Вы находитесь на странице: 1из 6

O olah korban ou olah ( hebraico : , significado ("o que vai para cima [na fumaa]", comumente traduzido como

como "holocausto"), era um duas vezes por dia o sacrifcio de animais oferecidos no altar do templo de Jerusalm que foi totalmente consumido pelo fogo. A pele do animal, no entanto, no foi queimada mas dado aos padres respectivos da sua diviso sacerdotal . Estas [1] peles so listados como um dos presentes 24 sacerdotes em Tosefta Hallah.

O substantivo hebraico olah ) ocorre 289 vezes no texto massortico da Bblia hebraica. Significa "o que vai para [2] cima [na fumaa]". Ele formado a partir do particpio ativo do Hiphil forma do verbo alah ), "fazer subir". Ele [2][3] foi, por vezes, tambm chamado de Kalil , uma palavra associada encontrada em Levtico, que significa "todo". Seu nome tradicional em Ingls " holocausto ", ea palavra olah tem sido tradicionalmente traduzido como [4][5][3] "holocausto". O termo foi traduzido como holocauston na Septuaginta . Hoje, alguns ingleses tradues da Bblia tornar a palavra comoholocausto , e outros traduzir como "holocausto". Por exemplo, xodo 18:12 traduzido um na Nova Bblia Americana como Ento Jetro, sogro de Moiss, trouxe holocausto e outros sacrifcios a Deus , ao mesmo tempo que se traduz na Nova Verso Internacionalcomo Ento Jetro, Moiss "pai-de-lei, trouxe holocausto e [6] outros sacrifcios a Deus . Na literatura rabnica clssica , existem vrias etimologias diferentes dadas para o termo olah , embora todos concordem que literalmente se traduz como (o que) sobe . Alguns rabinos clssicos argumentou que o termo se referia a ascenso da mente depois de fazer o sacrifcio, o que implica que o sacrifcio era para expiao dos maus pensamentos, enquanto outros argumentavam que era um sacrifcio para o mais alto , porque foi totalmente entregue [7] divindade . Os estudiosos modernos, no entanto, argumentam que ela simplesmente se refere ao processo de [7] gravao, como a carne sobe em chamas . A fonte do mandamento como indicado no Livro do xodo : E tu lhes dirs: Esta a oferta queimada que haveis de oferecer ao Senhor: dois cordeiros de um ano, sem defeito, cada dia, para um holocausto contnuo. -Nmeros 28:3, KJV 1611 O real abate ritual do cordeiro, e relativo detalhe, est escrito no "E ele deve ser abatido pelo lado do altar para o norte diante de Deus e do seu sangue deve ser aspergido com os filhos de Aro , o sacerdote, no altar todos torno "( Levtico (01:11)) A duas vezes por dia korban olah foi acompanhada de uma oferta de vinho vertido no altar (Nmeros 28).
[7] [2]

Um dia korban olah


O olah korban foi feita pela manh e noite, incluindo sbado , primeiro dia de cada ms , ano novo judaico ), Pscoa , Primcias , Dia da Expiao e festa dos Tabernculos . O animal do sacrifcio era necessrio para ser um cordeiro .

Mltiplas formas de oferta


A olah korban tambm foi feita como oferta pelo pecado sobre a nomeao de um Kohen (Michat Chinuch), ao trmino de um nazireuvoto 's, aps a recuperao da doena da pele , por uma mulher aps o parto , aps a recuperao de um estado de anormal corporal descargas , um gentio da converso para o judasmo ou como um sacrifcio voluntrio, quando o animal sacrificial poderia ser um jovemtouro , carneiro, anos de cabra , rolas , ou pombos.

Ordem e preparao
Os animais, aps ter sido verificado para garantir que eles estavam livres de doena e sem mcula (uma exigncia do sacrifcio), foram trazidos para o lado norte do altar, e ritualmente abatidos . O sangue do animal foi cuidadosamente recolhidos por um padre e aspergido sobre os cantos externos do altar . A no ser que o animal era uma ave, o seu cadver foi esfolado, com a pele mantida pelos sacerdotes.

