Вы находитесь на странице: 1из 13

MANUAL DOSVOX

INTRODUO O DOSVOX um sistema para microcomputador da linha PC que se comunica com o usurio atravs de sntese de voz, viabilizando, o uso de computadores por deficientes visuais INICIANDO O PROGRAMA O micro ligado normalmente. Os sons caractersticos da entrada do Windows so importantes para que o deficiente visual saiba quando possvel comear a executar o DOSVOX. O acionamento feito apertando-se as teclas "ctrl + alt + d", sendo ento sintetizada a frase "DOSVOX - O que voc deseja?", que ser ouvida sempre que o sistema necessitar de uma nova informao. Pressionando-se F1 o "menu principal" ser apresentado ao mesmo tempo que sonorizado. Na tela inicial aparecero tambm informaes sobre como adquirir, ou obter ajuda sobre o DOSVOX.

Para se saber as opes do DOSVOX, basta usar F1. Como facilmente intudo pela figura, basta apertar-se uma tecla que a funo correspondente ser iniciada. A qualquer momento, a tecla ESC pode ser usada para cancelar qualquer funo. A tecla F1 permanece disponvel na maior parte dos utilitrios do sistema como tecla de ajuda. Opcionalmente pode-se usar as setas e as opes que sero mostradas num menu na prpria tela. A cada acionamento de seta, uma opo ser selecionada. Neste caso, a opo desejada escolhida apertando-se ENTER. Para limpar a tela, usa-se a barra de espaos (verso 3.1b em diante).

TESTE DO TECLADO O teste de teclado de suma importncia , principalmente para o usurio iniciante em microcomputadores. Seu objetivo maior proporcionar ao usurio o reconhecimento da posio das teclas alfanumricas e teclas com funes especiais, facilitando seu aprendizado quanto aos demais aplicativos do sistema. Pressionando-se a tecla ESC o teste terminar, e soar novamente a pergunta "DOSVOX - O que voc deseja? ". Vale ressaltar que, para um deficiente visual, o pleno domnio do teclado se faz imprescindvel, uma vez que a manipulao do "mouse" est descartada.

MANIPULAO DE ARQUIVOS Ao pressionar-se a letra "A" (aps a pergunta "DOSVOX - o que voc deseja?"), so informados pelo sistema : "Nmero de arquivos neste diretrio: xx" "Arquivos: use as setas para selecionar. Depois tecle sua opo." A partir deste momento, usando-se as setas so

falados um a um os arquivos do sistema. Quando um arquivo desejado falado, pode-se escolher uma funo a ser realizada com ele, bastando para isso acionar uma tecla. Para se saber as funes de manipulao de arquivos pressiona-se "F1".

JOGOS O sistema DOSVOX dispe de alguns jogos que visam no somente o entretenimento, mas tambm facilitar a aprendizagem do ambiente, na medida em que, jogando, o usurio estar ao mesmo tempo aperfeioando sua interao atravs do teclado e com o sistema de um modo geral. Os jogos so acionados teclando-se a opo "J" seguido de uma letra que representa a abreviatura do jogo desejado. A tecla "F1" apresenta ento o "menu de jogos".

A maior parte dos jogos do DOSVOX tem uma interface alfanumrica, mas so povoados de efeitos sonoros. Desta forma, eles podem ser usados com prazer mesmo por pessoas que no so deficientes visuais.

Mesmo nos jogos que possuem interface grfica, o comando feito unicamente pelo teclado, e a informao visual til para favorecer o compartilhamento do jogo entre pessoas que enxergam com as invisuais.

UTILITRIOS DE USO GERAL Os utilitrios visam proporcionar entre tarefas cotidianas, maior independncia e organizao. Os utilitrios so acionados teclando-se a opo "U" seguido de uma letra que representa a abreviatura da opo desejada. A tecla "F1" apresenta ento o "menu de utilitrios".

