Вы находитесь на странице: 1из 5

A primeira Guerra Mundial

Principais causas (motivos) que provocaram a Primeira Guerra Mundial: - A partilha das terras da frica e sia, na segunda metade do sculo XIX, gerou muitos desentendimentos entre as naes europeias. Enquanto Inglaterra e Frana ficaram com grandes territrios com muitos recursos para explorar, Alemanha e Itlia tiveram que se contentar com poucos territrios de baixo valor. Este descontentamento talo-germnico permaneceu at o comeo do sculo XX e foi um dos motivos da guerra, pois estas duas naes queriam mais territrios para explorar e aumentar seus recursos. - No final do sculo do sculo XIX e comeo do XX, as naes europeias passaram a investir fortemente na fabricao de armamentos. O aumento das tenses gerava insegurana, fazendo assim que os investimentos militares aumentassem diante de uma possibilidade de conflito armado na regio; - A concorrncia econmica entre os pases europeus acirrou a disputa por mercados consumidores e matria Consequncias da primeira Guerra Mundial: . Os acordos que deveriam dar fim aos conflitos da Primeira Guerra Mundial (1914 1918) serviram para que um clima de rivalidades se agravasse ao longo do perodo do Entre-guerras. A imposio de multas e sanes extremamente pesadas no conseguiu fazer com que o equilbrio poltico real fosse alcanado entre as potncias econmicas mundiais. Grosso modo, podemos afirmar que a Primeira Guerra pavimentou as possibilidades para a ocorrncia de um novo conflito internacional. . Mesmo posando ao lado dos vencedores, a Itlia saiu frustrada do conflito ao no receber os ganhos materiais que esperava. Na Alemanha, onde as mais pesadas sanes do Tratado de Versalhes foram institudas, a economia viveu em franca decadncia e os ndices inflacionrios alcanaram valores exorbitantes. Esse contexto de declnio e degradao acabou criando chances para que Itlia e Alemanha fossem dominadas por regimes marcados pelo nacionalismo extremo e a franca expanso militar. . A Sociedade das Naes, rgo internacional incumbido de manter a paz, no conseguiu cumprir seu papel. O Japo imps um projecto expansionista que culminou com a ocupao da Manchria. Os alemes deixaram de cumprir as exigncias impostas pelos Tratados de Versalhes e realizaram a ocupao da regio da Rennia. Enquanto isso, os italianos aproveitaram da nova situao para realizar a invaso Etipia.

. O equilbrio almejado pelos pases tambm foi impedido pela crise econmica que devastou o sistema capitalista no ano de 1929. Sem condies de impor seus interesses contra os alemes e italianos, as grandes naes europeias passaram a ceder espao aos interesses dos governos totalitrios. Aproveitando dessa situao, os regimes de Hitler e Mussolini incentivaram a expanso de uma indstria blica que utilizou a Guerra Civil Espanhola como palco de ensaios para um novo conflito mundial. . Fortalecidas nessa nova conjuntura poltica, Itlia, Alemanha e Japo comearam a engendrar os primeiros passos de uma guerra ainda mais sangrenta e devastadora. A to sonhada paz escoava pelo ralo das contradies de uma guerra sustentada pelas contradies impostas pelo capitalismo concorrencial. Por fim, o ano de 1939 seria o estopim de antigas disputas que no conseguiram ser superadas com o trgico saldo da Primeira Guerra.

Alguns aspectos relevantes sobre a 1 Guerra Mundial: Poltica de Alianas: As rivalidades entre os estados Europeus levaram formao de alianas polticas e militares como: -Alemanha, Imprio Austro Hngaro, Itlia = Trplice Aliana -Frana, Rssia, Inglaterra = Triplo Entendimento *Estas constituies provocaram a corrida aos armamentos. A guerra parecia inevitvel. E a paz que se vivia era j uma paz armada, ou seja, qualquer incidente poderia desencadear um conflito de dimenses incalculveis.

