Вы находитесь на странице: 1из 3

AULA 03 Interpretao de rtulos de alimentos

Conforme regulamentao da ANVISA, os novos Valores Dirios de Referncia para efeito de rotulagem so: . Valor Calrico - 2000 kcal . Carboidratos - 300 gramas . Protenas - 75 gramas . Gorduras totais - 55 gramas . Gordura saturada - 22 gramas . Fibra alimentar - 25 gramas . Sdio - 2.400 miligramas Abaixo do quadro da Informao Nutricional, dever estar a seguinte informao: " % Valores Dirios com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 KJ . Seus valores dirios podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energticas" Dicas de interpretao dos rtulos de alimentos. (informao obrigatria dos fabricantes) * VALOR CALRICO (expresso em quilocalorias - Kcal): indica a energia que o alimento ou a poro do alimento fornece. Para o clculo feita a somatria das calorias de carboidratos, protenas e gorduras do alimento. DICA: A necessidade calrica diria varia de pessoa para pessoa e depende de sexo, atividade fsica e idade. * CARBOIDRATOS (em gramas): fornecem 4 Kcal por grama; responsvel pelo fornecimento de energia que nosso corpo precisa para realizar as atividades fsicas e mentais

DICA: Em uma alimentao equilibrada devem corresponder a 60% do valor calrico total dirio recomendado. * PROTENAS (em gramas): fornecem 4 Kcal por grama; tm funo reparadora, de cicatrizao e fabricao de tecidos.

DICA: Em uma alimentao equilibrada devem corresponder a 15% do valor calrico total dirio recomendado.

* GORDURAS TOTAIS (em gramas): fornecem 9 Kcal por grama; a somatria de todas as gorduras (saturadas, insaturadas e trans) contidas no alimento. Sua funo auxiliar na absoro e transporte das vitaminas lipossolveis (A, D, E e K), compor as

membranas celulares e manter o equilbrio trmico do organismo. DICA: Em uma alimentao equilibrada devem corresponder a 25% do valor calrico total dirio recomendado.

* GORDURAS SATURADAS (em gramas): fornecem 9 Kcal por grama; um tipo de gordura necessria em pequenas quantidades. Quando consumidas em excesso, podem causar obesidade, cncer e doenas cardiovasculares. DICA: Em uma alimentao equilibrada devem estar numa proporo abaixo de 7% do valor calrico total dirio recomendado.

* GORDURAS TRANS OU HIDROGENADA (em gramas): fornecem 9 Kcal por grama; devem ser evitadas ou consumidas com bastante moderao pois colaboram na elevao do nvel de colesterol sanguneo.

DICA: No se deve consumir mais de 2 gramas de Gorduras Trans por dia.

* FIBRA ALIMENTAR (em gramas): no fornecem calorias; so classificadas em solveis e insolveis e contribuem para o bom funcionamento do intestino, controle da fome, reduo do risco de doenas cardiovasculares, cncer e obesidade. DICA: Uma alimentao equilibrada deve conter 25 gramas de fibras por dia. * SDIO (em miligramas): micronutriente que no fornece quilocalorias; regula os fludos extracelulares e o volume plasmtico, participa da conduo dos impulsos nervosos e contraes musculares. Quando consumido em excesso, pode causar hipertenso.

DICA: Uma alimentao equilibrada deve ter, no mximo, 2400 miligramas de sdio por dia.

(Obs.: Quer se espantar? D uma olhada na quantidade de sdio que contm um pacote de miojo) * % VD (Valor Dirio de Referncia): o percentual que a poro do alimento atende do Valor Dirio utilizado como Referncia para a rotulagem. DICA: Seus valores dirios de calorias e nutrientes podem ser maiores ou menores dos utilizados para a rotulagem e dependem de suas necessidades individuais.

Outros nutrientes que podem constar no rtulo. (declarao voluntria dos fabricantes)

* COLESTEROL (em miligrama): gordura importante para o organismo, presente em alguns alimentos e produzido tambm pelo nosso corpo. Consumido em pequenas quantidades no prejudicial. DICA: Em uma alimentao equilibrada, o limite de ingesto diria de 300 miligramas. * FERRO (em miligramas): micronutriente que no fornece quilocalorias. um mineral importante na formao das clulas vermelhas, prevenindo a anemia.

DICA - Necessidade Diria de Ferro: . Homens Adultos 8 miligramas . Mulheres Adultas 18 miligramas . Homens e Mulheres acima de 50 anos 8 miligramas . Gestantes 27 miligramas . Lactantes (mulheres amamentando) 9 miligramas

* CLCIO (em miligramas): micronutriente que no fornece quilocalorias. um mineral importante para o crescimento e a manuteno dos ossos e dentes, controle da presso arterial e contraes musculares. DICA - Necessidade Diria de Clcio: . Homens e Mulheres Adultos 1000 miligramas . Homens e Mulheres acima de 50 anos 1200 miligramas . Gestantes e Lactantes 1000 miligramas.

Вам также может понравиться