Вы находитесь на странице: 1из 4

Prova do Curso Introdutrio

INSTRUES
Para realizao desta avaliao, voc recebeu este Caderno de Questes e uma Folha de Respostas. NO DOBRE, NO SUJE, NO RASGUE E NO AMASSE esse material. CADERNO DE QUESTES - Verifique se este caderno contm 10 questes objetivas. - Para cada questo objetiva existe apenas UMA RESPOSTA certa. Responda a todas as questes. - Leia cuidadosamente cada uma das questes. Escolha a resposta certa ( A, B, C, D ou E) e assinale-a com caneta de tinta azul ou preta na folha de respostas. - No permitido efetuar qualquer tipo de consulta. - O tempo de durao da prova de 50 min (cinquenta minutos). IMPORTANTE: EM NENHUMA HIPTESE ser permitida a SUBSTITUIO da sua FOLHA DE RESPOSTAS. ATENO: Comunique, antes do incio da prova, qualquer irregularidade encontrada no material. No sero aceitas reclamaes posteriores. Direitos autorais reservados. Proibida a reproduo, ainda que parcial, sem autorizao prvia.

Data da Prova: 02/09/2011

CURSO INTRODUTRIO DE FORMAO INICIAL E CONTINUADA

AGENTES DE COMBATE S ENDEMIAS ACE PROVA DO CURSO INTRODUTRIO

Questo 01 Criar mecanismos que promovam a qualidade de vida e reduzam as situaes de vulnerabilidade e os riscos sade relacionados aos seus determinantes e condicionantes, que defendam a equidade e incorporem a participao e o controle social na gesto das polticas pblicas so objetivos da A) Vigilncia Sanitria. B) Vigilncia Epidemiolgica. C) Vigilncia em Sade Ambiental. D) Vigilncia da Situao de Sade. E) Poltica Nacional de Promoo da Sade. Questo 02 A adeso do municpio a Portaria n 1.007/2010, que define critrios para regulamentar a incorporao do Agente de Combate s Endemias na ateno primria sade, com o objetivo de fortalecer as aes de vigilncia em sade junto s equipes de Sade da Famlia, ser A) B) C) D) E) obrigatria e ocorrer por determinao do gestor municipal. obrigatria e ocorrer por determinao do gestor federal. facultativa e ocorrer por deciso do gestor estadual. opcional e ocorrer por deciso do gestor municipal. opcional e ocorrer por deciso do gestor federal.

Questo 03 Acerca das aes desenvolvidas pelo Agente de Combate s Endemias, relacionadas preveno e controle das doenas transmissveis, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira. (1) Malria ( ) Atuar na busca de triatomneos e executar borrifao nas residncias com presena de colnias do inseto. ) Distribuir recipientes de coleta de material para exame parasitolgico de fezes. ) Realizar o diagnstico precoce com os imunotestes.

(2) Esquistossomose

( (

(3) Doena de Chaga

A alternativa que apresenta a sequncia correta, de cima para baixo, a A) 1 3 2 B) 2 1 3 C) 2 3 1 D) 3 1 2 E) 3 2 1