A carne do animal foi dividido de acordo com as instrues detalhadas fornecidas pelo Talmud (Tamid 31), e, ento, ser colocado sobre a madeira no altar (que estava constantemente em fogo devido ao grande nmero de sacrifcios realizados por dia), e lentamente queimada. Aps a carne (incluindo quaisquer chifres e barba de cabra) tinha sido reduzido a cinzas, geralmente na manh seguinte, as cinzas foram removidos por um Cohen, como recusar-e levado [ 7 ] [ precisa cotao para verificar ] para um ritualmente limpa local fora do Templo.

O dom sacerdotal
A menos que a oferta foi um pssaro ( OLAT haof ), seu cadver foi esfolado. A pele da oferta foi mantido pelos sacerdotes que estavam servindo a sua mudana como parte da rotao das divises sacerdotais . O Tosefta narra que, com o tempo evoluiu, os sacerdotes mais poderosos fora tomaram posse das peles dos sacerdotes menores.Posteriormente, foi decretada pelo Bet Din shel Cohanim (sacerdotal Bet Din ) que as peles devem ser vendidos, com os rendimentos monetrios sendo dadas ao Templo de Jerusalm (Tosefta 19).

Nos livros no-Tor da Bblia hebraica


No Neviim seo da Bblia hebraica, especialmente passagens do Livro dos Juzes , apresentar a prtica do olah [7] korban . Na histria de Gideo , uma oferta de abate de um cabrito e pes zimos consumido pelo fogo enviado do cu; na histria deSanso nascimento "s, seu pai, que tinha a inteno de fazer uma oferta de abate para que ele pudesse dar uma refeio a um anjo, contada pelo anjo para queim-lo completamente em seu lugar.

explicaes Chazalaic
Chazal retratar a olah forma de sacrifcio, em que nenhuma carne sobrou para o consumo do Cohanim , como a [7] maior forma de sacrifcio e foi a forma de sacrifcio permitido por judasmo para ser sacrificado no Templo pelos [8] [7] Cohanim em nome tanto de judeus e no-judeus . O olah korban se acredita ter evoludo como uma forma extrema da oferta de abate , em que a parcela destinada [7] divindade aumentou para tudo isso. Em ofertas de abate , a parcela destinada divindade foi principalmente a gordura , a parte que podem mais facilmente ser queimado (gordura bastante combustvel ); estudiosos acreditam que se considerou que a divindade, sendo etreo , gostaria de receber etreo alimentos mais slidos alimentos a queima das peas de animais gordos, sendo a produo de fumo como um cheiro suave para a [7] divindade.

A erudio moderna
Algumas passagens da Livro dos Juzes , datado pelos estudiosos textuais para perodos mais cedo do que o Cdigo [7] Sacerdotal , parecem mostrar o desenvolvimento do princpio e prtica de ofertas inteiras ; na histria de Gideo, uma oferta de abate de uma cabra jovem e po zimo destruda quando o fogo enviado do cu consome; na histria de Sanso nascimento "s, seu pai, que tinha a inteno de fazer uma oferta de abate para que ele pudesse dar uma refeio a um anjo, contada pelo anjo a queim-lo completamente em seu lugar. A maioria dos estudiosos bblicos agora geralmente concordam que os intrincados detalhes da oferta de todo , particularmente os tipos e nmero de animais por ocasio do dia de festa vrias, dada pela Tor , eram de origem [7] tardia, assim como as instrues dadas intrincados no Talmud. ofertas inteiras foram bastante rara nos primeiros tempos, mas como o ritual se tornou mais fixo e estatutrias, e da concentrao de sacrifcio em um santurio nico (particularmente depois de Josias reforma "s) feito sacrifica muito diferente de simplesmente matar animais para [7] alimentao, ofertas inteiras gradualmente ganhou destaque grande.

