Вы находитесь на странице: 1из 22

1

WATCHMEN:
Fico e Contexto Sociocultural Rafael Sanzio Borges Lima1

Resumo O objetivo desse artigo analisar como so configuradas as relaes entre fico e contexto sociocultural na Graphic Novel Watchmen. Os filmes, quadrinhos, livros, as mdias em geral so tentativas de representar a realidade. A mdia tenta transferir para o pblico o seu conceito de realidade. Nas histrias em quadrinhos tenta-se tornar realistas as tramas desenvolvidas, principalmente na poca atual onde os quadrinhos esto sendo levados para o cinema. Em Watchmen so criadas uma srie de anexos que servem de aprofundamento para a histria como para criar uma sensao de verossimilhana de mundo real em seus personagens. Palavras chave: Histria em quadrinhos. Mdia. Fico. Contexto sociocultural. Introduo Uma histria simples fcil transferir para a realidade, mas quando colocamos componentes como super-heris preciso calcular e imaginar quais seriam as repercusses na realidade fora dos quadrinhos. Watchmen foi um marco no mundo das HQs (Histrias em quadrinhos) elevando o nvel das histrias de super-heris com temas como drama, sexo, violncia, religio, cincia, uma trama envolvente e de qualidade que permitiu sua entrada na categoria de Graphic Novel. Para se ter uma idia, os super-heris como Super-Homem e Batman no foram colocados em localidades reais, a maioria de suas aventuras ocorrem em cidades fictcias como Metrpoles e Gotham City respectivamente. Ou seja, Watchmen ousa criar uma histria com localidades reais e sem o medo de mexer com personalidades que existiram na poca. Alm de se destacar com o roteiro, a equipe de Watchmen inovou em seus mtodos de impresso da realidade. Ou seja, com mtodos que fazem com que o leitor acredite que a histria no absurda e pode ser real. Watchmen criou anexos, como se fossem hiperlinks, com os quais o leitor poderia se aprofundar na histria. Esses anexos so elementos

Graduando de Comunicao Social da UFPB, habilitao Radialismo. Integrante do Grupo de Pesquisa em Humor, Quadrinhos e Games (GP-HQG), do NAMID Ncleo de Artes Miditicas (PPGC/UFPB).

Ano V, n. 09 setembro/2009

miditicos como jornais, matrias de revistas, trechos de livros, tudo com o linguajar caractersticos dessas mdias. Apesar de ser uma histria com super-heris, comerciais em sua maioria e essncia, Watchmen se destaca por retirar esse estigma e mostrar sua capacidade de fazer fico com referncias fictcias no mundo real ou no contexto sociocultural com super seres na trama, como por exemplo a prpria Graphic Novel Watchmen, na trama que envolve um personagem com super poderes. Dr. Manhattan, faz com que ocorram mudanas significativas no contexto histrico, econmico e poltico dos Estados Unidos de 1985. Richard Nixon teria conduzido os EUA vitria na Guerra do Vietn e em decorrncia desse fato, teria permanecido no poder por um longo perodo. O contexto da Guerra Fria contm forte relao com os personagens principais, o autor Alan Moore foge do maniquesmo existente nas HQs de super-heris da poca. No h heris e viles definidos, tece assim uma crtica aos pensamentos da Guerra Fria, no qual EUA e a Unio Sovitica tentavam cada um vestir a capa de heris e transformar seu oponente em viles do mundo.

A fico e o contexto sociocultural O homem tenta definir o que realidade, essa questo permeia at hoje, desde Plato e o seu Mito da Caverna, onde a realidade vista pelos prisioneiros seriam iluses representadas por sombras. Mas deixando a filosofia um pouco de lado, o ser humano demonstra sua viso de mundo quando cria algo. Geralmente os artistas em suas obras esto tentando representar a realidade, uma escultura de uma mulher uma representao de uma mulher real. At mesmo artes abstratas partem de uma realidade, nem que tenha como referncia o mundo do autor. As mdias, como televiso, cinema, rdio tambm oferecem suas representao de mundo. As notcias so representaes da realidade por parte da televiso, rdio, jornal. Os filmes tambm tentam trazer a realidade de nosso mundo para a trama, com o objetivo de fazer com que o pblico d crdito quela realidade criada. Os telejornais , os documentrios e os direto nos do a impresso de serem testemunhas do mundo (JOST, 2004, p. 33). O mesmo acontece com os quadrinhos. Ao exemplo de quadrinhos que retratam a poca medieval, como Prncipe Valente, que possui elementos na trama e em seu visual que remetem ao mundo fora quadrinhos. a fico e o contexto sociocultural unidos para criar Ano V, n. 09 setembro/2009