Um dos utilitrios a calculadora vocal, que possibilita a execuo de clculos simples, de forma completamente sonorizada.

MULTIMDIA As pessoas cegas tm, em geral, uma ligao muito forte com som. Da o DOSVOX proporcionar diversos utilitrios para processamento multimdia. Os aplicativos de multimdia sero acionados teclando-se a opo "M" seguido de uma letra que representa a abreviatura da opo desejada. A tecla "F1" apresenta ento o "menu multimdia".

INTERNET A Internet representa para a pessoa deficiente visual uma porta aberta para o mundo, atravs da qual ele pode ter acesso a informaes, pode publicar suas prprias idias,
6

conectar-se a redes sociais, enviar e receber correspondncia, enfim, fazer o mesmo uso que qualquer pessoa faz da Internet. O DOSVOX possui um grande nmero de utilitrios de acesso a Internet, sendo alguns deles inigualveis em termos de qualidade de acessibilidade produzida, quando comparados a outros sistemas

COMANDOS DO PROGRAMA Em seu menu principal, o WEBVOX dispe das seguintes opes: "T": Trazer pgina; a partir desta opo, voc digitar o endereo da pgina a buscar na rede. Por exemplo: www.ufrj.br acessa a pgina da ufrj www.nce.ufrj.br acessa a pgina do Ncleo de Computao Eletrnica www.jb.com.br/comando.html ir diretamente pagina principal do Jornal do Brasil.

"G": Gravar pgina em formato TXT para posterior leitura, por exemplo com os programas LEVOX ou EDIVOX; neste caso, estando conectado uma pgina qualquer, voc poder traze-la e armazena-la em seu computador em formato texto. Este comando tambm permite referenciar os "elos", ou hiperlynx que eventualmente possam estar presentes na pgina em formato original (em HTML): aperte "S" ou "N" conforme sua vontade. O WEBVOX lhe pedir o nome do arquivo local, por exemplo digite: esporte.txt para guardar uma pgina de esportes no diretrio de trabalho atual. Voc pode tambm digitar o nome completo do arquivo, por exemplo: c:\winvox\treino\esportes.txt "O": Gravar em formato original; neste caso voc poder gravar esta mesma pgina acima exemplificada no formato HTML, ou seja, no formato em que a grande maioria das informaes contidas na INTERNET estaro disponveis; muito til para aqueles que desejarem aprender a programar neste formato, servido esta portanto como exemplo futuros projetos pessoais. "L": leitura da pgina "buscada"; aps o WEBVOX ter carregado devidamente a pgina em questo, voc dever pressionar esta tecla para que assim se inicie a leitura da mesma; a leitura pode ser interrompida teclando-se ESC. O comando de leitura ser detalhado mais adiante. "V": voltar pgina; neste caso voc poder retornar ltima pgina referenciada ou lida; ser importante ressaltar neste momento que esta opo no estar disponvel no modo de leitura, ou seja, pra que voc retorne pgina anterior, voc dever antes de tudo ter sado do modo de leitura (atravs da tecla ESC), e a sim, pressione esta tecla; a cada tecla "V" pressionada, voc ento retornar uma pgina. "A": Carregar um arquivo local; neste caso, no existir a necessidade implcita de que voc esteja conectado INTERNET, e ser entendido pelo WEBVOX que o arquivo referenciado devera ser lido como se fosse uma HP realmente, assim sendo, far a leitura como se voc estivesse conectado INTERNET. Nota: Este comando poder ser muito prtico quando por exemplo, voc estiver testando uma pgina construda por voc mesmo, e desta forma o WEBVOX lhe proporcionar a noo exata de como a mesma ser lida por outras pessoas. "I": a possibilidade para que sua leitura seja feita em idioma estrangeiro. Para que isso seja possvel, sua mquina deve estar instalada com um servidor "DDE" de lngua estrangeira, por exemplo, os programas TextAssist ou Monolog. "S": a possibilidade ao acesso a pginas de uso muito comum ou interessante. Atravs desta opo voc ser capaz de armazenar em seu computador aqueles endereos de sua preferncia, e sendo assim, bastar pressionar ENTER em qualquer um deles e o WEBVOX tratar de "carregar" aquela pgina; Nada de HTTP pra l... nem WWW pra c... basta ENTER e pronto...

