Вы находитесь на странице: 1из 41

APOSTILA DE REDES I

ETB REDES I

Redes de Computadores

Nenhuma outra tecnologia evoluiu to rpida e ento pouco espao de tempo como informtica. Em poucas dcadas, vimos computadores que ocupavam um andar inteiro, pesando algumas toneladas, de processamento duvidoso e custando milhes de dlares, serem substitudos por estaes de trabalho que cabem numa mesa, podendo realizar milhes de operaes por segundo a um preo acessvel a todos. A massificao do uso de computadores por parte das empresas, universidades e governos, a internacionalizao da economia e sua disperso geogrfica, geraram uma enorme necessidade de interligar sistemas para a troca de informaes de forma rpida e segura. Mesmo em menor escala, as redes permitem as pequenas e mdias empresas maior agilidade e eficincia na troca de informaes e compartilhamento de dados e recursos como, por exemplo, impressoras e discos. Suponha que voc possua uma impressora laser que utilizada por todo se setor. Se voc no possui uma rede que disponibilize a impressora para todas as estaes do setor, cada um que desejar utilizar a impressora, dever copiar um arquivo para um disquete e leva-lo at onde ela estiver. Parece simples, mas se a impressora estiver em um outro andar?E se o arquivo a ser impresso for maior que a capacidade de armazenamento do disquete? Todos esses, e outros, problemas podem ser contornados, mas se voc estiver utilizando uma rede, o ato de imprimir um arquivo seria to normal quanto imprimi-lo em uma impressora conectada diretamente a sua estao. No importa se voc est conectando uma impressora a dois microcomputadores ou interligado dos sistemas em pases diferentes via satlite, a realidade das redes de comunicao vai estar cada vez mais ligada ao nosso cotidiano.

Evoluo dos Sistemas de Comunicao

A histria das redes de comunicao surge muito antes do advento do computador. Seu incio e sua evoluo esto intimamente ligados a necessidade de troca de informaes entre as pessoas, empresas ou qualquer outra organizao. Os mais simples sinais de comunicao so os gestos fsicos como um aceno de mo ou um sorriso. Embora os sinais transmitam algum tipo de informao, necessrio que tanto o emissor quanto o receptor possam entend-los. Por exemplo, para que se possa conversar com um russo que s conhea sua lngua nativa, ns devemos ou conhecer russo ou solicitar a ajuda de um tradutor. Uma linguagem comum torna a comunicao muito mais fcil. O Cdigo Morse, utilizado no sistema telegrfico, um exemplo de uma linguagem comum, ou padro para a comunicao de dados. Ele faz uso de combinao nico de pontos e traos para representar letras, nmeros e sinais de pontuao da linguagem escrita. Nos sistemas modernos de comunicao de dados atravs de redes de computadores, os dados so transmitidos atravs de dgitos binrios, ou bits, ou invs de pontos e traos. Igualmente ao Cdigo Morse, deve existir um padro de representao para o sistema binrio de forma que este possa ser compreendido tanto pelo emissor quanto pelo receptor. O que so Redes de Computadores ETB REDES I

Estritamente falando, redes de computadores so computadores conectados entre si, com o objetivo de compartilhar informaes e recursos, programas, impressoras, agendas de grupos, correio eletrnico, etc. Trazendo benefcios aos usurios que iro utiliz-la. Conceitos LAN (Local Area Newtork): um grupo de computadores e dispositivos associados que dividem uma mesma linha de comunicao e, normalmente, os recursos de um nico processador ou servidor em uma pequena rea geogrfica. O servidor normalmente tem aplicao e armazenamentos de dados compartilhados por vrios usurios, em diferentes computadores, ou seja, o que chamamos de uma Rede Local (computadores prximos, altas taxas de transmisso dados 10Mbps a um Gbps, meios de transmisso privativos). Um servidor de rede local pode ser at mesmo utilizado como servidor Web desde que tomem as medidas adotadas de seguranas para proteger as aplicaes internas e os dados de acesso externo.

MAN (Metropolitan Area Newtork): uma Rede Metropolitana, esta interconecta usurios com os recursos de computadores, com uma rea maior de cobertura, apesar de que ser uma grande rede local, porm menor que a cobertura por uma WAN.Este aplicativo usado para interconexo de vrias redes em uma cidade dentro de uma nica grande rede.

WAN (Wide Area Newtork): uma Rede Geogrfica com uma estrutura mais ampla de telecomunicao de uma LAN. ETB REDES I

Topologia de redes

Estrela (Star): Neste tipo de rede, os equipamentos esto conectados ponto-a-ponto, por intermedirio de linhas (cabos) independentes, a um gerenciador central que responsvel por toda a comunicao e transferncia de dados, bem como pelo controle do armazenamento de dados e gerenciamento de rede. Neste sentido, enquanto dois ns estiverem se comunicando, os demais no tero que aguardar e se ocorre quebra do n central interrompe o funcionamento de rede.

Anel (Ring): Estaes conectadas atravs de um caminho fechado. Com esta configurao, muitas das estaes remotas ao anel no se comunicam diretamente com o computador central.

Quando a mensagem enviada, esta entra no anel e circula at ser retirada pelo n do destinatrio, ou ento at voltar ao n fonte, dependo do protocolo utilizado. Este ltimo procedimento mais desejvel porque permite o envio simultneo de um pacote para

ETB REDES I

mltiplas estaes e alm do mais permite que determinadas estaes recebam pacotes enviados por qualquer outra estao de rede, independente de qual seja o n destinatrio. Barramento (Bus): Utiliza uma topologia descentralizada, este tipo de rede local caracteriza-se pela ocorrncia de apenas uma nica linha conexo. O acesso ao barramento dividido entre todos ns, sendo que cada uma das estaes de trabalho pode enviar dados a todas as outras estaes componentes da rede.

Neste tipo de rede so utilizados repetidores de sinal, quando a distncia maior que a permitida por um segmento de cabo. O tipo de ligao multiponto, onde cada um dos ns possui endereo nico, o que faz com que seu monitoramento ao barramento seja contnuo, propendendo verificao de possveis mensagens ou dados que a ele tenham sido enviados. Uma das vantagens desse tipo de rede, sobre topologia diferente, que com a queda de um n, o restante da rede continua ativada normalmente. Neste tipo de rede no existe hierarquia, no que se diz a respeito ordem de transmisso dos dados, cada estao de trabalho que deseja transmitir pode faz-lo sem que tenha que esperar por algum tipo de permisso, podendo com isso vir a ocasionar o que se chama de coliso de dados (mistura de duas ou mais mensagens no transcorrer da transmisso) impedido que estes sejam reconhecidos pela estao destinatrio.

Sentido de Transmisso ou Modo de Operao

Simplex: O sinal vai apenas da origem (previamente determinada) para o destino (previamente determinado). Half Duplex ou Semi Duplex: O sinal pode ser transmitido da origem para o destino e vice-versa, mais no ao mesmo tempo. Duplex ou Full Duplex: Os sinais podem ser transmitidos ao mesmo tempo, entre as duas extremidades que esto se comunicando, em ambos sentidos.

Tipos de redes ETB REDES I

Rede Par a Par (Rede simples):

Rede Baseada em Servidor:

rgos de Padronizao

A padronizao das redes de computadores foi essencial no incio da dcada de 80, e foi um dos principais motivos do grande crescimento observado nas redes. Antes da criao do modelo OSI pela (esse modelo ser apresentado no modulo de Redes II), em 1982, os sistemas eram todos baseados em solues proprietrias e no permitiam a interoperabilidade dos fabricantes. Este fato gerava um grande desconforto aos usurios da tecnologia, que ficavam atrelados a solues de um nico fabricante. Se eles decidissem comprar a soluo de uma determinada marca, eram obrigados a expandir com a mesma marca, o que era timo para o dono da marca e pssimo para o cliente, principalmente na hora de negociar preo. Os padres foram criados para permitir que uma soluo tecnolgica nica e padronizada pudesse ser implementada por diferentes fabricantes. Inicialmente os fabricantes ETB REDES I

acreditavam que a padronizao limitava a expanso tecnolgica, mas o que aconteceu ao longo dos anos foi que os fabricantes implementavam o padro e ofereciam a seus clientes, como uma soluo de valor agregado, as capacidades avanadas por eles, criadas como um valor agregado. A padronizao em rede de computadores pode ser dividida em dois tipos:

Padronizao da indstria: o tipo de padronizao formal. Em geral esses padres so desenvolvidos por entidades de padronizao que funciona como um grande frum, do qual fazem parte representante das indstrias, dos Governos, dos laboratrios das universidades e dos usurios. Alguns exemplos so: IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engeneers): Possui engenheiros eltricos e eletrnicos de praticamente todos os paises do mundo e a contribuio do IEEE muito grande na definio de padres de redes. ANSI (American National Standards Organization): um rgo de padronizao criado nos Estados Unidos, em 1918. Possuem aproximadamente 1000 associados entre empresas, organizaes, agncias de governo e instituies internacionais. A ANSI trabalha em parceria com a IEC (International Electrotechnical Commission), responsvel pela especificao de padres eletrnicos. EIA (Electronic Industries Association): Associao das Indstrias de Eletrnica (dos Estados Unidos), o EIA uma organizao de comrcio dos E.U. para a indstria de eletrnica que concentra em padres de relao da ferragem. TIA (Telecommunications Industry Association): Associao das indstrias das telecomunicaes. ISO (International Organization for Standardization): uma organizao internacional de padronizao que pode ser considerada a maior do mundo. A ISO desenvolve e estabelece padres nem diversas reas do desenvolvimento tecnolgico e formada por diversas organizaes de diferentes pases. Padronizao de Fato: Trata das tecnologias que acabaram virando padres porque simplesmente o produto ganhou mercado. Como exemplos temos o SNA da IBM, o Windows da Macrosof e o UNIX.