esta representao da realidade, para colocar o leitor naquele universo criado. Em 1938, com a publicao e o estrondoso sucesso da primeira histria do Superman, surgiu o gnero dos super-heris, que se tornaria o paradigma dos quadrinhos norte-americanos. Em torno desses heris mascarados, a partir da dcada de 1940, desenvolveu-se uma verdadeira indstria do entretenimento. A Graphic Novel (Romance Grfico) Watchmen se destaca por suas inovaes no que diz respeito a esse mecanismo de representao. Graphic Novel um tipo de revista em quadrinho, mais complexa, assemelhando-se com uma espcie de livro. Watchmen, foi criada pelo escritor Alan Moore e pelo ilustrador Dave Gibbons, originalmente publicada em 12 edies pela editora DC Comics no perodo de 1986 e 87. A obra tem como ponto de partida a premissa: qual seria o real impacto da presena de vigilantes e super humanos em nosso mundo? Watchmen expe ao leitor galeria de combatentes do crime, em sua maioria detentores de distrbios mentais e sexuais, solitrios, confusos e aterrorizados quanto impotncia de suas aes frente ao iminente holocausto nuclear (a trama ocorre no pice da Guerra Fria). Alan Moore caracteriza seus personagens de forma to realista e implacvel que difcil, aps a concluso da srie, levar o conceito de super-heri novamente a srio. Moore insere no enredo diversos elementos do mundo real, modificando pontualmente o universo da HQ (Histria em Quadrinhos) em conseqncia dos efeitos, naquela realidade, do surgimento dos super-heris. Essa obra extremamente original chamada Watchmen levanta diversas questes, entre elas a mais pertinente acerca do processo inovador utilizado por essa Graphic Novel para configurar a realidade no universo da trama.

A guerra fria em Watchmen Um dos pontos na trama de Watchmen que caracteriza a relao entre fico e contexto sociocultural so as repercusses criadas pela presena de vigilantes e super-seres no mundo. A mais visvel seria o modo como foi mudada a poltica e a estrutura da conhecida Guerra Fria entre os Estados Unidos e Unio Sovitica. Mas para observar essas mudanas preciso evocar uma reviso histrica dessa poca, alm de conhecer o legado do ex-presidente Richard Nixon.

Ano V, n. 09 setembro/2009

Aps o trmino da Segunda Guerra Mundial, o mundo serviu de palco para a disputa entre as duas superpotncias: Estados Unidos e Unio Sovitica. Os dois pases estavam impossibilitados de realizar uma guerra direta, pois envolveria um confronto nuclear, ento ao longo de mais de 40 anos (com incio no ano de 1945) os EUA e a URSS disputaram seus poderes de influncia poltica, econmica e ideolgica de todo o mundo. Entre essas disputas estava a corrida armamentista. Essa corrida foi motivada pelo receio recproco que o inimigo passasse na frente e criasse um desequilbrio internacional. Em 61, o presidente norte-americano John F. Kennedy enfrentou algumas crises. A falha em depor o governo de Fidel Castro e a construo do Muro de Berlim pelos soviticos e alemes orientais. Estes fatos obrigavam o presidente a tomar uma atitude para que os Estados Unidos no fossem considerados um fracasso em deter a expanso comunista. Devido a isso, comprometeu-se em ajudar o Vietn do Sul (pr-capitalista) contra o Vietn do Norte. Kennedy era contra o envio de tropas americanas, acreditando que o Vietn do Sul era capaz de lidar com a guerra sozinho, sendo auxiliado apenas com a assistncia militar de treinamentos de soldados e fornecimentos de armas. Os EUA enviaram suas tropas em 65, apesar de ser uma superpotncia, a geografia e determinao do Vietn do Norte acabaram com o pensamento de uma vitria fcil e rpida. Em 68, o candidato republicano Richard Nixon eleito presidente dos Estados Unidos, a guerra do Vietn continua e se intensifica sob o comando do novo presidente. Com o tempo, o movimento antiguerra crescia nos EUA com manifestaes constantes, a revelao de massacre de civis, mulheres e crianas principalmente, aumentaram a presso pela paz. Com a popularidade baixa e suas investidas estratgicas levadas ao fracasso, Nixon, em 1973 anunciou ao mundo a suspenso das operaes ofensivas norte-americanas. No dia 8 de agosto do ano de 1974, Richard Nixon foi o primeiro presidente em 200 anos de histria a renunciar o cargo. O motivo pelo qual o levou a tomar essa atitude foi a iminncia de um impeachment. Cinco dos seus funcionrios da campanha de reeleio foram presos colocando grampos na sede do Comit Nacional Democrata de Washington. O famoso caso Watergate. Esse escndalo teve uma grande repercusso nacional, fazendo com que gravaes feitas no salo oval fossem abertas ao pblico. No filme Frost/Nixon (2008) perceptvel o quanto negativo foram os atos do presidente Nixon e como o Vietn ajudou em seu declnio poltico. Richard Nixon renunciou e tornou-se um dos presidentes mais impopulares dos Estados Unidos.

