Вы находитесь на странице: 1из 64

p.

08

REPORTAGEM Tecnologias Sociais transformam realidades es no Par

p.40

FOTO COM CINCIA Cincia e Tecnologia sob diferentes ngulos

n 02
Out/Jan
www.veraciencia.pa.gov.br
ISSN 2238-8966

Revista de Cincia, Tecnologia e Inovao do Estado do Par

INOVAO

Parques tecnolgicos
Sinergia entre universidades, empresas, poder pblico e sociedade
Parque de Cincia e Tecnologia Guam, em Belm

e o crdito das fotos na pg 23: Acrevo pesquisador


Rita Abitbol

p.26

CASO DE SUCESSO

Pesquisas desenvolvem cupuau mais resistente e produtivo

p.54

Revista de Cincia, Tecnologia e Inovao do Estado do Par

Inovar, desenvolver as cadeias produtivas regionais, criar uma ambincia favorvel ao enraizamento de uma mentalidade empreendedora e criativa, com cultura de respeito ao meio ambiente, supe a conjugao de inmeros fatores. Dentre esses, a criao de parques tecnolgicos, voltados ao desenvolvimento de iniciativas empreendedoras, de base cientfica, centradas no aproveitamento da biodiversidade amaznica, apresenta-se como uma das estratgias mais promissoras de consolidao dessa ambincia de inovao. Ao mesmo tempo, a customizao, aperfeioamento e proliferao de tecnologias sociais, de fcil acesso comunitrio e portadoras de boas prticas, inserem os pequenos produtores e as economias locais num novo cenrio de alternativas, com resultados surpreendentes em nvel das pequenas economias locais. Por fim, e de forma transversal, impe-se uma mudana de mentalidade na relao entre os principais atores institucionais do processo - Governo, Academia e Setor Prudutivo - em vista da institucionalizao de um verdadeiro sistema de inovao no estado, em que o esforo conjunto de gerao, transmisso e avano do conhecimento esteja comprometido com a soluo dos problemas regionais mais candentes. Esta, em sntese, a principal temtica que permeia a segunda edio da Revista Ver-a-Cincia, tecendo entre os vrios artigos e reportagens uma reflexo convergente, instigante e que aponta horizontes comuns para todos aqueles comprometidos com o futuro de uma regio que, apesar de todos os percalos e descasos, ainda representa o maior desafio brasileiro do sculo XXI.

Boa leitura!

Alex Fiza de Mello


Secretrio de Estado de Cincia, Tecnologia e Inovao

Revista de Cincia, Tecnologia e Inovao do Estado do Par

Simo Robison Oliveira Jatene


Governador do Estado do Par

ANO I EDIO 02 OUT/JAN DE 2012


ISSN 2238-8966

Helenilson Cunha Pontes


Vice-Governador do Estado do Par

Publicao quadrimestral desenvolvida pela Assessoria de Comunicao da Secretaria de Estado de Cincia, Tecnologia e Inovao (Ascom/Secti).

Vilmos da Silva Grunvald


Secretrio Especial de Estado de Infraestrutura e Logstica para o Desenvolvimento Sustentvel

Editora-chefe
Ana Carolina Pimenta (DRT 013585/MG)

Jornalista
Raphael Freire (DRT 2239/PA)

Alex Bolonha Fiza de Mello


Secretrio de Estado de Cincia, Tecnologia e Inovao

Colaboraram nesta edio


Alexandre Moraes (Ascom UFPA), Claudio Santos (Secom), Flvio E. Pimenta, Manoel Neto, Michell Costa, Moyss dos Santos Miranda, Pablo Surez, Rita Abitbol, Roberta Muniz (Ascom UFRA), Ronaldo Rosa, Solange Campos (Ascom PCT Guam), Vinicius Soares Braga - DRT 12416/RS (Ascom Embrapa).

Alberto Cardoso Arruda


Secretrio-Adjunto de Estado de Cincia, Tecnologia e Inovao

Geraldo Narciso da Rocha Filho


Diretor de Cincia e Tecnologia

Projeto Grfico e Diagramao


Mrcio Alvarenga
As opinies emitidas nos artigos publicados nesta revista so de inteira responsabilidade dos autores A reproduo dos textos e fotos desta edio permitida desde que os autores e a fonte sejam citados

Gisa Helena Melo Bassalo


Diretora de Inovao Tecnolgica

Simone do Nascimento Baa


Diretora de Planejamento, Administrao e Finanas

Revista de Cincia, Tecnologia e Inovao do Estado do Par

Conselho Editorial
Jimena Felipe Beltro Jornalista, Mestre em Jornalismo pela University of Missouri Columbia, EUA, e Ph.D em Cincias Sociais pela University of Leicester, Inglaterra. analista em cincia e tecnologia do Museu Paraense Emlio Goeldi, onde exerce atividades de divulgao cientfica e de comunicao institucional. Responsvel pela criao da Agncia Museu Goeldi e do informativo eletrnico Museu Em Pauta. editora do jornal Destaque Amaznia, pioneiro no jornalismo cientfico na regio.

Julio Cesar Pieczarka Possui ps-doutorado em citogentica molecular pela Universidade de Cambridge, Inglaterra. Doutor em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Apresentou 220 trabalhos em congressos cientficos nacionais ou internacionais. Tem experincia na rea de Gentica, com nfase em Gentica Animal, atuando principalmente em citogentica, biodiversidade, filogenia, primatas e cromossomos.

Lourdes Furtado Possui trs ps-doutorados na rea de Antropologia, na Frana. Membro Titular do Comit Diretivo do Programa - Universidad para La Paz. pesquisadora titular do Museu Paraense Emlio Goeldi (MPEG). Tem experincia na rea de Antropologia, com nfase em Antropologia Rural, atuando principalmente nos em pesca artesanal, antropologia e pesca tradicional.

Luis Eduardo Aragn Vaca Possui doutorado em Geografia pela Michigan State University, ps-doutorado em estudos populacionais da Brown University e em estudos latino-americanos da Universidade de Estocolmo. professor e pesquisador do Ncleo de Altos Estudos Amaznicos (NAEA/ UFPA), em nveis de mestrado e doutorado. Atualmente fellow do Programa LEAD (Leadership for Environment and Development) e Coordenador da Ctedra UNESCO de Cooperao Sul-Sul para o Desenvolvimento Sustentvel.

Manoel Tourinho Possui doutorado em Sociologia Rural pela University of Wisconsin, Estados Unidos. Foi Diretor Nacional da Embrapa, Braslia. professor titular da Universidade Federal Rural da Amaznia (UFRA). Tem experincia na rea de Agronomia e Sociologia Rural, com nfase no manejo comunitrio de Recursos Naturais em vrzeas da Amaznia.

Nara Macedo Botelho Possui doutorado em Tcnica Operatria e Cirurgia Experimental pela Universidade Federal de So Paulo. consultora ad hoc da Coordenao de Aperfeioamento de Pessoal de Nvel Superior (Capes) e editora adjunta da Revista Paraense de Medicina. professora da Universidade Federal do Par (UFPA) e da Universidade do Estado do Par (UEPA). Tem experincia na rea de Medicina, com nfase em Ginecoendocrinologia e Climatrio, com nfase em Ginecologia e Obstetrcia, Cirurgia Experimental e Educao Mdica.

Roberto DallAgnol Possui doutorado em Petrologia com nfase em granitos pela Universidade Paul Sabatier, Frana. Foi coordenador da rea de Geocincias da Coordenao de Aperfeioamento de Pessoal de Nvel Superior (Capes). membro titular da Academia Brasileira de Cincias, coordenador do Instituto Nacional de Cincia e Tecnologia de Geocincias da Amaznia e professor da Universidade Federal do Par (UFPA).

08
Tecnologias Sociais
Economia Solidria, Agroecologia, gerao de renda a partir do ltex. Conhea algumas tecnologias que transformam realidades no Par

26
Parques tecnolgicos
Os projetos de instalao de trs de Parques de Cincia e Tecnologia para o estado

54
Caso de sucesso
Embrapa comemora os 10 anos dos primeiros clones de cupuau tolerantes vassoura-de-bruxa

40 62
Foto Com Cincia Memria
C&T em diferentes cores e formas Universidade Federal Rural da Amaznia: 61 anos de tradio em Cincias Agrrias

Artigos
Parceria histrica entre a castanheira e as comunidades tradicionais amaznicas Atualidades e perspectivas da pesquisa com clulas-tronco Cadeias de Comercializao dos Produtos Florestais No Madeireiros no Par: o peso de uma economia invisvel Incluso digital e a busca por um acesso tecnolgico respaldado nos reais interesses dos povos da Amaznia

p.18

p.36

p.42

p.48

s iai oc ss ar gia am o P olo rm n cn fo es Te ns ad tra alid re

ad as em

su ce did as re ap lic

Co nh e

ae xp er in cia sb em

mu nic pi os pa ra en se s

Por Ana Carolina Pimenta e Raphael Freire

senso comum costuma associar o termo tecnologia a computadores, robtica e a outras inovaes que avanam medida que se expande o conhecimento cientfico. Mas, numa era marcada por crises socioambientais, vem se destacando, cada vez mais, o conceito de Tecnologias Sociais (TS), diferenciado por envolver metodologias reaplicveis, desenvolvidas na interao com a comunidade e que representam efetivas solues de transformao social. Em linhas gerais, essas tecnologias aliam saber popular, organizao social e conhecimento tcnico, para promoo do desenvolvimento sustentvel.

Fo tos :

As

com

/S e

c ti

Secretaria de Estado de Cincia, Tecnologia e Inovao

No Par, a quantidade e os tipos de tecnologias sociais desenvolvidas ainda so desconhecidos em sua totalidade. Para fazer um mapeamento das solues alternativas de baixo custo e fcil (re)aplicabilidade executadas no estado, foi criada pela Secretaria de Cincia, Tecnologia e Inovao (Secti) a Rede de Tecnologias Sociais do Par, composta por representantes do poder pblico e privado, academia e organizaes da sociedade civil. Com quatro meses de atuao, a Rede j mapeou seis projetos consolidados e a perspectiva apoiar essas e outras experincias. Pretendemos implementar mecanismos de identificao, difuso, reaplicao, avaliao e aperfeioamento de TS e buscar novas solues para demandas ainda no atendidas, explica Paulo Henrique da Rocha, coordenador de Transferncia de Tecnologias Sociais da Secti. As tecnologias sociais podem atuar em diferentes setores: educao, sade, agricultura, entre outros. No Par, algumas experincias vm ganhando destaque e reconhecimento como estratgias eficazes para a gerao de trabalho, renda e melhoria da qualidade de vida para a populao.

Tecnologia social dos banheiros secos


Historicamente, as populaes amaznicas tm enfrentado precrias condies sanitrias. Dados divulgados pelo IBGE, referentes ao Censo 2010, revelam que h na regio Norte cerca de 400 mil domiclios que no dispem de qualquer sistema de coleta de esgotamento sanitrio. Na tentativa de transformar essa realidade, algumas tecnologias sociais de saneamento ambiental foram desenvolvidas para melhorar a qualidade de vida de milhares de famlias que vivem na rea rural do Pas. No Par, o Instituto Amaznico Amanacy (Iama) atua, desde 2010, na reaplicao da metodologia de instalao de banheiros secos em diversos municpios do estado. As comunidades so capacitadas para construrem os prprios banheiros e reaplicarem a tecnologia no municpio, alm de receberem conhecimentos sobre educao ambiental, ressalta Paulo Rodrigues, coordenador do Iama. Os banheiros funcionam como fossas spticas desenvolvidas para tratar os dejetos humanos, em forma de compostagem a seco. Eles so constitudos por um vaso sanitrio com separador e coletor de dejetos e por uma fossa, composta por duas cmaras, feita de paredes de alvenaria e telhado composto por telhas ecolgicas. A primeira cmara recebe os dejetos e os materiais orgnicos, sendo responsvel pelo tratamento destes resduos por meio de decomposio feita por bactrias e fungos. A segunda destinada ao processo de compostagem, pelo qual os rejeitos orgnicos so cobertos, aps cada uso, por matria orgnica, como palha, aparo de grama, serragem, folhas e cascas de alimento. Estes materiais tm a funo de retirar o excesso de umidade na cmara e gerar o equilbrio entre carbono e nitrognio, importante para o desenvolvimento do processo. O mau odor eliminado por condutos de ar e canos de ventilaes. Aps 12 meses, o resultado da decomposio uma terra preta, pronta para ser usada como adubo natural, sem cheiro desagradvel nem vermes nocivos sade humana e ao meio ambiente.

415
De acordo com o Banco de Tecnologias Sociais, da Fundao Banco do Brasil, cerca de 415 tecnologias sociais so desenvolvidas no Brasil. O Sudeste a regio que mais concentra tecnologias em desenvolvimento, seguida pelas regies Nordeste (112), Sul (73), Norte (38) e Centro-Oeste (34). Os principais focos de atuao destas tecnologias sociais so: educao, sade, meio ambiente, renda, alimentao e gua.
10

Revista de Cincia, Tecnologia e Inovao do Estado do Par

Rico em nutrientes, como clcio, magnsio, fsforo, enxofre e potssio, o adubo natural serve para melhorar a fertilidade de solos pobres. O biofertilizante pode ser utilizado na adubao do solo de pastagens, de culturas frutferas e outras, como canaviais e paineiras. Com apoio das tecnologias sociais dos banheiros secos, moradores do municpio de Gurup, localizado no arquiplago do Maraj, a cerca de 30 horas de barco de Belm, construram 16 banheiros. Outros dez j foram instalados na Ilha do Comb (Belm) e 90 esto em negociao para serem instalados no municpio de Belterra. Segundo Paulo Rodrigues, a tecnologia social dos banheiros secos contribui para melhoria das condies de sade e preservao do meio ambiente, alm de ser uma fonte de renda para os moradores de Gurup. O adubo obtido vendido em sacas pelos moradores e, tambm, utilizado como biofertilizante que substitui a adubao qumica, poupando despesas com a aquisio de insumos industrializados, explica.

De acordo com a Embrapa, a utilizao de biofertilizantes obtidos pela tecnologia de fossas spticas pode gerar um ganho de trs mil reais, por ano, para cada produtor rural.
Banheiro seco pronto para ser usado.
Arquivo IAMA

Prottipo da fossa sptica.

Aps a construo da fossa sptica, ela instalada junto ao vaso coletor para formarem o banheiro seco (foto acima).

Secretaria de Estado de Cincia, Tecnologia e Inovao

11

Cincia e tradio nos seringais


Com unidades implantadas nos estados do Par, Amazonas, Acre e Rondnia, o Projeto Encauchados de Vegetais da Amaznia mais um exemplo de reaplicao de tecnologias sociais. Tcnicos ligados ao Polo de Proteo da Biodiversidade e Uso Sustentvel dos Recursos Naturais (Poloprobio) ministram, desde 2004, oficinas destinadas a capacitar os comunitrios a confeccionarem artefatos baseados na tcnica que combina conhecimento indgena tradicional de manipulao do ltex com tecnologias semi-industriais adaptadas. Uma das mais novas unidades do Projeto implantadas em solo paraense a localizada no Assentamento Paulo Fonteles, localizado em Mosqueiro (Belm), onde a economia local advm da agricultura familiar, da produo de farinha e das carvoarias. Ningum gosta de fazer carvo, ningum diz que est feliz trabalhando em carvoaria, mas no temos muitas opes, alega Manoel Mota Monteiro, lder comunitrio responsvel por levar o projeto at o assentamento. Com o roado da mandioca e do milho dando pouco retorno econmico e com todos os problemas decorrentes da produo do carvo, os assentados esto otimistas quanto s perspectivas de os encauchados se tornarem fonte de renda alternativa para a comunidade. Muitos projetos j vieram at a gente, nos iludem e somem. Este o nico que chegou, implantou algo concreto e j vem dando resultado, destaca o agricultor Sabino de Souza Oliveira. No processo, produzido um composto formado por ltex, gua e fibras vegetais, como serragem de madeira. A mistura passa por secagem, por meio de evaporao na temperatura ambiente e de exposio luz solar, dando origem a produtos rentveis e biodegradveis. O acabamento das peas dado por pinturas que lembram grafismos indgenas, realizadas com tintas orgnicas extradas de elementos naturais, como jenipapo, aa, urucum e caroo do cacau. No Assentamento Paulo Fonteles existem cerca de 100 seringueiras e a extrao do ltex feita h 1 ano e meio, com rendimento em torno de 10 a 12 litros de leite a cada cinco dias. Dois dias por semana, dez mulheres produzem, em mdia, 50 peas com o latx extrado. Esse trabalho, alm de ser um complemento na nossa renda uma forma da gente acreditar no nosso potencial, de que somos capazes de fazer outras coisas, afirma Neuziane Nascimento. Transformar ltex em produtos artesanais de alta durabilidade, genuinamente amaznicos e de apelo esttico pode ser um timo negcio. Um exemplo disso foi o que ocorreu na Conferncia Rio +20, realizada em julho de 2012, quando o estande que representava o projeto da Tecnologia Social dos Encauchados foi o que mais vendeu seus produtos e gerou lucro. O coordenador do Poloprobio, Francisco Samonek, o responsvel pela coordenao das unidades e afirma que a prpria comunidade define como administrar os recursos obtidos com a venda dos produtos. No impomos os preos, nem como e onde eles vo vender. Apenas damos subsdios e informaes de mercado para que os prprios assentados faam a gesto do negcio, assegura.