O MODELO OSI

O padro OSI O modelo de referencia OSI extremamente til como uma ferramenta de anlise dos vrios servios de rede. Por exemplo, se olharmos para um simples servio de rede tal qual a impresso de um documento criado por processador de texto numa impressora local, ns poderamos usar o modelo de referencia OSI para determinar como esta "tarefa" est sendo realizada. Podemos tambm determinar como acontece impresso em uma rede Netware, ou numa rede TCP/IP. Devido a estes exemplos usarem um mesmo modelo, eles podem ser comparados um com o outro, mesmo que utilizem de tecnologias diferentes para realizar o mesmo objetivo final. O modelo OSI composto por 7 camadas: APLICAO ETB REDES I Nvel 7

APRESENTAO Nvel 6 SESSO TRANSPORTE REDE LINK FSICA Nvel 5 Nvel 4 Nvel 3 Nvel 2 Nvel 1

Vejamos, ento, as descries das camadas: A camada fsica est relacionada com o meio fsico usado para conectar diferentes sistemas numa rede. EX: "cabos" seriais, paralelos, cabos ethernet, cabos telefnicos, fibras ticas e at mesmo os tipos de conectores usados no cabeamento. As informaes esto codificadas em sinais eltricos. A camada de link (ou DATA-LINK) usada para definir como a informao transmitida atravs da camada fsica, e certificar se a camada fsica est funcionando corretamente. Algumas redes - tais como sistemas de telefonia publica, estaes AM/FM e de televises - usam sinais analgicos para transmitir a informao, enquanto que as redes de computadores usam sinais digitais. Havendo algum problema com a transmisso da informao no meio fsico (cabeamento rompido ou em curto-circuito, linha desbalanceada, colises), ento esta camada deve tratar destes erros ou retransmitindo ou notificando a falha para a camada de rede (superior) A camada de rede usada para identificar os endereos dos sistemas na rede, e para a transmisso dos dados entre os sistemas. A camada de rede deve estar ciente do meio fsico da rede, e empacotar a informao de tal forma que a camada de link possa envi-la para a camada fsica. Por exemplo, se a linha telefnica o meio fsico, ento a camada de rede deve preparar a informao de tal forma que a camada de link possa envi-la por um circuito analgico. Da mesma forma, se a informao uma placa de rede Ethernet, ento a camada de rede deve encapsular a informao nos sinais digitais apropriados para a Ethernet, e ento pass-la para a camada de link que a enviar. Em muitas redes, a camada de rede no verifica a integridade da informao. Ela, simplesmente, fornece o empacotamento e o servio de envio, assumindo que se a camada de rede no reportar algum erro ento a rede est operacional. Estaes de rdio e televiso trabalham desta maneira, assumindo que se eles transmitem um sinal, ento os aparelhos de TV e rdio iro receb-los sem problemas. Da mesma forma, encontram-se tecnologias de redes assumindo este procedimento, deixando que os protocolos de camadas de nvel maior forneam este rastreio de envio e garantam a integridade. A camada de transporte fornece servios de verificao de integridade da informao preenchendo a lacuna da camada anterior. Entretanto este tratamento s se aplica para servios de transmisso, e no para qualquer responsvel por verificar se a camada de rede est funcionando de forma eficiente, e se no, ento ou ela requisita uma retransmisso ou retorna um erro para a camada superior a ela (sesso). Desde que os servios de alto nvel tm que passar pela camada de transporte, todos os servios de transporte so garantidos when esta camada implementada e utilizada corretamente no e pelo software de rede. Nem todos os sistemas garantem que a camada de transporte fornea a integridade ou confiabilidade necessria, pelo contrrio, muitas redes fornecem camadas de transporte sem qualquer nvel de confiabilidade para servios no essenciais tais como o envio de mensagens de controle ou erros. A camada de sesso a responsvel pelo estabelecimento da conexo entre sistemas, aplicaes ou usurios. A camada de sesso pode receber solicitaes de ETB REDES I

qualquer camada de nvel mais alto, e ento negociar uma conexo usando as camadas inferiores. Uma vez que a conexo foi estabelecida, a camada de sesso se comporta como uma interface de comunicao entre a camada de rede e as outras camadas mais altas. Quando as camadas mais altas encerram suas atividades, a camada de servio responsvel por terminar a conexo. A camada de apresentao fornece um conjunto de interfaces consistentes que sero utilizadas pelas aplicaes e servios, quando se estabelece uma conexo atravs da camada de sesso. Entretanto estas interfaces tambm poderiam existir na camada de sesso, tornando-as desnecessrias na camada de apresentao. melhor que a camada de sesso somente gerencie sesses e no se preocupe em verificar dados ou fornecer outros servios extras. Um exemplo de servio fornecido pela camada de apresentao a compresso de dados, permitindo que as aplicaes ganhem em desempenho. Finalmente, a camada de aplicao disponibiliza a interface de rede s aplicaes a nvel de usurio final, tais como servios de impresso ou compartilhamento de arquivos. Esta camada tambm disponibiliza alguns servios de gerenciamento que certificaro se as interfaces esto sendo endereadas e usadas corretamente. Conforme o modelo OSI, uma rede consiste de sucessivos encapsulamentos de protocolos, de modo que um protocolo de um nvel superior corresponde aos dados (data) de um nvel inferior, sendo este o portador ou carrier da informao. Com base neste conceito, realizam-se o transporte de protocolos de servio de redes locais (NETBIOS) encapsulado sobre o TCP/IP. Por este mesmo motivo que dizemos TCP sobre IP, ou NETBIOS sobre TCP, DECnet sobre IP, IPX aplicao ou funes de servios especficos. A camada de transporte sobre IP, e assim por diante. Para melhor esclarecer a figura, definimos:

AH = Application Header (Cabealho do protocolo de aplicao); PH = Presentation Header (Cabealho do protocolo de Apresentao); SH = Session Header (Cabealho do protocolo de Sesso); TH = Transport Protocol (Protocolo de Transporte); NH = Network Protocol (Protocolo de Rede) DH = Data Link Protocol (Protocolo de Elo de Dados) DATA = Os dados transferidos DT = Data Termination (Sinalizador de final de pacote) ETB REDES I

A camada fsica no apresenta um protocolo de software, como as anteriores, mas apresenta um protocolo de hardware, tipo coliso, forma de modulao, nvel de sinal, freqncia, ou seja, as informaes pertinentes exclusivamente ao envio ou recebimento dos sinais eletro-eletrnicos.

Cabos

O projeto de cabeamento de uma rede, que faz parte do meio fsico usado para interligar computadores, um fator de extrema importncia para o bom desempenho de uma rede. Esse projeto envolve aspectos sobre a taxa de transmisso, largura de banda, facilidade de instalao, imunidade a rudos, confiabilidade, custos de interface, exigncias geogrficas, conformidade com padres internacionais e disponibilidades de componentes. O sistema de cabeamento determina a estabilidade de uma rede. Pesquisas revelam que cerca de 80% dos problemas fsicos ocorridos atualmente em uma rede tem origem no cabeamento, afetando de forma considervel a confiabilidade da mesma. O custo para a implantao do cabeamento corresponde a aproximadamente 6% do custo total de uma rede, mais 70% da manuteno de uma rede direcionada aos problemas oriundos do cabeamento.

Em matria de cabos, os mais utilizados so os cabos de par tranado, os cabos coaxiais e cabos de fibra ptica. Cada categoria tem suas prprias vantagens e limitaes, sendo mais adequado para um tipo especfico de rede. Os cabos de par tranado so os mais usados, pois tem um melhor custo beneficio, ele pode ser comprado pronto em lojas de informtica, ou feito sob medida, ou ainda produzido pelo prprio usurio, e ainda so 10 vezes mais rpidos que os cabos coaxiais. Os cabos coaxiais permitem que os dados sejam transmitidos atravs de uma distncia maior que a permitida pelos cabos de par tranado sem blindagem (UTP), mas por outro, lado no so to flexveis e so mais caros que eles. Outra desvantagem que a maioria delas requer o barramento ISA, no encontradas nas Placas mes novas. Os cabos de fibra ptica permitem transmisses de dados a velocidades muito maiores e so completamente imunes a qualquer tipo de interferncia eletromagntica, porm, so muito mais caros e difceis de instalar, demandando equipamentos mais caros e mo de obra mais especializada. Apesar da alta velocidade de transferncia, as fibras ainda no so uma boa opo para pequenas redes devido ao custo.

ETB REDES I

10

Cabo Par Tranado O cabo par tranado surgiu com a necessidade de se ter cabos mais flexveis e com maior velocidade de transmisso, ele vem substituindo os cabos coaxiais desde o incio da dcada de 90. Hoje em dia muito raro algum ainda utilizar cabos coaxiais em novas instalaes de rede, apesar do custo adicional decorrente da utilizao de hubs e outros concentradores. O custo do cabo mais baixo, e a instalao mais simples. O nome par tranado muito conveniente, pois estes cabos so constitudos justamente por 4 pares de cabos entrelaados. Os cabos coaxiais usam uma malha de metal que protege o cabo de dados contra interferncias externas; os cabos de par tranado por sua vez, usam um tipo de proteo mais sutil: o entrelaamento dos cabos cria um campo eletromagntico que oferece uma razovel proteo contra interferncias externas.

