Вы находитесь на странице: 1из 20

ESTUDOS

RBEP

Pedagogia como cincia da educao: retomando uma discusso necessria*


Liliana Soares Ferreira

Resumo
Sistematiza estudos que vm sendo realizados no sentido de elaborar argumentos que re-afirmem a Pedagogia como cincia da educao, uma cincia dialogicamente elaborada, capaz de compreender sujeitos e aes, considerando a linguagem, a subjetividade e a historicidade tambm implicadas nos fenmenos. A pesquisa bibliogrfica foi realizada com vista a levantar dados sobre o tema. Procedeu-se categorizao mediante a leitura dos sentidos mais evidenciados pelos autores lidos. Apresenta as sistematizaes sobre a historicidade da Pedagogia, a discusso sobre cincias da educao e reflexes sobre o trabalho dos pedagogos. Esta discusso inicial e exige, cotidianamente, ser assumida pelos sujeitos da educao. Deste modo, poder-se- contribuir para a recuperao, ao lado do lugar social da educao, tambm do reconhecimento dos pedagogos, e mais, da educao como preponderante para a to necessria transformao social. Palavras-chave: Pedagogia; cincia; trabalho; escola.
* Artigo escrito com base em projeto desenvolvido com apoio do Conselho Nacional de D esenvolvimento Cientfico e Tecnolgico (CNPq).

R. bras. Est. pedag., Braslia, v. 91, n. 227, p. 233-251, jan./abr. 2010.

233

Liliana Soares Ferreira

Abstract
Pedagogy as the science of education: resuming a necessary discussion This article surveys studies that have been carried out with the aim of presenting arguments that reassert Pedagogy as the science of education, a dialogically constructed science, that is able to understand subjects and actions, considering language, subjectivity and historicity involved in phenomena. Aiming to collect data about this subject, a bibliographical survey was done. The categorization was defined according to the senses that are more emphasized by the authors. Afterwards, a systematization of the historicity of Pedagogy, a discussion about education sciences, and some thoughts about the work of pedagogues are presented. This discussion is still initial and needs to be permanently considered by those involved in education. By doing this, they will contribute to resume the social recognition of pedagogues as well as that of the prevalent role of education in the so necessary social transformation. Keywords: Pedagogy; science; work; school.

Introduo A compreenso da Pedagogia atual implica a recuperao de um assado que a constituiu. Ao recuper-lo, est-se buscando re-encontrar p os aspectos que possibilitam a compreenso da Pedagogia como cincia da educao. Utilizo cincia no singular porque creio ser ela nica, embora em integrao contnua com outras cincias. Neste sentido, a pluralizao, a meu ver, a desfoca e desqualifica. Ainda que alguns autores sejam incisivos ao proporem essa pluralizao, penso que pluralizar pode reforar uma incompreenso da Pedagogia como cincia da educao, na medida em que isto contribui para, semanticamente, no incio, generalizar e, na prtica, mais tarde, incitar novamente a pensar que ela genrica, sem especificidades de estudo, por isto, uma rea do conhecimento menor e, como tal, no tratada como cincia. Mas uma cincia, como afirma Genovesi (1999, p. 79-80), autnoma, com uma linguagem que lhe peculiar, utilizada com modos prprios e adequados a fins especficos, o que produz [...] um corpo de conhecimentos, uma srie de experimentaes e de tcnicas sem o que lhe seria impossvel qualquer construo de modelos educativos. Quando reitero ser a Pedagogia a cincia da educao, no estou a defender uma cientificidade unitria, tampouco uma cincia pautada por

234

R. bras. Est. pedag., Braslia, v. 91, n. 227, p. 233-251, jan./abr. 2010.

Pedagogia como cincia da educao: retomando uma discusso necessria

verdades e ortodoxias. Defendo uma cincia dialogicamente elaborada, capaz de compreender sujeitos e aes, com um rigor marcado pela cientificidade, com certeza, mas considerando a linguagem, a subjetividade e a historicidade tambm implicadas nos fenmenos. por motivos dessa ordem que discordo de afirmaes como:
A passagem do singular ao plural, da pedagogia definida como a cincia da educao denominao de cincias da educao, revela, entretanto, uma transformao que no sem importncia e que marca o esquecimento progressivo da inteno original da pedagogia (isto , melhoria do ensino nas salas de aula) e a emergncia de inmeras disciplinas contributivas, que trabalham menos diretamente para o progresso do ensino do que na produo e na acumulao dos conhecimentos a partir das problemticas desenvolvidas em seu campo disciplinar respectivas. (Gauthier et al., 1998, p. 330).

Embora se conheam trabalhos de Gauthier que abordam uma sequncia de tempos de elaborao da Pedagogia, no se far meno a eles, considerando-se no haver concordncia com a defesa que o autor e seu grupo de trabalho fazem de um pedagogo-prtico ou de uma reflexo prtica. Estes argumentos do autor e de seu grupo de estudo, a meu ver, acabam por gerar incompreenses assentadas na prtica pela prtica, distanciando a Pedagogia daquilo que a constitui como cincia: a teorizao da educao, com e a partir do trabalho dos professores e dos pedagogos, nos cotidianos da escola. Afirmaes assim produzem, sublinearmente, confuses entre a Pedagogia e as reas que a integram, quais sejam, a Didtica e a Metodologia. Especialmente em relao Didtica, h muitas referncias de ser sinnimo de Pedagogia. Neste sentido, aprecio a argumentao de Franco (2008, p. 361):
Sabe-se que medida que a Pedagogia foi (ou ) considerada como tecnologia ela s pode produzir conhecimentos referentes tcnica; se a Pedagogia considerada em seu vis metodolgico, ela produzir conhecimentos sobre mtodos; se, por outro lado, a Pedagogia concebida como cincia da e para a prxis educativa, ela poder produzir conhecimentos que fundamentam tal prtica, delineados a partir dos saberes pedaggicos, construdos pelos docentes. nessa terceira perspectiva que se afirma a necessria indissociabilidade entre Didtica e Pedagogia.

Por isso, um outro aspecto fundamental para discutir-se a cincia da educao est em considerar que Pedagogia, metodologia e didtica so diferentes. De modo objetivo e breve, explico meu entendimento: Pedagogia a cincia; metodologia uma escolha cotidiana feita por quem pensa um ato pedaggico; e didtica a ao pedaggica em si, seu modus operandi e as concepes que o subsidiam. Isto posto, percebe-se que didtica e metodologia so integrantes da Pedagogia, e esta responsvel por pensar e propor didticas e metodologias em acordo com as teorias e entendimentos da educao. Neste sentido, vale o alerta de Pimenta (1999, p. 9): a Pedagogia uma cincia que [...] tem como objeto de estudo a educao. Como fenmeno social, a educao no se esgota

R. bras. Est. pedag., Braslia, v. 91, n. 227, p. 233-251, jan./abr. 2010.

235

Liliana Soares Ferreira

no estudo de uma nica cincia. Como fenmeno mltiplo, sntese de mltiplas determinaes. Tal entendimento, segundo a autora, exige uma cincia com
[...] pluralidade de enfoques sobre si. Enfoques que, para alm dos discursos produzidos sobre o real, a ele se voltam permanentemente com a indagao a respeito de seu potencial e seus limites para compreend-lo. E, consequentemente, a partir das novas demandas da realidade, rever a si mesmos. (Pimenta, 1999, p. 9).

