Вы находитесь на странице: 1из 4

IBEJI

Ibeji cultuado como qualquer rs Yoruba. Ele representado por duas estatuas de crianas esculpidas em madeira. As duas figuras representam os dois filhos gmeos tradicionalmente conhecidos por Taiyewo e Kehinde. Ao rs Ibeji dado em sacrifcios vegetais, sopa de feijo e etc... Os pais devem fazer sacrifcios a Divindade Ibeji at o nascimento do prximo filho, que deve se chamar Idowo, em caso de no obedincia a este preceito ele ser conhecido como Es lehin Ibeji, o Es que nasceu aps os gmeos, normalmente isso no acontece. Tradicionalmente os Yorubas consideram os gmeos como Divinos, que seriam capazes de afluir riquezas ou situaes de misria, conforme o tratamento dispensado a eles. As crianas Ibeji no se preocupam com a profisso / ocupao dos pais, porm, eles podem interferir nesta particularidade. Principalmente no caso da me. Quando os pais consultam um Feiticeiro (Olosoniyn), para saber de algum caso de doena que esteja acometendo-os, a me deve aceitar o pedido da mudana de profisso / ocupao para acelerar a cura ou pode-se chegar ao caso de uma nova ou novas pequenas funes serem acopladas ao seu trabalho dirio, tais como venda de leo de palma, sal, nozes de cola, feijo e etc... Eles podem inclusive, pedir para sua me danar na rua, enquanto pede por esmolas, a no realizao desta vontade pode acarretar srios problemas de doenas aos gmeos ou at mesmo sua morte prematura, que neste caso seria doloroso demais para sua me. Pode acontecer uma situao inversa, onde a doena e a morte entrariam no caminho da me. Sendo assim a cada semana, quinzena ou ms feito uma festa em homenagem a Ibeji, este sacrifcio faz parte das oferendas a Divindade Ibeji, ela pode servir, legumes, feijo, leo de palma (dend), bolo, acar, ekuru e etc. Todos so bemvindos nessa festa, especialmente as crianas que moram na vizinhana. Em tempos difceis, Ibeji provedor de recursos financeiros para a famlia atravs de sua magia, achar dinheiro na rua muito natural para sua me. Podem at sair para pedir cara-a-cara esses recursos e consegui-los. No h um Ibeji que no consiga dinheiro para sua me ao perceber esta falta de recurso dentro de casa. Isto uma amostra dos poderes e da magia de Ibeji. Filhos gmeos no so considerados um peso morto para seus pais. Muito pelo contrrio, eles fazem de uma cidade comercial uma fonte de riquezas para seus pais. Quando um deles morre, dito que foi a Lagos (capital nigeriana), comprar roupas para seu irmo e seus pais, eles usam este argumento na tentativa de dissuadir o outro de ir ao encontro do irmo falecido. Acredita-se que um gmeo falecido seja to ou mais poderoso que seu irmo vivo. Nos casos de falecimento, os yorubas, mandam esculpir em madeira uma imagem de criana para representar o filho que partiu ou duas no casa de ambos partirem para o Orun, conservando as caractersticas de menino ou menina. Porm quando vivos essas imagens no so esculpidas de forma alguma, pois a essncia das imagens est em reivindicar a memria, o esprito deles e pedir