Existem basicamente dois tipos de cabo par tranado: Os Cabos sem blindagem chamados de UTP (Unshielded Twisted Pair) e os blindados conhecidos como STP (Shielded Twisted Pair). A nica diferena entre eles que os cabos blindados alm de contarem com a proteo do entrelaamento dos fios, possuem uma blindagem externa (assim como os cabos coaxiais), sendo mais adequados a ambientes com fortes fontes de interferncias, como grandes motores eltricos e estaes de rdio que estejam muito prximas. Outras fontes menores de interferncias so as lmpadas fluorescentes (principalmente lmpadas cansadas que ficam piscando), cabos eltricos quando colocados lado a lado com os cabos de rede e mesmo telefones celulares muito prximos dos cabos.

Na realidade o par tranado sem blindagem possui uma tima proteo contra rudos, s que usando uma tcnica de cancelamento e no atravs de uma blindagem. Atravs dessa tcnica, as informaes circulam repetidas em dois fios, sendo que no segundo fio a informao possui a polaridade invertida. Todo fio produz um campo eletromagntico ao seu redor quando um dado transmitido. Se esse campo for forte o suficiente, ele ir corromper os dados que estejam circulando no fio ao lado (isto , gera Rudo). Em ingls esse problema conhecido como cross-talk. A direo desse campo eletromagntico depende do sentido da corrente que esta circulando no fio, isto , se positiva ou ento negativa. No esquema usado pelo par tranado, como cada par transmite a mesma informao s que com a polaridade invertida, cada fio gera um campo eletromagntico de mesma intensidade, mas em sentido contrario. Com isso, o campo eletromagntico gerado por um dos fios anulado pelo campo eletromagntico gerado pelo outro fio.

ETB REDES I

11

Alm disso, como a informao transmitida duplicada, o receptor pode facilmente verificar se ela chegou ou no corrompida. Tudo o que circula em um dos fios deve existir no outro fio com intensidade igual, s que com a polaridade invertida. Com isso, aquilo que for diferente nos dois sinais rudo e o receptor tem como facilmente identific-lo e elimin-lo. Quanto maior for o nvel de interferncia, menor ser o desempenho da rede, menor ser a distncia que poder ser usada entre os micros e mais vantajosa ser a instalao de cabos blindados. Em ambientes normais, porm os cabos sem blindagem costumam funcionar bem. Existem no total, 7 categorias de cabos de par tranado. Em todas as categorias a distncia mxima permitida de 100 metros. O que muda a taxa mxima de transferncia de dados e o nvel de imunidade a interferncias. Os cabos de categoria 5e que tem a grande vantagem sobre os outros 6 que a taxa de transferncia que pode chegar at 155 Mbps e o mais usado/vendido: Categoria 1: Utilizado em instalaes telefnicas, porm inadequado para transmisso de dados. Categoria 2: Outro tipo de cabo obsoleto. Permite transmisso de dados a at 2.5 megabits e era usado nas antigas redes Arcnet. Categoria 3: Era o cabo de par tranado sem blindagem mais usado em redes h uma dcada. Pode se estender por at 100 metros e permite transmisso de dados a at 10 Mbps. Categoria 4: Cabos com uma qualidade um pouco melhor que os cabos de categoria 3. Este tipo de cabo foi muito usado em redes Token Ring de 16 megabits. Em teoria podem ser usados tambm em redes Ethernet de 100 megabits, mas na prtica isso incomum, simplesmente porque estes cabos no so mais fabricados. Categoria 5: Este o tipo de cabo de par tranado usado atualmente, que existe tanto em verso blindada quanto em verso sem blindagem, a mais comum. A grande vantagem sobre esta categoria de cabo sobre as anteriores a taxa de transferncia: eles podem ser usados tanto em redes de 100 megabits, quanto em redes de 1 gigabit. Categoria 5e: Os cabos de categoria 5e so os mais comuns atualmente, com uma qualidade um pouco superior aos cat 5. Eles oferecem uma taxa de atenuao de sinal mais baixa, o que ajuda em cabos mais longos, perto dos 100 metros permitidos. Alm destes, temos ainda os cabos de categoria 6 e 7, que ainda esto em fase de popularizao: Categoria 6: Utiliza cabos de 4 pares, semelhantes aos cabos de categoria 5 e 5e. Este padro no est completamente estabelecido, mas o objetivo us-lo (assim como os 5e) nas redes Gigabit Ethernet. J possvel encontrar cabos deste padro venda em algumas

ETB REDES I

12

lojas. Voc pode ler um FAQ sobre as caractersticas tcnicas dos cabos cat 6 no http://www.tiaonline.org/standards/category6/faq.cfm. Categoria 7: Os cabos cat 7 tambm utilizam 4 pares de fios, porm utilizam conectores mais sofisticados e so muito mais caros. Tanto a freqncia mxima suportada, quanto a atenuao de sinal so melhores que nos cabos categoria 6. Est em desenvolvimento um padro de 10 Gigabit Ethernet que utilizar cabos de categoria 6 e 7. Em caso de dvida, basta checar as inscries decalcadas no cabo, entre elas est categoria do cabo, como na foto:

Vantagens: Preo: mesma com a obrigao da utilizao de outros equipamentos na rede, a relao custo beneficia se torna positiva. Flexibilidade: como ele bastante flexvel, ele pode ser facilmente passado por dentro de condutes embutidos em paredes. Facilidade: a facilidade com que se podem adquirir os cabos, pois em qualquer loja de informtica existe esse cabo para venda, ou at mesmo para o prprio usurio confeccionar os cabos. Velocidade: atualmente esse cabo trabalha com uma taxa de transferncia de 155 Mbps. Desvantagens: Comprimento: sua principal desvantagem o limite de comprimento do cabo que de aproximadamente 100 por trecho. Interferncia: a sua baixa imunidade interferncia eletromagntica, sendo fator preocupante em ambientes industriais. No cabo de par tranado tradicional existem quatro pares de fio. Dois deles no so utilizados, pois os outros dois pares, um utilizado para a transmisso de dados (TD) e outro para a recepo de dados (RD). Entre os fios de nmeros 1 e 2 (chamados de TD+ e TD) a placa envia o sinal de transmisso de dados, e entre os fios de nmeros 3 e 6 (chamados de RD+ e RD) a placa recebe os dados. Nos hubs e switches, os papis desses pinos so invertidos. A transmisso feita pelos pinos 3 e 6, e a recepo feita pelos pinos 1 e 2. Em outras palavras, o transmissor da placa de rede ligado no receptor do hub ou switch, e vice-versa. Um cuidado importante a ser tomado que sistemas de telefonia utilizam cabos do tipo par tranado, s que este tipo de cabo no serve para redes locais. Par tranado Blindado (STP)

Os cabos de pares tranados blindados (STP) combinam as tcnicas de blindagem e cancelamento para proteger o cabo contra a degradao do sinal. So de dois tipos:

ETB REDES I

13

STP de 100 ohms: Utilizado em Redes Ethernet, aumenta a resistncia contra interferncia eletromagntica/interferncia de radiofreqncia do fio de par tranado. A blindagem no faz parte do circuito de dados, por isso tem que ser aterrada, pois se no for blindagem ir se transformar em uma antena e os seus problemas se multiplicaro. STP de 150 ohms: Usa a tcnica de blindagem redundante, uma vez que blindado, para reduzir a interferncia eletromagntica e a interferncia radiofreqncia, como cada par de fios tranados separado um do outro por uma blindagem, o que faz diminuir a diafonia. Alm do mais, cada par tranado para que os efeitos do cancelamento sejam aproveitados.

Como confeccionar os Cabos

A montagem do cabo par tranado relativamente simples. Alm do cabo, voc precisar de um conector RJ-45 de presso para cada extremidade do cabo e de um alicate de presso para conectores RJ-45 tambm chamado de Alicate crimpador. Tome cuidado, pois existe um modelo que usado para conectores RJ-11, que tm 4 contatos e so usados para conexes telefnicas.

Assim como ocorre com o cabo coaxial, fica muito difcil passar o cabo por condutes e por estruturas usadas para ocultar o cabo depois que os plugues RJ-45 esto instalados. Por isso, passe o cabo primeiro antes de instalar os plugues. Corte o cabo no comprimento desejado. Lembre de deixar uma folga de alguns centmetros, j que o micro poder posteriormente precisar mudar de lugar, alm disso, voc poder errar na hora de instalar o sugue RJ-45, fazendo com que voc precise cortar alguns poucos centmetros do cabo para instalar novamente outro sugue. Para quem vai utilizar apenas alguns poucos cabos, vale a pena compr-los prontos. Para quem vai precisar de muitos cabos, ou para quem vai trabalhar com instalao e manuteno de redes, vale a pena ter os recursos necessrios para construir cabos. Devem ser comprados os conectores RJ-45, algumas um rolo de cabo, um alicate para fixao do conector e um testador de cabos. No vale a pena economizar comprando conectores e cabos baratos, comprometendo a confiabilidade. ETB REDES I

14

O alicate possui duas lminas e uma fenda para o conector. A lmina indicada com (1) usada para cortar o fio. A lmina (2) serve para desencapar a extremidade do cabo, deixando os quatro pares expostos. A fenda central serve para prender o cabo no conector.