Quanto ao objeto de estudo central, a Pedagogia tem a educao, esse fenmeno humano, portanto social, poltico, cultural, epistemolgico, antropolgico, filosfico, psicolgico, enfim, um fenmeno que, para ser estudado, exige esforos conjugados de cincias diferentes associadas Pedagogia. O fenmeno do mbito da Pedagogia; os estudos, os aportes terico-metodolgicos selecionados para estud-lo podem incluir outras cincias, mas convocadas a partir da perspectiva da Pedagogia. essa a compreenso a ser resgatada, no meu entender. Isto tudo porque, segundo Marques (1990, p. 24), a Pedagogia [...] no pode se limitar ao entendimento de como se do as relaes educativas de fato e ao estabelecimento de diretrizes gerais para a educao nos horizontes ampliados da emancipao humana e da maioridade dos sujeitos. A esta cincia, cabe
[...] presidir a organizao e conduo da instituio educativa, no sentido de como se vo dar as relaes internas do poder, mediadas pela infraestrutura de recursos e controles e de como se vo relacionar a gesto institucional, a dinmica das relaes interpessoais e a produo circulao dos conhecimentos. (Marques, 1990, p. 24).

Do mesmo modo, penso ser significativo destacar que no h Pedagogia somente na escola, mas em todo o contexto social. Considero tambm possibilidades mediadas pelas tecnologias, gerando aes pedaggicas em muitos outros espaos sociais ampliados. Ou seja, a Pedagogia elemento cultural no sentido amplo, integra a cultura e dela referente, alm de contribuir para sua socializao. Portanto, pode-se compreender que [...] o educativo (e o escolar) fazem parte de uma complexa engrenagem cultural e social (Sol, 1995, p. 215-216) . Em um contexto social cujos meios de comunicao, de modo geral, destacam estar ocorrendo uma crise da educao e da escola e a justificam ressaltando as condies precrias em que se encontram as escolas, revelando os salrios precrios que recebem os professores, quando noticiam sobre os baixos ndices nas avaliaes realizadas com base na ao regulatria do Estado, preocupa-me demasiadamente o descaso com que vem sendo tratada a educao e, em decorrncia, todos os elementos atinentes escola, ao conhecimento, ao currculo, s polticas pblicas educacionais, gesto da educao e, sobretudo, Pedagogia, que entendo como cincia da educao e a favor da qual tenho empreendido esforos de estudo no sentido de buscar elementos que auxiliem na sua re-afirmao como cincia. Assim agindo, penso estar tambm, de alguma forma,

236

R. bras. Est. pedag., Braslia, v. 91, n. 227, p. 233-251, jan./abr. 2010.

Pedagogia como cincia da educao: retomando uma discusso necessria

procurando elementos para reconstituir a imagem social dos pedagogos, tambm desgastada, quando, no entanto, seriam os sujeitos fundamentais na elaborao e proposio de alternativas para a retomada de um processo educacional em acordo com as demandas contemporneas. Neste processo, estou re-encontrando autores e textos que me auxiliam a confirmar que no estou equivocada em entender que h sim uma cincia, cujo objeto a educao, com todas as interfaces necessrias com outras cincias. Este texto a sistematizao dos estudos at a presente fase. Essa preocupao em esclarecer o uso feito do termo deve-se ao fato de observar, cotidianamente, certas imprecises semnticas, expresses que parecem confundir o sentido de Pedagogia, explicitando-a de maneiras diversas, a saber: como metodologia; como didtica; somente como designao de licenciatura em Pedagogia; como sinnimo de entendimento nico de educao; como estudo da educao, excetuando-se a escola, o conhecimento, os professores, as prxis; como rea sem objeto especfico. Considerando serem imprecises bastante recorrentes, abord-las-ei em conjunto, como explicao, em meu entender, para o descaso a que me referi. Nesse esforo de esclarecer, estabelecerei um percurso com incurses argumentativas sobre as obras de tericos conhecidos, com destaque para Comenius (1592-1670), Rousseau (1712-1778) e produes contemporneas, intencionando uma inter-relao entre sentidos de Pedagogia na escola como mescla de esforos no somente do presente, mas de uma longa histria de elaboraes conceituais. Os argumentos apresentados embasar-se-o em pesquisa bibliogrfica que estou realizando. Os dados coletados foram organizados em acordo, inicialmente, com temas relativos cincia da educao. Depois, estes temas foram organizados em tabelas, nas quais se procedeu categorizao, mediante a leitura dos sentidos mais evidenciados pelos autores lidos. Esses autores foram selecionados ou por, em suas obras, abordarem a Pedagogia como cincia da educao ou por descreverem entendimentos de cincias da educao. A seguir, apresento as sistematizaes at agora produzidas organizadas em uma sequncia que inclui a historicidade da Pedagogia, a discusso sobre cincias da educao, a relao da Pedagogia com a Filosofia e a Sociologia e reflexes sobre o trabalho dos pedagogos diferenciando-o do trabalho dos professores.

Um pouco de histria da Pedagogia A Pedagogia uma cincia recente; sua histria como cincia coincide com o final do sculo 19 e o incio do sculo passado. Entretanto, j se

R. bras. Est. pedag., Braslia, v. 91, n. 227, p. 233-251, jan./abr. 2010.

237

Liliana Soares Ferreira

falava em Pedagogia desde a Antiguidade Clssica. Nessa poca, no havia uma teorizao da Pedagogia, ou a compreenso de ser cincia da educao, mas era praticada uma ao pedaggica.
Desde a Grcia delineou-se uma dupla referncia para o conceito de pedagogia. De um lado, desenvolveu-se uma reflexo estreitamente ligada filosofia, elaborada em funo da finalidade tica que guia a atividade educativa. De outro lado, o sentido emprico e prtico inerente paideia, entendida como a formao da criana para a vida, reforou o aspecto metodolgico presente j no sentido etimolgico da pedagogia como meio, caminho: a conduo da criana. (Saviani, 2007).

muito divulgada a compreenso de que foram os gregos que cunharam a palavra Pedagogia, referindo-se ao escravo que acompanhava as crianas escola.
O termo pedagogia deriva do grego e quer dizer amigo (gogo) da criana (pedo). Originalmente o termo designava o escravo que levava as crianas para a escola (schol, que quer dizer cio, em grego) para que o ludus magister (mestre de jogos ou brincadeiras) permitisse a educao (do latim ex, que quer dizer para fora e duccere, que quer dizer conduzir, ou seja, educao, do latim ex duccere, quer dizer conduzir para fora). Traduzindo a frase anterior: o amigo da criana (pedagogo) levava-os para o cio (schol = escola) para que o mestre de brincadeira (ludus magister) permitisse que as crianas conduzissem para fora (ex duccere) seu potencial. (Bello, 2008, p. 1).