Sacrifcios de animais e as oraes dirias uma cpia Korban


pelo Rabino David Zauderer Tor de Dixie Escritor

A poro desta semana da Tor, Parash Vayicr, comea o Terceiro Livro dos Cinco Livros de Moiss O Livro de Levtico - e lida principalmente com os Korbanos, ou sacrifcios rituais, que o povo judeu foi ordenado a oferecer a Deus no Santurio. Agora, a idia de sacrifcios de animais pode parecer repugnantes para ns modernos progressistas de hoje, e talvez com razo. O sistema sacrificial seria brutal e brbaro, a menos que administrado em um ambiente cheio de santidade e dedicao a Deus, onde a sua plena natureza espiritual e mstica totalmente apreciado. Portanto, somente uma nao de mais alto calibre moral e espiritual pode ser digno de oferecer sacrifcios a Deus. Quando o povo judeu no manteve esse alto padro, o sistema de sacrifcios foi abolido por Deus atravs da destruio do Templo de Jerusalm no ano de 3830 (70 dC). E, como se reflete em nossas oraes dirias, onde pedimos a Deus: "Por favor, Deus, restaurar o servio para o seu Templo Sagrado" - temos tempo para um momento em que o Terceiro Templo ser reconstrudo, e vamos mais uma vez retornar ao sistema de sacrifcio - s ento estaremos em um nvel onde seremos capazes de compreender e apreciar. No entanto, embora seja verdade que hoje temos nenhum Templo Sagrado e no sacrifcios rituais para falar, no deixa de ser vale nosso tempo para aprofundar as leis e conceitos envolvidos no sistema de sacrifcio, como eles podem nos ajudar a obter um maior conhecimento sobre a sua moderna dias de substituio - as oraes dirias. Voc v, somos ensinados no Talmud (Tratado Berachot 6b) que Tefil (orao) considerado o servio de Deus semelhante aos sacrifcios do Templo Sagrado. Assim como os sacrifcios serviam para ajudar o homem a vir para a realizao de sua verdadeira essncia e para voltar para si mesmo e para Deus, assim, tambm, a orao conectar um com o seu eu interior, atraindo-o mais prximo das reais necessidades e anseios de sua prpria alma e com Deus. por essa razo que, quando impossvel trazer sacrifcios, como o caso hoje, quando o Templo Sagrado de Jerusalm ainda no foi reconstruda, a orao pode ser oferecida em seu lugar, como o profeta exclamou: "Vamos oferecer o palavras de nossos lbios em vez de claves "(Osias 14:3). Assim, oraes formais foram ordenados pelos Homens da Grande Assemblia no lugar dos sacrifcios dirios regulares realizadas no Templo de Jerusalm - que se foram acompanhados pela orao e msica. Alm disso, a orao de um corao sincero muito melhor do que qualquer sacrifcio, como o rei Davi escreveu: "Louvarei o nome de Deus com uma cano, eu o exaltarei com aes de graas, e deve agradar a Deus mais do que a oferta de um boi "(Sl 69:31-32). [Na verdade, desde as nossas oraes de hoje so um "substituto" para os sacrifcios dos tempos antigos, muitas das leis de Tefil mencionado no Shulchan Aruch (o Cdigo de autoridade da Lei Judaica escrito por Joseph R. Karo de Tzefas na dcada de 1600 e seguido pelos judeus tradicionais at hoje) derivam as leis dos sacrifcios rituais - como enunciados na Tor. Por exemplo, a Tor (Levtico 7:18) que proibido comer uma korban que se tornou pigul (imprprios). Se o Kohein estava pensando um pensamento imprprio no momento em que estava sacrificando o korban, torna-se pigul. Shulchan Aruch (Orach Chaim 98:4) escreve que desde que nossas oraes esto no lugar dos Korbanos, devemos ter cuidado para no permitir que um pensamento imprprio para cruzar nossas mentes enquanto rezava, uma vez que ir invalidar a tefil da mesma forma que fez o pigul sacrifcio. Shulchan Aruch continua a explicar que devemos estar de p e ter uma kavua makom (lugar fixo) para tefil, assim como o Kohein (sacerdote) preparou o korban ao estar em um lugar fixo.Tambm apropriado para todos a usar roupas refinado e apropriado ao orar a Deus na sinagoga, assim como os sacerdotes usavam roupas especiais quando ofereceram os sacrifcios no Templo em Jerusalm.] Assim, vemos que as oraes dirias que nossos sbios institudas e formalizado h quase 2000 anos so realmente uma "cpia Korban" dos sacrifcios da poca do Templo, e, como tal, deve conter em si a essncia e os elementos bsicos de oferendas rituais que uma vez foram oferecidos a Deus. Vamos analisar um aspecto do sistema de sacrifcio que registrado no incio da poro desta semana da Tor, e que venha a dar-nos um maior conhecimento sobre a essncia da Tefil - seu paralelo moderno.