(1): Lmina para corte do fio (2): Lmina para desencapar o fio (3): Fenda para crimpar o conector Corte a ponta do cabo com a parte (2) do alicate do tamanho que voc vai precisar, desencape (A lmina deve cortar superficialmente a capa plstica, porm sem atingir os fios) utilizando a parte (1) do alicate aproximadamente 2 cm do cabo. Pois o que protege os cabos contra as interferncias externas so justamente as tranas. parte destranada que entra no conector o ponto fraco do cabo, onde ele mais vulnervel a todo tipo de interferncia Remova somente a proteo externa do cabo, no desencape os fios.

Identifique os fios do cabo com as seguintes cores: Branco com Verde Branco com Laranja Branco com Azul Branco com Marrom verde laranja azul marrom

Desenrole os fios que ficaram para fora do cabo, ou seja, deixe-os retos e no tranado na ordem acima citada como mostra a figura abaixo:

ETB REDES I

15

Corte os fios com a parte (1) do alicate em aproximadamente 1,5cm do invlucro do cabo. Observe que no conector RJ-45 que para cada pino existe um pequeno tubo onde o fio deve ser inserido. Insira cada fio em seu tubo, at que atinja o final do conector. Lembrando que no necessrio desencapar o fio, pois isto ao invs de ajudar, serviria apenas para causar mau contato, deixado o encaixe com os pinos do conector folgado.

Ao terminar de inserir os fios no conector RJ-45, basta inserir o conector na parte (3) do alicate e pression-lo. A funo do alicate neste momento fornecer presso suficiente para que os pinos do conector RJ-45, que internamente possuem a forma de lminas, esmaguem os fios do cabo, alcanando o fio de cobre e criando o contato, ao mesmo tempo, uma parte do conector ir prender com fora a parte do cabo que est com a capa plstica externa. O cabo ficar definitivamente fixo no conector. Aps pressionar o alicate, remova o conector do alicate e verifique se o cabo ficou bom, par isso puxe o cabo para ver se no h nenhum fio que ficou solto ou folgado.

Testar o Cabo Para testar o cabo muito fcil utilizando os testadores de cabos disponveis no mercado. Normalmente esses testadores so compostos de duas unidades independentes. A ETB REDES I

16

vantagem disso que o cabo pode ser testado no prprio local onde fica instalado, muitas vezes com as extremidades localizadas em recintos diferentes. Chamaremos os dois componentes do testador: um de testador e o outro de terminador. Uma das extremidades do cabo deve ser ligada ao testador, no qual pressionamos o boto ON/OFF. O terminador deve ser levado at o local onde est a outra extremidade do cabo, e nele encaixamos o outro conector RJ-45.

Uma vez estando pressionado o boto ON/OFF no testador, um LED ir piscar. No terminador, quatro LEDs piscaro em seqncia, indicando que cada um dos quatro pares est corretamente ligado. Observe que este testador no capaz de distinguir ligaes erradas quando so feitas de forma idntica nas duas extremidades. Por exemplo, se o fio azul e verde for ligado em posies invertidas em ambas as extremidades do cabo, o terminador apresentar os LEDs piscando na seqncia normal. Cabe ao usurio ou tcnico que monta o cabo, conferir se os fios em cada conector esto ligados nas posies corretas. Para quem faz instalaes de redes com freqncia, conveniente adquirir testadores de cabos, lojas especializadas em equipamentos para redes fornecem cabos, conectores, o alicate e os testadores de cabos, alm de vrios outros equipamentos. Mais se voc quer apenas fazer um cabo para sua rede, existe um teste simples para saber se o cabo foi crimpado corretamente: basta conectar o cabo placa de rede do micro e ao hub. Tanto o LED da placa quanto o do hub devero acender. Naturalmente, tanto o micro quanto o hub devero estar ligados. No fique chateado se no conseguir na primeira vez, pois a experincia mostra que para chegar perfeio preciso muita prtica, e at l comum estragar muitos conectores. Para minimizar os estragos, faa a crimpagem apenas quando perceber que os oito fios chegaram at o final do conector. No fixe o conector se perceber que alguns fios esto parcialmente encaixados. Se isso acontecer, tente empurrar mais os fios para que encaixem at o fim. Se no conseguir, retire o cabo do conector, realinhe os oito fios e faa o encaixe novamente. Uma dica que ajuda bastante e a utilizao das borrachas protetoras dos conectores RJ-45, pois o uso desses traz vrios benefcios como: facilita a identificao do cabo com o uso de cores diferentes, mantm o conector mais limpo, aumenta a durabilidade do conector nas operaes de encaixe e desencaixe, d ao cabo um acabamento profissional.

ETB REDES I

17

Montar um cabo de rede com esses protetores fcil. Cada protetor deve ser instalado no cabo antes do respectivo conector RJ-45. Depois que o conector instalado, ajuste o protetor ao conector.

Cabo Coaxial

O cabo coaxial foi o primeiro cabo disponvel no mercado, e era at a alguns anos atrs o meio de transmisso mais moderno que existia em termos de transporte de dados, existem 4 tipos diferentes de cabos coaxiais, chamados de 10Base5, 10Base2, RG-59/U e RG-62/U. O cabo 10Base5 o mais antigo, usado geralmente em redes baseadas em mainframes. Este cabo muito grosso, tem cerca de 0.4 polegadas, ou quase 1 cm de dimetro e por isso muito caro e difcil de instalar devido baixa flexibilidade. Outro tipo de cabo coaxial o RG62/U, usado em redes Arcnet. Temos tambm o cabo RG-59/U, usado na fiao de antenas de TV. Os cabos 10Base2, tambm chamados de cabos coaxiais finos, ou cabos Thinnet, so os cabos coaxiais usados atualmente em redes Ethernet, e por isso, so os cabos que voc receber quando pedir por cabos coaxiais de rede. Seu dimetro de apenas 0.18 polegadas, cerca de 4.7 milmetros, o que os torna razoavelmente flexveis. Os cabos coaxiais so cabos constitudos de 4 camadas: um condutor interno, o fio de cobre que transmite os dados; uma camada isolante de plstico, chamada de dieltrico que envolve o cabo interno; uma malha de metal que protege as duas camadas internas e, finalmente, uma nova camada de revestimento, chamada de jaqueta.

O cabo Thin Ethernet deve formar uma linha que vai do primeiro ao ltimo PC da rede, sem formar desvios. No possvel, portanto, formar configuraes nas quais o cabo forma um Y, ou que usem qualquer tipo de derivao. Apenas o primeiro e o ltimo micro do cabo devem utilizar o terminador BNC.

ETB REDES I

18

O Cabo 10base2 tem a vantagem de dispensar hubs, pois a ligao entre os micros feita atravs do conector T, mesmo assim o cabo coaxial caiu em desuso. Redes formadas por cabos Thin Ethernet so de implementao um pouco complicada. preciso adquirir ou construir cabos com medidas de acordo com a localizao fsica dos PCs. Se um dos PCs for reinstalado em outro local preciso utilizar novos cabos, de acordo com as novas distncias entre os PCs. Pode ser preciso alterar duas ou mais sees de cabo de acordo com a nova localizao dos computadores. Alm disso, os cabos coaxiais so mais caros que os do tipo par tranado.

O 10 na sigla 10Base2, significa que os cabos podem transmitir dados a uma velocidade de at 10 megabits por segundo, Base significa banda base e se refere distncia mxima para que o sinal possa percorrer atravs do cabo, no caso o 2 que teoricamente significaria 200 metros, mas que na prtica apenas um arredondamento, pois nos cabos 10Base2 a distncia mxima utilizvel de 185 metros.

Usando cabos 10Base2, o comprimento do cabo que liga um micro ao outro deve ser de no mnimo 50 centmetros, e o comprimento total do cabo (do primeiro ao ltimo micro) no pode superar os 185 metros. permitido ligar at 30 micros no mesmo cabo, pois acima disso, o grande nmero de colises de pacotes ir prejudicar o desempenho da rede, chegando a ponto de praticamente impedir a comunicao entre os micros em casos extremos. ETB REDES I

19

Vantagem: Comprimento: com o cabo coaxial pode-se atingir 1000 metros. Desvantagens: Preo: custo elevado. Flexibilidade: instalao mais difcil e mais fragilidade. Facilidade: se o terminador for retirado do cabo, toda a rede sai do ar.

Cabos de Fibra ptica

Em 1966, num comunicado dirigido Bristish Association for the Advancement of Science, os pesquisadores K.C. Kao e G.A.Hockham da Inglaterra propuseram o uso de fibras de vidro, e luz, em lugar de eletricidade e condutores de cobre na transmisso de mensagens telefnicas. Ao contrrio dos cabos coaxiais e de par tranado, que nada mais so do que fios de cobre que transportam sinais eltricos, a fibra ptica transmite luz e por isso totalmente imune a qualquer tipo de interferncia eletromagntica. Alm disso, como os cabos so feitos de plstico e fibra de vidro (ao invs de metal), so resistentes corroso. O cabo de fibra ptica formado por um ncleo extremamente fino de vidro, ou mesmo de um tipo especial de plstico. Uma nova cobertura de fibra de vidro, bem mais grossa envolve e protege o ncleo. Em seguida temos uma camada de plstico protetora chamada de cladding, uma nova camada de isolamento e finalmente uma capa externa chamada bainha.