Do mesmo modo, foram os gregos os primeiros a elaborar oncepes pedaggicas sobre a prtica educacional (Ferreira, 2001). c Por concepes pedaggicas, entendo com Saviani (2006, p. 31): em termos concisos, podemos entender a expresso concepes pedaggicas como as diferentes maneiras pelas quais a educao compreendida, teorizada e praticada. Essas concepes greco-latinas, a despeito do tempo e das modificaes sociais, ainda se mantm como fundamentos educacionais e se tornaram alicerces de diversas teorias e estudos na rea, conforme Cambi (1999, p. 74): Tambm na pedagogia, a Grcia operar uma srie de inovaes que marcaro o destino desse saber no Ocidente [...]. Para o autor, as contribuies principais seriam: a) [...] passagem da educao (como prxis e como tradio) pedagogia (como teoria e como construo de modelos autnomos e inovadores em relao tradio); b) a Paideia, cuja centralidade era a crena de que [...] o homem s tal por meio do comrcio ntimo com a cultura, que deve estrutur-lo como sujeito e torn-lo indivduo-pessoa; c) os studia humanitatis, [...].ligados centralidade da literatura e da histria, dos saberes do homem e pelo homem, que devem ser tambm o eixo cultural da escola e dos prprios programas de estudo; d) e, ainda, a diviso da escola em dois mbitos: desinteressada, cultural, de carter terico e contemplativo, por um lado; tcnica, pragmtica, de carter aplicativo, por outro, realizada nas oficinas e destinada ao aprendizado.

238

R. bras. Est. pedag., Braslia, v. 91, n. 227, p. 233-251, jan./abr. 2010.

Pedagogia como cincia da educao: retomando uma discusso necessria

Especialmente a Paideia influenciou os estudos e prticas pedaggicas aps os gregos. De acordo com Cordova, (1994, p. 42),
A pedagogia, a paideia cumprem o papel de formao dos indivduos para atingir uma doxa correta, para serem capazes de julgar e escolher com maior acerto, construindo, com sua autonomia, os seus limites, segundo os interesses do mundo comum a ser construdo. Essa questo dos limites est associada ao fato de que, numa democracia, o povo autnomo, embora possa fazer toda e qualquer coisa, no deve fazer toda e qualquer coisa.

Com o passar do tempo, as contribuies de diversos estudiosos e as teorias surgidas, a Pedagogia passou a designar a reflexo feita sobre a educao, uma espcie de meta-educao. O momento seguinte que destaco o nascimento da pedagogia moderna: trata-se da confluncia de diversas proposies de diferentes autores da poca que, somadas, configuram um novo modo de pensar e propor a educao. Para fins deste texto, destaque-se que, nos sculos 17 e 18, encontram-se vrios trabalhos que contribuiro para se estabelecer uma tradio pedaggica, entre eles, os trabalhos de Comenius e de Rousseau, os quais abordo rapidamente. Comenius (1592-1670), em sua Didtica Magna, inaugura, para alm da didtica, uma srie de descries de uma pedagogia que estaria em acordo com uma concepo de ser humano, de Pedagogia e uma ao do Estado, entendido como provedor social. Develay (1998), citado por Franco (2008, p. 354), afirma que Comenius, ao instituir, no sculo 17, a Didtica Magna, estava instituindo, na verdade, uma metodologia e no uma didtica, j que perseguia o mtodo de ensinar tudo a todos, a pansofia. Comenius (2006, p. 19) partia da crena de que todo ser humano educvel mediante a utilizao de um mtodo rigoroso: Ningum to feroz que no possa ser amansado. Nesta perspectiva, para o autor, todo ser humano dotado de capacidade de conhecer, de utilizar seus sentidos e de desejo de conhecer o mundo onde se insere: [...] o homem nasceu com a aptido para a inteligncia das coisas, para a boa ordem dos costumes e para o amor a DEUS sobre todas as coisas (Comenius, 2006, p. 11). Interessante compreender como a obra de Comenius tratava da prpria Pedagogia. Para ele, havia uma distino entre o pedagogo e o professor. O professor o responsvel pela ensinana, porque detentor do saber. Antes de abordar sobre o pedagogo e seus fazeres, destaco que, nas palavras de Narodowski, a abordagem acerca deste lugar-social dos professores bastante esclarecedora, na medida em que Comenius compara o profissional ao que denomina criana-aluno:
O professor, e to somente o professor, ocupa o lugar exclusivo daquele que sabe. Lugar rgido, esttico e imovvel, esse o novo modelo que Comenius instala no que concerne ao exerccio sobre o corpo infantil. Tal modelo baseia-se na diferena institucionalizada entre crianas e adultos, sendo que o adulto-professor o ocupante do espao do saber, enquanto que a criana-aluno a ocupante de um espao de quem no sabe, da ignorncia. A criana-aluno depositria futura do saber alheio. (Narodowski, 2004, p. 92).

R. bras. Est. pedag., Braslia, v. 91, n. 227, p. 233-251, jan./abr. 2010.

239

Liliana Soares Ferreira

Nesta relao social, o papel dos professores [...] atuar sobre o aluno e restituir o estado natural de educabilidade (Narodowski, 2004, p. 86), e, para tanto, o mtodo fundamental. Uma vez despertos para o conhecimento, seria implementado a todos os estudantes, ao mesmo tempo, o que Comenius denominou instruo simultnea, uma modalidade de ensino que garantiria que todos estivessem aprendendo o mesmo e da mesma forma, tanto no mbito do estabelecimento de ensino quanto no das salas de aulas (p. 69). Tal procedimento previa, portanto, um nico professor atuando com todos os estudantes ao mesmo tempo: [...] apenas um professor ensinando um grupo de alunos, num nico e organizado esforo didtico (p. 92). Nos tempos atuais, a participao do pedagogo na escola, ao lado dos professores, fundamental, como afirma Pimenta (1988):
[...] a posio que temos assumido a de que a escola pblica necessita de um profissional denominado pedagogo, pois entendemos que o fazer pedaggico, que ultrapassa a sala de aula e a determina, configurase como essencial na busca de novas formas de organizar a escola para que esta seja efetivamente democrtica. A tentativa que temos feito a de avanar da defesa corporativista dos especialistas para a necessidade poltica do pedagogo, no processo de democratizao da escolaridade.