bnos. Por isso tradio de fazer uma festa (sacrifcio) para Ibeji independe dos filhos estarem vivos ou mortos. So convidas as crianas pequenas, preferencialmente, das redondezas, que se sentam em circulo com a me sentada entre eles, dando alimentos para eles comerem. Neste Efo h feijo, leo de palma com legumes, sopa, cana, abbora, akara e bolo (de feijo fradinho), as imagens dos Ibeji com suas roupas so colocadas entre todos e so alimentadas como se vivos estivessem. A festa como forma de sacrifcio uma forma de agradar estas Divindades. Enquanto as crianas comem desta comida a me esfrega todos os alimentos nos lbios da imagem (ere) de Ibeji. Enquanto ele faz esse gesto, sua mente renova-se a ponto de imaginar estar alimentando seus filhos, como se estivessem vivos, ela comea a cantar cantigas de ninar, especialmente para eles e os acaricia. Estes orin (cantigas), serviriam para acord-los de seu longo sono e pudessem vir ouvi-la. Os ouvintes acariciam os cabelos da me dos filhos de madeira e desejam que ela de luz a outra Divindade Ibeji. Desejando que dois cheguem at ela, abenoando-a e acompanhando-a para que deixe de ficar sozinha. Se um dos ibeji permanece vivo, a imagem do morto esculpida com todas as suas naturais caractersticas: sua aparncia geral e sexo estaro representados na figura concluda. At mesmo suas marcas tribais (se ele tinha alguma quando vivo) seriam marcadas. O resultado uma miniatura da criana gmea morta. Como no caso de duas crianas Ibeji, a me oferece o sacrifcio para o gmeo morto, embora o outro ainda esteja vivo. Durante esse sacrifcio, a me traz a imagem do irmo gmeo morto. Enquanto o gmeo vivente come, a me esfrega o alimento nos lbios da imagem. Ela ento, delicadamente acaricia o inanimado em seus braos enquanto canta seus louvores com o corao em movimento. Depois da festa, a imagem (ere) de Ibeji ou as duas (se os filhos gmeos estiverem mortos) so movidas para o santurio da Divindade, local de adorao dos pais. Pode, por outro lado, ser mantido na sala da me. Isto mais comum, pois se Taiyewo est morto, e Kehinde, em seguida, adoece, a me vai trazer a imagem para fora de Taiyewo, porque ele ligado a Kehinde. Em nome de Taiyewo, espera-se que o gmeo vivente, Kehinde, se recupere rapidamente. No caso em que ambos Taiyewo e Kehinde no esto mais vivos, e a me fica doente, a me, ento, oferece um sacrifcio, traz para fora as imagens e invoca os seus espritos para dar a ela uma recuperao rpida. E ela rapidamente se recuperaria! Se as duas crianas mortas Ibeji tivessem ordenado a sua me a pedir esmola, em Lagos, "a me deve continuar depois da suas mortes. Ela iria colocar um das duas imagens nas costas e a outra no peito, enquanto danava sobre a esmola. Se um dos gmeos est vivo, ela iria montar o vivo nas costas dela e a imagem do irmo gmeo morto em seu peito. .

Os Ibeji devem ser ardorosamente cultuados, depois da sua morte, pois, pode acontecer m sorte em um ou ambos os pais. Essa m sorte pode ser: (1) paralisao da menstruao da me. (2) aborto durante a gravidez. (3) problemas na gravidez. (4) mortalidade infantil (5) sbita pobreza, (6) destruio de bens por coisas como formigas brancas, (cupins). (7) doena persistente de um dos

pais.

A fim de curar ou prevenir o que pode resultar em indignao dos gmeos por causa dos cuidados inadequados dado a eles por seus pais, os Ibeji so geralmente bem educados e endeusados por seus pais. Se o pai negligencia da me e no sente nenhuma preocupao sobre o bem-estar dos gmeos e eles morrem, o pai vai sofrer, assim tambm acontecer com a me que no os socorrer, podem morrer os dois. amplamente aceito que o alimento que as crianas Ibeji mais gostavam preparado como: o feijo vermelho e leo de palma ( tunpulu ewa), e ekuru que tambm feito com leo de palma. Acredita-se que Ibeji provem seus pais com abundancia de alimentos, se bem cuidados. Como seus pais querem viver abundantemente, esto oferecendo sempre feijo vermelho e leo de palma. No de admirar que os negociantes destes produtos, acolhem e doam estes alimentos aos pais dos gmeos, caso no tenham proventos, pois Ibeji sabe que eles tm e no podem negar, ficam com medo de morrer. Assim, no incomum para muitas pessoas a arrogncia, cada vez que se canta: Temos leo de palma, temos feijo. No estou com medo do oniye. No estou com medo de dar luz a gmeos. Temos leo de palma, temos feijes. Os iorubas eram (e muitos ainda so) os adoradores de Divindades que morrem naturalmente. (es) E , portanto, no surpreende que a deidificao de Ibeji seja universalmente reconhecida em todo territrio Yorub. Reza a lenda que o santurio de Ibeji situado em Badagry, onde morreram seus pais, guarde o tumulo dessas crianas que morreram Deidades, ai nasce seu culto. Cantam os visitantes: Vou festejar, vou festejar festival a morte. Divindade dos gmeos. Seja favorvel, seja favorvel Taiyewo seja favorvel, Kehinde seja favorvel rapidamente. Seja favorvel, seja favorvel.

Rapidamente. O crescimento desordenado da civilizao moderna, com cultos do Islamismo, Cristianismo e mais especialmente a educao moderna, est fazendo diminuir gradualmente a crena de muitas pessoas de origem yoruba. No entanto ocorrncias marcantes e raciocnio cuidadoso comprovam, em muitos casos, que os nascidos gmeos na Nigeria, so crianas especiais e envolto e selado, com um poder sobrenatural.

Вам также может понравиться