A transmisso de dados por fibra ptica realizada pelo envio de um sinal de luz codificado, dentro do domnio de freqncia do infravermelho a uma velocidade de 10 a 15 MHz. As fontes de transmisso de luz podem ser diodos emissores de luz (LED) ou lasers semicondutores. O cabo ptico com transmisso de raio laser o mais eficiente em potncia devido a sua espessura reduzida. J os cabos com diodos emissores de luz so muito baratos, alm de serem mais adaptveis temperatura ambiente e de terem um ciclo de vida maior que o do laser.

ETB REDES I

20

O custo do metro de cabo de fibra ptica no elevado em comparao com os cabos convencionais. Entretanto seus conectores so bastante caros, assim como a mo de obra necessria para a sua montagem. A montagem desses conectores, alm de um curso de especializao, requer instrumentos especiais, como microscpios, ferramentas especiais para corte e polimento, medidores e outros aparelhos sofisticados.

Devido ao seu elevado custo, os cabos de fibras pticas so usados apenas quando necessrio atingir grandes distncias em redes que permitem segmentos de at 1 km, enquanto alguns tipos de cabos especiais podem conservar o sinal por at 5 km (distncias maiores so obtidas usando repetidores). Mesmo permitindo distncias to grandes, os cabos de fibra ptica permitem taxas de transferncias de at 155 mbps, sendo especialmente teis em ambientes que demandam uma grande transferncia de dados. Como no soltam fascas, os cabos de fibra ptica so mais seguros em ambientes onde existe perigo de incndio ou exploses. E para completar, o sinal transmitido atravs dos cabos de fibra mais difcil de interceptar, sendo os cabos mais seguros para transmisses sigilosas. Vantagens: Comprimento: maior alcance. Velocidade: maior velocidade. Interferncia: imunidade a interferncias eletromagnticas. Desvantagem: Preo: Custo elevado. Cabeamento Estruturado

ETB REDES I

21

As redes mais populares utilizam arquitetura Ethernet usando cabo par tranado sem blindagem (UTP). Nessa arquitetura, h a necessidade de um dispositivo concentrador, tipicamente um hub, para fazer a conexo entre os computadores. Em redes pequenas, o cabeamento no um ponto que atrapalhe o dia-a-dia da empresa, j que apenas um ou dois hubs so necessrios para interligar todos os micros. Entretanto, em redes mdias e grandes a quantidade de cabos e o gerenciamento dessas conexes podem atrapalhar o dia-a-dia da empresa. A simples conexo de um novo micro na rede pode significar horas e horas de trabalho (passando cabos e tentando achar uma porta livre em um hub). a que entra o Cabeamento Estruturado. A idia bsica do cabeamento estruturado fornece ao ambiente de trabalho um sistema de cabeamento que facilite a instalao e remoo de equipamentos, sem muita perda de tempo. Dessa forma, o sistema mais simples de cabeamento estruturado aquele que prov tomadas RJ-45 para os micros da rede em vez de conectarem o hub diretamente aos micros. Podendo haver vrios pontos de rede j preparados para receber novas maquinas. Assim, ao trocar um micro de lugar ou na instalao de um novo micro, no haver a necessidade de se fazer o cabeamento do micro at o hub; este cabeamento j estar feito, agilizando o dia-a-dia da empresa.

Capacidade de eletroduto:

ETB REDES I

22

Capacidade de eletrocalha:

A idia do cabeamento estruturado vai muito alem disso. Alm do uso de tomadas, o sistema de cabeamento estruturado utiliza um concentrador de cabos chamado Patch Panel (Painel de Conexes). Em vez de os cabos que vm das tomadas conectarem-se diretamente ao hub, eles so conectados ao patch panel. Dessa forma, o patch panel funciona como um grande concentrador de tomadas.

O patch panel: um sistema passivo, ele no possui nenhum circuito eletrnico. Trata-se somente de um painel contendo conectores. Esse painel construdo com um tamanho padro, de forma que ele possa ser instalado em um rack, gabinete, etc.

ETB REDES I

23

O uso do patch panel facilita enormemente a manuteno de redes medis e grandes. Por exemplo, se for necessrio trocar dispositivos, adicionar novos dispositivos (hubs e switches, por exemplo) alterar a configurao de cabos, etc., basta trocar a conexo dos dispositivos no patch panel, sem a necessidade de alterar os cabos que vo at os micros. Em redes grandes comum haver mais de um local contendo patch panel. Assim, as portas dos patch panels no conectam somente os micros da rede, mas tambm fazem a ligao entre patch panels. Para uma melhor organizao das portas no patch panel, este possui uma pequena rea para poder rotular cada porta, isto , colocar uma etiqueta informando onde a porta esta fisicamente instalada. Dessa forma, a essncia do cabeamento estruturado o projeto do cabeamento da rede. O cabeamento deve ser projetado sempre pensado na futura expanso da rede e na facilitao de manuteno. Devemos lembrar sempre que, ao contrario de micros e de programas que se tornam obsoletos com certa facilidade, o cabeamento de rede no algo que fica obsoleto com o passar dos anos. Com isso, na maioria das vezes vale pena investir em montar um sistema de cabeamento estruturado.

Como especificar as dimenses de um rack: Leve em considerao os equipamento que sero instalados no mesmo e no esquea que a largura 19, a altura sempre especifica em Us (1U=44,45 mm) e a profundidade sempre dada em mm.

Estrutura do Sistema de Cabeamento Estruturado: ETB REDES I

24

MODEM (Modulador/Demodulador)

Modem Analgico: Transforma sinais digitais (aquele que o computador entende sinais binrios: zero e um) em analgicos (aqueles que so passveis de transmisso em uma linha de comunicao) e vice e versa. padronizado pelo CCITT (Comit Consultivo Internacional de Telefonia e Telegrafia) e usado em comunicaes de longas distncias. Taxa de transmisso prdeterminada. Modem Digital ou Modem Banda Base: No necessariamente um modem (apesar de ter esse nome), j que este no transforma sinais digitais em analgicos. Ele transforma os sinais digitais em outros tipos de sinais digital (na verdade este faz uma codificao) que tolera com mais resistncia uma distncia maior que o sinal original suportaria. apropriado para pequenas distncias e, pela simplicidade, so mais barato que os analgicos. Uma das caractersticas mais importante do Modem ETB REDES I

25

Digital o seu alcance diminui conforme aumenta a velocidade de transmisso, que no padronizado pelo CCITT. Esses tipos de modens so mais utilizados em LPCD (Linha Privativa de Comunicao de Dados) para se comunicarem ou se interligarem.

VSATs (Transmisso via satlite) ETB REDES I

26

Uma breve descrio da tecnologia satlite No incio dos anos 80, uma companhia americana da Califrnia, a Equatorial, lanou no mercado, com grande sucesso, um sistema de comunicaes de dados via satlite unidirecional permitindo a recepo de uma portadora com taxa de informao de 19,2 kbit/ s, em antenas parablicas de apenas 60 cm de dimetro. Utilizando transmisso satlite em banda C (subida para o satlite em 6 GHz e descida do mesmo a 4 GHz), este feito s foi possvel graas ao uso de uma tecnologia de uso militar, at poucos anos antes mantida em sigilo pelo Pentgono. Seu nome: Spread-spectrum, ou espectro espalhado em portugus. Nos sistemas de comunicaes convencionais sempre se busca transmitir mais informao em menos faixa de freqncias. Na modulao spread-spectrum acontece o oposto. Ao se dividir cada bit em um certo nmero de chips, aumenta-se o espectro de freqncias com o intuito de tornar o sinal transmitido mais imune a interferncias intencionais, que ocorrem em aplicaes militares. Para a aplicao satlite a que nos referimos, o principal problema, resolvido com o emprego da modulao spread-spectrum, foi o do estabelecimento de um enlace com uma antena das propores mencionadas, num cenrio de interferncia provocada por satlites adjacentes. Antenas de pequeno dimetro tm diagramas de radiao bem abertos, o que as torna mais suscetveis a interferncias de satlites adjacentes. A ineficincia em termos de faixa de freqncias da modulao spread-spectrum foi vantajosamente compensada pelas vrias dezenas de milhares de microestaes comercializadas para receber, por exemplo, as cotaes de Wall Street. Aps este primeiro sistema, a mesma companhia lanou, por volta de 1984, um novo sistema bidirecional, consistindo de uma estao central de grande porte (a 'hub') ligada a estaes remotas, com dimetros de 1,2m, capacidade de transmisso de at 9,6kbit/s e capacidade de recepo de 156Kbit/s. Neste sistema tirou-se proveito de outra caracterstica da modulao spread-spectrum: sua capacidade de mltiplo acesso. Este esquema, que leva o nome de CDMA (Code Division Multiple Access), permite a identificao de cada estao por cdigo especfico inerente ao processo de modulao. Por volta de meados da dcada de 80 apareceu o acrnimo VSAT (Very Small Aperture Terminal) para designar estaes terrenas de satlite com antenas de abertura reduzida (tipicamente inferiores a 2,4m de dimetro). Inicialmente usado apenas por uma empresa ETB REDES I