Aos professores, na atualidade, caberia o trabalho de produzir a aula e, nela, o conhecimento, junto com os estudantes. Portanto, diferencia-se do pedagogo o cientista da educao, pois,
Enquanto o cientista est interessado em fazer avanar a sua rea de conhecimento, em fazer progredir a cincia, o professor est mais interessado em fazer progredir o aluno. O professor v o conhecimento como um meio para o crescimento do aluno; enquanto para o cientista o conhecimento um fim, trata-se de descobrir novos conhecimentos na sua rea de atuao. (Saviani, 1985, p. 19).

Obviamente, seria oportuno, e por que no dizer, primoroso, que os pedagogos fossem professores e que os professores fossem pedagogos, contribuindo para a ao pedaggica de produzir conhecimento, que, nas palavras de Dalbosco (2006, p. 1123) seria: [...] se traz de fora o contedo que deve ser assimilado pela prpria experincia da criana. De novo, a figura do pedagogo torna-se determinante, uma vez que ele que est de posse dos contedos e que, por isso, deve dominar o processo pedaggico. Nesse caso, ter-se-ia um amlgama entre a produo da aula e a teorizao, a produo cientfica sobre educao. Isto implica ampliar-se a cincia da educao, em seu sentido mais poltico, de modo a tornar-se o professor, cada vez mais, um [...] intelectual pblico, at porque [...] a pedagogia uma forma de poltica cultural, unida ao projecto de cidadania activa e democrtica e, por isso, prpria natureza da mudana social (Estevo, 2004, p. 23). Ou, segundo Giroux (2001, p. 15), a pedagogia deveria ser valorizada como [...] elemento constitutivo de uma cultura poltica democrtica que vincule as lutas sobre as identidades com o

240

R. bras. Est. pedag., Braslia, v. 91, n. 227, p. 233-251, jan./abr. 2010.

Pedagogia como cincia da educao: retomando uma discusso necessria

significado de lutas, mais amplas sobre as relaes materiais do poder. E assim entender o trabalho dos professores como trabalho intelectual,
[...] quer dizer, portanto, desenvolver um conhecimento sobre o ensino que reconhea e questione sua natureza socialmente construda e o modo pelo qual se relaciona com a ordem social, bem como analisar as possibilidades transformadoras implcitas no contexto social das aulas e do ensino. (Giroux, 2001, p. 157).

Por tais motivos, pode-se afirmar que Comenius queria uma ao pedaggica diferenciada da escola de sua poca. As escolas eram, para Comenius, demasiadamente retrgradas, segmentadas, e caberia aos pedagogos reinvent-las, tornando-as mais eficientes na ao de educar. Haveria futuro para as escolas: As escolas podem se reformar para se tornarem melhores (Comenius, 2006, p. 88). Mesmo em um contexto de incio da Idade Moderna, quando os autores propugnavam modelos educacionais sem escola, ou para alm dela, Pedagogia eram lanados desafios, como relata Boto (2003, p. 379):
A pedagogia propunha-se, desde ento, como um campo do saber cuja meta seria o rompimento dos pilares da tradio, para firmar conceitos tericos e procedimentos metodolgicos que se apresentassem universalmente vlidos e cientificamente comprovados para preparar o caminho das geraes vindouras.

Quase dois sculos depois de Comenius, Rousseau contrapor-se- a tal perspectiva, abominando as escolas, suprimindo-as e relacionando educao e natureza, em uma poca, a iluminista, na qual o Estado passa a ser, paulatinamente, responsabilizado pela educao. So conhecidas vrias crticas feitas s proposies de Rousseau: ser um terico elitista e individualista; apresentar-se demasiadamente otimista em relao ao da natureza; reduzir demais o papel do professor; separar estudante e sociedade. Apesar dessas crticas, pode-se afirmar que o romantismo de Rousseau, expresso, sobretudo, na novela pedaggica Emlio, completa os ideais iluministas, despertando o sentimentalismo e o valor natureza, alm do estmulo busca, na simplicidade, da realizao pessoal. Segundo Amado e Boavida (2008, p. 9), a referncia feita a Rousseau, [...] como pai das Cincias da Educao, resulta de algumas coincidncias e outras tantas confuses. Rousseau , de facto, considerado como um precursor da Educao Nova. A novela pedaggica Emlio, de Rousseau, imagina seguir o crescimento e o processo educativo de um menino desde o nascimento at o casamento. Emlio, nobre e rfo, ser levado para o campo e crescer sob a orientao vigilante e atenta do preceptor. um rapaz comum que vive com o preceptor-amigo, o qual lhe aplica a regra de seguir o que a natureza indica, e cresce em ritmos lentos, mas produzindo conhecimentos que lhe so teis. Estes so aprendidos no tempo certo, quando a sua maturidade psicolgica permite uma real assimilao: assim ocorre tanto para os componentes curriculares cientficos como para os conhecimentos

R. bras. Est. pedag., Braslia, v. 91, n. 227, p. 233-251, jan./abr. 2010.

241

Liliana Soares Ferreira

da histria, da religio e da moral. Nesse longo caminho, o trabalho do preceptor o de retardar o mais possvel esses aprendizados, de modo a evitar qualquer antecipao perigosa, e permitir que Emlio viva o mais longamente possvel a prpria infncia, idade da alegria e da liberdade. Alm de favorecer a natureza no seu lento desenvolvimento, o preceptor tambm orienta o menino, corrige-o a fim de evitar os maus hbitos e os desvios de comportamentos naturais. (Cambi, 1999, p. 348) Desse modo, se pode afirmar que Rousseau entende por natureza a vida original, pura, sem influncias dos convencionalismos sociais. O processo educativo consiste em desenvolver o estudante de acordo com a natureza, na evoluo harmoniosa do amor prprio e do amor ao prximo, lev-lo a desenvolver-se na liberdade iluminada pela razo (Giles, 1985, p. 76-77). Em suma:
O pensamento pedaggico de Rousseau pode ser articulado segundo dois modelos, o do Emlio, em que so centrais as noes de educao negativa e de educao indireta, como tambm o papel particular que assume o educador, e o do Contrato, que versa sobre uma educao totalmente socializada regulada pela interveno do Estado. E so dois modelos alternativos, ao mesmo tempo, complementares entre si. (Cambi, 1999, p. 344).