Porta-lpis, vasos, embalagens, bolsas, mantas de tecido vegetal, sandlias, jogos americanos, embalagens para presentes, cortina, toalhas de mesa e camisetas so alguns dos mais de 20 tipos de artefatos de encauchados produzidos e comercializados.
Fotos: Ascom/Secti

12

Revista de Cincia, Tecnologia e Inovao do Estado do Par

10 anos
Os produtos feitos de encauchados no agridem o meio ambiente e podem durar at 10 anos
Sabino de Souza foi o escolhido para ser o multiplicador da Tecnologia Social dos Encauchados na sua comunidade. Fui at o Acre me capacitar e voltei animado e disposto a repassar o que aprendi. A ideia que Sabino capacite outros comunitrios a retirarem de forma correta o ltex e a elaborarem a mistura. A tcnica desenvolvida permite que o ltex seja usado em at 30 dias, o que antes deveria ser feito no mesmo dia que coletado.

Secretaria de Estado de Cincia, Tecnologia e Inovao

13

Produo agroecolgica
Em Camet, nordeste paraense, diversas famlias de pescadores artesanais foram prejudicadas com a instalao de uma hidreltrica no Baixo Tocantins, responsvel pela drstica reduo na produo de peixes. A situao era difcil tambm para agricultores, quilombolas, comunidades tradicionais e pequenos produtores que tinham no cultivo da pimenta do reino a principal fonte de renda, sendo refns de um nico comprador do produto. A partir de 2007, a realidade comeou a mudar quando a Associao Paraense de Apoio s Comunidades Carentes (APACC) implementou a tecnologia social Redes de Produo Agroecolgica e Solidria e deu incio a uma nova forma de produo: participativa e consciente. A TS possibilitou o investimento na produo familiar

agroecolgica e no agroextrativismo, gerando renda de forma sustentvel e segurana alimentar. Agricultores familiares e das comunidades tradicionais, assim como gestores de organizaes, associaes, sindicatos e empreendimentos solidrios foram capacitados no que diz respeito organizao produtiva, articulao das organizaes e estratgias de comercializao solidria, sempre valorizando os saberes tradicionais locais. Um dos principais aspectos das Redes de Produo Agroecolgica e Solidria o processo organizacional colaborativo e planejado, no qual mais de 80 agentes atuam como multiplicadores dos conhecimentos e prticas da Tecnologia Social. Centenas de famlias que redescobriram como produzir sem destruir a floresta, rendendo lucros e prosperidade para a regio, assegura Franquismar Marciel de Souza, coordenador da APACC.

Agricultores familiares e comunidades tradicionais so capacitados a gerar renda a partir da produo sustentvel de alimentos livres de agrotxicos

14

Revista de Cincia, Tecnologia e Inovao do Estado do Par

As famlias envolvidas nas Redes tambm fazem o plantio e o reflorestamento de mudas de espcies frutferas e florestais atravs de sistemas agroflorestais, sempre visando preservao ambiental e a valorizao e resgate da biodiversidade local, dando a oportunidade de se organizarem de forma coletiva e gerando renda respeitando o meio ambiente e com segurana alimentar, destaca o coordenador. A produo agroecolgica organizada tem propiciado a comercializao de diversos produtos em feiras locais e regionais, como polpa de aa, manga, tapereb (caj), cupuau e goiaba, mel de abelha, camaro, pescado, laranja, biscoito de Castanha do Par, farinha de mandioca, xaropes de frutas, castanha de caju, hortifrutigranjeiros, banana, galinha caipira, ovos, entre outros.

Centenas de famlias que redescobriram como produzir sem destruir a floresta, rendendo lucros e prosperidade para a regio
Franquismar de Souza, da Associao Paraense de Apoio s Comunidades Carentes.

Arquivo APACC

As Redes de Produo j proporcionaram diversas melhorias aos moradores de Camet, como o aumento da qualidade e da quantidade da produo agrcola, a organizao de feiras peridicas, a agregao de valor aos produtos regionais, e tambm, a incluso de mulheres na organizao da produo e comercializao.

Secretaria de Estado de Cincia, Tecnologia e Inovao

15

Economia E conomia s solidria


A replica replicao de metodologias que visam ao estabelecimento d de iniciativas voltadas Economia Solidria c tambm confi guram-se como Tecnologia Social. o que tem feito o Instituto Capital Social, por meio do projeto Bancos C Comunitrios da Amaznia, responsvel pelo incentivo a formao de dez bancos comunitrios na regio Norte do pas, sendo trs no Amazonas, um no Acre, um R em Rondnia e cinco no Par, nos municpios de Belm, Jacu Jacund, Gurup, Igarap-Miri e Ananindeua. G Gilvan Cleber Sales do Nascimento, coordenador do Pro Projeto, explica que o Instituto responsabiliza-se por dar supo tcnico e metodolgico a organizao dos bancos coporte m munitrios, de modo a torn-los autnomos e sustentveis.

Fotos: Ascom/Secti

J reformei meu barco, comprei novas redes e outros materiais com o dinheiro emprestado
Manoel da Silva

16

Revista de Cincia, Tecnologia e Inovao do Estado do Par

O Banco Comunitrio Tupinamb foi o primeiro banco comunitrio criado na regio Norte. Localizado na Ilha de Mosqueiro, no bairro da Baia do Sol, adotou o Moqueio como moeda social equivalente ao valor do Real (1 Moqueio = 1 Real). O Tupinamb funciona como uma rede de solidariedade entre produtores e consumidores locais, cujo objetivo garantir microcrditos para produo e consumo local a juros baixos, sem exigncia de consultas cadastrais, comprovao de renda ou fiador. Em 2009, o Banco Tupinamb comeou com apenas 15 clientes e um montante de emprstimo de cinco mil reais. Atualmente, o banco possui uma carteira de 20 mil reais e 97 empreendimentos locais que aceitam a moeda e do descontos para estimular seu uso. Uma pesquisa realizada em 2009 revelou que houve um aumento da compra de produtos diversificados na prpria comunidade. Antes do banco comunitrio, somente 2% das pessoas residentes na Baa do Sol consumiam produtos vendidos na sua comunidade. Hoje, 64% das pessoas realizam suas compras sem precisar ir at a cidade, graas as facilidades do crdito de consumo ofertado pelo Banco. Os crditos facilitados destinados a empreendedores resultaram em novas oportunidades de negcios. medida que o consumo local aumenta, aumenta-se o nmero de negcios criados, gerando, um ciclo virtuoso. Em 2008, por exemplo, a Baa do Sol contava com uma panificadora e um frigorfico para atender populao. Com os emprstimos a baixos juros, quadriplicou o nmero destes estabelecimentos. A produo de hortalias, que antes inexistia, foi iniciada por meio do crdito produtivo, exclusivo a empreendedores. Os crditos produtivos variam de 300 reais a 15 mil reais e contempla diferentes perfis de empreendedores. Atendemos desde o vendedor de salgados que quer ampliar a sua produo, at o proprietrio de farmcia, diz a coordenadora do Instituto Tupinamb, Maria Ivoneide. Manoel da Silva, mais conhecido como Seu Pacamon, um dos beneficiados com os emprstimos do Banco Comunitrio. Desde que o Banco se instalou, o pescador j realizou quatro emprstimos, sempre com vistas expanso de seu negcio. J reformei meu barco, comprei novas redes e outros materiais com o dinheiro emprestado, diz. As dvidas so pagas em curto prazo, em funo do aumento da produo decorrente das melhorias e das baixas prestaes. O diferencial dos bancos comunitrios est nos baixssimos juros cobrados e no fcil acesso. Apesar da facilidade na aprovao, Marivaldo do Vale, coordenador do

Banco Tupinamb, afirma no ter problema com inadimplncia. Os juros so simblicos e o que cobrado uma pequena taxa de administrao. As prestaes ficam muito abaixo do que a pessoa pagaria se tivesse comprado com credirio ou fiado, destaca. A moradora Maria de Ftima Silva conta que o Moqueio j a ajudou em diversas situaes de emergncia. No preciso depender de fiados que nos saem muito caro. Se acabar um gs ou algum alimento essencial, recorro ao Moqueio e acerto no incio do ms. A moeda social est fazendo uma diferena imensa na vida dessas pessoas. Ainda me emociono com a dimenso que o Moqueio alcanou. Por to pouco, estamos conseguindo transformar realidades, afirma Maria Ivoneide.

Secretaria de Estado de Cincia, Tecnologia e Inovao

17

ARTIGO

Parceria histrica entre a castanheira e as comunidades tradicionais amaznicas


Ricardo Scoles

RESUMO
Este artigo analisa a sustentabilidade ambiental da coleta das sementes da rvore da castanheira por parte das comunidades tradicionais amaznicas a partir das caractersticas ecolgicas desta espcie. Por meio de estudos em duas regies da Amaznia situadas em lados opostos da bacia hidrogrfica, comprovou-se que a intensidade das atividades extrativistas no influencia a regenerao natural da castanheira. A biologia reprodutiva e relaes ecolgicas da espcie explicam como a distribuio, adensamento e rejuvenescimento das populaes de castanheira so favorecidos pela estreita relao em tempos passados e presentes entre esta rvore e as populaes humanas amaznicas. A baixa presena de plntulas e juvenis na maioria de castanhais estudados e sua conseqente provvel diminuio da produtividade em mdio prazo devem ser combatidas, no com medidas de restrio extrativista, mas com enriquecimento e plantao de castanheiras em reas florestais e/ou humanizadas (capoeiras, roados), usando matrizes produtivas da espcie.

18

Revista de Cincia, Tecnologia e Inovao do Estado do Par

Testando a sustentabilidade ambiental das atividades extrativistas

os ltimos anos, a taxa de desmatamento na Amaznia Brasileira tem diminudo substancialmente, de 27.772 km2 em 2004 a 6.238 km2 em 2011, reduo de 77% de superfcie desflorestada em sete anos (INPE, 2012). Ainda assim, a perda de cobertura florestal na Amaznia Brasileira est quase chegando a 20% da floresta original aps mais de quarenta anos de atividades humanas predatrias na regio. Estudos recentes mostram que, apesar da capacidade de resilincia da floresta, a expanso agropecuria e as variaes climticas esto provocando distrbios nos ciclos de gua e energia

em parte da Bacia Amaznica (DAVIDSON et al. 2012). Sem dvida, a frente de expanso do capital na Amaznia atravs da explorao de recursos naturais e expanso do agronegcio (gado, soja, milho) continuam sendo uma forte ameaa aos servios e valores socioambientais da Amaznia e, por isso, demandam urgentemente alternativas sociais e econmicas que consigam enfrentar a crise. Desde a dcada de 1990, a sociedade civil organizada (em especial, os movimentos sociais), a academia cientfica e as organizaes ambientalistas (nacionais e internacionais) insistem em testar e defender iniciativas econmicas que permitam melhorar as condies de vida das populaes tradicionais da Amaznia, mas com o requisito de manter a floresta em p. Entre estas, destacam-se o ecoturismo, promoo de sistemas agroflorestais, subsdios econmicos para a conservao da floresta em p, beneficiamento e diversificao de produtos florestais no madeireiros, aqicultura e manejo de fana silvestre. Historicamente, a coleta de frutos de rvores florestais considerada como uma atividade extrativista de baixo impacto ambiental, por no causar a morte da espcie explorada nem provocar desmatamento, e promissora em termos socioeconmicos aps adoo de polticas e aes pblicas adequadas (FEARNSIDE, 1989; ALLEGRETTI, 1994; AN-

Nas proximidades das residncias das famlias extrativistas comum a presena de rvores de castanheira. Tapagem, Rio Trombetas.
Fotos: Acervo pesquisador

Secretaria de Estado de Cincia, Tecnologia e Inovao

19

DERSON, 1994). No obstante, o extrativismo vegetal no madeireiro tem sido questionado recentemente por vrios estudos centrados em sustentabilidade ambiental. Entre estes, destaca-se uma macro-anlise feita com dados demogrficos de 23 populaes de castanheira ou castanha-do-par (Bertholletia excelsa Bonpl.) onde se alerta sobre um provvel colapso demogrfico desta espcie por baixos nveis de regenerao (presena de jovens) em reas intensamente exploradas por comunidades tradicionais (PERES et al., 2003). Aparentemente a tese de sustentao lgica: a coleta de castanha significa remoo das sementes (futuras plntulas), se est feita intensamente, o risco de baixa regenerao nos castanhais (florestas dominadas por rvores de castanheira com densidade de indivduos entre 5-20 por hectare) explorados verossmil. Intrigados por esta questo cientfica, o pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Amaznicas (INPA), Rogrio Gribel e o autor deste texto, decidimos estudar os nveis de regenerao natural das populaes de castanheiras em diferentes stios e regies da Amaznia em parceria com Instituto de Chico Mendes de Conservao da Biodiversidade (ICMBio) e com apoio financeiro do Programa de reas Protegidas da Amaznia (ARPA), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico (CNPq), Programa Beca do Instituto Internacional de Educao do Brasil e Projeto Banco de Germoplasma da Castanheira do INPA/MRN/IBAMA. Para isso, efetuou-se um intenso levantamento por dois anos nos castanhais da Regio do Rio Trombetas (Oriximin, Par) e da Reserva Extrativista Lago Capan Grande (Manicor, Amazonas), Bacia do Rio Amazonas, em reas localizadas em unidades de conservao ou territrios quilombolas. Destaca-se que os stios pesquisados apresentavam diferentes gradientes de intensidade de coleta o que permitia analisar e comparar os dados a partir das variveis relacionadas com extrativismo, ecologia da castanheira e nveis de regenerao. Os resultados encontrados foram muito esclarecedores e significativos. Ao contrrio dos argumentos e concluses do trabalho de Peres et al. (2003), os castanhais com maiores nveis de regenerao (densidade de plntulas e juvenis) localizaram-se prximos as comunidades ribeirinhas do Lago Capan Grande (SCOLES e GRIBEL, 2011). No somente isso, os maiores nveis de regenerao nesses locais, contrastaram com uma baixa atividade dispersora da cutia, roedor considerado como o principal agente natural de disperso de sementes de castanheira (PERES e BAIDER, 1997, TUCK HAUGAASEN et al., 2010). Por contra, na regio do Rio Trombetas, a presena de plntulas e jovens foi rara na grande maioria dos

castanhais estudados e independe da intensidade de coleta e atividade dispersora da cutia (SCOLES e GRIBEL, 2012). A comparao das duas grandes reas de estudo mostrou que a estrutura populacional de Bertholletia excelsa na regio do Rio Trombetas era menos densa (rvores por hectare) e mais envelhecida (tamanho do dimetro do tronco) que na regio do Rio Madeira. O que explicaria essas diferenas entre os dois tipos de castanhais estudados? Tudo indica que a resposta est na estreita relao entre as populaes humanas tradicionais e os castanhais. Na regio do Trombetas, os castanhais ficam afastados das comunidades e seu acesso restrito a perodo da safra (meses de janeiro a maio). Na outra regio, Lago Capan Grande, os castanhais convivem com reas de roado e capoeira e recebem a presena humana assiduamente. E a, surge uma nova pergunta, como as atividades humanas poderiam favorecer um maior adensamento e rejuvenescimento das populaes de castanhais?