27

fabricante como marca, este nome ganhou posteriormente uso geral na designao de microestao. Esta companhia desenvolveu um sistema no qual cada VSAT identificada pela sua freqncia de transmisso, esquema que recebe o nome de FDMA (Frequency Division Multiple Access). Paralelamente comearam a surgir sistemas VSAT baseados numa terceira tcnica de mltiplo acesso, na qual as VSATs transmitem na mesma freqncia, mas em tempos distintos, denominada TDMA (Time Division Multiple Access). Estes sistemas, entretanto, tinham a novidade de operarem na banda Ku (subida para o satlite em 14 GHz e descida do mesmo em 12 GHz), o que permite o uso de antenas relativamente menores que na banda C e maior rapidez na entrada em operao das microestaes. Na banda Ku no freqente a existncia de sistemas de microondas terrestres capazes de interferir ou serem interferidos por transmisses satlite. Fundamentalmente estes sistemas VSAT, nas trs tecnologias mencionadas, so sistemas de comunicao de dados por comutao de pacotes, tirando proveito da quase ubiqidade do sinal satlite, dentro de sua rea de cobertura. Em todos os sistemas, no sentido Hub-VSAT, so utilizadas portadoras conduzindo um canal TDM estatstico, tal como numa rede de pacotes terrestre. No sentido contrrio, cada esquema de mltiplo acesso define as caractersticas do canal inbound. Pode-se tambm transmitir voz digitalizada em redes VSAT, embora este tipo de aplicao consuma relativamente muitos recursos das portadoras outbound e inbound. As microestaes so tambm freqentemente usadas para recepo de vdeo, tanto analgico como digital, atravs de portadora especfica para este fim. As redes VSAT passaram ento a disputar o mercado de comunicao de dados at ento ocupado por sistemas terrestres de linhas dedicadas (ponto-multiponto) e de comutao de pacotes, tipicamente com arquitetura de um computador central, ou seu front-end, ligado a terminais ou controladoras de terminais, definindo uma topologia em estrela. Atrasos na liberao e baixa qualidade das linhas de comunicao de dados terrestres, muitas vezes a no existncia das mesmas e ainda a dificuldade em fazer negcio com mais de um provedor de servio eram (e continuam sendo!) motivos determinantes na opo por redes VSAT. O principal inconveniente da transmisso satlite, o retardo de propagao (cerca de 250ms que inclui a subida e descida do satlite), foi minimizado com cdigos corretores de erro poderosos (FEC, Forward Error Correction), o que diminui bastante o nmero de retransmisses de quadros, e com a emulao de protocolos de usurio (SDLC, BSC, BPS, etc) na Hub e nas VSATs, o que impede a transmisso de polling aos terminais atravs da rede. Na segunda metade da dcada de 80, o mercado deu ntida preferncia s redes TDMA, basicamente pelo fato de que com esta tecnologia seria possvel atender vrios tipos de perfis de trfego de usurio, desde o mais interativo at transferncias de arquivos com trfego batch. Com canais outbound de at 512kbit/s e canais inbound de at 128kbit/s, as redes TDMA utilizam, entre outros, um protocolo de mltiplo acesso, criado no incio da dcada de 70 por Norman Abramson(um papa da teoria da informao), o protocolo Aloha, mais tarde melhorado com o Aloha Segmentado (S-Aloha). Estes protocolos servem muito bem a trfegos interativos. Para trfegos batch pode-se configurar o sistema para um esquema fixo de alocao de tempo para cada VSAT sem disputa, havendo ainda a possibilidade de operao por reserva, o que atende a trfegos no totalmente contnuos. O esquema CDMA s interessante para trfegos interativos e o esquema FDMA extremamente ineficiente em termos de ocupao de segmento espacial, para trfegos interativos. Variaes dos sistemas VSAT clssicos (TDM/TDMA, FDMA ou CDMA) descritos acima esto se tornando mais freqentes a cada dia. Sistemas nos quais as VSATs podem conectar-se diretamente entre si, sem necessidade de passagem por estao hub (sistemas hubless fullmesh), j se encontram no mercado, com inmeras redes, notadamente na sia e Amrica Latina. Estes sistemas utilizam esquemas de acesso FDMA ou TDMA, podendo as conexes ser estabelecidas por demanda, modalidade conhecida por DAMA (Demanda Assigned Multiple Access). Embora haja exemplos de sistemas VSAT sem hub por comutao de pacotes, os mais comuns no mercado utilizam comutao de circuitos, com canais do tipo cano de bits (bit pipe), sem portanto emulao de protocolos. Geralmente a solicitao de conexo se d atravs de um canal especfico com uma estao de superviso e gerncia ou ETB REDES I

28

por um esquema de gerncia distribudo. Estes sistemas abrigam com maior facilidade trfegos de voz VSAT-VSAT, por no introduzirem o chamado duplo salto (duas subidas e duas descidas do satlite em um s sentido de transmisso),o que dificulta (mas no impede) a conversao. VSATs no Brasil No Brasil, no final da dcada de 80, iniciou-se o uso pelo segmento bancrio de redes VSAT na modalidade private hub, modalidade na qual o cliente investe na estao Hub, instalada em suas dependncias, e nas microestaes, com transmisso pelo satlite Brasilsat em banda C (Servio Datasat-Bi Exclusivo da Embratel). Redes com tecnologias FDMA e CDMA foram comercializadas, mas como nos EUA, os sistemas TDMA se impuseram no mercado. Em 1991, a Embratel iniciou a operao de uma estao Hub compartilhada com tecnologia TDMA (Servio Datasat-Bi Compartilhado) localizada inicialmente no Rio de Janeiro depois transferida para So Paulo. Nesta outra modalidade h um compartilhamento da estao hub e das portadoras outbounds e inbounds entre vrios usurios. J existem tambm no pas VSATs interligadas a estao hub no exterior (EUA), utilizando satlite em Banda C da Organizao Intelsat, da qual a Embratel signatria. Mais recentemente, a Embratel passou a oferecer o Servio Datasat-bi Exclusivo tambm em banda Ku, atravs de segmento espacial contratado ao Intelsat, embora sem cobertura de todo o territrio nacional, permitindo a entrada em operao da primeira rede VSAT nessa banda de freqncias adquirida por uma grande indstria do setor automotivo. Acordos com pases da Amrica Latina esto sendo negociados, o que ampliar a utilizao transfronteira de redes VSAT. Com o novo cenrio de competio que se configura, aguarda-se um grande aumento no nmero de redes VSAT operando no pas. Deve-se esperar tambm que a tecnologia se desenvolva no sentido de taxas de bits mais elevadas, adequando-se s novas tcnicas de transmisso, protocolos e perfis de trfego.

Repetidores

O repetidor um dispositivo responsvel por ampliar o tamanho mximo do cabeamento da rede. Ele funciona como um amplificador de sinais, regenerando os sinais recebidos e transmitindo esses sinais para outro segmento da rede. Como o nome sugere, ele repete as informaes recebidas em sua porta de entrada na sua porta de sada. Isso significa que os dados que ele mandar para um micro em um segmento, estes dados estaro disponveis em todos os segmentos, pois o repetidor um elemento que no analisa os quadros de dados para verificar para qual segmento o quadro destinado. Assim ele realmente funciona como um extensor do cabeamento da rede. como se todos os segmentos de rede estivessem fisicamente instalados no mesmo segmento. Apesar de aumentar o comprimento da rede, o repetidor traz como desvantagem diminuir o desempenho da rede. Isso ocorre porque, como existiro mais maquinas na rede, as chances de o cabeamento estar livre para o envio de um dado sero menores. E quando o cabeamento esta livre, as chances de uma coliso sero maiores, j que teremos mais maquinas na rede. Atualmente voc provavelmente no encontrara repetidores como equipamento independentes, esse equipamento esta embutido dentro de outros, especialmente do hub. O hub , na verdade, um repetidor (mas nem todo repetidor um hub), j que ele repete os dados que chegam em uma de suas portas para todas as demais portas existentes.

ETB REDES I

29

Hubs

Os Hubs so dispositivos concentradores, responsveis por centralizar a distribuio dos quadros de dados em redes fisicamente ligadas em estrelas. Funcionando assim como uma pea central, que recebe os sinais transmitidos pelas estaes e os retransmite para todas as demais.

Existem vrios tipos de hubs, vejamos: Passivos: o termo Hub um termo muito genrico usado para definir qualquer tipo de dispositivo concentrador. Concentradores de cabos que no possuem qualquer tipo de alimentao eltrica so chamados hubs passivos funcionando como um espelho, refletindo os sinais recebidos para todas as estaes a ele conectadas. Como ele apenas distribui o sinal, sem fazer qualquer tipo de amplificao, o comprimento total dos dois trechos de cabo entre um micro e outro, passando pelo hub, no pode exceder os 100 metros permitidos pelos cabos de par tranado. Ativos: so hubs que regeneram os sinais que recebem de suas portas antes de envi-los para todas as portas. Funcionando como repetidores. Na maioria das vezes, quando falamos somente hub estamos nos referindo a esse tipo de hub. Enquanto usando um Hub passivo o sinal pode trafegar apenas 100 metros somados os dois trechos de cabos entre as estaes, usando um hub ativo o sinal pode trafegar por 100 metros at o hub, e aps ser retransmitido por ele trafegar mais 100 metros completos. Inteligentes: so hubs que permitem qualquer tipo de monitoramento. Este tipo de monitoramento, que feito via software capaz de detectar e se preciso desconectar da rede estaes com problemas que prejudiquem o trfego ou mesmo derrube a rede inteira; detectar pontos de congestionamento na rede, fazendo o possvel para normalizar o trfego; detectar e impedir tentativas de invaso ou acesso no autorizado rede entre outras funes, que variam de acordo com a fabricante e o modelo do Hub. Empilhveis: Esse tipo de hub permite a ampliao do seu numero de portas. Veremos esse tipo de hub mais detalhadamente adiante.