"C": configurar o programa Essa opo permite variar alguns parmetros de leitura. "E": exportar pgina para a rea de transferncia Desta forma possvel jogar o contedo de uma pgina na rea de transferncia do computador, para posterior incorporao a outro programa (por exemplo, a um texto no editor). Existe um limite nesta operao: 65000 letras no mximo podem ser transcritas (cerca de 1000 linhas de texto). "R": recarregar esta pagina. Essa opo permite que uma pgina seja atualizada (recarregada), o que permite que pginas freqentemente atualizadas sejam trazidas de novo. Essa opo permite ainda que pginas trazidas de forma incompleta ou apagadas da memria sejam recarregadas. "N": trazer pgina sem ler O normal do WEBVOX ler a pgina imediatamente a sua carga. Entretanto, em algumas situaes pode ser interessante apenas carregar a pgina sem ler. Aps essa funo comum executar a funo "O" ou "G" para apenas gravar a pgina trazida para posterior processamento. ENTENDENDO AS OPES DA LEITURA O comando L d inicio leitura contnua do texto. Ela pode ser interrompida apertando-se a qualquer momento a tecla de espao. A partir da voc ter uma srie de opes sua disposio. Aperte F1 para obter uma lista de opes vlidas neste momento. As opes mais importantes so: espao Para e reinicia leitura contnua teclas TAB e BACKSPACE caminharo pelos elos da pgina, indo para frente e para trs respectivamente); tecla ENTER carrega ou entra no "elo" que estiver sob o foco; setas avanam ou recuam no texto F3 informa nome da pagina atual F5 e control F5 busca um texto na pgina (control significa de novo) F6 informa percentual lido control-PageUP e control-PageDOWN, vo para o incio do texto home - textualiza o tipo de controle atual (tag) - til para aprender HTML

Vamos neste INTERNET...

momento

tentar

de

forma

hipottica

"navegar"

pela

WEBVOX: WEBVOX, verso xxx Qual sua opo? USURIO: Pressione "T" WEBVOX: Digite o endereo buscar: USURIO: www.jb.com.br/comando.html OBS: aguarde carregar a pgina, voc poder pressionar a tecla "Q" para saber como anda este processo: ele falar nmeros que indicam o progresso da chegada de informaes. WEBVOX: OK, pgina carregada. Qual sua opo ? USURIO: Aperte "L" O incio da leitura se dar de forma contnua Antes de cada elo o programa dar um BIP. Se quiser "navegar" entre os elos, pressione TAB para ir para o prximo elo ou BACKSPACE para voltar ao elo anterior. Pressione seguidamente TAB at chegar em HORSCOPO e pressione ENTER WEBVOX: Buscando pgina alternativa. Aguarde carregar a pgina. Aps a pgina ter sido trazida, o sistema comear a ler (o modo leitura ativado automaticamente). Leia suas previses para o dia de hoje, tomara que sejam boas, hahahaha!!! USURIO: Aperte ESC WEBVOX: Qual sua opo ? USURIO: Aperte "S" WEBVOX: Aperte "A" para adicionar ou "F" para folhear USURIO: Aperte "A" WEBVOX: Informe um comentrio para esta pgina USURIO: Previses do horscopo A partir deste ponto, estar includo nas suas pginas seletas esta referncia, e bastar ao incio do programa pressionar "S", caminhar com as setas at "Previses do
10

