Вы находитесь на странице: 1из 4

TORA!TORA!TORA!

() 1970
Teve nove indicaes ao Oscar e recebeu o prmio de melhores efeitos visuais.

ANLISE SOBRE O FILME E SEUS ASPECTOS HISTRICOS

O FILME E SUA PRODUO

Em exrdio, cabe apresentar e qualificar o filme em epgrafe, demonstrando que se trata de uma megaproduo realizada em 1970 por Richard Fleischer, Kinji Fukasaku e Toshio Masuda, que retrata, tanto do ponto de vista japons como americano, a preparao e os eventos e os erros que possibilitaram o ataque a Pearl Harbor em1941, fato que forou a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial [1]. Esse ttulo significa (Tigre!Tigre!Tigre!) e seria usado como cdigo em caso de sucesso nas operaes japonesas. No desenrolar da obra, o espectador, parece muitas vezes estar diante de um documentrio, rico em detalhes, cardinalmente no que tange os dilogos preparatrios das aes militares, tanto dos nipnicos quanto dos ianques. Com uma fotografia excepcional, algumas passagens acabaram sendo reutilizadas em vrios outros filmes que tinham como ambiente a Guerra do Pacfico.

O interessante na produo o fato de que a mesma foi realizada em duas partes separadas. Uma nos Estados Unidos, dirigida por Richard Fleischer e outra no Japo, que a priorifoi dirigida por Akira Kurosawa, porm, a 20th Century Fox entregou o projeto Kinji Fukasaku, visto que o diretor anterior permaneceu quase dois anos sem demonstrar resultados satisfatrios. No era de se esperar que o ex-diretor desidioso tivesse seu nome includo nos crditos da magnfica obra, o que de fato no aconteceu. Para fins de detalhes:
O roteiro foi escrito por Ladislas Farago, Larry Forrester, Ryuzo Kikushima e Hideo Oguni, com base no livro de Gordon W. Prange. Charles Wheeler, foi nomeado ao Oscar. O filme contm uma segunda unidade de direo e de fotografia de miniaturas, filmadas por Ray Kellogg. A trilha sonora foi composta por Jerry Goldsmith[2].

CURIOSIDADES[3]

A frase pronunciada no filme pelo almirante Isoroku Yamamoto aps o ataque, ""I fear all we have done is to awaken a sleeping giant and fill him with a terrible resolve.", que pode ser traduzido livremente para o portugus como: "Temo que tudo o que fizemos foi acordar um gigante adormecido e ench-lo com uma terrvel determinao", nunca foi realmente creditada como uma citao fidedigna. Nenhuma fonte pode comprovar que Yamamoto tenha pronunciado tal frase. bem provvel que tal citao tenha sido criada apenas para dar um efeito dramtico. Tal frase reapareceu no filme Pearl Harbor.

No entanto, a citao da anlise de um ataque aos Estados Unidos: "I can run wild for six months... after that, I have no expectation of success." real, tendo sido registrada em conversas de gabinete da poca. O capito-de-mar-e-guerra Minoru Genda, da Marinha Imperial Japonesa e principal planejador ttico do ataque a Pearl Harbor em dezembro de 1941, sobreviveu guerra e participou da produo do filme como consultor tcnico.

HISTRIA OPINIES DIVERGENTES

No prisma da maioria do mundo, prevalece a tirania dos nipnicos que teriam atacado de maneira covarde e sem piedade a base Norte-americana de Pearl Harbor. H, porm alguns estudiosos que divergem desta corrente majoritria, como por exemplo o mexicano Salvador Borrego em sua obra Derrota Mundial (1953):

[...] Roosevelt lanava contra os japoneses a grave provocao de congelar todos os seus valores depositados nos Estados Unidos. Automaticamente ficaram suspensos os abastecimentos de combustveis, o que provocou grave crise no Japo. Alm disso, em novembro de 1941, Roosevelt expediu um ultimatum pondo fim s negociaes diplomticas Americano-japonesas[4]. A revelao acima coincide com o testemunho do Major-general Charles A. Willoughly, chefe de servio aliado de inteligncia , em Tquio, que declarou que o Instituto de Relaes no Pacfico (de Rockfeller) empregou a rede de espionagem de Richard Sorge para fazer que o Japo desistisse de seu ataque Rssia e se lanasse contra Pearl Harbor, cuja guarnio se achava surpreendentemente desprevenida. O general americano afirma que os agentes secretos conheciam at o dia e a hora em que seria efetuado o ataque[5].

E ainda:

O almirante Norte-americano Robert A. Theobald afirma que a frota do pacfico foi intencionalmente debilitada e ancorada em Pearl Harbor, em ostensiva passividade e despreparo, para servir de anzol e atrair um ataque de surpresa por parte do Japo[6].

CONCLUSO O filme (Tora!Tora!Tora!), sem dvida alguma o que mais parece se aproximar da realidade, diferentemente do famoso filme completamente americano Pearl Harborde 2001 produzido por Jerry Bruckheimer, dirigido por Michael Bay e distribudo pela Touchstone Pictures(subsidiria Walt Disney). Quanto verdadeira histria do ataque nipnico Pearl Harbor, apesar de todas teorias conspiratrias, cabe quele que preza pela verossimilhana da histria, busc-la nos livros, documentos, documentrios e registros de todos os tipos e por esses meios tirar suas prprias concluses.

Autor do texto: Evandro

Monteiro

de

Barros

Junior

Para citar este texto: Monteiro de Barros Junior, Evandro. Tora!Tora!Tora! (). Anlise sobre o filme e seus aspectos histricos. Publicado em 27 de fevereiro de 2013 em herdymovies.blogspot.com.br

[1] http://pt.wikipedia.org/wiki/Tora!_Tora!_Tora! [2] Ibidem. [3] Ibidem. [4] Borrego, Salvador. A derrota Mundial. P. 348. 1953. Dcima edio. Mxico. 1961. [5] Ibidem [6] Ibidem. P. 349. Postado por Herdymovies s 10:38

Вам также может понравиться