Cascateamento

Existe a possibilidade de conectar dois ou mais hubs entre si. Quase todos os hubs possuem uma porta chamada Up Link que se destina justamente a esta conexo. Basta ligar as portas Up Link de ambos os hubs, usando um cabo de rede normal para que os hubs passem a se enxergar.

ETB REDES I

30

Sendo que existem alguns hubs mais baratos no possuem a porta Up Link, mais com um cabo cross-over pode-se conectar dois hubs. A nica diferena neste caso que ao invs de usar as portas Up Link, usar duas portas comuns. Note que caso voc esteja interligando hubs passivos, a distncia total entre dois micros da rede, incluindo o trecho entre os hubs, no poder ser maior que 100 metros, o que bem pouco no caso de uma rede grande. Neste caso, seria mais recomendvel usar hubs ativos, que amplificam o sinal.

Empilhamento

O recurso de conectar hubs usando a porta Up Link, ou usando cabos cross-over, utilizvel apenas em redes pequenas, pois qualquer sinal transmitido por um micro da rede ser retransmitido para todos os outros. Quanto mais Computadores tivermos na rede, maior ser o trfego e mais lenta a rede ser e apesar de existirem limites para conexo entre hubs e repetidores, no h qualquer limite para o nmero de portas que um hub pode ter. Assim, para resolver esses problemas os fabricantes desenvolveram o hub empilhvel. Esse hub possui uma porta especial em sua parte traseira, que permite a conexo entre dois ou mais hubs. Essa conexo especial faz com que os hubs sejam considerados pela rede um s hub e no hubs separados, eliminando estes problemas. O empilhamento s funciona com hubs da mesma marca. A interligao atravs de porta especifica com o cabo de empilhamento (stack) tem velocidade de transmisso maior que a velocidade das portas.

Bridges (Pontes)

Como vimos anteriormente que os repetidores transmitem todos os dados que recebe para todas as suas sadas. Assim, quando uma mquina transmite dados para outra mquina presente no mesmo segmento, todas as maquinas da rede recebem esses dados, mesmo aquelas que esto em outro segmento.

ETB REDES I

31

A ponte um repetidor Inteligente. Ela tem a capacidade de ler e analisar os quadros de dados que esto circulando na rede. Com isso ela consegue ler os campos de endereamentos MAC do quadro de dados. Fazendo com que a ponte no replique para outros segmentos dados que tenham como destino o mesmo segmento de origem. Outro papel que a ponte em principio poderia ter o de interligar redes que possuem arquiteturas diferentes. Switches

O switch um hub que, em vez de ser um repetidor uma ponte. Com isso, em vez dele replicar os dados recebidos para todas as suas portas, ele envia os dados somente para o micro que requisitou os dados atravs da anlise da Camada de link de dados onde possui o endereo MAC da placa de rede do micro, dando a idia assim de que o switch um hub Inteligente.

De maneira geral a funo do switch muito parecida com a de um bridge, com a exceo que um switch tem mais portas e um melhor desempenho, j que manter o cabeamento da rede livre. Outra vantagem que mais de uma comunicao podem ser estabelecida simultaneamente, desde que s comunicaes no envolvam portas de origem ou destino que j estejam sendo usadas em outras comunicaes.

Diferena entre Hubs e Switches

O hub: simplesmente retransmite todos os dados que chegam para todas as estaes conectadas a ele, como um espelho. Causando o famoso broadcast que causa muitos conflitos de pacotes e faz com que a rede fica muito lenta. O switch: ao invs de simplesmente encaminhar os pacotes para todas as estaes, encaminha apenas para o destinatrio correto pois ele identifica as maquinas pelo o MAC addrees que esttico. Isto traz uma vantagem considervel em termos desempenho para redes congestionadas, alm de permitir que, em casos de redes, onde so misturadas placas 10/10 e 10/100, as comunicaes possam ser feitas na velocidade das placas envolvidas. Ou seja, quando duas placas 10/100 trocarem dados, a comunicao ser feita a 100M bits. Quando uma das placas de 10M bits estiver envolvida, ser feita a 10M bits.

Rede Wireless ETB REDES I

32

Wireless tambm conhecido como Wi-Fi (Wireless Fidelity), provm do ingls: Wire (fio, cabo); Less (sem); ou seja: sem fios. Rede sem fio ou wireless, como conhecida mundialmente, caracteriza qualquer tipo de conexo para transmisso de informao sem a utilizao de fios ou cabos. Assim como Bluetooth e Raios Infravermelhos que permite a ligao entre dispositivos de comunicao de curto alcance tambm so assim considerados por serem tecnologias que no utilizam fios ou cabos para conexo entre os dispositivos.

Raios Infravermelhos

Os raios infravermelhos tm um alcance aproximadamente de 5m e com um ngulo de 45 a partir da fonte. Nas redes de computadores, sua utilizao feita em dispositivos pequenos o que evita o uso de antenas. O uso do infravermelho uma realidade na maioria dos lares. Utiliza-se o controle remoto para troca de canal de televiso, quando se manipula um aparelho de som, para mouse de computadores, para palmtops onde permitido a transferncia de informaes entre PDAs (Personal Digital Assistant - Assistente Digital Pessoal), usado tambm para teclados desses PDAs, etc.). O infravermelho o meio de transmisso no permanente e empregado para dispositivos que precisam de conexes instantneas.

Vantagens e Desvantagens: De acordo com os exemplos citados anteriormente os raios infravermelhos traz vantagens na praticidade do uso dessa tecnologia. Como desvantagens no que diz respeito a sua limitao de distncia, tempo de resposta curto e sensibilidade mais baixa e principalmente interferncia fsica (quando um anteparo slido estiver entre o remoto e o destinatrio, a rede sofre uma interrupo na comunicao). Existe tambm a inconvenincia de sempre necessitar do alinhamento dos ETB REDES I

33

dispositivos, o que cria uma certa dificuldade para locomoo, alm de ter a mesma velocidade de uma porta serial.

Bluetooth

Em 1998, um consrcio entre a Ericsson, IBM, Nokia, Toshiba e Intel fez com que surgisse essa nova tecnologia de transmisso de dados sem fio com o objetivo de expandir e promover o conceito bluetooth e estabelecer um novo padro industrial.

Essa tecnologia permite a comunicao por rdio entre quaisquer aparelhos que disponham do chip bluetooth, possibilitando a criao de uma rede pessoal onde seu relgio, sua cafeteira, sua geladeira e seu computador interagem entre si, trocando bits, conectando assim uma ampla variedade de dispositivos tanto de computao, de telecomunicao e eletrodomstico de forma simples. Essa tecnologia atua em um raio de 10m, podendo chegar a 100m, com uma velocidade maior que o infravermelho, utilizando uma rdio freqncia de 2,4 GHz. Em condies ideais tem a velocidade mxima de transmisso de 1 Mbps. Com bluetooth, o sinal se propaga em todas as direes, no necessitando de alinhamento e tornando a locomoo mais fcil. Os padres de velocidade so: Assncrono: a uma taxa mxima de 723,2 kbit/s (unidirecional). Bidirecional sncrono: com taxa de 64 kbit/s, que suporta trfego de voz entre os dois dispositivos. Vantagens e Desvantagens: A grande vantagem de no ser necessrio usar conexes por cabo, pois se comunica atravs uma espcie de antena. As instalaes dos dispositivos Bluetooth no necessitam de profissionais podendo ser instalados at por pessoas leigas. ETB REDES I

34

Como desvantagem, a quantidade de dispositivos que podem se conectar ao mesmo tempo limitado, ainda mais comparado com uma rede cabeada o que por sua vez tem alcance bem maior que Bluetooth, colocando-o assim em desvantagem. Essa tecnologia tambm no permite outras aplicaes sobre o mesmo dispositivo Bluettoth.

Redes sem Fio (Wireless)

Hoje as redes sem fio vm sendo muito estudadas e utilizadas. Muitos produtos vm sendo lanados no mercado, mostrando sua facilidade tanto para leigo como para o profissional, devido sua mobilidade e facilidade nas instalaes, suas configuraes. O que diferencia das redes cabeadas o fcil acesso a banco de dados e tambm internet, onde exista um ponto de cobertura de uma rede sem fio fornecendo esse acesso. Mesmo com essas facilidades e flexibilidades existem preocupaes no que diz respeito segurana. Como toda novidade tecnolgica traz curiosidade, o interessado acaba adquirindo o produto mais por impulso do que em usufruir das reais vantagens com segurana.

Alguns equipamentos utilizados nas Redes sem Fio (Wireless)

ETB REDES I

35

Ponto de Acesso (Access Point): Principal componente que efetua a conexo de redes com fio e sem fios, permitindo aos usurios enviar e receber dados entre si. Essa transmisso feita atravs de um sinal por uma ou duas antenas e at por trs antenas em um PA, como exemplo mostrado na figura a seguir.

Usurios acessam redes residenciais, comerciais e a prpria internet utilizando computadores, notebooks, PDAs, etc., que esto equipados com as placas de comunicao wireless e de um dispositivo centralizador, que o prprio PA. Antena Fundamentalmente, existem dois tipos de antenas para aplicaes wireless: omnidirecional e direcional: Omnidirecional: As antenas omnidirecionais cobrem 360 no plano horizontal. Elas trabalham excepcionalmente bem em reas amplas ou em aplicaes multiponto. Usualmente, este tipo de antena utilizado em estaes base, com estaes remotas colocadas ao seu redor. Direcional: As antenas direcionais concentram o sinal em uma nica direo. Seus sinais podem ter alcance curto e amplo, ou longo e estreito. Via de regra, quanto mais estreito o sinal, maiores distncias ele alcanar. Normalmente, este tipo de antena utilizado em estaes remotas para fazer a comunicao entre estas estaes com uma ou mais estaes base.