Ano V, n. 09 setembro/2009

Com essas informaes interessante analisar o fato que na trama de Watchmen o presidente em exerccio Richard Nixon, rumo ao seu terceiro mandato (Figura 01). Alan Moore cria esse jogo de fazer um ento impopular presidente em um adorado presidente. a fico relacionando-se com o contexto sociocultural e alterando-o aos interesses do autor.

FIGURA 01: A mdia usada constantemente como veculo de transmisso do contexto sociocultural

Diferente dos quadrinhos anteriores ao Watchmen onde relacionavam personagens a acontecimentos marcantes do mundo, mas apenas como plataformas ideolgicas:
O Super-Homem foi convocado pelo presidente Roosevelt para ajudar na luta contra Hitler. O Capito Amrica lutava contra o Caveira, que era lder dos nazistas. Os super-heris, alm de defenderem aliados, faziam apologia do patriotismo norte-americano. O que ocorreu, posteriormente, foi que os super-heris ganharam a guerra e a indstria de quadrinhos cresceu cada vez mais investindo nesse filo. (DA SILVA, 2002, p. 20).

Mas que contribuio ficcional foi capaz de criar esse novo contexto? O que foi modificado para ser possvel esta reviravolta? Que fatores contriburam com essa nova posio do presidente dos Estados Unidos? Quem ou o qu proporcionou essa nova dinmica tem um nome: Dr. Manhattan.

Ano V, n. 09 setembro/2009

O impacto causado pelo Dr. Manhattan e os vigilantes mascarados Em 1959, o doutor em fsica nuclear John Osterman sofre um acidente durante uma experincia feita para subtrair partculas de um padro atmico, mas conservando intacto o padro eletromagntico governante. O doutor descobriu que tinha um corpo subtrado, mas uma inteligncia ainda viva. Depois de conseguir se reconstruir, ele descobriu que era uma pessoa diferente, e possua uma grande quantidade de habilidades ligadas ao universo quntico (Watchmen Edio Definitiva, 2009, p. 424). Em seu novo estado, John recebe um novo nome, Dr. Manhattan em aluso ao Projeto Manhattan (plano secreto de desenvolvimento de armas nucleares por parte dos Estados Unidos). Na sua nova concepo de ser, John comea a ser usado para fins polticos. Em meio a Guerra Fria o super ser Dr. Manhattan era uma arma que a URSS no conseguiria reproduzir:

FIGURA 02: Dr. Manhattan motivo de orgulho e usado como ferramenta de intimidao aos inimigos dos EUA.

Podemos observar ento que o Dr. Manhattan pendeu a balana da Guerra Fria favoravelmente para os Estados Unidos, evitando conflitos como a invaso do Afeganisto pela Unio Sovitica que originalmente foi em 1979, mas na trama apenas acontece em 1985 (devido ao auto-exlio de Manhattan). Contudo, a presena desse personagem no cenrio da Guerra Fria faz aumentar as presses quanto a um combate iminente. Os EUA impe uma agressiva poltica externa com o comodismo de ter um super ser ao seu lado, pressionando cada vez mais a URSS. Essa atitude faz com que analistas na histria temam que o pas Sovitico utilize-se da manobra Destruio Mtua Assegurada, conceito real criado na poca Ano V, n. 09 setembro/2009

no caso drstico de um confronto entre as duas superpotncias culminando na destruio do mundo por meio de armas nucleares. Outra mudana ocorrida no contexto sociocultural foi a permanncia de Nixon no cargo de presidente dos Estados Unidos. Alan Moore teve a inteno de chocar o leitor ao fazer com que um presidente derrotado politicamente virar um heri americano to famoso ou mais quanto foi John Kennedy, graas interveno do Dr. Manhattan. Podemos estremecer um pouco ao conjecturarmos esse super-heri em nossa realidade e nas mos de George W. Bush. Em entrevista para este artigo, Manasss Alves da Silva Filho proprietrio de uma Comic Shop (loja especializada em histrias em quadrinhos) falou sobre o Dr. Manhattan: Para mim a presena dele uma alegoria de que um Deus que caminha entre homens e foi fabricado por um governo no tica. Aprofundando mais na questo Nixon, Dr. Manhattan s participou militarmente na poltica norte-americana em 1971, a pedido do presidente Richard Nixon para resolver a guerra do Vietn. Bastou dois meses para os vietnamitas do norte se entregarem ao poder do Dr. Manhattan. Com essa vitria a popularidade de Nixon cresceu (Figura 03). A guerra foi resolvida de forma intimidadora, reprimindo qualquer protesto sobre sua durao.Graas a essa virada nos acontecimentos o caso Watergate no teve importncia, seja porque Nixon no precisou ou porque conseguiu sobreviver ao escndalo.

FIGURA 03: A vitria na guerra do Vietn proporcionou a Nixon mais credibilidade.

