Вы находитесь на странице: 1из 9

Consumo de drogas x sade bucal

Dentre inmeros prejuzos cavidade bucal, o uso de tabaco, lcool e drogas alucingenas contribui para quadros de infeco, queimaduras da mucosa, halitose, eroso dentria e at cncer.

Esses problemas atingem pessoas das mais variadas idades. Ao falar de substncias ilcitas, adolescentes e adultos jovens o maior grupo consumidor. Mas, em relao automedicao, tabaco e lcool, pessoas at 60 anos so afetadas.

Na cadeira do dentista Na primeira visita feita a uma dentista feita uma entrevista chamada de anamnese. Este um espao aberto e sigiloso para que o paciente manifeste suas dvidas e problemas com a sade da boca e do corpo todo. Ao dentista, enquanto profissional de sade, caber informar ao paciente condutas e providncias para a soluo do problema de uma forma clara, humana e embasada em princpios cientficos, diz o cirurgio-dentista Rodrigo Guerreiro Bueno de Moraes, consultor cientfico da Associao Brasileira de Odontologia ABO. Durante a consulta de suma importncia a honestidade com o dentista em relao a drogas, uma vez que determinadas substncias podem interferir em tratamentos clnicos e acabar com resultados indesejados. Um exemplo o efeito da anestesia usada em alguns procedimentos. O uso de lcool pode fazer com que o efeito no controle da dor seja menor do que o esperado. importante que mdicos, cirurgies-dentistas e outros profissionais de sade sejam informados sobre qualquer tipo de droga e dosagem consumida da mesma, independente da licitude de seu uso/prescrio, afirma.

Efeitos das drogas na sade bucal Alguns sinais e sintomas podem ser claramente observados em uma consulta odontolgica e permitem ao cirurgio-dentista constatar o uso de drogas no paciente. Porm, cada substncia causa um efeito diferente na boca.

lcool: por ser uma substncia que desidrata pode provocar irritao na mucosa bucal e despertar a sensao de ardncia e secura da boca. Alm disso, favorece o mau hlito, tanto pelos efeitos bucais gerados, como pela agresso ao aparelho digestivo/fgado.

Tabaco: o fumo um depressor da resposta de defesa do organismo. Isso abre portas para que infeces da boca tenham repercusses piores que as imaginadas. Por conta do fumo, por exemplo, pacientes com inflamaes das gengivas (gengivites) tenham at quatro vezes mais chances de evolurem para perda de osso ao redor dos dentes (periodontites) o que pode ser fatal para a fixao dos dentes nas arcadas. Tambm

existem evidncias da relao entre o cncer bucal e o tabagismo. Na fumaa do tabaco j foram detectadas mais de 60 substncias carcinognicas.

Inalantes: efeitos alucingenos e de depresso do sistema nervoso central podem dificultar a rotina das pessoas e o poder de concentrao para coisas simples e fundamentais a sade, como higienizar os dentes ou retornar ao dentista para manutenes e avaliaes de rotina. Alm disso, tal qual o cigarro, podem minar as defesas orgnicas, diminuir o fluxo normal de saliva e abrir espao para o surgimento e a piora de doenas bucais pr-existentes, como crie e gengivites.

Estimulantes: estes tipos de substncias podem causar eroso nos dos dentes, ressecamento da mucosa da cavidade bucal e maior incidncia de descamao gengival. Segundo Rodrigo, a maioria das repercusses dos tecidos bucais por interaes

qumicas/medicamentosas podem ser revertidas apenas com a eliminao do uso daquele produto. Efeitos persistentes aps a supresso destas drogas devem ser avaliados pelo dentista, a fim de assegurar que nenhum outro problema tenha evoludo a partir desta causa.

Especialista esclarece mentiras sobre sade bucal


Goma de mascar acaba com o mau hlito? Temporariamente a goma de mascar pode mascarar o mau hlito, mas no acaba com o problema. O chiclete pode ser um coadjuvante da higiene bucal. Em um dia em que a correria grande e no d tempo para escovar os dentes, a goma sem acar pode neutralizar o Ph da boca depois das refeies. Isso porque, ao mascar, a salivao estimulada.

Enxaguante bucal com lcool prejudica o paladar? Os produtos que contm lcool na frmula podem causar uma descamao das mucosas da boca, alm de afetarem as papilas gustativas. Essa descamao contribui para a formao da saburra lingual, uma massa esbranquiada que causa o mau hlito. Hoje, existem no mercado enxaguantes sem lcool, mas importante pedir a recomendao para seu dentista Refrigerante faz mal aos dentes? O consumo frequente de alimentos com corante pode manchar os dentes. O refrigerante tambm cido, alm de os produtos com acar poderem causar cries e doenas gengivais.