horscopo" e teclar ENTER QUE O WEBVOX buscar esta pgina informando-lhe as previses dirias do seu signo; fcil n??? TRABALHANDO EM PGINAS SELETAS O WEBVOX vem pr configurado com diversas pginas seletas (que as pessoas normalmente chamam de "bookmark") para que voc, j tenha diversas opes interessantes de navegao, antes mesmo de conhecer os nomes das principais pginas da rede. Para ativar as pginas seletas, voc acionar a opo S. Voc ter duas opes: "F" para folhear os endereos j cadastrados "A" para adicionar novos endereos; Atravs da opo "F" (folhear) voc caminhar com as setas, e bastar pressionar ENTER, quando a pgina interessante for falada. Espere a pgina ser carregada e depois pressione "L" para que ela seja lida. A adio de novas pginas seletas se faz atravs de trs mtodos: a) editando diretamente o arquivo c:\winvox\webselec.ini (mtodo desaconselhado) b) pedir para trazer a pgina desejada e depois apertar S A (ou seja, seletas e adicionar) c) a maneira usual. Voc vai navegando, at que chega a uma pgina interessante. Para adicionar essa pgina s seletas, saia do processo de leitura apertando ESC, e execute S A.

O WEBVOX lhe pedir ento que faa um comentrio para esta pgina. Bastar voc informar por exemplo, numa pgina sobre comida:

11

Home Page sobre Cozinha brasileira, ou apenas Cozinha Brasileira, ou qualquer outra coisa; a partir da, voc passa a contar com mais esta referncia... Bom apetite!!! ACESSANDO UM NDICE DE BUSCA DA INTERNET Agora vamos acessar um ndice de busca, e para quem no sabe, ser atravs destes que poderemos buscar diversas HOME PAGES contendo um assunto qualquer de sua preferncia... Entre os ndices mais conhecidos est o site CAD, homepage brasileira destinada a servir de "mini catlogo" de pginas. O CAD permite dois tipos de busca: por pergunta direta (formulrio) ou por sugesto de assuntos. A pgina do CAD pode ser trazida pedindo-se para trazer a pgina www.cade.com.br ou ento atravs do menu de pginas seletas (opo S e depois folhear com a opo F e depois as setas at chegar palavra CAD), como mostrado a seguir.

WEBVOX: Qual sua opo ? USURIO: Aperte "S" WEBVOX: Adicionar ou folhear? USURIO: Aperte "F" Caminhe com as setas at ser dito: CAD. Espere carregar a) busca direta. V com a tecla TAB at o WEBVOX informar um assunto desejado, por exemplo, Centros de Pesquisa. Aperte Enter. trazida uma pgina contendo dezenas de centros de pesquisa. Use a tecla TAB seguidamente at chegar a um centro de pesquisa desejado. Depois use a seta para baixo para ler detalhes sobre este centro de pesquisa. Para seguir o elo, use BACKSPACE (que volta ao nome do elo lido) e depois ENTER. Aps ter lido a pgina (utilize todos os recursos possveis: leitura contnua, teclas TAB E BACKUP, SETAS CIMA E BAIXO, etc...) tecle ESC e depois "V" (voltar pgina) e retornando pgina original, continue a pesquisar... repita o processo quantas vezes quiser.

12

b) busca por nome Aperte control-pageup para voltar ao incio da pgina do CADE, depois aperte seguidas vezes a tecla TAB at que a mquina diga "Campo de entrada, pode editar". Digite uma informao qualquer a buscar, por exemplo, DOSVOX e aperte ENTER ou seta para baixo. A mquina vai falar "boto de submisso, aperte S para enviar". Aperte nesta hora a tecla S. Aguarde a pgina ser carregada. Ela trar uma srie de elos que faro referncia ao DOSVOX. Voc pode andar sobre estes elos com a tecla TAB, ou simplesmente deixar a mquina ler fluentemente apertando control-F1. Quando chegar a uma informao desejada, aperte espao para parar, BACKSPACE para voltar informao do elo lida, e finalmente ENTER.

13

Вам также может понравиться