Mas a mudana provocada pelo personagem no foi apenas poltica, a economia foi afetada pelos desenvolvimentos tecnolgicos proporcionados pelo poder avanado do superheri. Na realidade da HQ os dirigveis so agora o meio de transporte mais vivel e

Ano V, n. 09 setembro/2009

econmico, seguido dos carros eltricos. A gentica e a produo de novos materiais tambm sofreram influncia dos avanos implementados por Manhattan. Entretanto, nem todos os heris gozavam do privilgio do Dr. Manhattan, os vigilantes mascarados surgiram no ano de 38, com o primeiro heri mascarado: Justia Encapuzada. A seguir apareceram outros vigilantes que com sua presena tambm mudaram o contexto sociocultural da poca. Leis foram moldadas para acomodar os vigilantes, principalmente depois do surgimento do Dr. Manhattan. A polcia se incomodou com a presena dos vigilantes, provocando uma greve geral em 77, trs dias violentos se seguiram at que uma lei jogou os vigilantes mascarados de volta ilegalidade. Precisamos observar outra mudana que aconteceu nas prprias histrias em quadrinhos. Na realidade de Watchmen os heris haviam sado das revistas, portanto o apelo deles havia acabado. David Gibbons em entrevistas para o documentrio A histria dentro da histria: os livros de Watchmen (2009), comenta acerca da escolha dos piratas como nova modo depois dos super-heris: O que mais seria to excitante, vvido e fanfarro do que as histrias de super-heris? Piratas.. Em Watchmen Alan Moore utilizou-se de uma histria dentro de outra histria, ou seja, em meio a trama principal um garoto l uma revista em quadrinhos de piratas. A narrao do gibi mescla com a da prpria histria principal (Figura 04), a equipe de produo usou do pontilhismo como outro elemento de diferenciao, mas s pde ser usado na verso em tamanho grande de Watchmen. O prprio trao diferenciado, Contos do Cargueiro Negro (nome do gibi dentro de Watchmen) possui um desenho mais dinmico e empolgantes de certa forma e muito mais viscerais, tambm usando outro tipo de paleta de cores.

FIGURA 04: A narrativa da trama secundria mescla-se de forma coesa com a trama principal.

Ano V, n. 09 setembro/2009

A Graphic Novel Watchmen possui um inovador sistema de impresso da realidade ao longo de 11 das 12 edies. So anexos no final de cada edio que servem como aprofundamento para histria e personagens, utilizando-se de uma estrutura realista para alcanar um maior grau de verossimilhana com o nosso mundo que convm chamar de realidade.

Expresses do cotidiano: os anexos de Watchmen Uma curiosidade que esses anexos surgiram como uma feliz coincidncia, na poca da produo a chefia da DC Comics decidiu no incluir propaganda na revista, porque o trabalho era incomum em si, porm a deciso foi tardia deixando um espao vazio nas pginas finais. At que surgiu a idia para utilizar esse espao para aprofundar a histria. Paul Levitz, presidente e editor da DC Comics na poca da realizao do documentrio (o mesmo que Gibbons realizou a entrevista), disse que criadores e equipe editorial de Watchmen se juntaram para criar histrias secundrias, que evocavam o mundo que os Watchmen viviam. Com os anexos, h essa interao com a percepo cotidiana do leitor, fazendo com que essa nova realidade seja aceita. Mas precisa haver coerncia para que ela seja bem recebida pelo receptor. Os signos da fico fazem ento referncia a um universo imaginrio, mental, e ns exigimos que ele esteja disposto de tal maneira que a coerncia do universo criado, com os postulados e as propriedades que o fundam, seja respeitada. (JOST, 2004, p. 37). O uso das mdias para representar este fator de interao foi uma deciso precisa da equipe. A influncia exercida pelas mdias nos indivduos deve-se ao fato de que a vida cotidiana dominada por um terceiro elemento, a mercadoria, os indivduos no se relacionam mutuamente ou entre si de forma plena, total. Outro aspecto que importante ser destacado o papel que os meios de comunicao tm na construo da percepo do cotidiano, criando outra realidade e tentando construir a todo momento essa conscincia cotidiana. (DA SILVA, 2002, p. 37). Em Watchmen cria-se a prpria mdia para usar-se dessa percepo do cotidiano. Em A histria dentro da histria: os livros de Watchmen, o escritor Danny Fingeroth (2009) faz uma comparao contempornea dos anexos com os atuais hiperlinks: Ter essa narrativa em texto dentro da histria quase como precursor ou de previso da internet. a histria por trs da histria, um comentrio sobre ela.. O leitor possui a independncia de s ler a trama principal, mas se quiser se aprofundar basta acessar os anexos no final da Ano V, n. 09 setembro/2009

10

edio. As mdias fictcias tanto nos anexos como em passagens durante a histria servem para contextualizar a trama e seus personagens (Figura 05). Deve-se ficar atento durante a leitura da obra, pois ela transmite mensagens com cartazes espalhados nas paredes e tambm usa muito manchetes de jornais.

FIGURA 05: So usados noticirios, mas outros veculos da imprensa tambm so utilizados.