"Coero religiosa" e as oraes dirias Ao discutir as leis de uma pessoa que promete trazer um Korban Olah - uma "elevao oferta" - a Deus, a Tor escreve o seguinte: "El pesach Ohel Mo'ed yakriv oso l'retzono lifnei Hashem ... ele deve traz-lo para a entrada da Tenda do Encontro, voluntariamente, diante de Deus "(Levtico 1:3). A contradio neste versculo bastante bvio. O versculo comea com um mandamento, um imperativo - "yakriv oso Ele deve trazer isso [a oferta].", Ainda que conclui afirmando que o Korban tem que ser trazida, expressando um ato de um de "l'retzono voluntariamente." vontade interna prpria. Rashi cita o Talmud em Rosh Hashan 6a que concilia as duas partes do verso e explica que se for necessrio para trazer uma oferta, mas se recusa a faz-lo, o Din Beis (Tribunal Rabnico) pode coagilo at que ele expressa sua vontade. Agora, deixe-me perguntar-lhe ... como para ns entender isso? O tribunal torce o brao do cara at que ele grita: "Ok, eu vou trazer o sacrifcio estpido .. deixar ir do meu brao!" - E isso chamado de voluntrio? Se voc pensar sobre isso, essa mesma contradio existe em relao s oraes Tefil / Daily que os sbios da antiguidade institudas como um substituto para os sacrifcios. Quero dizer, ns somos ensinados no Talmud que a essncia da Tefil Avodah Shebeleiv - "Servio do Corao" - o que implica que a orao suposto ser uma efuso emocional e expresso de desejo sincero de nosso corao e desejo de se aproximar de Deus . E ainda assim, quando tomamos um olhar para a instituio das oraes dirias como um todo, um quadro totalmente diferente emerge - um em que tudo parece ser regulamentada, e definitivamente no com o corao. Os rabinos obrigado todo judeu a orar a Deus em uma base diria. E eles tambm instituiu uma verso formal do Esrei Shemoneh / orao silenciosa para todos os judeus para dizer como esto em orao diante de seu Pai Celestial. Oraes deve ser realizada em uma sinagoga, e deve ser dito com um minyan (quorum) de 10 judeus presentes. quase como se os rabinos esto "forando" a rezar a partir de nossos coraes - "Aqui, pegue este livro de orao em suas mos, ir para a sinagoga, e dizer a Deus o quanto voc realmente quer que ele para ajudar voc a ganhar sabedoria, perdo sustento, , e tudo o mais que escreveu l para voc pedir a Ele ". Isso no "servio do corao". Essa a coero religiosa! "Se voc vai estar l, ele vir" Ns podemos tentar resolver esse aparente paradoxo com a ajuda de uma viso fascinante encontrada no comentrio do Sofer Chasam (R. Moshe Sofer, o rabino-chefe e lder de judeus hngaros, em meados do sculo 19) para o versculo acima referido: O Sofer Chasam escreve sobre um judeu que vive em uma pequena vila agrcola, longe do Templo Sagrado em Jerusalm, onde ele est envolvido maior parte do dia no material e atividades mundanas. Tal judeu pensa que tudo o que ele realmente quer neste mundo ter mais dinheiro e de experimentar mais prazer fsico que muito bonito tudo o que ele foi exposto. E mesmo se algum fosse apontar para ele a beleza da Tor e da espiritualidade incrvel que se pode alcanar atravs da propositura de Korbanos no Templo, o agricultor no seria capaz de se relacionar com ele uma vez que ele est sempre sendo distrado por todos o materialismo que o cerca e consome sua vida. Mas se tivssemos que tomar este agricultor mesmo e traz-lo (gritando e chutando todo o caminho) para Jerusalm, onde seria exposto a todos Tzaddikim o grande (pessoas justas) e eruditos de Tor que enchem a Cidade Santa e que passam o seu tempo aprendendo Tor e crescer espiritualmente, e cujos rostos brilhar com o brilho de quem sabe que a vida realmente tudo sobre - ele comea a perceber que o que ele achava que era importante no realmente to importante em tudo, e que a busca de Piedade e refinamento espiritual de carter o objetivo real da vida. E se foram, ento, a tomar este agricultor no prprio Templo, onde ele iria ver o Cohanim em todo seu esplendor rgio executar o Servio Santo, e onde ele seria capaz de perceber e sentir a santidade palpvel da Shechin de Deus (Presena Divina) que literalmente permeado todo o Templo - ele