Os castanhais e sua relao histrica com os castanheiros


A castanheira uma espcie antropoflica. Sua distribuio est condicionada e favorecida pela presena humana na Amaznia desde perodos pr-colombianos. As caractersticas ecolgicas desta rvore podem nos ajudar a entender melhor esta parceria histrica entre Bertholletia excelsa e ser humano na regio. Sabemos que a castanheira uma espcie clmax exigente de luz, ou seja, uma rvore cujo desempenho juvenil depende de alta exposio luz (SALOMO, 1991; SCOLES et al., 2011), sem que isso impea sua permanncia na floresta madura durante centenas de anos, geralmente como rvore emergente. Alm disso, a castanheira uma rvore com alta capacidade de rebrotamento (PAIVA et al., 2010, SCOLES et al. 2011) aps perturbaes (queimadas, derrubadas) e, pode ser considerada como uma espcie indicadora de distrbios passados ou recentes (BALEE e CAMPBELL, 1990). Por ltimo, vrios estudos indicam que as taxas de regenerao das castanheiras em reas de floresta densa so menores em relao a florestas manejadas ou secundrias (PEREIRA, 1994; COTTA et al., 2008; PAIVA et al., 2010).

20

Revista de Cincia, Tecnologia e Inovao do Estado do Par

Figura 1

Localizao das duas reas de estudo:

1) Regio do Rio Trombetas (Oriximin e Obidos, Par) e 2) Reserva Extrativista Lago Capan Grande na Bacia do Rio Madeira (Manicor, Amazonas).

Em resumo, da caracterizao ecolgica de Bertholletia excelsa se desprende que o fator ambiental determinante para a regenerao e desempenho juvenil da castanheira a luz. Neste sentido, determinadas atividades humanas, ao favorecer uma maior entrada de luz na floresta primria e/ou secundria (abertura de dossel, clareiras), poderiam promover a regenerao da castanheira. Sob este ponto de vista, a coleta de castanha no uma atividade que influiria decididamente na regenerao nos castanhais. De fato, como foi dito anteriormente, nas florestas maduras e ombrfilas da regio do Rio Trombetas a presena de plntulas e juvenis de castanheira rara, tanto faz se o castanhal intensamente coletado como explorado esporadicamente (SCOLES e GRIBEL, 2012). A biologia reprodutiva de Bertholletia excelsa pode nos ajudar ainda mais a compreender as causas da pouca densidade de plntulas desta

espcie nos castanhais amaznicos. O fruto da castanheira que alberga as sementes muito duro e no se abre espontaneamente quando amadurece. A disperso e posterior germinao das sementes dependem da abertura do fruto por agentes externos capazes de quebrar ourio duro, virtude unicamente conhecida em cutias (roedores de forte dentadura incisiva e musculatura bucal) e seres humanos. Desta forma, a disperso das sementes por cutias e/ou humanos secundria e condicionada a comportamentos no propositais destes dois agentes biolgicos. Nas cutias, a disperso se efetiva quando estes roedores armazenam o excedente de sementes e depois deixam de fazer uso alimentar destes por esquecimento ou morte do animal. No caso dos humanos, a disperso involuntria e colateral as atividades de coleta, transporte, limpeza e armazenamento das sementes.

Secretaria de Estado de Cincia, Tecnologia e Inovao

21

A etapa seguinte a disperso de sementes, a germinao, na castanheira demorada e difcil, geralmente o perodo de dormncia e superior a um ano (MULLER et al., 1980). Alm disso, uma vez germinadas, as plntulas sofrem alta mortalidade no primeiro ano de vida por alta presso predatria de animais silvestres (OLIVEIRA, 2000; ZUIDEMA e BOOT, 2002), atrados pela amndoa comestvel, ainda presente na planta na base do caule. Por ltimo, as poucas plntulas sobreviventes na mata somente vo ter um bom desempenho quando aproveitam uma oportunidade de entrada de luz na floresta atravs de formao de

grandes clareiras (KAINER et al., 1998, MYERS et al., 2000; SCOLES et al., 2011). Este fenmeno de escassez de indivduos jovens nos castanhais contrasta com a situao observada em reas manejadas por populaes humanas ou florestas secundrias, onde o nvel de regenerao mais alto graas a maior disponibilidade de luz e maiores possibilidades de disperso involuntria por parte de humanos e inclusive de cutias, cientes de que estes roedores gostam de esconder as sementes excedentes em reas de capoeira geralmente com sub-bosque mais denso que nas florestas primrias (COTTA et al., 2008; PAIVA et al., 2010).

Manejando os castanhais
Figura 2 As restries de coleta de sementes nos castanhais coletadas tradicionalmente por comunidades amaznicas so desaconselhadas por sua ineficincia ecolgica e por suas repercusses socioeconmicas na economia familiar de milhares de famlias na regio amaznica que dependem da comercializao das castanhas para sua sobrevivncia (SCOLES e GRIBEL, 2012). Ainda assim, inegvel que os castanhais mais envelhecidos, como os da regio do Rio Trombetas, tm baixos nveis de regenerao, o que a longo prazo pode significar uma diminuio da densidade de rvores e da produtividade nos castanhais amaznicos. Para remediar isto, recomenda-se tomar medidas compensatrias de manejo florestal, especialmente prticas de enriquecimento e plantao da espcie com matrizes selecionadas e produtivas em reas humanizadas (capoeiras, roados abandonados) e/ou florestas secundrias.

Distribuio da populao de rvores de castanheira (dimetro > 10 cm) em intervalos de classe de dimetro de 10 cm

1,4

1,2

Densidade (n rvores ha-1)

1,0

0,8

0,6

0,4

Lago do Capan Grande n = 609 Regio do Rio Trombetas n = 850

0,2

0,0

10

20

30

40

50

60

70

80

90

100

110

120

130

140

150

160

170

180

190

200

210

220

230

240

250

260

270

280

290

300

Revista de Cincia, Tecnologia e Inovao do Estado do Par


Fotos: Acrevo pesquisador

A distribuio da castanheira est condicionada e favorecida pela presena humana na Amaznia desde perodos prcolombianos. As caractersticas ecolgicas da espcie podem nos ajudar a entender melhor esta parceria histrica entre as castanheiras e o ser humano na regio.
Extrativista quilombola com cesto cheio de frutos de castanha.

Castanheiras emergentes em florestas secundrias (foto de anoitecer).

Muda de castanheira plantada em Tapagem, Rio Trombetas (maro 2007)

Secretaria de Estado de Cincia, Tecnologia e Inovao

23

Com isso, em mdio prazo, conseguiramos um rejuvenescimento das populaes de Bertholletia excelsa e uma aproximao fsica da fonte de renda aos extrativistas. No somente isso, tais prticas silvcolas recuperariam reas degradadas pela ao humana na regio amaznica, com o benefcio socioambiental derivado (SALOMO et al., 2006; SILVA et al. 2008; SOUZA et al., 2008; SCOLES et al., 2011). Desta forma, prticas de enriquecimento e reflorestamento com castanheira seriam benficas para comunidades extrativistas, setores ambientalistas e preservacionistas e instituies pblicas de conservao ambiental, como o ICMBio. Com estas medidas, a estreita relao entre seres humanos e Bertholletia excelsa se intensificaria ainda mais numa parceria que j secular e no meio de um cenrio atual crtico de conservao socioambiental da floresta amaznica. Esperemos serem ouvidos pelo nosso bem e pelos servios socioambientais das nossas matas.

Prticas de enriquecimento e plantao de castanheiras com matrizes selecionadas em reas humanizadas e/ou em florestas secundrias recuperariam reas degradadas, com o conseguinte benefcio socioambiental para comunidades extrativistas.

Bibliografia consultada
ALLEGRETTI, M. H. Reservas extrativistas: parmetros para uma poltica de desenvolvimento sustentvel na Amaznia. In: ANDERSON, A. B. et al. (eds.), O Destino da Floresta: Reservas Extrativistas e Desenvolvimento Sustentvel na Amaznia. Relume-Dumara, Rio de Janeiro, Brasil, pp. 1747, 1994. ANDERSON, A. B. Extrativismo vegetal e Reservas Extrativistas: limitaes e oportunidades. In: ANDERSON, A. B. et al. (eds.), O Destino da Floresta: Reservas Extrativistas e Desenvolvimento Sustentvel na Amaznia. Relume-Dumara, Rio de Janeiro, Brasil, pp. 227245, 1994. BALE, W. The culture of Amazonian Forest. In: Posey, D.A., Bale, W. (Eds.), Resources Management in Amazonia: Indigenous and Folk Strategies. Advances in Economy Botany 7. New York Botanic Garden, New York, USA, pp. 121. 1989. BALE, W. e CAMPBELL, D. G. Evidence successional status of liana forest (Xing River Basin, Amazonian Brazil). Biotropica 22, p.3647. 1990. COTTA, J. N., KAINER, K. A., WADT, L. H. O. e STAUDHAMMER, C.L. Shifting cultivation effects on Brazil nut (Bertholletia excels) regeneration. Forest Ecology and Management 256, p. 2835. 2008. DAVIDSON, E. A., ARAJO, A. C. de, ARTAXO, P., BALCH, J. K., BROWN, I. F., BUSTAMANTE, M. M. C., COE, M. T., DEFRIES, R. S., KELLER, M., LONGO, M., MUNGER, J. W., SCHROEDER, W., SOARES-FILHO, B. S., SOUZA JR, C. M. e WOFSY, S. C. The Amazon basin in transition. Nature. Vol 481, p. 321-328. 2012. FEARNSIDE, P.M., Extractive reserves in Brazilian Amazonia. An opportunity to maintain forest under sustainable use. Bioscience 39, p. 387393. 1989. KAINER, K. A., DURYEA, M. L., DE MACEDO, N. C. e WILLIAMS, K. Brazil nut seedling establishment and autecology in extractive reserves of Acre, Brazil. Ecological Applications 8, p. 397410. 1998. INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. PRODES Municipal, 2012. Disponvel em: <http://www.dpi.inpe.br/prodesdigital/prodesmunicipal.php>. Acesso em: 23 fev. 2012. MYERS, G., NEWTON, A. C. e MELGAREJO, O. The Influence of Canopy Gap Size on Natural Regeneration of Brazil Nut (Bertholletia excelsa) in Bolivia. Forest Ecology and Management 127, p. 119128. 2000.

24

Revista de Cincia, Tecnologia e Inovao do Estado do Par

MLLER, C. H., RODRIGUES, I. A., MLLER, A. A. e MLLER, N. R. M. Castanha do Brasil: Resultados de Pesquisas. EMBRAPA, Centro de Pesquisas Agropecuria do Trpico mido, Belm, Par, Brasil. Miscelnea 2, p. 125. 1980. OLIVEIRA, M. V. T. Artificial regeneration in gaps and skidding trails after mechanised forest exploitation in Acre, Brazil. Forest Ecology and Management 127, 6776. 2000. PAIVA, P. M., GUEDES, M.C. e FUNI, C. Brazil nut conservation through shifting cultivation. Forest Ecology and Management 261, p.5 08514. 2011. PEREIRA, H. S. Manejo agroflorestal da castanheira (Bertholletia excelsa H.B.K.) na regio do Lago do Tef (AM). Revista da Universidade de Amazonas. Srie Cincias Agrrias 3(1), p. 11-32. 1994. PERES, C.A., BAIDER, C., ZUIDEMA, P. A., WADT, L. H. O., KAINER, K. A., GOMES-SILVA, D. A. P., SALOMO, R. P., SIMES, L. L., FRANCISIOSI, E. R. N., VALVERDE, F. C., GRIBEL, R., SHEPARD JR., G. H., KANASHIRO, M., COVENTRY, P., YU, D. W., WATKINSON, A. R. e FRECKLETON, R. P. Demographic threat to the sustainability of Brazil nut exploitation. Science 302, p. 21122114. 2003. SALOMO, R. P. Estrutura e densidade de Bertholletia excelsa H. e B. (Castanheira) nas regies de Carajas, e Maraba, Estado do Para. Boletim do Museu Paraense Emilio Goeldi Serie Botnica 7, p. 4768. 1991. SALOMO, R. P., ROSA, N. A., CASTILHO, A. e MORAIS, K. A. C. Castanheira-do-Brasil recuperando reas degradadas e provendo alimento e renda para comunidades de Amaznia Setentrional. Boletim do Museu Paraense Emilio Goeldi, Cincias Naturais 2, p. 65-78. 2006 SCOLES, R. e GRIBEL, R. The regeneration of Brazil nut trees in relation to nut harvest intensity in the Trombetas River valley of Northern Amazonia, Brazil. Forest Ecology Management 265(1), p. 71-81. 2012. SCOLES, R. e GRIBEL, R. Population structure of Brazil nut (Bertholletia excelsa, Lecythidaceae) stands in two areas with different occupation histories in the Brazilian Amazon. Human Ecology 39(4), p. 455-464. 2011. SCOLES, R., KLEIN, G. N. e GRIBEL, R. Crescimento e sobrevivncia de Bertholletia excelsa Bonpl. (castanheira) em diferentes condies ambientais na regio do rio Trombetas, Oriximin, Par. Boletim Museu Paraense Emlio Goeldi. Cincias Naturais 6 (3), p. 273-293. 2011. SHEPARD JR., G. H. e RAMIREZ, H. Made in Brazil: human dispersal of the Brazil Nut (Bertholletia excels, Lecythidaceae) in Ancient Amazonia. Economic Botany. v. 65 (1), p. 44-65. 2011. SILVA, P. T. E., BRIENZA JUNIOR, S., YARED, J. A. G., BARROS, P . L. C. e MACIEL, M. N. M. Principais espcies silvestres utilizadas em sistemas agroflorestais na Amaznia. Revista Cincias Agrrias 49, p.127-144. 2008. SOUZA, C. R., LIMA, R. M. B., AZEVEDO, C. P. e ROSSI, L. M. B. Desempenho de espcies florestais de uso mltipo. Scientia Forestalis 36 (77), p. 7-14. 2008. TUCK HAUGAASEN, J. M.; HAUGAASEN, T.; PERES, C.A.; GRIBEL, R. e WEGGE, P. Seed dispersal of the Brazil nut tree (Bertholletia excelsa) by scatter-hoarding rodents in a central Amazonian forest. Journal of Tropical Ecology 26, p. 251-262. 2010. ZUIDEMA, P.A. E BOOT, R. G. A. Demography of the Brazil nut tree (Bertholletia excelsa) in the Bolivian Amazon: impact of seed extraction on recruitment and population dynamics. Journal of Tropical Ecology 18, 131, 2002.

Ricardo Scoles
Possui Graduao em Cincias Biolgicas, pela Universidade de Barcelona (1993), Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento (2005) pelo Ncleo de Altos Estudos Amaznicos da Universidade Federal do Par e Doutorado em Biologia-Ecologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amaznia (2010). Atualmente professor adjunto da Universidade Federal do Oeste do Par (UFOPA). Tem experincia interdisciplinar, com nfase em ecologia aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: biodiversidade, planejamento do desenvolvimento, ecologia florestal, ecologia histrica, ecologia humana e educao ambiental.

Secretaria de Estado de Cincia, Tecnologia e Inovao

25

CAPA

Parques tecnolgicos so alternativas para economia verde na Amaznia


Trs empreendimentos podem contribuir para inovar, desenvolver cadeias produtivas e favorecer o desenvolvimento sustentvel em nossa regio

Claudio Santos

Entrada do Parque de Cincia e Tecnologia Guam, em Belm

26 26

Revista de Cincia, Tecnologia e Inovao do Estado do Par

Por Ana Carolina Pimenta e Solange Campos

criao de parques tecnolgicos em todo o mundo tem se consolidado como uma das alternativas mais viveis para a implantao de uma moderna economia do conhecimento, pautada pelo incentivo a iniciativas empreendedoras de base cientfico-tecnolgica. No Brasil, a ideia de instalar parques para a promoo do desenvolvimento tecnolgico, econmico e social tomou flego a partir dos , atualmente, , so cerca de 74 p j anos 2000 e, projetos - entre iniciativas em fase de operao, implantao ou planejamento - , concentrados, principalmente, nas regies Sul e Sudeste. No estado do Par, a poltica estadual de parques tecnolgicos desenvolvida pelo Governo Estadual, por meio da Secretaria de Estado de Cincia, Tecnologia e Inovao (Secti), prev a criao e consolidao de trs empreendimentos at o final de 2015. Eles sero focados no aproveitamento sustentvel da biodiversidade amaznica, na formao, fixao e atrao de um nmero maior de doutores

para a regio e na consolidao de empresas inovadoras e laboratrios com tecnologias de ltima gerao. As cidades-sede dos trs parques - Belm, Santarm e Marab - foram definidas em funo de sua relevncia socioeconmica e de suas capacidades de gerao de conhecimento e competncias. O objetivo contribuir para que o estado no se destaque somente por ser um grande exportador de matrias primas, mas que seja capaz de gerar e exportar produtos e servios a partir da agregao de valor s riquezas naturais, abundantes na g regio. Embora com focos diferenciados quanto aos setores e segmentos econmicos, os parques tm em comum a proposta de apoiar o desenvolvimento regional por meio do suporte direto s atividades produtivas e de transferncia tecnolgica, qualificao dos ambientes de negcios locais e s aes de difuso do empreendedorismo. Com os PCTs Guam (Belm), Tapajs (Santarm) e Tocantins (Marab) queremos transformar conhecimento em servios teis sociedade, explica a diretora de Inovao Tecnolgica da Secti, Gisa Bassalo.