Este recurso fantstico e prima por gerar um clima de veracidade e profundidade ao personagem bem como a toda narrativa. (FILHO, 2009). Os anexos nas 11 edies so compostos de um processo criativo com trechos de livros como da autobiografia de um vigilante mascarado, do livro sobre o Dr. Manhattan, sobre o mercado dos quadrinhos de pirataria, um artigo sobre corujas produzido pelo personagem Dan Dreiberg. Outros anexos so reprodues realistas de documentos que so mencionados ou aparecerem na trama, como a ficha criminal de Rorschach, esboo da produo da edio de jornal New Frontiersman, livro de recortes de Sally Jpiter, planos de marketing da empresa de Adrian Veidt. Por ltimo uma entrevista com este ltimo personagem. Todas essas informaes contribuem de certa forma a compreenso de algum personagem ou fato retratado na edio ao qual foram anexados.

A autobiografia de Hollis Mason

Nos volumes 1, 2 e 3 de Watchmen so apresentados em seus anexos trechos da autobiografia do primeiro Coruja, Hollis Mason (Figura 06), quando falamos trechos de um outro recurso de impresso da realidade usada pela equipe da Graphic Novel, no h um livro completo. Os trechos escolhidos foram criados para motivos de compreenso da Ano V, n. 09 setembro/2009

11

histria. Segundo Jenette Khan, presidente e editora da DC Comics em 1981 2002, Sob o Capuz (nome do livro) o prlogo de Watchmen. A importncia deste anexo deve-se ao fato de que so personagens novos, no tendo uma histria longa nos quadrinhos como SuperHomem ou Batman, portanto era essencial essa visita ao passado, explicando o surgimento dos heris at a nova gerao que a trama principal acompanha.

FIGURA 06: A imagem do clipe junto a primeira pgina totalmente em prosa aplica uma sensao de realidade.

Gregory Noveck, VP snior e membro da rea criativa da DC Comics (outro entrevistado no documentrio) comenta que haveria um meio cultural totalmente novo com a chegada dos vigilantes mascarados, eles assumiriam o posto de celebridades. Quando esse tipo de celebridade se aposenta tende-se a querer compartilhar suas memrias. Noveck tambm fala da inovao deste anexo, as histrias em quadrinhos so um meio visual e Watchmen aparece com esse inusitado anexo com duas pginas de prosa em espao nico. A primeira parte apresentada em Watchmen volume 1 conta nas prprias palavras do autor como foi sua vida at a idia de virar um heri mascarado concretizasse em sua mente. Hollis Mason descreve sua vida na cidade com os pais aps doze anos vivendo no campo. Observemos que os valores morais do campo aos quais o personagem se sustenta, mas sem deixar de ressaltar que ao envelhecer percebeu que havia imoralidades tanto na cidade como no campo. Mas a influncia descrita a biografia partiu dos gibis, com personagens como Sombra, onde havia o maniquesmo do bem contra o mal. O personagem faz meno ao super-heri Super-Homem criado em 1938 e como ele o admirou ao ler, pois Super-Homem possui os valores morais como o Sombra mas sem a escurido e caractersticas ambguas. A equipe de Watchmen usou dos personagens da prpria editora para criar a relao de fico e contexto sociocultural e ainda com a possibilidade de fazer propaganda de seus super-heris. Na parte final Hollis descreve o que sentiu ao saber que os heris estavam saindo dos quadrinhos para a realidade, relatando o caso do primeiro vigilante mascarado Justia Ano V, n. 09 setembro/2009

12

Encapuzada. Hollis que j era policial, com a ingenuidade maniquesta mantida pelos quadrinhos decide torna-se tambm um vigilante. Alan Moore utiliza-se de uma linguagem clara e simples, com o sujeito em primeira pessoa do singular, possibilitando ao leitor a capacidade de entender que ali um livro autobiogrfico escrito por uma pessoa comum. Outro recurso sado so algumas imagens, que para ns so desenhos, mas para a trama so fotos (Figura 07).

FIGURA 07: Foto adicionada ao livro Sob o Capuz no captulo 1.

Em Watchmen volume 2 a autobiografia de Hollis Mason continua, com o relato sobre a formao do primeiro grupo de vigilantes Os Homens-Minuto, com a descrio dos perfis de cada membro. O anexo comea com o surgimento do prprio codinome de Mason, Coruja, apelido que um colega policial havia dado para ele. Em seguida h uma descrio detalhada da escolha de um uniforme, como por exemplo a falta de praticidade em usar uma capa, Hollis comenta que ficava tropeando o tempo todo. Com isso Alan Moore consegue criticar as fantasias ilgicas de super-heris que usam longas capas mas apesar de todo tipo de combate, elas nunca atrapalham. Na sua narrativa Hollis Mason expe o perfil de seus futuros colegas da equipe como tambm j mostra os distrbios e problemas psicolgicos desses mesmos indivduos. Notamos aqui que no h nenhum heri aliengena ou um super ser, so heris bastante Ano V, n. 09 setembro/2009