Fases da 1 Guerra Mundial: 1 Fase Guerra de Movimentos Em 1914 (data do nicio da guerra), a maioria dos pases beligerantes (em guerra) acreditava que a guerra seria breve. Os alemes pensavam poder dominar a Frana em poucas semanas, realizando movimentos ofensivos rpidos (da o nome guerra de movimentos). Invadiram a Blgica (Neutral) o Norte de Frana, com o objectivo de alcanar Paris. Todavia, a iluso da guerra breve desapareceu rapidamente em Novembro de 1914 uma contraofensiva francesa deteve o avano alemo (batalha de Marne). As foras do Triplo Entendimento (que mais tarde iriam ser chamados de

aliados) e as potncias centrais (imprio alemo e Austro-Hngaro) passaram a enfrentar-se numa longa linha que ia do mar do norte fronteira Sua era a frente ocidental. Na Rssia, isto , na frente oriental, os exrcitos do Czar foram sucessivamente derrotados pelos Alemes e obrigados a recuar.

2 Fase Guerra das Trincheiras Foi uma dureza indescritvel. Por exemplo, no ano de 1916 houve 2 tentativas de romper a frente de batalha: Uma do lado alemo (batalha Verdun) provocou cerca de 700 mil mortos, a outra franco-britnica (Batalha Somme) custou a vida a mais de 1 milho e 200 mil soldados Para termos uma ideia, as condies de higiene eram pssimas, piolhos,doenas de pele e parasitas so bons exemplos.

3 Fase Bloqueio Econmico Para alm de alteraes no mapa poltico e de importantes mudanas de carcter social, a Grande Guerra teve consequncias demogrficas e econmicas profundas no mundo ocidental. Este conflito origina elevadssimas mortes em especial na Europa: 8 milhes de mortos e 6 milhes de invlidos. A Europa (principal local de Guerra, foi o mais atingido em termos materiais em algumas regies ficou tudo em runas (casas, pontes, estradas, fbricas) e os solos esventrados e calcinados.

4 Fase Movimentos 1917: Entrada dos EUA na Guerra Imprios Centrais: Alemo, Austro-Hngaro,Bulgria,Imprio Turco

Aliados: Itlia, Portugal, Inglaterra, Srvia, Romnia, URSS, Japo, China, Brasil

O Primeiro Conflito Mundial Na 1 Guerra mundial o armamento foi-se tornando cada vez mais mortfero. Passaram-se a utilizar-se canhes poderosos, grandes metrelhadoras ligeiras, granadas de mo, gases txicos surgiram pela primeira vez os submarinos, os carros de assaltos (tanques e avies) e muita artilharia.

Vitria dos Aliados Os EUA transportaram para a Europa um milho de soldados bem equipados e bem armados. A situao econmica na Alemanha e na ustria tornou-se dramtica e sucederam-se os confrontos sociais, violentamente reprimidos pelos militares. Em Julho de 1918 os Aliados lanaram a sua ofensiva decisiva. A Alemanha, progressivamente abandonada por todos os seus parceiros, que foram pedindo a paz, solicitou o fim das hostilidades e em Novembro foi assinado o Armistcio (suspenso das operaes militares durante um conflito, com vista realizao de conversaes e eventual celebrao de um tratado de paz) que ps fim Guerra

FIM DA GUERRA!!! Uma paz precria: Terminada a Guerra os pases aliados reuniram-se em Paris na conferncia da Paz (1919). Onde uma das tarefas era o reordenamento do espao europeu, do mdio oriente e das possesses coloniais dos pases vencidos. Nesta conferncia foram aprovados vrios tratados, um dos quais o de Versalhes com A Alemanha. Estes tratados impuseram aos pases vencidos condies humilhantes e definiram um novo mapa poltico mundial que estabelecia a Alemanha as seguintes condies: - Restituir a Alscia e a Lorena Frana; - Ceder as minas de carvo do Sarre Frana por um prazo de 15 anos; - Ceder as suas colnias, submarinos e navios mercantes Inglaterra, Frana e Blgica; - Pagar aos vencedores, a ttulo de indemnizao, a fabulosa quantia de 33 bilhes de dlares; - Reduzir seu poderio blico, ficando proibida de possuir fora area e de

fabricar armas; - Reduzir o exrcito a menos de 100 mil homens *S a China recusou assinar o contrato...

Declnio da Europa e Ascenso dos Estados Unidos - O Fim da supremacia Europeia Devido 1 Guerra Mundial, a Europa tivera necessidade de adquirir matrias-primas, alimentos e armas, sobretudo aos EUA. Para pagamento das dvidas contradas, parte do ouro europeu foi progressivamente transferido para os EUA e a Europa passou de credora a devedora aos EUA. Com isto tudo os EUA beneficiaram de um excepcional crescimento econmico.

Вам также может понравиться