Chupar limo desgasta o dente? Como o limo cido, o esmalte do dente pode ser desgastado, o que causa a eroso cida. Mas no se preocupe em comer algo temperado com limo ou tomar

Sempre preciso remover o dente do siso? O dente do juzo perdeu a sua popularidade nos ltimos tempos. Mas, se o siso nascer na posio correta e houver espao na boca para seu crescimento, pode no representar risco para a sade bucal.

Faz mal mastigar a ponta da caneta? Esse hbito pode causar mudanas na mordida, pois altera a posio dos dentes, alm de desgastar o esmalte.

Para deixar os dentes brancos bom usar bicarbonato? O bicarbonato limpa os dentes superficialmente, alm de poder ocasionar abraso. importante no usar frmulas caseiras e procurar sempre a ajuda de um profissional. Usar escovas ultramacias e com uma grande quantidade de cerdas sempre a melhor soluo para preservar um sorriso bonito. Se quiser clarear os dentes, deve-se investir em creme dental clareador? O creme dental far apenas uma limpeza superficial dos dentes. Caso tenha feito clareamento no dentista, o creme usado como complemento. O importante ter recomendao do dentista para que a psta no seja abrasiva e no desgaste o esmalte dos dentes.

Tratamento de superfcie cida torna implantes mais estveis, diz pesquisadora.


A Implantodontia vem evoluindo ao longo dos anos. Diferentes formatos de parafuso, com e sem rosca, e de profundidades variadas tm sido desenvolvidos, buscando aumentar o contato com o osso. Da mesma forma, a plataforma prottica tem sido alvo de transformaes, tratamentos de superfcie so propostos, como, por exemplo, o tratamento de superfcie cida.Segundo Andra Cndido dos Reis, professora doutora do Departamento de Materiais Dentrios e Prtese da Faculdade de Odontologia de Ribeiro Preto da Universidade de So Paulo (FORP-USP) e do Curso de Ps-graduao em Reabilitao Oral da mesma Instituio, at pouco tempo, suspeitava-se que esse tratamento de superfcie pudesse ter um efeito positivo sobre a estabilidade primria, uma vez que promoveria um maior atrito. No entanto, segundo ela, alguns autores duvidavam dessa capacidade, pois consideravam que os poros resultantes desse tratamento eram muito pequenos e insuficientes, portanto, para interferir na estabilidade do implante. Continue lendo: http://bit.ly/UzV2p2

Pesquisa mostra diminuio de ronco com dispositivo intraoral, mas no da apneia


Embora haja cada vez mais estudos sobre odontologia e medicina do sono, esses campos ainda no so plenamente explorados. Tanto que apenas ano passado o Conselho Federal de Medicina reconheceu a medicina do sono como subespecialidade mdica. Um dos distrbios do sono mais frequentes, principalmente na populao idosa, a sndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS). Para saber mais sobre esse problema, o PRO-ODONTO Prteseentrevistou Danilo Chucralla Chaccur, especialista e mestre em prtese dental pela FOPUSP. O cirurgio-dentista defendeu durante sua dissertao de mestrado na USP e UNIFESP umtrabalho sobre os efeitos de um dispositivo intraoral na dimenso vertical e qualidade do sono de usurios de prtese total.

PRO-ODONTO Esttica (Matria Internacional) Pesquisa mostra que clareamento caseiro com perxido de carbamida a 22% e nitrato de potssio a 3% apresenta bons resultados
Nas ltimas duas dcadas, o clareamento dental noturno tem sido amplamente estudado na odontologia. Por essa razo, Joe Ontiveros, diretor da Diviso de Biomateriais Orais do Houston Center for Biomaterials and Biomimetics e professor associado do Departamento de Prtese Dentria e Restauradora da University of Texas Health Science Center at Houston (UTHealth), considera que as vantagens dessa tcnica so a previsibilidade e a eficincia no clareamento de dentes vitalizados descoloridos.