74

Atualmente, existem 74 projetos de parques tecnolgicos no Brasil, entre iniciativas em fase de operao, implantao ou planejamento - , concentrados, principalmente, nas regies Sul e Sudeste.

Secretaria de Estado de Cincia, Tecnologia e Inovao

27

Pioneirismo na Amaznia
O Parque de Cincia e Tecnologia Guam (PCT Guam), situado em Belm, um dos empreendimentos mais importantes do Par e da Regio Amaznica no que diz respeito ao desenvolvimento de solues tecnolgicas e promoo da inovao, voltada ao aumento da produtividade e da competitividade do estado. Com investimentos em torno de R$ 80 milhes e mais de 90% das obras de infraestrutura fsica concludas, o PCT Guam tem as reas de Biotecnologia, Tecnologia da Informao e Comunicao, Energia, Tecnologia Ambiental e Tecnologia Mineral como prioritrias para negcios e pesquisas de base tecnolgica. Alguns empreendimentos j esto com bases implantadas ou em fase de instalao no Parque, com investimentos na ordem de R$364 milhes. O Espao de Inovao, que receber startups (negcios inovadores e com grandes potenciais econmicos) e laboratrios multifuncionais, deve estar concludo at janeiro

de 2013. O prdio que sediar a Incubadora de Empresas est na etapa de fundao. Unidades Plug and Play (reas com toda a infraestrutura pronta para instalao de empresas) e uma rea de servios, com restaurante, auditrio, sala de videoconferncia, banco, correio e hotel, completaro este polo tecnolgico. O PCT Guam tambm disponibiliza servios de capacitao em gesto empresarial e em certificao para laboratrios, alm de expertise em elaborao e articulao de projetos de Cincia, Tecnologia e Inovao (CT&I). Para residir no Parque, preciso participar de chamada pblica por meio de edital. O papel estratgico do PCT Guam estimular a criao de empresas de base tecnolgica, que desenvolvam produtos de maior valor agregado e sejam competitivas. Ao apoiarmos a instalao de empresas com este perfil, tambm estamos contribuindo para a maior fixao de capital intelectual na regio, comenta Antnio Abelm, diretor presidente da Fundao Guam, responsvel por administrar o Parque.

28

Revista de Cincia, Tecnologia e Inovao do Estado do Par

R$80 mi
Com investimentos em torno de R$ 80 milhes e mais de 90% das obras de infraestrutura fsica concludas, o PCT Guam tem as reas de Biotecnologia, Tecnologia da Informao e Comunicao, Energia, Tecnologia Ambiental e Tecnologia Mineral como prioritrias para negcios e pesquisas de base tecnolgica.

Claudio Santos

Secretaria de Estado de Cincia, Tecnologia e Inovao

29

Pesquisa e sustentabilidade
Projeto Arquitetnico do ITV em Belm_de autoria do arquiteto Paulo Mendes da Rocha

beira do Rio Guam, ficar localizado o primeiro Instituto Tecnolgico Vale (ITV) do pas. Com foco no desenvolvimento sustentvel, a unidade paraense sediada no PCT Guam j conta com projeto arquitetnico definido e obras iniciadas h um ano, com previso de trmino em 2014. Por enquanto, o ITV desempenha suas atividades, desde setembro de 2012, numa sede provisria em Belm. As reas definidas como prioritrias pelo ITV so as de mudanas climticas, gesto de guas, sustentabilidade na indstria da minerao, biodiversidade, energia e tecnologias para monitoramento ambiental. Segundo Luiz Carlos Silveira, diretor do ITV Desenvolvimento Sustentvel, a perspectiva de que quando estiver em funcionamento no PCT Guam, o empreendimento conte com 63 colaboradores vinculados, entre pesquisadores, tcnicos e bolsistas. TIC Com um investimento de aproximadamente R$ 6 milhes em equipamentos e R$ 3 milhes em licenas de software, o Laboratrio de Sistemas Embarcados (LASSE), da UFPA, encontra-se em fase de implantao no PCT Guam. Projetos e desenvolvimento de variados "hardware", em especial circuitos eletrnicos voltados para telecomunicaes, minerao e monitoramento ambiental, esto

entre as principais especialidades deste laboratrio, que j desenvolveu projetos para diversas empresas nacionais e multinacionais. Uma meta almejada a construo de uma fbrica capaz de atender a demandas de empresas ou outros laboratrios que necessitem de pequenos lotes de produtos eletrnicos com alto valor agregado, planeja o coordenador do LASSE, Aldebaro Klautau. Entre as motivaes do LASSE, que sero potencializadas em sua residncia no PCT Guam, est a de prover condies para a expanso de empresas de base tecnolgica na regio, fazendo inovao pautada na cincia. O Par precisa tornar-se atrativo aos que tm condies de criar tecnologia inovadora, para que os empregos mais ambicionados tambm sejam encontrados no norte do pas, conclui. PARCERIAS Na rede de cooperao tcnica do PCT Guam esto a Agncia de Inovao Tecnolgica da UFPA (Universitec), a Fundao CERTI (SC), o Centro de Tecnologia e Qualidade do Setor de Mveis da regio de Marche - Itlia (COSMOB), o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto/INESC (Portugal), a Associao Italiana de Parques de Cincia e Tecnologia (APSTI) e o

30

Revista de Cincia, Tecnologia e Inovao do Estado do Par

O Par precisa tornar-se atrativo aos que tm condies de criar tecnologia inovadora, para que os empregos mais ambicionados tambm sejam encontrados no norte do pas
Aldebaro Klautau, LASSE/UFPA.

R$1,3 mi
A estrutura inicial do PCT Guam envolve recursos em torno de R$ 1,3 milho e buscar atender demandas de pequenas e mdias empresas do setor de alimentos e empresas voltadas para a explorao de leo vegetal.
Polo Tecnolgico Navacchio (Itlia). O Parque tambm membro da Associao Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e da Associao Internacional de Parques Tecnolgicos (IASP). O PCT Guam resultado de um convnio entre Governo do Estado, UFPA e UFRA. Tem gesto da Fundao Guam e conta com aporte financeiro do Governo do Estado/SECTI, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social (BNDES) e da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). Tambm tem o apoio da Embrapa Amaznia Oriental, da Eletrobras/Eletronorte, do Servio de Apoio s Micro e Pequenas Empresas no Par (SEBRAE-PA), do Museu Paraense Emlio Goeldi e da Universidade do Estado do Par (UEPA).

Entre os empreendimentos em fase de implantao no PCT Guam est o Laboratrio de Qualidade do Leite da Regio Norte (LQL/Norte), vinculado ao Programa Amaznia Eco-Lctea, desenvolvido h cerca de cinco anos por pesquisadores da Universidade Federal Rural da Amaznia (UFRA). Com investimento inicial de R$ oito milhes, ser o primeiro laboratrio do gnero a funcionar na Regio Norte e envolver mais de 200 tcnicos quando estiver funcionando. O objetivo rastrear a qualidade do leite e monitorar animais com elevado potencial produtivo e qualitativo, para que estes possam ter sua gentica ofertada para a maioria dos produtores da regio Norte. Teremos capacidade inicial de atendimento de 50 mil amostras mensais, podendo triplicar este nmero. Buscaremos colaborar informando aos produtores os problemas eventuais, para que estes possam aprimorar seus procedimentos de rotina e oferecer um alimento de melhor qualidade e maior rendimento, comenta o pesquisador Almir Silva, coordenador do Laboratrio. A deciso de implantar o LQL/Norte no PCT Guam foi estratgica, segundo Almir Silva, que observa o espao como apropriado pelo perfil tcnico-cientfico. Os produtores e entidades que faro uso dos nossos servios iro observar que estamos inseridos numa dinmica de trabalho comprometida com a preciso e seriedade. Nossa inteno consolidar o setor leiteiro como um dos meios de sustentabilidade produtiva para a Amaznia, avalia. O Laboratrio de Agroindstria da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria Amaznia Oriental (Agroind/Embrapa Amaznia Oriental), com 30 anos de trajetria, outro laboratrio que ter uma base sediada no PCT Guam. A estrutura inicial envolve recursos em torno de R$ 1,3 milho e buscar atender demandas de pequenas e mdias empresas do setor de alimentos e empresas voltadas para a explorao de leo vegetal. Segundo Marcos Oliveira, coordenador do laboratrio, a base do Agroind no Parque permitir um modelo de gesto flexvel para o laboratrio, possibilitando a ampliao do nmero de empresas atendidas e o aumento da visibilidade do laboratrio. O ambiente do Parque permitir ampliar a interao com outras instituies de pesquisa regionais e fortalecer as aes tanto na rea de alimentos, quanto em reas voltadas para a produo de biocombustveis, argumenta.

Secretaria de Estado de Cincia, Tecnologia e Inovao

31

RESIDENTES O PCT Guam sedia, desde 2009, o Centro de Excelncia em Eficincia Energtica (Ceamazon), primeiro centro de eficincia energtica implantado na regio Norte. Criado em 2000, na Faculdade de Engenharia Eltrica da UFPA, desenvolve pesquisas, servios tecnolgicos e formao de recursos humanos direcionados ao tratamento das questes energticas sob a perspectiva do uso mais eficiente dos recursos energticos disponveis, levando em conta as caractersticas socioeconmicas e ambientais da regio amaznica. Para o pesquisador Ubiratan Bezerra de Hollanda, do Ceamazon, sediar o Centro em um parque tecnolgico favoreceu o relacionamento com seus pblicos de interesse. A localizao no PCT Guam atende ao perfil do Ceamazon, que tambm faz a ponte entre a academia e o mercado de energia no Brasil, comenta o pesquisador O Centro Regional da Amaznia do Instituto Nacional

de Pesquisas Espaciais (CRA/INPE) outra importante instituio sediada no PCT Guam. Instalado h trs anos, o INPE Amaznia desenvolve trs grandes projetos na rea de tecnologia ambiental: TerraClass - Mapeamento de classes de uso e cobertura da terra da Amaznia; DETER - Mapeamento de corte seletivo de madeira em reas da Amaznia; e Projeto Capacitao Internacional, para qualificar tcnicos de pases da frica, sia e Amrica Latina. Atualmente, cerca de 40 colaboradores diretos desenvolvem atividades de pesquisa no CRA/INPE, que foi implantado no PCT Guam por conta da proximidade do ambiente com outras instituies de CT&I. Havia outras opes de espao, mas decidimos inserir o INPE em um Parque orientado nossa rea de atuao: tecnologia e inovao. No prazo de um ano, esperamos duplicar o nmero de colaboradores, comenta Alessandra Gomes, chefe-substituta do INPE Amaznia.

Havia outras opes de espao, mas decidimos inserir o INPE em um Parque orientado nossa rea de atuao: tecnologia e inovao
Alessandra Gomes, INPE.

Os laboratrios do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais j esto em atividade no PCT Guam

32

Revista de Cincia, Tecnologia e Inovao do Estado do Par


Fotos: Claudio Santos

Laboratrio de Prticas Motrizes, uma das oito unidades que compem o Ceamazon

Secretaria de Estado de Cincia, Tecnologia e Inovao

33

Parque de Cincia e Tecnologia Tapajs (PCT Tapajs)


Em agosto de 2012, o Governo do Estado do Par e a Universidade Federal do Oeste do Par (UFOPA) assinaram um protocolo de intenes com o propsito de transformar o oeste paraense em polo de inovao, tendo como ao primeira a implantao do Parque de Cincia e Tecnologia Tapajs. O empreendimento ficar localizado numa rea de 48 mil m2 cedida pela UFOPA, no municpio de Santarm, a 1520 km de Belm. Com um investimento previsto de 45 milhes de reais, o parque atuar, prioritariamente, nas reas de Tecnologia da Madeira; Agricultura Tropical e Produtos da Floresta; Pesca e Aqicultura;
RAMPA PARA BARCOS ETE

Geologia Mineral, se consolidando como um importante ambiente para atrair empresas inovadoras e fomentar o desenvolvimento cientfico e tecnolgico da regio oeste paraense. O plano de ocupao da rea prev a construo de um conjunto arquitetnico que abrigar dois prdios: um destinado localizao de incubadoras e laboratrios e outro destinado a sediar servios, administrao e salas/auditrio para reunies. Atualmente, j foi concludo o projeto bsico da construo do PCT Tapajs e a previso de que em 2013 iniciem as obras de infraestrutura e edificaes. A silvicultura importante regionalmente e representa possibilidades reais de gerao de renda a partir de explorao racional e sustentvel. Nas reas de Tecnologia da Madeira e da Agricultura Tropical e Produtos da Floresta, por exemplo, h oportunidades ligadas ao reflorestamento, ao aumento da madeira e de produtos com certificao florestal e consolidao da agricultura familiar. No setor de Pesca e Aqicultura, o Plano de Neg-

NCLEO TECNOLGICO EM AGRICULTURA INSTITUIO PARCEIRA

RIO TAPAJS

CONDOMNIO EMPRESARIAL

TANQUES DE PESQUISA
(PISCICULTURA)

34

Revista de Cincia, Tecnologia e Inovao do Estado do Par

cios do PCT Tapajs prev o investimento em pesquisas e empreendimentos focados na pesca para consumo, na ornamental e no aproveitamento de toda a cadeia produtiva, incluindo conservao do pescado e o beneficiamento da pele. A Secti a responsvel pela tramitao jurdica relacionada instituio que administrar o PCT Tapajs. A ideia que a gesto do parque seja de responsabilidade de uma fundao com autonomia administrativa, a exemplo do PCT Guam.

Um parque tecnolgico no sudeste do estado


O Parque de Cincia e Tecnologia Tocantins (PCT Tocantins) ficar localizado no municpio de Marab (sudeste paraense), distante cerca de 654 km da capital, com raio de ao nos municpios de Parauapebas, Cana dos Carajs, Curionpolis, Eldorado dos Carajs Rondon do Par e Itupiranga. A inteno contribuir para a emergncia de um plo metal-mecnico na regio que demandar servios e investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento oferecidos pelo Parque. O investimento no PCT Tocantins ser da ordem de 45 milhes de reais, aplicados numa rea de 25 mil m2 para a construo de lotes que abrigaro incubadoras de empresas e laboratrios. O Parque atuar prioritariamente nas reas de Tecnologia Mineral e Novos Materiais; Pesquisa Agropecuria com Manejo Sustentvel; e Tecnologia Florestal Sustentvel. Um dos planos para o PCT Tocantins o investimento em tecnologias para reduo de impactos ambientais e a instalao de uma incubadora de empresas para instituir uma nova dinmica na cadeia produtiva do ao, do cobre e do mangans, explorando, tambm, as potencialidades dos resduos destes produtos. Dentre os laboratrios que iro compor o espao, esto: Engenharia de Minas; Engenharia de Materiais; Geologia Mineral. A Universidade Federal do Par (UFPA) a principal parceira do Governo do Estado e juntos pretendem ser o elemento integrador e viabilizador do PCT Tocantins.

Patrimnio natural
A regio do Oeste do Par abriga trs Florestas Nacionais (Flona), totalizando 1,2 milhes de ha, e uma Reserva Extrativista (Resex), com 677 mil ha. Com vistas s potencialidades regionais, o plano de negcios do PCT Tapajs envolve projetos voltados a tecnologias para manejo sustentvel da floresta; tecnologias para a reproduo de mudas nativas e design de mobilirio.

