vestes talares e cingido, altura do peito, com uma cinta de ouro." (Apoc. 1:13). Contudo Jesus ascendeu no meramente para deleitar-se na glria que merece mas para trabalhar em nosso interesse. O apstolo Paulo escreve: "...Quando ele subiu s alturas, levou cativo o cativeiro e concedeu dons aos homens." (Ef. 4:8). Paulo, aqui, est citando o Salmo 68 : " Subiste s alturas, levaste cativo o cativeiro; recebeste homens por ddivas... Bendito seja o Senhor que, dia a dia, leva o nosso fardo! Deus a nossa salvao" (Salmo 68: 18-19). O salmista est dizendo: "O nosso Salvador tem nos concedido todo dom e benefcio que necessitamos para viver em liberdade!". E o escritor aos Hebreus lembra-nos que a obra de Jesus nos cus toda para ns: "Porqu Cristo no entrou em santurio feito por mos, figura do verdadeiro, porm no mesmo cu, para comparecer, agora, por ns, diante de Deus" (Heb. 9:24). " ...vivendo sempre para interceder por eles." (7:25). Cristo faz tudo isto por ns! Mas o que significa exatamente esta frase: "Ele vive para interceder por ns"? Creio que Jesus intercede por ns de trs maneiras: Alguns imaginam Jesus em p em frente ao Pai, suplicando a Ele para este mostrar-Se misericordioso quando falhamos. No! A intercesso de Cristo relaciona-se com as acusaes de Satans contra ns. Veja: o diabo chega ao trono de Deus para nos acusar de toda falha e transgresso. Ele grita: "Quero justia! E se s um Deus justo, Tu amaldioars e destruirs esta pessoa. Ela merece!" Mas, bem a Jesus intervm. Ele no necessita persuadir o Pai de nada. Em vez disto, Ele simplesmente declara a vitria da Sua cruz. Ento, volta-se para Satans e diz: " Voc no ouviu a trombeta soar, diabo? Voc sabe que no

possui reivindicao nenhuma sobre este filho meu. Mantenha as suas mos longe da minha propriedade!" Em segundo lugar, a intercesso de Cristo por ns significa que Ele certifica-Se de que obtenhamos e desfrutamos de todos os benefcios providenciados pelo Jubileu. Assim como os levitas asseguravam a lei que previa que todo homem recebesse suas justas bnos, Jesus garante hoje os privilgios do Jubileu para conosco. Ele assegura-Se de que saibamos que estamos legalmente livres! Satans pode tentar evitar a vitria da cruz dizendo-nos: " Voc est sob meu domnio, e sabe disto. Voc estar preso luxria a vida inteira! Voc nunca ter vitria sobre os seus hbitos." Mas no momento que isto acontece, Jesus intervm. Ele envia O seu delegado o Esprito Santo - para assegurar Seu decreto do Jubileu, dizendo: " As trombetas soaram, diabo. o tempo do Jubileu ! Desista de sua reivindicao sobre este filho liberto. Voc no tem mais direitos sobre ele!" Podemos ainda estar lutando contra o pecado - mas j fomos legalmente declarados livres de toda escravido. E devemos reivindicar a nossa liberdade e nossa herana completa, no importa o quo condenados nos sintamos. Em terceiro lugar, Jesus intercede em nossos prprios coraes, reconciliandonos com o Pai. Continuamente Ele responde s nossas dvidas e temores, lembrando-nos que: 1. estamos perdoados; 2. devemos lembrar-nos da bondade e da misericrdia de Deus para conosco, e 3. podemos confiar na fidelidade de Deus para conceder-nos todo o poder e a fora que necessitarmos. Por causa da intercesso de Cristo, agora podemos afirmar: "Posso ter minhas batalhas contra a carne - mas eu sei em meu corao o que Jesus fez por mim. O pecado no pode mais me prender. Eu ouvi os vivas de jbilo!" Eis Todas As Bnos A Serem Desfrutadas Se Voc Conhece Os Vivas De Jbilo!

H uma razo pela qual tantos cristos vivem hoje com medo e confuso. porqu eles no compreendem o som festivo do Jubileu! Sim, sabem que Jesus morreu e ressuscitou; sabem que o Seu sangue tem poder para salvar. Mas ainda no compreenderam o som festivo significando tudo o que Ele providenciou para ns vivermos em liberdade! "Bem-aventurado o povo que conhece os vivas de jbilo..." (Salmo 89:15). Os vivas de jbilo (o som festivo) que ouvimos hoje a trombeta de Deus proclamando nosso livramento, atravs do sangue de Jesus Cristo. Aqui esto as outras bnos do Jubileu: 1. "...que anda, Senhor, na luz da tua presena" (mesmo versculo). O significado em hebraico aqui sugere: "eles andaro com entusiasmo, segurana nas promessas de Deus, vontade em Sua presena." Ou seja, no precisamos mais andar na escurido ou em confuso - porqu contemplaremos a luz de Sua face! 2. " Em teu nome, de contnuo se alegra e na tua justia se exalta" (v 16). Sabemos que nossa justia como trapo de imundcie. Ento encorajamo-nos alegrando-nos em Sua justia - que nossa unicamente pela f! 3. "Porquanto tu s a glria de sua fora; no teu favor avulta o nosso poder" (v 17). Sabemos que somente Cristo a fonte de toda nossa fora. E no precisamos mais viver sob a presso de Satans. Tudo que temos de fazer olhar as costas de Satans, onde veremos as marcas do calcanhar de nosso Salvador. Jesus j esmagou o nosso inimigo! 4. "Pois ao Senhor pertence o nosso escudo..." (v. 18). Somos totalmente indefesos em nossa carne. Ento confiamos completamente na vitria da cruz de Jesus. Ele nos defende de todo inimigo! Prezado santo, estamos nos dirigindo para um ltimo, grande Jubileu sinalizado pelo soar da trombeta final: "...nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos, num momento, num abrir e fechar dolhos, ao ressoar da ltima trombeta. A trombeta soar,os mortos ressuscitaro incorruptveis, e ns seremos transformados." (I Cor 15:51-52). "Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descer dos cus, e os mortos em Cristo ressuscitaro primeiro; depois, ns, os vivos, os que ficarmos, seremos

10

arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor." (I Tess. 4: 16-17). Quando estas trombetas soarem os mortos ressuscitaro. No haver mais prises, escravido, pecado, doena. E neste momento ns teremos um Jubileu eterno. Aleluia!

11

Вам также может понравиться