13

humanizados com os seus prprios problemas. Seus personagens so complexos, repletos de defeitos e com uma tica dbia. Psicticos, estupradores, assassinos, narcisistas. (FILHO, 2009) Entre eles estava o prprio Coruja, Silhouette que vestia um traje sadomasoquista e era lsbica, provocando seu afastamento do grupo em 46. Havia o Capito Metrpole que tinha conhecimentos militares, Espectral (Sally Jpiter) sendo a primeira a perceber que poderia haver benefcios comerciais em ser aventureiro mascarado. Dollar Bill que virou um heri empregado por um banco pelo apelo publicitrio e o Comediante que Hollis no esconde seu desgosto por ele ser brutal e o fato de ter tentado violentar Sally. Justia Encapuzada tambm fazia parte do grupo e o Traa que conseguia planar (Figura 08).

FIGURA 08: Foto do grupo reunido, esquerda o texto em prosa do livro.

Hollis observa que para vestir uma fantasia precisava ter uma personalidade extrema e oito delas juntas no poderia durar muito. Silhouette foi expulsa, Comediante afastado depois da tentativa de estupro e Sally saiu para casar-se com o prprio agente. Em 1949 os membros restantes perceberam que a moda havia acabado, no existiam mais viles altura e resolveram desfazer a equipe. Podemos notar nesses anexos outros recursos de interao alm do leitor/histria. Podemos ver a ligao entre a trama principal com os anexos, com esses ltimos aparecendo ou comentados na histria principal. Como o caso da autobiografia de Hollis Mason, Sob o Capuz (Figura 09). Em Watchmen, volume 3, a ltima parte da autobiografia vem com detalhes sobre os anos cinqenta e a nova era de heris. De volta ao contexto sociocultural Hollis fala sobre o Comit de Atividade Antiamericanas do Congresso. Eram os polticos atrs de comunistas e

Ano V, n. 09 setembro/2009

14

com vigilantes mascarados essa relao parece natural, pois a parania faria com que exigissem a revelao das identidades dos heris.

FIGURA 09: Alm de ser comentado, o livro Sob o Capuz pode ser visto na estante da casa de Mason.

Percebemos a mudana com que Hollis se refere aos anos cinqenta, sem viles fantasiados, criminosos com atividades escusas e imorais, os casos que ele investigava e o prprio clima tornavam-se cada vez mais deprimentes. Como os idosos de hoje falam sobre a poca deles de como era mais inocente, na autobiografia vemos o pedido de uma nova gerao de heris que lidassem com essas mudanas e no fossem to inocentes. Com o surgimento de Dr. Manhattan, Hollis Mason percebeu que havia chegado a hora de se aposentar.

Dr. Manhattan, piratas e corujas

Mais trs anexos introduzem trechos de livros ou artigos produzidos pelos personagens, auxiliando na compreenso das mudanas socioculturais realizadas pelo incremento da fico que molda a realidade, como tambm oferecem pistas para o enredo da trama. Watchmen volume 4 apresenta em seus anexos trechos do livro do professor Milton Glass (Figura 10) Dr. Manhattan: O Super-Homem e as Superpotncias. Milton Glass trabalhava com John Osterman antes deste ltimo sofrer o acidente, o contedo deste anexo aborda questes que j foram discutidas neste artigo sobre o impacto da presena do Dr. Manhattan no mundo. A narrativa aqui necessria para que o leitor compreenda mais sobre o problema Manhattan, pois o professor Glass discute acerca das vantagens de ter um Deus caminhando

Ano V, n. 09 setembro/2009

15

entre os homens, concluindo que poder acarretar no comodismo e na falsa confiana de que o mundo est em paz.

FIGURA 10: Personagens secundrios tm a oportunidade de contribuir com a histria.

O anexo sobre pirataria colocado no volume 5 de Watchmen, aqui mais uma vez a editora DC Comics coloca o nome da prpria editora no jogo de impresso de realidade. So trechos do captulo 5 do livro A Ilha do Tesouro A Tesouraria dos Quadrinhos, uma maneira que a equipe da Graphic Novel encontrou para aprofundar-se mais na srie Contos do Cargueiro Negro. O captulo fala da evoluo dos quadrinhos de super-heris para os de pirataria. O que se segue uma descrio to detalhada que pela primeira vez fica difcil dizer o que real ou fico. Falam da editora EC Comics, que atribuem a ela a iniciativa das revistas sobre piratas, em seguida vem a DC Comics com Contos do Cargueiro Negro com desenhos de Joe Orlando e roteiro de Max Shea. H at uma foto do desenhista (Figura 11), mas o personagem Max Shea fictcio. Com uma pesquisa mais detalhada, Joe Orlando realmente existiu e foi um ilustrador e vice-presidente da DC Comics, ele desenhou a nica imagem nas edies de Watchmen que no foi feita por Gibbons.

Ano V, n. 09 setembro/2009

16

FIGURA 11: A editora e desenhista mencionados realmente existem.