NCLEO DE BIOATIVOS NCLEO DE BIOTECNOLOGIA ANIMAL RESTAURANTE

LEBORATRIOS DE PRODUO

Vista area da rea onde ficar situado o PCT Tapajs


Secretaria de Estado de Cincia, Tecnologia e Inovao

35

ARTIGO

Atualidades e perspectivas da pesquisa com clulas-tronco


Moyss dos Santos Miranda

RESUMO
O conhecimento da existncia das clulas-troncos nos tecidos antigo. A grande revoluo cientfica atual no reside, portanto, no fato da descoberta destas clulas, mas sim no fato de que, nos ltimos anos, os cientistas aprenderam a interferir no destino delas, direcionando a diferenciao das mesmas em outros tipos celulares muito diferentes do tecido original do qual elas foram extradas. A descoberta do grande potencial de diferenciao das clulas-tronco remeteu toda a comunidade acadmica e a sociedade, de um modo geral, possibilidade de tratamento de diversas leses teciduais graves, como o trauma medular, infarto do miocrdio, assim como de doenas degenerativas, como o mal de Alzheimer, Esclerose Lateral Amiotrfica, entre outras. O Brasil um pas que vem se destacando no contexto mundial no que se refere aos estudos sobre clulas-tronco, com pesquisas nesta rea sendo desenvolvidas em sua maioria, por cientistas essencialmente das universidades pblicas. Em nosso estado, entretanto, a pesquisa com clulas-tronco e terapia celular ainda incipiente, restrita aos laboratrios de pesquisa de rgos pblicos, ocupando posio de pouco destaque dentro do cenrio nacional. Por outro lado, as perspectivas para a mudana deste panorama so positivas, com a expanso do interesse de grupos locais de cientistas em desenvolver estudos nesta rea.

A grande revoluo cientfica no reside no fato da descoberta das clulas- tronco, mas sim no fato de que nos ltimos anos os cientistas aprenderam a identificar, isolar, manter in vitro estas clulas-tronco de tecidos e embries e a interferir no seu destino
36

Revista de Cincia, Tecnologia e Inovao do Estado do Par

iariamente, grande parte das clulas que formam nosso corpo se multiplica dando origem a novas clulas da mesma linhagem de modo a manter o funcionamento dos tecidos e rgos de um determinado indivduo. Porm, sabe-se que h, em praticamente todos os tecidos do corpo, um grupo pequeno de clulas que se multiplicam eventualmente, funcionando como um estoque a partir do qual mantida a populao celular de um determinado tecido. Estas clulas so chamadas de clulas-tronco e o conhecimento de sua existncia nos tecidos antigo, assim como o conhecimento de que os mais de 200 tipos celulares do nosso corpo so originados a partir de um grupo de clulas presentes quando ramos apenas um embrio com 5-7 dias. A partir deste conhecimento prvio, j fica fcil identificar dois tipos de clulas-tronco que esto em muita evidncia atualmente. As clulas-tronco de origem adulta (chamadas tambm de clulas-tronco adultas presentes nos tecidos de um indivduo) e as clulas-tronco de origem embrionria (chamadas de clulas-tronco embrionrias presentes nos embries em estgios iniciais de desenvolvimento). Portanto, a grande revoluo cientfica no reside no fato da descoberta destas clulas-tronco, mas sim no fato de que nos ltimos anos os cientistas aprenderam a identificar, isolar, manter in vitro estas clulas-tronco de tecidos e embries, e principalmente, a interferir no destino destas clulas direcionando a diferenciao das mesmas em outros tipos celulares em muitos casos muito diferentes do tecido original do qual elas foram extradas, como por exemplo, a diferenciao de neurnios a partir de clulas-tronco obtidas do tecido adiposo. Logicamente a descoberta deste grande potencial de diferenciao destas clulas remeteu toda a comunidade acadmica e sociedade de um modo geral possibilidade de tratamento de diversas leses teciduais graves,

como o trauma medular, infarto do miocrdio, assim como de doenas degenerativas, como a doena de Alzheimer, Esclerose Lateral Amiotrfica, entre outras. Aproximadamente at cinco anos atrs, conhecamos basicamente dois tipos de clulas-tronco (por motivos didticos e em funo do foco do artigo, alguns outros tipos de clulas-tronco sero omitidos). As clulas-tronco embrionrias, cuja caracterizao inicial foi feita em 1981 pelo professor Martin Evans de Cambridge (Evans 1981) e as adultas, cuja pesquisa se iniciou na dcada de 70 com os professores Crosby em 1971 e Friedenstein em 1975 (Maniatis et al. 1971, Friedenstein et al. 1974). Em 2006, um grupo de pesquisadores Japoneses da Universidade de Kyoto, liderados pelo professor Yamanaka, apresentaram ao mundo um terceiro tipo de clulas-tronco; as clulas-tronco induzidas (iPSC induced pluripotent stem cells), que so resultados da induo artificial de clulas somticas da pele a se tornarem clulas-tronco com caractersticas semelhantes as embrionrias (Takahashi and Yamanaka 2006). Estes trs tipos de clulas-tronco divergem em diversas caractersticas celulares bsicas. Uma das mais evidentes e importantes caractersticas o grau de potencialidade celular, que por sua vez est diretamente relacionado ao eventual sucesso do uso das clulas em terapia, assim como em algum problema passvel de ocorrer. Em funo destas diferenas, que conferem vantagens e desvantagens aos diferentes tipos de clulas-tronco, h cientistas que se dedicam na investigao e acreditam no sucesso do uso de um determinado tipo de clula-tronco em comparao ao outro. O quadro abaixo compara a potencialidade e algumas caractersticas bsicas dos trs tipos de clulas-tronco e descreve algumas vantagens e desvantagens da possvel aplicao teraputica destas clulas.

Clulas-Tronco Embrionrias

Potencialidade
Pluripotentes: capazes de dar origem a todos os tecidos, exceto os tecidos extra-embrionrios

Vantagens
Manuteno ilimitada em laboratrio (grande capacidade proliferativa) grande potencial de diferenciao

Desvantagens
problema tico (destruio de embries para o isolamento das clulas) maior potencial de rejeio imune risco de formao de teratomas (tumores) aps transplante menor potencial de diferenciao baixa recuperao a partir dos tecidos doadores risco de formao de teratomas aps transplante clulas geneticamente modificadas

Adultas

Multipotentes: capazes de gerar muitos tipos diferentes de tecidos

Facilmente isoladas de muitos tecidos (ex.: lipoaspirados) auto terapia possvel (sem rejeio imune) grande potencial de diferenciao auto terapia por ser produzida a partir da pele no necessrio destruir embries

iPSC

Pluripotentes: capazes de gerar todos os tecidos exceto os tecidos extra-embrionrios

Secretaria de Estado de Cincia, Tecnologia e Inovao

37

Exemplos da eficincia das clulas-tronco


Do ponto de vista de aplicao da tecnologia, podemos dizer que houve uma exploso de relatos cientficos nos ltimos 10 anos. Os mais variados tipos de clulas-tronco vm sendo estudadas nas mais variadas espcies, com os mais variados propsitos, que no so somente os teraputicos. Para se ter uma ideia do potencial da tecnologia, as clulas-tronco podem ajudar a produzir animais transgnicos, produzir espermatozides e vulos, assim como podem ajudar no entendimento de muitos cnceres (recomendo a leitura do tema clulas-tronco neoplsicas). Apenas como uma amostra nanomtrica da quantidade de relatos cientficos sobre a terapia com clulas-tronco podemos citar alguns exemplos interessantes. Este ano de 2012, um grupo japons relatou que, utilizando clulas-tronco derivadas da pele, foram capazes de reconstruir folculos pilosos completos, contendo pelos normais e funcionais, nas costas de uma linhagem de camundongos que naturalmente no possuem pelos (Toyoshima et al. 2012), levando a discusses, por exemplo, a respeito da possibilidade do tratamento da calvcie. Em outro estudo deste ano, um grupo de pesquisadores de um instituto no Ir, mostraram que clulas-tronco obtidas a partir do sangue menstrual foram capazes de se diferenciarem, em laboratrio, em clulas da cartilagem (Khanmohammadi et al. 2012). No apenas em termos laboratoriais, mas tambm em nvel clnico, especialmente com modelos animais, as clulas-tronco tambm vem sendo utilizadas com resultados impressionantes. Recentemente, o transplante experimental de clulas iPSCs para o corao de um suno com cardiomiopatia isqumica melhorou no somente a funo cardaca do animal, mas tambm evitou o remodelamento do ventrculo esquerdo que ocorre nestes casos de cardiopatia (Kawamura et al. 2012). Em humanos, diversos relatos de estudos clnicos, utilizando clulas-tronco, j podem ser encontrados em um banco de dados norte-americano, inclusive com o tratamento de algumas doenas como a cirrose heptica e a esclerose mltipla, j em fase III (vide ClinicalTrials). Levando-se em considerao os milhares de trabalhos cientficos j publicados e suas evidncias, as pesquisas atuais e os resultados clnicos j disponveis, mostram que inequivocamente a terapia celular revolucionar o tratamento de diversas doenas degenerativas.

Pesquisas no Brasil e perspectivas no Estado do Par


O Brasil um pas que vem se destacando no contexto mundial no que se refere aos estudos com clulas-tronco, com pesquisas nesta rea sendo desenvolvidas em sua maioria, por cientistas essencialmente das universidades pblicas. Um marco impulsionador deste destaque cientfico foi a criao em 2008, por parte do governo federal, do Instituto Nacional de Cincia e Tecnologia de Clulas-Tronco e Terapia Celular (INCTC), cujo objetivo foi convergir diversos grupos de pesquisa e pesquisadores Brasileiros que j vinham pesquisando as clulas-tronco, porm isoladamente, criando assim um esforo conjunto na pesquisa em clulas-tronco no Brasil. Hoje o Brasil j dispe tambm da Rede Nacional de Terapia Celular, outra iniciativa do governo federal, abrangendo mais de 52 laboratrios espalhados em 5 estados brasileiros em um grande esforo conjunto de alavancar a pesquisa em clulas-tronco no pas. E, de fato, o retorno dos investimentos tem sido muito promissor, uma vez que pesquisas de ponta no tema clulas-tronco e terapia celular vem sendo desenvolvidas por diversos laboratrios no Brasil, tanto em nvel celular bsico quanto em nvel aplicado, inclusive com resultados muito expressivos de terapia em modelos animais e at em seres humanos. No estado da Bahia, por exemplo, graas ao esforo conjunto dos governos federal e estadual, foi montado dentro de um hospital, o primeiro Centro de Biotecnologia e Terapia Celular do Norte-Nordeste do Brasil que j desenvolve pesquisas em humanos para o tratamento de cardiomiopatias com clulas-tronco adultas. Em nosso estado, entretanto, a pesquisa com clulas-tronco e terapia celular ainda incipiente, restrita aos laboratrios de pesquisa de rgos pblicos, ocupando posio de pouco destaque dentro do cenrio nacional. Vale destacar, infelizmente, que mesmo quase 30 anos aps o primeiro transplante de medula ssea do Brasil realizado pelo professor Pasquini no Paran em 1979, o nosso estado ainda no possui um centro especializado (SBTMO - Sociedade Brasileira de Transplantes de Medula ssea) no qual possa ser realizado este procedimento que talvez a terapia celular mais conhecida e praticada atualmente no mundo. Por outro lado, as perspectivas para a mudana deste cenrio so boas por dois motivos: o primeiro que j temos pelo menos quatro grupos de cientistas desenvolvendo pesquisa em clulas-tronco no nosso estado o que certamente fortalecer a cincia bsica no tema e o segundo que os estudantes e profissionais da rea da sade, como os mdicos humanos, mdicos veterinrios, biomdicos e enfermeiros, vm demonstrando interesse pelo tema o que certamente levar a mdio-prazo a nucleao de grupos multidisciplinares que podero executar abordagens experimentais mais aplicadas do ponto de vista de ensaios clnicos em animais e humanos. Para citar um exemplo de iniciativa, a Faculdade de Medicina Veterinria da Universidade Federal do Par (UFPA) deve implantar em 2013 o labo-

38

Revista de Cincia, Tecnologia e Inovao do Estado do Par

ratrio de clulas-tronco do Hospital Veterinrio de Castanhal para dar incio a utilizao destas clulas em animais de companhia e produo. Entre os grupos de cientistas dedicados ao tema, dois so grupos mais consolidados (inclusive fazem parte do INCTC), sendo o primeiro deles o grupo ligado ao Instituto Evandro Chagas e a Universidade Federal Rural da Amaznia, liderados pelas professoras Klena Sarges e rika Branco, respectivamente, que vem realizando estudos em primatas utilizando clulas-tronco de origem adulta na consolidao de fraturas sseas e no tratamento da doenca de Parkinson. O outro grupo da UFPA, em Belm, liderado pelos professores Wallace Leal e Edna Franco realiza estudos com terapia celular em camundongos, nos quais foi induzido experimentalmente um acidente vascular cerebral isqumico. Resultados recentes deste grupo mostraram que os camundongos tratados com as clulas-tronco mesenquimais da medula ssea, apresentaram melhora significativa nos resultados dos testes comportamentais em comparao aos animais no tratados (Franco et al. 2012). Alm destes h mais dois grupos mais recentes, que comearam a identificar e isolar clulas-tronco de origem adulta de diversos animais de interesse local. Considerando-se a grande amplitude de aplicaes das clulas-tronco que podem at ser diferenciadas em gametas, a estratgia de pelo menos montar um banco de clulas-tronco do maior nmero possvel de espcies de modo a preservar o potencial destas clulas para o futuro. Neste sentido, clulas-tronco de morcegos, tartarugas da Amaznia e outros animais, tm sido isoladas e caracterizadas pelo grupo dos professores Jlio Pieckzarca e Susana Milhomem da UFPA em Belm, assim como clulas da medula ssea e da gordura de bovinos, bubalinos, ces, caititus e cutias tm sido isoladas e caracterizadas pelo nosso grupo de pesquisa. A cada dia que passa, fica cada vez mais evidente o potencial da tecnologia de clulas-tronco e da terapia celular em revolucionarem diversos aspectos da sade e bem-estar humano e animal. No contexto mundial, percebe-se que o Brasil vem ocupando seu papel de destaque no desenvolvimento e utilizao desta tecnologia. Em mbito estadual, notamos que, caso os grupos de pesquisa j existentes colaborarem de forma mais estreita e, at quem sabe, com a criao de uma rede de pesquisa, caso haja mais interesse de estudantes e profissionais da rea da sade e caso os governos federal e estadual incentivem a expanso e a consolidao desta tecnologia por meio de auxlio s pesquisas, ser possvel evitarmos mais um atraso cientfico-tecnolgico do estado do Par nesta to promissora rea da terapia celular.

Referncia Bibliogrficas
EVANS M., 1981: Origin of mouse embryonal carcinoma cells and the possibility of their direct isolation into tissue culture. J Reprod Fertil, 62 625-631. FRANCO E. C.; CARDOSO M. M.; GOUVEIA A.; PEREIRA A.; GOMES-LEAL W., Modulation of microglial activation enhances neuroprotection and functional recovery derived from bone marrow mononuclear cell transplantation after cortical ischemia. Neurosci Res, 73 122-132. FRIEDENSTEIN A. J.; DERIGLASOVA U. F.; KULAGINA N. N.; PANASUK A. F.; RUDAKOWA S. F.; LURIA E. A.; RUADKOW I. A., 1974: Precursors for fibroblasts in different populations of hematopoietic cells detected by the in vitro colony assay method. Exp Hematol, 2 83-92. KAWAMURA M.; MIYAGAWA S.; MIKI K.; SAITO A.; FUKUSHIMA S.; HIGUCHI T.; KAWAMURA T.; KURATANI T.; DAIMON T.; SHIMIZU T.; OKANO T.; SAWA Y., Feasibility, safety, and therapeutic efficacy of human induced pluripotent stem cell-derived cardiomyocyte sheets in a porcine ischemic cardiomyopathy model. Circulation, 126 S29-37. KHANMOHAMMADI M.; KHANJANI S.; BAKHTYARI M. S.; ZARNANI A. H.; EDALATKHAH H.; AKHONDI M. M.; MIRZADEGAN E.; KAMALI K.; ALIMOGHADAM K.; KAZEMNEJAD S., Proliferation and chondrogenic differentiation potential of menstrual blood- and bone marrow-derived stem cells in two-dimensional culture. Int J Hematol, 95 484-493. MANIATIS A.; TAVASSOLI M.; CROSBY W. H., 1971: Origin of osteogenic precursor cells in extramedullary marrow implants. Blood, 38 569-575. SOCIEDADE BRASILEIRA DE TRANSPLANTE DE MEDULA SSEA: Centros de Transplante de Medula ssea. Disponvel em: <http://www.sbtmo.org.br/centros-tmo. php>. Acesso em: 10 de set. 2012. TAKAHASHI K.; YAMANAKA S., 2006: Induction of pluripotent stem cells from mouse embryonic and adult fibroblast cultures by defined factors. Cell, 126 663-676. TOYOSHIMA K. E.; ASAKAWA K.; ISHIBASHI N.; TOKI H.; OGAWA M.; HASEGAWA T.; IRIE T.; TACHIKAWA T.; SATO A.; TAKEDA A.; TSUJI T., Fully functional hair follicle regeneration through the rearrangement of stem cells and their niches. Nat Commun, 3 784.

