Вы находитесь на странице: 1из 6

Introduo ao RUP

O que RUP? O RUP, abreviao de Rational Unified Process (ou Processo Unificado Racional), um processo de engenharia de software criado pela Rational Software Corporation e adquirida posteriormente pela IBM em 2003. Ele oferece uma abordagem baseada em disciplinas para atribuir tarefas e responsabilidades dentro de uma organizao de desenvolvimento. Sua meta garantir a produo de software de alta qualidade que atenda s necessidades dos usurios dentro de um cronograma e de um oramento previsveis. Assim, o RUP mostra como o sistema ser construdo na fase de implementao, gerando o modelo do projeto e, opcionalmente, o modelo de anlise que utilizado para garantir a robustez. O RUP define perfeitamente quem responsvel pelo que, como as coisas devero ser feitas e quando devem ser realizadas, descrevendo todas as metas de desenvolvimento especificamente para que sejam alcanadas. O RUP utiliza a Linguagem Unificada de Modelagem UML para especificar, modelar e documentar artefatos. A UML um padro definido pelo OMG e ter se tornado o padro empresarial para a modelagem orientada a objetos. Por ser flexvel e configurvel, o RUP pode ser utilizado em projetos de pequeno, mdio e grande porte. A arquitetura bsica do RUP se divide em duas dimenses (figura 01):

Figura 01

Horizontal: Representam o tempo de vida de um projeto, os aspectos do ciclo de vida do processo de engenharia de um sistema, de acordo com o decorrer do projeto. Essa dimenso demonstra o aspecto dinmico do processo, suas fases, iteraes e milestones.

Vertical: Representam os grupos de atividades lgicas que so realizadas durante o decorrer do tempo. Essa dimenso demonstra o aspecto esttico do processo, que ser composto por disciplinas, atividades, fluxos, artefatos e papis. O RUP incorpora as melhores prticas de desenvolvimento de software de acordo com as causas de sucesso apontadas pela indstria de software: 1) Desenvolvimento iterativo; 2) Gerenciamento de requisitos; 3) Arquitetura baseada em componentes; 4) Modelo visual de software; 5) Verificao contnua da qualidade de software; 6) Controle de mudana de software;

Desenvolvimento Interativo e Incremental O RUP trata o desenvolvimento de software de uma maneira iterativa e incremental, ou seja, substitui o modelo clssico de desenvolvimento em cascata para uma abordagem um pouco mais dinmica, dividida em iteraes, onde, dentro de cada iterao, teremos a execuo de cada uma de suas Disciplinas (figura 02), em proporo de acordo com a Fase do projeto.

Figura 02 COMPARATIVO RUP XP

Arquitetura e Casos de Uso

Em sua essncia, dizemos que o RUP centrado na arquitetura e dirigido por casos de uso. Isso significa que, para o RUP, os aspectos mais importantes do desenvolvimento de softwares (ou seja, os aspectos relacionados aos maiores riscos de um projeto de desenvolvimento) esto intimamente ligados arquitetura, visto que ele mesmo define arquitetura como tudo o que sobra quando voc no pode mais tirar nada mais do sistema, mas ainda continua entendendoo e explicando como ele funciona. Sendo assim, devemos ento tratar como centro (core) do nosso desenvolvimento, nossos requisitos arquiteturais do projeto. Alm disso, quando dizemos que o RUP dirigido por casos de uso, mostramos que para solucionarmos um problema (o grande e nico motivo para a criao de um sistema), devemos primeiro entender da melhor forma possvel esse problema, dividi-lo e organiz-lo de uma maneira que todos os envolvidos no projeto de construo desse sistema (todos os stakeholders) possam compreender a situao. Para realizar essas atividades, o RUP encontra na UML a soluo: Use Cases e seus atores.

Fases O RUP organiza o desenvolvimento de software em quatro fases, onde so tratadas questes sobre planejamento, levantamento de requisitos, anlise, implementao, teste e implantao do software. Cada fase tem um papel fundamental para que o objetivo seja cumprido, distribudos entre vrios profissionais como o Analista de sistema, Projetista, Projetista de testes, entre outros. Fase de Concepo / Iniciao: Esta fase do RUP abrange as tarefas de comunicao com o cliente e planejamento. feito um plano de projeto avaliando os possveis riscos, as estimativas de custo e prazos, estabelecendo as prioridades, levantamento dos requisitos do sistema e preliminarmente analis-lo. Assim, haver uma anuncia das partes interessadas na definio do escopo do projeto, onde so examinados os objetivos para se decidir sobre a continuidade do desenvolvimento. Fase de Elaborao: Abrange a Modelagem do modelo genrico do processo. O objetivo desta fase analisar de forma mais detalhada a anlise do domnio do problema, revisando os riscos que o projeto pode sofrer e a arquitetura do projeto comea a ter sua forma bsica. Indagaes como O plano do projeto confivel?, Os custos so admissveis? so esclarecidas nesta etapa. Fase de Construo: Desenvolve ou Adquire os componentes de Software. O principal objetivo desta fase a construo do sistema de software, com foco no desenvolvimento de

componentes e outros recursos do sistema. na fase de Construo que a maior parte de codificao ocorre.

Fase de Transio: Abrange a entrega do software ao usurio e a fase de testes. O objetivo desta fase disponibilizar o sistema, tornando-o disponvel e compreendido pelo usurio final. As atividades desta fase incluem o treinamento dos usurios finais e tambm a realizao de testes da verso beta do sistema visando garantir que o mesmo possua o nvel adequado de qualidade.

Вам также может понравиться