Aprovada em Campo Grande (MS) lei que prev profissionais da Odontologia nas UTIs Os vereadores de Campo Grande (MS) aprovaram nesta sexta-feira, 21, o Projeto de Lei n 7.197/12, que dispe sobre a obrigatoriedade da presena de profissionais da Odontologia nas Unidades de Terapia Intensiva da Capital. Agora, o PL ser encaminhado para a sano do prefeito de Campo Grande. Com a medida, os profissionais da Odontologia vo integrar as equipes multidisciplinares que atuam nas UTIs. Esse uma conquista da odontologia. Campo Grande a primeira cidade do Brasil a ter uma lei que garante a presena desses profissionais nas Unidades de Terapia Intensiva, afirma o presidente do CRO -MS, Francisco Grilo. A proposta tem autoria do vereador Mrio Csar e foi assinada ainda pelos parlamentares, Paulo Siufi, Dr. Jamal e Carlo. A presena de profissionais da Odontologia nas UTIs ainda vai ajudar na reduo de casos de infeco hospitalar. Um dos principais cuidados para se evitar a transmisso de microorganismos nesses ambientes e que ainda no so adotados a higienizao da boca. Estudos realizados no Brasil pela Associao Nacional de Biossegurana (Anbio) trazem nmeros alarmantes: em mdia, 80% dos hospitais no fazem o controle adequado. O ndice de infeco hospitalar varia entre 14% e 19%, podendo chegar, dependendo da unidade, a 88,3%. Ainda conforme o estudo, cerca de cem mil pessoas morrem por ano em decorrncia das infeces. A Organizao Mundial da Sade (OMS), por sua vez, estima que as infeces hospitalares atinjam 14% dos pacientes internados no pas. Uma das infeces mais comuns a pneumonia, que pode ser facilmente prevenida por meio do acompanhamento do Cirurgio-Dentista. Essa infeco acontece por meio da aspirao da saliva. Sem a higienizao da boca, em 48 horas j acumulam placas bacterianas que vo ocasionar a pneumonia, explica a cirurgi -dentista presidente da Comisso da Odontologia Hospitalar do CRO-MS, Juliana Santiago Setti. A especialista afirma que uma infeco bucal pode alm de alterar resultados dos exames, agravar o quadro clnico do paciente. A boca algo muito delicado e que deve receber ateno. Um problema com infeco pode at desencadear algumas patologias como a diabetes e insuficincia cardaca, explica.

Remoo do siso evita que os outros dentes encavalem e previne infeces


Dente desorganiza a arcada e dentistas geralmente optam por remov-lo. Se no extrair, siso pode causar infeces, leses e problemas na ATM.

Quando o siso comea a sair, na maioria das vezes, ele atrapalha a arcada dentria por ter um tamanho incompatvel com o restante dos dentes. Para evitar que isso acontea, os dentistas geralmente optam por remov-lo, como explicaram os cirurgies bucomaxilofaciais Sidney Neves e Gabriel Pastore no Bem Estar desta segunda-feira (5). Essa extrao previne tambm infeces graves, leses que causam perda ssea e problemas na ATM (articulao temporomandibular). Em alguns raros casos, o dente nasce de maneira harmoniosa e a retirada no necessria. No entanto, grande parte dos pacientes tem problemas, especialmente se parte do siso fica encoberta pela gengiva isso pode causar uma infeco e pode levar at mesmo a morte. Por isso, a extrao indicada principalmente como preveno para essas e outras complicaes. Quando o siso comea a sair, na maioria das vezes, ele atrapalha a arcada dentria por ter um tamanho incompatvel com o restante dos dentes. Para evitar que isso acontea, os dentistas geralmente optam por remov-lo, como explicaram os cirurgies bucomaxilofaciais Sidney Neves e Gabriel Pastore no Bem Estar desta segunda-feira (5). Essa extrao previne tambm infeces graves, leses que causam perda ssea e problemas na ATM (articulao temporomandibular). Em alguns raros casos, o dente nasce de maneira harmoniosa e a retirada no necessria. No entanto, grande parte dos pacientes tem problemas, especialmente se parte do siso fica encoberta pela gengiva isso pode causar uma infeco e pode levar at mesmo a morte. Por isso, a extrao indicada principalmente como preveno para essas e outras complicaes. Alm disso, os especialistas no recomendam fazer fora, exerccios fsicos e abaixar a cabea para pegar objetos no cho j que isso pode levar o sangue para a cabea e atrapalhar a coagulao. Dormir com a cabea mais alta que o corpo, por exemplo, com dois travesseiros, tambm pode contribuir para uma boa recuperao, assim como escovar os dentes corretamente para prevenir infeces. Implante A arcada dentria pode ser afetada tambm pela falta de um dente. Nesse caso, o implante a soluo para estabilizar a ocluso e estabilizar os outros dentes na boca; a prtese substitui o dente perdido e um parafuso substitui a raiz.

Mas nem todo mundo pode fazer implante. O paciente tem que ter condies mnimas de sade, como alta imunidade, higiene e boa alimentao, para que o procedimento seja bem sucedido e para que a cicatrizao seja correta. Por exemplo, pessoas que fumam geralmente tm a cicatrizao mais longa. Teoricamente, a prtese colocada para durar a vida inteira. Mas como mais sensvel e frgil do que um dente normal, dura geralmente 4 anos at a prxima troca. Aps a cirurgia, o ideal ficar 30 dias sem forar o implante, comendo apenas alimentos moles. Normalmente, ao contrrio da cirurgia de remoo do siso, no h dor e no h inchao. Para manter o implante, o paciente no pode esquecer de escovar os dentes e deve ir ao dentista de 6 em 6 meses para o monitoramento da prtese. Geralmente, o valor do procedimento custa por volta de R$ 4 mil: R$ 2 mil da parte cirrgica mais R$ 2 mil da parte prottica.

Вам также может понравиться