Moyss dos Santos Miranda

No Par, apesar das perspectivas atuais serem boas, a pesquisa com clulas-tronco e terapia celular ainda incipiente, diante do cenrio nacional.

Possui graduao em Licenciatura em Biologia pela Universidade Federal do Par (2001), mestrado em Neurocincias e Biologia Celular pela Universidade Federal do Par (2004) e doutorado em Produtividade Animal pela Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da USP (2009) com perodo sanduiche na University of Guelph - Cand (2008). Desde novembro de 2009 professor Adjunto I do curso de Biotecnologia da UFPA e professor de ps-graduao dos cursos de Biotecnologia e Medicina Veterinria. Atua em pesquisa na rea das Biotecnologias Reprodutivas como a fertilizaao in vitro, criopreservaao de embries, clonagem e transgnese animal e clulas-tronco mesenquimais.

Secretaria de Estado de Cincia, Tecnologia e Inovao

39

FOTO COM CINCIA

1 2

3 5

6
COLABORE CONOSCO! Envie sua foto para ser publicada na Seo Foto Com Cincia. Saiba como, acessando: www.veraciencia.pa.gov.br

Revista de Cincia, Tecnologia e Inovao do Estado do Par

10 8
1 - Lagarto papa-vento, Anolis nitens, Juruti, Par. Flvio Pimenta 2 - Pesquisa com leos vegetais na Fac. de Eng. de Alimentos (UFPA). Alexandre Moraes 3 - Floresta de Nova Ipixuma, Par. Manoel Neto 4 - Orqudea, Dendrobium phalaenopis. Manoel Neto 5 - Porco-espinho, Coendu prehensilis, Juruti, Par. Flvio Pimenta 6 - Sapo-de-chifres, Ceratophrys cornuta, Parauapebas, Par. Pablo Surez 7 - Esqueleto de Pseudopaludicolas canga, Parauapebas, Par. Pablo Surez 8 - Amostra de Cristais - Faculdade de Fsica da UFPA. Manoel Neto 9 - Blstula bovina de 7 dias. Moyss dos Santos Miranda 10 - Blstula bovina de 7 dias (aprox. 150 clulas), por fecundao in vitro. Moyss dos Santos Miranda

Secretaria de Estado de Cincia, Tecnologia e Inovao

41

ARTIGO

Dinmica das Cadeias de Comercializao dos Produtos Florestais No Madeireiros (PFNMs) no Estado do Par: O peso de uma economia invisvel
Cassiano Figueiredo Ribeiro Divino H. Peres da Silva Lima

RESUMO
Este artigo refere-se ao levantamento da produo e das cadeias de comercializao de Produtos Florestais No-Madeireiros (PFNMs) nos biomas mais representativos de seis Regies de Integrao do Estado do Par: Tocantins, Maraj, Xingu, Baixo-Amazonas, Guam e Caet, realizado pelo Instituto de Desenvolvimento Econmico, Social e Ambiental do Par (IDESP), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Florestal do Estado do Par (IDEFLOR), e divulgado em 2012. Os resultados da pesquisa surpreendem pela variedade e valores movimentados na economia paraense a partir do conjunto de PFNMs existentes. Esses produtos so representados por plantas medicinais, extratos, frutas, sementes, cips, cortias, fibras, resinas, taninos, leos, que apresentam ampla utilizao em processos de produo industrial ou artesanal e cuja demanda vem aumentando nos ltimos anos. Conclui-se que o sucesso na explorao e comercializao dos PFNMs somente ser garantido se houver estmulos que induzam o processamento parcial ou total dos produtos (que tem predomnio no aa e castanha-do-par) prximo s fontes dos recursos florestais. Seja em escala comunitria ou em centros mais complexos, preciso investir na busca por novos nichos de mercado, com a industrializao de novos produtos.

42

Revista de Cincia, Tecnologia e Inovao do Estado do Par

Descortinando uma economia

ntre 2008 e 2010, o Instituto de Desenvolvimento Econmico, Social e Ambiental do Par (IDESP) e o Instituto de Desenvolvimento Florestal do Estado do Par (IDEFLOR) realizaram o levantamento da produo e das cadeias de comercializao de Produtos Florestais No-Madeireiros (PFNMs) nos biomas mais representativos de seis das 12 Regies de Integrao do Estado do Par: Tocantins, Maraj, Xingu, Baixo-Amazonas, Guam e Caet. A metodologia adotada pelo IDESP nos estudos foi das Contas Sociais Alfa (CS)1. Tal metodologia consiste na organizao de Matrizes de Insumo-Produto (MIP) do tipo Leontief construda de forma ascendente, que englobam alm da produo rural extrativa, as atividades nas indstrias e nos servios urbanos cujo objeto provm do setor de produo extrativista. O modelo tambm permitiu caracterizar o fluxo de comercializao por produto estudado e, organizados para trs dimenses geogrficas2: Local, Estadual e Nacional. A pesquisa foi realizada por meio de questionrio, cuja aplicao, nas seis regies de integrao, mediante entrevista semiestruturada junto aos agentes mercantis3. Foram aplicados 1.558 questionrios por meio dos quais foram identificados 105 produtos florestais no madeireiros. Os resultados da pesquisa - divulgados em 2012, numa srie de relatrios - surpreendem pela variedade, quantidade e valores movimentados na economia paraense a partir do conjunto de PFNMs existentes. Esses produtos so representados por plantas medicinais, extratos, frutas, sementes, cips, cortias, fibras, resinas, taninos, leos, que apresentam ampla utilizao em processos de produo industrial ou artesanal e cuja demanda vem aumentando nos ltimos anos.

Evidenciam tambm a existncia de uma estrutura consolidada de produo e seus canais de acesso aos mercados consumidores, desmitificando o iderio de que as populaes amaznicas esto margem de qualquer processo econmico. Pelo contrrio, demonstra seu potencial distributivo de gerao de renda e colocam esses agentes, antes taxados como arcaicos e atrasados, na crista da onda do desenvolvimento sustentvel pelo trato cuidadoso com a floresta, fruto de um histrico milenar. Dessa maneira, os PFNMs mostram-se como uma alternativa ao desmatamento na Amaznia, haja visto que h um incentivo conservao da floresta em p, atravs de atividades produtivas extrativistas (FIEDLER, 2008 apud IDESP, 2011). Shanley & Medina (2005) ressaltaram os mltiplos usos das frutferas e das plantas teis na Amaznia, como fonte de matria prima para elaborao de remdios, cosmticos, artesanatos e alimentos. Alm disso, apresentam grande capacidade de gerar empregos, renda, servios e produtos ambientais com competitividade em virtude do seu potencial sustentvel (Ruiz, 2008). Diversos estudos realizados nos ltimos dez anos (Monteiro, 2003; Couly, 2004; Medina e Ferreira, 2004; Shanley & Medina, 2005; Castro, 2006; Gomes, 2007; Drr & Costa, 2008), apontam o potencial econmico dos PFNMs, alm da sua grande relevncia sociocultural. Por outro lado, segundo a pesquisa do IDESP, em que pese potencialidade econmica dos PFNMs, pouco se conhece sobre suas estruturas de produo e de comercializao, estratgias de formao de preo, logstica, transporte, etc. Por isso, padecem da falta de apoio institucional, de polticas orientadas para o setor, ausncia de crdito e assistncia tcnica. Assim este artigo lana luz sobre algumas dessas questes, evidenciando que o conhecimento sistematizado sobre as redes de produo e comercializao tornam-se prementes para descortinar uma economia pujante e de importncia at ento pouca visibilidade.

1 Para detalhes da metodologia consultar Costa (2006) e IDESP (2012). 2 Local, que corresponde aos oitenta e um municpios pesquisados nas seis regies; Estadual, para os demais municpios do estado do Par e; Nacional, que foram comercializados para outros estados e/ou pases. 3 Para a classificao dos agentes das cadeias de comercializao foram adaptadas as categorias com denominaes estabelecidas por Costa (2002) e Drr (2004) apud IDESP (2012).

Secretaria de Estado de Cincia, Tecnologia e Inovao

43

O tamanho da economia da floresta

Anlises dos valores agregados e a participao das (trs) principais cadeias


A pesquisa quantificou os valores recebidos por todos agentes mercantis ligados ao longo das cadeias. No seu ponto de partida, em 81% dos municpios estudados das seis RIs pesquisadas, o setor da produo agroextrativista (Setor ), apropriou-se de um montante equivalente a R$ 599,3 milhes (Valor bruto da produo agroextrativista VBP) oriundos das vendas dos PFNMs. Desse montante, 73,5 % destinam-se a remunerao bruta de produtores/ extrativistas das RIs Tocantins (R$ 205 milhes) e Xingu (R$ 235 milhes) e 21% na RI Maraj, sendo que nessas regies o Aa (Tocantina e Maraj) e o Cacau (amndoa) destacaram-se como os dois principais produtos pela ordem de importncia econmica no Estado: Alguns produtos, segundo a pesquisa, apesar da prevalncia em determinadas regies, apresentam ocor-

rncia em todo estado. Dessa maneira, o aa foi responsvel por 56% (R$ 336 milhes) do VBP total de PFNMs comercializados a partir da produo, localizada nas seis RIs da pesquisa, sendo que se destacou como principal em quatro destas regies, conforme Tabela 1. Em seguida, o Cacau (amndoa) que gerou a partir da comercializao pelos produtores um montante de R$ 215 milhes e a Castanha-do-Par, que gerou aos extrativistas R$ 4,3 milhes com a sua comercializao. Esse produto tem na RI Baixo Amazonas a principal cadeia de comercializao, auferindo o significativo valor de R$ 3,2 milhes. Apurou-se na pesquisa que o Valor Adicionado Bruto (VAB) gerado em toda cadeia dos produtos pesquisados foi da ordem de R$ 1,7 bilho, localizados espacialmente da seguinte maneira: 53% deste montante (R$ 890,1 milhes) foram adicionados no mercado local, ou seja, no interior das seis regies. O Valor Adicionado Bruto corresponde ao acrscimo monetrio do produto em funo das aes de beneficiamento, transformao, comrcio e principalmente em razo do valor das vendas do setor de produo aos setores de demanda intermediria e final, os quais resultaram no equivalente a R$ 599,3 milhes (Tabela 1).

Guam 17.405

Baixo Amazonas 9.482

Rio Caet 4.512

Maraj 127.304 Figura 1


Fonte: IDESP, 2011. Elaborao: IDESP, 2012

Tocantins 205.514

Valor bruto da produo agroextrativista (VBP), tica da oferta (R$ MIL),


nas seis regies de integrao, estado do Par.

Xingu 235.140

44

Revista de Cincia, Tecnologia e Inovao do Estado do Par

Tabela 1

Principais Produtos segundo Valor da RBT e VAB,


gerada e circulada na comercializao dos PFNM, a partir das cinco regies de integrao, estado do Par, estimado para 2008. (R$ Mil)

RI
Principal Cadeia Tocantins Aa Xingu Cacau amndoa Maraj Aa Guam Aa Baixo Amazonas Castanha-do-Par Rio Caet Aa Local % 34 33 24 4,5 3,6 0,8 53

VAB R$
Estadual % 74 1,5 21 2,5 0,3 0,5 23 Nacional % 32 46 14 0,9 7,3 0,2 24 Total 712.926 655.460 488.112 477.850 351.788 319.485 53.374 47.572 62.724 48.120 10.010 7.042 1.678.934 Local % 30 42 22 3 2,5 0,7 44

RBT R$
Estadual % 66 3 26 4 0,4 0,7 17 Nacional % 32 51 12 1 3,3 0,3 39 Total 1.479.113 1.344.782 1.561.726 1.541.588 750.396 690.363 99.574 88.190 99.436 71.503 21.964 16.710 4.012.210

Total Regies

Fonte: IDESP, 2012. Elaborao: IDESP, 2012

A pesquisa registrou que a esfera estadual registrou 23% (R$ 383,6 milhes) do VAB total. Neste contexto, a regio Tocantina se destacou com uma participao significante de 74% na formao deste valor (Tabela 1), tendo como principal produto o Aa. Em relao economia local, o setor estadual diferencia-se em funo do nvel de agregao de valor ao produto. Enquanto que a economia local, em geral situada no municpio e seu entorno, responde em grande parte pela comercializao e, no mximo, pelo beneficiamento primrio, exemplo de pequenos batedores locais de aa voltado ao consumo, no nvel estadual encontra-se um setor de beneficiamento/transformao mais estruturado, povoado por agentes mercantis que atendem mercados consolidados e distintos. Estes agentes se configuram, segundo a pesquisa, em agroindstrias e cooperativas que realizam o beneficiamento a fim de atender a demanda nacional crescente, em funo dos novos hbitos alimentares, que perpassam por questes de sade e esttica (PAGLIARUSSI, 2010). Por

sua vez, identificou-se uma grande concentrao desses agentes na RI Guam, com destaque para o municpio de Castanhal, que concentra grande parte das agroindstrias de frutferas. Diferentemente do que acontece nas demais regies, na RI Xingu o canal de comercializao do Cacau se altera em funo do principal mercado consumidor, concentrado na esfera nacional, grande parte delas situando-se na Bahia, onde esto as usinas de moagem ligadas s grandes indstrias importadoras de alimentos mundiais. Traduzindo essa relao em valores, a pesquisa conseguiu identificar que no mercado nacional foram adicionados 24% (R$ 405,1 milhes) do VAB total (Tabela 1), sendo que a regio do Xingu gerou 46% deste valor estimado. No entanto, o setor de varejo no mbito nacional foi quem mais contribuiu para a formao do valor adicionado nacional da regio do Xingu, em funo dos mais variados preos dos produtos finais oriundo deste insumo vendidos aos consumidores finais.

Secretaria de Estado de Cincia, Tecnologia e Inovao

45

Concluses e recomendaes
A questo extrativista na Amaznia historicamente tem sido cercada de contradies e transformaes, afetando a economia, o meio ambiente e a sociedade. Porm, experincia como a pesquisa do IDESP demonstra que os agentes mercantis (os profissionais florestais) tm redescoberto no somente o grande potencial dos PFNMs para atendimento das nossas necessidades atuais e futuras, mas tambm que o seu desenvolvimento proporciona maior engajamento de pessoas, que passam a ter na atividade um importante componente de subsistncia e renda. A metodologia utilizada nos estudos mostrou que a economia gerada pelos PFNMs a partir destas seis regies foi expressiva, uma vez que a renda gerada e estimada para o ano de 2008, fora mais de R$ 4 bilhes. Deste valor, o setor produtivo agroextrativista, considerado o setor alfa (Setor ) do modelo, recebeu em torno de R$ 599,3 milhes, equivalente a 15% do montante da renda bruta gerada total (R$ 4 bilhes). Ressalta-se que nesse primeiro elo das cadeias pesquisadas identificou-se pouca agregao de valor em funo de vrias limitaes, dentre as quais falta de infraestrutura (feiras, mercados, estradas, energia, grau de organizao produtiva) e de escala (geogrfica e produtiva). Alguns produtos possuem uma estrutura de comercializao do tipo oligopsnica, na qual poucos e grandes compradores tm alto poder de determinao do preo a exemplo do que ocorre com o Cacau e Castanha-do-Par, prejudicando os produtores. Verificou-se insuficientes etapas de verticalizao dos produtos quer nas esferas locais restringidas basicamente pela comercializao, quer nas etapas estaduais que pouco agregam em meros processos simples de beneficiamento e transformao dos produtos, a exemplo do aa que na agroindstria transforma-se em polpa ou quando mais sofisticado sai em forma de blend misturado a outras frutas, como o guaran. Diante de tal quadro, o apoio institucional torna-se premente aos PFNMs em todas suas etapas produtivas. Grupos populacionais, historicamente marginalizados (ribeirinhos, quilombolas, extrativistas, etc.) tm sua estratgia de sobrevivncia ligada intimamente com os PFNMs, e isso secularmente tem lhes garantido a ocupao do territrio de forma sustentvel. Fazer chegar os servios bsicos (sade e educao) a essa populaes sem desarticular suas redes e territrios o outro grande desafio das polticas pblicas.