Realizao: SESAB e Fundao CEFETBAHIA

Data da Prova: 02/09/2011

CURSO INTRODUTRIO DE FORMAO INICIAL E CONTINUADA

AGENTES DE COMBATE S ENDEMIAS ACE PROVA DO CURSO INTRODUTRIO

Questo 04 Os sistemas de sade devem se organizar sobre uma base territorial, onde a distribuio dos servios segue uma lgica de delimitao de reas de abrangncia. Neste sentido, o Territrio em Sade A) apenas um espao fsico delimitado geograficamente. B) um espao fsico esttico e delimitado pelas fronteiras naturais. C) uma diviso do espao, no sentido fsico, limitado pelas fronteiras municipais. D) um espao fsico esttico que possui objetos fixos, tais como: casas, centro de sade, escolas, dentre outros. E) um espao delimitado geograficamente, mas tambm, um espao onde as pessoas vivem, estabelecem suas relaes sociais, trabalham e cultivam suas crenas e cultura. Questo 05 O sistema de informao em sade que fornece informaes para a anlise do perfil da morbidade e alimentado, sobretudo, pela notificao e investigao de casos de doenas e agravos o A) Sistema de Informaes de Mortalidade SIM. B) Sistema de Informao da Ateno Bsica SIAB. C) Sistema Nacional de Agravos de Notificao SINAN. D) Sistema de Gerenciamento de Localidades SISLOC. E) Sistema de Informaes de Nascidos Vivos SINASC. Questo 06 Eliminar a populao de roedores em situaes especiais, antecedida pelo tratamento contra as pulgas, uma ao relacionada preveno e controle da A) Peste B) Malria. C) Esquistossomose. D) Doena de Chagas. E) Leishmaniose tegumentar. Questo 07 Sobre o papel do Agente de Combate s Endemias ACE no sistema de sade local correto afirmar. A) O ACE dever ser incorporado nas atividades das equipes da Ateno Bsica/Sade da Famlia, de acordo a Lei n 8.142/90. B) O ACE, aps as visitas domiciliares e identificao dos problemas que no podero ser resolvidos por ele, dever transmiti-los ao ACS. C) Na organizao da ateno sade o ACE desempenha, sem distino, as mesmas funes do Agente Comunitrio de Sade ACS. D) No processo de trabalho, o ACS e o ACE, devem ser corresponsveis pelo controle das endemias, integrando suas atividades de maneira a potencializar o trabalho. E) importante que o ACE esteja vinculado a uma Unidade de Pronto Atendimento, pois a efetiva integrao das aes de controle est no processo de trabalho realizado no dia-a-dia.

Realizao: SESAB e Fundao CEFETBAHIA

Data da Prova: 02/09/2011

CURSO INTRODUTRIO DE FORMAO INICIAL E CONTINUADA

AGENTES DE COMBATE S ENDEMIAS ACE PROVA DO CURSO INTRODUTRIO

Questo 08 A Doena cuja sintomatologia clnica depende de seu estgio de evoluo no homem e o tratamento realizado com o medicamento Praziquantel em dose nica a A) Leishmaniose visceral. B) Esquistossomose. C) Febre Amarela. D) Malria. E) Peste. Questo 09 Em relao a Dengue, pode-se afirmar que A) o mosquito trasmissor na fase adulto vive, em mdia, de 30 a 35 dias. B) o tratamento focal para controle da doena consiste em colocar gotculas pulverizadas do inseticida na massa de ar. C) o ciclo completo do mosquito transmissor (de ovo a alado), em condies normais, dura aproximadamente 15 dias. D) o uso de produto qumico para eliminar ou controlar a populao do Aedes aegypti um tipo de controle mecnico do vetor transmissor da doena. E) os exemplares coletados nos focos, na atividade de Acondicionamento e Transporte de Larvas ATL devem ser transportados vivos da casa ou local de inspeo. Questo 10 Em relao a definio de caso suspeito das doenas de transmisso vetorial, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira. (1) Peste ( ) Indivduo com quadro febril agudo (7 dias), acompanhado de ictercia e/ou manifestaes hemorrgicas, no vacinado ou com estado vacinal ignorado. ) Indivduo apresentando quadro agudo de febre em rea prxima a um foco natural da doena, que evolua com adenite. ) Indivduo proveniente de transmisso, apresentando esplenomegalia. rea com febre e

(2) Febre Amarela

(3) Leishmaniose visceral

A alternativa que apresenta a sequncia correta, de cima para baixo, a A) 1 2 3 B) 1 3 2 C) 2 1 3 D) 2 3 1 E) 3 1 2

Realizao: SESAB e Fundao CEFETBAHIA

Data da Prova: 02/09/2011

Вам также может понравиться