Nos sculos posteriores, Rousseau ser inspirador de propostas em educao. Surgiro, no cenrio educacional, outras obras igualmente importantes, como relatam Amado e Boavida (2008, p. 9):
Ainda na viragem do sculo XVIII para o XIX, vamos encontrar autores importantes como Pestalozzi (1746-1827), Herbart (1776-1841), Froebel (1782-1852). Herbart, por exemplo, por muitos considerado o pai da Pedagogia cientfica ou Cincia da Educao; , pelo menos, algum que influencia de forma extraordinria o pensamento pedaggico do sculo XIX e incio do sculo XX, quer pelo pendor moralista que defende para a educao, quer pela exigncia de aplicao da psicologia.

Nesse perodo, paralelamente ao advento de vrias cincias, tambm surgem os primeiros usos da expresso cincia da educao, que tem a sua gnese no sculo XIX, um perodo fortemente marcado pela viso positivista da cincia a cujo esforo e inteno racionalizadora a problemtica educativa no podia escapar (Amado, Boavida, 2008, p. 10). Nessa perspectiva, a Pedagogia surge como uma cincia, um arcabouo de saberes a serem ensinados, no tendo autonomia, pois se constitua [...] num ramo da Filosofia, especulando sobre a formao do cidado, ainda que para isso recorresse a conhecimentos produzidos no mbito da Psicologia e da Sociologia (Amado, Boavida, 2008, p. 11). com essa caracterstica que se tornar um componente curricular em cursos de educao. Nesse contexto, Durkheim defender a separao entre Pedagogia e as cincias da educao, afirmando que aquela era muito normativa e prescritiva, e esta seria atenta aos fenmenos educacionais cotidianos (Amado, Boavida, 2008, p. 10). Tal defesa subsidiar a influncia do escolanovismo

242

R. bras. Est. pedag., Braslia, v. 91, n. 227, p. 233-251, jan./abr. 2010.

Pedagogia como cincia da educao: retomando uma discusso necessria

na Pedagogia, gerando estudos sobre o que foi denominado de Pedagogia Experimental, que Amado e Boavida (2008, p. 12) assim explicam:
A viso positivista da Educao prpria do perodo anterior no s permanece como evolui para atitudes de maior sistematicidade, mantendo como modelo as cincias fsicas. A cincia da educao afirma-se como uma psicologia aplicada e cujo objecto , essencialmente, a realidade individual de cada criana, do educando.

Para Manacorda (1996), a Pedagogia evoluiu muito nos dois ltimos sculos: vem conquistando seu lugar de cincia; deixou de considerar seu objeto apenas a educao das elites e passou a preocupar-se com a educao de todos os seres humanos, renovando seus contedos e procedimentos para tal af; centrou-se na criana (Saviani, 1996, p. 9). Contribuiu, desse modo, para
[...] delinearem-se assim quadros muito diversos da pedagogia moderna. Esses quadros tm, sem dvida, valor didtico, pois ao classific-los de modo distinto evidenciaram mltiplos aspectos das diferentes posies pedaggicas; isto pode contribuir para a compreenso de um fato histrico, a saber: que as posies pedaggicas defendidas nunca foram homogneas, no entanto, quer pela genealogia, quer pelas suas repercusses, revelaram sempre numerosos pontos de contato. (Suchodolski, 2000, p. 13).

Talvez essa mudana caracterizadora da Pedagogia, sobretudo no sculo passado, revele muito mais de sua inteno em evoluir e se estabilizar como cincia do que se imagina. Ao se dedicar a refletir sobre a publicizao e a necessria expanso da educao, a Pedagogia assume seu vis poltico, deixando de ser apenas a explicitao de referncias acerca da educao para se tornar, paulatinamente, cientfica, ou seja, expresso de intencionalidades, teorias, prticas e aes em educao.

A Pedagogia em suas relaes com outras cincias Para quem se dedica a estudar a Pedagogia, faz-se imprescindvel a leitura de outras reas do conhecimento, como a Filosofia, a Histria, a Sociologia, a Psicologia, a Biologia, entre muitas outras, cujas produes contribuem para que se possa entender e aprofundar investigaes sobre o fenmeno educacional, objeto da cincia da educao, a Pedagogia. Em outras palavras: a educao, um processo social complexo e dinmico, exige ser abordada a partir de uma percepo multirreferencial, o que significa haver uma unidade no saber pedaggico resultante da pluralidade cultural pertinente aos diferentes campos curriculares, [...] esto es, el objeto de la Pedagoga deja de estar repartido entre los campos, para asumirse como entidad definida y distintiva, pero susceptible de miradas y enfoques diversos en su proceso de construccin permanente (Mendoza, 2004, p. 5). Especialmente a Filosofia contribui, j que permite compreender e analisar o conhecimento como produo humana.

R. bras. Est. pedag., Braslia, v. 91, n. 227, p. 233-251, jan./abr. 2010.

243

Liliana Soares Ferreira

A relao entre Filosofia e Pedagogia j se encontra estabelecida, ainda que de modo meio subterrneo, na prpria histria da Filosofia, bem antes do nascimento da Pedagogia como um campo especfico de saber. Tal relao fora pensada, de modo geral, a partir do conceito de Filosofia como cincia defensora de um metafsico sistema, com pretenses universais, cujo objetivo era tratar do todo, englobando tudo o que estava ao seu redor. Resulta disso, em primeiro lugar, uma relao vertical entre ambas, na qual compete Filosofia oferecer os fundamentos Pedagogia. Esta ideia da Filosofia como fundamento da educao se encontra no s nos textos dos filsofos, como tambm, e sobretudo, em muitos manuais de filosofia da educao (Dalbosco, 2006, p. 1121). No somente se faz necessrio conhecer a histria da Filosofia relacionada Pedagogia, mas entender como os conceitos filosficos vo se elaborando e se substituindo nessa histria, o que exige adentramento na obra dos grandes filsofos: Isto , a pedagogia traz para dentro de seu contedo aquela postura filosfica de determinar o que racional e vlido, baseando-se em algo (a Ideia, a Substncia ou Deus) que vem de fora da prpria racionalidade [...] (Dalbosco, 2006, p. 1122). Pensando especificamente na Pedagogia, h o estudo dos problemas da rea em um contexto caracteristicamente ontolgico, porque [...] trata primeiro da definio das essncias para somente depois tratar da realidade, fazendo com que no se alcance mais, em ltima instncia, a prpria historicidade da ao humana, e Dalbosco exemplifica com o conceito de Educao Infantil, quando denota supor que [...] embora a criana no nasa sabendo, ela traz dentro de si uma essncia que precisa ser desabrochada pelo trabalho do pedagogo. Porm, essa essncia estimulada a emergir a partir da ao dos pedagogos em relao infncia, evitando que se perca e no se constitua o cidado autnomo. Por isso, para o autor, a criana vista desde o princpio como um pequeno adulto cujo desenvolvimento necessita de uma interveno constante do adulto. A Sociologia, outra dessas grandes parceiras da Pedagogia, tem sido discutida em vrios momentos da Histria, desde seu surgimento como cincia, no sculo 18. Essa parceria tem incio no momento em que se assume uma atitude terica, creio, inquestionvel, para os pedagogos: a educao interao, acontece nas relaes humanas. Ora o estudo do social, em suas diferentes abordagens, objeto da Sociologia. Uma das grandes discusses relativas a essa cincia diz respeito ao mtodo e, nesse, a implicao ou no do socilogo com o fenmeno social que analisa. Na perspectiva da iseno, o socilogo permanece exterior ao social, contempla-o percebendo-lhe seus aspectos autnomos radicais: uma autonomia ontolgica (o grupo social analisado existe em sua funcionalidade), metodolgica (exclui a dialtica, analisando focadamente os eventos) e recproca (a busca da objetividade por parte do socilogo, olhando os fatos como se vivesse externamente a eles). Contrrio a esses procedimentos, Sartre (2002, p. 64) prope que o sociolgo e seu objeto de estudo [...] formam um par, no qual cada um deve ser interpretado pelo outro e onde a relao deve ser, por seu turno, decifrada como um