R$4 bilhes
A economia gerada pelos Produtos Florestais NoMadeireiros (PFNMs) gerou, em 2008, uma renda de mais de R$ 4 bilhes para o estado. Das seis regies pesquisadas, o Aa se destacou como o principal produto em quatro regies paraenses, sendo o responsvel por 56% da renda bruta gerada. O Cacau (amndoa) vem em seguida, gerando um montante de R$ 215 milhes. A Castanhado-Par o terceiro produto em Valor Adicionado Bruto e gerou aos extrativistas R$ 4,3 milhes com a sua comercializao.

46

Revista de Cincia, Tecnologia e Inovao do Estado do Par

O fortalecimento econmico atravs da disponibilizao do crdito e o fomento, bem como a criao de uma estrutura de assistncia tcnica levando em conta as peculiaridades dos PFNMs outro importante elemento. Nesse caso a orientao do estado fundamental, a exemplo do que vem ocorrendo com o aa. A alta nos preos do aa tem garantindo bons rendimentos aos coletores, porm elevados somente pelas foras de mercados sem o acompanhamento tcnico devido. Os processos de manejo e adensamento de aaizais para obteno do fruto tm levado supresso de outras espcies, causando danos ao ecossistema, inclusive em alguns casos com a perda da produtividade do prprio aa. A falta de orientao e certificaes dos processos podem causar danos irreversveis na produo do aa, exemplo da contaminao da Doena de Chagas, que poderia ser evitada se procedimentos simples fossem adotados e se fossem introduzidas e massificadas boas prtica de coleta. O sucesso na explorao e comercializao dos PFNMs somente ser garantido se houver estmulos que induzam o processamento parcial ou total dos produtos (que tem predomnio no aa e castanha-do-par) prximo s fontes dos recursos florestais, o que poder aumentar as receitas dos produtores em termos de comercializao. Seja em escala comunitria ou em centros mais complexos, preciso investir na busca por novos nichos de mercado, com a industrializao de novos produtos. O estmulo ao aumento da demanda regional institucional, por exemplo, a insero de produtos regionais na merenda escolar, diminuiria a dependncia de acontecimentos (inter) nacionais, como a flutuao nos preos. Junto aos estmulos, possibilitar as melhorias na infraestrutura de comercializao (estradas, mercados, etc.) e produo (energia, crdito, subsdios, etc.) diminuiriam a dependncia de atravessadores e os custos, aumentando a competitividade da atividade extrativa no mercado. Por fim, um macio investimento em C,T& I voltado aos PFNMs aplicados nos diversos elos de suas cadeias para o desenvolvimento de novos produtos e processos, poderiam garantir a manuteno deste sistema produtivo sustentvel, em um patamar de alta agregao de valor. Subprodutos do aa, como o isolamento de sua protena (antocianina), so comercializados em outros pases com um valor vinte vezes maior que o da polpa, isso s para ficar no exemplo desta fruta, quando possumos centenas de espcies de PFNMs identificados para as mais diversas aplicaes.

Referncias Bibliogrficas
COSTA, F.A., ANDRADE, W.D.C., SILVA, F.C.F. O processamento de frutas no nordeste paraense e regio metropolitana de Belm: um arranjo produtivo emergente. Belm, 2004. (Relatrio da RedeSist). FEARNSIDE, P. M. Desmatamento na Amaznia: dinmica, impacto e controle. Acta amaznica, Manaus, v. 36, n.3, p. 394 400, 2006. INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS (INPE). Monitoramento da floresta amaznica por satlite 2008. Disponvel em: <http://www.obt.inpe. br/prodes/index.html>. Acesso em: 15 ago. 2012. PAR (Estado). Instituto de Desenvolvimento Econmico, Social e Ambiental do Par. Estudo das Cadeias de Comercializao de Produtos Florestais No Madeireiros, Belm: IDESP, 2011. Relatrios Tcnicos. Disponvel em: http:// www.idesp.pa.gov.br/paginas/produtosFlorestaisNaoMadeireiros/produtosFlorestaisNaoMadeireiros.php. Acesso em: jul. 2012. PAGLIARUSSI, M. S. A Cadeia Produtiva Agroindustrial do Aa: estudo da cadeia e proposta de um modelo matemtico. TCC. USP, 2010. Disponvel em: http://www.tcc.sc.usp.br/tce/disponiveis/18/180830/tce-19012011-160154/. Acesso em: mar. 2012. SANTANA. A. C.; CARVALHO, D. F.; MENDES F. A. T. Organizao e competitividade das empresas de polpas de frutas no estado do Par: 1995 a 2004. UNAMA, 2010. Sistemas de Produo, 4 - 2 Edio ISSN 1809-4325 Verso Eletrnica Dez./2006

Cassiano Figueiredo Ribeiro


Economista, Mestre em Planejamento do Desenvolvimento (NAEA/UFPA), Diretor de Estudos socioeconmicos do IDESP

Divino H. Peres da Silva Lima


Economista, Bolsista do IDESP.

Secretaria de Estado de Cincia, Tecnologia e Inovao

47

ARTIGO

Incluso digital e a busca por um acesso tecnolgico respaldado nos reais interesses dos povos da Amaznia
Ricardo Damasceno Moura

RESUMO
Este ensaio faz uma anlise da importncia das tecnologias digitais nos processos de desenvolvimento sustentvel. Em seguida, examina conceitos de incluso digital e a apropriao das Tecnologias de Informao e Comunicao, introduzindo reflexes referentes importncia da democratizao do acesso s TICs pelas comunidades amaznicas. Em sua concluso, discute as chances de sucesso das diferentes estratgias de uma incluso digital pautada na interculturalidade e numa cibercultura a partir do conhecimento da Etnologia.

48

Revista de Cincia, Tecnologia e Inovao do Estado do Par

O ciberespao e a difcil incluso das populaes tradicionais

m problema sempre suscitado quando se inicia um trabalho com incluso digital o da constante afirmao no campo acadmico de que este processo, na forma como vem sendo trabalhado, peca por no ter incorporado os direitos humanos, os direitos sociais e histricos de povos minoritrios, omitindo os elementos de promoo de uma incluso digital especfica e diferenciada. Tal problemtica conduz reflexo que, de fato, as concluses sobre o que incluso digital no tm qualquer valor, pois se constituem em conceitos e prticas desvinculados dos reais interesses de populaes ribeirinhas e tradicionais da Amaznia. Neste contexto, as populaes tradicionais ainda tm pouca presena. Temos um ciberespao de cerceamento da diversidade cultural e invisibilizador das culturas e cosmologias indgenas e africanas. Um espao de formao e informao que no foi absorvido pelos conceitos de incluso que se encontram, meramente, no plano intelectual. A apropriao digital por meio de uma Etnologia na cibercultura, apoiada na tecnologia social traz um novo conceito de diversidade, de etnodesenvolvimento e de cultura como repertrio de prticas do reconhecimento da condio bsica dos povos tradicionais. A necessidade de abordar o tema do acesso s TICs pelas comunidades tradicionais da Amaznia decorre da percepo sobre o incipiente processo de reflexo acerca das prticas de incluso digital e das mltiplas possi-

bilidades de, ao pensar a realidade plural da Amaznia, defini-la como intercultural/digital em um espao onde se articulam natureza, tcnica e cultura. Necessrio se faz, portanto, incluir efetivamente as populaes da Amaznia dentro de um contexto que evidencie as possibilidades, as potencialidades e as vantagens que as Tecnologias de Informao e Comunicao podem trazer para a diversidade cultural e para a emancipao das subjetividades e saberes. Fica evidente que, dependendo do lugar, da organizao social, da pedagogia prpria de determinada populao, diferentes sero as respostas para as polticas pblicas de incluso digital, demandando propostas de incluso digital diferenciada. Os excludos da floresta e as desigualdades de acesso sociedade da informao e do conhecimento O conceito de incluso digital se enfraqueceu diante dos abissais ndices de pobreza que resultaram na diviso digital, retirando de povos minoritrios a capacidade de aprender e saber o que fazer com o que se aprende. Portanto, a definio de incluso digital e incluso social so dissonantes abrindo caminho para a desigualdade social. A incluso intercultural/digital nos permite compreender uma concepo de incluso respaldada nas relaes concretas entre as populaes amaznicas; opondo-se incluso digital imposta, que desconsidera saberes e valores dos povos envolvidos.

Secretaria de Estado de Cincia, Tecnologia e Inovao

49

Incluso intercultural/digital
O conceito de incluso intercultural/digital aplicado insero tecnolgica na Amaznia demanda cada vez mais novos enfoques, que transcendam a mera aplicao dos conhecimentos cientficos e tecnolgicos disponveis para as comunidades. Este novo conceito se consubstancia na possibilidade de lidar com conexes entre diferentes etnias, propiciando, entrelaamentos em rede e compartilhamentos entre mltiplos saberes. Contudo, existem debates contrrios a essa incluso, que impedem ou dificultam, uma discusso profunda sobre o processo de incluso digital especfica para grupos tnicos e com menos chances de serem includos digitalmente e, mais que isso, inibem ou tentam impedir a implementao de polticas pblicas com base na diversidade. Para Gates (1995) essa situao se agrava se no temos um slido campo de discusso de como essa incluso digital pode ser realizada. No entanto, a viabilidade de um trabalho efetivo requer um conhecimento preciso das comunidades que habitam este territrio imerso na floresta. Negligenciar a incluso de comunidades tradicionais da Amaznia ao acesso s TICs destitu-las de sua condio de sujeitos, aprofundando a desigualdade, impedindo que atores sociais se estruturem e se organizem originando novas formas de resistncias coletivas contra a opresso. Os excludos da floresta no so apenas desrespeitados fsica, geogrfica ou materialmente, mas por todas as riquezas de seus valores que no so reconhecidos, ou seja, h tambm um excluso cultural. Da a necessidade de uma incluso intercultural/digital, um saber ainda em construo, que demanda empenho para fortalecer a garantia do acesso s tecnologias por meio da consolidao de canais abertos participao de uma pluralidade de atores em processos decisrios de interesse pblico.

A Etnologia na cibercultura
A insero de novas tecnologias nas comunidades tradicionais da Amaznia um fenmeno recente e envolve relaes entre coletividades distintas, com formas especficas de apropriao das TICs. Isso nos remete a pensar em uma Etnologia na cibercultura, que no trate to somente da cultura material dos povos, mas, sobretudo que estimule a interao entre grupos culturais nos ambientes digitais. As etnias do Brasil nos programas sociais no foram consideradas uma prioridade, o que levou os mesmos indgenas e ribeirinhos a se organizarem em associaes, para reivindicar a participao nas polticas de incluso digital. Por que as populaes tradicionais no seriam includas? Por que teriam que ficar margem do processo tecnolgico? Segundo Lvy (1999), a incluso digital traz consigo, paradoxalmente, a questo da excluso. A cibercultura provoca excluses? evidentemente uma pergunta central em uma sociedade mundial na qual a excluso (ou seja, a forma contempornea, de injustia social) uma das principais doenas. Neste contexto de excluses, uma cibercultura pautada na Etnologia alerta para as condies entre as possibilidades do reconhecimento do saber tradicional em rede, favorecendo a troca de conhecimentos e a efetiva participao pblica de populaes da Amaznia nas tomadas de deciso em prol da sustentabilidade do meio ambiente. Na sociedade em rede tudo interconecta-se: as pessoas, os espaos, as tecnologias. Surowiecki (2006) identifica esse processo como sabedoria das multides, pois diferentes grupos conectados compartilham informaes e resultados. J Pierre Lvy (1998) fala em inteligncia coletiva, como sendo uma inteligncia que distribuda por toda a parte, incessantemente valorizada, coordenada em tempo real, que resulta em uma mobilizao efetiva de grupos e movimentos que buscam no somente uma satisfao, mas o reconhecimento de suas culturas, identidades e aspiraes (LVY, 1998). nesse contexto que a Etnologia torna-se imprescindvel para nos dar a ideia do processo de insero tecnolgica de populaes tradicionais da Amaznia a partir uma incluso digital intercultural, que surja no mbito dos espaos indgenas e quilombolas, dos temas que nascem da diversidade e das inquietudes dos povos da floresta.

Os excludos da floresta no so apenas desrespeitados fsica, geogrfica ou materialmente, mas por todas as riquezas de seus valores que no so reconhecidos, ou seja, h tambm um excluso cultural.
50

Revista de Cincia, Tecnologia e Inovao do Estado do Par


Arquivo pesquisador

preciso considerar que as populaes da Amaznia construram uma organizao baseada em princpios voltados para conservao da natureza, ancestralidade, uso coletivo da terra, relaes de parentescos, formando assim uma territorialidade diferenciada. Resistiram ao longo da histria e constituram organizaes representativas de suas categorias, estabelecendo um processo de reivindicao poltica pautado na visibilidade e no reconhecimento dos direitos. A democratizao do acesso tecnologia tem sido assumida em diversos graus pelos governos nacionais de turno, isto , tem sido at agora medidas pblicas ligadas a partidos polticos. Porm, iniciativas da rea privada, da sociedade civil, empresas transnacionais e organismos internacionais j tm criado algumas medidas de incluso digital. O atual plano de governo para a incluso digital deve ser pautado pelo reconhecimento de que a excluso digital amplia a misria e dificulta o desenvolvimento humano. E de que, tambm, o direito comunicao sinnimo de direito comunicao mediada por computador, portanto, trata-se de uma questo de cidadania.

Secretaria de Estado de Cincia, Tecnologia e Inovao

51

Os programas de incluso digital em nenhum instante de sua elaborao incluram em sua pauta a diversidade como fenmeno ou conceito que se estende muito alm do acesso. Para Silva (1996), a diversidade amaznica diz respeito s variedades de grupos, etnias, indivduos, condies socioeconmicas, trajetrias sociais, origens geogrficas, deslocamentos territoriais, vises de mundo, prticas culturais, crenas, religies etc. Por isso, a dificuldades de se formular polticas de incluso digital nas comunidades da Amaznia. As reflexes e anlises, infelizmente, no se produziram a partir de horizontes necessariamente crticos em relao ao cenrio atual dessas comunidades. Entende-se que a compreenso do ambiente cultural, tnico, social no qual as polticas pblicas sero inseridas condio necessria para que elas sejam eficazes e se convertam em ferramentas de mediao entre culturas e de transformao das realidades. O espao de uma Etnologia na cibercultura alerta para as condies entre as possibilidades do reconhecimento do saber tradicional em rede, favorecendo a troca de conhecimentos e a efetiva participao pblica de populaes da Amaznia nas tomadas de deciso em prol da sustentabilidade do meio ambiente. Assim, a tecnologia provoca mudanas ecolgicas: ela modifica totalmente as relaes no ambiente em que introduzida. O fundamental, portanto, saber em que medida os novos meios/tecnologias alteram a concepo sobre o que o conhecimento e, no limite, sobre que a educao. No uma educao puramente tcnica, pensada apenas como treinamento para o uso de equipamen-

tos, mas uma educao que faa da prpria tecnologia objeto de interrogao, a fim de que os sujeitos no sejam usados nem abusados por ela (POSTMAN, 2002). Consideramos que um primeiro passo nessa direo reconhecer que a incluso digital que se vem realizando hoje termina por negar a diferena ou silenci-la. Ento, se prope - atravs de processo especfico e diferenciado de incluso digital - colocar nfase diferena e, garantir, pelo uso da tecnologia, que diferentes identidades e interfaces culturais presentes num determinado contexto indgena ou quilombola, se expressem nos espaos em redes digitais. Outro elemento importante para a incluso digital o processo de empoderamento de direitos, principalmente orientando os atores sociais que, com o advento da globalizao, tm menos poder na sociedade da informao e menores possibilidades de influir nas decises polticas e nos processos coletivos. O empoderamento favorece sua organizao e sua participao ativa na sociedade. Por isso, o processo de incluso digital tambm uma ao afirmativa concebida no sentido de desenvolver estratgias e metodologias de fortalecimento do poder de grupos vulnerabilizados para que estes possam lutar pela igualdade de condies de vida em sociedades marcadas por mecanismos estruturais de desigualdade e discriminao. Outro aspecto fundamental da incluso digital etnolgica a formao para uma cidadania, capaz de subsidiar os povos excludos a reconhecer as assimetrias e jogos de poder, a trabalhar os conflitos e promover reaes solidrias.