certamente tem um desejo incrvel de oferecer seu sacrifcio pessoal em uma tentativa de atrair ainda mais perto de Deus. Assim, explica o Sofer Chasam, a Tor est nos dizendo o seguinte: "El pesach Ohel Mo'ed yakriv oso ... entrada da tenda da reunio, ele deve traz-lo" - ou seja, at este judeu que prometeu trazer um Korban chegou entrada da Tenda do Encontro, e ainda no foi exposta beleza do mundo espiritual, ele deve trazer o sacrifcio com ele, e que ele deveria recusar, o Din Beis pode coagi-lo. E a razo pela qual tomamos a liberdade de for-lo a trazer a sua oferta porque "l'retzono lifnei Hashem .. voluntariamente, diante de Deus" - ou seja, estamos convencidos de que, quando ele j est de p diante de Deus na atmosfera espiritualmente edificante de o Templo Sagrado, ele ter todo o prazer oferecer seu sacrifcio voluntariamente. Isto, eu acredito, a chave para entender como Tefil funciona to bem. Como o agricultor na histria, passamos a maior parte do nosso dia envolvido em material e deste mundo buscas, e isso serve para nos distrair do que que nossas almas realmente precisam e anseiam. Ento, acho que o que realmente quer e precisa na vida este luxuoso e que frias e este prazer material etc Mas os rabinos que entenderam nosso prprio neshamot (almas) melhor do que ns, tomei a liberdade de "do crdito" e "coagir" ns em p diante de Deus na sinagoga a cada dia, e orar a Ele com as palavras do Esrei Shemoneh / A orao silenciosa que eles prprios escolheram para nos dizer. E eles fizeram isso porque os rabinos estavam confiantes de que uma vez que o judeu entra a santidade da sinagoga, e no mais distrado pelo materialismo e fisicalidade do mundo l fora, e ele comea a ler o Sidur (Livro de Orao) e pedir Deus por todas as coisas que os sbios includas na verso formal das oraes - coisas como sabedoria e discernimento, a capacidade de se arrepender e comear de novo, perdo por erros do passado, a vinda da Era utpica messinica, a restaurao do Servio do Templo em Jerusalm, etc - ele vai rapidamente reconhecer que estas so as coisas que ele realmente necessita e que realmente contam na vida, e que todas as outras coisas realmente importante.Nesse ponto, ele ter todo o prazer e voluntariamente oferecer esta orao a Deus - um "servio do corao" verdadeiro. SINAGOGAS fluindo com fermento e MEL Bem, pelo menos assim que as coisas devem ser quando entramos na sinagoga e comeou a rezar. Infelizmente, as coisas hoje no parece estar funcionando exatamente como os rabinos tinham planejado eles. Voc v, no h outra lei a respeito do ritual sacrifica mencionado na poro desta semana da Tor que eu esqueci de mencionar - uma lei que nos diz muito sobre como devemos servir a Deus quando trazemos nossos Korbanos a Ele, ou, para que o assunto , quando estivermos diante de Deus em orao na sinagoga. Em Levtico 02:11, a Tor nos ordena: "Voc no deve fazer para subir na fumaa de qualquer fermento ou fruta-de-mel como uma oferta queimada a Deus". Em outras palavras, h uma proibio bblica contra oferecer ou fermento (se'or) ou fruta-de-mel (Devash) como um Korban a Deus. Os comentrios explicam o simbolismo desta proibio a seguinte: Uma vez que a essncia dos sacrifcios rituais, como mencionamos anteriormente, chegar a uma percepo do que somos e do que nossas almas realmente quero neste mundo, devemos abster-se de oferecer qualquer se'or, ou agente de fermentao, cujo propsito toda para inflar a massa com bolsas de ar, essncia de distorcer a massa de verdade e dando-lhe uma fachada de ser mais do que ele realmente . Tambm no se deve oferecer qualquer Devash, ou doce mel, representando uma obsesso com a busca de prazeres fsicos que s pode servir para nos distrair com foco em nossas verdadeiras necessidades. A partir de hoje a orao substitui os sacrifcios de poca do Templo, segue-se que a nossa experincia de orao na sinagoga tambm deve ser fermento e mel livre.(Todos ns j ouvimos de edifcios livres de fumo e amendoim-livre .. Mas fermento e mel-livre?!) Isto significa que no deve haver distraes na sinagoga, que impeam a nossa capacidade de se concentrar em nossas oraes e em todos os essas coisas espirituais que agora percebemos que realmente queremos neste mundo. O problema hoje que trouxemos um pouco de fermento demais e mel na sinagoga.Que, uma vez em cima de um tempo que foi entendido pelo mesmo judeu o mais ignorante que o ponto focal do servio de orao inteiro foi a Esrei Shemoneh / orao silenciosa, quando um judeu coloca o Tallis (xale de