244

R. bras. Est. pedag., Braslia, v. 91, n. 227, p. 233-251, jan./abr. 2010.

Pedagogia como cincia da educao: retomando uma discusso necessria

momento da Histria. Isto porque o objeto de estudo do socilogo, o social e, nele, o grupo social, no um objeto metafsico, [...] uma multiplicidade de relaes e de relaes entre essas relaes (p. 67). Por isso, reitera o autor que considera: a relao entre o socilogo e o objeto de estudo [...] como uma relao de reciprocidade; o pesquisador nunca pode estar fora de um grupo, a no ser na medida em que est em um outro salvo nos casos-limite em que esse exlio o oposto de um ato real de excluso (p. 67). Com isso se percebe haver necessidade de o socilogo no caso do fenmeno educacional, por exemplo, objeto da cincia da educao, a Pedagogia alm de estar imerso no fenmeno, de modo a compreend-lo em sua interioridade, poder compreender a realidade do entorno.

Nem todos os professores so pedagogos: os cientistas da educao e seu trabalho Passo a apresentar consideraes sobre o trabalho especfico dos cientistas da educao, os pedagogos. Estes profissionais desempenham (ou deveriam desempenhar) nos espaos educacionais, em acordo com o fato de serem os estudiosos da educao, atividades relativas ao que Marques (1996, p. 57) denomina as dimenses da Pedagogia:
a) o plano da racionalidade cognitivo-instrumental que permite uma interveno praxeolgica nos fenmenos da educao; b) o plano hermenutico da interpretao dos sentidos de um determinado contexto sociocultural; c) o plano crtico do sentido radical da emancipao humana, como horizonte de possibilidades abertas transcendncia exigida pela historicidade da liberdade.

Ao apresentar as dimenses da Pedagogia, Marques (1996, p. 59) amplia a concepo desta rea, como cincia da educao, entendendo-a [...] no apenas no aspecto epistmico de um sujeito que projeta seu mundo para realiz-lo. Vai alm, busca perceber a educao hermeneuticamente, em seu contexto, um contexto [...] sociocultural especfico de sua atuao concreta e relanado para a superao de si mesmo no sentido radical da emancipao humana. Deste modo, acredita o autor, acontecer [...] o tratamento pedaggico dos desafios da educao na dimenso da interlocuo dos saberes. Se a Pedagogia uma cincia especfica para tratamentos de assuntos correlatos prtica educativa e dinmica educacional (Bello, 2008, p. 2), exige que os profissionais da rea sejam amplamente preparados para agir relativamente ao fenmeno educacional. Isto inclui pensar que os processos educativos para a constituio dos pedagogos precisam abranger conhecimentos variados relativos s reas afins e prxis pedaggica nos diferentes cotidianos educacionais. O que significa dizer prxis pedaggica? Bom, depende do contexto: fora da escola, todo agir pedaggico, que pode acontecer em todos os espaos

R. bras. Est. pedag., Braslia, v. 91, n. 227, p. 233-251, jan./abr. 2010.

245

Liliana Soares Ferreira

escolares ampliados; dentro da escola, no meu entender, toda prxis (ou deveria ser) pedaggica, posto que a escola se constitui com e a partir do pedaggico. O pedaggico
[...] est relacionado ao modo como o grupo que compe a escola se organiza regularmente, a como entende e produz a educao. Transita entre o individual e o coletivo, de modo dialtico, elaborando-se e acontecendo cotidianamente na escola. (Ferreira, 2008).

Ao mesmo tempo, a prxis pedaggica a essncia do trabalho profissional dos professores, e, nessa perspectiva, torna-se cientfica [...] e, por isso, metdica, sistemtica, hermeneuticamente elaborada e teori camente sustentada; assim organizada, pode-se dizer uma prxis pedaggica, ento, uma prxis social, porque [...] socialmente elaborada e organizada conforme intencionalidades, conhecimentos (Ferreira, 2008). Portanto, na escola, a prxis (ou deveria ser) sempre pedaggica. Nos demais espaos sociais, entretanto, no o necessariamente, embora se o fosse, quem sabe, se poderiam ter uma cidade, uma comunidade, instituies e pessoas mais educadoras. Em todo o lugar, haveria a preocupao com os sujeitos e seus aprenderes, embora se soubesse que todos, de algum modo, j conhecem algo, no so absolutamente ignorantes, porm podem e necessitam ampliar seus saberes, refletir sobre eles e, por meio da linguagem, produzir conhecimentos. Essa utopia, talvez sonho, me movimenta, quando penso que h no social demandas do pedaggico a serem atendidas por todos os sujeitos, no somente por pedagogos, posto que pedaggico transcende Pedagogia. Entendo que a Pedagogia a cincia da educao, cujos postulados, crenas, teorias, reflexes e indagaes, mediante mtodos e divulgao, necessitam orientar a educao em seus aspectos formais e no formais. Porm, pedaggico tudo que est implicado na ao de educar, mesmo que ainda no referendado pela Pedagogia, ou seja, no mbito do senso comum. Quando o pedaggico est no mbito da escola, est sobretudo regulamentado, normatizado, alm de incidirem sobre ele determinadas relaes de poderes, prprias daquele espao e daquele tempo, culturalmente elaborados. Por isso se pode dizer, com Peres (2007):
Em toda prxis pedaggica h normas, aes premeditadas e institudas que fazem os sujeitos agirem de algum modo, ou seja, cria condies para que se constituam aes, subjetividades e, a partir dessas, conhecimentos. No so normas ou aes ingnuas. Ao contrrio, esto eivadas de relaes de poderes manifestas nos discursos, de modo que somente podem ser analisadas em relao ao contexto em que se produziram.