52

Revista de Cincia, Tecnologia e Inovao do Estado do Par

Consideraes finais
O processo de reduo da excluso digital traz novas possibilidades para povos e comunidades tradicionais que foram historicamente objetos passivos de polticas indigenistas assimilacionistas e tutelares, silenciados em suas culturas e identidades, mas agora buscam reconhecimento pelas prticas pedaggicas que desenvolvem como sujeitos com cultura e conhecimento. A incluso intercultural/digital destinada a segmentos que por sculos viveram em condio de invisibilidade tambm uma forma de ao reparadora, tendo em vista que se desenvolve entre grupos especficos que apresentam menores chances de serem includos digitalmente. Uma das caractersticas mais importantes da democratizao do acesso s Tecnologias de Informao e Comunicao seja o desenvolvimento de prticas que ensejam uma transformao nos comportamentos e na mentalidade da sociedade, sobretudo das novas geraes que habitam a floresta, dando condies de refletirem sobre as desigualdades inerentes ao processo de incluso sociedade do conhecimento. Algumas etnias comearam a se organizar para serem partcipes da chamada Sociedade da Informao, porm em geral tm tido um papel passivo, sendo receptores de medidas governamentais ou privadas, o que poderia influir na demora na expanso de programas de incluso digital para eles. Para uma efetiva incluso digital pautada no conceito de diversidade e cidadania se faz necessrio uma ao formativa, com a participao municipal, estadual, e federal, reunindo a sociedade civil, universidades e empresas para a formulao de polticas pblicas voltadas incluso. Dentro desta perspectiva, espera-se que surjam novos debates para que possamos dividir experincias, trazer inditas contribuies para o desenvolvimento social, alm de assegurar uma nova tomada de pensamento. Neste sentido, experincias concretas de apropriao social da tecnologia de informao e comunicao (TIC) impulsionam metodologias onde se constroem os parmetros, aliando os saberes das comunidades aos conhecimentos tcnicos.

Referncias Bibliogrficas
GATES, B. A Estrada do Futuro. Traduo de Beth Vieira. So Paulo: Editora Companhia das Letras, 1995. LVY, Pierre. A inteligncia coletiva: por uma antropologia do ciberespao. So Paulo: Record, 1998. ____________. Cibercultura. So Paulo: Editora 34, 1999. POSTMAN, Neil. O fim da Educao: redefinindo o valor da escola. Rio de Janeiro: Graphia. 2002. SILVA, Luiz Heron et al.(Org.). Novos mapas culturais, novas perspectivas educacionais.Porto Alegre: Editora Sulina, 1996. SUROWIECKI, James. A sabedoria das multides. Rio de Janeiro: Record, 2006.

Ricardo Damasceno Moura


Professor, Especialista em Populaes Indgenas da Amaznia (UFPA). Ps-Graduao em Educao a Distncia pela Universidade Estadual da Paraba (2010). Pesquisador de Tecnologia Social.Coordena o Projeto Cultural Incluso Tech Artes Integradas (UFPA)

Secretaria de Estado de Cincia, Tecnologia e Inovao

53

CASOS DE SUCESSO

Pesquisas desenvolvem cupuau mais resistente e produtivo


H 10 anos, a Embrapa Amaznia Oriental lanou os primeiros clones de cupuauzeiro tolerantes vassoura-de-bruxa. Atualmente, uma nova cultivar desenvolvida promete aumentar a qualidade e a produo da fruta.

54

Ronaldo Rosa

Revista de Cincia, Tecnologia e Inovao do Estado do Par

Por Vinicius Soares Braga

orria o ano de 2002 quando os agricultores do municpio de Tom-Au enfrentavam crescente dificuldade nos cultivos de cupuau. Na dcada de 1980, a fruta fora uma das espcies adotadas na regio de Tom-Au como alternativa pimenta-do-reino, devastada pela fusariose. Junto a outras frutferas da Amaznia, como aa e cacau, o cupuau havia ganhado mercado e se tornara um cultivo de inOut doena, no entanto, empurrava, anos teresse econmico. Outra depois, o cupuau para o mesmo destino da pimenta-do-reino. vassou Conhecida como vassoura-de-bruxa, o mal j havia atingido tal ponto de infestao na r regio que comprometia a rentabilidade do cultivo de cupuau. A gente vinha brigando brigan com a vassoura-de-bruxa desde que os plantios atingiram oi oito a dez anos. Mas cada vez o trabalho co para podar os galhos contaminados aumentava e isso encarecia le o custo de produo, lembra o produtor rural Michinori Konagana. Alm disso, o cort corte das partes atingidas pela doena fazia produ os cupuauzeiros produzirem menos frutos. E chegava um momento em que a produ produo caa a tal ponto que no compensava Ho o trabalho exigido. Houve um agricultor que derrubou todos fo plantar outras coisas, conta Konagano. seus ps de cupuau e foi

Ronaldo Ro sa

Pesquisador Rafael Alves: melhoramento gentico do cupuau exige longos perodos de avaliao.

Secretaria de Estado de Cincia, Tecnologia e Inovao

55

Segundo o pesquisador da Embrapa Amaznia Oriental Rafael Alves, a vassoura-de-bruxa sempre existiu na regio. O Par considerado o centro de origem do cupuau na Amaznia. Ento a vassoura-de-bruxa j convivia com o cupuau h muito tempo. O que houve foi uma mudana de status, ela passou a ser uma epidemia, explica o pesquisador. Na floresta, a diversidade de espcies dificulta a contaminao de um p de cupuau a outro, mas em pomares comerciais o fungo tende a se espalhar com facilidade, devido proximidade das plantas. Outro fator que colaborou para difuso da doena foi a ausncia de critrios de seleo das sementes que eram utilizadas nos cultivos pioneiros. Os agricultores plantavam com sementes colhidas na mata, de cupuauzeiros dos quintais ou buscados na feira, conta Alves. Segundo o pesquisador, esses primeiros plantios comerciais apresentam grande variabilidade e a maior parte das plantas oferece uma baixa produo de frutos. A soluo para seguir com o cultivo de cupuau, Michinori e outros agricultores encontraram nos quatro clones de cupuauzeiro que a Embrapa Amaznia Oriental lanava naquele ano de 2002: Coari, Codajs, Manacapuru e Belm. O principal diferencial dessas cultivares so as caractersticas genticas que conferem resistncia vassoura-de-bruxa. Mas no apenas. Os trabalhos de pesquisa tambm haviam mostrado que essas variedades proporcionavam desempenho superior em produo de frutos e de polpa.

O nmero de quatro cultivares veio atender necessidade de no deixar plantas do mesmo clone vizinhas umas s outras. Como o cupuauzeiro no se autofecunda, cada planta depende da troca de plen com outra planta compatvel para produzir frutos. Alm disso, uma forma de dar mais segurana ao pomar, pois a doena ter mais dificuldade de se propagar numa mesma linha de cultivo se as plantas forem de variedades diferentes, esclarece Rafael Alves. PARCERIA Como so clones, a propagao das quatro cultivares no se d por semente, mas por meio de muda enxertada. Isso oferecia a possibilidade de os produtores rurais comearem novos plantios com as mudas resistentes vassoura-de-bruxa. Mas o que fazer com os pomares pioneiros? Michinori Konagano ofereceu-se ento para uma parceria com a Embrapa a fim de investigar uma tcnica que utilizasse os antigos ps de cupuau como cavalo para os clones. Depois de trs anos de trabalho, chegaram ao resultado. De incio erramos bastante, mas pesquisa assim. Hoje a tcnica de substituio de copa de cupuauzeiro pode ser ensinada a um agricultor em alguns minutos, afirma o produtor. Ainda segundo Konagano, a introduo dos clones na regio aumentou a produo de cupuau. Passamos a incentivar os outros produtores a recuperarem seus pomares antigos, lembra. Com a tcnica, as plantas voltam a produzir em dois anos aps a copa ter sido renovada.

56

Revista de Cincia, Tecnologia e Inovao do Estado do Par Revis

De incio erram erramos bastante, mas pesquisa assi assim. Hoje a tcnica de substituio de copa de cupuauzeiro pode p ser ensinada a um agricultor em e alguns minutos,
Michinori Konagano, produtor pr rural.

Michinori M ichin nor ri Konagano: Konagano: parceiro no d desenvolvimento esenv volv vimento da enx enxertia xert tia de co copa opa a do o cu cupuauzeiro. upuau uze eiro
Ronaldo Rosa

Michell Costa

Cupuauzeiro atacado pela vassoura-debruxa: produo cai drasticamente.


Secretaria de Estado de Cincia, Tecnologia e Inovao

57

Caminhos da pesquisa
A busca por variedades de cupuauzeiros resistentes vassoura-de-bruxa iniciou-se ainda na dcada de 1980. Segundo o pesquisador da Embrapa Amaznia Oriental Rafael Alves, a iniciativa partiu do professor e pesquisador Rubens Lima. Ele compreendeu que a vassoura-de-bruxa seria um gargalo para a expanso da produo do cupuau e foi em busca de materiais genticos resistentes doena, conta Alves.

58

Revista de Cincia, Tecnologia e Inovao do Estado do Par

Ronaldo Rosa

A cultivar de cupuau BRS Carimb tem a vantagem de ser propagada por sementes.

Secretaria de Estado de Cincia, Tecnologia e Inovao

59

Ronaldo Rosa

O primeiro passo foi coletar, em diferentes pontos da Amaznia, ponteiras (parte do galho) de dezenas de cupuauzeiros que no apresentavam sintomas da doena. Em seguida, esse material gentico foi enxertado e gerou uma coleo de 46 acessos de cupuauzeiro, que foi instalada em Belm, Par. No processo de avaliao, as plantas foram inoculadas com a vassoura-de-bruxa. Com isso verificou-se que algumas plantas no apresentavam sintomas, apesar de estarem num ambiente infestado. Ano a ano o nmero de plantas contaminadas aumentava, mas algumas permaneciam sadias. Algo que pode ser atribudo a uma resistncia gentica, explica Alves. Ao longo dos anos, alm da avaliao de resistncia doena, os pesquisadores tambm monitoraram diversos aspectos de interesse agronmico, como tamanho do fruto, rendimento de polpa e produtividade por planta. Outro fator importante o sincronismo na florao, pois cada planta depende da troca de plen compatvel com o seu para produzir o cupuau. Todo esse processo de avaliao levou cerca de 15 anos. Apenas para se ter algum grau de certeza sobre a produtividade de uma planta, tem que se observar, no mnimo, o comportamento de cinco safras, revela o pesquisador. A luta contra a vassoura-de-bruxa, no entanto, no terminou. Apesar de resistentes, os clones no so imunes ao fungo. Da mesma floresta onde se encontraram plantas capazes de tolerar a doena, tambm pode um dia sair um isolado, fungo da mesma doena dotado de caractersticas genticas capazes de prejudicar os clones de cupuauzeiro.

A nova gerao de cupuauzeiro


Dez anos aps lanamento dos quatro clones de cupuauzeiros resistentes vassoura-de-bruxa, a Embrapa Amaznia Oriental apresentou uma nova cultivar dessa fruteira, a BRS Carimb. Ela neta daqueles primeiros materiais trazidos da mata e, alm da resistncia principal doena, apresenta maior produtividade tanto de polpa quanto de amndoa, afirma o pesquisador Rafael Alves. Outro avano tecnolgico da nova cultivar a propagao por sementes. Isso era uma limitao dos clones, pois as mudas enxertadas tem maior custo e so mais difceis de transportar. Com as sementes, um nmero maior de agricultores ser beneficiado, comenta Alves. O interesse dos agricultores pela nova variedade sementes confirmado pelo produtor rural Michinori Konagano, que tambm o atual secretrio de Agricultura de Tom-Au. A busca pela nova cultivar grande e a produo de sementes e polpa de cupuau deve aumentar em breve, prev.

60

Revista de Cincia, Tecnologia e Inovao do Estado do Par

Vassoura-de-bruxa
A principal doena que ataca os cupuauzeiros causada pelo fungo Moniliophthora perniciosa e desenvolve-se nos galhos da planta, ativando o crescimento com brotaes deformadas e tambm afetando flores e frutos. O nome popular se refere aos ramos secos que se assemelham a uma vassoura velha. A contaminao se d quando os esporos (fase reprodutiva do fungo) se fixam na superfcie dos ramos ou frutos em crescimento. Eles so transportados pelo ventou ou pela gua da chuva. Para combater a doena recomendada a poda fitossanitria, que consiste no corte dos galhos atacadas pela doena para ser queimado ou enterrado.

Secretaria de Estado de Cincia, Tecnologia e Inovao

61

MEMRIA

UFRA: tradio e reconhecimento em Cincias Agrrias


Por Roberta Muniz
J so 61 anos de tradio no ensino de Cincias Agrrias, rea de conhecimento que determinou a criao da ento Escola de Agronomia da Amaznia (EAA), em 1945, porm s instalada em 1951. Posteriormente, a EAA foi transformada na Faculdade de Cincias Agrrias do Par (FCAP) e, atravs da Lei 10.611, de 23 de dezembro de 2002, a FCAP transformou-se na Universidade Federal Rural da Amaznia (UFRA). A EAA surgiu para formar tcnicos em agropecuria na regio, alm de atender a uma situao especial que surgira com o trmino da 2 Guerra Mundial e o consequente xodo dos especialistas estrangeiros, principalmente americanos, que estavam cedidos ao Instituto Agronmico do Norte. Seis dcadas mais tarde, alm do seu campus central, situado na capital paraense, a UFRA tambm est presente nos municpios de Capito Poo, Parauapebas, Paragominas, Capanema e Tom- Au. A instituio atua tambm nos municpios de Benevides (Benfica), Castanhal, Salinoplis (Cuiarana) e Igarap-Au, por meio das Fazendas Escolas. Com 3.255 alunos matriculados, a UFRA forma profissionais altamente qualificados para atuarem no mercado, atravs dos cursos de graduao em Agronomia, Engenharia Florestal, Engenharia de Pesca, Engenharia Ambiental, Medicina Veterinria, Bacharelado em Informtica Agrria, Zootecnia e Licenciatura em Computao. A Universidade conta tambm com oito cursos de Ps-Graduao, sendo seis de Mestrado e dois de Doutorado, alm da Especializao em Residncia em Medicina Veterinria. A UFRA elevou os parmetros das Cincias Agrrias no norte do pas, tendo seu trabalho reconhecido em todo Brasil.

Foto atual do Prdio Central da UFRA.

62 62

Revista de Cincia, Tecnologia e Inovao do Estado do Par

Edifcio Sede da UFPA (1958).

Fotos: Ascom/UFRA

Lanamento da Pedra Fundamental do Edifcio Sede da Escola de Agronomia, hoje denominado Edifcio Prof. Rubens Lima. realizado em 27 de dezembro de 1952.

Secret Sec Secretaria eta et aria d aria de eE Esta Estado stado do de Ci C Cincia, nci ncia, a Tec T Tecnologia nologi nol o a e IIn Inovao novao

63 63

Deseja ter seu artigo publicado na Ver-a-Cincia?


A proposta da Revista Ver-a-Cincia ser um canal de comunicao voltado publicao de trabalhos inditos concernentes produo cientfica, tecnolgica e inovadora da regio amaznica, em especial do Estado do Par, sendo uma importante fonte de informao sobre CT&I para o pblico a que se destina e fortalecendo, de maneira estratgica, a interlocuo entre o Governo, Academia e Setor Produtivo. A publicao visa, ainda, contribuir para o reconhecimento nacional da Amaznia como um lcus de grandes potencialidades no que diz respeito produo cientfico-tecnolgica e gerao de um ambiente de inovao. A contribuio por meio de artigos de informao tcnico-cientfica ou artigos analtico- opinativos aberta a todos os trabalhos inditos alinhados poltica editorial da Revista e aos objetivos propostos. Podem submeter artigos e fotos pesquisadores, docentes, servidores administrativos, alunos de graduao e psgraduao, representantes do setor produtivo e gestores pblicos. Acesse as normas de submisso.

www.veraciencia.pa.gov.br revistaveraciencia@gmail.com

Revista de Cincia, Tecnologia e Inovao do Estado do Par

Вам также может понравиться