orao) sobre sua cabea e passa algum tempo de qualidade falando com Deus e se concentrar no que o seu neshamah realmente precisa e anseia - hoje, muito do foco de nossas oraes sobre o material que feito externamente e em pblico, como o canto na leitura da Tor e no final do servios ou o pblico cantar do Haftarah. E qualquer coisa feita publicamente est em perigo de ter algum "fermento", em que - poderamos ser se concentrar no que as pessoas ao nosso redor esto pensando em ns como ns estamos l em cima na bimah, que pode causar-nos a apresentar uma fachada de ser algo diferente do que realmente somos. E isso exatamente o oposto do que a orao era para ser. E que nos velhos tempos um poderia entrar em uma sinagoga e sentir como ele foi agora removido de todos "mel" e materialismo do mundo exterior, proporcionando-lhe a oportunidade de se concentrar em coisas espirituais - Hoje, a nossa shuls esto fluindo com mel, e as distraes causadas por todo o materialismo e obsesso com a moda e fisicalidade que to prevalente mesmo no Santurio, tornam quase impossvel a orar da mesma forma que poderia torn-la efetiva. Agora eu no estou defendendo que proibir pblico cantando na sinagoga, Deus me livre, ou que todo mundo venha para a sinagoga vestido com roupas comprados no K-Mart! Mas o que importante para todos ns, para perceber que a orao de hoje, assim como seu antecessor antigo - o sistema de sacrifcios, s pode funcionar quando feito na atmosfera certa e com o foco adequado. E se podemos lembrar que a prxima vez que entrar na sinagoga para orar a Deus, e podemos tentar nos retirar por alguns minutos de qualquer outra coisa que est acontecendo l fora, a fim de se concentrar em quem ns somos eo que realmente queremos em vida, ento vamos ter fortalecido a nossa conexo com nosso verdadeiro eu, e, finalmente, ao nosso Pai Celestial.

Вам также может понравиться