O texto analisa o trabalho feito em Contos do Cargueiro Negro, relatando diversas edies, apenas breves comentrios que servem para que o leitor entenda qual o teor da revista. O personagem Max Shea s aparece 3 edies depois. Watchmen volume 7 o anexo expe um artigo produzido pelo personagem Dan Dreiberg, o novo Coruja (Figura 12). A narrativa iguala-se a de um artigo especializado sobre pssaros. O recurso utilizado para descobrirmos mais sobre o personagem como tambm h uma forte analogia quando ele descreve o sentimento de impotncia das presas paralisadas da coruja perante o seu guincho de ataque, isso comparvel ao sentimento dos heris ante uma guerra nuclear, no pode ser evitada facilmente e muitos se paralisam com a perspectiva de um ataque prximo.

FIGURA 12: Mais um exemplo de interao dos anexos com a trama.

Ano V, n. 09 setembro/2009

17

Criando mdias e realidades Os demais anexos so providos de uma esttica apurada que jogam com o prprio espaamento das pginas, no caso da ficha criminal, o jornal, livro de recortes, marketing de Ozymandias. Em Watchmen volume 5 o personagem Rorschach cai em uma armadilha e preso pela polcia. Na edio nmero 6 observamos o Dr. Malcolm Long fazendo testes no ento presidirio Walter Kovacs, vulgo Rorschach, no anexo deste volume apresentado a ficha criminal do personagem bem como documentos sobre o histrico de Kovacs e relatrios do orfanato onde ele ficou quando criana. Na primeira pgina do anexo j vemos a disposio da imagem para que notemos que uma representao de uma ficha policial (Figura 13), apresentando a foto frente/perfil e com vocabulrio fiel a de um oficial de polcia. No relatrio relata com detalhes a captura do heri e os pertences que ele possua no momento da priso.

FIGURA 13: Ficha criminal de Walter Kovacs.

Em seguida temos o histrico da vida de Kovacs feito pelo Hospital Psiquitrico do estado de Nova York. perceptvel a preocupao em aumentar o nvel de veracidade do documento, com o smbolo do hospital (Figura 14). Nas outras pginas possuem fotocpias de duas redaes escritas por Kovacs durante sua permanncia no Lar Charlton, as fichas so amontoadas uma em cima da outra, sobrepondo textos e imagens.

Ano V, n. 09 setembro/2009

18

FIGURA 14: Marcas de mancha de caf, foto sobrepondo o texto, recursos de representao da realidade.

Watchmen 8 anexa uma edio do jornal sensacionalista New Frontiersman pronta para ir para impresso (Figura 15). Na teoria a imprensa tem papel de informar, contudo, no caso do New Frontiersman de tentar formar opinio. A linha editorial segue a risca a rejeio Unio Sovitica, colocando todos os acontecimentos ruins e estranhos como culpa dos comunas.

FIGURA 15: Vemos aqui o editor trabalhando no jornal que vai aparecer nos anexos.

Sobre as pginas que representam o jornal so sobrepostas imagens reais de gilete e lpis utilizados na formao do jornal. como se o leitor estivesse olhando sobre a mesa de edio do New Frontiersman (Figura 16):

Ano V, n. 09 setembro/2009

19

FIGURA 16: New Frontiersman em produo.

O anexo livro de recortes de Sally Jpiter, a primeira Espectral, est no volume 9 de Watchmen. Da mesma forma que a ficha criminal de Kovacs, aqui podemos ver nas bordas o formato de um lbum, os recortes nele contidos esto colados por adesivos ou suportes para fotos. H uma folha de jornal com uma matria sobre a Espectral, no texto vemos que a mdia aproveita-se das novidades com a possibilidade de um filme sobre Sally, na mesma pgina est um recado do diretor do possvel filme. Em outra pgina est a carta convite do Capito Metrpole para Sally, chamando-a para o grupo dos Homens-Minuto que como pode-se ver na trama a personagem participou. A seguir h uma carta de Larry, agente de Sally, descrevendo o declnio dos HomensMinuto, com revelaes da homossexualidade do Capito Metrpole e Justia Encapuzada. Existe tambm um recorte da resenha cinematogrfica do filme com a Espectral. Na ltima pgina h um recorte de entrevista da revista Probe sobre Sally. Com base nos escassos estudos sobre tcnicas de entrevista, esta se caracteriza como entrevista de espetacularizao com subgnero de perfil do pitoresco: que se salienta quase exclusivamente a fofoca, o grotesco, os traos sensacionalistas, o picante de acordo com os modismos sexuais. (MEDINA, 1990, p.16). Mas como deixar a entrevista nesse perfil e transmitir dados teis para o leitor? suavizada o nvel frvolo das respostas, mas as perguntas mantm-se no nvel sexual identificando o perfil pitoresco (Figura 17):

Ano V, n. 09 setembro/2009

20

FIGURA 17: Do lado esquerdo a borda do lbum, do lado direito marcas da pgina rasgada da revista.