ETB REDES I

36

Placa de rede/Adaptador USB/ PCMCIA:

Problemas com Redes sem Fio (Wireless)

Para um bom aproveitamento do aparelho, o ideal posicion-lo o mais alto que puder e, se possvel sem barreiras, em um ambiente onde permite um fcil acesso a todos os equipamentos que participam da rede sem fio, pois existem algumas barreiras tais como: Antena baixa: Um dos conselhos apontados em manuais se refere localizao do equipamento devido transmisso de sinais; Telefone sem fio: A maioria dos telefones sem fio opera na freqncia de 900 MHz, porm existe modelo que opera na de 2,4 GHz, ou seja, em ambientes com esse tipo de telefone, ou prximo deles, pode comprometer a qualidade do sinal do wireless, porm no acontece necessariamente em todos os casos; Concreto e trepadeira: Juntos tornam-se uma barreira a ponto de prejudicar totalmente o sinal; Microondas: Assim como o telefone sem fio, os microondas usam a freqncia de 2,4 GHz, sendo o ideal ficarem isolados do ambiente onde est a rede; Micro no cho: Como dito sobre o posicionamento dos PAs, quanto mais alto melhor freqncia, vale tambm para as plaquinhas e os adaptadores colocados nos micros; gua: Recipientes com gua como aqurio, bebedouro, podem considerar uma barreira para a boa propagao do sinal; Vidro e rvore: O vidro pode prejudicar a qualidade do sinal, porm na presena de rvores dividindo os ambientes, como por exemplo, primeiros andares de dois prdios da mesma companhia, a influncia negativa aumenta entre as duas antenas. ETB REDES I

37

Vantagens: Para os locais de difcil acesso ou em locais onde as redes com fio no podem chegar ou serem instaladas como salas de reunies, auditrios, halls, etc., wireless torna-se a soluo para empresas, meios acadmicos e at residenciais, pois tem flexibilidade de facilidade de instalao, configurao e o prprio uso. Segue lista de algumas vantagens: Flexibilidade de instalao: Podem ser instaladas em locais impossveis para cabos e facilitam configuraes temporrias e remanejamentos; Mobilidade - Sistemas de redes locais sem fio podem prover aos usurios acesso informao em tempo real em qualquer lugar; Maior produtividade: Proporciona acesso "liberado" rede em todo o campus e Internet. Wireless oferece a liberdade de deslocamento mantendo-se a conexo; Reduo do custo de propriedade: Wireless reduzem os custos de instalao porque dispensam cabeamento; por isso, a economia ainda maior em ambientes sujeitos s mudanas freqentes; Escalabilidade: Acessos sem fio podem ser configurados segundo diversas topologias de acordo com as necessidades da empresa. As configuraes podem ser facilmente alteradas e as distncias entre as estaes adaptadas desde poucos usurios at centenas; Crescimento progressivo: A expanso e a reconfigurao no apresenta complicaes e, para incluir usurios, basta instalar o adaptador de wireless no dispositivo cliente; Interoperabilidade: Os clientes e usurios podem ficar tranqilos com a garantia de que outras marcas de produtos compatveis de rede e cliente funcionaro com as solues proposta; Alta imunidade a rudos: Os rdios utilizados operam na freqncia 2,4 GHz. Eles trabalham num sistema de espalhamento de freqncia ou frequence hope, o que reduz drasticamente a possibilidade de interferncias, garantindo a qualidade do sinal e a integridade das informaes; Segurana: Suporta encriptao Wired Equivalente Privacy (WEP) com chave de at 128 bits. Todo o trfego de rede passa por uma VPN (Virtual Private Network) utilizando o protocolo IPSec (IP Secure) com chave de 1024 bits, garantindo proteo rede contra ataques externos.

Desvantagens: Como algumas desvantagens apresentada pela mesma empresa citada acima, temos: Custo de implantao: Adaptadores Ethernet de alta velocidade so, em geral, 10 vezes mais baratos que adaptadores para redes sem fio. A implementao de redes sem fio reduz significativamente os custos mensais de telecomunicaes o que proporciona uma rpida recuperao do capital investido nestes equipamentos; Solues proprietrias: Devido ao lento procedimento de padronizao, muitas empresas precisam apresentar solues proprietrias, oferecendo funes padronizadas mais caractersticas adicionais (tipicamente uma taxa de transmisso mais rpida utilizando uma tecnologia de codificao patenteada). Porm, estas caractersticas adicionais funcionam apenas em um ambiente homogneo, isto , quando adaptadores do mesmo

ETB REDES I

38

fabricante so utilizados em todos os ns da rede. Deve-se seguir sempre uma mesma padronizao, sendo que a utilizada a 802.11b; Restries: Todos os produtos sem fio precisam respeitar os regulamentos locais. Vrias instituies governamentais e no-governamentais regulam e restringem a operao das faixas de freqncia para que a interferncia seja minimizada. Um grande empecilho para o uso deste equipamento necessidade de visada direta entre os pontos; Segurana e privacidade: A interface de rdio aberta muito mais fcil de ser burlada do que sistemas fsicos tradicionais. Para solucionar deve-se sempre utilizar a criptografia dos dados atravs de protocolos tais como WEP ou IPsec. Considerado ainda como desvantagem, alm das redes sem fio ainda oferecerem taxas mais baixas que as redes cabeadas alcanam, tambm tem problemas durante a propagao (como a energia transportada ao longo do meio) principalmente devido ao comportamento aleatrio do meio sujeito s variaes em seu estado. Por fim, existem os obstculos e propagao por multipercursos apontados no captulo anterior.

Padronizao IEEE 802.11

O wireless (redes sem fio) um nome comercial para o padro chamado de 802.11. Com o surgimento dos padres que permitiu a grande evoluo dessa tecnologia e que rene uma srie de especificaes que basicamente definem como deve ser a comunicao ente dois dispositivos. O principal componente para comunicao um equipamento chamado ponto de acesso (AP - Access Point). Alguns equipamentos incluem tambm as funes de roteador (Router), o que permite compartilhar o acesso internet. Alm do ponto de acesso, cada mquina ou estao ir precisar de uma placa wireless, que pode ser interna ou externa. No caso dos notebooks e dos handhelds, existem modelos que j tm a tecnologia embutida no prprio processador dispensando o uso do adaptador adicional. O padro 802.11 em termos de velocidade de transmisso exerce no mximo 2Mbps, trabalhando com a banda de 2,4GHz. Dentro de cada padro temos diversos sub-padres que definem as caractersticas particulares de cada um. Essas caractersticas so definidas por velocidade, alcance, freqncia e at mesmo protocolos de segurana. No captulo a seguir, ser apresentado com mais detalhes os sub-padres da famlia 802.11. Padro 802.11a: Com a inteno de sanar os problemas antes encontrados nos padres 802.11 e 802.11b foi criado o padro 802.11a, com uma velocidade maior chegando ao mximo de 54 Mbps (de 72 a 108 Mbps por fabricantes no padronizados), podendo tambm operar em velocidade mais baixas. Trabalha em uma faixa de 5GHz, faixa essa que tem por vantagens poucos concorrentes, porm com menor rea de alcance. Para esse padro so permitidos 64 clientes conectados por PA. O tipo de modulao padro consiste de 12 canais no sobrepostos disponveis, diferente dos 3 canais livres disponveis nos padres 802.11b e 802.11g, o que permite cobrir uma rea maior e mais densamente povoada, em melhores condies que outros padres. Com uma desvantagem relacionada expanso a falta de compatibilidade com a base instalada em relao ao padro 802.11b, pois esta utiliza faixas de freqncia diferentes. ETB REDES I

39

Padro 802.11b: Esse padro sendo o primeiro a ser definido pelo comit, permite 11 Mbps de velocidade de transmisso mxima (podendo tambm comunicar-se a velocidade mais baixas como 5, 2 ou mesmo 1 Mbps), porm por trabalhar numa banda mais baixa, esta pode ocorrer mais interferncias de outros tipos de fontes quaisquer, como por exemplo, celulares, fornos de microondas e dispositivos Bluetooth etc., que trabalham na mesma faixa de 2,4GHz. So permitidos no mximo 32 clientes conectados por PA. Mesmo tendo limitaes na utilizao de canais, hoje ainda o padro mais popular no mundo e com a maior base instalada, com mais produtos e ferramentas de administrao e segurana disponvel devido baixo custo com a banda gratuita.

Padro 802.11g: Incorporando vrias caractersticas boas dos padres 802.11a e 802.11b, alm de utilizar tambm modulao OFDM e velocidade de at 54 Mbps, tm como principal vantagem sobre os outros a utilizao da faixa de 5GHz por ter menor atenuao. Como desvantagem, possui incompatibilidade com dispositivos de diferentes fabricantes. Por trabalhar na mesma faixa do padro 802.11b (2,4 GHz), permite que equipamentos de ambos os padres (b e g) possam interoperar no mesmo ambiente, possibilitando assim evoluo menos traumtica do parque instalado, mesmo que isso ocorra uma diminuio da sua taxa.

ETB REDES I

40

ETB REDES I

41

Вам также может понравиться