Essas relaes se evidenciam cotidianamente, na escola ou em qualquer espao onde haja relaes pedaggicas. Em alguns casos, so naturalizadas pelo grupo e no esto prescritas em nenhum documento. Sua repetio as naturaliza. So modos como os sujeitos intercambiam

246

R. bras. Est. pedag., Braslia, v. 91, n. 227, p. 233-251, jan./abr. 2010.

Pedagogia como cincia da educao: retomando uma discusso necessria

saberes, culturas, historicidades. Poder-se-ia afirmar que nenhuma prxis pedaggica est desvinculada de inter-relaes entre os sujeitos, pois a interao social seu suposto, o alicerce onde acontece. Assim, a prpria prxis pedaggica, porque interativa, porque pe em interao os sujeitos, e estes, ao interagirem, desde o nvel inicial, j esto em interlocuo de saberes (Marques, 1996). Peres (2007) ratifica essa afirmao, argumentando que toda prxis pedaggica efetiva produz, de algum modo, em relao aos sujeitos envolvidos, estudantes e professores, e essa produo revela-se nos seguintes aspectos:
a) alternarmos conceitos e imagens (sejam advindas do vivido ou do sonhado); b) como professores nos colocarmos no lugar de eternos aprendizes e por isso de escuta constante; c) as relaes pessoais possam estar entretecidas s relaes conceituais e profissionais; d) redimensionarmos a valorizao das didticas, dos contedos e das teorias gicas ou ficas como nicos alicerces da futura prtica (no caso da formao de professores); e) trabalharmos uma teoria encarnada aos componentes imaginais e simblicos.

assim que se reafirma a Pedagogia como cincia dialgica, cujos princpios se revisam cotidianamente nos espaos e nos tempos da escola, pedaggicos por excelncia e demasiadamente humanos. Uma cincia, portanto, cujo objeto a educao, e esta acontece na interao entre os sujeitos, tendo a linguagem como meio (Gadamer, 1988).

Consideraes finais So ouvidas, todo dia, na Universidade, queixas dos estudantes dos cursos de Pedagogia quanto ao seu lugar social diante dos demais estudantes de graduao. Alegam que estes os menosprezam, chamando-os at de pedabobos, tendo em vista que, quando conclurem a licenciatura, sero trabalhadores em subempregos, com subsalrios. Formou-se uma pseudoconcepo de Pedagogia, como uma rea imprecisa, desconexa, sem objeto de estudo. Ora, tal concepo equivocada, alimentada por aqueles que no atribuem Pedagogia o status de direito, o de ser cincia da educao, tornou-se senso comum. De acordo com Saviani (2006, p. 1), contrariamente, trata-se da cincia que produz teoria sobre educao: uma teoria da prtica: a teoria da prtica educativa Porm, cabe alertar que [...] se toda pedagogia teoria da educao, nem toda teoria da educao pedagogia. Na verdade o conceito de pedagogia se reporta a uma teoria que se estrutura a partir e em funo da prtica educativa e o autor explica: [...] no se constituem como pedagogia aquelas teorias que analisam a educao pelo aspecto de sua relao com a sociedade no tendo como objetivo formular diretrizes que orientem a atividade educativa.

R. bras. Est. pedag., Braslia, v. 91, n. 227, p. 233-251, jan./abr. 2010.

247

Liliana Soares Ferreira

Faz-se necessrio reconstituir essa concepo, ou, com Saviani, assar do senso comum conscincia filosfica, que significa [...] passar p de uma concepo fragmentria, incoerente, desarticulada, implcita, degradada, mecnica, passiva, simplista a uma concepo unitria, coerente, articulada, explcita, original, intencional, ativa e cultivada (Saviani, 1980, p. 5). Obviamente, esse um trabalho de pedagogos organizados em grupos, coletivamente articulados, posto que implica rever a teoria em ao dessa cincia. E considerar o que afirma Vzquez (1977, p. 206):
A teoria em si no transforma o mundo. Pode contribuir para sua transformao, mas para isto tem que sair de si mesma, e, em primeiro lugar, tem que ser assimilada pelos que vo ocasionar, com seus atos reais, efetivos, tal transformao.

Do mesmo modo, a teoria pedaggica em si no transforma a educao; necessria a ao dos sujeitos, pois:
Entre a teoria e a atividade prtica transformadora se insere um trabalho de educao das conscincias, de organizao de meios materiais e planos concretos de ao: tudo isso como passagem indispensvel para desenvolver aes reais e efetivas. Nesse sentido, uma teoria prtica na medida em que materializa, atravs de uma srie de mediaes, o que antes s existia idealmente, como conhecimento da realidade ou antecipao ideal de sua transformao. (Vazquez, 1977, p. 206).

Do mesmo modo, segundo Saviani (2006, p. 31), quando h uma correlao entre teoria da educao e Pedagogia, [...] alm de compreender o lugar e o papel da educao na sociedade, a teoria da educao se empenha em sistematizar, tambm, os mtodos, processos e procedimentos. Estes procedimentos intencionam atribuir intencionalidade ao de educar, garantindo-lhe eficcia. Poder-se-ia dizer que o objetivo final da teoria da educao a prtica pedaggica, isto , o modo como organizado e realizado o ato educativo e o da Pedagogia a educao (Saviani, 2006 p. 31) Ao finalizar, caberia perguntar com Mazzotti (2006, p. 546): Se para cada teoria h um objeto de estudo referente, qual o objeto de estudo da Pedagogia? A educao no seria uma palavra-valise? O vocbulo educao abrangente, com certeza abrange vrias possibilidades de sentidos e compreenses, o que pode ser uma disperso epistemolgica da cincia da educao (que o autor chama de cincias). Entretanto, se pensado em seu sentido, um mesmo fenmeno, porm em acordo com os espaos sociais onde se produz. O que se entende por educao na escola pode no ser do mesmo modo na famlia, ou na Igreja, ou no sindicato. Mas, em sua especificidade, em todos estes espaos sociais h educao. Por isto, concordo com Franco (2008, p. 362):
No basta Pedagogia refletir ou teorizar sobre o ato pedaggico; no basta Pedagogia, tambm, orientar ou, muito menos, prescrever aes prticas para a concretizao das prticas educativas. preciso

248

R. bras. Est. pedag., Braslia, v. 91, n. 227, p. 233-251, jan./abr. 2010.

Pedagogia como cincia da educao: retomando uma discusso necessria

que a Pedagogia produza conhecimentos na direo da superao da fragmentao dos saberes pedaggicos, docentes e cientficos que foram historicamente dissociados.