Os dois ltimos anexos de Watchmen volumes 10 e 11 so reservados para entender e conhecer o mundo do vilo Ozymandias. duvidoso usar os termos vilo e heri nos personagens de Alan Moore pois todos possuem defeitos, cdigos particulares e motivos para agir da forma que agem. O primeiro anexo mostra projetos de marketing da empresa de Adrian Veidt, Ozymandias, este personagem est vinculado com o uso das mdias e a fora da Indstria Cultural. Enquanto que o segundo anexo uma entrevista com o personagem. No volume 10 mostra-se no anexo primeiro uma carta de Leo Winston, presidente de marketing e desenvolvimento das empresas Veidt, para o prprio Adrian Veidt. Na carta ele sugere a criao de uma linha de bonecos (Figura 18) baseados nos companheiros de luta de Ozymandias, revelando a vantagem de que Rorschach, Coruja e Moloch (inimigo que faleceu durante a trama) no poderem exigir direitos autorais pois ser vigilante ilegal. No contexto sociocultural de Watchmen os super-heris no so produtos culturais, fazem parte da realidade daquele universo, representando a dignidade, a moral e a luta do bem contra o mal. A marca da indstria cultural baixar a cultura de seu pedestal e dissemin-la entre as massas.

FIGURA 18: O uso indevido de imagem para o lucro pessoal.

Ano V, n. 09 setembro/2009

21

Alm dos bonecos, Veidt comanda a produo do perfume Nostalgia, que ao longo da trama podemos ver propagandas, no anexo descobrimos o plano de Adrian para lanar um novo perfume Millenium imaginando o sucesso de seu esquema de conseguir a paz mundial. Por ltimo, h a introduo do curso O Mtodo Veidt algo relacionado a autoajuda com um programa de exerccios. A entrevista com Ozymandias um hbrido entre espetacularizao e aprofundamento. Adrian concede entrevista para a revista Nova Express, graas a qualidade intelectual de Veidt, a entrevista tende para o perfil humanizado Esta uma entrevista abera que mergulha no outro para compreender seus conceitos, valores, comportamentos, histrico de vida. (MEDINA, 1990, p.18). Apesar de que em alguns momentos o reprter desvia as perguntas para o campo da fofoca. interessante observar os detalhes desse anexo com sua diagramao igual a de uma revista com um cuidado especial de at indicar a fonte das fotos tiradas que aparecem na entrevista: Foto Cortesia de Tringulo Ltda. 1975.

Consideraes Finais Watchmen inovou com seus mtodos de impresso da realidade, seus anexos relacionam a fico com o contexto sociocultural da poca. O poder simblico do uso de imagens que remetem a nossa realidade criam uma interao maior com o leitor. O cuidado em recriar com fidelidade documentos como ficha criminal, livros, artigos, jornais, destacam a qualidade semitica da Graphic Novel. Impressiona a proeza de Alan Moore e equipe em construir uma relao de cotidiano entre leitor e histria, no s com os anexos mas com os prprios personagens, fazendo com que as relaes entre fico e contexto sociocultural fossem absorvidas com naturalidade para quem lesse a obra. O trabalho desenvolvido acerca da Guerra Fria e as conseqncias da existncia de super seres no mundo, demonstram o nvel atingido pelos quadrinhos. Ao longo dessa passagem pelos anexos incorporados a produo da Graphic Novel podemos ver com clareza como so configuradas as relaes de fico e contexto sociocultural. criada uma dinmica de interao entre o leitor e da histria com a prpria histria. Elas so unificadas de forma coesa em que se torna possvel certos rumos a realidade narrada na HQ (FILHO, 2009). Com essas observaes conclumos que se no h essa conexo com o leitor, este mesmo leitor vai ao menos perceber o cuidado e dedicao para a criao destas ferramentas de impresso da realidade. Ano V, n. 09 setembro/2009

22

Watchmen uma obra com muitos significados e simbolismos sendo convergida recentemente ao cinema, os conceitos dentro da trama permanecem atuais e intrigantes, ocasionando sempre na revisita as suas pginas, ao seu mundo.

Referncias A HISTRIA dentro da histria: os livros de Watchmen. Produo de EMP., INC. EUA: 2009, 1 dvd (25 min). DA SILVA, Nadilson Manoel. Fantasias e Cotidiano nas Histrias em Quadrinhos. ANNABLUME, 2002. FILHO, Manasss Alves da Silva. Entrevista concedida para o artigo Watchmen: Fico e Contexto Sociocultural no dia 29 de julho de 2009. JOST, Franois. Seis Lies sobre televiso. Porto Alegre: Sulina, 2004, p. 27 44. MEDINA, Cremilda de Arajo. Entrevista: o dilogo possvel. So Paulo: Editora tica, 1990. WATCHMEN. So Paulo: Editora Abril, 1988. WATCHMEN, Edio definitiva. So Paulo: Panini Brasil Ltda, 2009.

Ano V, n. 09 setembro/2009

Вам также может понравиться