Com certeza esta discusso inicial e exige, cotidianamente, ser assumida pelos sujeitos da educao. Deste modo, poder-se- contribuir para a recuperao, ao lado do lugar social da educao, tambm do reconhecimento dos pedagogos, e mais, da educao como preponderante para a to necessria transformao social.

Referncias bibliogrficas AMADO, J.; BOAVIDA, J. Cincias da educao: epistemologia, identidade e perspectivas. 2. ed. Coimbra: Ed. Coimbra, 2008. BELLO, Jos Luiz de Paiva. O fim da Pedagogia. 2008. Disponvel em: <http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/filos30.htm>. BOTO, C. A civilizao escolar como projeto poltico e pedaggico da modernidade: cultura em classes, por escrito. Cadernos Cedes, Campinas, v. 23, n. 61, p. 378-397, dez. 2003. Disponvel em: <http://www.cedes.unicamp.br>. CAMBI, F. Histria da Pedagogia. So Paulo: Ed. Unesp, 1999. COMENIUS, J. A. Didtica magna. So Paulo: Martins Fontes, 2006. CORDOVA, R. A. Imaginrio social e educao: criao e autonomia. Em Aberto, Braslia, v. 14, n. 61, p. 24-44, jan./mar. 1994. DALBOSCO, C. A. O cuidado como conceito articulador de uma nova relao entre Filosofia e Pedagogia. Educao & Sociedade, Campinas, v. 27, n. 97, p. 1113-1135, set./dez. 2006. ESTEVO, C. V. Sentidos de escola, profissional docente e formao. Revista Brasileira de Poltica e Administrao da Educao, Rio de Janeiro, v. 20, n. 2, p. 11-28, jul./dez. 2004. FERREIRA, L. S. Educao & Histria. 3. ed. Iju: Ed. Unijui, 2001. _______. Gesto do pedaggico: de qual pedaggico se fala? Currculo sem Fronteiras. v. 8, n. 2, p. 176-189, jul./dez. 2008. FRANCO, Maria Amlia Santoro. Didtica e pedagogia: da teoria do ensino teoria da formao. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDTICA

R. bras. Est. pedag., Braslia, v. 91, n. 227, p. 233-251, jan./abr. 2010.

249

Liliana Soares Ferreira

E PRTICA DE ENSINO (Endipe), 14., 2008, Porto Alegre. Anais do XIV Endipe. Porto Alegre: Ed. PUC-RS, 2008. p. 350-371. GADAMER, Hans-Georg. Verdad y mtodo: fundamentos de una hermenutica filosfica. 3. ed. Salamanca: Sgueme, 1988. GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria da Pedagogia: pesquisas contemporneas sobre o saber docente. Iju: Ed. Unijui, 1998. GENOVESI, G. Pedagoga: dallempiria verso la scienza. Bologna: Pitgoras, 1999. GILES, T. R. Histria da Educao. So Paulo: EPU, 1987. GIROUX, H. Cultura, poltica y prctica educativa. Barcelona: Gra, 2001. MANACORDA, M. A. Marx e a pedagogia moderna. 2. ed. So Paulo: Cortez, 1996. MARQUES, M. O. Projeto pedaggico: a marca da escola. Contexto & Educao, v. 1, n. 1, p. 16-28, abr./jun. 1990. _______. Educao/interlocuo, aprendizagem/reconstruo de saberes. Iju: Ed. Unijui, 1996. MAZZOTTI, T. Cincias da educao em questo. Educao e Pesquisa, So Paulo, v. 32, n. 3, p. 539-550, set./dez. 2006. MENDOZA, C. La pedagoga como ciencia: notas para un debate. Investigacin y Postgrado, Caracas, v. 19, n. 2, p. 1-8, jul. 2004. NORODOWSKI, M. Comenius e a educao. 2. ed. Belo Horizonte: Autntica, 2002. PERES, Lcia Maria Vaz. Uma semente viva revitalizando e reconstruindo pessoas: relaes ensinantes como subjetividades em movimento. In: : ENCONTRO NACIONAL DE DIDTICA E PRTICA DE ENSINO (Endipe), 14., 2008, Porto Alegre. Anais do XIV Endipe: trajetrias e processos de ensinar e aprender: sujeitos, currculos e cultura. Porto Alegre : Ed. PUC-RS, 2008. v. 3, p. 376-388. PIMENTA, S. G. (Coord.). O pedagogo na escola pblica. So Paulo: Loyola, 1988. PIMENTA, S. G. (Org.). Saberes pedaggicos e atividade docente. So Paulo: Cortez, 1999.

250

R. bras. Est. pedag., Braslia, v. 91, n. 227, p. 233-251, jan./abr. 2010.

Pedagogia como cincia da educao: retomando uma discusso necessria

SAVIANI. D. Prefcio edio brasileira. In: MANACORDA, M. A. Marx e a pedagogia moderna. 2. ed. So Paulo: Cortez, 1996. _______. Educao: do senso comum conscincia filosfica. So Paulo: Cortez, 1980. _______. Pedagogia histrico-crtica no quadro das tendncias da educao brasileira. Revista da Associao Nacional de Educao, So Paulo, n. 11, p. 15-23, 1985. _______. As concepes pedaggicas na Histria da Educao Brasileira. In: LOMBARDI, J. C.; SAVIANI, D.; NASCIMENTO, M. I. M. (Orgs.). Navegando pela histria da educao brasileira. Campinas, SP: Histedbr, 2006. _______. Pedagogia: o espao da educao na universidade. Cadernos de Pesquisa, v. 37, n. 130, p. 100-134, jan./abr. 2007. SARTRE, J. Crtica da razo dialtica: precedido por Questes de mtodo. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. SOL, P. El estdio diacrnico de los fenmenos educativos y las tendencias historiogrficas actuales. In: CONGRESO INTERNACIONAL A HISTRIA A DEBATE, 1993, Santiago de Compostela. Actas. Santiago de Compostela: Carlos Barros Editor, 1995. t. II, p. 213-220. SUCHODOLSKI, B. A pedagogia e as grandes correntes filosficas: a pedagogia da essncia e a pedagogia da existncia. 5. ed. Lisboa: Horizonte, 2000. VAZQUEZ, A. D. Filosofia da prxis. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.

Liliana Soares Ferreira, doutora em Educao pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), professora-adjunta do Departamento de Administrao Escolar do Centro de Educao, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). anaililferreira@yahoo.com.br

Recebido em 12 de julho de 2009. Aprovado em 15 de dezembro de 2009.

R. bras. Est. pedag., Braslia, v. 91, n. 227, p. 233-251, jan./abr. 2010.

251

Вам также может понравиться